Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 18 de março de 2011

Testemunho 1 - Antonio Carlos

Livro de Mórmon? Nunca mais lerei. 


Texto do blog Antônio Carlos Popinhaki


Por cerca de 18 anos freqüentei de forma assídua, como associado ou membro, uma seita religiosa que tem ramificações aqui no Brasil. Digo seita porque possuo fundamentos para afirmar isso. Por mais que insistam em afirmar que são uma Igreja, não passam de uma seita originada no século XIX, nos Estados Unidos. No Brasil são formalmente estabelecidos como Associação. Mas o nome popular adotado é “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias”

Parece incrível! Minha conversão ou convencimento de que seus ensinamentos eram corretos deu-se num momento em que eu trabalhava no norte do Brasil, na cidade de Belém do Pará. Naquela ocasião, eu estava meio que isolado de amigos. Quando os Mórmons (nome que as demais pessoas chamam os membros dessa seita) apareceram certa vez na minha porta, numa manhã ensolarada, supriram-me a falta de amigos. Eu era solteiro e nem namorada tinha naquele lugar. Mostraram-se muito alegres e simpáticos. Eram americanos, falavam o português com sotaque bem acentuado.

Falaram-me de muitas coisas relacionadas à religião. Falaram de Jesus Cristo e me deram um Livro. O Livro de Mórmon. Disseram-me que se tratava de outro testamento de Jesus Cristo. Disseram-me que o livro contava acontecimentos ou fatos ocorridos aqui na América, antes de Cristóvão Colombo. Testificaram-me, que aquele livro era verdadeiro e que o próprio Deus o tinha preservado para esta nossa época. Na minha ingenuidade e ignorância, comecei a ler o tal livro. Tinha uma parte que parecia cópia fiel da bíblia. Era igual ao encontrado em algumas partes de Isaías, Malaquias e no livro de Mateus. Era confuso quando chegava nesta parte, porque o entendimento era dificultoso. Todavia, com o passar do tempo, comecei a aceitá-lo como verdadeiro. Eu estava envolto naquela doutrina, com pessoas que não paravam de falar que “o livro é verdadeiro”. E, de tanto ouvir essa frase, comecei a crer que era verdade. Não sabia, enquanto estava naquele meio, que não existia nenhuma evidência científica que comprovasse que o Livro de Mórmon era verdadeiro. E isso perdurou na minha vida por 18 anos. Qualquer um que ler isso vai se surpreender e achar que fui um tolo. Um idiota em acreditar numa fábula como essa. A seita tem sua doutrina alicerçada sobre a crendice de que um tal Joseph Smith, seria um pretenso profeta de Deus do século XIX. E, também, o cotidiano uso do Livro de Mórmon. Mas quero justificar que a doutrina é extremamente alienista. É hipnotizante e te deixa completamente à mercê dos líderes que não querem outra coisa, a não ser dinheiro.

Por 18 anos eu não sabia, porque não é difundido dentro da seita, que geneticistas Mórmons e não Mórmons atestaram que 99,6% são as probabilidades dos índios americanos serem descendentes de povos orientais e não de judeus como é ensinado no Livro de Mórmon.

Joseph Smith dizia que o Livro de Mórmon fora traduzido de umas placas de ouro, escritas numa língua chamado egípcio reformado. Esse egípcio reformado era uma língua que homem algum conhecia, mas era a língua na qual Mórmon (o pai de Morôni) escreveu as placas de ouro ao redor do ano 384 a 421 d.C., pouco antes de morrer. Para muitos constitui um problema que esta língua fosse reproduzida no Livro de Mórmon com as mesmas palavras da Bíblia do Rei Tiago de 1611, em centenas e milhares de lugares. Não parece provável que o egípcio reformado, uma língua não conhecida de homem algum e que havia desaparecido da terra por mais de mil anos antes do ano 1611, ano em que foi publicada a Bíblia do Rei Tiago, conteria milhares das mesmas palavras e frases, na ordem exata em que são encontradas na versão da Bíblia do Rei Tiago. Até as palavras em itálicos da versão do Rei Tiago aparece no Livro de Mórmon. Joseph Smith não as sublinhou, mas incluiu as no texto do Livro de Mórmon como se fossem as palavras de Deus. Os eruditos que fizeram a “versão do Rei Tiago” sublinharam certas palavras para prevenir o leitor de que elas não se encontravam no texto original grego ou hebraico, mas foram acrescentadas para uma leitura mais fluente ou para explicações. Alguns dos muitos exemplos de palavras sublinhados contidas na versão do Rei Tiago e no Livro de Mórmon podem ser vistas comparando Isaías 53:2, 3, 4 com Mosías 14:2, 3, 5.

Como o Livro de Mórmon poderia ter sido escrito em Egípcio reformado se esta língua nunca existiu? Os hebreus de quem os judeus fazem parte odiavam os egípcios. Consideravam um povo pagão. Porque Deus permitiria que o Livro de Mórmon fosse escrito numa língua pagã? Cheia de desenhos? Não seria possível colocar todo o conteúdo do livro e mais um terço das placas seladas apenas com desenhos ou hieróglifos egípcios.

Outro problema que eu não sabia, ou me passou despercebido foi sobre a sua tradução. Se o livro e Mórmon é a palavra de Deus, ditada palavra por palavra, porque então foram feitas milhares de alterações em edições posteriores à original de 1830? Segundo constam nos registros históricos, Joseph Smith ao traduzir as placas, olhava para dentro de um chapéu, como o auxílio de uma pedra, aparecia a frase como uma legenda para ele. Joseph ditava ao escrevente, palavra após palavra. Se a tradução não estivesse correta com uma só palavra suprimida ou acrescentada, ele não poderia continuar a tradução. A próxima frase ou próxima palavra não aparecia, consequentemente, Joseph não podia transmitir ao escrevente ou continuar a tradução. Foram acrescentadas, diminuídas ou alteradas cerca de 3 mil vezes partes do texto original, incluíndo um problema mui grave, de racismo explícito contido no livro. Deus se enganara ao traduzir?

Por 18 anos nunca me dei conta sobre o peso das placas de ouro. Conforme as dimensões descritas por Joseph Smith e recalculadas inúmeras vezes por inúmeras pessoas, deveriam ter mais de 120 quilos. Seria impossível para um homem só, levantá-las e transportá-las. E manuseá-las constantemente, sem que a esposa ou um dos escreventes pudesse vê-las. Críticos da igreja muitas vezes usam o peso das placas de ouro como prova de que a história do Livro de Mórmon não é verdadeira. Eles fazem cálculos complexos para mostrar como placas de ouro, com as dimensões descritas pelas testemunhas, devia pesar uns 120 quilos.

Na livraria Tanner’s, em Salt Lake City, foi construída uma réplica das placas de ouro utilizando placas de chumbo, que é mais leve do que o ouro. Eles desafiam os irmãos a levantarem e carregarem as placas ao redor da sala. 
 Os críticos dizem que Joseph não poderia jamais ter carregado e trabalhado com essas pesadas placas de 120 quilos. Ainda, o ouro puro seria muito maleável para ser gravado permanente.
E por 18 anos não percebi que o livro é tão absurdo. Nele encontramos fantasias como homens vestidos de armaduras, espadas e capacetes de metal e aço. Quando Cristóvão Colombo aportou na América, não encontrou nenhum índio vestido com nenhum artefato semelhante ao descrito no Livro de Mórmon. Eles viviam na idade da pedra lascada ou polida. Os metais não eram utilizados com fins armamentistas.

As cidades descritas no Livro de Mórmon nunca existiram. Nunca foi encontrado nenhum vestígio que datasse da época em evidência no Livro, até por volta de 400 d.C. o que os arqueólogos encontram sempre são ruídas de povos que viveram mais de mil anos após os eventos do Livro de Mórmon.

O alerta que deixo aqui é, de que não devemos nos embrenhar de corpo e alma em nenhuma organização aparentemente boa, com pessoas alegres e cordiais. Devemos desconfiar da doutrina, principalmente quando percebemos muitas novidades contrárias às tradicionais.

Felizmente tive coragem e sobriedade. Consegui me desvencilhar da seita e joguei todos os livros dela no lixo. Não me serviram para nada. Não me acrescentaram nenhum ensinamento proveitoso. Minha família melhorou consideravelmente depois de abandonarmos a causa Mórmon. Aliás, aconselho a todos os membros dessa seita que lerem meu artigo a fazerem o mesmo. Existe mais vida em abundância fora das garras alienistas da doutrina Mórmon do que vocês jamais imaginaram. Principalmente os jovens que foram criados sob os domínios da hipnose coletiva, achando que são felizes. Mas na realidade a verdadeira felicidade não consiste em seguir dogmas algum, nem em dar dinheiro para Deus. Ele não precisa de dinheiro.

33 comentários:

  1. Agradeço pela publicação do meu artigo. Acredito que teu blog tenha um alcance infinitamente maior do que o meu. Obrigado. Agora é só esperar os comentários e as ofensas dos Mórmons ativos. Eu tenho recebido vários emails e comentários no meu blog como anônimos me direcionando ao inferno, caso não mude minha opinião. Acho muito difícil eu mudar a minha opinião agora. Estou com os pés no chão agora. Fiquei muito cético e só aceito o que me provarem científicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Antônio Carlos, fico feliz por que você não faz mais parte dos Mormons. Mas creio que você caiu em outra forma de engano. Como você declarou: "só aceito o que me provarem cientificamente", esta sua abordagem não é sensata. Caro amigo, a filosofia que você abraçou é tão inconsistente quanto as declarações dos mormons. Escute, você entrou em uma filosofia que não possui o aval da verdadeira ciência. Gostaria de ajudá-lo. Não continue sendo enganado. Gostaria de lhe indicar os escritos de Vincent Cheung, eles irão lhe ajudar muito. abraço.

      Excluir
  2. Antônio Carlos

    Recebo vários desses emails diariamente, com ameaças veladas ou diretas.

    Apenas nào as publico no blog para nào o poluir com mensagens de ira. E é um prazer compartilhar mensagens tão "inspiradoras" como a sua.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Pesquisadora .... sou um mormon inativo, fui ativo por 6 anos, li o Livro de Mórmon mais de 10 vezes, cada volume de Doutrinas de Salvação por 3 vezes, todos os manuais do seminário e instituto. Enquanto estive na Igreja amadureci MTO e sou grato por ter conhecido pessoas maravilhosas.

    Reconheço que, de fato, não há qualquer evidência da veracidade da doutrina mormon. Em minha humilde opinião, o mormonismo padece dos mesmos vícios que TODAS as outras religiões: ausência de evidências científicas que embase suas crenças.

    Minha caminhada em direção ao ateísmo passou por autores como Sam Harris e Richard Dawkins. Hoje me considero muito mais feliz do que poderia ser se ainda estivesse envolvido com o mormonismo ou qualquer outra religião.

    Não acho que a Igreja SUD só queira o dinheiro das pessoas. Em geral, são exigidos dízimos e ofertas generosas, mas nunca me senti constrangido a doar além de minhas possibilidades, como, por vezes, vê-se em igrejas como a UNIVERSAL. Também não acho que a Igreja SUD seja uma seita, sobretudo pq não conheço critério seguro capaz de distinguir o que é seita e o que é religião. Geralmente o termo "seita" carrega um tom pejorativo, depreciativo, soa quase como uma ofensa.

    Penso que o mal do mormonismo é o mal de todas as religiões: promover e tentar impor suas idéias arcaicas, baseadas em livros antigos, com costumes bem ultrapassados e inaceitáveis em nossos dias. Veja-se, por exemplo, os absurdos defendidos pelo Papa em relação ao uso da camisinha (proibição total, dane-se a infecção pelo HIV), finalidade do sexo (apenas procriativo e depois do casamento, sem possibilidade de sexo anal e oral), adoção de crianças por casais gays (prefere-se que o menino cresça desamparado a ter pais homossexuais). A Igreja SUD tb adota algumas dessas proibições.

    Concordemos ou não, a Bíblia é um documento histórico que permite diversas interpretações, inclusive as mais fanáticas. Nem preciso mencionar os exageros do islamismo, não é?! Penso que a religião representa um mal em si mesmo. Apesar de não acreditar, não sou hostil à idéia de "Deus" ou outras "Divindades" .... O que me dá medo é, de fato, a religião, qualquer que seja ela, pois é através de sua pseudo divindade que os HOMENS (Papa, Profeta Mormon, líderes religiosos em geral) disseminam SUAS convicções como se representassem a vontade de "Deus".

    A Igreja SUD não é verdadeira, assim como nenhuma outra. Reconheço, contudo, que a agressividade do mormonismo é enorme, sobretudo suas campanhas para impor aos outros seu ponto de vista em temas polêmicos.

    Quando me questionam como me tornei ateu, costumo responder com a frase de um autor que agora não lembro o nome: "Quando você entender pq rejeita todos os outros deuses, entenderá pq rejeito o seu. A diferença entre nós é que acredito em um deus a menos que vc".

    Adoro o blog e passo aqui pelo menos uma vez por semana para ver as novidades. Parabéns pela iniciativa. Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Caro ilumin@do

    Seus comentários são bastantes relevantes.

    Mas devo salientar que não creio e não advogo a favor de NENHUMA RELIGIÃO. A religião é criação dos homens, e por mais bem intencionada que possa começar, acaba havendo intriga, briga por poder, dinheiro, etc. Todo o propósito inicial vai para um segundo plano, e a religião acaba sendo usada apenas como uma fachada para se coseguir essas coisas.

    Se a pessoa tem fé, crê em Deus, a melhor forma de se distanciar d'Ele é através da religião. Por isso, concordo quando você cita que todas as religiões cometem grandes atrocidades contra a humanidade.

    Mas minha experiência foi com a igreja SUD. Não cabe a mim escrever um blog sobre qualquer outra religiào, pois nào as conheço por dentro. Não tenho capacidade de ler um artigo e discernir o quanto é exagero e o quanto é verdade sobre nenhuma religião, a não ser sobre a SUD. Por isso este blog fala especificamente sobre ela.

    E convenhamos, há uma falta absurda de informações históricas sobre a igreja SUD em português. Coisas que eu traduzo e aqui posto, e que os mórmons fazem o maior estardalhaço, já estão aceitas e "explicadas" pela antiga FARMS há tempos.

    Por exemplo, chapéu e peda do vidente na tradução do LdM já são mais do que aceitos, mas não são ensinados.

    Quanto à idéia pejorativa de seita, quando você afirma que

    "Reconheço, contudo, que a agressividade do mormonismo é enorme, sobretudo suas campanhas para impor aos outros seu ponto de vista em temas polêmicos."

    isso, para mim, já é extremamente pejorativo. Impor idéias.

    A igreja, de fato, nõa constrange ninguém a pagar dízimo, mas uma amiga está sem recomendação e nào verá seu filho casar-se no templo, nesta semana que entra, porque está com o dízimo atrasado.... isso nòa é uma coerção velada?

    Os milhares de discursos na Liahona, nas conferências e mesmo nos púlpitos sobre dízimo nòa são uma forma de convencimento de que vc deve pagar seu dízimo?

    Creio que sim. Talvez, quando dentro da igreja, o membro não veja ou sinta dessa forma, pois é uma maneira "sutil". Mas olhando com cuidado, vemos que é coerção. Impedir uma mãe de assistir o casamento de um filho porque está com o dízimo atrasado (desde o ano passado) não é sutil.

    Se a igreja só quer o dinheiro de ses membros? Infelizmente é o que eu acredito. Se você olhar os posts sobre "empresa de Deus", é assustador. E mais assustador é saber que a igreja não gasta nem ao menos 1% do que tem em caridade.

    Enfim, podemos ter ainda algumas idéias distintas sobre a igreja SUD, mas concordamos totalmente com uma coisa: religião é um perigo!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Pesquisadora ... sei que este blog é direcionado exclusivamente ao mormonismo. A menção que fiz a detalhes de outras religiões teve o único propósito de enfatizar quão perigoso é o dogmatismo fundamentalista.

    Com relação ao dízimo e ofertas, não vejo nenhuma novidade ou ineditismo no procedimento adotado pela Igreja SUD. Se vc reparar bem, as religiões em geral buscam recursos capazes de financiar o seu funcionamento e desenvolvimento. A estratégia de convencimento pode variar, mas normalmente passa por afirmações do tipo: "as bençãos dos céus só serão concedidas plenamente àqueles que pagarem seus dízimos e ofertas". Trata-se, por óbvio, de coerção psicológica, às vezes "sutil", outras vezes nem tanto. O que quero demonstrar é que, não importa a religião, algumas restrições frequentemente são impostas a fim de "incentivar" o pagamento das ofertas.

    Também não me parece algo condenável o fato de a Igreja SUD utilizar esses recursos em atividades empresariais, objetivando ampliar o seu patrimônio, desde que sejam obedecidos os postulados legais e éticos relativos a esses negócios. Afinal de contas, é bem mais interessante e inteligente empregar esse numerário em atividades lícitas e auferir os rendimentos cabíveis do que depender exclusivamente das doações generosas dos seus filiados.

    O que não pode haver é o cometimento de falcatruas como eventuais sonegação de impostos, camuflagem de patrimônio, desvio de verbas e pagamento de altos salários a funcionários etc. Essas sim são atitudes altamente condenáveis. Desconheço, mas não duvidaria se soubesse que algo desse tipo já foi praticado pela Igreja SUD. Também é vergonhoso que os gastos desta com caridade sejam tão inexpressivos.

    Concordo com vc quando diz que há falta de informações em português sobre o mormonismo. De fato, os SUDs só conhecem a história da Igreja contada por ela própria, o que contribui para criar aquele clima de "a história e organizacão da única igreja verdadeira são perfeitas". Ledo engano!!

    Além disso, a Igreja tem feito um enorme esforço para apagar de sua história os acontecimentos vistos modernamente como condenáveis. Veja-se, por exemplo, as contínuas revisões de texto por que tem passado o Livro de Mormon, tudo no afã de esconder o RACISMO explícito de algumas doutrinas do passado.

    Falando em racismo, certa feita estava preparando aula (no ano de 2004) para os rapazes do sacerdócio aarônico, quando vi uma recomendação, no mínimo intrigante, no manual do professor: Advertir aos jovens de que a Igreja não recomendava a realização de casamento interracial (entre brancos e negros, portanto). Na época, como achava que tinha um testemunho, tentei justificar para mim mesmo o motivo dessa posição, sendo que, ao fim, ante a ausência de qualquer argumento plausível, simplesmente racionalizei a questão com o seguinte pensamento (muito usado pelos membros para quase tudo): "Se a igreja é verdadeira, nao faz sentido querer saber o motivo de algumas coisas, basta saber que é a vontade de Deus." Hoje vejo com mais clareza que algumas coisas são absolutamente insustentáveis. Isso que vi no manual dos rapazes certamente representa um resquício ainda existente na Igreja do RACISMO que predominou em seus primórdios.

    O problema dos atuais membros da Igreja é que muitos tem vergonha do passado doutrinário do mormonismo (chegam a negar que tenha havido poligamia ou ignoram que essa prática é vista como o modelo familiar existente no Reino Celestial), ou simplesmente não o conhecem. É uma pena!

    Mais uma vez, agradeço a atenção e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Só mais um esclarecimento em relação ao que disse anteriormente: não vejo problema no fato de a Igreja SUD utilizar os recursos dos dízimos e ofertas em atividades empresariais, objetivando ampliar o seu patrimônio, desde que, além de obedecidos os postulados legais e éticos relativos a esses negócios, seja mantida certa coerência no que concerne à doutrina mormon. É dizer: ainda que legal, não faria sentido comercializar cigarros, café ou bebidas alcoólicas, já que são práticas proibidas pela doutrina oficial.

    ResponderExcluir
  7. Caro Iluminado

    Concordo que a igreja SUD nào se diferencia das demais ao cobrar o dízimo. Ao contrário, há igrejas que fazem verdadeiro terror psicológico, outras onde você dá ofertas se quiser.

    O problema é justamente esse: se a igreja á tão perfeita, porque ela possui bilhões de dólares em tantas empresas, e nào usa boa parte deste dinheiro em caridade? Além de não usá-lo, ela deliberadamente engana seus membros dizendo que o faz!

    Ética? muito ocmplicado. Seria ético eu, como empresa, doar milhões de dólares para uma instituição de caridade - igreja - , receber muita insenção de impostos e receber, de volta, esse dinheiro da igreja, uma vez que a igreja e a empresa são minhas? É exatamente esta a conduta da igreja SUD.

    É ético tem dois campos de caça de animais? É ético gastar mais de 4 bilhões de dólares para construir um complexo shopping center e ainda ter em seu interior restaurantes que vendem bebida alcólica?

    É ético receber um dízimo polpudo dos Marriots, que vemdem bebidas alcólicas, que tem canais de pornografia em seus quartos de hotéis espalhados pelo mundo todo, e ainda assim dizer, orgulhosos, aos 4 cantos da terra, que eles são SUDs?

    Parece que a ética tem um preço. E esse preço é o dízimo, um polpudo dízimo.

    Sugiro que você veja os posts "Igreja SUD - Empresa de Deus"

    Quanto ao manual dos rapazes do sacerdócio, obrigada pela informação. Muito interessante! Há pouco fiz um post sobre a igreja atenuando suas doutrinas. Parece que isso está acontecendo cada vez mais e mais. Logo apagarão o máximo possível de referências que ainda restam... e dirão que a doutrina é perfeita!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Investigadora, parabéns por mais um maravilhoso post. Um desses dias vou postar meu "testemunho" também.

    ResponderExcluir
  9. God Slayer

    Se voce desejar, mande como comentario, e ao inves de publicar como comentario, farei um post para se unir ao novo topico.

    Certamente, sera de grande contribuicao ao blog!

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Investigadora!
    Tem um site em inglês chamado Ex mormons. Eles publicam vídeos de pessoas que contam suas experiencias ruins com o mormonismo. Você poderia deixar mesmo um Tópico "Testemunhos de Ex Mórmons" para pessoas do Brasil todo postarem suas experiencias ruins com o mormonismo. Isso seria feito ao longo do tempo, sendo mesclado com outros assuntos. O que acha?

    ResponderExcluir
  11. Ola Antonio Carlos

    Interessante, pois acabei de criar esse topico. COmo o programa que uso eh limitado - e a frase TESTEMUNHO EX-MORMON nao coube - ficou como "TESTEMUNHO".

    Mas muito obrigada pela sugestao.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Os testemunhos de ex-mórmons que li acima são muito comoventes. Os mórmons, por serem a minoria no Brasil e no mundo, acham que só eles tem a verdade e outras religiões e crenças possuem a verdade fragmentada. isso é um grande engano deles. Um ex-mormon não se torna pessoa pior por deixar de frequentar a igreja, também é um engano. Religião é apenas um detalhe na vida das pessoas, e o caráter que as pessoas possuem não modifica saindo ou entrando numa organização religiosa. Os mórmons eu considero presunçosos, pensam que só eles são os sabichões, mas enganam-se. Não há verdade no erro e na doutrina dos mórmons. As doutrinas dos mórmons são falsas e inventadas. Joseph Smith foi um falso profeta. O profeta que se diz profeta hoje em dia (Monson), não passa de um enganador e covarde, nem missão serviu na juventude.

    ResponderExcluir
  13. Olá Investigadora! Vou contar um pouco sobre mim e sobre o meu dilema atual, visto que os testemunhos são uma forma ótima de mostrar que os questionadores não estão sós.

    Vou dividí-lo em dois comentários, caso queira fazer um post pra eles, se não pode deixar como comentário mesmo.

    ------------------------------

    Minha família foi uma das primeiras a ser batizadas no Brasil, sou a 3a geração de mórmons na família. Toda a minha família está envolvida com a Igreja, muito envolvida. Meus tios são bispos, meu vô é patriarca, e todo o resto da família possui chamados também, inclusive eu. É por isso que não coloco meu nome no blog e nem em lugar nenhum, porque caso alguém descobrisse, isso iria destruir a felicidade da minha família.

    Eu continuo frequentando a Igreja, já que apenas meus pais sabem da minha descrença. Eu consegui fazer com que eles enxergassem também, depois de muito esforço. Sei que eles ainda acreditam num Deus, num sentido maior, diferente de mim, mas ao menos já não são cegos pela doutrina sud.

    Eu espero o dia, e penso nele quase sempre, em que eu vou poder falar pra todos e gritar que não acredito em nada, que tudo é insano, que não existe sentido nenhum, que todos estão sendo enganados, que estão sendo ingênuos. E então eu penso nos meus avós, só por eles eu ainda me contenho. Eu consigo imaginar a dor que eles iriam sentir, iria ser como acabar com eles. Imagine, de um dia pro outro, o neto querido e bonzinho vira um "servo" de Satanás. Consigo compreender a forma como eles pensam, porque eu já pensei assim, tento sempre ver como eles consideram o mundo, assim como eu já considerei uma vez.

    Hoje em dia eu procuro ajudar a quem eu puder, e a internet facilita isso de uma forma incomparável. Fico muito feliz em saber que há pessoas que se beneficiam com o que eu escrevo ou traduzo, só lamento não ter mais tempo para dedicar ao blog. A internet é muito eficiente, uma pena que a maioria dos membros não se interessa em pesquisar sobre a Igreja ou sobre a história na internet.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido irmão anônimo,
      Não pude resistir ao impulso de tentar compreender sua percepção psicoemocional e coflitante externada no comentário acima...Conheço basicamente o que se passa na mente de jovens como você, não só pelo Âmbito religioso (sou membro da Igreja Mormon a 21 anos, servi como missionário e acabei de ser desobrigado de meu segundo chamado como bispo), mas também por ser psicanalista e trabalhar com os fantasmas psíquicos de inúmeras pessoas de diferentes credos ou de credo nenhum. Estágios mentais como o seu e de vários outros que postaram sua decepção com o mormonismo ou com qualquer outra religião, merecem serem avaliados e estudados de um ponto de vista psico-científico. Num mundo das emoções, ninguém tem total controle ou governo de si mesmo e quando encontramos algo que diante de nosso prisma perceptivo corta o cordão umbilical que nos conectava a uma fé,crença, mito ou fantasia, nos sentimos livres de tal suposta opressão porque acreditamos piamente que agora(só agora) connhecemos a verdade de ntro da mentira(na psicanálise, isso é típico de pessoas neurótica e reprimidas e que têm pouco conhecimento de si mesmas)(sem ofensas!!!). Então o que fazemos depois? Precisamos mostrar para o mundo a "farsa que milhares estão vivendo" e começamos a perseguir discretamente aquilo que nos ofendeu ou supostamente nos enganou. Não tiro sua razão!!Nem lhe julgo por isso.
      No entanto, do ponto de vista psíquico, você continua enganado e continua sendo traído por si mesmo. Por que? Porque no mundo dos sentimentos, as razões reais que nos levam a perder tempo escrevendo e mantend um blogue como este(por exemplo)advém do da mesma fonte primitiva e instintiva do ser humano: orgulho,raiva,mágoa,ódio,decepção,revolta,resistência e por aí vai.
      Isso contece porque esses sentimentos precisam serem alimentados para sobreviverem e, nessa nossa" nova ideologia", seja ela uma outra crença que nos apegamos ou ateísmo, seja propagada,difundida, defendida até os confins dos infernos se for necessário, ainda que eu tenha que me utilizar de todas armas para conseguir isso.Mas a pergunta verdadeira é: Conseguir o quê? Convencer todos os Mórmons que Joseph Smith é um profeta falso e que o Livro de Mórmon é a maior fraude do século, baseando-se em estudos e argumentos seculares? Convencer todos os católicos de que o Papa carrega o número da besta?Parou para pensar que fé não se ataca com razão. Se uma pessoa conseguiu perder a fé pela razão, é porque no fundo ela nunca teve de verdade aquela convicção espiritual que acreditava ter. Aí fica fácil demais.Pense nisso.

      Excluir
    2. Braziland

      Publicar seu comentário foi complicado. Isso por que um verdadeiro analista, um profissional qualificado, jamais mistura credo, raça e sexualidade com os problemas que uma pessoa tem. Portanto, ou você é um analista sme qualquer qualificação, que leu alguns livrinhos por ai e se auto-intitula analista, ou sua qualificação... bem, nem preciso escrever nada.

      Você faz uma extensa anaálise de uma pessoa sem jamais conversar com ela, sem conhecê-la. Parabéns! Usando o chapéu mágico e o Urim e Tumim (ou as pedras do vidente?) Que absurdo!!!!!!

      "pessoas neurótica e reprimidas e que têm pouco conhecimento de si mesmas" são aquelas que descobrem que oram enganadas ou aquelas que se agarram à uma religiã, independente de qualquer coisa, se aulam, deixam seus valores em nome do grupo?

      Você realmente lê sobre psicanálise atual? Já leu Eric Fromm (Escape from Freedom)? Pois a análise dele e de muitos outros é exatamente OPOSTA à sua: pessoas que se desligam da mãe e se ligam ao país, religião, ideologias e as defendem como se fossem a própria mãe, entrand em brigas e escrevendo distorções da realidade, assim como você fez, sõa pessoas infantilizadas que tem medo de serem livres. Precisam do substituto "mãe". Infantis!!!!!

      Alguém aqui está pregando outra religiào, ateísmo ou qualquer coisa? Onde você, em seu delírio, viu isso???

      Sinceramente, que o mundo fique livre de profissionais que fazem essa salada que você fez. Sem o mínimo de lógica, com interpretações distorcidas e totalmente sem fundamentos...

      Por favor, volte com sua pseudo-profissão para a igreja SUD e fique por lá. Lá você fará menos danos à humanidade. Mas lamento peloas pessoas que passarem por suas mãos!

      Excluir
    3. Que comentário mal intencionado e carregado de hipocrisia (Querido irmão anônimo ... Não tiro sua razão!!Nem lhe julgo por isso)

      Mas já que voce gosta de analisar as pessoas, me responda:
      - Qual a análise que voce faz de um sujeito que enfia a cabeça no chapéu e diz estar traduzindo um livro com a ajuda de pedras mágicas?
      Qual a análise para um sujeito que tem visões delirantes, alucinações , estados de êxtase?
      Como voce analisa os seus profetas que alegaram a existencia de vida na Lua e no Sol?
      Qual a análise para o comportamento desleal de Brigham Young no episódio de Mountain Meadows?
      E a respeito de um sujeito que diz que "toda vez que vejo uma mulher bonita tenho que pedir desculpas a Deus" e depois recebe a "revelação" que tem se casar (e manter relações sexuais) com várias mulheres? Como analisar isto?
      E os irmãos Lafferty , qual foi a influência da igreja na mente deles?

      Eu não sei se um psicanalista que a 21 anos está em uma igreja onde os membros sofrem lavagem cerebral pode fazer uma análise séria.
      Voce é bem o tipo de pessoa que a igreja gosta de chamar para cargos de liderança.
      Curiosa a maneira que voce finaliza: "Pense nisso". Pois quem deveria pensar é voce, em todas as evidencias contra a igreja. Mas atualmente acredito que voce esteja desprovido da capacidade de pensar de forma crítica sobre a igreja que voce frequenta.

      Excluir
    4. Caro GM

      Desculpe-me pela intromissão, mas li tantas discrepâncias neste comentário que senti a necessidade de alguns esclarecimentos.

      Esse indivíduo também prestou seu testemunho em um segundo comentáro, motivo pelo qual não foi publicado, e respondeu os pontos que levantei dizendo que Erci From não é atual!!!!

      Não, ele não é de 2012, mas é extremamente coerente e muito respeitado. Lamentável!

      Enfim, apenas publiquei o comentário deste indivíduo para vermos como existem maus profissionais levados por seus credos e como distorcem a verdade!

      E sua resposta foi perfeita!

      Abs

      Excluir
  15. Não estou a conseguir comentar aparece o seguinte topico a vermelho...O seu HTML não pode ser aceite: Tem de ter no máximo 4 096 caracteres

    ResponderExcluir
  16. FashionGirl

    Escreve em duas ou três partes.... Isso é um padrão do blogspot e não tenho como mudar.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. Olá sou uma SUD em Portugal, fui inactiva durante 6 anos,para conhecer a vida mundana, li o Livro de Mórmon,estudei as escrituras várias vezes, cada volume de Doutrina e convénios quer nas aulas e quer em casa, todos os manuais das aulas de seminário e instituto muito bom. Enquanto estive na Igreja de Jesus dos Santos dos últimos dias posso dizer que evolui muito como pessoa,amadureci a nível espiritual e intelectual sendo hoje Muito bem formada...E posso dizer que não tenho nada apontar de ruim desta religião...Agora como tudo Distinguindo das Religiões Falsas e Verdadeiras.Bem Por amor a santa isso não é preciso estudos científicos para se saber que nenhuma é verdadeira,foi tudo obras dos humanos...
    Há quem acredite que existe a falsa e a verdadeira religião, logo, nem todas podem estar certas ao mesmo tempo. Entre os verdadeiros seguidores de Jesus Cristo no mundo, há uma maravilhosa unidade nas coisas básicas da fé. As seitas religiosas, embora sejam muitas, também possuem características comuns. Agora eu nunca criticaria qualquer outra Igreja seja ela qual fosse. O contrário chama-se Fundamentalismo. As pessoas tem o livre arbítrio, de escolherem a religião que querem ou serem ateus ou até agnósticos...Não é com blogs a falarem e a criticarem que a igreja x ou y é isto ou aquilo, pelo menos do que parte de mim isso nem me aquece nem me arrefece.Independentemente da legitimidades de qualquer religião quem tem de seleccionar e optar são os crentes baseados na sua fé!!!!!A religião Sud da qual pertenci muitos anos aqui em Portugal por um lado tem tido muitos membros,principalmente jovens...Eu não acho de modo algum bárbaro a palavra da sabedoria desta igreja...Aliás até acho bastante saudável...Enquanto a dízimos,ofertas aqui a igreja não obriga ninguém a dar seja lá o que for...Dá quem quer...Mas esses dízimos não vão para bolsos do presidente mas sim para a manutenção das capelas,dos templos e ainda para ajudar os membros necessitados, que não tenham dinheiro para comprar comida,para pagar a renda!!!E na nesta igreja ainda existe Fundo Perpétuo,este recurso é para jovens membros da Igreja que desejam melhorar sua educação, conseguir um emprego bom e servir melhor sua família, a Igreja e sua comunidade. Ainda possui o armazenamento doméstico familiar o segredo do armazenamento doméstico bem-sucedido: aumentar constante e gradualmente o estoque de alimentos, Se acontecer alguma coisa, não irão passar necessidades... Tem o programa mãos que ajudam na qual me orgulho ter pertencido,um programa permanente de ajuda humanitária e de serviço comunitário, que mobiliza milhares de voluntários de todas as idades, membros d´A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, de todo o mundo, estendendo a mão a quem precisa.Em parceria com outras entidades, instituições religiosas, empresas privadas, órgãos governamentais ou organizações assistências, levam alento aos menos favorecidos em asilos, orfanatos, creches, ruas e onde houver necessidade. Por meio do serviço altruísta,os membros doam parte do tempo deles para levar esperança onde existe aflição, alívio onde há dor e amor onde há desprezo. Estão sempre prontos para ajudar a limpar, reformar e fazer a manutenção de escolas e outros lugares públicos, preservar o meio ambiente, apoiar campanhas comunitárias e participar de projectos que visem a conservar o bem colectivo.
    Pesando na balança a igreja tem muito mais de bom, do que qualquer outra coisa... E tem o mais importante são uma grande família...Enquanto estive inactiva a amizade sempre se manteve e nunca ninguém me obrigou a voltar a frequentar a igreja,devido a faculdade e devido eu querer conhecer o mundo...Fui sacrificada? Não...Fui posta de lado? Não...(Cont)

    ResponderExcluir
  18. (CONT)

    Portanto seja lá o que disserem,ex mormons,ateus,agnósticos,pessoas como eu fortes de espírito que tenham capacidade por elas próprias de terem o livre arbítrio de escolher por vontade própria e não de outrem, essas nunca vão deixar abalar pelo que vão falar sobre o que é falso da igreja SUD...Porque NENHUMA TEM CRENÇAS VERDADEIRAS...E o Mundo lá fora não é melhor...Pessoas drogadas,bêbadas,solitárias,incultas,muitas analfabetas,muitas perdidas sem saberem o que querem da vida...A taxa de divorcio ui então ai nem vou comentar...É uma berração da natureza, pessoas que mutilam,torturam animais e fazem arte disso...Abandonam e animais,comem animai mas isso ate membros comem,mas eu não,sou vegetariana.Portanto mal por mal, prefiro voltar ser SUD mas e que não penso duas vezes...E engraçado que andava a procura de motivos que me fizessem recuar em voltar a ser Sud,Mas nem mesmo os vossos relatos,contos e ditos me fazem recuar...Porque Há coisas muito boas que a igreja sud faz em prol dos outros e sou testemunha disso,que pesam mais que tudo o resto...E e esta a minha sincera opinião e espero que tenham a coragem de a publicar...Bem haja a todos!!!

    ResponderExcluir
  19. Fashion Girl

    Tudo que você coloca aqui já respondi, mas vamos lá novamente:

    1 - Não é uma religião que forma caráter. É a família. Religião manipula através do medo, simples assim.

    2 - Você afirma que "Independentemente da legitimidades de qualquer religião quem tem de seleccionar e optar são os crentes baseados na sua fé!!!!!"
    Bem, afirmo que isso foi pregado pela igreja católica na idade média. E você volta à idade das trevas, negando qualquer evidência e baseando-se apenas na fé. Insiste na ignorância, em prol da fé. Lamentável!

    3 - A palavra de sabedoria tem se mostrado ERRADA em relação ao café e ao vinho. Ao invés da igreja estimular a moderação, proíbe com discursos dizendo que uma xícara de chá pode custar sua exaltação. Se nào leu esse discurso, procure-o.

    4 - Dízimo dá quem quer, mas quem não der não entra no Templo e nunca será exaltado. Portanto, esse "dá quem quer" é uma das mentiras mais dissimuladas pregadas pela igreja.

    5 - Se você acha que o dinheiro do dízimo vai só para o que vc disse, dê uma olhadinha nas prorpiedades da igreja, em como vivem os Presidentes de Missão e os que estãoa cima dele... pare de ser ingênua! A única diferença é que tudo fica em nome da igreja, e nada em nome deles.

    6 - Aqui, membros que passam necessidade e nào tem nem como pagar o dízimo, não recebem ajuda justamente por nào pagarem o dízimo. Estranho, não é? Talvez ai em Portugal as coisas sejam diferente ou digam coisas diferentes para os membros.

    7 - O "Mãos que Ajudam" é apenas um serviço de propaganda da igreja. Ela não colabora com absolutamente NADA!!! Quem dá os materiais para pintura, limpeza, etc, é o município ou a comunidade, e os MEMBROS ainda tem que comprar o avental da igreja e trabalham pela igreja. Onde está a caridade da igreja? Ela nào faz absolutamente nada, e ainda ganha dinheiro e promoção em cima das pessoas.

    8 - Enquanto você se afastou da igreja e ninguém a abandonou, aqui quando alguém se afasta, os líderes vão no púlpito e dizem apra todos os membros cortarem todos os tipos de relação com o apóstata. Novamente, parece que estamos falando de duas igrejas diferentes... Leia o Testemunho do Carlos Braga e entenderás!

    9 - Livre arbítrio significa conhecer os dois aldos da igreja e ainda assim, poder escolher. Não é conhecer apenas o lado floreado e distorcido que a igreja apresenta aos membros. Isso é enganação!

    10 - Por acaso você acha que quem não tem religião é "drogadas,bêbadas,solitárias,incultas,muitas analfabetas,muitas perdidas sem saberem o que querem da vida.." ??? Você precisa rever seus conceitos urgentemente.
    Quanto ao número de divórcios, está crescendo assustadoramente dentro da igreja SUD. E Utah é a capital de pornografia on-line dos EUA. Legal, não é?

    11 - Ah, você é contra maltratar animais? Bem, temos um ponto em comum, pois também sou vegetariana. E que tal as DUAS reservas de caça DA IGREJA SUD??? Sim, ela nào tem apenas uma, mas duas reservas de caça. Missionários cuidam e alimentam animais para engordarem - animais silvestres, pássaros silvestres, etc - e a igreja cobra por pacotes - dias - para que pessoas do mundo inteiro se hospedem nesses lugares e matem os animais. Ficou emocionada? Sim, é da IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS!!! Tem um post neste blog com o link, onde você mesma pode ver o alojamento, os pacotes, etc.

    Todas essas informações estão neste blog. Espero que você tenha coragem de lê-las.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Fashion Girl

    Que saber? Estou sem o mínimo de paciência pra pessoas como você. Pessoas que vem aqui mentir que tomam café porque não é um mandamento da igreja, e que nada te acontece. Mentir que nunca pagou o dízimo e que vive recebendo convites para ir ao templo.

    Pior de tudo: reafirmar que todos que não tem religião sõa os perdidos na vida.

    Seus comentários serão publicados no "A voz do povo mórmon não é a voz de Deus". E não volte aqui. Fique fazendo seu proselitismo mentiroso - como a igreja gosta - ai por Portugal.

    Ninguém merece perder o tempo com isso...

    ResponderExcluir
  21. Qual o motivo de um site que promove calunia e difamação?

    Investigadora ... Talvez você seja uma pessoa completamente vazia, e que perdeu seu raciocinio pessoal...

    Não querendo ser grosso mas já sendo, o que não é do meu feitio, a senhorita esta muito errada ao falar que os necessitados que não tem como pagar o dizimo não são ajudados!

    Existe um programa chamado "Armazém do Bispo", no qual toda família necessitada tem ajuda. Contanto que no próximo mês ela possa se sustentar.

    Todos podem ser salvos, Não é por que você não paga o dizimo que você não sera exaltada ¬¬.
    Ao contrario de muitas outras igrejas, o seu dizimo esta em tudo o que você vê! Ele esta na construção de novos templos, esta na ajuda de missionarios, esta nas atividades feitas todos os meses!

    Então não me venha com ladainhas absurdas ¬¬ !

    Em um tópico que eu vi aqui... A terra Oca ¬¬ onde/em que lugar da historia da igreja esta este fato ... Seja racional minha cara... O mundo é um caos hoje...

    "Sim, sim somos do mundo ... nao precisamos de Igreja nenhuma ... vamos nos embriaguar, vamos fumar, vamos quebrar a lei da castidade, afinal isso é uma coisa antiquada... é uma coisa arcaica não é?"

    O mundo esta do jeito que esta por causa de gente como você! Afinal se todos vocês eram da igreja ... duvido que algum de vocês tenha feito missão... Afinal se tivessem feito não duvidariam.

    Mas Afinal as pessoas serão punidas pelos seus atos.

    Minha cara... o que tem haver Utah com o povo SUD? Utah é um Estado ...

    Talvez você seja cega e surda... por que nao existe uma cede da igreja em que os lideres digam para cortar laços com um membro inativo ¬¬... ao contrario, eles falam pra podermos correr atras dessa pessoa, pra saber como ela esta e outras coisas...

    kkkk... não vou nem comentar sobre livre-arbitrio... Reveja os seus conceitos minha cara...

    Falem o que Falem ... A proposito ... tem medo de postar seu nome ??

    "Sinto Prezer nas fraquezas, nas injurias, nas necessidades, nas PERSEGUIÇOES, nas angustias do amor de Cristo. Por que quando estou fraco então sou forte"

    ResponderExcluir
  22. As imbecilidades que leio todos os dias....

    A propósito, pergunta se eu tenho medo de publicar meu nome, mas publica o comentário com o nome "bloggerman".

    Impressionante! Mais cego é aquele que nào quer ver. Enfim, levamos o cavalo até o rio, mas não podemos obrigá-lo a beber a água.

    E de fato, o mundo está desse jeito por causa de pessoas ocmo eu :D

    Só rindo!

    ResponderExcluir
  23. 2 Elderes veio aqui em casa há um certo tempo

    um deles me perguntou sobre aceitar o livro de Mórmon, eu estranhei acho que deveria me perguntar desta forma "Aceitaria Jesus como seu Salvador?"

    Se a igreja recebe o nome A igreja de Jesus Cristo dos santos dos ultimos dias, tecnicamente quem deveria ser apresentado em primeiro lugar era o propio filho de Deus e não o livro de Mórmon

    ResponderExcluir
  24. Sobre às opinioes acima: 1) "Todos podem ser salvos, Não é por que você não paga o dizimo que você não sera exaltada ¬¬".R:. Doutrina SUD, aquele que paga o dízimo , terá direito e não será QUEIMADO na 1ª ressurreição, você pode ser o pior homem do mundo , mas se é dizimista integral, terá seu lugar garantido no céu. No catolicismo isso era chamado de indulgências , não há diferenças, por isso eles acham ético "receber um dízimo polpudo dos Marriots, que vendem bebidas alcólicas, que tem canais de pornografia em seus quartos de hotéis espalhados pelo mundo todo, e ainda assim dizer, orgulhosos, aos 4 cantos da terra, que eles são SUDs",(parafraseando investigadora),porquê eles tem "certeza" que não serão queimados na 1ª ressurreição. Portanto a Igreja prega que, quem não paga o "Dizímo" jamais será exaltado, pois é uma prova da verdadeira fé. 2) "Existe um programa chamado "Armazém do Bispo", no qual toda família necessitada tem ajuda. Contanto que no próximo mês ela possa se sustentar." -R:. Quanto ao "Armazen do Bispo", não conheci nenhum no Brasil, isso é coisa para americanos do norte ver. Pelo que eu ví este bloggerman , ou é um mal informado ou um mentiroso convecido mórmons. O cara nem conhece a doutrina , e quer discutir .

    ResponderExcluir
  25. "Acredito que a religião foi criada para aprisionar a mente das pessoas".

    ResponderExcluir
  26. Grande blogue fico contente por haver mais gente a pensar como eu , mormons sao os tais praticantes de uma seita religiosa que insiste assumir-se como religiao , religiao essa onde existe a lei do dizimo , ofertas de jejum e tudo mais que os membros quiserem dar :) as vezes com bastante dificuldade enquanto isso os grandes lideres viajam em avioes particulares , a igreja tem templos onde a riqueza e esbanjamento e evidente como paredes forradas a ouro , fui membro na minha juventude e deixei de ser por nao concordar com isso e por ter tido um socio tambem mormom que me fez um desfalque , falei , apresentei provas e factos e aquela que se assumia como Igreja da VERDADE nada fez para o excomungar antes pelo contrario ainda o ajudou e protegeu pondo em causa os factos e provas que apresentei alegando que um mormon jamais faria semelhante coisa , termino por dizer que tem de esecial o livro de mormon que e considerado a palavra , a chave da verdade , so vi la a narracao da luta entre dois povos nefitas e lamanitas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Manoel

      Alguns entram em um estágio de mentiras tõa profundo que nào entendem mais o que é verdade e o que é mentira, não distingume mais uma coisa da outra. E às vezes, mesmo quando saem da igreja, continuam prejudicados, com esse senso de realidade totalmente deturpado.

      A igreja deturpa, corrompe, destrói.

      E mesmo alguns de seus ex-membros continuam com a mesma vida delirante de antes. Uma pena!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.