Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 2 de março de 2012

Testemunho 13 - Braga

Aos meus amigos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons)

Acredito que muitos sabem e aqueles que ainda não sabem vão tomar conhecimento agora que faz mais de 02 anos que não sou mais membro da igreja. 

Antes que possam pensar que fui excomungado e que é por isso que não freqüento mais, ou que deixei de freqüentar porque queria pecar, ou ainda, que saí porque tive problemas com membros (o que também aconteceu), quero esclarecer que deixei de ir porque não acredito mais.

Todos sabem que durante os 23 anos que freqüentei procurei ser dedicado em todos os cargos que tive, entre eles, presidente de rapazes de ala e estaca, mestre familiar, representante da revista a liahona, presidente do quórum de élderes, presidente da escola dominical, líder dos sumos sacerdotes, professor de seminário, professor de instituto, professor da escola dominical, conselheiro em bispado, bispo, sumo conselho, presidência de estaca, e outros que não me recordo agora. 

Se me dedicava aos cargos era porque acreditava na veracidade da igreja e queria fortalecer os membros bem como influenciar os não membros a conhecerem a igreja e também entrar para “o caminho reto e apertado que conduz a vida eterna”.

Acredito que os que conviveram comigo não poderão negar essa minha dedicação, como também não poderão dizer que não era amigo de todos e disposto a ajudar e que tentava ser exemplo.

Pois bem, o que levou minha família a se afastar foi que, por eu e a Nilde sermos professores da Escola Dominical e querendo melhor instruir nossos alunos, começamos a estudar mais do que era recomendado e percebemos que muitas aulas eram direcionadas e que havia escrituras que nunca faziam parte das designações. 

Lendo essas partes não designadas para as aulas fomos enxergando coisas que nunca havíamos percebido, as quais inclusive haviam nos sido ensinadas de forma diferente do que estão nas escrituras. A título de ilustração posso citar a seção que trata sobre a palavra de sabedoria e a que trata sobre a poligamia (poderia citar outras).
Essa descoberta nos mostrou que as críticas que ouvíamos ou líamos sobre a igreja, e que nos doía tanto, podiam ter fundamento. Começamos então a pesquisar as críticas que tivessem referencias em livros históricos. 

Descobrimos que a maioria das referencias eram de livros e registros da própria igreja, tal como discursos de profetas (tudo que sai da boca do profeta é escritura!) e diários de líderes. Foi aí que começamos a ver sobre racismo, sobre destinação de dízimos (que tínhamos como sagrado) e lei de consagração, e sobre ajuda humanitária, sobre maçonaria e ordenanças no templo, e sobre tantos outros assuntos.

Não vou citar aqui as atrocidades e barbaridades que descobrimos porque esse meu desabafo não tem o objetivo de influenciar ninguém, entretanto, aqueles que desejarem saber mais estarei à disposição com a mesma dedicação que tinha quando era professor da escola dominical.

Mesmo não sendo mais membro de sua igreja mantenho amizade com muitos membros ativos e normalmente não tratamos do assunto religião. Tenho boas amizades dentro da igreja, tanto que muitos membros freqüentam minha empresa e minha casa, com muitos tive a oportunidade de sair para passear, converso por telefone e troco mensagem pelo facebook com outros, faço negócio comerciais com alguns e tantos outros que encontro pelas ruas ou em eventos. Muito desses, pela proximidade e cumplicidade da vida, são pessoas que estimo muito e pelas quais sempre tive grande carinho. Afinal, os anos de dedicação eram também porque gostava e gosto das pessoas. 

Aliás, religião nunca foi motivo para não ter relacionamento comigo, tanto que sempre mantive amizade com pessoas de todas as crenças e religiões, mesmo quando era membro ativo. E tem mais, só trato do assunto religião com os membros que desejam trocar idéias sobre esse assunto. 

É importante ressaltar que mesmo não acreditando na crença dos mórmons respeito a opinião e a crença que possuem. Da mesma forma peço que respeitem a minha não crença na igreja e o direito de me expressar.
Aqui chego ao objetivo real dessa carta de desabafo. Tomei conhecimento que faz tempo que líderes têm visitado as alas orientando os membros a se afastarem de ex-mórmons, inclusive neste último domingo todas as alas foram visitadas. Que deveriam se afastar deles porque esses ex-mórmons não são exemplo a ser seguido e que eles poderiam ser influencia negativa para os membros féis.


Alguns membros que considerava amigos já me deletaram de sua lista de amigos no facebook e chegaram a prestar testemunho em púlpito falando do assunto. Outros chegaram a citar meu nome nas orientações a membros para que me evitem, bem como a minha família.
 
Então quero avisar que aqueles que acreditam que o Braga e sua família não são mais as mesmas pessoas porque não têm a mesma crença e que por isso devem deixar de ser nossos amigos, bem como deletar-nos de sua lista de amigos do facebook, sintam-se à vontade. Não quero ser o motivo de que se sintam em pecado por não seguirem a orientação de seus líderes. Por outro lado ficarei feliz com a maturidade e discernimento demonstrados por aqueles que continuarem a amizade.
 
Se algum quiser comentar aqui no post ou em mensagem privada, pode ter certeza que responderei a todas as perguntas.
 
Independente se vai me delatar ou não, aqui vai meu forte abraço!

Braga

23 comentários:

  1. Ola meu querido, louvo a Deus por você e por sua família enxergarem a luz da verdade,porque a palavra de Deus diz em Mateus 22.29 que erramos por não conhecermos as escrituras. Sempre acompanho o blog porque entrei numa batalha e tenho tirado daqui muitas experiencias para passar para meu esposo que é um membro mórmon. Eu não conhecia muito sobre eles porque nasci e me criei num lar evangélico,mas hoje estou apavorada com tanta heresia que tenho visto. Se puder me ajudar vou ser eternamente grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne Eliz,

      Não sei até onde poderei ajudar pq se seu marido não quiser enxergar, se ele não estiver aberto a ouvir, ou seja, se ele acredita cegamente na igreja, estará fechando qualquer canal. Entretanto, se ele quiser falar comigo que fui membro por mais de 20 anos, terei prazer em auxiliá-lo compartilhando minhas experiencias.

      Outra dica é ir mostrando para ele algumas coisas desse site. Foi aqui que começamos a encontrar resposta para muitas de nossas dúvidas.

      Forte abraço.

      Excluir
  2. ***Anne Eliz***

    Sei exatamente a que você se refere. Mas saiba que seu marido apenas enxergará a verdade sobre a igreja quando ele estiver preparado.
    Geralmente, a pessoa se afunda tanto na igreja que acaba não vendo um palmo na frente dos olhos em relaçõa às doutrinas descabidas, aos erros absurdos do Livro de Mórmon, enfim, ela se torna cega e só enxerga o que lhe convém. E se você forçar essa visão, é provável que ele se volte contra você.
    Então, aja com calma, tenha paciência e muito amor. Com o tempo ele enxergará. Mas deixe as coisas acontecerem aos poucos.
    E qualquer dúvida, escreva.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Braga, é verdade mesmo que os líderes em sua ala pediram aos membros que se afastassem de ex-mórmons? Sabe se essa é uma instrução geral, ou se foi específica para os membros de sua ala? Isso explicaria porque tantos mórmons se afastaram de mim... não que façam falta, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The god Slayer,

      Se vc visse a repercussão que deu esse meu desabafo!!!! Eu coloquei em meu facebook. Recebi "porrada" de tudo quanto é lado, tanto no post como em mensagens. Mas tb recebi apoio de amigos que ainda enho na igreja. Os que me bateram e que me excluíram em seguida diziam que era calúnia, que nunca teve essa instrução na igreja. Os que se mativeram amigos informaram que aconteceu em TODAS as alas naquele domingo.

      Não sei dizer se foi uma instrução da presidencia da estaca ou se foi instrução superior, mas sei que aconteceu.

      Uma amiga, membro a igreja, foi procurada por um membro da presidencia da estaca e citou minha família como sendo uma "pedra de tropeço" na vida dela. Que se ela continuasse nossa amiga nós atrapalharíamos seu crescimento ou até acabaríamos por afastá-la da verdade.

      O que acredito é que sabem que nós sabemos e eles tb sabem que o qe ensinam é errado mas não querem perder suas "ovelhas".

      Forte abraço.

      Excluir
    2. Braga

      O que mais me impressiona é a metira, que é tanto usada pelos SUDs. Sendo um povo "representante da igreja de JC", usam de tantas mentiras, de tantos subterfíguos como nunca vi fora da igreja!

      Deveriam envergonhar-se disso, mas para eles. "os fins justificam os meios".

      Abs

      Excluir
  4. Eu nunca ouvi dizer que a Igreja dê instruções para se afastarem de ex-membros. NUNCA! Vou perguntar isso ao meu irmão pra saber se foi uma instrução geral ou caso isolado.

    Outra pergunta: vc se incomodaria em dizer de que cidade você é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurupingo,

      Reafirmo o que já respondi para o The god Slayer. Não sei se foi uma instrução da presidencia da estaca ou se era instrução superior. Só sei que ocorreu em todas as alas daqui.

      Sou de Londrina. Fui batizado em 1986. Tive todos os chamados que citei no texto.

      Forte abraço.

      Excluir
  5. Jurupingo

    Quando eu frequentava a igreja, falava-se muito sobre os apóstatas, e sobre sempre se afastar do mal, nào andar com más influências. Nunca ninguém comentou sobre o nome de alguém que houvesse se afastado, mas todos sabiam, é claro!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Investigadora,

    Afastar-se do mal é uma coisa bem diferente de se afastar de quem se afasta, até porque na Igreja sempre houve o trabalho de reativação dos membros. Visitar quem se afasta sempre fez parte do trabalho da Igreja.

    Olha que não estou aqui para defender a Igreja, de forma alguma. Mas eu me afastei da Igreja, vivo outra vida, não acredito mais na Igreja, nem por isso as pessoas se afastaram. Pelo contrário, de vez em quando recebo mensagens de carinho dos membros dizendo o quanto eu sou especial etc.

    Afastar-se do mal e da aparência do mal são princípios bíblicos, não necessariamente mórmons. Mas a igreja SUD nunca foi tão rígida quantos os TJ's. Os TJ's realmente deixam de falar com a pessoa, cortam contato, saem até correndo de perto ...

    Enfim.. Mesmo assim prefiro perguntar a meu irmão para saber se houve alguma instrução a este respeito vinda de alguma liderança maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jurupingo

      Os apóstatas são sinônimo do mal, dos que são fracos, que pecam e querem arrastar consigo os escolhidos. Os apóstatas são os piores inimigos da igreja. E tudo isso eu aprendi dentro da igreja SUD. Várias e várias vezes, em várias aulas e discursos...

      Mas fica aberto, é claro, para o Braga explicar à você, se ele assim o desejar. Para mim, pela história dele, está bem claro. E pelos discursos de Brigam Young, também!

      Abs

      Excluir
    2. Jurupinge e Investigadora,

      Quando eu era professor da escola dominical eu dei uma aula sobre "ajudar os não membros ou os menos ativos a vir a Cristo". Falamos muito sobre que os membros deveriam estar sempre "agarrados à barra de ferro" para poder ajudar os menos ativos, porém, se o menos ativo ou não membro fosse "pesado demais" a ponto de fazer suas mãos escorregarem da barra de ferro, que seria melhor "ele se perder" do que vc cair com ele. E confesso que eu acreditava nisso.

      Pois bem, eu acredito, (minha opinião sem nenhuma falsa modéstia) como eu era muito conhecido e estava afastado e postando algumas coisas que descobri, poderia ser uma influencia negativa para a igreja. Então a melhor forma seria "previnir os membros fiéis" de que eu não era uma boa influencia.

      Forte abraço.

      Excluir
    3. Braga

      Há inúmeras citações de que os "apóstatas" são filhos do demônio, são os piores seres da terra, etc. Portanto, não duvido que tal coisa tenha acontecido.

      Ainda hoje, quando estou entre membros da igreja, ouço uma ou outra frase atavessada, e a uma pessoa da família passou a literalmente me ignorar. Finge que eu nòa existo, mesmo quando digo oi ou tchu. Ela desvia-se de mime simplesmente nõa responde. Isso porque deixei de ser membro da igreja.

      Portanto, esse tipo de gente existe sim. E lamento muito por eles, que estão sendo piores humanos.

      Abs

      Excluir
  7. Isso é bem verdade, Investigadora, e acho que principalmente agora, que vivemos, digamos, no "Segundo Iluminismo", na era da informação, é ainda mais fácil para um mórmon deixar a igreja, o que acredito que vem acontecendo. Os números da igreja, sabemos muito bem que são falsos, então eles devem estar ainda mais preocupados que no passado.

    ResponderExcluir
  8. The god Slayer

    Creio que sim, pois ouvi dizer que vários lideres aqui no Brasil estavam tentando fazer um "mutirão SUD" de blogs sobre a igreja....

    Mesmo assim, os blogs que espõem a verdade não serão ofuscados pelo volume. Estes serão apenas uma repetição do que todos já sabem....

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The god Salyer e Investigadora,

      Enquanto eu e minha família não eramos pessoas a ser evitadas pelos membros fiéis da igreja, cheguei a participar de uma site para membros. (Não sei pq fomos deletados. rsrsrsr). Tinha local pra postar fotos, histórias pessoais, vídeos, e tb anunciavam eventos que estavam acontecendo em suas alas, estacas, etc. Esse site foi criado por uma pessoa que morou aqui em Londrina mas hoje mora nos EUA e seu trabalho hoje se resume a viajar dando palestras sobre a importancia de os membros criarem sites, comunidades, blogs, etc, para divulgar a igreja e combater os que a criticam.

      Se não me engano o patrão dele é uma fundação criada pelo dono da AZUL Linhas Aéreas.

      Forte abraço.

      Excluir
    2. Carlos

      Que interessante! Sei que a igreja iria fazer uma propaganda PAGA na internet - via google, facebook, etc - na páscoa. Mas isso ela já faz no google, pois qualquer palavra que for digitada sobre a igreja, pelo menos os primeiros 10 hits são do site da igreja ou relacionados.

      E todo esse dinheiro vem de onde? Não, jamais viria do dízimo.... talvez das árvores!

      Enfim, aqui no Brasil para cada blog de ex-mórmon, deve existir uns 50 blogs mórmons. Portanto, descobrir a verdade fica realmente difícil nesse mar de probabilidades injustas.

      Abs

      Excluir
  9. Ola Investigadora.

    Estive na igreja por alguns anos, quase 20 na verdade.

    Li boa parte de seu blog e ele tem sido totalmente esclarecedor.


    Grato por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Magnus

    Fico feliz por poder ajudar. Vinte anos é muita, mas muita coisa.

    Fique à vontade para escrever.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Fazem anos que não vou mais a igreja. Tenho uma grande amiga que é ativa e mesmo depois do meu afastamento sempre manteve contato comigo. Há uns dez anos ela insistiu muito comigo para participar de uma atividade cultural na sede da estaca como jurado. Relute muito mas resolvi ir. Eu queria ver a reação de algumas pessoas, que me conheceram desde pequeno. Estava preparado para isto: me encaravam como se estivesse vendo um fantasma, ou como alguém que estivesse "condenado para sempre"por ter saído. Não dirigiram a palavra a mim e nem se aproximaram.. Será um pouco de inveja, pois eu estava feliz, livre, bem cuidado, irradiando muito amor próprio e sem me preocupar com o que os outro iam dizer? A luz incomoda né?????
    É bem melhor estar fora.. Descobri isto na hora certa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre

      Infelizmente, estavam vendo-o como uma má influência, um homem do mundo! E talvez, conversar com você poderia ser fonte de contaminação à pureza deles...heheheheh

      Merecemos ficar MUITO longe de mentalidades tacanhas dessas!

      Mas tenho certeza que, ao mesmo tempo, pensaram: "Ele nào está vestido como mendigo??? Como assim??? Não está bêbado??? Que estranho!"

      Só rindo!

      Abs

      Excluir
  12. Bom não sabia que o Braga tinha falado aqui, realmente uma experiencia e tanto...
    Fui membro por 6 anos e alguns meses, e acabei me afastando pelos menos motivos que ele e a Nilde, ir descobrindo os podres que a igreja nos afasta quando somos membros ativos. Na minha experiencia o pior foi ir descobrindo o racismo terrível e a poligamia sem noção. Foi realmente um período de muita tristeza, meus grandes amigos se afastaram de mim, não 1 ou 2 , todos eles! A principio vieram me fazer visitas afim de me levar novamente a igreja, mas como viram que não adiantou se afastaram por completo. Quando eu era membro ativa, muito se falava dos membros que se inativos, os lideres não diziam diretamente NÃO FALE MAIS COM ELES, mas o modo com que falavam destas pessoas deixava claro que eles não eram uma boa companhia! Fui duro no começo, eram meus únicos amigos, claro que tinha proximidade com outras pessoas, mas de amizade mesmo só os consideravam, já que na igreja incentiva essa pratica.
    Ainda bem que quando vemos os testemunho das pessoas que também saíram dessa organização vemos que não estamos sozinhos.
    Sou ex membro a 2 anos, e muito Feliz!
    Queria parabenizar pelo seu Blog, sempre o acompanhei, tem um material muito muito rico! Você faz um ótimo trabalho. :D Fico feliz em ver pessoas determinadas como você!

    obs: Antes não tinha nenhuma conta que pudesse comentar aqui! Essa conta na verdade é da minha irmã! Meu nome na verdade é Deborah Ismael.


    Abraços.
    Deborah Ismael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deborah

      Obrigada pelas suas palavras.

      E sim, todos se afastam, mas veja pelo lado bom: só vale a pena termos amigos que tem coisas em comum com nós. E na realidade, grande parte - se não todos - dos amigos da igreja só tem em comum a igreja. Portanto, por que manter a amizade com quem não tem mais nada em comum com você?

      Os verdadeiros amigos ficam, pode ter certeza...

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.