Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

MUDANÇA - Atenuando as doutrinas da igreja SUD

Aqui faremos uma comparação entre os discursos anteriores e as declarações das autoridades da igreja, que ao longo dos anos, tem atenuado certas afirmações. 

Pressão social? Busca do "politicamente correto?"


Mas a "igreja perfeita" necessita dessas mudanças, dessas atenuações?


Vejamos.

Doutrina 1: Deus parou de se comunicar com a humanidade por centenas de anos durante “a Apostasia completa” quando o sacerdócio não se encontrava sobre a face da terra.



Discurso 1:


"E assim, por causa da maldade, a Igreja, o sacerdócio, os dons, ordenanças e bênçãos do evangelho eterno foram retirados da terra, reservados nos céus até a plenitude dos tempos, quando foi previsto que deveriam voltar a ser restaurados entre os homens e continuarem até o final dos tempos". Orson Pratt, The Seer, Chapter 16, p. 205


Discurso 2:


"O Evangelho da cristandade moderna fechou-se para o Senhor, e parou com toda a comunicação com Ele. Eu não quero nada com tal Evangelho, prefiro o assim chamado Evangelho da Idade das Trevas". (Wilford Woodruff, Journal of Discourses, v. 2, p. 196).


Discurso 3:
"Ela é chamada, em outros lugares, pelo mesmo profeta de "a prostituta de toda a terra", fazendo com que as nações bebessem do vinho da ira de sua prostituição.

"Cerca de três séculos atrás, existiram homens excelentes, chamados Martinho Lutero, João Calvino e muitos outros que poderiam ser mencionados, que protestaram contra as maldades e abominações da Igreja onde eles tinham sido educados, e que tinham sido membros. Por causa de seus protestos contra a Igreja-mãe, foram chamados de protestantes. Eles a chamaram de prostituta de toda a terra; declararam que ela não tinha autoridade, que ela não tinha nenhuma das bênçãos e dons que caracterizava os antigos cristãos. Eles saíram e estabeleceram outras Igrejas ... Mas dentre todas estas Igrejas, onde estão os características de Sião? Nós procuramos por elas em vão." (Orson Pratt, Journal of Discourses Vol. 14, p.346)

Discurso 4:

"Essa apostasia universal começou nos dias dos próprios apóstolos antigos.... e era conhecida e anunciada por eles... Com a perda do Evangelho, as nações da Terra entraram em uma eclipse moral chamada Idade das Trevas. A Apostasia foiuniversal... Esta escuridão ainda prevalece, exceto para aqueles que conhecem o evangelho restaurado. "(Bruce McConkie, Mormon Doctrine (Salt Lake City: Bookcraft, 1966ed.),43-44.)

Amenizando a doutrina:

“A linha de autoridade do sacerdócio foi quebrada. Mas a humanidade não foi deixada em completa obscuridade ou completamente sem revelação ou inspiração. A idéia de que com a crucificação de Cristo os céus se fecharam e que se abriram com a Primeira Visão não é verdadeira. A Luz de Cristo estaria presente em todos os lugares para servir os filhos de Deus; o Espírito Santo visitaria almas que buscam. As orações dos justos não ficariam sem respostas.” Elder Boyd K. Packer [1]

“Desde antigamente . . . bons e grandes homens, não tendo o Sacedócio, mas possuindo profundidade de pensamento, grande sabedoria, e um desejo de elevar seus semelhantes, tem sido enviados pelo Todo-poderoso entre as nações, para dá-los, não a plenitude do Evangelho, mas uma porção da verdade para que eles possam ser capazes de recebê-lo e sabiamente utilizá-lo.” Elder Orson F. Whitney, quoted by Elder Howard W. Hunter [2]

Doutrina 2: Na época de Joseph Smith, as igrejas Cristãs eram completamente corrompidas e abomináveis perante o Senhor.



Discurso 1:

"Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas; e o Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos; que “eles se aproximam de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim; ensinam como doutrina os mandamentos de homens, tendo aparência de religiosidade, mas negam o seu poder”..." Joseph Smith History 1:18-20:

Discurso 2:
"A igreja Católica Romana, Grega e Protestante são o grande poder eclesiástico corrompido, representando a grande Babilônia, que tornou todas as nações embriagadas com sua maldade, e ela tem que cair, depois de ter sido advertida com o som do evangelho eterno. Ela será derrubada por uma série de julgamentos terríveis que se sucederão rapidamente, e varrerão as nações sob o seu domínio, e, finalmente, ela será queimada pelo fogo, pois assim falou o Senhor.  

 "Grandes e horríveis, e mais assustadores juízos estão decretados sobre esses poderes corruptos, as nações da cristandade moderna, porque é forte o Senhor Deus, que executará com ardor a Sua ira contra eles, e Ele não cessará até que Ele chegue ao final, e até que seusnomes sejam apagados debaixo do céu." (Orson Pratt, Divine Authenticity of the Book of Mormon, p.84 - p.85)


Discurso 3:

"O cristianismo ... é um pacote perfeito de falta de bom senso ... o diabo não podia inventar um modo melhor para difundir sua obra do que o cristianismo do século XIX". (John Taylor, Journal of Discourses, v. 6, p. 167)

Discurso 4:

"Doutrinas foram corrompidas, a autoridade foi perdida e uma falsa ordem religiosa tomou o lugar do evangelho de Jesus Cristo, tal como tinha sido o caso em dispensações anteriores, e as pessoas ficaram na escuridão espiritual". (Joseph Fielding Smith, Doctrines of Salvation, v. 3, p. 266).

Amenizando a doutrina:
 
“Santos do Últimos Dias bem informados não discutem que o Cristianismo histórico perdeu toda a verdade ou se tornou completamente corrompido. As igrejas ortodoxas podem ter perdido a ‘plenitude’ do evangelho, mas não perderam todo ou nem mesmo a maioria dele... A visão SUD atual, é de que as igrejas ortodoxas são incompletas e não corrompidas. E são suas crenças pós-biblicas que são mostradas na primeira visão de Joseph Smith como uma ‘abominação’ mas certamente não seus membros individualmente ou de sua fé na bíblia.” Stephen E. Robinson (como citado em www.lds.org) [3]

Doutrina 3: Os Mórmons são o único povo atualmente guiado por profetas verdadeiros com a autoridade do sacerdócio, eles são os únicos eleitos para receber inspiração Divina.


Discurso 1:
"E também com Pedro e Tiago e João, que vos enviei, por intermédio de quem vos ordenei e confirmei para serdes apóstolos e testemunhas especiais de meu nome e para portardes as chaves de vosso ministério e das mesmas coisas que a eles revelei;

"A quem confiei as chaves de meu reino e uma dispensação do evangelho para os últimos tempos; e para a plenitude dos tempos, quando reunirei em uma todas as coisas, tanto as que estão no céu como as que estão na Terra" (DeC 27:12-13)


Discurso 2:
"... Veio o tempo em que o paganismo foi enxertado no cristianismo, e por último o cristianismo foi convertido em Paganismo ao invés de converter os pagãos. E, posteriormente, o sacerdócio foi tomado dentre os homens, esta autoridade foi chamada para os céus, e o mundo ficou sem o Sacerdócio - sem o poder de Deus - sem a Igreja e o Reino de Deus. " (Journal of Discourses, v. 22, p. 44) [apenas a igreja SUD o possui]
Discurso 3:
"Onde devemos procurar a verdadeira ordem ou a autoridade de Deus? Ela não pode ser encontrada em nenhuma nação da cristandade". (John Taylor, Journal of Discourses, v. 10, p. 127) [apenas na igreja SUD]

Discurso 4:
"Pouco tempo após a morte do último dos Apóstolos, os poucos que permaneceram na Igreja cristã foram perseguidos de montanha em montanha, de um ponto a outro, de uma caverna a outra, e de país a país, até eles foram exterminados e totalmente erradicados da terra.  
"Bem, o que restou? Um cristianismo apóstata, um cristianismo sem reveladores, sem qualquer voz de Deus, sem qualquer Profeta para revelar o futuro, sem visão, sem qualquer comunicação dos céus." (Orson Pratt, Journal of Discourses, v. 18, p. 44) [situação alterada apenas na igreja SUD]
Discurso 5:
"A Igreja Católica nunca teve autoridade, ela foi fundada pelo Diabo. Reformadores protestantes não restauraram a igreja, a sua autoridade veio dos católicos que apenas tinham a autoridade do Diabo." (Orson Pratt, The Seer, p. 205, 1854)
Discurso 6:


Publicação da igreja SUD "The Seer," January, 1854. No. 1., Page 204-206



P. Os Católicos Romanos tem autoridade para batizar?
R. Não, pois não tem Apóstolos inspirados e Profetas entre eles. Eles também nào tem novas revelações, e sem essas coisas, ninguém nunca foi ou nunca será chamado para ministrar.


P. A Igreja Católica Romana é a igreja de Cristo?
R. Não, pois ela nào tem sacerdotes inspirados ou oficiantes, sem os quais a igreja de Cristo jamais poderia existir.


P. Há quanto tempo a igreja Católica Romana perdeu sua autoridade e deixou de ser a Igreja de Cristo?
R. Ela nunca teve autoridade, e nunca foi a igreja de Cristo. Consequentemente, ela nunca perdeu o que nunca teve.
P. Se a igreja Católica Romana não é a igreja de Cristo, onde estava a igreja de Cristo, uma vez que os homens inspirados foram tirados da terra?
R. Ela exisitu nos céus, onde os portões do inferno jamais prevaleceram contra ela, pois ela está construída sobre uma rocha. E os Apóstolos inspirados estão no céu com ela, onde o Salvador prometeu que sempre estaria, até o final do mundo.


P. Os grandes Reformadores Protestantes restauraram a igreja de Cristo na terra?
R. Não, pois eles não tinham apóstolos inspirados, profetas ou reveladores entre eles. Sem estes, a igreja não poderia ser restaurada.


P. Mas nenhum dos Reformadores Protestantes tinham autoridade para batizar e confirmar?
R. Nenhum deles, pois fingiam que as revelações antigas eram suficientes para reger sua fé. E que, ainda, nenhuma nova revelação era necessária. E sem novas revelações, nenhum homem pode ser chamado e autorizado a administrar as ordenanças do Evangelho.


Amenizando a doutrina:
 
“Nós afirmamos de que inspiração Divina não é limitada aos Santos dos Últimos Dias.” Elder James E. Faust [4]
 
"Todos os homens compartilham da herança de uma luz divina. Deus opera entre seus filhos em todas as nações, e aqueles que buscam a Deus lhe são permitidos mais luz e conhecimento, independente de sua raça, nacionalidade ou tradições culturais.” Elder Howard W. Hunter [5]
 
“Porque eis que o Senhor concede a todas as nações que ensinem a sua palavra em sua própria nação e língua, sim, em sabedoria, tudo o que ele acha que devem receber; vemos, portanto, que o Senhor aconselha com sabedoria, segundo o que é justo e verdadeiro..” Livro de Mórmon [6]

Doutrina 4: Como povo do convênio de Deus, os Mórmons são os escolhidos por Deus para executar sua grande e maravilhosa obra.


Discurso 1:

"Esta não é apenas uma outra Igreja. Esta não é apenas uma das igrejas da família de igrejas cristãs. Essa é a Igreja e o reino de Deus, a Igreja única e verdadeira sobre a face da terra ..." Prophet Ezra Taft Benson, Teachings of Ezra Taft Benson, p. 164-165

Discurso 2:



"Nós somos o povo de Deus, e nós não podemos prosperar com qualquer outro princípio a não ser nos apegarmos um ao outro, nos apegarmos ao nosso trabalho..." (Heber C. Kimball, Journal of Discourses 1:206 - p.207, 8 de outubro de 1852)

Discurso 3:


"O que faremos? Nós possuiremos a terra. Por quê? Porque ela pertence a Jesus Cristo, e Ele pertence a nós, e nós a Ele. Somos todos um, e tomaremos o reino e possuiremos sob os céus, e reinaremos sobre ele para todo o sempre. Agora, vós, reis e imperadores, cuidem-se, se puderem. Esta é a verdade, e isso pode ser dito neste momento como em qualquer outro momento". (John Taylor, Journal of Discourses, 1:2308 de abril de 1853)

Discurso 4:


"...vamos voltar ao princípio de legitimidade. Deus é nosso Pai legítimo, e nós somos Seus filhos, e temos essa reivindicação sobre Ele, e Ele tem esse poder sobre nós. Nós viemos a este mundo para realizar uma determinada tarefa, e nós viemos na dispensação da plenitude dos tempos, quando Deus decretou a reunião de todas as coisa sem uma ...

"por isso, é para nós procurarmos por tudo que sempre foi verdadeiro, ou que já foi desenvolvido, em qualquer período da história do homem, pois tudo pertence a nós, e tem queser restaurado , por restauração significa trazer de volta o que está perdido. (
John Taylor, Journal of Discourses 1:230,  08 de abril de 1853).

 Amenizando a doutrina:
 
“Deus usa mais de uma pessoa para a que seja cumprida sua grande e maravilhosa obra. Os Santos dos Últimos Dias não podem fazê-lo sozinho. É muito amplo, muito árduo para qualquer um. … Nós não temos nada contra os Gentios. Eles são nossos parceiros sob certo aspecto.” Elder Orson F. Whitney, citado por Elder Ezra Taft Benson[7]

Doutrina 5: Mesmo que líderes bem-intencionados de outras religiões e igrejas sejam servos vítimas do demônio eles estão enganando e levando os filhos de Deus para o mal caminho.

Discurso 1:

"Os crentes das doutrinas da cristandade moderna colherão condenação às suas almas". (Bruce R. McConkie, Mormon Doctrine, see pp. 45-46).


Discurso 2:
"Qualquer pessoa corrupta como as que receberam uma sagrada ordenança do Evangelho pelos ministros de qualquer uma destas igrejas apóstatas será enviada para o inferno com eles, a menos que se arrependa." (Orson Pratt, The Seer, p. 255).
Discurso 3:
"Os cristãos - esses pobres e miseráveis pregadores sobre os quais o irmão Brigham estava falando - alguns deles são os maiores cafetões sobre a terra e estão, ao mesmo tempo, pregando a justiça para os filhos dos homens. Os pobres diabos, eles não poderiam vir até aqui e fazer um discurso para se salvar do inferno, pois eles estão pregando sermões de seus pais - pregando sermões que foram escritos há cem anos antes de eles nascerem. ... Você pode obter um sacerdote metodista para derramar água sobre você, ou borrifá-la em você, e batizar no máximo sua face ... e você será amaldiçoado com o seu pregador. (Heber C. Kimball, Journal of Discourses, v. 5, p. 89)


Amenizando a doutrina:
 
“Nós cremos que a maioria dos líderes religiosos e seus seguidores são crentes sinceros que amam a Deus e compreendem e O servem com o melhor de suas habilidades. Nós devemos a estes homens e mulheres que mantêm a luz da fé e aprendizado vivos através dos séculos até hoje em dia . . . Nós lhe rendemos graças como servos de Deus.” Elder Dallin H. Oaks [8]

“Os grande líderes religiosos do mundo como Maomé, Confúcio e os Reformadores, assim como os filósofos incluindo Sócrates, Platão e outros, receberam uma porção da luz de Deus. Princípios morais foram dados a eles por Deus para iluminar nações inteiras e trazê-las a um nível maior de entendimento como indivíduos. … Nós cremos que Deus deu e dará a todas as pessoas conhecimento suficiente para ajudá-las em seus próprios caminhos a eterna salvação.” Elder James E. Faust[9]

Doutrina 6: As pessoas pertencem ou a Igreja SUD ou a “igreja do demônio” também conhecida como a “grande e abominável Igreja.”


Discurso 1:
"Depois que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada, havia apenas duas igrejas sobre a terra. Elas eram conhecidas, respectivamente, como a Igreja do Cordeiro de Deus e a Babilônia. Diferentes organizações que são chamadas de igrejas por toda a cristandade, embora diferindo em seus credos e organizações, têm uma origem comum. Todas pertencem à Babilônia."Apostle George Q. Cannon, Gospel Truth, p. 324
 

Discurso 2:
“… todos os sacerdotes que aderem às religiões sectárias de hoje, com todos os seus seguidores, sem nenhuma exceção, receberão a sua parte com o diabo e seus anjos ". The Elders Journal, v. 1, no. 4, p. 60

Discurso 3:
"E disse-me Ele: Eis que não há mais do que duas igrejas: uma é a igreja do Cordeiro de Deus e a outra é a igreja do demônio. E, portanto, quem não pertencer à igreja do Cordeiro de Deus fará parte da grande igreja, que é a mãe das abominações e é a prostituta de toda a terra". (1 Néfi 14:10, grifo nosso. Veja também 13:6, 14:3, 9; Alma 5:39) 

Amenizando a doutrina:
 
“Nós temos que entender que. . . não são todos que aceitarão nossa doutrina da Restauração do evangelho de Jesus Cristo... Eles se preocupam com suas famílias, do mesmo modo que nós. Eles querem fazer do mundo um lugar melhor, assim como nós. Eles são bondosos, carinhosos, generosos e fiéis, assim como procuramos ser.” Elder M. Russell Ballard [10]

Doutrina 7: Se uma pessoa não entra para a Igreja depois de aprender a respeito, esta pessoa não é honesta em seu coração.

Discurso 1:


"Todo aquele que confessar que Joseph Smith foi enviado de Deus para revelar o santo Evangelho aos filhos dos homens e colocou os fundamentos para juntar Israel e construiu o reino de Deus na terra, é de Deus; e todo espírito que não confessa que Deus enviou Joseph Smith e que ele revelou o Evangelho eterno através dele, é do anticristo".  (Journal of Discourses 8:176, 9 de setembro de 1860)

Discurso 2:
“Agora tomo a liberdade de falar mais um pouco. Se existem pessoas desprezíveis na face da terra, são os apóstatas de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Eles são traidores, que enganaram seus melhores amigos, trairam a confiança deles, e perderam todos os princípios de honra que Deus colocou dentro deles. 
"Eles podem pensar que são respeitados, mas não são. Eles estão em desgraça diante de seus próprios olhos. Não há muita honestidade dentro deles, pois eles perderam o céu, venderam seu direito de primogenitura, e traíram seus amigos. 
"O que o diabo fará com essas pessoas? Será que ele vai tê-las em seu reino? Sim, ele será obrigado, porque ele é mesmo é um apóstata. Ele apostatou do Reino Celestial, e foi empurrado para o inferno. No entanto, quando os apóstatas chegarem ao seu reino (inferno), ele dirá: 
" ‘Eu não gosto de você, porque você é tão mal como eu sou. Eu (o diabo) era um traidor e mentiroso, e eu ainda sou. Eu desprezo a mim mesmo e a todos os traidores.’ 
"Isso é tudo que eu queria dizer sobre esse assunto. Deixem os apóstatas irem.” (Brigham Young, Journal of Discourses, v. 12, pág.94)


Amenizando a doutrina:
 
“Talvez o Senhor precise de homens de fora de sua Igreja para ajudá-Lo. Eles. . . podem fazer coisas melhores pela causa de onde o Senhor os colocou, do que qualquer outro lugar. … Por conseguinte, eventualmente alguns destes recebem o testemunho da verdade; enquando outros se mantêm em suas crenças . . . as belezas e glórias do evangelho sendo cobertas de suas vistas por uma sábio propósito.” Elder Orson F. Whitney, citado por Elder Ezra Taft Benson [11]

_____________________________________________
Notas:


Andrew Ainsworth, para o site Mormon Matters, publicado em 21 de janeiro de 2008 - parte do texto traduzido por A.Flauber D.Barros e adaptado para esta postagem.
[1] Boyd K. Packer, “The Light of Christ,” Ensign, Apr. 2005, 11 (citado na página da igreja em: http://www.lds.org/ldsnewsroom/).
[2] Orson F. Whitney, Conference Report, Apr. 1921, pp. 32-33 [citado por Howard W. Hunter, "The Gospel-A Global Faith," Ensign, Nov 1991, 18].
[3] Craig L. Blomberg e Stephen E. Robinson, How Wide the Divide? A Mormon and an Evangelical in Conversation (Downers Grove, IL: InterVarsity Press, 1997), 61 (citado na página da Igreja em http://www.lds.org/ldsnewsroom/).
[4] Elder James E. Faust, “Communion with the Holy Spirit,” Ensign, May 1980, 12 .
[5] Howard W. Hunter, “The Gospel-A Global Faith,” Ensign, Nov 1991, 18 .
[6] Alma 29:8
[7] Orson F. Whitney, Conference Report, April 1928, p. 59 [citado por Ezra Taft Benson, "Civic Standards for the Faithful Saints," Ensign, Jul 1972, 59].
[8] Dallin H. Oaks, “Apostasy and Restoration,” Ensign, May 1995, 84.
[9] Elder James E. Faust, “Communion with the Holy Spirit,” Ensign, May 1980, 12
[10] M. Russell Ballard, “Doctrine of Inclusion,” Ensign, Nov 2001, 35.
[11] Orson F. Whitney, Conference Report, April 1928, p. 59 [citado por Ezra Taft Benson, "Civic Standards for the Faithful Saints," Ensign, Jul 1972, 59].

Um comentário:

  1. Estam amenizando mesmo.
    Se fosse no tempo de Joseph isso não aconteceria.
    Nas aulas estam evitando até falar mal deoutras Igrejas.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.