Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

LIVRO DE MÓRMON 10 - o LdM e a igreja SUD

QUAL A FUNÇÃO DO LIVRO DE MÓRMON PARA A IGREJA SUD?

Caso você não seja mórmon e resolva perguntar à algum membro da igreja, ou se for mórmon, imediatamente ouvirá ou pensará nas seguintes palavras:


"O Livro de Mórmon é a pedra fundamental da igreja, o livro mais correto e inspirado por Deus".


Avaliemos a função de PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA.
O texto abaixo foi estraído da dissertação de mestrado de NUNES (2005).


Assim que foi impresso e vendido (1830), poucas pessoas acreditavam no LdM. No final de 1830, cerca de 100 indivíduos estavam batizadosno estado de Nova York, e os conversos liam-no com interesse. 


Porém, poucos foram aqueles apontaram para o que os chamara atenção no livro e os convencera a batizar-se. Pelos relatos dos conversos, parece que o livro, como um todo, agiu mais sobre seus sentimentos espirituais do que qualquer idéia específica dentro dele.


Não é fácil descobrir qual o apelo de LdM e tampouco qual foi a influência que ele exerceu sobre a igreja depois de sua organização.



O que mais causa estranhamento nos historiadores dessa época da história mórmon é que ele exerceu pouca influência diante do enorme investimento de tempo e esforço de Joseph Smith e seus adeptos em sua "tradução" (figura ao lado) e publicação.




Apesar de seu amplo uso pelos pregadores e missionários, o Livro de Mórmon jamais se tornou um manual para as doutrinas e práticas eclesiásticas. Esse assunto encontra-se bem documentado AQUI.

O padrão doutrinário e de conduta da recém-criada organização religiosa era estabelecida dia a dia pelas constantes revelações de Joseph Smith. 

Aparentemente, no início do mormonismo (e até hoje para muitos SUD) o LdM serviu mais como uma fonte de citações que confirmava a revelação moderna, da mesma forma como o faziam com as citações bíblicas.

Para Alexander Campbell, o LdM era uma tentativa de Joseph Smith decidir todas as grandes controvérsias de seu tempo. Porém, nem Joseph nem os mórmons usaram o livro desse modo.


Apesar de suas palavras de encorajamento para a leitura do livro, Joseph jamais fez do livro de mórmon o fundamento real da igreja


O verdadeiro apelo do LdM para pessoas de sua época, o que realmente os inspirava era a idéia de revelação moderna por meio de profetas vivos, a idéia de que Deus novamente havia falado com seu povo. 

Era a descobreta de uma nova escritura que, em si mesma, inspirava a fé das pessoas com a evidência da intervenção divina em suas próprias vidas.


IR PARA SUMÁRIO

5 comentários:

  1. Isso é verdade... sou totalmente a favor da igreja SUD, porém suas doutrinas nao estão fundamentadas no LdM e sim em DC.

    ResponderExcluir
  2. A pedra angular dos mórmons é o ldm, não D&C!
    D&C fala da restauração da Igreja.

    Só não entendo porque o Senhor não falaria mais conosco, se ele falava com os profetas de antigamente. Somos melhores que eles, que nao precisamos mais de um profeta? O Senhor é imutável e sempre nos dá um profeta, ou não?

    ResponderExcluir
  3. jennygluttony

    O Zezinho tem razão: não há uma única passagem no LdM, a "pedra angular da igreja SUD" que fale de casamento eterno, poligamia, batismo pelos mortos, etc etc etc....

    Então se o LdM é a pedra angular, por que essas doutrinas estão ali ausentes? Por que Jesus Cristo não as restaurou para os imaginários nefitas/lamanitas?

    E quanto às revelações, uma das últimas foi que as moças não devem fazer mais de um furo na orelha.... muito importante para a salvação da alma....

    Pergunto mais: por que o Livro de José, que JS nunca teve tempo de traduzir, não foi traduzido por outros profetas?

    Sinceramente.... nada disso faz sentido!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa sua observação, investigadora.Você tbém não acha estranho que estes profetas atuais nunca profetizaram as catástrofes como a destruição das torres gêmeas, os terremotos, as tsunamis, quem iria ganhar as eleições para presidente dos EUA, os problemas financeiros dos EUA, o vazamento de petróleo no golfo do México, qdo vai terminar MESMO a guerra do Iraque e os conflitos no oriente médio, entre outros acontecimentos que atualmente vemos nos noticiários da tv. existem tantas coisas acontecendo que poderia ser profetizado algum acontecimento, como Joseph Profetizou tantas coisas, mas seus precursores realmente não seguiram a mesma linha de ação dele que "era" um "profeta vivo" como ele se autodenominava, é ou não estranho essa mudança de comportamento entre Joseph e os demais???

    ResponderExcluir
  5. Certamente, Silvinho.

    Hoje, a igreja tem um "profeta, vidente e revelador", mas a última "revelação" recebida, e que teve algum fundamento foi a liberação do sacerdócio aos negros. Mas tenhamos em mente que essa atitude da igreja foi movida principalmente pela inauguração do templo aqui São Paulo (mais especificamente, a revelação foi recebida meses após essa inauguração).

    Hoje, o profeta revela que as mulheres só podem usar UM BRINCO em cada orelha.

    Sinceramene, o deus mórmon deve estar muito ocupado com outras coisas ou está brincando com os mórmons!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.