Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Rigdon e a Lei da Consagração


Testo traduzido e adaptado de  http://www.sidneyrigdon.com/features/hiram2.htm

O papel desempenhado por Sidney Rigdon no desenvolvimento do mormonismo parece ter recebido a ênfase errada pela maioria dos historiadores. Sua tentativa de assumir a liderança da igreja após a morte de Joseph Smith tem sido universalmente contada e sua rejeição e consequente apostasia tem sido observada como uma atitude de justiça retributiva.

Mas sua ajuda à Joseph, fortalecendo o mormonismo ao chamar os membros a consagrarem suas propriedades para a igreja, deveria receber maior ênfase.

Os fatos da vida de Sidney Rigdon estão disponíveis no manuscrito The Life of Sidney Rigdon, por seu filho John W. Rigdon, que não é um mórmon, mas aqui a principal influência exercida por Rigdon sobre o mormonismo está obscurecido.

Parece que a razão para isso foi o desejo de Joseph em erradicar a experiência da vida comunitária – a Lei da Consagração e Mordomia – da história mórmon.

Sidney Rigdon foi praticamente o único responsável pela incorporação deste princípio na prática mórmon. Ele mesmo desenvolvei esta teoria, e havia rompido com Alexander Campbell, o líder da Associação Batista em que ambos trabalhavam, com a idéia de instituir uma vida comunal na igreja. Voltando-se para o mormonismo depois de deixar os batistas Campbelitas, ele encontrou Joseph mais receptivo à esta idéia.

Joseph reabsorveu a "família" comunal de Rigdon em Kirtland 1 e os bens dessas pessoas - e tentou conseguir que os outros consagrassem seus bens de forma semelhante. Isto teve um efeito limitado e acabou por ser abandonado.

Talvez um dos motivos para Joseph querer apagar todo o episódio da história do mormonismo estava no fato de não ter sido sua idéia em primeiro lugar. Certamente há muita verdade na afirmação de que:

"Não seria demais dizer que Rigdon era o intelecto do mormonismo no berço de seus dias, assim como Smith era a sua força física." 2

O poder e influência foram igualadas por poucos na Western Reserve naqueles dias. Sua educação foi adquirida através da leitura e sua movimentação constante entre os homens era de tal importância que o tornou aliado valioso para a nova religião. Por causa de seu grande sucesso entre as igrejas Batista-Campbelitas da Associação Batista Mahoning, ele garantiu para o mormonismo uma recepção em Ohio que poucos outros homens poderiam ter organizado.

Seu poder como pregador é atestado por AS Hayden em seu excelente Early History of the Disciples in the Western Reserve 3 por Campbell e por muitos outros.

Mas uma certa peculiaridade de seu gênio o tornou muito mais adequado à religião de Joseph Smith do que a abordagem mais intelectual da igreja estabelecida por Alexander Campbell.

Seu irmão, Dr. L. Rigdon reconheceu a "inclinação selvagem e visionária" de Sidney e o desculpou por causa de um acidente anterior. Seu relato é o seguinte:

“Seus poderes mentais não parecem ter sido prejudicados, mas o equilíbrio de seus esforços intelectuais parece, este sim, ter sido tristemente afetado.
“Ele ainda manifestava grande atividade mental e poder, mas tinha, no mesmo grau, inclinação selvagem evisionária em quase tudo. Portanto, estava sujeito a qualquer novo movimento no mundo religioso.” 4

Um vizinho, Symonds Ryder, que tinha sido um líder da igreja Disciple, tornou-se um converso ao mormonismo - mas por algum tempo. Ele escreveu sobre este episódio:

“Durante a primavera e verão,  vários conversões foram feitas, e seu sucesso parecia indicar um triunfo imediato em Hiram. Mas quando eles foram para Missouri para estabelecerem os alicerces da esplêndida cidade de Sião, e também do templo, eles deixaram seus papéis. Isso deu a seus novos conversos a oportunidade de se familiarizarem com o arranjo interno da igreja deles. Isso revelou o fato horrendo de que havia um projeto de tirar as propriedade dos conversos e colocá-las sob o controle de Joseph Smith, o profeta. Isso foi demais para o Hiramitas ...

"Mas alguns que tinham sido enganados por esta fraude estavam determinados a não deixarem isso passar impune. Por conseguinte, um grupo foi formado por cidadãos de Shalersville, Garrettsville e Hiram em março de 1832, e foram para a sede na escuridão de noite, e pegaram Smith e Rigdon de suas camas, e cobriram a ambos de piche e penas, e os deixaram ir. Isto teve o efeito desejado, que era livrar-se deles. Eles logo partiram para Kirtland”. 5


________________
Fontes:

1. A origem da "Família" é explicada em uma discussão na igreja Disciple, na cidade de Mentor: "Os membros estavam muito satisfeitos com Rigdon, e ele foi contratado como seu pastor regular, no início do outono de 1826. Gradualmente, ele trouxe quase toda a igreja para o Campbelismo. Em conexão ao seu cargo em Mentor, Rigdon às vezes pregava em Kirtland.

Medindo cuidadosamente seu espaço, ele ocasionalmente ramificou suas ações ordinárias. A idéia foi recebida com frieza em Mentor, mas em Kirtland um fogo logo se acendeu. Isaac Morley foi o primeiro convertido .... Morley estava entusiasmado, e abriu suas portas em boas-vindas a todos os que optaram por entrar e fez de sua casa a casa deles. Um grande número de pessoas ignorantes e esbanjadoras, juntamente com outras mais inteligentes mas igualmente fanáticas, reuniam-se lá. Dentro de pouco tempo a "família" possuia cem membros”. History of Kirtland Twp. in History of Geauga and Lake Counties (Philadelphia: Williams Bros., 1878), p. 247.

2. Kennedy, op. cit., pp. 60-61.
3 Amos Sutton Hayden, Early History of the Disciples in the Western Reserve, (Cincinnati: Chase and Hall, 1876), pp. 191-192.

4. Dr. L. Rigdon in "Baptist Witness;" March 1, 1875 cited in Kennedy, op. cit., p. 63.

5. This letter to A. S. Hayden cited in his Early History, p. 221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.