Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DOUTRINA SUD - Restauração do Sacerdócio

Restauração do Sacerdócio Aarônico:

De acordo com a história oficial da igreja SUD, o Sacerdócio Aarônico foi restaurado da seguinte maneira:

“Enquanto Joseph Smith traduzia o Livro de Mórmon, ele e o amigo Oliver Cowdery leram a respeito dos ensinamentos de Jesus Cristo quanto ao batismo por imersão para a remissão dos pecados (Livro de Mórmon, 3 Néfi 11:21-27).

“Em 15 de maio de 1829, Joseph e Oliver oraram pedindo orientação a respeito do batismo. Sua oração foi respondida por um mensageiro celestial.
“João Batista ressurreto, apareceu a eles e concedeu-lhes o sacerdócio de Aarão, ou Sacerdócio Aarônico, que possui a autoridade para pregar o evangelho do arrependimento e para batizar.

“Joseph e Oliver então batizaram um ao outro no rio Susquehanna. Esse evento marcou o início da restauração do sacerdócio, que havia sido retirado da terra durante o período da Apostasia”. (site oficial da igreja SUD – A autoridade para batizar).


Porém, ao analisarmos o Livro de Mandamentos de algumas declarações, observamos que a real história, novamente, tem suas contradições.

Em 1833,  a primeira citação sobre a autoridade do Sacedócio apareceu oficialmente no Livro de Mandamentos da igreja SUD.

De acordo com uma revelação citada na seção 15:6-7. Oliver Cowdery foi:

batizado (um mês antes) pela mão do meu servo Joseph, do modo que Eu havia ordenado”. Livro de Mandamentos 15:6-7 - ver figura abaixo.
Livro de Mandamentos 15:6-7


Vejamos o que DeC 18:7 atual diz:

"E assim, como foste batizado pelas mãos de meu servo Joseph Smith Júnior, de acordo com aquilo que lhe ordenei, ele cumpriu aquilo que lhe ordenei."

Lucy Smith explicou as circunstâncias sob as quais este mandamento chegou à seu filho, na ocasião em que Joseph e Oliver traduziam o terceiro capítulo de Néfi do Livro de Mórmon:

“Numa manhã, não obstante, eles se puseram como de costume a fazer seu trabalho, quando a primeira coisa que se apresentou a Joseph foi o mandamento de Deus de que ele e Oliver deveriam descer às águas e cada um deles ser batizado.

Rio Susquehanna
“Eles imediatamente foram ao rio Susquehanna e obedeceram ao mandamento lhes dado através do Urim e Tumim.


"Quando voltavam para casa ouviram a Samuel Smith em oração num lugar recluso. Eles haviam recebido a autoridade para batizar... E eles contaram à Samuel que lhes seguiu direto para também ser batizado." [1]

Essa autoridade para batizar refere-se ao Sacerdócio Aarônico, ou Sacerdócio Menor.

David Whitmer
Em 1885, David Whitmer, um outro membro da Igreja de Nova Iorque e uma das três testemunhas especiais do Livro de Mórmon, contou a mesma versão acima de como Joseph e Oliver receberam a autoridade para batizar (Sacerdócio Aarônico):

“Eu mudei Joseph Smith e Oliver Cowdery de Harmony, Pensilvânia, para a casa dos meus pais em Fayette, condado de Sêneca, Nova Iorque, no ano de 1829 (para que pudessem terminar o trabalho de tradução do Livro de Mórmon). 

"No caminho, eu conversei à vontade com eles sobre este grande trabalho que eles estavam fazendo. Oliver me disse, na presença de Joseph, que eles se batizaram um ao outro, procurando cumprir com aquele mandamento...

“Eu nunca ouvi que um anjo havia ordenado à Joseph e Oliver ao Sacerdócio Aarônico até o ano de 1834 ou 1836 em Ohio. Minha informação, vinda de Joseph e Oliver sobre esta questão se mantêm conforme eu afirmei, de que eles haviam recebido este mandamento através de revelação dada à Joseph

"Eu não creio que João Batista houvesse jamais ordenado à Joseph e Oliver como dito e acreditado por alguns. Eu considero que este seja um erro, um equívoco.”[2]

Sob a luz dos depoimentos de David Whitmer e Lucy Smith, Joseph parece que pretendia manter seu batismo e o de Oliver e o recebimento do Sacerdócio Aarônico fora do alcance de seus inimigos. 

Mas por que manter tal segredo também de seus seguidores?

Restauração do Sacerdócio de Melquisedeque

De acordo com a história oficial da igreja, o Sacerdócio de Melquisedeque foi restaurado da seguinte maneira:
“Pouco tempo depois de Joseph Smith e Oliver Cowdery terem recebido o Sacerdócio Aarônico, os profetas da antiguidade Pedro, Tiago e João apareceram a eles como mensageiros celestiais.

“Esses Apóstolos concederam a Joseph e Oliver o Sacerdócio maior, ou de Melquisedeque. Isso deu-lhes a autoridade para organizar a Igreja de Cristo e dirigir a pregação do evangelho em todo o mundo.

“Os antigos Apóstolos de Cristo ordenaram Joseph e Oliver como Apóstolos e testemunhas especiais de Cristo em nossos dias”. (site oficial da igreja SUD – Autoridade dos Apóstolos)

Novamente, mais contradições sobre esse fato:

Pouco depois de terem chegado à casa de Peter Whitmer, de acordo com depoimentos, Joseph e Oliver receberam autoridade adicional da mesma forma que a anterior – por revelação! Agora eles seriam capazes de conferir o dom do Espírito Santo. 

Foi prometida à Joseph esta autoridade maior (Secerdócio de Melquisedeque) quando ele se batizou, e ele estava “ansioso” e “diligente em oração” para recebê-la. Ele explicou como Deus lhe deu esta autoridade na casa dos Whitmer em junho de 1829:

“Nós estávamos por algum tempo empenhados neste assunto em humilde oração, e à medida que nós nos reuníamos no quarto superior da casa do Sr.Whitmer para buscar ao Senhor, O buscávamos com todo nosso coração...

“(Nós) estávamos há algum tempo dedicados em solene e fervorosa oração , quando a palavra do Senhor veio até nós naquele quarto, nos mandando que eu deveria ordenar à Oliver Cowdery para ser o Élder de A Igreja de Jesus Cristo e que ele também deveria me ordenar ao mesmo ofício e então ordenar a outros...

“(Nós) fomos, no entanto, mandados a postergar esta ordenação até que pudéssemos ter nossos irmãos que foram e que seriam batizados e congregassem conosco...” [3]

Esta postergação durou até o dia 6 de abril de 1830, o dia em que a Igreja foi organizada.

Dois meses depois, uma revelação publicada no Livro de Mandamentos 24:3-4, fazia referência à nova e maior autoridade do Sacerdócio ao afirmar que:

“mandamentos foram dados à Joseph, que foi chamado por Deus e ordenado um apóstolo de Jesus Cristo e também à Oliver, que também fora chamado por Deus um apóstolo de Jesus Cristo, um Élder em sua Igreja e ordenado sob suas (Joseph) mãos.” (figura abaixo) 
Livro de Mandamentos 24:3-4

Isso significa que eles receberam o chamado na casa dos Whitmer (em 1829) e cada um foi ordenado na primeira reunião da Igreja, passando então a terem o Sacerdócio de Melquisedeque e a serem chamados de Élderes.

Nenhuma administração de anjos não foi mencionada, nem mesmo no  Livro de Mandamentos. Este, por sua vez, continua a explicar que um Élder guarda a autoridade de presidir, ordenar outros Élderes e conferir o dom do Espírito Santo.

 Veja também Doutrina e Convênios 20:2-3, 38-45.

 2 Mandamentos esses dados a Joseph Smith Júnior que foi chamado por Deus e ordenado apóstolo de Jesus Cristo para ser o primeiro élder desta igreja;
  3 E a Oliver Cowdery, que foi também chamado por Deus como apóstolo de Jesus Cristo para ser o segundo élder desta igreja e ordenado sob sua mão;


  38 O dever dos élderes, sacerdotes, mestres, diáconos e membros da igreja de Cristo: Um apóstolo é um élder e batizar é seu chamado;
  39 E ordenar outros élderes, sacerdotes, mestres e diáconos;
  40 E administrar o pão e o vinho—os emblemas da carne e sangue de Cristo—
  41 E confirmar os que são batizados na igreja, pela imposição de mãos para o batismo de fogo e do Espírito Santo, de acordo com as escrituras;
  42 E ensinar, explicar, exortar, batizar e zelar pela igreja;
  43 E confirmar a igreja, impondo as mãos e conferindo o Espírito Santo;
  44 E dirigir todas as reuniões.
  45 Os élderes devem dirigir as reuniões conforme guiados pelo Espírito Santo, de acordo com os mandamentos e revelações de Deus.


O termo Élder era também na ocasião sinônimo do termo apóstolo e não deveria ser confundido com o posterior ofício ou chaves de apóstolos, ambos somente seriam introduzidos por volta de 1835. Inicialmente, qualquer um que fosse ordenado a Élder era considerado um apóstolo. O Livro de Mandamentos diz: “Um apóstolo é um Élder.” (Livro de Mandamentos 24:32)

Em uma carta datada de 1830 de introdução de Orson Pratt ao ramo de Colesville, Joseph Smith e John Whitmer chamaram Pratt de “outro servo e apóstolo”. Pratt havia sido recém ordenado a Élder um dia antes.

Sidney Rigdon escreveu em 4 de janeiro de 1831: 

“Eu lhe envio esta carta por John Whitmer. Receba-o, pois ele é um irmão muito amado e um apóstolo desta Igreja.”

Whitmer era um Élder. Ezra Booth registrou em 1831 que Ziba Peterson, um missionário que tinha cometido um delito,

“foi privado de sua posição como Elder e apostolado” [4]

Jared Carter registrou em seu diário, em 1831, que foi ordenado a Élder:

“Eu recebi a autoridade de um apóstolo” [5]

O Livro de Mandamentos indica a autoridade de Joseph para fundar a igreja.

O Capítulo 24, de junho de 1830 diz que Joseph:

1 - “recebeu o perdão de seus pecados”;
2 - recebeu o “chamado...para seu trabalho santo” de um anjo que lhe deu os meios necessários para traduzir o Livro de Mórmon;
3 - que anjos mostraram o livro à outros que “confirmaram” dele;
4 - que a Igreja de Cristo foi organizada em 06 de abril de 1830 e que;
5 - no mesmo dia Joseph e Oliver ordenaram um ao outro a Élderes, tendo sido “chamados por Deus” para assim fazê-lo concluindo;
6 - “Portanto tendo sido grandes testemunhas, por eles o mundo deverá ser julgado.”


Veja no Livro de Mandamentos 24:1-12 (e também Doutrina e Convênios 20:1-13, que data de abril de 1830).
Livro de Mandamentos 24:2-12

Nestes relatos, absolutamente nada aparece sobre autoridades recebidas por Joseph e Oliver através de ordenações angelicais.

Há sempre uma história para explicar tais discrepâncias. Alguns argumentam de que a razão de que ninguém ouviu sobre a ministração de anjos antes é “explicada” por Joseph Smith, apenas OITO anos depois, em 1838:

“Nós fomos forçados a guardar segredo sobre as circunstâncias do recebimento do Sacerdócio e sobre nosso batismo, devido ao espírito de perseguição instalado em nossa vizinhança...” (Harmony, Pensilvânia) Nós fomos ameaçados de ser atacados. (JS-History 1:74-75).





DETALHES ADICIONAIS:

Brigham Young previu que o Sacerdócio seria totalmente retirado da igreja SUD.

Vejamos seu discurso:

"...Deixai esta igreja que é chamada de reino de Deus sobre a terra; nós juntaremos a primeira presidência, os doze, o supremo concílio, o bispado, e todos os anciãos de Israel.

"Supondo que os juntemos aqui, e aqui declaremos que é correto misturar nossa descendência com a raça negra de Caim, que eles devem estar conosco e participar conosco de todas as bênçãos que Deus nos tem dado.
"Naquele mesmo dia, e hora em que agirmos deste modo, o sacerdócio será retirado desta Igreja e reino, e Deus nos abandonará à nossa sorte. No momento em que consentimos em nos mesclar com a descendência de Caim, a Igreja deve ir para a destruição." [6]
  
Em 1978 cumpriu-se o que Brigham Young temia:

As autoridades da IJCSUD se reuniram e decidiram que o sacerdócio caberia a todos os do sexo masculino, dignos, independente de raça e cor - portanto, antes que todos os demais filhos de Adão obtivessem o sacerdócio! 
_______________________________
Notas:

Texto adaptado de Diário História SUD 1 e 2.

1 -  Lucy Smith's Preliminary Manuscript, ditado a Martha Jane Conray, 1844-45, original se encontra nos arquivos do Historical Departament, Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, Salt Lake City, Utah (LDS archives) citado em Early Mormon Documents, ed. Dan Vogel, 3+ vols. (Salt Lake City: Signature Books, 1996-), 1:381.

2 - David Whitmer em entrevistou Zenas H.Gurley Jr. em 14 de janeiro de 1885 (typescript, LDS archives. Veja Edward Stevenson Journal de 09 de fevereiro de 1886 e citado em Stenson Family History por Joseph Grant Stevenson, Provo, Utah, 1955) 1.177-78.

3 -  Dean C.Jessee, ed., The Papers of Joseph Smith: Autobiographical and Historical Writings (Salt Lake City:Deseret Book  Co., 1989), 1:299.

4 - Erza Booth a Edward Partridge, 20 de setembro de 1831; Sidney Rigdon aos irmãos de Ohio, 04 de janeiro de 1831 em E.D.Howe, Mormonism Unvailed (Painesville OH, pelo autor, 1834) 110, 208.

5 - Diário de Jared Carter, setembro de 1831, 35, LDS Archives.


6 - Brigham Young address, Ms. (d.1234, Box 48, folder 3, dated Feb. 5, 1852, LDS Church Historical Department, SLC, Utah, http://www.parowanprophet.com/Monthly_Flyer/flyer_of_the_month.htm e http://www.utlm.org/onlineresources/sermons_talks_interviews/brigham1852feb5_priesthoodandblacks.htm

24 comentários:

  1. Olá! Tenho amigos mórmon, conheço um pouco a respeito da igreja, até frequentei algumas vezes mas nunca me convenci e nem me convenceram a seguir a religião. Sempre tive dúvidas e nunca acreditei em Joseth Smith. Aqui tenho esclarecido algumas das minhas dúvidas e digo que o que vc escreve é bem coerente. Continuarei lendo e quando possível, farei comentários. Parabéns pelo blog. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada.

    E qualquer dúvida, se eu puder ajudar, não deixe de pergutar.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, investigadora, mais um grande post. Mudei meu nick aí, acho que pelo meu e-mail dá pra saber quem sou. Grande abraço, sucesso no seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada...

    E qualquer sugestão é semprebem vinda.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Fico pensando... mesmo fora da igreja, as pessoas admitem que, além de Joseph Smith ser um grande sacana, ele era também muito esperto. Então, provavelmente, ele deve ter visto depois na bíblia como os sacerdotes recebiam o sacerdócio, e inventou a imposição das mãos "nesta última dispensação". Bill Maher já chamou a igreja mórmon de camaleões exatamente por causa disso, mudam de acordo com a conveniência.

    ResponderExcluir
  6. Em uma das sátiras de South Park, onde Mitt Romney é representado, ele está constantemente mudando de idéia....

    É cômico.

    A imagem já está bem estabelecida sobre as mudanças de idéias!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Ô investigadora, tem como você me dizer qual é a temporada e episódio? Eu gosto muito de South Park, mas só comecei a acompanhar recentemente. Eu gostaria de ver este episódio.

    ResponderExcluir
  8. As religiões em geral também não são muito diferentes, vale lembrar. A cada nova descoberta científica, a religião se adapta pra que não seja desmascarada.

    ResponderExcluir
  9. God Slayer

    Procurando na Internet, eu apenas encontrei o "All about mormons", que mostra JS usando chapéu cm as pedrinhas mágicas, etc.

    Mas este, especificamente, nào achei. Quando o encontrar, clocarei aqui,

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Sim, você tem razão.

    A última, que pegou todos de surpresa, foi o Papa, depois de pregar por tanto tempo na África que preservativo nào evitava contaminação pela AIDS, mudou seu discurso recentemente.

    Creio que a pressão mundial foi demais para ele, e houve realmente necessidade de mudar.

    E assim são todas as igrejas. Por isso, para mim, é praticamente impossível crer que qualquer uma é a representante de Deus nesta terra. Deus (ou qualquer nome que se dê à Ele), na minha concepção, é imutável.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Mas eu sei que você ainda acredita em deus, certo? Como é que é, faz parte de outra igreja agora, ou como diz o orkut, "tem um lado espiritual independente de religiões"?

    ResponderExcluir
  12. Não acredito no Deus bíblico, cheio de ira, fúria e contradições.

    Não acredito em igrejas ou religiões, manipuladas pelos homens.

    Procuroguiar minha vida de acordo com o Manifesto Humanista. Se Essa Força Suprema realmente existir, sei qe fiz o melhor na minha vida, tentando crescer, ajudar meu próximo e melhorar, de alguma forma, a qualidade de vida das pessoas.

    Se não existir, vivi uma boa vida, digna, verdadeira, e caridosa.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Hum... devo reconhecer minha ignorância, ainda não conheço este Manifesto Humanista. Mas acredito no ser humano, na ética, na ciência, na política (não politicagem, que é o que se faz no Brasil), na sabedoria, na filosofia. Acredito também na natureza. Acredito na 13ª regra de fé! kkkkkkk
    Não creio que exista um deus, acho pouco provável. Só se deus for a natureza! Mesmo assim, todos os mitos que existiram até hoje, todos são humanos demais, foi o homem quem criou os deuses, e não o contrário. Bom, na minha opinião, pelo menos, não quero ser o dono da verdade. Mas o deus bíblico, cristão, muçulmano, esses sim, eu sei que não existem.

    ResponderExcluir
  14. Detalhe: a parte da regra de fé que me referia é a parte que diz em buscar tudo o que é bom. Não me referia ao resto.

    ResponderExcluir
  15. Creio que você irá gostar. É um texto curto, simples e magnífico!

    http://www.americanhumanist.org/system/storage/63/1616/humanist-manifesto-portuguese.pdf

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Blog muito bom.
    Não vejo problema ai. Problema há no Livro de Abraão.

    ResponderExcluir
  17. Primeiro: acredito que muita coisa na bíblia reflete os costumes e tradições da época e que aquele povo tenha um senso de moral diferente do nosso, por isso precisavam de regras e uma religião mais "material" do que espiritual...
    Segundo: Jesus Cristo veio para ensinar o verdadeiro evangelho, mas também procurava ensinar segundo parábolas que nem todo mundo compreendia, deu o exemplo da máxima caridade e procurou corrigir muitas dessas tradições como no caso da mulher adúltera. Cristo, que era santo não a apedrejou mesmo ela estando em pecado e houveram tantas ocasiões em que Cristo deu seu exemplo para abolir muitos dos costumes da época, mas mesmo Jesus não disse tudo, tanto que ele falou, não sei o versículo ou o capítulo: "Ainda tenho muito a vos dizer mas vós ainda não podeis compreender."
    Terceiro: Para vcs que não acreditam em Deus: o simples fato de estarmos aqui, de podermos levantar a cada dia, de praticar tudo aquilo que Jesus disse, para mim TODAS as dádivas desse mundo é uma prova concreta de que Deus existe. Vcs pregam que tudo deve ser comprovado cientificamente, mas tem coisas que nunca o serão, então me digam como nasceu o primeiro homem? Jesus realmente ressucitou? Como a Terra se formou? Como se formaram os outros planetas?
    A lei de Deus é bem simples: que cada um ame ao Pai sobre todas as coisas e ao teu próximo como a si mesmo. O resto são os homens que complicam. A quem acredita que não devemos ter fé em nada, deixo as palavras de Jesus a Tomé:
    "Tomé, porque viste, creste. Felizes aqueles que não viram e creram."

    ResponderExcluir
  18. Luis Felipe

    O que a sua ignorância científica tem a ver com este blog?

    Aqui não discuto ciência, e sei muito bem sobre as teorias - que tem um significado bem distinto na ciência - da formação do universo, planetas e vida.

    Se você não sabe, fugiu da escola. Isso é básico. Mas nada tem a ver com o blog, com este post... e se você quiser discutir sobre isso, faça você o seu blog e escreva as besteiras que quiser, mas por favor... aqui, quem lê este blog, tende a ter bom senso, e você passa vergonha assim.

    Evite isso, por favor!

    ResponderExcluir
  19. Tudo bem. Você me chama de ignorante, vc ofende, no que você é melhor que os mórmons? Acha que sabe tudo... vejo que você também é produto da igreja mórmon, seu ódio pela igreja te transformou naquilo que é hoje...
    Tudo bem, você acha que nada existe e não precisa de Deus, não é?
    Que tudo pode ser provado pela ciência...
    Pelo menos os mórmons acreditam em Deus, já você...
    Boa sorte com sua descrença e arrogância! Vamos ver onde isso te leva. É o último post que escrevo. Valeu pelas respostas "educadas" enquanto li seu blog!

    ResponderExcluir
  20. Luis Felipe

    Eu disse que se você ignora como "nasceu o primeiro homem? ... Como a Terra se formou? Como se formaram os outros planetas?", isso nòa diz respeito ao blog.

    E pelo seu post, ficou bem claro isso. Não é uma ofensa, você deixou claro que ignora a respota da ciência,que já as tem. E qual o problema em ignorá-las? Apenas nõa cabe, neste blog, discutir isso OU por ignorá-las,dizer que deus é a única resposta.

    Se você se sentiu ofendido é porque não entendeu o significado da palavra ignorar, e TODOS nós ignoramos muitas coisas.

    Perceba que quem ofendeu, aqui, foi você. Você me chamou de arrogantee mal educada e cheia de ódio :P

    Caro, aceite que você ignora certas coisas, assim como eu também ignoro. Mas o fato de ignorar todas as respotas que a ciência tem não faz com que eu acredite que a igreja SUD seja verdadeira. Ao contrário, foi o conhecimento racional dela que me afastou completamente desta instituição. E optar por ignorar os fatos é vergonhoso.

    Se você não consegue conviver com o sentido correto das palavras, levando-as para o lado pejorativo e dividindo sempre entre "nós" e "eles", lamento muito por você. Sua boca (no caso, seus dedos) mostram o que seu coração está cheio.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, sou membro da igreja ha muitos anos e algo que nao fazemos é gastar nosso tempo pra falar mal de outras igrejas, tenho lido o que tens escrito a nosso respeito e muito me decepciona pessoas que aparentam serem esclarecidas buscando saber sobre a igreja atravez de pessoas de fora da mesma, bem que poderiamos falar de sua familia ou de sua religião mais sera que seriamos fonte confiavel? tenho certeza que nao pois que mais pode saber de sua familia a não ser vc mesmo, e sobre sua religiao entao, acho que nem vale apena arriscar alguma pergunta pois pelo tempo que demontra gastar tentando explicar o que é Espititual usando o que é material, acredito que nao tem tempo pra viver a sua religiao, lembrando os conselhos do apostolo paulo que fala que a caridade é benigna. nao pensa mal, nao busca seus proprios interesses, nao se ensoberbece, etc. Gostaria de ver um destes requisitos em vc, mais como posso encontrar depois de tudo que tens escrito nao a nosso respeito ou nossa religiao, pois o que descreve em seus textos é uma profunda prova de quem nao conhece a Deus e muito menos seus propositos, saiba que nada que vem do mundo afeta nossa religiao, na verdade nos fortalece vendo que realmente o pior cego é que nao quer ver, por favor para seu proprio progresso espiritual gaste seu tempo procurando viver sua religiao que acredito nao ensinar o seus a fieis a falar mal do proximo, pois amar o proximo é o segundo mandamento....
    te desejo sucesso e te desafio a por a prova o que fala no livro de mormon no capitulo 10 de moroni versos de 3-5. Se confia mesmo e Deus faça isto, a menos que tenha medo de descobrir que esta errado.
    abraço e felicidades...
    ATT. BISPO ALTAIR PONTA GROSSA - PR

    ResponderExcluir
  22. Senhor SOBERBO bispo

    Ri de seu comentário por diversos motivos:

    1 - hoje, dia do Senhor, e você fuçando na internet? tsc tsc tsc, que mau exemplo, heim?

    2 - Não explico o que é espiritual através do material. Explico mentiras através de fatos. Ainda não percebeu? Talvez suas orações pedindo por inteligência estejam falhando, não sei...

    3 - Quem disse que tenho religiào?

    4 - "a caridade é benigna. nao pensa mal, nao busca seus proprios interesses, nao se ensoberbece, etc". Bom, você quebrou, no mínimo 3 dos 4 princípios citados por você mesmo:
    . não há bondade nenhuma em suas palavras, apenas julgamento e suposições. E nem ao menos leu as fontes - os livros da própria igreja que segue - para saber a verdade!
    . seus maus pensamentos e julgamentos sobre mim estão bem explícitos.
    . Não se ensorbece - assinando, em letras maiúsculas, como BISPO...o que seria isso além de soberba? Ou seria alguma forma de tentar se impor através desse título que, para mim, não significa nada e não serve para nada?

    - ver um desses atributos da caridade em mim? Não assino meu nome em letras garrafais no final do blog, faço esse serviço de ensinar a verdade gratuitamente e SEM TÍTULOS. Legal, né? Você conseguiria fazer seu trabalho de forma anônima, sem ter seus pés beijados pelos membros da tua Ala? Ahá!

    - BISPO (sarcasticamente falando, lógico), desafio-o a cumprir a escritura que diz que não devemos confiar em nossos sentimentos, pois são tolos e vãos. Desafio-o também a cumprir o mandamento de "examinar tudo e reter o bem". Examinar, aqui, vai além de ler...significa estudar, ir nas fontes que cito no blog e ver por si mesmo. Não, não dá pra examinar e descobrir que tudo o que você vive é uma farsa, não é?

    Então, viva seu delírio até o dia que tiver coragem para descobrir a verdade. Enquanto isso, seja mais humilde e antes de exigir dos outros, torne-se um exemplo. Pelo menos isso, né?

    ResponderExcluir
  23. Bispo Altair,

    Interessante, eu sou ex-mórmon, por minha própria convicção, porque pedí a Deus sabedoria e tive fé , e ele me mostrou todos os caminhos para descobrir a verdade. A passagen de Tiago, é verdadeira , ele dá sabedoria , inteligência e meios para saber a resposta de todas as coisas , através dos estudos "Examinai tudo, retendo o bem" e da ciência . Hoje tenho certeza que a Igreja de Jesus Cristo SUD, esta longe de ser a verdadeira Igreja de Cristo. Bispo, não se deixe levar por título. Se acredita tanto na Igreja , preste este testemunho para os membros de sua Ala: "Eu tenho certeza que a Igreja de Jesus Cristo SUD , é a única verdadeira, que o Livro de Mórmon , apesar de suas 4000 alteraçoes e correçoes , desde que foi revelado , continua sendo o "livro mais perfeito sobre a terra". Que Leí e Nefi, descedentes direto de José , através de Manassés filho de uma "negra egipcia", possuiu o sacerdócio e construíu um "Templo" igual ao construído pelo "Rei Salomão", aquí na "América", em menos de 20 anos, apesar das guerras com os irmãos Lamanitas,(Salomão utilizou 150.000 pessoas na construção que durou mais de 08 anos). Preste o testemunho que Nefi descobriu o aço, a bússola, carruagens e os povos tinham armaduras, capacetes e arcos e flexa de mais puro aço. Que existiam "cavalos" e "Elefantes" aqui na américa, que o povo de de Éter(Jareditas) e de Shiz , travaram uma batalha onde foi exterminados em torno de 5.000.000 de pessoas em 06 dias( 900.000 - por dia). Preste o testemunho que apesar de a Parábola da Vinha , ela a Vinha , além de uvas, dar também azeitonas,também é verdadeira(técnica de enxerto) apesar das passagens de Isaias copiadas literalmente da Biblia do Rei Tiago, inclusive as opinioes dos tradutores, também estavas nas placas de Ouro, etc ...
    Que a poligamia e poliandria de Joseph Smith e seus seguidores , foram revelação de Deus, que as mulheres apesar de serem casadas , precisava de outro marido para sustentá-las, que as menininhas de 14 e 15 anos com quem JS casou , estavam desamparadas. Que Joseph Smith, Brigham Young, Jonh Taylor, Wilford Woodroff e outros vários " profetas", serem maçons, os simbolos maçons no Templo de Salt Lake, foram revelações. Que o livro de Abrãao , foi uma das maiores "revelação" de joseph Smith, onde conta a história de Abrão no Egito,( mesmo que provado que os papiros faz parte do "Livro dos Mortos", onde representa um funeral de um faraoh, duzentos anos depois da morte de Abrão). Que o Anjo Moroni, falou a verdade sobre a descedência dos antigos moradores da América, que são todos de origem Hebraica, apesar de todos os testes de DNA dizer o contrário, que os antigos moradores da américa são de origem siberiana (ou será que os hebreus eram siberianos e não semitas).
    Que as placas de ouro, escrita no idioma "Egipcio reformado", era uma lingua conhecida pelos Hebreus. (apesar dos Hebreus amaldiçoar a escrita Hieróglifa Egipcia, e nunca aceitá-la e de nunca aparecer e nenhum lugar desta terra informação desta escrita, informada por JS). Preste o seu testemunho das "verdades" citadas acima . Siga cegamente seu líderes, Que apesar de todas as provas contra o mormonismo você tem certeza de todas as verdades, porque sentiu um ardor no peito.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.