Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Testemunho 18 - FALUZ47

O medo da perda da exaltação, o medo da perda da Vida eterna, a obediência pelo medo, 1ª lei do Céu é obediência, e depois de tudo que fizermos ainda somos servos inuteis, e milhares de ensinamentos de opressão, que ao longo do tempo dominam seus pensamentos e sentimentos. 

É como uma teia de aranha , depois que cai nela é muito difícil de sair , às vezes levam vários anos de sua vida.Assim é o mormonismo, como uma teia de aranha , quanto mais você entra nela é mais difícil de sair, depois que você se torna um convencido "convertido", voce passa acreditar em tudo que te fala , como se estivesse dentro de uma redoma blindada. 

Fui mórmon por quase 40 anos, posso dizer com conhecimento de causa , so eu sei a pressão mental que sofri, não que alguém tenha me pressionado, mas pelos ensinamentos, que no começo achava maravilhosos, mas que o tempo vem às dúvidas, e pela cegueira da fé não questionava.

Hoje estou liberto, hoje eu tenho certeza e presto meu testemunho: Se existe uma VERDADE na face da terra, esta VERDADE , com certeza não é a Igreja de Jesus Cristo dos santos ultimos dias.

46 comentários:

  1. FALUZ47

    Obrigada por partilhar parte de sua experiência conosco!

    Fiquei impressionada que, após 40 anos, você teve forças para lutar contra tanta pressão e sair da igreja.

    E o que você escreveu é exatamente o que acontece: a doutrinação, o medo, vão chegando de mansinho, aos poucos, de tal forma que o indivíduo não percebe. E depois que já está emaranhado nessa teia, livrar-se dela é dificílimo.

    Mas fico muito feliz por sua coragem e por hoje ter seus olhos abertos.

    Obrigada novamente!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, digo eu , há alguns anos já não sentia nada pela Igreja, mas não tinha coragem de enfrentar e encarar a realidade. Ia para a igreja e sentia incomodado, pois pensava uma coisa e agia de outra forma , somente vivia de aparências , as reuniões sacramentais viraram torturas, os discursos poucos traziam algo novo, pois tudo era controlado pelo bispado e o assunto na verdade era repetição de liahona e do livro princípios do evangelho. Em setembro de 2011, decidi parar de frequentar às reuniões, no começo foi como tivesse cometendo um grave pecado, mas os domingos foram passando e o fardo negativo foi sumindo de minhas costas. Comecei estudar a fundo o mormonismo e fui descobrindo a verdadeira realidade, mas mesmo assim sentia certa insegurança e perguntava será que estou fazendo a coisa certa , se afastando da Igreja ? Posso confiar nessas informações anti-mórmons ? Foi quando deparei com um ex membro, e me falou sobre este site, que maravilha , foi a melhor coisa que me aconteceu, leio todas os tópicos e informações , e hoje tenho a certeza que fiz a decisão correta. Hoje encontro com alguns ex mórmons e passo a informação desse site. Então repito , muito obrigado pela coragem de criar este site e dar a oportunidade de decidirmos o que é correto.
      Abraços, FALUZ47

      Excluir
    2. 40 anos? :-) É mais tempo do que a minha existência. :-) Parabéns pela coragem.. quem te conheceu como mórmon pelos últimos 40 anos vai demorar a se acostumar à nova realidade.

      Excluir
  2. Há esperança, mesmo para nossos amigos com muitos anos na igreja, para que se voltem à razão e deixem a opressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é impressionante. E isso dá mais incentivo a continuarmos a ajudar a quem precisa.

      Fiquei realmente tocada por esse "testemunho".

      Abs

      Excluir
  3. Caraca, dez anos pra mim já foi um bocado, imagino o que foram 40!!!

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga fiz um comentário , pois observei que o site aceitava opiniões contrarias desde que não hovessem ofenças , então entrarei mais tarde no site
    novamente para verificar se meu comentário esta ativo.
    Desejo a todos voces que postaram seus comentários que sejam felizes com suas
    escolhas , pois eu sempre fui feliz quando segui os conselhos dos lideres da igreja de JESUS CRISTO e também posso afirmar que o contrário também foi uma realidade em minha vida. Felicidade a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiere Luz

      Você nõa fez um comentário, você prestou seu testemunho, que aliás foi gigantesco. E nesse comenta'rio acima, o fez novamente.

      Aqui nõa é lugar para prestar testemunhos, mas sim nas capelas SUDs, no primeiro domeingo do mês, ou em outros blogs.

      Caso queira fazer comentários, fique à vontade. Se quiser continuar prestando testemunho, continuarei não os publicando.

      Abs

      Excluir
  5. Tiere Luz,

    Cada um tem o testemunho que acha que é verdadeiro, de acordo com as fontes que acha que é certo, quem sou eu para discordar. Deus nós dá sabedoria e inteligência para que possamos utilizar destes Dons, não para escondermos dentro da terra, a parábola dos talentos é bem clara . Se você esconde seus talentos , baseando em um sentimento criado pela sua mente, e não abre seu coração para toda as informações verdadeiras e fieis eu não posso fazer nada, viva no seu mundo mórmon, acredite que seus líderes te falam, e feche os olhos para tudo que não seja a favor do mormonismo, a escritura é bem clara ,"Maldito é o homem que confia na carne e faz dela seu braço". Continue acreditando que JS foi um profeta de Deus, que o anjo moroni apareceu a ele , que lhe entregou as placas de ouros , que é um relato dos antigos habitantes da américa, descedentes dos Hebreus através da linhagem de José,(antropólogos mórmons se afastaram da igreja ao descobrir que nem uma gota de sangue foi achado da raça hebraica, nos antigos habitantes da América) que apesar das 4000 mil mudanças no texto do livro de mórmon, ele continua sendo o livro "mais perfeito da terra", que os cavalos da américa antiga eram "veados" em peles de cavalos, que os elefantes vaguava pela América, que nefi foi o descobridor do aço , da bússola, das carruagens e que o livro foi escrito em placas de uma escrita nunca antes conhecida chamada "egipcio reformado", (a escrita egipcia, era uma lingua pagã amaldicoada pelos hebreus). Que Joseph Smith era descendente de José do egito,o mesmo que casara com uma "negra" egipcia , que dela nascera Efraim e Manassès, que Lei e nefi era descendente desse mesmo José do egito , de onde nasceram efraim e manassés filho de uma negra , (segundo O PROFETA Brigham Young, os negros NUNCA poderiam receber o sacerdócio) . Continue acreditando que a poligamia e a poliandria de Joseph Smith e de vários outros líderes , foi revelação de Deus, continue acreditando que Joseph Smith traduziu os pergaminhos egipcios , onde conta a história de Abraão , no egito ( mas que provado que os pergaminhos , somente eram um funeral de um faraoh, duzentos anos depois da morte de Abraão). Continue acreditando que o fruto da vinha é a azeitona, e mais um monte de coisas que passaria o dia aqui escrevendo. Eu durante 40 anos tinha certeza disso, mas um dia eu abri os olhos , e ví que o Céu é muito maior que o universo mórmon. Faça como Tiago ensinou, "Se alguém tem falta de sabedoria,peça a Deus , que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto e ser lhe a dada, peça com fé não duvidando, "pois Deus criou a sabedoria e a inteligência para que criasse os meios para descobrimos a verdade, e os meios estão todos disponivel , somente utilizá-lo".

    ResponderExcluir
  6. Investigadora e todos que lêem e passaram a conhecer a verdade sobre o Mormonismo.

    Nesta dasta , enviei minha carta de desfiliação da igreja de Jesus Cristo dos santos dos últimos dias. Deixando claro que o que fiz esta feito sem nenhum arrependimento, tanto da minha desfiliação, quanto dos meus 40 anos no mormonismo, que serviu de experiência e apredizado, pois para mim nada é em vão, tudo tem um propósito. Tenho centenas de amigos dentro da Igreja mórmon, sei que irei desapontar muitos, e muitos não entenderão minha atitude, mas estou certos de minhas convicções , amo a cada membro da Igreja, minha porta estará sempre aberta para eles. Tenho muita fé em Deus e em Jesus Cristo, mas da minha maneira , sem dogmas , sem escravidão, sem toma lá dá cá, sem doutrina mirabolantes , sem medo. Hoje descobrí o que realmente significa a verdade, a verdade de ser livre e adorar a Deus sem intermediários, sem donos da fé.

    Grato pela força .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro FALUZ47

      Que ótima notícia!!!

      Sua iniciativa de retirar o nome dos registros da igreja é mais importanto de que você imagina. Isso faz com que você saia pela porta da frente da igreja - coisa que eles ODEIAM - e o mais importante, diminui oficialmente o número de membros da igreja. Se todos os ex-mórmons decidissem tomar esse caminho, a igreja se depararia com o número real de membros e sua decepção seria gigantesca.

      Parabéns!!!

      Abs

      Excluir
  7. Reconheço que muitos e muitossss, que se dizem e se dirão santos dos últimos dias, só fazem e vivem como vivem por conta do medo, como foi dito, medo de perder a exaltação etc. Agora, esse comportamento NUNCA foi o ideal, como bem dito por Paulo, sem amor... acho que todos conhecem. Sobre sermos ou não servos inúteis, se pararmos para pensar, tendo em vista que todas as informações descritas nas escrituras são verdadeiras, então, é mais que lógico que somos servos inúteis, isso jamais se torna opressão, claro, a não ser quando não cremos nas escrituras, ou seja, na questão do pecado etc.

    lamento também por existirem membros que estão na igreja por comodismo, ou por conta dessa "teia de aranha" que foi mencionado, triste e lamentável.

    Sobre 30, 40, 50 anos de igreja, isso não quer dizer muita coisa, a não ser de que ou vc perdeu a fé, ou nunca teve, e demorou para perceber isso, e por fim, sair do que vc não acreditava mais, ou nunca acreditou.

    Lamento por sua pressão mental, é até normal, pois, foram 40 anos.

    Sobre dúvidas, na verdade, é natural haverem dúvidas, tanto no meio da fé como da descrença, sempre existem e existirão dúvidas, agora, questionar e procurar entender, conhecer etc. é mais que importante. Embora nunca haverá sim, pois, quanto mais temos respostas, mais dúvidas aparecem, isso de todos os lados.

    Sobre seu testemunho, são seus sentimentos, eu respeito.

    Obrigado.

    Pedro Soares

    ResponderExcluir
  8. Pedro ,

    Realmente , 30, 40, 50 anos não representa nada nem a vida inteira dentro da Igreja. Porque a vida é conhecimento, são experiências , são estudos, nada é imutável. Não me arrependo do que fiz no passado , de minha história na Igreja , por algum motivo aceitei a doutrina e viví como certa. Mas para mim hoje , vejo de outra maneira, tenho outra visão sobre o mormonismo. Se foi perda de tempo este 40 anos, não sei, realmente não sei. Mas creio que minha fé sobre o mormonismo já havia morrido à tempo. Fico grato pelo seu comentário, e de seu respeito.

    ResponderExcluir
  9. Quando era membro ativo fazia um grande esforço para conciliar a vida pessoal com os chamados na igreja e demais exigências impostas.
    Certa vez estava na assistindo as reuniões e uma irmã começou a falar sobre a importância de fazer a obra genealógica, conforme é feito na igreja mormon, incentivou a todos a fazerem a genealogia utilizando-se para isso dos sentimentos de culpa e medo. Falou que se nós não fizéssemos a pesquisa genealógica estaríamos negligenciando nossos antepassados já falecidos, que por certo estavam no mundo espiritual com muita vontade de se batizarem na igreja mórmon, e além disso, é claro teríamos que prestar contas perante deus acerca do nosso relapso em fazer as pesquisas genealógicas.
    Após esta “exortação” me senti muito culpado e comecei a fazer a tal pesquisa dos nomes dos antepassados. Naquela época este trabalho consistia em pedir microfilmes, e depois que estes chegavam eu ficava numa sala escura procurando possíveis antepassados meus. Já não tinha muito tempo livre e chegava a ficar horas cassando nomes nestes microfilmes, afinal eu não podia desapontar deus e meus antepassados .
    Em outra oportunidade um irmão começou a falar sobre armazenamento, de novo, se nós não fizéssemos o armazenamento iríamos nos arrepender futuramente, pois era um importante mandamento de deus. Novamente me senti culpado e este irmão inclusive falou que haveria um curso sobre como fazer o armazenamento. O tal curso foi bem básico, pegávamos por exemplo uma garrafa PET e enchíamos de arroz com um pouco de sal e alguns dentes de alho. Após a garrafa era “lacrada” pingando um pouco de cera quente de vela na tampa da garrafa.
    Em uma outra oportunidade, foi dito que o coral da estaca estava precisando de mais gente, e que cantar era uma forma de louvar a deus, que era importante que participássemos do coral. Comecei a achar que meu dia teria que ter mais de 24h, mas fui lá participar. Durante os ensaios do coral, a pessoa responsável disse também que haveria um curso gratuito de regência, que era importante, pois poucas pessoas na igreja sabiam reger...
    As exigências na igreja nunca acabavam, sem contar que de vez em quando eu participava de caravanas para o templo (gasto inútil de tempo e dinheiro).
    Perdi muito tempo também em reuniões sem sentido, na leitura pessoal diária do livro de mórmon (30min por dia), em projetos de serviço que consistiam em limpar a capela, etc
    Na época estava namorando, pensando em casar e mal tinha tempo para vida pessoal, mas mesmo assim para a igreja nunca estava bom, sempre tinha algo a mais para ser feito. Na missão também era assim, aquele conjunto de regras que eu duvido que algum missionário tenha obedecido todas as regras durante toda missão.
    Não importa o quanto você faça, como disse o Faluz47, você ainda será considerado servo inútil.
    Tenho parte da minha família que ainda está presa nesta teia de aranha.

    Fico pensando, se em vez de ter gasto todo este tempo na igreja mórmon, tivesse por exemplo feito um trabalho voluntário em alguma instituição de caridade, aí sim teria sido um tempo útil gasto em benefício de uma boa causa. Todo o tempo que dediquei à igreja, foi um tempo morto, em beneficio da organização em si, e não em favor do próximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GM

      Este é o objetivo: deixar o membro da igreja sem fôlego, sem tempo para sequer respirar! Assim ele não terá tempo de pensar, de raciocinar, apenas conseguirá cumprir suas orbigações e jamais sairá do seu mundinho.

      Quando o membro da igreja tem tempo de ficar com a família, de fazer outras atividades, é chamado de "fubeca" por nõa dedicar 100% de seu tempo livre para a igreja. Mas justamente essa pessoa terá tempo também de conviver com outras fora da igreja, e poderá, um dia, começar a raciocinar, sem buscar desculpas e explicações malucas para tudo o que aprende na igreja. E conseguirá se libertar.

      Esse é o grande motivo de fazerem as pessoas "veiverem" pela igreja. Esse tipo de manipulação é típico de seitas!

      Abs

      Excluir
  10. Investigadora,
    Me lembro que fui taxado de preguiçoso, rebelde quando comunicava que estava tirando férias (do emprego) e que iria viajar com minha família, ou mesmo sozinho, durante algumas semanas. Ouvia que não se tirava férias da igreja.... Tinha alguns que de tanta culpa cancelavam tudo. Me revoltava mesmo e ia para minhas férias!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre

      Eu e minha família saíamos de férias e ficávamos procurando onde existia uma capela para podermos ir na reunião no domingo...

      Quanto tempo perdido!

      Abs

      Excluir
  11. Investigadora,
    Estive novamente pensando sobre a sua resposta, considero seus comentários bastante enriquecedores.
    Um aspecto que acho interessante sobre as seitas é que estas normalmente procuram isolar seus membros em um lugar específico (As igrejas fundamentalistas mórmons fundaram cidades exclusivas para os membros, ou os mantinham em propriedades rurais. O conhecidíssimo caso de Jim Jones que fundou Jonestown, entre outros casos)
    A igreja mórmon , que se estabeleceu em diversos países já não pode mais usar deste artifício, portanto outros métodos de dominação são usados com força máxima, como por exemplo a exaustiva repetição de testemunhos.

    Outro ponto a considerar é que algumas características negativas da personalidade do fundador da igreja, Joseph Smith, estão fortemente impressas no modo de agir da igreja, na maneira como os membros são tratados.
    Joseph Smith costumava manipular as pessoas para que aceitassem fazer o que ele queria, sob pena de serem destruídas por deus ou de sofrerem alguma outra conseqüência ruim, JS manipulava pela culpa e pelo medo. Parece que este modo de agir foi assimilado pelos sucessores dele e incorporou-se como algo natural no modus operandi da igreja.
    Associado a esta maneira de controle, é ensinado que o deus mórmon já definiu um modelo correto, tanto de agir quanto de pensar. Se você tentar agir de maneira diversa ou pensar diferente daquilo que foi pré estabelecido por “deus” você será acusado de estar cedendo às tentações do inimigo, dentro deste contexto, questionar, criticar ou desobedecer um líder é visto como “o primeiro sinal de apostasia”.

    A maneira como a doutrina mórmon afeta a vidas dos membros, considerando-se todos os desdobramentos, é muito nefasta. Ao meu ver, a pior consequência é que a “vítima” do mormonismo não tem consciência da condição de domínio e delírio em que se encontra, pelo contrário, acredita estar no caminho da verdade, agradando a deus e considera que é o resto do mundo que está errado.

    Por exemplo, quando me disseram para fazer o trabalho genealógico, a discursante pediu que nos imaginássemos futuramente reencontrando no mundo espiritual nossos antepassados. Se tivéssemos feito a pesquisa genealógica eles estariam felizes, se não teríamos que nos explicar para eles. Ou seja induziu-me a criar em minha mente um futuro acontecimento totalmente fantasioso.


    Outro caso que considero interessante: em outros comentários eu contei que antes de abandonar o mormonismo cheguei a ficar noivo de uma membro da igreja. Na época em que estávamos planejando nos casar minha ex-noiva manifestou preocupação em relação à poligamia.
    É claro que hoje em dia a poligamia não é permitida nem pela igreja, nem pela legislação brasileira, no entanto a preocupação se devia a doutrinas referentes ao milênio e à exaltação no mais alto grau de glória.
    Naquela época acreditávamos que em breve Jesus voltaria e que em seguida seria dado início ao “milênio”, que é o período em que deus reinaria na terra, e que segundo a doutrina mórmon ocorreriam diversas transformações, inclusive o retorno da poligamia. Após o milênio ocorreria o julgamento e o homem que fosse considerado digno de receber o mais alto grau da exaltação se tornaria um deus juntamente com suas várias esposas. Ou seja a poligamia duraria para a eternidade

    ResponderExcluir
  12. E isto deixava minha ex-noiva realmente angustiada, a monogamia iria durar só por esta vida e depois ela teria que aceitar a poligamia. Ela era contra a poligamia, mas desde já tentava se “preparar” para quando esta “lei divina” fosse restaurada. Embora ela tivesse dificuldade para aceitar que futuramente teria que dividir o marido com mais esposas, acreditava que era necessário se submeter e fazer a vontade de “deus”.
    Para que nunca foi membro da igreja com certeza esta preocupação parece ser uma grande bobagem, mas para ela que, cegamente, acreditava em tudo o que a igreja mórmon ensinava, aquela aflição, pela futura restauração da poligamia, era algo real.
    Ela, além de se sentir angustiada, também se sentia culpada por não aceitar que a poligamia seria algo bom, pois acreditava que aquela não aceitação era porque o pensamento dela não estava em sintonia com deus.
    Realmente a igreja mórmon é uma loucura, acaba fazendo muito mal para a cabeça das pessoas. E pensar que a poligamia, que surgiu da mente doentia e criativa de Joseph Smith para satisfazer a libido e que fez as mulheres mórmons sofrerem muito na época em que estava em vigor, ainda mantém algum efeito maléfico até hoje.

    Os membros são induzidos a um quadro quase que paranóico.
    E veja bem, eu me sentia culpado ao assistir discursos ou aulas de outros membros, devido a exortações feitas, as quais vinham acompanhadas de ameaças e sentimentos de culpa. No entanto, reconheço que quando eu dava aula ou discursava eu também tinha por hábito “queimar” os outros, ou seja agia da mesma forma, quase que um padrão da igreja. Desta forma um membro vigia o outro, que mutuamente se induzem em sentimentos de culpa e medo.
    Veja estas ameaças e testemunhos que membros postam aqui no seu blog, seguem mais ou menos o mesmo padrão.
    Ao ler este testemunho da Faluz47, parece-me que ele passou por experiências semelhantes, e por 40 anos!

    A pergunta que as vezes faço é: Quanto tempo a igreja resistirá frente a maior e mais fácil divulgação das informações? Parece que a internet hoje é a maior inimiga da igreja.
    .

    ResponderExcluir
  13. Caro GM

    Inicialmente, na igreja, isso foi feito. Nauvoo foi uma cidade mórmon, assim como Salt Lake. E hoje, há muita exortação sobre não ter muito contato com pessoas do mundo, pois elas nada podem acrescentar aos espetaculares SUDs.

    Bem, era isso que eu sempre ouvia. Tanto que todos os meus amigos adolescentes eram só da igreja.

    Quanto ao uso da culpa, isso vem bem antes da reforma, da igreja católica... no judaísmo, há muita culpa, portanto, foi apenas muito usado por Smith. Lembrei-me de como ele convencia as mulheres a serem sua esposa extra: um anjo com espada flamejante aparecera para ele e prometera que se aquela mulher nào se deitasse com ele, o Smith seria morto.

    Se eu ouvisse uma coisa dessas, pediria que o anjo então o matasse com a tal espada!

    Uma vergonha, e com isso e tantas outras historinhas ele manipulava as pessoas. Com isso devemos dizer que ele deveria ser muito eloquente e as pessoas da época, muito manipuláveis. Aliás, pensando bem, nada muito diferente de hoje.

    Nós mesmos fomos manipulados por tempo demais pela culpa, não é mesmo?

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Com certeza investigadora.
    Varias vezes me perguntei como permeti ser manipulado por tanto tempo. Acredito que todos os ex-mormons já tenham se perguntado isso.
    Cheguei a achar que o fato de ter acreditado em coisas tão tolas indicava que eu era burro.
    Hoje mudei de ideia, mesmo porque tem muita gente inteligente que está na igreja mormon e provavelmente ficará pelo resto da vida, por exemplo, Mitt Romney, Stephen Covey e David Neeleman são muito mais inteligentes que eu , e acreditam na doutrina mormon.
    Por que nos deixamos manipular é algo que eu ainda não entendo perfeitamente.
    Como disse em outro comentário , estes anos que passei sendo enganado no mormorismo serviram de "vacina" contra as religiões, portanto ser manipulado pela culpa, nunca mais.

    ResponderExcluir
  15. GM

    Há vários livros na área da psicologia e sociologia que tratam do comportamento em grupo, e abordam inclusive o comportamento das pessoas em seitas.

    Esse assunto já tem sido discutido há tempos, e cada vez mais temos maior compreensão dele. O interessante é que percebemos as falhas no grupo, percebemos a dinâmica podre dele, mas nos enganamos para pertencermos à ele. São esses que um dia saem do grupo ou se tornam líderes!

    Aqueles que acreditam piamente são os seres não pensantes, os que apenas obedecem. Esses não usarão de poítica para subir na hierarquia do grupo ou nao sairão dele, mas estarão fadados a permanecerem sempre no mesmo status que estão hoje.

    Antes de sairmos, já não acreditávamos em mais nada. Já havíamos percebidos vários erros e tentamos nos enganar... já havíamos questionado tantas coisas e nos culpamos pelos questionamentos inteligentes que fizemos. Mas um dia tivemos a coragem de parar de nos culpar e de assumir a possibilidade de perdermos a situação cômoda, nos aventurando para uma outra forma de vida. E é tudo isso que importa!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investigadora,
      Este é um ponto de vista interessante, pois podemos concluir que apesar de um dia termos estado imersos no mormonismo fomos suficientemente inteligentes para questioná-lo. Para sair foi preciso mais que inteligência, tivemos coragem também.
      Sou leigo em psicologia, sociologia e ciências afins, mas com certeza, quando tiver mais tempo, pretendo me informar sobre o assunto.
      grato,
      GM

      Excluir
    2. GM

      Exatamente isso. Todos podemos percorrer caminhos estranhos, pois somos humanos e erramos. Mas o importante é sermos inteligentes o suficiente para percebermos nossos erros e corajosos e verdadeiros para conosco para mudarmos nossa vida!

      E as áreas de psicologia, filosofia e sociologia são vastas, e por isso mesmo, interessantíssimas!

      Abs

      Excluir
  16. Faluz47,abençoado foi aquele dia que encontrei vc na rua e falei sobre este blog,frequentamos a igreja na mesma época,eramos jovens e acreditávamos na ilusão mórmon,compartilhamos juntos esta mentira e hoje estamos libertos destas amarras chamada mormonismo,estou muito feliz por vc e agradeço por te me ouvido e anotado o nome do blog e pesquisado,sempre que encontrar algum colega mormom, indicarei este blog e sei perfeitamente que muitos que estão cegos pela doutrina irão me ignorar, valeu my friend,liberdade e mormonismo nunca mais...

    ResponderExcluir
  17. Marcão,

    Sem dúvidas,liberdade sim , mormonismo nunca mais, com certeza vamos continuar indicando para todos que quiserem saber a verdade. Assim como você indicou para mim, estou indicando para vários, faça o mesmo. O meu sobrinho que iria fazer missão desitiu , pulou fora , esta na igreja, porquê a mãe dele insiste. Um outro membro que o filho ia para missão pulou fora, não vai mais. Então indicando de boca em boca , vamos vendo resultado, é uma corrente.

    Fabio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Fábio

      Fiquei feliz por saber do seu sobrinho, pois você havia dito que ele estava muito confuso. Que bom que ele se encontrou, assentou a poeira e conseguiu pensar além dos dogmas e mantras ensinados dentro da igreja. Logo logo ele conseguirá dizer "não" para a mãe dele e terá os dias muito, mas muito mais produtivos.

      Abs

      Excluir
  18. Investigadora ,

    Assim como foi feito o dia da renuncia mórmon, vamos criar o dia de indicarmos este site a um mórmon, com coragem tornaremos os " Missionários da verdadeira história Mórmon".

    abraços,

    Fabio

    ResponderExcluir
  19. Amor de mórmon, via Facebook

    Udo escreveu: "O Fabio zetum voce e'um idota que caiu e nao tenho esperanca que um dia vai voltar, voce guspiu naquilo que e' Sagrado e com certeza vai pagar pelo preco, O O EVANGELHO E' VERDADEIRO, e que a mao do Deus Poderoso caia sobre voce para que voce se cale!!! Nao aceito que homen miseravel que voce se tornou' agora critique ou esbofeteie os Santos do Senhor, lembre sempre que voce Guspiu esta guspindo e pizando naquilo que e' SAGRADO. Estou tirando voce da minha lista de amigos do facebook porque nao concordo com que voce esta fazendo."

    Via Facebook,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro

      Veja o que recebi em 26 de janeiro de 2010:

      "...Pra vc só lamento seu destino se vc não mudar o que diz nesse site satânico e demoniaco, e te faço uma adivertência em nome do Deus Eterno: vc tem um Prazo de 12 meses pra deixar esse caminho imundo e diabólico. 12 meses apenas. Vc verá a mão de Deus em pouco tempo pesar sobre vc e todos aqueles que te seguem, e sua mão pesa muito!! 12 meses apena, tenho essa autoridade e o Espírito Assim o Diz, deixa essas coisas ou sentirar em sua vida, em sua pele O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO QUE REALMENTE É A ADVERTENCIA DO PODER DE DEUS TODO PODEROSO!! TE SELO ESSAS PALAVRAS EM NOME DE NOSSO SALVADOR, SIM JESUS, O CRISTO. E FAÇO PELA AUTORIDADE DO SANTO SACERDÓCIO QUE ELE ME CONCEDEU. APENAS 12 MESES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!."

      Portanto, jogar pragas é costumeiro. Joseph Smith fazia isso o tempo todo e os SUDs seguem seus passos, é claro!

      Não se aborreça com isso, praga SUD nào pega. E eles devem ser expostos, deixe a praga em sua página porque se eles escrevem isso publicamente, devem bancar essa vergonha!

      Aliás, esse Udo nem sabe português e está praguejando. o que será "guspir"????

      Abs

      Excluir
  20. Sabe sim, é que o ódio dele é tanto que escreveu como se estivesse espumando pelo canto da boca. Ele mora muito tempo no EUA, pensa que é americano, vive criticando o Brasil, como se o EUA , fosse o paraíso.

    ResponderExcluir
  21. Ameaças mórmon,

    Lucileide Santos escreveu:

    EU NÃO CONSIGO ENTENDER ,COMO PODE UMA PESSOA DEDICAR SEU TEMPO, SUA VIDA NO CAMPO MISSIONÁRIO ,COM TANTO SACRIFÍCIO. E COM UM TEMPO PERDE SEU TESTEMUNHO, SUA FÉ. NA VERDADE ACREDITO QUE ESSES SÃO OS VERDADEIROS PERSEGUIDORES DA IGREJA, NUNCA TIVERAM UM TESTEMUNHO, E OUTROS APENAS BRINCAVAM DE SER MISSIONÁRIOS. NÃO ACHAM ? O QUE VOCÊS MIM DIZEM HEM ??.

    Emmerson Batista da Silva: É verdade essas pessoas vão pagar um preço muito Alto.

    minha resposta:

    Faluz 47: Eu entendo muito bem, quando descobre que foi enganado por tanto tempo e feito de palhaço . Testemunho ??? Desde quando mostrar a verdade através de fatos e publicações da própria igreja é perseguição ??? Não inventei nada , tudo que disse e falo esta escrito e documentado pela própria igreja, lê-ia a História da Igreja em inglês e você descobrirá tanta lama que dá nojo.

    ResponderExcluir
  22. Mais uma deusa, me abençoando:

    Rafaella Araújo: Fabio Zetum, Como a verdade será revelada e por quem? porque vc não tem credibilidade com um facebook anonimo digno de pena junto com toda essa mediocridade que vc pensa ser uma vida, na verdade tenho pena de pessoas como vc's estão condenada a conviver com frustrações e dissabores da vida...simplesmente eu preciso muito pedir a Deus que me ajude a amar pessoas como vc, pois de qualquer forma somos todos irmãos e precisamos cultivar o amor.
    há 7 minutos · Editado · Curtir
    resposta minha:

    Fabio Zetum Facebook anônimo ??? meu nome esta aí. Obrigado pela palavras cristã, que você aprende no domingo, seus julgamentos somente são o reflexo de sua vidinha mórmon. Você é verdadeira representante de seu profetinha falso, morde depois assopra, primeiro você me julga , amaldiçoa, depois vem com hipocrisia de amor cristão, acorda menina esta igreja é falsa, saia da fantasia , este estado letárgico que você vive.

    ResponderExcluir
  23. Olá investigadora!!!
    Comecei a ter dúvidas também da igreja, quando alguns amigos meus mórmons falavam sobre algumas falcatruas que líderes da igreja lá no RS faziam no meio da política, e como eram membros líderes não eram excomunhados e isso me intrigou, quero saber de você, se o pessoal lá do sul tem mais informações sobre as coisas erradas que acontecem na igreja, já que existem muitos líderes grandes, muitos líderes de área por lá e tudo fica escondido.

    grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jef

      Falcatruas acontecem em qualquer igreja ou instituição, e isso nào deve ser uma surpresa. Os homens são, de fato falhos, e isso é alegado todo o tmepo pela igreja.

      O propósito deste blog é levantar os erros do que a igreja diz ser prefeita: a doutrina dela e sua história.

      Se abrirmos um espaço para falarmos de "coisas" erradas que os líderes fazem, haverá muita fofoca e nenhuma prova, o que é totalmente condenável. Tente ate-se aos fatos, e assim, se você tiver dúvidas, os fatos o trarão à razão novamente.

      Abs

      Excluir
  24. "Para que se pense que são sábios, eles criticam até o céu."
    ( Fedro )


    "Não devemos dar demasiada atenção ao que os críticos dizem. Nunca foi erguida uma estátua em honra de um crítico."
    ( Sibelius )

    Vindo de uma pessoa que se esconde atraz de um nickname e um teclado pode se esperar tudo, vc faz a mesma coisa que a Igreja verdadeira faz, só que o enverso!!! Vc tenta manipular os encautos, tal como afirma que fazemos, a diferença é que seu esforço é débil, vc nada pode fazer contra a pedra cortada da montanha sem mãos!!
    Vc é um loba na pele de cordeiro, aposto que até ativa na igreja vc é está la dentro só para tentar atrapalhar!!! Vc tenta ser nosso Nemesis, ser o oposto o lado negro da força, sem criticos como vc nosso proposito de lever a verdade seria em vão, é patetico ver uma pessoa desperdiçar seu tempo tentando inutilmente destruir algo que nem ela mesmo nunca compreendeu. Não sei o que aconteceu com vc, mas revolta e falta de amor é que da pra perceber,e não se iluda, já vi gente pior do que vc. Esses encautos que entram aki clamando que vc os libertou são piores do que vc, tão ignorantes quanto. Eles nunca pudeream por culpa própia adquirir um testemunho, vc não fez nada, eles já estavam perdidos, vc só levou o crédito pela incompetencia deles.

    "Se esta obra é de homens, se desfará, mas, se é do Altíssimo, não podereis desfazê-la." (Actos 5:38,39).

    TENTE DESFAZER!!!! VEREMOS SE É CAPAZ!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais um comentário que espalha amor por todos os lados.

      Julgamento, pragas, etc etc etc....

      Só repito:

      O que você escreve sobre mim diz mais sobre você do que sobre mim!

      hehehe

      Excluir
  25. Muda o disco!! Essa sempre é sua desculpa numero 1!! Li varias respostas suas e percebi que sempre que vc pega alguém com um nível maior do que os alienados que te seguem vc sempre usa essa frase manjada, tentando jogar pra cima do que argui uma espécie de culpa, se enxerga deixa de ser hipócrita!! Se eu não sou bum bom cristão que dirá vc!!! Hitler também achou que estava “limpando” o mundo “ purificando” “ libertando” vc é mais baixa do que qualquer um!! Julgar e subverter são pecados tão graves como qualquer outro, eu respeitaria vc se vc tirasse sua mascara de falsa santa e se assumisse uma opositora agressiva, sua dissimulação e hipocrisia é que irritam!!

    ResponderExcluir
  26. Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador.
    (Paul Valéry)
    Na falta de argumento a ignorância usufrui da agressividade e da ofensa como modo de ataque.
    (Agni Shakti)

    Se não conseguir responder ao argumento de uma pessoa, nem tudo está perdido. Pode sempre chamar-lhe nomes.
    (Elbert Hubbard)
    pra refletir!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Quem não pode atacar o argumento ataca o argumentador."
      "Na falta de argumento a ignorância usufrui da agressividade e da ofensa como modo de ataque."

      - "Vindo de uma pessoa que se esconde atraz de um nickname e um teclado pode se esperar tudo"

      - "Vc tenta manipular os encautos (sic)"

      - "Vc é um loba na pele de cordeiro, aposto que até ativa na igreja vc é está la dentro só para tentar atrapalhar!!"

      - "o lado negro da força"

      - "é patetico ver uma pessoa desperdiçar seu tempo tentando inutilmente destruir algo que nem ela mesmo nunca compreendeu."

      - "revolta e falta de amor é que da pra perceber,"

      - "Esses encautos (sic) que entram aki (sic) clamando que vc os libertou são piores do que vc"

      - "Eles nunca pudeream (sic) por culpa própia (sic) adquirir um testemunho"

      - "vc só levou o crédito pela incompetencia deles"

      - "se enxerga deixa de ser hipócrita!!"

      - "Se eu não sou bum bom cristão que dirá vc!!!"

      - " vc é mais baixa do que qualquer um!! "

      - "se vc tirasse sua mascara de falsa santa e se assumisse uma opositora agressiva, sua dissimulação e hipocrisia é que irritam!!"



      Agora eu pergunto:

      Intelectualmente alguém com um nível maior do que os alienados que me seguem????

      Onde está a sua argumentação para qualquer tópico deste blog?????????????

      Afe! Pare de xingar e julgar e ARGUMENTE!

      Se não, nenhuma das tuas besteiras será publicada...já te dei chance demais e já te expus demais!

      Ah sim, estude um pouco de português antes de postar!

      Excluir
  27. _É realmente triste tanta cegueira e julgamentos, são verdadeiros deuses donos da verdade. A minha sogra que segue outra religião, vive ouvindo vozes e recebendo "revelações", mesmo assim ela não sai gritando ao vento, dizendo que é a religião dela é a única verdadeira .
    Esta semana recebi um e-mail de uma irmã, falando sobre a importância do templo, diz ela: No templo recebemos ensinamentos, fazemos convênios e são-nos prometidas bênçãos. Recebemos ordenanças que nos permitem voltar a viver na presença de Deus.
    Minha resposta de seu e-mail: Você acredita nisso ??? Será que Deus precisa dessas cerimônias maçônicas e sem propósito nenhum . O que vejo é um desperdício de dinheiro e uma lavagem cerebral que a liderança mórmon impõe a seus seguidores. O mormonismo é uma seita criada por um homem adúltero , polígamo , escreveu um livro cheio de erros e fábulas , de dissonâncias cognitivas . A lavagem cerebral do membro mórmon e tanta que não consegue enxergar um palmo a sua frente.
    Ela surpresa, pois não sabia da minha realidade respondeu:
    Ei, FAbio, é voce mesmo? FAbio irmão da Viviane?
    Bem, o único Fabio Zetum que conheço...deve ser vc...não sabia que não estava mais indo à igreja...
    Sinto muito por ter te mandado o email.
    Mas respondendo às sua perguntas...
    Acredito sim "nessas cerimonias" do Templo. Sei que lá é realmente a Casa do nosso Pai e Deus. Sinto muiot por vc por ter perdido seu testemunho. Não deves estar feliz, não é?
    E sei que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é a unica Igreja verdadeira.
    SEi que o Pai Celestial é real e Ele fala conosco. Ja ouvi sua voz e não foi só uma vez. Já vi e senti coisas que nunca poderia negar. Mesmo que o profeta viesse ateá mim e falasse que não é verdade, eu negaria o que vi e ouvi e senti.
    Eu sei que Jesus Cristo tem estado ao meu lado muitas e muitas vezes. E sou uma pessoa hiper super feliz por todas as experiencias espirituais que tive e tenho. Minha vida está cada dia mais maravilhosa. Meus filhos são excelentes, e o meu mais velho está na missão João Pessoa há 1 ano e 3 meses. O Anderson está cada dia melhor como pessoa e mais abençoado por servir ao SEnhor de coração e por ter aprendido que o Templo realmente é a casa de nosso Deus e Pai.
    No fundo vc sabe disso tambem, mas está infeliz...eu sinto muito mesmo por vc...eu gosto muito da sua mãe e da Viviane. Tenho uma admiração muito grande pelas duas.
    A sua virada ...de membro passar a perseguidor da verdade é muito triste..
    Boa sorte na vida...

    Selma.

    ResponderExcluir
  28. Continuando :
    eu respondi, Selma, minha querida !
    Uma coisa você aprendeu muito bem no mormonismo , " julgar às pessoas", ou com seu marido , eu infeliz ??? Nunca estive tão feliz em minha vida. Liberto da mentiras do mormonismo. Seu julgamento não passa do reflexo de sua vida, no fundo você sabe que tudo isso é fantasia. Tenho certeza que você ouve não passa de indução mental, criada pela sua própria mente, e pelo bitolado do seu marido (aquilo não é marido, é castigo), a lavagem cerebral é assim, você passa a ouvir coisas , pensa que é deus, usei muito isso na época que fui missionário , somente técnicas de indução mental, você faz às pessoas carentes ,a procura de algo a acreditar em tudo que você quer . Estude a verdadeira história do mormonismo, não que os seus lideres endeusados querem te enfiar goela abaixo , através de manuais que douram a pílula. Chega pra mim de doutrinas controladoras, de lideres gananciosos , que escondem a verdadeira lama que é o mormonismo. O mormonismo já começou errado, com Joseph Smith com suas 33 esposas , com cópias dos sinais maçônicos , JS grau 30 na maçonaria, assim como Brigham young, John Taylor, Wilford Woodruff e vários outros líderes maçons , com um livro com 4000 erros( parece até joguinho de caça aos erros) onde vinha dá azeitonas , decapitados respiram, onde a palavra "aconteceu" aparecem centenas de vezes, empobrecendo ainda mais a fraca literatura , fora a centenas de capítulos copiados da bíblia, da versão do rei tiago, onde não poupou nem as alterações dos tradutores , doutrinas racistas, "negros nunca foram bem vindos na igreja ", como você sente sendo representante de satanás na terra ??? Tem as 9 versões para a primeira visão, segundo Brigham young , JS nunca viu, o que ele fala que viu. Tem a farsa do livro de abraão, mais que provado que são traduções errôneas . As 200 divisões do mormonismo . Você sabia que JS quando ia ser morto em carthage, ele matou duas pessoas, ele não é esse cordeirinho que a igreja doura. Várias profecias que nunca se realizaram . Uma igreja empresa , onde o final é somente lucro , onde gastam 6.000.000.000,00 de dólares para construir um shopping center à custa do suado dinheiro do "dízimo", onde irá funcionar aos domingos e vender café , bebidas alcoólicas e etc... O mormonismo somente visa lucro. Onde tirei esta informações, nos próprio registros da igreja , e nos discursos de seus "lideres"( em inglês, em português eles escondem ) . Não tenho nada contra os membros , e sim contra a doutrina de medo , perseguição e domínio e controle que é esta seita. Não pertenço mais ao mormonismo por livre e espontânea vontade, pedi a retirada diretamente aos escritórios da igreja em são paulo. Desde já te digo que eu tenho certeza absoluta que o mormonismo é fraude , eles estão te enganando. Em pleno século XXI, fica impossível de acreditar em fábulas criada por um falso profeta caçador de tesouros, adúltero e polígamo e que casava com as mulheres de seus seguidores (poliandria) , e seus sucessores que nunca profetizaram nada nem revelaram nada. O passado não tenho como mudá-lo, mas o tenho como exemplo para não cometer os mesmos erros. Cristo nunca precisou de templos milionários para salvar alguém, ele somente disse eu sou o caminho a verdade a vida, ele é o caminho, não religiões. As religiões somente geram domínio e manipulação, obediência cega, por isso o mundo é cada vez pior.

    ResponderExcluir
  29. Caro FALUZ

    Interessante que ela nem ao mens pergunta como você está - já o julga infeliz, e insiste, com exagero de adjetivos (o que já nos diz muito) o quanto está feliz - aliás, hiper super feliz!

    E veja como ela confia na veracidade dos sentimentos: mesmo se o profeta da igreja dela dissesse que tudo foi enganação, ela ainda não daria lugar à razão, mas apenas ao que sentiu! De fato, esses sentimentos só dizem a verdade!!!!!!!!!!!

    Quantas contradições, como são cegos! Como lamento por eles!

    Abs

    ResponderExcluir
  30. E sua resposta foi perfeita, apesar de provavelmente ter batido e voltado no coração dela. Mas, às vezes, uma sementinha foi plantada. Quem sabe?

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.