Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Os Danitas - parte 1

Texto traduzido e adaptado de


O que e quem são eles? Por que eles são importantes?

O que são? A organização fraternal fundada pelos Santos dos Últimos Dias, em junho de 1838, em Far West, Missouri.

Quem são eles?

Os Danitas eram um grupo de homens
vigilantes e mórmons extremamente zelosos que jurou apoiar o cabeça da igreja em todas as coisas que ele dissesse ou fizesse, fosse certo ou errado. O foco dos danitas era sobre aqueles  considerados uma ameaça para a igreja e para os santos, os chamados "dissidentes". Eram aqueles que deixaram e aqueles que eram contra a Igreja Mórmon.

O "Manifesto Danita" adverte abertamente qualquer dissidente que ouse cruzar seu caminho.
"Temos solenemente avisado, da maneira mais explícita, que se você não parar com a devassa de abuso dos cidadãos deste país, que a vingança irá alcançá-lo mais cedo ou mais tarde. E que quando ela vier, será tão furiosa como uma avalanche de uma montanha, e tão terrível como uma tempestade, mas você será afetado por ignorar nossos avisos, e ouvi-los com escárnio, ou deboche, ou ameaça, e continuar no seu curso anterior. E a vingança não dormirá, nem descansará. E a menos que você nos atenda neste momento, e atenda nossa solicitação, você será surpreendido no momento em que não esperar, e em um dia, quando você não estiver olhando para ela. E para você, não haverá fuga. Há apenas um decreto para você, que é partir, partir, ou uma fatal calamidade acontecerá à você." (Document, pp 103-106).
Esta carta tem 83 assinaturas dos mórmons, incluindo Hyrum Smith, irmão de Joseph Smith.

Os Danitas foram os executores da Lei da Consagração. Ou seja, todos os SUDs tinham que dar tudo o que eles possuíam para a igreja (e os Danitas certificavam-se disso) e, por sua vez, a igreja doava aos SUDs apenas o que eles necessitavam. 

Os Danitas também vigiavam todas as eleições na época da comunidade Mórmon. Isto era para evitar uma eleição injusta.

Assim, os Danitas eram, em certo sentido, os que faziam a lei da terra serem cumpridas para os mórmons. Eles estavam protegendo os SUDs contra todas as turbas que ousassem invadir seu território. Eles eram os militares de Joseph Smith e da Igreja Mórmon.


A história mostra que o reinado dos Danitas terminou em Missouri, mas muitos ex-Danitas continuaram a manter posições de destaque na igreja e na milícia no Oeste (em Utah). Eles detinham o poder e influência sobre todos os SUDs. Após os Mórmons terem sido expulsos de Missouri e se mudarem para o Oeste, um novo bando de zelosos mórmons se formou. Estes eram os "Anjos Vingadores" de Brigham Young. O número desses mórmons que pertenceram aos Danitas não é conhecido, no entanto, seu propósito era o mesmo. John D. Lee, que liderou o Massacre de Mountain Meadows, era um ex-Danita.

Há indícios que a Expiação pelo Sangue estava em vigor, ou fora colocada em prática durante o período de Brigham Young. Foi dito que os "Anjos" reforçaram a Expiação pelo Sangue. Estes juramentos de sangue eram praticados por todos os membros "dignos" da igreja que frequentavam o templo até 1990. Os juramentos e sinais de derramamento de sangue eram praticados e memorizado por todos os mórmons dignos que assistissem a qualquer cerimônia do templo ao redor do mundo. Estes juramentos e convênios que os mórmons juravam cumprir implicava em ter seu próprio sangue derramado, a fim de terem seus próprios pecados perdoados se eles fossem contra a igreja e contra os juramentos que haviam feito.

Quando eu estava crescendo dentro da igreja, todo o assunto sobre os Danitas, juramentos de sangue e afins não faziam parte dos ensinamentos Mórmon. Apenas qando um membro Mórmon fica mais velho aprende que Jesus não tem a capacidade de perdoar todos os seus pecados. Apenas quando uma pessoa ia ao templo, até 1990, que aprendia sobre os juramentos de sangue e as penalidades que os acompanham. 

Certamente há motivos para estas penalidades terem sido introduzidas nesta cerimônia considerada tão sagrada. E o mais interessante, para elas terem sido retiradas após 1990. Novamente, o Deus mórmon mudando de idéia...

2 comentários:

  1. Investigadora, você sabe onde encontro aquele filme que às vezes é mencionado por mórmons, acho que o título é "O Anjo Vingador", dizem que Brigham Young aparece nele. Já tenho "September Dawn", nunca consegui terminar de assistir, mas acho que assistí-lo-ei hoje.

    ResponderExcluir
  2. Prezado God Slayer

    Não conheço esse filme, apenas o livro "Brigham's Destroying Angel", que está listado no link abaixo como número 9:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/livros-on-line.html".

    O filme Setember Down é ótimo, e todas as falas de BY foram retiradas do Journal of Discourses. Uma verdadeira pérola!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.