O PAPEL DA MULHER NO MORMONISMO
Muitas religiões começaram recentemente a mudar na tentativa de igualar os papéis e responsabilidades de homens e mulheres. O mormonismo é uma das exceções. A posição da igreja sobre as mulheres pouco mudou desde os anos 1800, quando a visão oficial era que:
o principal local da "mulher é em casa, onde ela está para educar crianças e respeitar os justos conselhos de seu marido" (McConkie 844).
Esta atitude, aliada à doutrina da poligamia e do poder absoluto reivindicado pelos homens da igreja, criou um legado de profundo sexismo que o mormonismo moderno tem sido incapaz de escapar.
O mormonismo criou um engenhoso sistema de opressão, em que a oposição em relação aos homens equivale a discutir com Deus.
A religião SUD não faz distinção entre clérigos e leigos, pelo menos no que diz respeito aos homens (Laake 9). Todos os homens mórmons são ordenados como membros do “sacerdócio", com a autoridade absoluta para pregar o evangelho, de dar bênçãos, profetizar, realizar curas e batismos, e geralmente falam por Deus.
A religião SUD não faz distinção entre clérigos e leigos, pelo menos no que diz respeito aos homens (Laake 9). Todos os homens mórmons são ordenados como membros do “sacerdócio", com a autoridade absoluta para pregar o evangelho, de dar bênçãos, profetizar, realizar curas e batismos, e geralmente falam por Deus.
“O sacerdócio lhes dá o direito de informar e instruir os santos (isto é, os mórmons), e sua jurisdição se estende sobre todas as coisas espirituais e temporais" (Snowden 134).
Aos doze anos de idade, os meninos tornam-se membros do sacerdócio Aarônico, ou sacerdócio menor e, ao se tornarem elegíveis aos dezoito anos, recebem o sacerdócio de Melquizedeque ou sacerdócio maior. Membros de ambos os sacerdócio são autoridades superiores em tudo em relação aos não-membros.
As mulheres são, naturalmente, excluídas do sacerdócio. Esta prática em vigor implica que o filho pré-púbere de uma mulher é mais qualificado para aconselhá-la do que ela para aconselhá-lo.
As mulheres são, naturalmente, excluídas do sacerdócio. Esta prática em vigor implica que o filho pré-púbere de uma mulher é mais qualificado para aconselhá-la do que ela para aconselhá-lo.
A explicação oficial é que as mulheres não recebem o sacerdócio porque são mais espirituais do que os homens. Portanto, os homens precisam ter o sacerdócio para ensiná-los a serem melhores pessoas (Johnson, 86). As mulheres são também informadas de que, por terem a capacidade, de suma importância, de gerarem filhos, os homens precisam do poder do sacerdócio apenas para equiparar-se à elas. Muitas mulhers sentem-se honradas com tais explicações!
O exemplo mais notório do tratamento para com as mulheres é, naturalmente, a prática da poligamia. No início de 1843, Joseph Smith, fundador da Igreja Mórmon, anunciou à imprensa que, a despeito de rumores em contrário, os Santos dos Últimos Dias não praticavam a poligamia e acreditavam que era uma abominação (Wallace 53) - veja AQUI.
Ele falou parte da verdade, pois a grande maioria dos mórmons estava preocupada por esta prática ser expressamente proibida no Livro de Mórmon. No entanto, o próprio Joseph tinha se casado, até 1843, com pelo menos onze mulheres além de sua esposa legal. (Wallace, 52). A primeira delas, em 1835, foi uma garota órfã de dezessete anos, que foi levada para casa por sua esposa, Emma Smith. Joseph aparentemente casou-se com muitas dessas mulheres sem o conhecimento de sua esposa ou seus companheiros mórmons (Wallace 52) - veja mais informações AQUI.
Ele falou parte da verdade, pois a grande maioria dos mórmons estava preocupada por esta prática ser expressamente proibida no Livro de Mórmon. No entanto, o próprio Joseph tinha se casado, até 1843, com pelo menos onze mulheres além de sua esposa legal. (Wallace, 52). A primeira delas, em 1835, foi uma garota órfã de dezessete anos, que foi levada para casa por sua esposa, Emma Smith. Joseph aparentemente casou-se com muitas dessas mulheres sem o conhecimento de sua esposa ou seus companheiros mórmons (Wallace 52) - veja mais informações AQUI.
Em 12 de julho de 1843, Joseph Smith declarou que Deus havia lhe dado uma nova revelação sobre o casamento, que ele revelou a seu irmão e a outros altos membros da Igreja do sexo masculino. Esta revelação de Deus, em um ponto, especificamente instruia "minha serva Emma Smith, esposa de Joseph" para aceitar esta doutrina e permitir que Joseph tivesse tantas esposas quanto ele quisesse, contanto que todas elas fossem "virtuosas e puras" (Snowden 191 ).
Emma Smith era uma mulher de temperamento muito forte, e Joseph estava tão assustado com sua ira que enviou seu irmão Hyrum para informá-la do plano de Deus. Emma estava compreensivelmente desdenhosa, e expulsou Hyrum de sua casa (Wallace 55). Mais tarde, ela conseguiu obter uma cópia escrita da revelação, e quando na presença de Joseph, jogou-a na lareira.
No entanto, o estrago já havia sido feito. Os números variam, mas Joseph estava casado com cerca de vinte e sete a quarenta mulheres no momento da sua morte (Snowden 282). Emma deixou a igreja depois de sua morte e posteriormente negou que o marido tivesse praticado a poligamia (Wallace 65).
Havia muitas razões dadas para a prática da poligamia. A mais popular na época era, naturalmente, que Deus tinha ordenado por intermédio de Joseph Smith. A crença Mórmon é que a poligamia é santa e foi praticada comumente nos tempos antigos, até que as pessoas começaram a espalhar falsas religiões.
Adão, em sua existência anterior e espiritual, também tinha muitas mulheres, e Eva foi apenas uma delas (Wallace 291). Jesus também era um polígamo e "foi casado, pois assim Ele podia ver a sua semente antes de ser crucificado" (Hoekema 56), e suas esposas eram Maria, Marta e Maria Madalena - veja AQUI.
A doutrina SUD afirma que o presidente da igreja teve que suspender a prática da poligamia em 1890 por causa das condições no momento, mas "obviamente, a prática santa começará outra vez após a Segunda Vinda ..." (578).
Adão, em sua existência anterior e espiritual, também tinha muitas mulheres, e Eva foi apenas uma delas (Wallace 291). Jesus também era um polígamo e "foi casado, pois assim Ele podia ver a sua semente antes de ser crucificado" (Hoekema 56), e suas esposas eram Maria, Marta e Maria Madalena - veja AQUI.
A doutrina SUD afirma que o presidente da igreja teve que suspender a prática da poligamia em 1890 por causa das condições no momento, mas "obviamente, a prática santa começará outra vez após a Segunda Vinda ..." (578).
Havia outras justificativas para a poligamia. Os SUDs muitas vezes afirmavam que eles eram muito melhores do que "gentios", como os não-mórmons são chamados, porque seu sistema de poligamia manteve-os afastados de cometerem o pecado de adultério. Os casamentos polígamo eram para:
"tornar possível a procriação de corpos o suficiente para os milhares de espíritos que estavam aguardado a encarnação" (Snowden 141).
Alguns SUDs de hoje explicam que muitos homens morreram em guerras e de doenças, e todas as mulheres extras necessitavam de maridos para sustentá-las (veja AQUI). Uma visão menos simpática da poligamia foi descrita por Sir Richard Burton em uma visita a Utah. Ele disse:
"O motivo .. para a poligamia em Utah é a economia. Servos são raros e caros, é mais barato e mais confortável casar-se com eles." (Wallace, 94).
Casamento poligâmico é, basicamente, essencial para a teologia mórmon (veja AQUI). A doutrina mórmon afirma que Deus foi uma vez um homem humano, e "Ele é agora um Personagem glorificado, ressurreto e tem um corpo tangível de carne e ossos" (250). De fato:
"todos os deuses primeiro existiram como espíritos, vieram à uma terra para receber corpos e, em seguida, depois de terem passado por um período de provação na terra citada, foram avançados para a posição exaltada que agora possuem" (Hoekema 38).
Após a morte, um bom homem mórmon que tenha seguido algumas regras determinadas é catapultado para este mesmo estado e recebe o seu próprio planeta para povoar e governar (Fife 103). Para receber esta honra, um homem deve ser "casado para a eternidade" no templo mórmon. Este casamento especial é selado até e após a morte.
"Casamento Celestial " como o casamento eterno é muitas vezes chamado, é essencial para as mulheres SUDs. Sem estar celestialmente casada com um portador do sacerdócio, uma mulher não pode ser "salva" (Green 154).
Mary Ettie Smith, uma mulher mórmon que deixou a igreja e Utah em 1856, disse que "as mulheres não tem grande significado em si", e que as mulheres naqueles tempos eram frequentemente casadas celestialmente com homens que elas não tinham a mínima intenção de estar com eles, mas o faziam para que elas pudessem ter um homem que fosse capaz de levá-las ao céu (Green 154).
Mary Ettie Smith, uma mulher mórmon que deixou a igreja e Utah em 1856, disse que "as mulheres não tem grande significado em si", e que as mulheres naqueles tempos eram frequentemente casadas celestialmente com homens que elas não tinham a mínima intenção de estar com eles, mas o faziam para que elas pudessem ter um homem que fosse capaz de levá-las ao céu (Green 154).
Na cerimônia de casamento no templo, as mulheres recebem nomes secretos conhecidos apenas por seus maridos, para fins de identificação, para que seus maridos possam levá-las para o "outro lado" após a morte (Laake 118).
Durante a cerimônia de casamento, até 1990, os homens faziam seus convênios no templo diretamente com Deus, enquanto que as mulheres tinham que fazer seus convênios do templo com seus maridos (Laake 328). Isto significa que enquanto os oficiantes do templo do sexo masculino representavam Deus levando os homens através do tecido, que representa o véu entre os mundos, os maridos, simbolicamente, levavam suas esposas através do véu. As mulheres também prometiam obedecer a seus maridos em tudo, enquanto seus maridos prometiam obedecer a Deus (Laake 108).
Durante a cerimônia de casamento, até 1990, os homens faziam seus convênios no templo diretamente com Deus, enquanto que as mulheres tinham que fazer seus convênios do templo com seus maridos (Laake 328). Isto significa que enquanto os oficiantes do templo do sexo masculino representavam Deus levando os homens através do tecido, que representa o véu entre os mundos, os maridos, simbolicamente, levavam suas esposas através do véu. As mulheres também prometiam obedecer a seus maridos em tudo, enquanto seus maridos prometiam obedecer a Deus (Laake 108).
Como parte da cerimônia, as mulheres também recebem os seus Endowments. Estas são ordenanças sagradas e as promessas que fazem uma pessoa elegível para entrar no nível mais alto dos céus, e os SUDs as recebem em sua primeira visita ao templo (Laake 93).
Após a morte, enquanto seus maridos estão criando os planetas e tomando decisões sobre eles, as mulheres têm a duvidosa honra de gerar seus filhos "espírituais" para a eternidade. Estes filhos espirituais descem ao planeta de seu pai para habitar corpos como mortais, e são, então governado por ele.
A doutrina SUD afirma que esses homens e mulheres casados celestialmente "viverão eternamente na unidade familiar e terão filhos espirituais, tornando-se Pais Eternos e Mães Eternas" (516).
A doutrina SUD afirma que esses homens e mulheres casados celestialmente "viverão eternamente na unidade familiar e terão filhos espirituais, tornando-se Pais Eternos e Mães Eternas" (516).
Um homem que tem várias esposas pode gerar muito mais filhos espirituais, tornando-o muito mais poderoso. O controle da natalidade é, naturalmente, fortemente desencorajada. Os ambiciosos homens mórmons devem gerar muitas crianças com o maior número de esposas possível, pois:
a "sua glória (no paraíso) é proporcional ao número de esposas e filhos" (Snowden 141).
Os mórmons acreditam que todos os seres humanos são literalmente as crianças espirituais de Deus que estão habitando momentaneamente corpos carnais. Isso cria um problema filosófico para eles, pois como seus espíritos poderiam ter sido gerados por um pai sem uma mãe? Portanto, além do Pai Celestial:
há "uma mulher de glória, perfeição e santidade semelhante" que está "a Ele associada, como uma mãe" (McConkie 516).
Isso parece bastante incomum para uma religião patriarcal e, de fato, não há quase nada escrito sobre ela. Também não há explicação para a desconsideração de Deus para seus próprios mandamentos sobre a poligamia.
É difícil negar o efeito da poligamia nas milhares de mulheres que viviam nela. Anne Eliza Webb, uma das esposas de Brigham Young, escreveu sobre sua mãe:
"A poligamia ... era a coisa mais detestável do mundo para ela, e ela temia e abominava, mas ela tinha medo de se opor a ela, para não ser encontrada lutando contra o Senhor "(Wallace, 62) - veja mais sobre as aflições da poligamia AQUI.
Esta foi a principal razão para que tantas mulheres, a contragosto, aceitassem a poligamia. Os élderes da igreja asseguravam à essas mulheres que aquelas que se recusassem a praticar a poligamia seriam condenadas e, uma vez que os homens falavam de Deus, as crentes tinham que aceitar (Wallace 74).
A poligamia efetivamente reduziu as mulheres a simples mercadorias. Heber C. Kimball disse:
Os missionários, que eram quase sempre homens, fizeram um esforço especial para converter as mulheres, e estas mulheres recém-convertidas foram encorajadas a irem para Utah. Depois de deixar suas famílias e lares, e destruirem suas economias para chegarem ao "paraíso", elas descobriam a doutrina da poligamia.
"Eu não penso mais ao pegar outra esposa do que eu penso ao comprar uma vaca" (Wallace 101).
Os missionários, que eram quase sempre homens, fizeram um esforço especial para converter as mulheres, e estas mulheres recém-convertidas foram encorajadas a irem para Utah. Depois de deixar suas famílias e lares, e destruirem suas economias para chegarem ao "paraíso", elas descobriam a doutrina da poligamia.
Se um homem sentisse que sua esposa não estava se comportando adequadamente, ele sempre poderia encontrar uma mais compatível. Como todas as mulheres devem se casar para ir para o céu, a pressão de se conformar com as expectativas dos homens era incrível. Se um homem não estava satisfeito com sua esposa, Brigham Young:
"recomendava ... para que tome uma mulher plural ou duas - uma vez que esta era uma cura certa para uma mulher perversa e recalcitrante" (Fife 101).
O sistema não fornecia sequer a uma camaradagem que se poderia esperar de uma casa cheia de mulheres, pois as esposas estavam muitas vezes em competição pela atenção do marido. Tecnicamente, a primeira esposa tinha que de aprovar as esposas subsequentes (Wallace 82), mas poucas mulheres escolheram o risco da ira de seus maridos e dos élderes da igreja, recusando alguma esposa plural. Algumas preferiam perder a vida.
A poligamia foi oficialmente suspensa pelo presidente da igreja em 1890, vinte e oito anos após a poligamia ser declarada ilegal pelo governo norte-americano e treze anos depois de um tribunal decidir que os casamentos polígamos não eram válidos (Wallace 368) - veja detalhes AQUI.
Ann Eliza Webb tinha solicitado o divórcio de Brigham Young por causa da poligamia, em 1873, forçando o governo a tomar uma posição sobre a persistência desta prática. O tribunal decidiu que ela não poderia se divorciar, uma vez que ela não era legalmente casada (Snowden 287).
Ann Eliza Webb tinha solicitado o divórcio de Brigham Young por causa da poligamia, em 1873, forçando o governo a tomar uma posição sobre a persistência desta prática. O tribunal decidiu que ela não poderia se divorciar, uma vez que ela não era legalmente casada (Snowden 287).
Após muitos anos, a igreja tornou-se uma militante contra a poligamia; qualquer pessoa que for encontrada praticando-a é imediatamente excomungada, e aqueles quea pregam são condenados ao ostracismo (Johnson 76).
No entanto, a poligamia ainda está em prática na igreja, mas de uma forma menos óbvia. Se o marido de uma mulher morre, ela pode, após um período adequado de luto, se casar com outro homem desde que ela se case com ele "para o tempo", ou somente até a morte. Após a morte, ela será levada para o céu para estar com seu primeiro e verdadeiro marido para a eternidade.
No entanto, se a esposa de um homem morre, ele pode casar-se novamente celestialmente, proporcionando assim para si uma família poligâmica no céu. O governo pode ser capaz de impedir a prática da santa poligamia na terra, mas não pode fazer nada sobre ela no céu.
No entanto, a poligamia ainda está em prática na igreja, mas de uma forma menos óbvia. Se o marido de uma mulher morre, ela pode, após um período adequado de luto, se casar com outro homem desde que ela se case com ele "para o tempo", ou somente até a morte. Após a morte, ela será levada para o céu para estar com seu primeiro e verdadeiro marido para a eternidade.
No entanto, se a esposa de um homem morre, ele pode casar-se novamente celestialmente, proporcionando assim para si uma família poligâmica no céu. O governo pode ser capaz de impedir a prática da santa poligamia na terra, mas não pode fazer nada sobre ela no céu.
Por causa da doutrina do casamento celestial, é muito difícil para as mulheres mórmons obterem o divórcio na igreja. É dito à mulher que "o divórcio é geralmente o resultado de um ou ambos não viverem o Evangelho", e que uma mulher que quer um divórcio é "falsa aos convênios que ela fez na casa do Senhor" (Laake 176).
Não há problemas para a obtenção de divórcios legais, mas estes criam muitos problemas na vida religiosa de um mórmon. Após um divórcio civil, a recomendação do templo de uma mulher é anulada (Laake 193). Em outras palavras, ela é considerada indigna de entrar no templo, até que ela possa provar aos líderes da igreja que o divórcio não foi causado por adultério. Isto é feito descrevendo as atividades sexuais muito detalhadamente em uma série de cartas para as autoridades da igreja do sexo masculino (Laake 194).
As mulheres devem se submeter a essa regra humilhante para evitar passar a eternidade com seus ex-maridos, porque elas devem estar aptas a entrarem no templo para obterem uma " anulação do selamento” (Laake 210). Este cancelamento é necessário se a mulher desejar se casar novamente no templo, pois as mulheres podem ser casadas celestialmente com apenas um homem.
Não há problemas para a obtenção de divórcios legais, mas estes criam muitos problemas na vida religiosa de um mórmon. Após um divórcio civil, a recomendação do templo de uma mulher é anulada (Laake 193). Em outras palavras, ela é considerada indigna de entrar no templo, até que ela possa provar aos líderes da igreja que o divórcio não foi causado por adultério. Isto é feito descrevendo as atividades sexuais muito detalhadamente em uma série de cartas para as autoridades da igreja do sexo masculino (Laake 194).
As mulheres devem se submeter a essa regra humilhante para evitar passar a eternidade com seus ex-maridos, porque elas devem estar aptas a entrarem no templo para obterem uma " anulação do selamento” (Laake 210). Este cancelamento é necessário se a mulher desejar se casar novamente no templo, pois as mulheres podem ser casadas celestialmente com apenas um homem.
Os homens não precisam passar por nada disso para terem suas recomendações de volta, e eles, naturalmente, não têm necessidade de cancelar o casamento celestial com uma mulher para se casar com uma segunda (Laake 223).
Muitos homens mórmons, no final da adolescência, optam por sair em uma missão para a igreja, para pregar o Evangelho em outras terras. Essa prática, além de aumentar a adesão de membros na Igreja, serve a um propósito adicional através do aumento da dedicação desses homens ao mormonismo. Uma vez que um homem passa dois anos de sua vida em terras distantes, por sua fé, privado de qualquer contato com a televisão, música, e mulheres (pois isso é necessário), ele dificilmente deixará a igreja. Ele sacrificou muito, e ele não pode se dar ao luxo de não acreditar na religião pela qual tanto se sacrificou.
Este sistema também funciona de forma semelhante em relação às mulheres, pois são as que foram deixadas. Enquanto o namorado ou noivo de uma mulher está fora pregando por dois anos, ela passa aqueles anos esperando por ele. Ela não só vai acreditar mais na religião que ele optou e a deixou, mesmo que temporariamente, mas ela vai sentir mais devoção por aquele homem. Ele deve ser o homem certo para ela, porque ela esperou tanto tempo por ele.
As mulheres mórmons de hoje ainda são educadas para acreditarem que a coisa mais importante que podem fazer é:
"casar com a pessoa certa, no lugar certo, pela autoridade certa" (McConkie 118).
Deborah Laake, que foi excomungada em 1993 por escrever sobre as cerimônias secretas do templo, afirma que "tinha sido repetidamente marcado em mim que se eu não me casasse com um homem fiel mórmon ... num templo mórmon, seria-me negado o acesso ao mais alto nível do céu Mórmon "(Laake 4). O casamento no templo é tão importante
Por volta dos vinte e um anos, os homens retornam de suas missões e são admoestados a casarem-se dentro de seis meses (Laake 51).
"que um desejo de romance na terra não deve interferir com ele" (Laake 77).
Por volta dos vinte e um anos, os homens retornam de suas missões e são admoestados a casarem-se dentro de seis meses (Laake 51).
Meninas e meninos também são informados de que uma boa e adequada casa mórmon é uma sob ordem patriarcal. Um manual escrito para os meninos de quatorze anos de idade diz:
"A ordem patriarcal é de origem divina e continuará ao longo do tempo e da eternidade" (Laake 39).
Maridos conduzem orações na família, abençoam suas esposas e filhos, e geralmente controlam a casa. Eles também são responsáveis pela "noite familiar", uma noite por semana reservada para a oração familiar e união. A crença Mórmon é que os papéis das Evas são de ajudá-los, de gerar filhos e de definir este padrão para todas as suas filhas (McConkie 844).
As meninas são informadas de que Deus quer que elas fiquem em casa (Laake 153), e os meninos nunca são ensinados a se cuidarem, pois quando a mãe parar de fazer isso por eles, suas mulheres irão assumir este cargo. Essas idéias, ao menos, não mudaram em nada desde o século XIX.
Os meninos, e particularmente as meninas mórmons são ordenadas a permanecerem completamente castas até o casamento. As meninas crescem acreditando que sua virgindade é o que a torna valiosa para se casar (Laake 195), e eles dizem que
"Se você sujar o seu corpo, permitindo que os meninos a toquem de maneira proibida ... nenhum homem bom vai querer casar com você "(Johnson, 74).
De acordo com a Doutrina mórmon:
"a perda da virtude é um preço muito grande a se pagar até mesmo para a preservação da vida - melhor morto e limpo, do que vivo e imundo" (McConkie 124).
A fim de entrar no templo para a cerimônia de casamento, os mórmons devem ser submetidos a uma entrevista rigorosa por seus bispos sobre os detalhes íntimos de sua história sexual, garantindo assim a sua pureza (Laake 86).
As faculdades SUDs de hoje têm códigos de vestimenta para as mulheres, que proíbem shorts, saias curtas e outros artigos de vestuário que poderiam incitar a luxúria de um jovem.
As faculdades SUDs de hoje têm códigos de vestimenta para as mulheres, que proíbem shorts, saias curtas e outros artigos de vestuário que poderiam incitar a luxúria de um jovem.
Os mórmons, como certas religiões, acreditam que, em um relacionamento, a mulher tem a culpa por qualquer delito sexual. As meninas dizem que se "deixarem" um homem tocá-las, ele não irá respeitá-las, mesmo sendo ele o único responsável pelo ato.
O namorado de uma mulher mórmon, na porta da frente de sua casa no final de uma noite perfeita e sem pecado, ordenou que ela entrasse em sua casa, caísse de joelhos, e implorasse perdão para os pecados que ela havia feito que ele desejasse cometer (Johnson 79).
O namorado de uma mulher mórmon, na porta da frente de sua casa no final de uma noite perfeita e sem pecado, ordenou que ela entrasse em sua casa, caísse de joelhos, e implorasse perdão para os pecados que ela havia feito que ele desejasse cometer (Johnson 79).
A castidade rigorosa é exigida pela Igreja, mas muitas vezes há sérios confrontos doutrinários, pois as meninas são ensinadas a agradarem seus maridos e os outros homens de suas vidas. Esta lição torna muito difícil manter a castidade rigorosa exigida das mulheres. O que uma garota deve fazer quando o homem que ela está namorando, a quem supostamente deve obedecer porque ele é inspirado por Deus, quer fazer mais do que beijá-la? Em Utah, estado dominado por mórmons, em 1978, setenta por cento das noivas adolescentes estavam grávidas em seus casamentos (Johnson 39).
No entanto, ter filhos é o principal objetivo de uma mulher nesta vida; Sonia Johnson afirmou que:
"Eu tinha sido condicionada a acreditar que se eu não tivesse filhos, eu não tinha muito valor. As mulheres foram feitas para terem filhos."(Johnson, 42) - veja AQUI.
A Igreja SUD de hoje ainda é apegada às crenças do século XIX. Algumas mulheres na igreja estão tentando fazer a diferença, mas normalmente elas são rapidamente excomungadas (Laake 342; Johnson 351).
Em revistas mórmons, que são cheias de conselhos para as mulheres dos chefes da Igreja, a mensagem foi alterada em resposta ao movimento feminista. Em 1964, o conselho sobre o casamento eo divórcio era bastante imparcial; em 1972, estes temas foram abordados com pânico crescente e aspereza (Laake 175). As feministas são descritas como "as gaiteiras do pecado que levaram as mulheres longe do papel divino da feminilidade, para o caminho do erro" (Laake 176).
Em revistas mórmons, que são cheias de conselhos para as mulheres dos chefes da Igreja, a mensagem foi alterada em resposta ao movimento feminista. Em 1964, o conselho sobre o casamento eo divórcio era bastante imparcial; em 1972, estes temas foram abordados com pânico crescente e aspereza (Laake 175). As feministas são descritas como "as gaiteiras do pecado que levaram as mulheres longe do papel divino da feminilidade, para o caminho do erro" (Laake 176).
Evidentemente, a Igreja SUD não vai alterar a sua opinião sobre as mulheres em um futuro imediato. É questionável se é mesmo possível que o mormonismo iguale os papéis de homens e mulheres, porque a opressão das mulheres é essencial para a religião.
De fato, na igreja SUD, mulheres e homens não podem realmente se tornarem iguais, pois os princípios básicos do mormonismo são tão repletos de sexismo, que a igualdade certamente mudaria a religião de forma irreconhecível.
De fato, na igreja SUD, mulheres e homens não podem realmente se tornarem iguais, pois os princípios básicos do mormonismo são tão repletos de sexismo, que a igualdade certamente mudaria a religião de forma irreconhecível.
________________________________________
Notas:
The Book of Mormon. Salt Lake City, The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints, 1981. First English edition, 1830.
Fife, Austin and Fife, Alta Saints of Sage and Saddle. Salt Lake City, University of Utah Press, 1980.
Green, N. W. Mormonism: Its Rise, Progress, and Present Condition, Embracing the Narrative of Mrs. Mary Ettie Smith. Hartford, Belknap and Bliss, 1870.
Hoekema, Anthony A. The Four Major Cults. Grand Rapids, Michigan, William B. Eerdmans Publishing Co., 1963.
Johnson, Sonia From Housewife to Heretic. Garden City, New York, Doubleday and Company, Inc., 1981.
Laake, Deborah Secret Ceremonies, a Mormon Woman's Intimate Diary or Marriage and Beyond. New York, Dell Publishing, 1993.
McConkie, Bruce R. Mormon Doctrine. Salt Lake City, Bookcraft Inc., 1966.
Smith, Joseph The Prophet Joseph Smith's Testimony. Salt Lake City, The Church of Jesus Christ of Latter-Day Saints.
Snowden, James H. The Truth About Mormonism. New York, George H. Doran Co., 1926.
Wallace, Irving The Twenty-seventh Wife. New York, Simon and Schuster, 1961.
como mulher sud eu gostaria de corrigir algumas ideias erroneas -das muitas- que aqui foram referidas.
ResponderExcluir1: nós tambem fomos criadas por deus, e obviamente ele nos ama, desta forma nao ordenaria que tivessemos homens que mandassem em nos, seja da forma que fosse. Como matriarcas de um lar temos o poder de opinar e tomar decissoes juntamente com nosso marido.
2: foi declarado aqui que quando o rapaz vai para a missao a moça tem de ficar esperando-o, isso nao é verdade, em 80% dos casos os jovens terminam seu relacionamento, para evitar que mais tarde ambos possam sofrer.
3: quando jovens quebram a lei da castidade, a culpa nao é da menina e nem do rapaz mas de ambos, ja que o ato nao aconteceria se AMBOS nao o quissesem, a mulher pode sim dizer nao para o homem mas se isso nao ocorrer ela nao sera a unica culpada, o rapaz tambem tera cometido um erro e por ser portador do sacerdocio sua responsabilidade no erro sera maior.
4:nao damos detalhes intimos sobre historia sexual a nossos bispos para que possamos entrar no templo, a unica coisa que nos é perguntada é se estamos guardando a lei da castiddade, e só.
5:e por ultimo OS HOMENS NAO MANDAM DE FORMA ALGUMA EM NÓS E NAO SOMOS OBRIGADAS A AGRADA-LOS E NEM A FAZERMOS O QUE NAO QUEREMOS, e quando necessario existe divorcio e a mulher nao é considera indigna e nem precisa mandar cartas com explicaçoes sobre sua vida sexual para o profeta.
Esses foram os erros que mais me chamaram a atençao, mas como já disse existem muitos outros aqui publicados, gostaria de pedir delicadamante que voces pudessem pesquisar melhor sobre as religioes, antes de publicar quaquer coisa, nao falo apenas pelos mormons mas tenho certeza que existem outras coisas erroneas a respeito de outras religioes. Acredito que todas religioes tem uma coisa boa a oferecer e isso é o que devemos tirar de cada uma.procurem pesquisar nos sites oficiais de cada religiao para entao depois com dados veridicos tomerem suas conclusoes.
Atensiosamente Jéssica
Prezada Jéssica
ResponderExcluirSou mulher e fui membro da igreja por muito tempo.
Certamente, se uma mulher é forte o suficiente, ela consegue ultrapassar várias tentativas de "dominação".
Mas algumas coisas que vc escreveu:
1 - jamais disse que não fomos criadas por Deus e não somos amadas. Mas um lar matriarcal? Ainda estou para ver isso na igreja SUD.
A mulher pode participar de certas decisões, mas o homem é considerado o cabeça da família, portanto, sua palavra é a que vale!
2 - Quanto a esperar o namorado voltar da missão, há as famosas cartas azuis que, se um rapaz recebe durante a missão, de sua namorada, já sabe que o namoro acabou. Não sei se são 80% dos casos, mas acontecem. Assim como também acontecem os vários casos que conheci de meninas esperando os namorados voltarem!
3 - TEORICAMENTE você está certa. Na prática, a mulher é desassociada ou excomungada, enquanto que o rapaz, geralmente, é apenas desassociado.
A nào ser que a garota seja filha do bispo, presidente de missão, etc. Dai a coisa muda completamente.
EU VI ISSO!
4 - Depende do Bispo. Tive amigas que sairam chorando do bispado, pois o bispo fez uma série de insinuações e queria saber detalhes como carícias, o que ela sentia quando o beijava, se pensava em sexo nessas horas... coisas horríveis. Infelizmente!
O famoso "tribunal do amor" é muito, muito pior!
5 - Você já se divorciou dentro da igreja????? Minha mãe já!!!!!
Pois é, falo com conhecimento de causa, amiga.
E concordo com você sobre pesquisar no site oficial da igreja. O link para o site da igreja SUD está no canto esquerdo deste blog, em todas as páginas!
Abs
Quando eu era dessa Igreja, o Bispo me perguntou se eu havia me deitado com algum missionário , que ridiculo isso kkkkkkkkkkkkk
Excluirfiquei impressionada quando disseste que ja foi membro da igreja, pois muitas coisas que escrevestes aqui sao absurdas, principalmente referentes a doutrinas, ate entao nunca pensei que um membro inativo pudesse ter ideias tao distorcidas por isso falei que era para pesquisar melhor, pois nao pensei que tinha sido escrito por uma pessoa que ja conhecesse a igreja.
ResponderExcluirMas cada um com seu ponto de vista. O que me basta e ter uma confirmaçao no meu coraçao a respeito da verdade
obrigada,Jéssica
Jéssica
ResponderExcluirConcordo plenamente que são doutrinas absurdas. Mas pelo jeito, eram desconhecidas por você.
Caso preste atenção, as citações todas foram feitas por líderes da tua igreja. Portanto, nada foi inventado por mim. Apenas traduzo e exponho o que os povos que falam inglês tem disponível.
Abs
tudo bem, ja que achas isso nao vou mudar seu pensamento, fico triste por saber que já fizeste parte da igreja e agora pensa dessa forma, pelo que entendi fizeste ate o convenio do casamento algo tao sagrado e importante para o senhor.Pode chamar do que for mas poder entrar no templo com o meu marido para selar-me para a eternidade, vai ser o dia mais feliz da minha vida e como moça tenho realizado cada meta e esse é sem duvida nenhuma meu maior objetivo, e homem algum ira mandar em mim, nao serei submissa, como afirmastes que nos suds somos pelo contrario tomarei decissoes de comum acordo com o meu esposo
ResponderExcluirAtensiosamente Jéssica
A respeito de alguns tópicos relacionados no, diga-se de passagem enorme texto acima, concordo plenamente com nossa querida amiga Jéssica, primeira a postar seu digno comentário. Percebo nesse texto três caracteristicas destacadas: poligamia, poligamia, poligamia ( perdão pela brincadeira) voltando ao assunto percebo o fato de a poligamia receber grande destaque, o texto ser extremamente feminista,e a falta de testemunho citado no seu 'quem sou' ou coisa parecida. Prezo que não fui influenciada nem pelo inimigo, nem por amigos, e nem por sentimentos aleatórios, e mesmo assim tenho testemunho, e a senhora não pode afirmar que não há do que se ter testemunho, só porque você não o recebeu, existem milhares de mormóns no mundo, e todos eles são alienados? NÃO, existem mormons muito capacitados e racionais que acreditam na igreja, acredito, inclusive, que alguns possuem tanto conhecimento, ou mais, que a senhora
ResponderExcluirA mulher é tão exaltada quanto o homem na igreja, e vejo isso por experiência própria, o fato de eu não ter o sacerdócio não influencia em nada, acredito sim que o poder de gerar filhos é tão importante quanto, e sinto-me privilegiada de possuí-lo, assim como a senhora, imagino. Em relação à espera dos missionário, sinto -lhe informar que apenas na sua época isso ocorria, conheço diversos missionários que não deixaram se quer uma amiga em 'especial' lhes esperando, conheço também alguns que deixaram algumas 'raparigas' que não o quiseram esperar e acabaram se enamorando de outros. E isto não as torna indignas de nada, pelo simples fato de elas não terem adquirido nenhum tipo de convênio com eles, leia-se casamento, nem no templo, nem por lei.
O fato da moça deixar que um rapaz a toque a torna, sim, culpada, 'quando um não quer dois não brigam', mas isto vale também para o rapaz, porque 'quando um não quer, dois não se tocam', a menos que uma das partes tenha sido abusada, o que não é o caso, suponho.
O Homem pode sim ser considerado cabeça da familia, mas a senhora sabe, quando uma mulher quer, ela consegue, tendo ou não o poder do sacerdócio.
Em relação a poligamia, os tempos são outros, a senhora conhece algum mórmon que a pratica? Já conversou com algum? Eu não, mas conheço mulheres divorciadas na igreja, e o convivio delas não mudou em nada.
Bom gostaria de pedir desculpas se algo que escrevi acabe não lhe agradando. Mas, me senti, extremamente ofendida com seu texto, por ser mulher e ser membro da igreja, sabendo que possuo um papel de enorme importância, não somente gerando filhos, mas sim também, no lar e na sociedade.
ps: Tive dificuldades com a postagem, perdoe-me se mandei mais de uma vez. Rosi Jesus
Jéssica
ResponderExcluirTorço para que você tenha um casamento feliz! Torço mesmo, porque felicidade todos merecemos!
Mas, antes de entrar no templo, leia um pouco sobre os rituais maçônicos...
Rosi
ResponderExcluirDe forma alguma me sinto ofendda pelo que escreveu. Você foi educada e defendeu seu ponto de vista, e este espaço é justamente para isso.
Alguns dos teus argumentos eu já respondi anteriormente, portanto nào os repetirei.
E se há membros da igreja mais inteligente que eu? Certamente, minha querida! Mas aqui, não se trata de inteligência, mas sim de ter acesso a informações. Eu exponho informações.
E sei como se sente indignada. Quando eu fazia parte da OM, me sentia assim também.
Mas a vida é tão diferente....
Também desejo muitas felicidades para você.
Abs
Minha cara me diga onde está na bíblia que sacerdócio deve ser dada a mulher?
ResponderExcluire eu vou escrever o que o Elder ribeiro(Recém Sententa Autoridade de Área disse;"Toda vez que vou em minha cidade natal eu vou a casa de minha mãe dou um abraço e um beijos nela.Ela fez tudo por mim e sou muito grato por ter ela em minha vida.Devemos amar nossa mãe, irmãs e até nossas avós. Elas merecem todo nosso carinho e respeito. Se tivéssemos Bispas teríamos muitas estacas espalhadas pelo Brasil"E o Presidente Parrela(Presidente da Missão disse)"Com certeza!"
(risos de todos na Conferêcia)não por deboche e sim porque talvez a Igreja seria melhor se muitas mulheres dirigissem.
e uma irmã deu um testemunho uma vez disse:"esse sacérdócio é REAL e nós mulheres somos muito abençoadas por ele."
Eu mesmo fui criado só por minha mãe e ela é muito mais forte do que eu.
Apesar de minha mãe ser "deficiente física"(dificuldades para falar e andar e não saber escrever)nunca me abandonou e mesmo não sendo membra da igreja ela fez tudo por mim e se eu me casar a minha mãe vai morar junto comigo.E se minha mulher disser ou sou eu ou sua mãe.eu direi pega as suas coisas que a dona Maria é que vai ficar.
Eu adoro as mulheres e passei a gostar mais depois que me tornei membro.
A mulher pra mim não é um objeto e sim uma companheira pra me ajudar a ter uma família e me fazer um pouco mais feliz.
E sobre a Poligamia:Infelizmente o senhor não me mandou naquela época pois com certeza eu teria várias mulheres.
Só quem já experimentou pra saber o quanto é bom...
Sabe uma vez eu assisti o Batismo de três irmãs e as Sisteres que ensinaram e elas pediram para que os Elderes batizassem as moças.
ResponderExcluirEu fiquei pensando e fiquei um pouco triste pois elas ensinaram as moças e eles batizaram.
Eu conversei com uma ex-missionária e ela falou que é um pouco difícil isso mesmo.
Sim...
ResponderExcluirInfelizmente isso acontece pois as mulheres não recebem o Sacerdócio....
Júlio
ResponderExcluirE onde está escrito na Bíblia que o Sacerdócio deve ser exclusivo dos homens?
E quanto à poligamia, essa é uma das afirmações machistas que os homens SUDs fazem.
Dê uma olhadinha nisso:
http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/poligamia-aflicoes.html
Espero que seu coração se enterneça ao ver como as muheres sofreram...
Você alguma vez sentiu vontade de distribuir o sacramento?
ResponderExcluirÉ uma coisa simples minha não tem muito segredo não.
A Bíblia não diz isso.
Mas também não diz que ele deve ser dado.
Cada um tem sua opinião sobre as coisas.
Por exemplo eu não acredito muito nesse amor "Shaksperiano" que o mundo prega não!
O meu professor de filosofia disse o seguinte numa aula: "O homem sempre quis ser como a mulher(não querendo ser uma mulher, mas porque a mulher tem um pedaço dela ou seja um filho e o homem não).
Eu não sei o que as mulheres passaram mas, eu te pergunto:
Por que salomão teve setecentas mulheres?
E Deus muda ou o HOMEM é que muda as coisas?
O que você tem contra a maçonaria?]
ResponderExcluirVocê está indo em alguma Igreja Evangélica?
Pois está parecendo.
daqui a pouco você vai me dizer que exista dom de línguas (cherecanta bala churiandala mas...)
Por favor me diga o que voc~e tem contra os maçons.
Júlio César
ResponderExcluirInteressante o seu julgamento....
Mas, se você ler com paciência, verá que não há uma única palavra neste blog contra a maçonaria. O que eu coloquei foi que Joseph apoderou-se de certos simbolismos maçônicos, e mesmo sem os entender, colocou-os nas cerimônias do templo, dizendo que aquela era a verdadeira maçoanria.
Quanto ao dom de línguas, creio que você não conhece a história do in;icio da igreja mórmon, que estava cheia de pessoas que falavam através do "dom de línguas", sendo consideradas estas palavras "a língua adâmica" ou a língua falada entre Adão e Deus.
Na inauguração do templo de Kirtland, por exemplo, todos se embebedaram e falaram em "línguas". Nas reuniões dominicais, isso também era bem comum...
Xiiii....
E não pertenço a nenhuma denominação religiosa, graças à Deus!
Júlio
ResponderExcluirQuanto ao Sacerdócio, vai muito além de passar uma bandeijinha com água e pão!
O problema é a mulher sempre estar subemtida ao julgamento final de um homem!
E essa história de poligamia de Salomão, em breve, colocarei um post que esclarecerá as consequências que TODOS os homens polígamos enfrentaram na Bíblia.... inclusive Salomão, que adorou outro Deus por causa de uma de suas mulheres...
Então não justifique poligamia, sacerdócio e machismo.
Salomão tinha várias mulheres que não eram judias por isso ele acabou na idolatria.
ResponderExcluirNossa você sabe bem sobre o sacerdócio.
Parabéns vejo que você não come verdura como muitas pessoas.
Mas me diga onde está que a mulher deve receber o Sacerdócio?
E volto a te perguntar:
E Deus muda ou o HOMEM é que muda as coisas?
Salomão tinha várias mulheres porque, naquela época, quando um rei dominava outro ou herdava o reinado do outro, herdava TUDO, inclusive as mulheres. Isso significava que mulheres que foram conquistadas de vários reinos eram herdadas, e portanto, era de se esperar que várias, se não a grande maioria não eram judias e tinham comportamentos idólatras.
ResponderExcluirA consequência não poderia ser outra.
E novamente, te faço a pergunta: onde na Bíblia est'especificado que APENAS O HOMEM DEVE RECEBER O SACERDÓCIO? Onde está essa restrição? e onde esta restição especifica que é para todo o sempre?
Quanto à sua pergunta - se é Deus que muda ou o home - depende. Para os mórmons, é Deus - foi Deus que mudou sobre a poligamia, foi Deus que mudou sobre o racismo....
Para os Cristãos, quem muda é o homem, sempre, pois Deus, sendo onisciente, nào tem poruqe mudar!
Você fala sobre nós com um tom de ódio.
ResponderExcluirAlguma coisa aconteceu para você ficar assim.
Aqui na minha unidade teve um caso assim.
Ele leu um Livro escrito por Floyd C. McElveen chamado "A ILUSÂO MÓRMON" e ficou falando que a Igreja era falsa e tudo que tinha nela era falso(Olhe que ele foi Presidente de Ramo e presidente do Quórum de Élderes).
Ele se arrependeu e disse que ele estava errado.
Mas o que faz um homem dizer que a igreja é falsa e depois se arrepender?
Sabe o que Thomas B. Marsh ganhou?
Não sei!
Mas eu sei o que ele perdeu e vou dizer em suas próprias palavras.
Ele escreveu o seguinte a Heber c. Kimball: "Deus não perdeu nada com minha saída de suas fileiras. Mas eu quanto perdi! Riquezas e riquezas maiores que este mundo e outros planetas!" Para você ver o quanto o seu ódio foi bom.
Como diz o poeta: "De todas as palavras que a língua humana poderia ter dito, as mais tristes são:"Poderia ter sido!"
Oras se a Bíblia diz que você deve ficar CALADA dentro da Igreja e que é indecente a mulher falar dentro de uma Igreja, como ela poderia dizer para você receber o sacerdócio?
ResponderExcluirMe responda!
A mulher foi muito importante no estabelecimento da Igreja.
ResponderExcluirLucas 8:2e3 "E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam (Jesus) com seus bens."
Júlio
ResponderExcluirComo é enganoso seu julgamento!
Não tenho ódio dos mórmons, apenas desprezo aqueles que insistem em permanecer no mesmo caminho por orgulho, mesmo vendo que este caminho está errado.
E quanto à história de Thomas B Marsh, li um ensaio crítico em inglês que desbanca totalmente a história fabricada. Muito interessante e mais uma mentira da igreja.
Ah sim, a mulher foi importante no Novo Testamento, nào na igreja mórmon. A não ser pra gerar bebês para a eternidade e estar sob o julgo de seu marido Deus Kolobiano.....
ResponderExcluirPrezado Júlio César
ResponderExcluirSeus comentários de mau gosto, discorrendo versículos da Bíblia que você nào concorda, inventando histórias de homossexualismo com detalhes grotescos não serão publicados.
Novamente, parece que você não entendeu o objetivo deste blog: não estou discutindo se devemos ou não seguir os preceitos do AT, pois os costumes são muito distintos dos nossos. Ainda há povos que, se uma mulher mostrar uma mecha de cabelo, será apedrejada no meio darua. Tente fazer isso aqui e será preso por tentativa de assassinato!
Meu argumento é que a BÍBLIA ESTÁ CORRETA EM SUA TRADUÇÃO! Entenda isso. Os Escritos do Mar Morto provam isso, ao contrário do que Joseph Smith e a igreja SUD pregam: que os escribas depois de Cristo alteraram todos os livros da Bíblia.
Essa é a grande mentira, e já foi provada. E com base nessa grande mentira, JS fez uma "tradução" da Bíblia, essa sim cheia de erros pela falta de conhecimento e entendimento de JS.
O que você acha ou a sua opinião, os seus sentimentos não valem numa discussão científica, e aqui tento manter esse padrão. Mostro as provas, confronto os idiossincrasias, o que é ensinado e como a doutrina "perfeita" passou por reformulações profundas.
Portanto, se você não tem nada nesse sentido para acrescentar, escreva nos blogs dos seus irmãos de fé. Talvez eles até se divirtam com as piadas de homossexuais que você fez com os personagens das escrituras. Aqui, com certeza, não é o lugar para isso.
Abs
Tem uma coisa que li e não entendi bem.
ResponderExcluirQual a diferença da expiação de Cristo entre nós e o mundo Cristão. Tem uma coisa que li e não entendi bem.
Qual a diferença da expiação de Cristo para nós e para o mundo Cristão?
JulioSud
ResponderExcluirPara os Cristãos, Cristo expiou todos os pecados, portanto, quem apenas acreditar n'Ele e aceitá-Lo, está perdoado de tudo e está exaltado.
Na igreja SUD, as obras são necessárias para receber a exaltação, e portanto, a expiação de Cristo não foi pelos pecados da humanidade. Esta foi apenas para eximir o homem da queda de Adão. Assim, a expiação serviu apenas para que todos recebam a imortalidade.
Espero ter sido clara!
Abs
Então é só ter fé que está salvo?]
ResponderExcluirEntão independente de religião qualquer um poderia estar salvo independente de ser evangélico ou católico.
Desse jeito eles estão se contradizendo.
Ah você me explicou bem.
obrigada.
ola investigadora...
ResponderExcluirja estive aqui outras vezes e li as ultimas postagens. a ultima em especial eu tenho algo a dizer...
disseste que nos nao acreditamos que cristo pagou pelos pecados da humanidade. bem isso esta errado, certo que acreditamos que por nossas obras seremos salvos, mas isso apenas seria possivel coma expiação de cristo, sendo que esse é o unico meio pelo qual podemos ser salvos. a expiação existe para que possamos nos arrepender de nossos erros e atraves das nossas obras demonstrar o verdadeiro intento de nosso coração.
abraços.
Prezada Jessica
ResponderExcluirSolicito que voce releia o post.
Eu afirmo - e isso eh doutrina mormon - que a salvacao, para voces, significa ressurreicao. Assim, todos estao salvos, ou seja, ressuscitarao.
Mas a morte de Cristo nao assegura a ninguem entrar no Reino Celestial. Voce precisa ser batizada, cumprir todos os mandamentos da igreja SUD, casar-se no templo e, talvez, so assim, podera ser exaltada.
Essa eh a doutrina SUD. Caso voce leia em algum discurso ou obras-padrao da igreja que esse nao eh o caso, por favor, coloque a fonte aqui. Mas voce certamente nao encontrara tal afirmacao.
Abs
olá, meu nome é fernando,sou membro dessa igreja estou proximo de enviar meu chamado, más eu tenho duvida se devo ir. não tenho testemunho não acredito q essa igreja seja a unica verdadeira e tenho duvidas sobre josefh smith, preciso da opinião de alguém q conheça bem a igreja porque eu peço a opinião deles e eles só me preciona a ir pra missão. ah se vc puder me dizer o motivo de seu afastamento da igreja. até...
ResponderExcluirFernando
ResponderExcluirA igreja NAO É verdadeira, Joseph Smith foi um mentiroso, inventou tudo e no final de sua vida, seu ego estava tão insuflado que disse que Deus era seu braço direito.
A igreja é uma empresa, que se importa em ganhar cada vez mais dinheiro, e só. O restante é fachada para continuar "angariando" mais e mais pagadores de dízimo. E só.
Leia neste blog os posts sobre Joseph Smith e sobre "Empresa de Deus". Ainda, sugiro que leia sobre o Livro de Mórmon- as três testemunhas.
Você verá o outro lado da história. Se tiver tempo, veja um pouco a história repulsiva e real do racismo e poligamia, que é contada muito por cima ou não é nem ao menos falada para os membros da igreja.
Não perca dois longos anos de sua vida em algo que não acredita (lembre-se que nem mesmo o presidente atual - Monson - fez missão). Invista em seus estudos, na sua carreira, na sua vida.
Abs
Nossa sociedade é machista. em toda religiaõ a mulher é submissa, e a mulher tem que ser virgem até o casamento, se não envergonha seu pai, o homem é o PEGADOR, a mulher tem que ser santa. Não acho justo vc jogar toda culpa do machismo nos mormons. Na igreja catolica, envagelica, a mulher e o homem tem que casar virgens tbm, a igreja manda, mas se eles não obedecem, aí é outra coisa. Na nossa sociedade é assim, nós mulheres temos que ser submissas,s e não a 'MARIA DA PENHA" só seria usada por mormons. O homem adora ter uma mulher fiel, mas é raridade encontrar algum que siga isso.
ResponderExcluirtarcianemeireles
ResponderExcluirInicialmente, o objetivo é mostrar realmente o machismo dentro da igreja.
Se isso acontece dentro de outras igrejas, não é assunto para ser discutido aqui. Aliás, isso é uma típica deflexão do assunto: ao ser apontado um problema na igreja SUD, seus membros apontam o mesmo problema em outras igrejas, Que feio!
Aliás, se um casal não for virgem ao realizarem seu casamento na católica, não serão excomungados ou desassociados.
Você sabe o que acontecerá na igreja mórmon?????????
Já vi muitos comentários negativos sobre a igreja Mórmon, o que me intriga é esse fascínio que algumas pessoas tem em perseguir religiões, em especial a referida igreja.Se é tão ruim assim, é so ignorar... sabe de uma coisa, aquele homem que entrou na cidade montado num jumento também era simples, mas encomodou muita gente!
ResponderExcluirNeri
ResponderExcluirEstá bem. Desde que, de agora em diante, ninguém mais fale sobre a verdadeira igreja SUD. Tá bom assim?
Sejamos honestos: quando achamos a verdade, queremos compartilhá-la. Você, do seu modo, e eu do meu modo.
Simples, não? Então não fale besteiras1
Investigadora,
ResponderExcluirQuando é que vocês nesse blogue irão ensinar sua doutrina sobre Jesus Cristo? E como o ser humano pode ser salvo no reino de Deus? Se você não acredita na dotrina ensinada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ùltimos Dias, você não deveria tentar ensinar o que você julga correto ao invés de achar que pode destruir a Igreja de Cristo? Vou adiantar uma coisa, isso você nunca vai conseguir, eu te garanto.
Se você não cre, busque sua PROPRIA verdade, você não tem mais do que o testemunho de outras pessoas que não dão credibilidade nenhuma no que dizem, não lute contra, porque se não for verdade, esta obra não vai durar, mas se for verdade, você vai ser culpada de lutar contra a obra de Deus.
Pense nisso.
Murilo
Murilo
ResponderExcluirCulpa, medo, blá blá blá, culpa, culpa, medo, cuidado, medo, culpa, blá blá blá.
Algo mais?
Você diz: "Meu argumento é que a BÍBLIA ESTÁ CORRETA EM SUA TRADUÇÃO!"
ResponderExcluirO que é isso então?
Jairo pediu a Jesus que ajudasse a sua filha, que estava morrendo (Lucas 8:41-42).
Ele pediu para que Jesus salvasse a filha dele que já havia morrido (Mateus 9:18).
Deus escreveu nas tábuas as dez palavras da aliança (Deuteronômio 10:1-2,4).
Deus ditou e Moisés escreveu (Êxodo 34:27-28).
Jesus foi filho de José, que o foi de Jacob (Mateus 1:16).
Jesus foi filho de José, que o foi de Heli (Lucas 3:23).
Convido-a estudar mais suas crenças, antes da dos outros. Tradução Correta, afff...
"Mulheres, sede submissas aos vossos maridos, como convém no Senhor"
ResponderExcluir- Colossenses 3:18
As mulheres tem de ser submissas aos vossos maridos.
- I Pedro 3:1
Os maridos devem permitir que as suas mulheres, que são de um sexo mais frágil, possam orar.
- I Pedro 3:7
A cabeça do homem é Cristo, a cabeça da mulher é o homem e a cabeça de Cristo é Deus.
- I Coríntios 11:3
O homem não foi criado para a mulher, mas a mulher para o homem.
- I Coríntios 11:9
christiansud
ResponderExcluirJamais neguei que há contradições e absurdos na Bíblia. Mas disse que, de acordo com os Escritos do mar Morto, o que temos hoje é muito, muito similar com o que foi escrito antes de Cristo.
Ou como você explicaria isso? NÃO HÁ EXPLICAÇÃO senão a de que a Bíblia manteve-se consideravelmente intacta, ao contrário do que Smith e seguidores afirmam.
Há uma prova cabal, inclusive que analizo neste blog, que onde houve uma modificação quando traduzida do latim para o inglês. Esta passagem está em Isaías e fala sobre a existência e queda de Lúcifer - o que, aliás, a igreja SUD, por incrível que pareça, adota exatamente essa modificação como base doutrinária.
Mas não nego que a Bíblia foi escrita com inúmeras contradições.
Portanto, há uma grande diferença ai: ela foi escrita de forma contraditória, mas não foi traduzida de forma contraditória.
Portanto, repetindo sua frase:
Convido-o estudar mais suas crenças, antes da dos outros. Tradução incorreta, afff...
christiansud
ResponderExcluirOu você é um baita machista, daqueles que adoram bater em mulher e dizer que a última palavra na sua casa é a sua, ou está em conflito por possuir o cromossomo Y e nõa saber seu papel nesse mundo.
Sinceramente, citar Paulo?
Um homem que NUNCA sequer ouviu um único ensinamento direto de Jesus? Que era um fariseu e que fez uma miscelânia entre paganismo, cristianismo e suas próprias crenças?
Citar um homem que vai contra o casamento? Que diz: olha, não case nunca, mas nunca mesmo.... prefira sempre ser celibatário. Mas se vc nào aguentar, só então, vc deve se casar...
Este é o seu exemplo? Justo desse que vai contra o princípio básico da igreja SUD, que é casar e fazer um monte de filhos?
Tenha dó....
O presidente Boyd K. Packer, na Conferência Geral de abril do ano passado disse: "Há alguns anos, fiz um discurso chamado 'O Que Todo Élder Deveria Saber — Noções Básicas dos Princípios do Governo do Sacerdócio'. Mais tarde, quando foi publicado, mudei o título para: “O Que Todo Élder Deveria Saber — e Toda Irmã Também”.Incluí as irmãs porque é fundamental que todos compreendam o que é esperado dos irmãos. A menos que conclamemos a atenção das mães, filhas e irmãs, que têm grande influência sobre o marido, o pai, os filhos e irmãos, não conseguiremos progredir. O sacerdócio perderá grande poder se as irmãs forem negligenciadas." (ver: )
ResponderExcluirBem, isso resume toda essa discução sobre machismo, submissão da mulher, mulher sem sacerdócio, etc.
Nós temos líderes femininas na Igreja, presidentes gerais (mundiais) da Sociedade de Socorro (para a organização das mulheres) e da Organização da Primária (para as crianças). Elas são um exemplo para nós, e foram conferidas a elas uma certa autoridade para nos dirigir. Porém, não possuem o sacerdócio, pois Deus é perfeito e criou um plano perfeito para nós, em que cada filho seu, o homem e a mulher, tivessem um poder em especial, em que um completaria o outro.
ResponderExcluirO Presidente Spencer W. Kimball, ao falar dos diferentes papéis do homem e da mulher, disse:
"Lembrem-se de que no mundo anterior a este, as mulheres fiéis receberam certas designações enquanto os homens fiéis foram preordenados para certos deveres do sacerdócio. É verdade que não nos lembramos dos detalhes, mas isso não altera a gloriosa realidade daquilo com o que um dia concordamos. Exatamente como as pessoas que apoiamos como profetas e apóstolos, nós também somos responsáveis pelas coisas que há muito tempo se esperavam de nós. ( . . . ) Sendo assim, há muito a ser feito no que toca ao desenvolvimento pessoal paralelo do homem e da mulher.
Essa declaração indica que, antes de nascermos, homens e mulheres, assumimos certos compromissos e concordamos em vir à Terra munidos de dons excelentes, mas diferentes. Nós, homens e mulheres, fomos chamados para realizar obras grandiosas, com designações diferentes e cada qual à sua maneira." (ver: )
Ele continua: "Torno a salientar: o que quer que façam, aprendam a buscar primeiro o reino de Deus e Sua justiça14. Aceitem, sem reservas, o Salvador pelo que era, Joseph Smith pelo que era e o Presidente Gordon B. Hinckley pelo que é. Deus não enobrecerá alguém, homem ou mulher, que se recuse a apoiar-se na fé, oração e nas obras daqueles a quem Deus chamou e ordenou para presidi-los. Portanto, caras jovens, apóiem a autoridade do sacerdócio na Igreja e em casa."
E AGORA: "Algumas mulheres podem ter a sensação de que ser dirigidas pelo poder do sacerdócio irá minar seu arbítrio. Essa sensação vem de um mal-entendido. A autoridade do sacerdócio não deve compelir, coagir nem exercer injusto domínio. O Presidente Stephen L Richards afirmou: 'Nossa obediência vem da unanimidade em concordar com princípios retos e reagir à influência do Espírito de nosso Pai. Não é movida pelo temor, exceto pelo de ofender a Deus, o autor de nossa obra'.
Seguir o sacerdócio da Igreja é uma expressão de fé em que o Senhor guia Sua Igreja continuamente. É aceitar de bom grado o princípio do arbítrio divino."
Debby
ResponderExcluirExatamente. Ele precisou mudar o nome do mesmo discurso para incluir as mulheres, que ele havia niglenciado. O sacerdócio perderá todo o seu poder se nõa houver sobre quem ser excercido, não é mesmo?
Essa é a verdadeira submissào da mulher sem o sacerdócio. Ela é real e por mais que os líderes dourem a pílula, a realidade continuará a mesma: a mulher é submissa ao sacerdócio - ou seja, aos homens!
Abs
Debby, como disse anteriormente: a mente das mulheres SUDs já está tão embotada com certas idéias, que vocês nem percebem certas coisas....
ResponderExcluirAlgumas mulheres podem ter a sensação de que SER DIRIGIDAS pelo poder do sacerdócio irá minar seu arbítrio.
SER DIRIGIDAS?????
Tenha paciência!!!!
É... eu era SUD mas passei um bom tempo afastado da Igreja(cerca de 2 anos), me incomodei com algo que li em Doutrina E convênios sobre poligamia q ninguém soube me explicar. Quando voltei o bispo quis conversar comigo. Saber como estava, perguntou-me se eu "me tocava" e coisas assim, bastante incômodo! Claro, acho que as minhas respostas não o agradaram, disse que não sei se um dia faria missão e ele passou a me tratar com certo desprezo, a não me olhar nos olhos, etc.
ResponderExcluirAcho que a vontade dele era dizer para que eu não aparecesse mais ali, mas ele não poderia fazer isso. Dae fiquei arrasado e percebi que realmente ali não era meu lugar... acabei me afastando de novo... bom então a pressão não é só para as mulheres. Será que se eu fosse do sexo oposto então seria excomungado? Pq pela reação dele...
E mais: ainda me pergunto como uma igreja feita em cima de tantas mentiras cresceu tanto! Conheço muitas pessoas de boa índole lá e já tive provas disso. A alegria e honestidade delas me inspirava certamente! Mas então se é tudo uma farsa, como a farsa se manteve até hoje?? E como servir a Deus, desde q acho q não existe religião 100% correta e não posso ficar sem uma, ninguém pode! O que fazer então??? Voltar para minha antiga Igreja Católica???
Grato pela compreensão, Pesquisadora.
Caro Luis
ResponderExcluirLeia a parte de POLIGAMIA neste blog e você entenderá que, o que ficou em Doutrina e Convênios é o resquício do "mandamento" da época de Smith. E ainda está lá porque os mórmons acreditam que a poligamia será restaurada no milênio.
Enfim, há muito o que ser explorado sobre esse assunto.
Quanto ao crescimento d aigreja, você já viu quantas outras igrejas, muito maiores do que a SUD, existem no mundo? Isso significa verdade ou mentira? Claro que não. Apenas significa que seus dirigentes são bons ou mau administradores, só isso.
E uma confusão constante que existe nos membros da igreja é que ninguém pode ficar sem religiào. Claro que pode, meu caro! Religião é uma instituição inventada pelos homens, dirigida pelos homens e de acordo com os ditames e regras dos homens, que apenas usam o nome de Deus para justificarem seus atos.
Verifique calmamente e verá: todas as religiões são dos homens.
Se você crê que não pode ficar sem sua fé, exerça ela, mas não há necessidade de religião. São coisas muito distintas.
Vou mais longe, dizendo que há muitos ateus e agnósticos que vivem, e vivem muito bem. portanto, há pessoas que vivem mesmo sem fé em Deus. Isso pode não funcionar para você, mas é possível.
Fique em paz e espero que encontre seu equilíbrio fora de religiões. Ou se optar por uma, saiba que elas todas são falhas, e que religião não é sinônimo de Deus.
Abs
isso é um absurdo sou Mórmom a 19 anos, e nunca houve encorajamento de casamento plural, houve sim uma época em que o casamento plural aconteceu, do mesmo jeito que muitos profetas bíblicos tivera muitas esposas, mais nesta dispensação não foi inquerida de nós Santos dos Últimos Dias a adotarem tal ordenança plural, e também encorajamos as mulheres tanto quanto os homens a terem um conhecimento secular e se preciso um emprego um exemplo minha mão que é militar a 25 anos, para concluir eu tenho pena de você e eu presto meu testemunho que no fim você saberá a verdade, não só espiritual mais fisicamente e terás vergonha do que fizeste.
ResponderExcluirElder Parrella
ResponderExcluirPrecisa estudar mais a história da igreja e dar menso ouvido aos contos das aulas. Leia os posts sobre poligamia e poliandria, e depois volte a falar qualquer coisa com embasamento. Mas não antes de aprender alguma coisa de verdade, ok?