Recentemente, muitos mórmons tem afirmado que quem os chama assim nào conhece absolutamente nada sobre eles. Afirmam ainda que eles são "Santos" ou SUDs (Santos dos Últimos Dias) e não mórmons.
Interessante que, ao procurar no site da igreja, achei a seguinte declaração (veja AQUI):
"O apelido Mórmon foi criado por pessoas que não pertenciam à Igreja para referirem-se aos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O nome provém de um sagrado livro de escrituras compilado pelo antigo profeta Mórmon, intitulado Livro de Mórmon. O nome dado pelo Senhor, pelo qual os membros da Igreja devem ser conhecidos, é “Santos”. O nome correto da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias."
Assim, a igreja considera "mórmon" apenas um apelido.
No dicionário consta:
apelido (a-pe-li-do)
s. m.
Sobrenome; alcunha, cognome.
Portanto, não há erro em chamar os membros da igreja de mórmons, muito menos de referir-se à doutrina de mormonismo.
Na realidade, essa é mais uma das mudanças impostas aos seus membros. Talvez na tentativa de dissociar a igreja de tantos casos já expostos, como racismo, poligamia, doutrinas sem fundamento, etc, a igreja hoje tente mudar a forma como é conhecida, sendo quase uma "nova" igreja.
Porém, aqueles que seguem cegamente à liderança mal sabem os discursos de seus líderes no início desta organização, que usavam constantemente os termos mórmon e mormonismo.
Apenas para termos uma idéia, fiz uma busca no Journal of Discourses, e colocarei aqui algumas partes apenas do volume 2, que mostram exatamente isso.
Note abaixo que Heber C. Kimball usa o nome "Mórmon OU Santos dos Últimos Dias".
Portanto, mais uma mudança - e aparentemente sem sentido!
oi. meu bome é camila e vou explicar algo pq como vc pesquisa vai achar essa resposta...
ResponderExcluiro termo mormom esta sendo utilizado por uma seita formada por discidentes da igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias,nos eua.e para nao haver confusao foi feita essa distinçao entre mormons e suds.
ja com relaçao a se auto intitularem santos é só procurar no dicionario o significado da palavra santo:aquele que busca a perfeição...e nao é isso o q todas as religioes ensinam?
Camila
ResponderExcluirObrigada pela explicação.
Sei que tantos os fundamentalistas quanto os da Comunidade de Cristo são chamados de mórmons, desde o início, porque todos afirmam ter tido orgiem com Joseph Smith, e todos acreditam no Livro de Mórmon.
Eles apenas negam a presidência de Brigham Young em diante.
De qualquer forma, foi esclarecedor.
Abs