Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

O LIVRO DE ABRAÃO - CONTROVÉRSIAS - parte 1

PRÉVIO                                                                            POSTERIOR
 

CONTROVÉRSIAS - parte 1

Traduzido e adaptado de 20 truths about Mormonism

Uma das alegações da divindade do chamado de Joseph Smith repousa na tradução que ele fez a partir dos papiros egípcios que comprou, juntamente com algumas múmias.  Se ele de fato traduziu um antigo registro do patriarca Abraão, através do poder de Deus, ele foi o profeta e vidente que afirmava ser.  No entanto, se o Livro de Abraão é uma invenção, Joseph foi uma fraude.

Em julho de 1835, um irlandês chamado Michael Chandler trouxe uma exposição de quatro múmias egípcias e papiros para Kirtland, Ohio, o então lar dos mórmons. Os papiros continham hieróglifos egípcios que intrigaram Joseph Smith.

Como profeta e vidente da Igreja, Joseph teve permissão para visualizar o rolos de papiro e pronunciou uma descoberta maravilhosa:

"... Com WW Phelps e Oliver Cowdery como escribas, eu comecei a tradução de alguns dos caracteres ou os hieróglifos e, para nossa alegria, descobri que um dos rolos continha os escritos de Abraão, outro os escritos de José do Egito, etc - a descrição mais completa já apareceu de sua época, conforme eu continuava a  examinar ou desdobrá-los. Verdadeiramente podemos dizer, o Senhor começa a revelar a abundância da paz e da verdade. " (History of the Church, vol. 2, p. 236).

Surpreendido pela sua boa sorte em encontrar não só os escritos do patriarca bíblico Abraão, mas também os de José do Egito, vários membros da Igreja juntaram seu dinheiro e compraram os papiros e múmias de 2.400 dólares. Após cerca de sete anos, Joseph terminou a tradução do pergaminho que ele chamou de Livro de Abraão, mas ele morreu antes de traduzir o Livro de José a partir dos papiros.

Wilford Woodruff registrou em seu diário, em 19 de fevereiro de 1842, que o Livro de Abraão foi literalmente escrito pelo próprio Abraão. Isto o tornaria a única cópia original existente de um livro bíblico. A data do registro de Abraão (cerca de 2.000 aC) seria cerca de 500 anos antes do Livro do Génesis, de autoria de Moisés, entre 1440-1400 aC.

"Joseph, o Vidente apresentou-nos parte do Livro de Abraão, que foi escrito pela própria mão deste, mas que foi oculto do homem durante os últimos quatro mil anos, mas que agora veio à luz através da misericórdia de Deus." (Diary of Wilford Woodruff, entry of February 19, 1842, LDS archives; also in Jay M. Todd, The Saga of the Book of Abraham (Salt Lake City, Utah: Deseret Book Co., 1969), p. 221

O Livro de Abraão é, portanto, considerado pela Igreja SUD, ter sido escrito pelo próprio Abraão, como mostrado no prefácio do próprio livro:

“LIVRO DE ABRAÃO
TRADUZIDO DO PAPIRO POR JOSEPH SMITH



A PEDRA DE ROSETA
Essa pedra é um grande bloco de granito, facilmente confundido com basalto. Foi descoberta em 1799 por homens sob o comando de Napoleão Bonaparte enquanto cruzavam a região de Roseta, no Egito. 

O texto nela contido foi fundamental para a compreensão dos hieróglifos. 

Champollion
Este foi compreendido pela primeira vez por Jean François Champollion em 1822 e por Thomas Young em 1823, comparando a versão em hieróglifos com a em grego. Ele refere-se à um decreto de Ptolemeu V Epifânio, do Egito ptolomaico.


Os estudos da recém-descoberta Pedra de Roseta* mostraram que ela continha escritos em Hieróglifos Egípcios, Egípcio demótico (forma abreviada dos hieróglifos egípcios) e em Grego.








Os três tipos de escritos na Pedra de Roseta.




Cartucho com o nome de Ptolomeu - da Pedra de Roseta
A primeira palavra do texto em grego da Pedra de Roseta que Champollion identificou entre os hieróglifos foi o nome de Ptolomeu, formado por oito sinais envolvidos por um cartucho. 

Obelisco Philae



Com a descoberta de um Obelisco* em Philae, que também continha textos grafados em hieróglifos, demótico e grego, finalmente os hieróglifos tornaram-se mais claros para Campollion.



Posteriormente, este obelisco foi levado para a Inglaterra por W. J. Bankes em 1819





Cartucho com o nome de Cleópatra - do Obelisco

Nele aparecem, também dentro de cartuchos, os nomes do faraó Ptolomeu Evergetes II, e, pelo que pode ser deduzido pela inscrição grega ao pé do obelisco, o de sua esposa Cleópatra III.


COMPARAÇÃO



Comparação entre os dois cartuchos
Comparando os cartuchos de Ptolomeu e Cleópatra, notou que possuíam em comum os sinais que representavam as letras P, T, O e L

Havia um pequeno complicador porque os dois sinais para a letra T eram diferentes em ambos os cartuchos. 

Ele deduziu, acertadamente, que eram sinais homófonos, isto é, eram símbolos iguais para o mesmo som como o que acontece, por exemplo, com F e PH


A conclusão lógica foi a de que alguns hieróglifos tinham mesmo o valor de letras.

Alfabeto egípcio
Na evolução de seus estudos, Champollion começou a deduzir os princípios da escrita egípcia. Considerando os símbolos isoladamente e tomando seus nomes em copta, percebeu a equivalência entre o valor do hieróglifo e a primeira letra da palavra naquela língua. 


Por exemplo, o leão, pronunciado labor em copta, tinha o valor da letra L; o desenho da mão, toot em copta, tinha o valor da letra T; o desenho da boca, ro em copta, tinha o valor da letra R, e assim sucessivamente. 

Finalmente, seus estudos forneceu a chave mestra para decifrar a línguagem egípcia (Leia mais AQUI).  



* Atualmente, a Pedra de Roseta encontra-se no Museu Britãnico, em Londres, e o obelisco de Philae, no Estado de Kingston Lacy, em Dorset,ambos no Reino Unido.


O conhecimento da língua egípcia, por sua vez permitiu aos peritos avaliarem objetivamente a tradução de dos papiros feita por Joseph. 


Inicialmente, pensou-se que os  papiros sido destruídos no Grande Incêndio de Chicago, em 1871. No entanto, os egiptólogos ainda poderiam estudar os três Fac-símiles incluídos no Livro de Abraão, bem como tradução de Joseph destes Fac-símiles. 

Os Fac-símiles são 3, que encontram-se a seguir, e estão publicados na Pérola de Grande Valor - 

Fac-Símile 1 - http://scriptures.lds.org/pt/abr/fac_1
O primeiro estudo foi realizado por M. Theodule Deveria do Louvre, em Paris. Deveria era capaz de decifrar os nomes e títulos dos vários deuses e deusas egípcios, bem como o nome do morto egípcio para quem o livro fora originalmente elaborado. Quanto Fac-símile n º 3, ele escreveu:

"O falecido é liderado por Ma até a presença de Osíris. Seu nome é Hórus, como pode ser visto na oração que está no fundo do quadro, e que é dirigida às divindades dos quatro pontos cardeais." (Voyage au Pays des Mormons (Paris, 1860).

Deveria reconheceu os três Fac-símiles como documentos funerários egípcios comuns e concluiu que as interpretações de Joseph eram um absurdo.

Em 1912, a tradução de Smith seriamente questionada por um reverendo episcopal chamado Franklin S Spaulding.  

Spaulding publicou um livro de 31 páginas intitulado "Joseph Smith, Jun., As a Translator". Nele, estão inclusos os resultados de oito acadêmicos que examinaram os Facsímiles, ou desenhos, que são encontrados no Livro de Abraão. Todos os oito acadêmicos que responderam foram unânimes na condenação das traduções de Joseph como sendo incorretas.

Os mórmons responderam solicitando os serviços de um homem chamado JC Homans, que escreveu sob o pseudônimo de "Dr. Robert C. Webb, Ph.D."  

Homans não era nem um egiptólogo e nem sequer possuía um doutorado. Apesar de seus argumentos não convencerem os verdadeiros doutores da área, eles foram suficientes para aplacar os SUDs fiéis, e novamente o "testemunho" reinou sobre os fatos.



Abaixo, o relato dos outo acadêmicos:

Dr. Arthur Mace, curador assistente para o Departamento de Arte Egípcia do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, explicou:

"O Livro de Abraão, é desnecessário dizer, é uma invenção pura. Os desenhos 1 e 3 são cópias imprecisas de cenas bem conhecidas em papiros de funerais, e o desenho 2 é uma cópia de um dos discos mágicos que, no final do período egípcio, eram colocados sob as cabeças das múmias. Há cerca de quarenta destes últimos conhecidos em museus e todos eles são muito semelhantes nos seus caracteres. 

"A interpretação de Joseph Smith desses desenhos é uma miscelânea de besteiras do começo ao fim. Os caracteres egípcios agora podem ser lidos quase tão facilmente como o grego, e um estudo de cinco minutos em uma galeria de qualquer museu egípcio deve ser suficiente para convencer qualquer homem educado da inépcia deste impostor." (F.S. Spalding, Joseph Smith Jr., As a Translator, 1912, p. 27)
Dr. A. H. Sayce de Oxford, Inglaterra, concordou:
"É difícil lidar seriamente com a fraude descarada de Joseph Smith. O Fac-símile do Livro de Abraão n º 2 é um hipocéfalus comum, mas os hieróglifos sobre ele foram copiados de maneira tão ignorante que dificilmente um deles está correto. Preciso de pouco dizer que Kolobe e companhia são desconhecidos na língua egípcia. Smith transformou uma deusa em um rei e Osiris em Abraão." (Ibid., p. 23)

Dr. W.M. Flinders Petrie da Universidade da London University escreveu:
"Examinei os exemplares da "Pérola de Grande Valor". Em primeiro lugar, são cópias (muito mal feitas) de conhecidos temas egípcios, dos quais tenho dezenas de exemplares. Em segundo lugar, todos eles são de muitos séculos depois de Abraão".

"As tentativas de adivinhar o significado deles e as professas explicações são absurdas demais... Pode-se dizer com segurança que não existe uma única palavra que seja verdadeira nessas explicações." (Ibid., p. 24)

Dr. James H. Breasted, PhD do Museu Oriental Haskell, da Universidade de Chicago, declarou:

"Será visto, então, que se Joseph Smith podia ler a escrita egípcia, sua capacidade de fazê-lo não tinha qualquer ligação com decifrar os hieróglifos, de acordo com os estudiosos europeus ...

Os três Fac-símiles em questão são representações que vão e tem sido encontradas em inumeráveis túmulos egípcios ... O ponto é, então, que ao publicar estes Fac-similes dos documentos egípcios como parte de uma revelação única para Abraão, Joseph Smith atribuiu a Abraão não três documentos únicos e que não existem outros exemplares, mas atribuiu a Abraão uma série de documentos que eram propriedade comum de toda uma nação, de pessoas que os empregaram em cada enterro, que se prepararam ...

O Fac-símile número 2 representa um pequeno disco ... comumente chamado entre os egiptólogos um hipocéfalus ... Esses não entraram em uso até o final do século antes da era cristã. Eles não apareceram em qualquer enterro egípcio até mais de mil anos depois da época de Abraão. Eles não eram conhecidos no Egito nos dias de Abraão.

O Fac-símile n º 3 ... Este cenário novamente é retratado inúmeras vezes em papiros de funerais, túmulo e caixões e paredes dos templos do Egito. Nenhuma representação do cenário, até agora, foi encontrado no Egito -  embora tenhamos milhares dele -  com datas anteriores a 500 anos após a época de Abraão, e pode-se afirmar como certeza que a cena era desconhecida até aproximadamente 500 anos após os dias de Abraão." (Ibid., pp. 24-27)


Dr. A.H. Sayce, Oxford, England:

"É difícil lidar, de forma séria, com a fraude imprudente de Joseph Smith."


Dr. John Peters, Univ. da Pensilvânia: 
 
"As placas contidas na 'Pérola de Grande Valor' são bastante cômicas e uma imitação muito ruins quando comparadas com as originais egípcias".
 
Rev. Prof C.A.B. Mercer, Ph.D., Western Theological Seminary, Custodian Hibbard Collection, Egyptian Reproductions:
 
"... as notas explicativas de seu Facsímile não podem ser levadas a sério por qualquer acadêmico, pois elas parecem ser, sem dúvida, obra de pura imaginação."
 
Dr. Edward Meyer, da Universidade de Berlim:
 
"O papiro egípcio que Smith declarou ser o 'Livro de Abraão', e 'traduziu' ou explicou de sua maneira fantástica, e dos quais três exemplares estão publicados na 'Pérola de Grande Valor', faz parte do conhecido 'Livro dos Mortos'. Embora as reproduções sejam muito ruins, qualquer um pode reconhecer facilmente as cenas familiares deste livro."
 
Dr. Friedrich Von Freiheer Bissing, professor de Egiptologia na Universidade de Munique:
 
"Um estudo cuidadoso convenceu-me que Smith provavelmente acreditava seriamente ter decifrado os hieróglifos antigos, mas ele fracassou totalmente. O que ele chama de 'Livro de Abraão' é um texto fúnebre egípcio, provavelmente não mais antigo do que a era Grega."
 
Assim, com base nos elementos fornecidos apenas pelos Fac-símiles, os estudiosos concordaram que a tradução de Joseph estava errada. Além disso, determinou-se que Abraão não poderia ter possuído esses Facsímiles pelo menos nos casos nº 2 e 3, que passaram a existir apenas muito tempo de após a vida de Abraão.



Posteriormente, faremos uma análise dos textos que se encontram entre os Facsímiles 1 e 3.




Outras figuras:
Local onde se encontra o Obelisco Philae - Wimborne,






Símbolos com significado de palavras ou idéias (ideogramas)


Outros ideogramas




35 comentários:

  1. Investigadora: Resumindo tudo, entendi que tudo não passou de uma grande farsa e uma grande invenção (mais uma invenção de J. Smith), os papiros egípcios nada tem a ver com Abraão ou Moisés, pura invenção dele! Depois de tudo o que foi escrito e provado (note bem: provado que não era verdadeira a tradução dos papiros feita por Smith), os mórmons ainda alegan "inocentemente" que tudo foi inspiração e revelação, tocando tudo para a frente, aconselham os membros a terem fé e orarem e nunca questionarem nada, mas considerar tudo como como revelação e inspiração, tal qual como ocorre com o Livro de Mórmon, D&C, etc...
    Num mundo civilizado há ainda quem crê em Papai-Noel, Fadas, Duendes, etc. Seria esse o caso dos mórmons?

    ResponderExcluir
  2. Mário

    Exatamente. Tudo em prol de manter a igreja em pé!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. já ouviu falar do Espírito Santo ??? Ele confirma a verdade de todas as coisas, você mencionou somente fatos históricos, com base naquilo que lhe agrada, mas duvido que tenha dobrado teus joelhos e perguntado a Deus se esses escritos são realmente verdadeiros. Se fosse mentira, como mais de 14 milhões de pessoas afirmam ter recebido a mesma resposta que eu também recebi ?

    ResponderExcluir
  4. Elandro

    Duvide do que quiser, o direito é todo teu.

    E não são 14 milhões, são beeeeeeem menos, mas enfim... por que tantos outros receberam a confirmação da verdade de suas religiões????

    Veja só no Brasil, de acordo com o CENSO (e não com as publicações da igreja) quantos receberam essa confirmação da verdade para coisas diferentes:

    Assembleia de Deus - 8.418.140
    Batista - 3.162.691
    Congregação Cristã no Brasil - 2.489.113
    Espírita - 2.262.401
    Universal do reino de Deus - 2.101.887
    Evangelho quadrangular - 1.318.805
    Testemunhas de Jeová - 1.104.886
    Adventista - 1.209.842
    Luteranas - 1.062.145
    Presbiteriana - 981.064
    Metodista - 340.963
    Mórmon - 199.645

    E nào me fale que números nào interessam, pois seu post está baseado em números.

    Muito menos aceito a ladainha que "o que eles sentiram nào é o Espírito Santo".

    Abs

    ResponderExcluir
  5. A inteligência quando refletida na capacidade de raciocinar, de agir, usando suas faculdades de maneira prática e objetiva, percebendo minuciosamente detalhes que para outros estão ocultos, colocando suas idéias a frente de outras pessoas quanto às suas capacidades ao esclarecer o óbvio. Essas pessoas que gozam da genialidade utilizam sua inteligência em alto grau, uma mente criativa, lúcida e difícil de acompanhar, porque já está há anos-luz em relação aos demais.
    Não é estranho estudarmos sobre Copérnico e lermos sobre as críticas dos grandes estudiosos atribuindo loucura e ingenuidade, sendo tratado com desconfiança e hostilidade, até mesmo pelos ilustres Lutero e Calvino e por muitos outros tão letrados de sua época. Assim como Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei... Todos procuraram provar suas teorias com os estudos, porém muitos outros com a inspiração divina descobriram "por acaso" (como Colombo) o que estava além do raciocínio mediano, contrariando as tantas evidencias de sua época. Os que gozam te tal inteligência e possuem o Dom do Espírito podem ser levados a vislumbrar o que a mente carnal, muitas vezes limitada, não pode.
    O que leva uma pessoa a ler o nome de alguém como Dr. James H. Breasted ou Dr. Flinders Petrie e atribuir confiança por seu estatus acadêmico é o mesmo que leva outra a aceitar algo por vir de uma pessoa que é tida como "Um Profeta de Deus": fé.
    Assim como para os grandes estudiosos do passado era fácil simplesmente alegar que o sol é quem girava em torno da Terra, apresentando indícios que não passavam da compreensão dos próprios olhos, sem criar algo plausível para refutar a tese apresentada, foi fácil para os Doutores alegarem falsidade com base nos documentos que já estão familiarizados. Eu gostaria de ler uma tradução tão detalhada quanto a apresentada pelo Profeta, esclarecendo cada ponto "controverso", criando uma tese melhor e não simplesmente anulando por possuir um "Dr." antes de seu nome.

    ResponderExcluir
  6. Ainda em tempo:
    Li o link que vossa senhoria iria postar (os próximos capítulos sobre o assunto). Achei MUITO INTERESSANTE, são realmente argumentos plausíveis.
    Para minha curiosidade intelectual o que foi apresentado é sanável, porém como disse antes, tanto para acreditar nos Doutores quanto para acreditar em Joseph Smith, eu preciso de fé, pois não sei egípcio e terei que estabelecer critérios e atribuir valores. Talvez vossa grande sabedoria refute facilmente minhas palavras, prezada historiadora, mas meus sentidos: TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR e OLFATO podem ser facilmente ludibriados, por isso atribuo valor considerável ao que sinto. Aquilo que serenamente compartilhou não ter recebido após muito buscar, não posso negar que recebi. Mas deixo aqui o meu MUITO OBRIGADO por tudo o que tem acrescentado de bom ao meu conhecimento!

    ResponderExcluir
  7. Daniel

    Creio que você fez uma miscelânia em seu comentário, misturando ciência com profetas, e invertendo os sentidos.

    Primeiro, Colombo NÃO descobriu nada por acaso. Aliás, se você estudar profundamente a história, verá que Colombo é tido como um dos grandes impostores, pois vários outros exploradores já haviam estado nas Américas, e ele ainda promoveu uma matança sem limites.

    Gostaria que você citasse uma contribuição científica inspirada pelo Espírito Santo. Eu, particularmente, nõa conheço absolutamente nenhuma.

    Conheço histórias de pessoas que estudam dia e noite um assunto, por certo tempo, e até sonham com isso. E aos poucos, as respostas aparecem. Isso não é Espírito Santo, mas a mente trabalhando, e a CIÊNCIA já mostrou como isso funciona.

    Quanto à sua frase "foi fácil para os Doutores alegarem falsidade com base nos documentos que já estão familiarizados", creio ser um tanto sem sentido.

    Estes DOUTORES, estudiosos que conhecem cada hieróglifo egípcio e seu significado, simplesmente viram o significado que Joseph Smith deu à eles e, obviamente, viram que era uma fraude.

    Como você ainda se recusa a acreditar no signifcado real dos hieróglifos? Creio que se você usar o google, encontrará vários hieróglifos e seus significados, inclusive os que estão nos Livros dos Mortos.

    Estude por você, use sua inteligência e não fabrique respostas que sejam confortáveis ao seu status quo.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Daniel

    "tanto para acreditar nos Doutores quanto para acreditar em Joseph Smith, eu preciso de fé, pois não sei egípcio"

    Mas milhares de pessoas sabem. Não pela fé ou por sentimentos, que são efêmeros, mas pela inteligência e estudo. Como já disse, qualquer livro que trate do assunto poderá esclarecê-lo CIENTIFICAMENTE.

    E tenho certeza que cada vez que você refuta o conhecimento e a inteligência humana em favor dos sentimentos, você vai totalmente contra qualquer doutrina divina.

    "TATO, VISÃO, AUDIÇÃO, PALADAR e OLFATO podem ser facilmente ludibriados, por isso atribuo valor considerável ao que sinto. "

    Aqui existe uma contradição enorme, pois tato, visão, paladar e olfato e audição são SENTIDOS! Aliás, as emoções são despertadas por estes sentidos....

    E eles todos, os CINCO SENTIDOS, quando ludibriados, geram emoções errôneas também. Por isso, o uso da racionalidade nos impede de agirmos apenas por nossos sentimentos (ou seja, pelas nossas emoções).

    Ou você acredita no homem natural, aquele incapaz de raciocinar e que só age por emoções/desejos/instintos?

    Pense bem.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Cara historiadora, ao alegar que confio mais em meus sentimentos do que nos 5 sentidos referia-me as tantas ocasiões Bíblicas ou não em que pessoas fizeram ou alegaram coisas que estavam acima da compreensão humana e poderiam ser confundidas como "milagres" por operar de maneira incomum às leis naturais. A eficácia de um milagre ficaria inatingido se não levasse o público a se admirar, maravilhar, ponderar e inquirir ao Senhor por uma confirmação espiritual. Mera surpresa ou deslumbramento podem ser produzidos por artifícios e passes de mágica. Hoje em dia seria cômico se David Copperfield alegasse autoridade divina para fazer o que faz, mas encontramos relatos (principalmente nas escrituras) de muitos que já o fizeram, talvez ainda o façam e já fomos advertidos que muitos ainda serão enganados. O raciocínio é parte fundamental da provação e deve ser exercida, porém buscar uma explicação lógica para tudo nem sempre será possível, por isso fico com a resposta de Néfi ao ser questionado pelo Anjo: "Sei que [Deus] ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas".
    Os avanços da tecnologia muitas vezes nos fazem céticos à possibilidade de intervenção divina em seu processo de desenvolvimento: Telégrafo, telefone sem fio, transmutação da energia mecânica ou nuclear em eletricidade, com suas múltiplas aplicações atuais (luz, comunicação etc), motor a combustível, navegação aérea, não são considerados milagres na concepção humana por serem até certo ponto compreendidos e controlados pelo homem.
    Aprendemos que plantando a semente de uva em solo adequado e cultivando adequadamente pode contribuir para o crescimento de uma vinha madura e frutífera que ao passar por um processo comum do lagar e armazenamento podemos ter uma boa qualidade de vinho, porém haveria "menos milagre" no que chamamos de curso natural do desenvolvimento de uma planta? O crescimento de raiz, caule, folhas e fruto com seu néctar, embora conheçamos os passos que levam ao seu desenvolvimento não podemos plenamente controlá-los, mesmo com os avanços da genética, assim como o que pareceu sobrenatural na trasmutação da água em vinho por Jesus Cristo eu posso refutá-lo por não conhecer uma explicação científica que me permita conceituar e controlá-lo ou reconhecer a operação de um poder que transcende nossa atual percepção humana. Negar a realidade de algo, baseado em que, por não podermos compreender ela não existe, é arrogar à mente humana o atributo da onisciência.
    Por isso REAFIRMO, prefiro confiar no que chamamos de "sentimentos".

    ResponderExcluir
  10. Se estudardes a fundo a história de Colombo, perceberá que ele não foi nenhum impostor, ele morreu pensando que havia apenas encontrado uma nova rota para as índias (por que você acha que as américas levaram o nome do italiano Américo Vespúcio? E não de Colombo?) Se ele se motivou a vir por indícios de outros navegadores de que tinham chegado a ilhas estranhas ou se por apenas ter fitado os olhos no horizonte e percebido que as embarcações não sumiam por haver um "abismo" (como era ensinado pelos doutores de sua época) e sim pela Terra ser redonda como uma laranja,(mas se alegasse isso seria morto por heresia) não o faz nenhum impostor. O fato de ter falado de Colombo, foi porquê em determinado momento não haveria mais provisões para a tripulação se continuassem, o chamado hoje em dia na aeronáutica como "o ponto que não tem retorno", ou você volta de onde saiu daquele ponto ou terá que chegar em algum lugar pois não terá combustível. Foi nesse momento em que sentiu-se inspirado a continuar. Se quiseres atribuir influência do Espírito, aí depende do seu olhar crítico, assim como a todos os demais cientistas, se você aceita que existe um Deus e compreende qual é seu objetivo com a raça humana, perceberá que toda e qualquer boa criação ou desenvolvimento é para beneficiar sua obra. Você poderia me indicar algum avanço CIENTÍFICO significativo na idade média ou idade das trevas? Creio que só ocorreu após a restauração do evangelho.
    E outro detalhe, prezada historiadora, não foi Colombo que introduziu a matança dos índios, se estudardes verás que seu projeto para o NOVO MUNDO não foi aceito pela Nobreza e pelo Clero, os verdadeiros assassinos. Por isso ao rebelar-se passou boa parte de sua vida preso. Sob a justificativa de que era lunático, ou seja, por descordar dos Doutores de sua época.
    (E olha que nem foi a FARMS que alegou isso,pode ler ser medo) rsrs
    Porém se mais uma vez quiseres lançar seu olhar crítico e racionalizar, como os antropólogos adoram fazer, a tal ponto que pelo fato de ele, o HOMEM BRANCO ter levado os outros homens brancos aos índios, então ele é o responsável, fique a vontade, mas como vossa senhoria disse, ele foi uma farsa, outros exploradores já haviam chegado às américas antes dele então ele não foi responsável pela matança sem limites, deixe o pobre Colombo descansar em paz, se não daqui a pouco farás outro blog "Investigações sobre Colombo". (rsrs)

    ResponderExcluir
  11. Daniel

    Você perde, aqui, uma boa oportunidade de reciclar as informações que tem sobre Colombo, e opta por manter as velhas e idealizadas.

    Não sou eu quem vai mudar isso, pois está é a sua opção.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Daniel

    A opção de confiar mais nos seus sentimentos que na sua razão também é apenas tua... não vou nem quero mudar isso.
    E discordo totalmente do seu exemplo da germinação até a semente transformar-se em uma videira. Podemos SIM controlar cada passo desse desenvolvimento em laboratóri. Nõa há nenhum milagre niss,

    Quanto ao milagre de transformar água em vinho.... há tantas controvérsias. Como, em um casamento tão grande, os jarros estariam vazios e Jesus precisaria pedir para enchê-los de água?

    E se nào me engano, era tradição mantê-los todos cheios...

    Enfim, cada um acredita no que quiser, certo?

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Investigadora,

    pelo jeito vc não acredita em nada, porque a crença é uma coisa que não depende de evidências e sim dá fé.

    Saber é diferente de acreditar. Quando se acredita, não se tem uma confirmação física e racional para tal. Isso só acontece quando se sabe de algo, que se mostrou verdade pelas evidências.

    Portanto, se torna contraproducente você tentar contestar coisas que só são conhecidas através da fé, que nada têm haver com evidências ou estudos científicos.

    Quem crê, pela fé, jamais vai concordar com as coisas que você posta aqui neste seu blog. Os que concordam com a sua verdade são pessoas como você, que não acreditam no mundo espiritual, que são céticos e ateus, porque negam a existência de um Deus, de um ser superior, capaz de criar tudo que conhecemos e saber muito mais que todos os cientistas e doutores do mundo.
    Que Deus tenha misericórdia de você pois, como dizem as escrituras você "não sabe o que fala".
    Abraços,
    Bianca

    ResponderExcluir
  14. Bianca

    Não sou eu quem precisa da misericórdia de Deus, mas sua mente.

    Ela está tão bagunçada que não segue uma lógica mínima ao escrever.

    Veja sua confusão absurda:

    1 - "Quando se acredita, não se tem uma confirmação física e racional para tal"

    2 - "coisas que só são conhecidas através da fé,"

    Fé não é e nunca será conhecimento. Conhecimento é estudo, e PROVA é dada pela confirmação física e repetição do processo.

    Você tem fé na igreja, você tem fé no que te falam, você conhece a teoria. Mas você NÃO SABE que essas coisas são verdadeiras, porque nada foi confirmado, fisica ou experimentalmente.

    Quando vocês SUDs pararem com essa mistura absurda e com esse erro de linguagem, talvez consigam clarear suas mentes.

    Viu como fica muito feio falar publicamente que sou eu quem nào sabe o que fala?

    Aliás, muito obrigada por me avisar quefaço parte daqueles que "não acreditam no mundo espiritual, que são céticos e ateus, porque negam a existência de um Deus"

    Que coisa!!!! Cada vez vocês inventam coisas novas.... a imaginação SUD é bem fértil mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Investigadora:

    Sobre o CENSO que você postou aqui, você deve bem saber que o método de estatística do IBGE é perguntando a cada pessoa qual é a religião dela, então esses números são incorretos. Ex:

    Eu nasci e fui batizado na Igreja Católica; mas por algum motivo mudei de religião, para o budismo.

    Se o CENSO perguntar pra mim, direi que sou budista.

    Mas pelos registros na Igreja Católica, eu continuo sendo católico.

    Portanto, o recenseamento é a forma mais imprecisa de se dizer a quantidade de membros de uma denominação, uma vez que este método leva em conta o que o cidadão diz, e não o que está registrado de fato.

    Então, é perfeitamente possível que todos esses dados do CENSO sejam muito imprecisos com a realidade.

    ResponderExcluir
  16. Agora, sobre seu post a respeito do Livro de Abraão; quero lembrá-la que por muitas vezes o conhecimento humano já foi desmentido. Ex:

    Quando Nicolau Copérnico defendeu a teoria heliocêntrica, dizendo que a Terra era redonda e que orbitava ao redor do Sol, foi ridicularizado e condenado à morte, pois tal conhecimento era um absurdo. Hoje, sabemos que é verdade, que Copérnico estava certo, e o mundo estava errado;

    Quando Albert Einstein, na teoria da relatividade, afirmou que tanto espaço quanto tempo eram relativos, ou seja, o tempo poderia passar mais rápido para um corpo em velocidade maior no universo em comparação com outro em menor velocidade, o mesmo acontecendo com as medidas de espaço, que poderiam ser menores para um corpo em maior velocidade, foi ridicularizado. Hoje, sabemos pelo próprio LHC, ou acelerador de partículas, que ele estava certo, e o mundo estava errado;

    Quando os cientistas modernos defenderam que no vácuo não há ausência de matérias, mas sim presença de antimatérias, que são matérias sim, mas com estrutura diferente das "matérias-padrão", foram contestados. Hoje, é quase tido como uma verdade, que eles estavam certos, e o mundo estava errado.

    Por muitas vezes o mundo estava errado em acreditar em algo tido como um dogma. Não reivindico a verdade absoluta, pois sei que muitas coisas que conheço podem não estar de acordo com a verdade. Então, nunca passou pela sua mente que toda esta ciência pode, mais uma vez como muitas ao longo de nossa história, não ser correta, e que de fato, seguir nossos corações parece mesmo ser a base de crença mais segura que dispomos?

    ResponderExcluir
  17. Jonas

    Engano SEU.

    Como contar como membros da igreja aqueles que já mudaram de religião?

    o CENSO é o que indica precisamente os MEMBROS ATIVOS de uma religião, e não os membros que entraram por uma porta e saíram por outra.

    A igreja SUD faz isso. E sinceramente, qual o sentido de dizer que no Brasil ela possui 1 milhão de membros, quando só há 200 ou 300 mil ativos?

    Muita ingenuidade.

    ResponderExcluir
  18. Jonas

    Suas argumentações chegam a ser pueris.

    Apenas corrigindo-o, o espaço nào está repleto de anti-matéria, mas sim de matéria negra.

    Leia as demais postagens sobre o Livro de Abraão. Ele está totalmene desmascarado, e nào há como fugir disso.

    A língua egípcia já foi muito bem compreendida, e hoje os egiptólogos alêem sem nenhuma dificuldade, como se lessem qualquer lingua viva.

    Leia o restante. Você verá que tem um certa razão: esse livro já foi totalmente desmascarado, ridicularizado, e não há como voltar atrás. Até a "fonte de inspiração" de seu conteúdo já foi encontrado, com o nome assinado de Hyrum Smith.

    Continue estudando ao invés de ir contra tudo o que lê.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Oi investigadora, tudo bem? Vejo que vc ainda tem forças para continuar este grande trabalho e dar as respostas necessárias aos pobres membros que ainda insistem em justificar o livro de Abraão.
    Eu já li tudo e assisti a todos os documentários e notei que ainda faltou uma observação, que humildemente digo que não foi minha e sim de minha professora de História da Arte na faculdade.
    A escrita artística (hieroglifo egípcios)que contém diversas figuras humanas como característica principal, raramente apresentam um personagem CARECA como está relatado o sacerdote idólatra de Elquena no facsimile numero 1. Um sacerdote, então, NUNCA. Até os camponeses eram relatados artisticamente com cabelos e os egípcios eram muito vaidosos e geralmente faziam o uso de diversos adornos sobre a cabeça para diferenciação de castas e posição social.

    Além disso minha professora reconheceu as vestes de Anúbis, mesmo que, muito mal desenhadas por Joseph Smith. ela quase que, de imediato, desconfiou que poderia ser Anúbis sem a cabeça do chacal e logo depois ela me mostrou um quadro um pouco diferente do Facsimile, porém, com os mesmos objetos que representavam um funeral egipcio, com vasos canóticos, altar, Orus e Anubis completo sem a cabeça humana. Existem vários desenhos que relatam esse tipo de situação ao qual joseph se enganou redondamente e pelo fato dos pergaminhos já estarem junto de múmias,qdo ele os comprou, as evidencias de que são documentos funerários são incontestáveis.
    Observando bem, me parece que Joseph copiou a cabeça do defunto que está sobre o altar, talvez este seja o único momento em que alguém é relatado careca, qdo morto, no entanto, Josepf não conhecia os costumes da sociedade egipcia e deixou escapar esta gafe.
    Naquela época eu frequentava a igreja, resolvi mostrar aquela figura à professora, na frente de vários colegas de classe, pensando que seria interessante. Imagine agora como eu fiquei e que vergonha e decepção numa só paulada. Entrei na Net e vi um relato em espanhol do Elder moura (Os segredos de JS)
    Confesso eque cheguei a passar mal, mas nunda duvidei das evidências. sai da igreja imediatamente, achei o seu blog logo depois e fiquei sabendo de muito mais coisas e agradeço muito.
    Não há hoje dentro da igreja nem mesmo em Salt Lake, um "lider" que possa justificar esse engôdo, nem mesmo com um trilhão de palavras, eles falam em espirito, pois o espírito me tocou tão profundamente sobre essa verdade, que fiquei aliviado quando resolvi abandonar qualquer forma de contato. e
    Eles ainda me procuram para esclarecer o episódio mas eu não os atendo.
    O conhecimento realmente liberta o homem, mas temos que buscá-lo e aceitá-lo, devemos , como o apóstolo Paulo disse, verificar todas as coisas e reter o que é bom, mas eles só querem reter o que interessam pra eles e continuar a acreditar num deus que os homens criaram ao invés do Deus que criou o homem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, para quem tem um google a mão! qualquer gato passar por lebre. bom, se é que entendeu.

      Excluir
    2. Não, você nào foi claro. Ou falou uma grande besteira ou falou algo sensato. Mas sua frase realmente nào tem sentido.

      Excluir
    3. Não tinha visto esta resposta ao meu comentário... mas para quem quer que fez, digo que, como todo covarde que atira uma pedra e foge, assim é a a maioria dos infelizes membros que tentam sem sucesso nos descreditar e depois perde a classe. Tenha argumentos para debater educadamente e estaremos prontos para responder de acordo com o que sabemos e podemos provar, não precisamos passar por "gatos" ou usar qualquer outro artifício para enganar, a maioria dos que criticam com convicção, são ex-membros que conhecem muito bem o assunto abordado.

      Excluir
    4. Silvinho

      Às vezes publico algumas respostas mórmons aqui apenas para expô-los. Eles nào tem argumentos racionais, e escrevem várias besteiras. Neste momento, estou em dúvida sobre se publico várias respostas de uma mesma pessoa, mórmon, para diversos posts, ou se simplesmente jogo na fogueira da "voz do povo mórmon". Porque responder sempre a mesma coisa, e ler desaforos cansa demais....

      Abs

      Excluir
  20. Silvinho

    Desculpe-me a demora na resposta. Na verdade, havia respondido, mas por algum motivo não foi publicado.

    Achei seu comentário extremamente interessante. Não sabia sobre o detalhe da representação dos carecas - ou melhor, a ausência dela! Isso com certeza acrescenta muito mais ao blog.

    Imagino que tenha sido muito difícil, dentro da certeza que você tinha (e que todos nós, como ex-mórmons, já tivemos), ver que nada daquilo que você acreditava era apoiado pela ciência.

    Mas essas quedas são importantes, pois são elas que nos fazem acordar e começar a ver a realidade. Por isso, devo parabenizá-lo pela força e coragem de ter prosseguido, mesmo diante da dor de se sentir enganado pela igreja.

    Obrigada novamente por compartilhar suas experiências e dar-nos essa informação preciosa.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Pois é me parece que, com certeza, não foi no Egito que nasceu aquele provérbio popular que é dos carecas que elas gostam mais. hehehe!!!

    Carecas entre os hieróglifos egípcios, só morto. talvez para eles o bom careca seria o careca morto.

    E que me perdoem os carecas, por favor, não tenho nada contra.

    Ah, para que ninguém diga que há alguns erros no texto(Acabei de notar)Não eram vasos canóticos, eram jarros canópticos ou canópicos, já encontrei as duas versões nos livros.
    E não era Orus e sim Osíris junto de Anúbis.

    ResponderExcluir
  22. silvinho italo bras

    Não há problemas com a confusão, pois vários são os deuses e mortos pelos quais os rituais são feitos.

    Mas sua informação sobre os calvos continua sendo importantíssima!

    Abs

    ResponderExcluir
  23. Assistí alguns videos sobre os hieróglifos egipcios, fiquei impressionado pela imaginação de JS, talvez ele pensou que nunca ninguém iria conseguir traduzí-los da maneira correta.

    ResponderExcluir
  24. O ditado é antigo, "pior cego é aquele que não quer ver", ficar insistindo em papiros egipcios que foi analisados por vários estudiosos da lingua egipcia antiga, mostrando que foi um simples sepultamento, é o mesmo que ficar insistindo que os índios americanos são de origem hebraicas, que na verdade esta provados que são de origem siberiana,é acreditar que todos os exames DNA feitos por pesquisadores inclusive mórmons são falsos.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite investigadora... acho que encontrei um comentário que pode esclarecer algo mais sobre esse fac-símile adulterado, faço questão de colocá-lo em seu original em inglês, caso alguém discorde, não será por um engano nosso mas dos próprios compatriotas de Joseph.

    What a big mistake!!! How come the priest of Elkenah being an egyptian priest wanted Abrahan to be sacrificed, althoug they hadn't these traditions...? I'm a history teacher and I had never heard this silly report about them... they had never even done it with animals... so Joseph associated egyptians to a human sacrifice ritual, how did him connect both...? Sorry, but Joseph Smith should have studied a little more about this subject and the members of this church should get further informations to avoid support these awful lies.

    Mais um grande engano de quem não conhecia as tradições da civilização egípcia, além de não conhecer Anúbis e o significado dos hieroglifos

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvinho

      Muito interessante!!! Você poderia citar de onde tirou essa citação?

      Mas, de fato, os hebreus eram dados a sacrifícios, mas não os egípcios! mais um ponto contra o Livro de Abraão!

      Abs

      Excluir
    2. Silvinho,

      Por gentileza, faça sua tradução.

      Excluir
    3. FALUZ47

      Aqui vai:

      "Que grande erro! Como pode o sacerdote de Elquena, sendo um sacerdote egípcio, querer que Abraão fosse sacrificado, embora entre eles não existissem essas tradições?... Eu sou um professor de história e nunca ouvi falar essa bobagem sobre eles ... eles sequer haviam feito isso com os animais ... assim Joseph associou os egípcios a um ritual de sacrifício humano, como é que ele conectou ambos ...? Desculpe, mas Joseph Smith deveria ter estudado um pouco mais sobre este assunto e os membros desta igreja deveriam obter informações adicionais para evitarem apoiar estas mentiras terríveis."

      Excluir
  26. Realmente , não só os hebreus mas muitos outros povos faziam sacrifícios de crianças e animais mas entre os egípcios, não conheço um só mural, dentre os que estudei na faculdade de artes, que fizesse a representação de um sacrifício humano ou de animais, acho que eles até eram um povo vegetariano, pois seus desenhos sempre expressam trabalhos no campo como agricultura e celebrações pacíficas, cerimonias e cultos aos deuses e ao faraó, os animais que aparecem são sempre de forma servil como carros de bois, arados, etc.
    Desculpe, que descuido o meu, esqueci de informar a fonte, o autor é J.Edward Decker, um ex-membro que escreveu muitos livros e alguns filmes, vale a pena pesquisar suas obras, sempre encontramos algumas coisas para acrescentar aos nossos conhecimentos sobre a igreja, espero que seja útil ao blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Silvinho

    Ótima informação. E Decker é um grande escritor, que trouxe à luz tantas coisas escondidas pela igreja. Os Tanners sempre referenciam os trabalhos dele, e creio que tambem tenho algum texto dele traduzido aqui, e certamente, várias passagens dele.

    Obrigada novamente!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.