Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 6 de maio de 2012

Contribuição - A burocracia... Da inspiração ?

 Texto de The Life

Contando com milhares de rapazes espalhados ao redor do mundo, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias é representada por missionários – Rapazes de 19
aos 26 anos que abrem mão de tudo por dois anos para levar o evangelho SUD – que vão de casa em casa pregando a mensagem sobre Jesus Cristo e o arrependimento por meio do batismo.

Porém, o que muitas pessoas não sabem ,são as táticas milimetricamente ensaiadas que todos os missionários apresentam para a pessoa que ainda está conhecendo a Igreja e seus fundamentos.

As pessoas podem perceber por si mesmas que se forem visitadas por vários missionários diferentes, todos terão o mesmo padrão de conversa. Mas essas táticas vão muito além do que se imagina. No CTM – Centro de Treinamento Missionário – os rapazes, canditados a missionários com uma missão já designada, são instruídos a ensinar de uma forma padrão todos os que conhecerem.

Em uma das aulas – algumas delas com duração de três horas - fui instruído junto a todos do meu distrito com nove missionários, o que deveríamos fazer, caso pedíssemos as pessoas que lessem o livro de Mórmon para perguntar sobre sua veracidade e, no dia seguinte, em outra visita, elas respondessem que não leram. A resposta mais sensata seria a de lermos juntos, mas não é esse o novo padrão que a Igreja SUD estabeleceu para seus missionários. Está claro que devemos fazer exatamente assim: 

“Vocês devem fazer uma cara de arrasados. Abaixem a cabeça e mostre pela voz de vocês o quão estão decepcionados com isso. O olhar de vocês e o tom de voz vai ajudar muito pra deixar a pessoa constrangida e apta a ler dessa vez.” 

Essas foram as palavras ditas pelo meu professor do CTM, e isso por mais de uma vez.

Se você por acaso teve uma experiência desse tipo com
alguma dupla, não se impressione. Isso é um padrão e eles nem fizeram por maldade, apenas cumpriram com os 'padrões' impostos a eles. O que intriga é o motivo da Igreja SUD recorrer a esses métodos de persuasão através de emoçoes fingidas. Afinal, o Espirito Santo confirma sempre as verdades da Igreja, certo? 

Estaria a Igreja, através dos missionários, usando de táticas persuasivas para conseguir membros? Essa ideia é no mínimo absurda, mas completamente real.

Outra coisa que é dita no CTM, e qualquer rapaz ou moça que passou por lá pode confirmar, são os outros conselhos 'inspirados' dados para uma melhor eficácia no ensino.

Como por exemplo, não perder tempo com pessoas não casadas legalmente, com homossexuais e pessoas que perguntam muito. Segundo ele, pessoas que já escolheram
um padrão de vida e tem um pensamento formado podem ser uma pedra no sapato dos missionários e caso venham a se batizarem, são ótimas canditadas a se afastarem e denegrirem a imagem da Igreja, levando outros consigo.

Entretanto, o instrutor disse que ótimas chances de batismo são os de crianças. Foi dito em uma aula por uma instrutora diferente o seguinte: 
“Vocês devem ensinar pelo espírito sim, mas existem coisas que atraem certas pessoas. Os que gostam de ler se interessarão por conversas sobre livros, e as crianças se interessarão por mágicas, brincadeiras e jogos na capela. É recomendável que elas conheçam a quadra da capela, ou outras atividades onde hajam jovens já membros. Sempre depois de uma tarde dessa, façam o convite do batismo. Coisas simples, como até dizer que torce para o mesmo time ou que gosta do mesmo filme, fazem diferença“.

É impressionante o que se descobre quando entramos mais a fundo no mundo do mormonismo. As aulas iniciais já são decoradas e até as feições são de um padrão feito, onde um missionário no Brasil aprende exatamente o mesmo que um que está servindo no Japão.

Por que a Igreja SUD, que se move por supostas 'inspirações' divinas precisa de um padrão para ensinar as pessoas? Onde está o espírito confirmando?

Enquanto isso, no solo quase mundial, os missionários estão caminhando de casa em casa, com a mesma cara, a mesma forma de ensino e a mesma tática de persuasão para as pessoas. Eles estão em todo o lugar e podem bater na sua porta com tudo simetricamente combinado.

15 comentários:

  1. Fiquei muito feliz ao encontrar este blog! Fui membro da igreja por 3 anos e vivenciei de perto estas táticas quando ia fazer visitas à amigos em companhia da dupla de missionários. É de fato seguido todo um padrão, à risca, cena que chega a ser melodramática. Vale apenas citar toda a encenação ridícula que eles fazem quando lhe perguntam "Você sentiu algo em seu coração confirmando que isso é verdade?", frase seguida por aquele olhar melancólico e pensativo da dupla. Chega a ser sarcástico. Mas enfim, quero parabenizar sua iniciativa. Uma das minhas maiores conquistas foi quando dos meus olhos caíram as escamas que me cegavam no mormonismo. E vou mais além: com toda minha vivência, sei que no fundo cada SUD sabe que o que eles creem é de fato uma ilusão. Eles apenas não aceitam, até porque é mais conveniente viver nesta redoma que encarar este poderio ditador horripilante por medo, puro medo. Gostaria de manter contato com você que administra o blog. Há alguns anos dei início a uma tradução da cerimônia de investidura, mas acabei deixando de lado devido a faculdade, mas tenho grande parte da cerimônia traduzida e gostaria de colaborar. Também sou fluente no inglês e tenho tempo disponível para auxiliar sem ônus algum em suas traduções. Grande abraço, e siga adiante. Este trabalho é promissor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karol

      Obrigada, mas esta postagem foi uma contribuição do The Life. Como não tenho experiência alguma com assuntos de missão, bispado, etc, ele enviou este maravilhosos texto.

      Quanto à tradução da cerimônia do templo, também fiquei alguns anos enrolando para traduzi-la, pois é um trabalho extremamente enfadonho. Eu a conclui e está sob o Título "TEMPLO" - "Investidura". Os dois primeiros textos foram editados de acordo com o audio da cerimônia que se encontra no 4shared. Os demais precisam ser editados, pois estão traduzidos, mas nào trazem as palavras específicas utilizadas em português.

      Caso você ou alguém possa ajudar, colocando as correções nos comentários dos textos, agradeço MUITO.

      Agradeço também pela disposição em ajudar. Caso você encontra algum assunto interessante, mande para mim, e se couber no blog e vc tiver disponibilidade de traduzir, eu o publicarei com o seu nome como tradutor. Não tenho interesse nenhum em receber qualquer tipo de reconhecimento com o trabalho alheio, pode ter certeza!

      Abs

      Abs

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Antônio Carlos. Mas esta foi um texto do The Life.

      Abs

      Excluir
  3. Adorei esse Blog! Mnha família quase inteira é Mormon, cresci nesse lixo de religião que é cheia de mentiras, dinheiro, separatismo, racismo e MUITA pedofilia (sim, uma rede gigante!). Minha mãe é cega, está nessa até hoje e nunca percebeu o quanto essa religião atrasou a vida dela. Eu estou fora dessa merda desde quando tinha uns 17 anos (hj estou com quase 30) pq fui percebendo a desgraça que essa religião faz na vida das pessoas. Parabéns pelo blog e pela iniciativa!
    Abraço,
    Stephanie Blonk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. flight_of_icarus

      Fico feliz por você apreciar as informações do blog. E principalmente por estar fora da igreja há tanto tempo. É tempo suficiente para curar muitas coisas, amadurecer idéias e se livrar de muitas culpas, que teimam em nos perseguir por tanto tempo mesmo após sairmos da igreja.

      Abs

      Excluir
  4. Ótimo texto.
    A igreja mormon esta cada vez pior.

    ResponderExcluir
  5. Minha família é mórmon há 14 anos. Eu lembro de como éramos unidos antes desses rapazes baterem em nossa porta. Passei a minha adolescência sem poder compartilhar as experências mais importantes com minha mãe e até hoje, adulta, não posso compartilhar coisas da minha vida porque sei que seria reprovada e causaria uma tensão muito grande em casa. Passei anos indo à igreja só para não fazer cofusão com a família. Primeiro eu tinha medo e remorso de algumas coisas que eu fazia ou que pensava, fui crescendo e começando a achar um absurdo a igreja querer privar os jovens das milhares de experiências que precisamos ter, taxando tudo de "errado". Até que um dia notei que quem estava errada não era eu, mas a igreja e suas doutrinas absurdas e estranhas, percebi que desde que minha família decidiu se batizar, vivemos uma vida tensa, cheia de obrigações e privações. Tomei coragem e falei pra minha família o que eu achava da igreja. Foi um processo complicado até minha aceitarem tudo isso. Hoje, pouco mais de um ano depois, me sinto leve, mais feliz e consigo enxergar quanta mentira eles enfiavam em nossas cabeças. Gostaria que assim como eu, minha família também pudesse se libertar dessa seita corrupta.
    Parabéns e muito obrigada pelo seu trabalho, Investigadora. Seu blog é muito esclarecedor e tem me ajudado a conhecer muitas coisas que com certeza eu não encontraria em outro lugar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. July

      Lamento muito por esse separatismo dentro de sua família, mas é inerente das famílias SUDs. Quem não pertence à igreja passa a ser "diferente", e isso é fato. Alguns membros fazem questão de nem mesmo olhar nos nossos rostos, com medo que o "pecado" os contamine. Se eles soubessem como erram!

      Mas nada, nada liberta tanto quanto a verdade. É, existe um certo preço a ser pago por ela, mas ele é bem menor do que o preço pago por se viver em uma redoma de vidro, dentro da igreja.

      Abs

      Excluir
  6. Adoro esse blog, alguns argumentos são bons, fui SUD por mais de 15 anos, não a freqüênto por 10anos... Das instituições religiosas de fato é uma das instituições melhor organizada... Fora doutrina, que como teólogo digo, todas pode se encontrar diversos erros... Só espero que esse blog não perca o foco e parta para ignorância como a maioria dos comentários aqui enraizados na frustração e pecado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcelo

      Este blog é de minha responsabilidade. Não uso de ignorância, apenas de fatos que podem ser comprovados para escrevê-lo. E quanto aos comentários...bem, quem somos nós para julgarmos se são frustrações ou "pecados" que os movem????

      Aliás, não creio em pecado. Creio em erro e acertos, e você, como teólogo, deve ter estudado a origem da palavra "pecado' que foi tristemente distorcida ao longo do tempo.

      Pecado significava "aquele que errou, mas que aprendeu e voltou ao caminho". Portanto, um "pecador" era considerado mais digno, pois havia aprendido, por experiências e amadurecido o suficientemente para agir dignamente. Nada relacionado com "magoar a Deus" ou com todo o sentido pejorativo que hoje é dada à esta palavra.

      Por isso, não uso "pecado" neste blog!

      Abs

      Excluir
  7. Obrigado por postar meu texto, Investigadora!
    Me senti honrado ao poder contribuir com esse blog. O comentário de Karol Arimateyah foi muito verdadeiro e só provou o padrão que os lideres seguem mesmo, pois as experiências que ele teve com os missionários, eu tive também.
    Outra coisa que eu me esqueci de salientar é que os missionários não contam sobre não comprar aos domingos, pois isso é um empecilho para as pessoas se batizarem. Se depois disso elas se afastarem, sem problemas. Elas já foram batizadas mesmo...
    Acredito sériamente que para uma pessoa se batizar em uma Igreja - O que é um grande compromisso - ela deve saber de tudo. É uma pena que eles consigam dourar a pílula tão bem. No meu caso, se tivessem me mostrado pelo menos Doutrina & Convênios, eu ja saberia em que enrascada eu estava me metendo. E fui encontrar o seu blog depois de quase três anos como membro! Mas agradeço por não ter encontrado você só depois da missão. Imagine o sentimento de dois anos perdidos...
    Agora eu tenho uma pergunta, Investigadora! Depois que você saiu da Igreja, alguma dupla de missionários te parou na rua tempos depois, ou foi na sua casa sem saber que você já havia sido membro? Se sim, qual foi sua reação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. The Life

      Foi um prazer postar algo tão elucidativo, e que nós não tmeos conhecimento. Técnicas de manipulaçõa vão além do que eu imaginava, e isso é tão típico de uma seita!

      Essa técnica de dourar a pílula, de mostrar só as coisas boas, é chamada de "carne antes do leite" pelos ex-mórmons dos EUA. É uma decepção enorme saber dos absurdos, mas quando a pessoa já caiu no conto da "família eterna", ela acaba perdoando qualquer absurdo para conseguir essa tal família.

      Quanto a ser parada por missionários, isso NUNCA aconteceu. Fico imaginando se um dia me poararem, qual será minha reação, porque eu realmente nào sei. Já passei por vários, mas nunca os vi fazerem abordagem na rua aqui em São Paulo. E como moro em apartamento, dificilmente baterão na minha porta.

      Veremos...

      Abs

      Excluir
  8. Investigadora,

    Ainda visito o blog com determinada frequência. Ainda haverão novos posts? Sei que provavelmente andas ocupada, mas isso aqui também é uma responsabilidade, hein? rsrs
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá God Slayer

      Como mudei de emprego e de área, os projetos são novos e bastante desafiadores...mas tomam também bastante do meu tempo!

      Espero em breve voltar a postar!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.