Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LIVRO DE MÓRMON - plágio 1

                                                                                                                   POSTERIOR

PLÁGIO DE JOSEPH SMITH RELATIVO AO LIVRO DE MÓRMON - ELE DE FATO OCORREU?

O apóstolo  Orson Pratt fez o seguinte pronunciamento em relação ao livro de mórmon:

“O livro de mórmon deve ser ou verdadeiro ou falso. Se verdadeiro, é uma das mensagens mais importantes enviadas de Deus... se é falso, é a imposição mais enganosa,  audaz e mais mentirosa que já existiu no mundo, calculada para enganar e arruinar milhões... A natureza do livro de mórmon é tal, que se verdadeira, ninguém pode ser salvo se rejeitá-lo; se for falso, ninguém pode ser salvo e aceitá-lo... se, após um rígido exame, for descoberto ser uma imposição, deve ser publicado em todo o mundo como tal; as evidências e argumentos nos quais as imposições foram detectadas devem ser claramente e logicamente anunciadas, aqueles que foram sinceramente, ainda que infelizmente enganados, devem perceber a natureza do engano e clamarem isso, e aqueles que continuarem publicando esse engano devem ser expostos e silenciados... por argumentos fortes e poderosos – por evidências trazidas das escrituras e da razão...” (Orson Pratt's Works, Divine Authenticity of the Book of Mormon, Liverpool, 1851, pp. 1, 2.)

A mãe de Joseph declarou, muito antes de Joseph ter recebido as placas de ouro, que ele já estava ciente das histórias que elas continham:

“Durante nossas conversas à tarde, Joseph ocasionalmente nos dava algumas descrições, das mais incríveis que se possa imaginar. Ele descrevia os habitantes antigos deste continente, suas roupas, a forma de viajarem, e os animais que eles cavalgavam; suas cidades, seus prédios com todas as suas particularidades; suas formas de combates com os inimigos; e também suas adorações religiosas. Ele fazia isso de uma maneira tão fácil, parecendo que ele tinha passado toda a sua vida entre eles.” (Lucy Smith, Biographical Sketches, p. 85)

Joseph contava essas histórias antes de seu irmão Alvin morrer, em novembro de 1823. Ele apenas receberia as placas em setembro de 1827. De onde veio toda essa informação tão específica?

Não há sequer registro algum que indique que, durante os encontros anuais com o anjo Morôni, esses detalhes lhe foram revelados. Qual seria a fonte destas informações, além de sua mente fértil?

Um monte indígena que se situava no oeste de Nova York era uma fonte constante de especulação, quando Joseph ali cresceu. Havia uma lenda muito comum de que o oeste de Nova York e Ohio havia sido um local de uma terrível luta eque os montes eram, na verdade, cemitérios de uma nação inteira. 

Em 1821, um jornal de Palmyra afirmou que os que cavaram o Canal Erie (próximo ao local citado) desenterraram “várias placas de latão” junto a esqueletos e fragmentos de cerâmica. (Fawn Brodie, No Man Knows My History, pp. 35-36)

Outra teoria, muito popular na época de Joseph, era que os nativos americanos eram descendentes dos hebreus. Os pregadores mais conhecidos dos EUA - William Penn, Roger Williams, Cotton Mather, Jonathan Edwards – já haviam exposto esta teoria.

Um rabino judeu, M.M. Noah resumiu os paralelos entre as culturas hebraicas e os costumes indígenas no jornal da cidade de Joseph, em 11 de outubro de 1825.

Sem dúvidas, Joseph tinha acesso ao jornal Wayne Sentinel, pois em 11 de agosto de 1826, seu pai estava em uma lista de assinantes do jornal, e devia US$5.60 (Fawn Brodie, No Man Knows My History, 45-46)

Ethan Smith foi um ministro da igreja Congregacional em Poultney, Vermont, entre 1821 e 1826, quando escreveu View of the Hebrews. Foi primeiramente publicado em 1823 (o livro de mórmon foi publicado 6 anos depois, em 1829).

O interessante é que Oliver Cowdery, que foi um dos escribas e testemunha do livro de mórmon, viveu em Poultney por 22 anos até 1825. A madrasta de Cowdery e três de suas irmãs eram membros da congregação de Ethan Smith.

Porém, é importante ressaltar que não existem evidências diretas que provem ou desaprovem que Joseph Smith tenha lido View of the Hebrews.

Outro livro, The Wonders of Nature and Providence Displayed, estava na biblioteca local de Manchester (5 milhas da casa de Joseph) e os arquivos mostram que ele foi constantemente consultado durante os anos de 1826 e 1828. Este livro inclui uma longa seção do livro de Ethan Smith e tenta estabelecer a origem hebraica dos americanos nativos.

A teoria de Ethan Smith da origem dos indígenas é exatamente a mesma daquelas que formam o coração da história do livro de mórmon:

“Israel trouxe a este novo continente um grau de civilização considerável; e a melhor parte é que eles trabalharam muito para mantê-lo. Mas outros começaram a caçar e consequentemente caíram em um estado selvagem; aquelas hordas de bárbaros invadiram as cidades mais civilizadas e consequentemente aniquilaram a maior parte delas, e tudo nestas regiões do nordeste!” (View of the Hebrews, p. 184)

Ethan Smith também falou sobre a lenda que supostamente veio de um chefe indígena, dizendo que eles:

“não tinham mais o livro que eles antes tinham preservado por um longo tempo. Mas tendo perdido o conhecimento de lê-lo, eles concluíram que ele [o livro] não seria mais para seu uso; então eles o enterraram com um chefe indígena.” (View of the Hebrews, p. 223)

Que Joseph Smith sabia da lenda está claro, pois ele a citou no jornal da igreja, muitos anos depois, como evidência da acuracidade histórica do livro de mórmon. (Times and Seasons, Nauvoo, Illinois, Vol. 3 (June 1, 1842), pp. 813-814)

Considerando as similaridades entre o livro de mórmon e View of the Hebrews, o seguinte resumo foi feito pelo Elder B. H. Roberts:
Livro de Mórmon
View of the Hebrews
Tem os israelitas como a origem dos indígenas das americas.
O mesmo
Fala sobre a destruição de Jerusalém e a dispersão de Israel.
O mesmo
Fala sobre a future reunião de Israel e a restauração das dez tribos
O mesmo
Enfatiza e usa muito das profecias de Isaias, incluindo capítulos completos.
O mesmo
Faz um apelo especial aos gentios do Novo Mundo – especialmente ao povo dos USA para se tornarem pais e mães de Israel na américa, e que havia grandes promessas às naçõe gentias que ocupasse essas terras, se se submetessem ao programa divino.
O mesmo
O povoamento do Novo Mundo ocorreu devido à migração do Velho Mundo.
O mesmo
A migração dos Jareditas aconteceu “naquela região onde nunca houve nenhum homem”.
O povo que migra vai à um país onde “naquela região onde nunca houve nenhum homem”.
A colônia chega em um vale onde há um grande rio. As pessoas viajaram para o norte e encontraram mares e muita água no seu longo percurso.
O motivo de sua jornada era religioso.
Eter está muito interessado em registrar o que acontece.
A colônia chega em um vale onde há um grande rio. As pessoas viajaram para o norte e encontraram mares e muita água no seu longo percurso.
O motivo de sua jornada era religioso.
Ethan está muito interessado em registrar o que acontece.
Os nefitas são divididos em dois grupos, um civilizado e outro dado à caça selvagem e estilo de vida indolente, que os levou ao barbarismo.
As tribos perdidas dividem-se em dois grupos, um ligado às artes e responsáveis pela civilidade, e outro dado à caça selvagem e estilo de vida indolente, que os levou ao barbarismo.
Guerras grandiosas e ineficientes acontecem entre nefitas e lamanitas.
Guerras grandiosas e ineficientes acontecem entre os povos civilizados e bárbaros.
No final, os lamanitas exterminam os nefitas (o mesmo tendo acontecido com os Jareditas, antes deste grupo).
No final, os selvagens exterminam os civilizados.
Os civilizados desenvolveram uma cultura de artes, de escrita e de conhecimento com uso de ferro e outros metais, assim como a arte da navegação.
O mesmo
Unanimidade da raça – os hebreus e mais nenhuma raça foram os habitantes das américas antigas.
O mesmo
Os povos do livro de mórmon acreditaram ter ocupado toda a extensão do continente Americano.
Com uma possível exceção dos esquimós, o povo hebreu acreditou ter ocupado toda a extensão do continente Americano.
A lingual original desse povo era o hebraico.
A lingual indígena tinha uma única origem – o hebraico.
Joseph Smith usou um instrument para traduzir o LdM chamado Urim e Tumim, descrito como duas pedras e um peitoral.
View of the Hebrews descreve entre vários instrumentos encontrados, um peitoral coom duas pedras brancas semelhantes à chifre de boi unidas, “imitando as pedras preciosas do Urim”.
Admite a existência de idolatria e sacrifícios humanos.
O mesmo.
Os profetas exaltam à generosidade aos pobres e denuncia o orgulho. A poligamia também é denunciada sob certas condições, como as praticadas por Davi e Salomão.
Generosidade aos pobres é exaltada e o orgulho e poligamia são denunciados.
Escritos sagrados e perdidos seriam restaurados aos lamanitas, assim como as bênçãos de Deus, nos últimos dias.
As tradições indígenas do “Livro Perdido de Deus” e sua restauração aos índios, assim como as “bênçãos” perdidas do Grande Espírito são citados.
Os registros sagrados foram escondidos ou enterrados por Moroni,  uma característica que correspondia às tradições deste povo no monte Cumora.
O livro sagrado de Ethan Smith foi enterrado com um “grande pregador”, “mantenedor da tradição sagrada”.
Citações de fortificações militares extensas, erguidas por vastas áreas e com torres militares de vigia aqui e acolá.
Citações de fortificações militares extensas ligando cidades através dos grandes territórios de Ohio e Mississippi, com torres militares de vigia aqui e acolá.
Cita oratórios ou as torres sagradas.
Descreve as torres sagradas ou “lugares altos”, algumas vezes devotados à verdadeira adoração, em outros momentos como locais de idolatria.
O mesmo povo do LdM faz uma mudança de um governo monárquico para uma forma democrática.
Parte dos habitantes do livro faz uma mudança de um governo monárquico para uma forma democrática.
Os poderes civis e eclesiásticos estão unidos na mesma pessoa no governo democrático.
O mesmo
Lehi, o primeiro profeta ensina que a existência de oposição é necessária em todas as coisas – moralidade oposta à fraqueza, obem ao mal, a vida à morte, e assim em diante.
Alguns povos do livro de Ethan Smith acreditavam na luta constante entre os bons e maus princípios pelos quais o mundo é governado.
O evangelho foi pregado entre os antigos habitantes das américas.
No livro, Ethan Smith fala do evangelho ter sido pregado na América antiga.
O LdM traz um Messias ressurreto ao Novo Mundo, dando ao povo o um ministério, discípulos e igreja .
O livro de Ethan Smith mostra, em detalhes consideráveis, a história do herói da cultura mexicana – Quetzalcoatl – que em muitos aspectos, é semelhante à Cristo.

Leia também o texto sobre as semelhanças entre ambos os livros AQUI.

Elder Roberts fecha estes paralelos com a seguinte questão:

“Estes numerosos e importantes pontos de semelhança e de sugestivo contato podem ser meras coincidências?” (B. H. Roberts, Studies of the Book of Mormon, (University of Illinois Press, 1985), p. 242)

Joseph também usou a Bíblia literalmente ao criar o livro de mórmon. Aproximadamente 25.000 palavras consistem em passagens do Velho Testamento, principalmente os capítulos de Isaias que Ethan Smith menciona em View of the Hebrews. Outras 2.000 palavras foram retiradas do Novo Testamento. (Fawn Brodie, No Man Knows My History, p. 58)
Veja mais detalhes AQUI.

Parece que Joseph também plagiou seu pai. Por muitos anos, sua mãe expôs os detalhes de vários sonhos de seu marido, e um desses foi totalmente incorporado no livro de mórmon como uma visão de Lehi, o pai de Nefi.

Vejamos as características em comum:

A visão de Lehi
(livro de mórmon, 1 Nefi 8 -1830)
Sonho de Joseph Smith, Sr.
(Lucy Smith: Biographical Sketches, pp. 58-59)
vi que eu estava num escuro e triste deserto
Eu pensei estar viajando em um campo aberto e desolado, que parecia muito estéril...
...vi uma árvore cujo fruto era desejável para fazer uma pessoa feliz... me aproximei e comi de seu fruto; e vi que era o mais doce de todos os que já havia provado... comecei a desejar que dele também comesse minha família...
…uma árvore, como eu nunca tinha visto antes… eu achei [o fruto] delicioso, além de qualquer descrição. Enquanto eu o comia, eu senti em meu coração: “Eu não posso comê-lo sozinho, devo trazer minha esposa e filhos” …
vi um rio de água...E vi uma barra de ferro que se estendia pela barranca do rio e ia até a árvore onde eu estava...
Eu observei um lindo riacho, que corria do leste para o oeste… eu podia ver uma corda grossa que acompanhava sua borda...
um grande e espaçoso edifício... E estava cheio de gente, tanto velhos como jovens, tanto homens como mulheres; e suas vestimentas eram muito finas; e sua atitude era de escárnio e apontavam o dedo para aqueles que haviam chegado e comiam do fruto
Eu observei uma construção espaçosa… cheia de pessoas, que estavam belamente vestidos. Quando essas pessoas nos observaram no vale, sob a árvore, apontaram seus dedos de escárnio para nós.

IR PARA SUMÁRIO

20 comentários:

  1. Vc deve ser uma "ex-mormon". Me diga: O que vc ganha com esse tipo de coisa ? O que a Igreja lhe fez ? Vc foi desacreditada por alguma atitude errada de um membro que não age como deveria ??? Pense bem, por que perder seu tempo tentando tirar pessoas do caminho que um dia vc deve ter seguido ? Isso te trás tanta satisfação ? Já que vc gosta tanto de dar explicações gostaria que me desse essas. Se para você tudo isso não serve mais, vc não precisa fazer ou tentar fazer com que pessoas, fracas, também deixem isso de lado. Se quiser mando para você um e-mail pessoal para que vc me responda caso não deseje expor seus problemas. Não quero "re-convertêla", pelo que escreve isso não é mais possível, pelo menos para mim, mas apenas gostaria de saber o por que de tanta ira para com a Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Pontes

    Ai, lá vamos nós de novo:

    Por que você sai por ai, falando da igreja para os outros? Porque acredita nela como verdade, não é?

    O mesmo para mim em relação à este blog.

    Ninguém fez nada contra mim, não tive problema nenhum. Apenas descobri as inúmeras fraudes dentro da igreja, que são escondidas, mascaradas... e quando as descobri, tudo em que acreditava foi ao chão.

    Descobri que acreditava em um castelo de areia... e por que não explicar isso para os outros? Por que não mostrar as provas da verdade?

    Desde quando os sentimentos de uma oração supera as provas escritas??????????? Só há uma resposta: os sentimentos não são de Deus, com certeza!

    E por que vcs mórmons querem calar quem sabe a verdade? medo?

    Aliás, ESTE SITE NÀO É PARA MÓRMONS! vivam na sua doce ilusão e sejam felizes!

    E nunca mais volte aqui!

    ResponderExcluir
  3. to passado com esse blog gente. ahahah sou mormon, e eu to passado mesmo. olha muito sucesso ai para vcs ocm o blog em gente. se vcs conseguirem. bjs

    ResponderExcluir
  4. Morian

    A grande diferença entre nós é que eu também fiquei "passada" quando aprendi isso tudo, mas não ri nem um pouco. Muito pelo contrário.

    Mas se você acha que isso é motivo para você rir, boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Bom minha querida, realmente tenho muita pena de você. Se pra você, um sentimento é algo mínimo diante de uma prova que você diz ser concreta ou seja, prova de um homem. Para mim nao existe maior prova do que a prova que vem de Deus. Lembre-se de Coríntios onde fala que o homem nao pode entender as coisas de Deus com sem o espírito de Deus porque lhe parecem loucura. Pra você tudo isso é loucura porque nao podes entender da maneira que realmente é. Sinto muito por você ser um instrumento nas maos do inimigo pra tentar desencaminhar os eleitos de Deus da verdade. Teorias malogradas nunca derrubarao meu testemunho da veracidade do Livro de Mormon - o livro mais correto da face da terra. Repita comigo minha queria TE-LES-TI-AL. Lembre-se desse nome está bem. Um grande abraço (2º Néfi 33:10-11)

    ResponderExcluir
  6. Samuel

    Muito bem, seu argumento é ir contra a razão e usar "Deus". Mas pense bem:

    Deus não nos deu razão e inteligência para que sejam ignoradas...

    E parabéns pelo seu julgamento... estou aplaudindo de pé sua humildade!

    Agora... dá pra levar alguém a sério com argumentos tão fraquinhos?

    Eu me divirto!

    ResponderExcluir
  7. Cara investigadora, estou lendo seu blog, e confesso que nunca vi um trabalho tão dedicado e tão revelador como esse, e posso dizer, se existisse , pois naum sei se existe ainda , um prêmio pra este tipo de trabalho tenho certeza que vc seria uma forte candidata, quero parabenizá-la por isso e te desejar sucesso, continuarei a ler seu blog como fonte de meus estudos, sucesso !
    P.S: e não se deixe abater pelas opiniões contrárias, isso sempre vai existir, principamente quando o assunto é religião com o agravante de ser os mórmon.

    ResponderExcluir
  8. Caro Amorim

    Obrigada pelos elogios.

    Mas meu maior interesse é, realmente, informar. E fico feliz que este blog esteja ajudando-o nesse aspecto.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Amiga, espero que você não se abata com esses mórmons que querem viver na ignorância e ilusão ("ignorance is bliss", conhece o ditado?). Por que, se a Igreja é tão perfeita, não resiste a um mínimo escrutínio? Minha esposa é exatamente como essas pessoas, foram de tal maneira "brainwashed" na Igreja, que não querem nem saber de exercer a razão, e depois ficam jurando os descrentes, ameaçando com o inferno, ou, na teologia sud, glória telestial. Não percebem que, sem medo, nenhuma religião (ocidental) funciona. Mas se for pra viver com um deus tirano como o do cristianismo, especialmente o déspota do mormonismo, é melhor ir para o inferno mesmo. Imagine, que a teologia sud é tão "perfeita", que até no pós-vida terá escravidão. É mesmo degradante ao pensamento.

    ResponderExcluir
  10. Caro Pedagogia

    Certamente não me abalo com o que escrevem, pois sei que isso é apenas a resistência de lerem qualquer coisas contra a "igreja verdadeira". Portanto, a raiva é direcionada à mim, mas não me pertence.

    Creio que você gostará de um blog:

    http://investigacoesbiblicas.blogspot.com/

    Abs

    ResponderExcluir
  11. O livro de Mórmon é uma mentira total! Joe Smith plagiou a Bíblia até na forma de capítulos e versículos. Era um embusteiro que convencia as pessoas com suas mentiras.

    Até o nome do livrO está errado. Deveria ser chamado "Os livros de Mórmon" pois trata-se, como a Bíblia, de uma junção de livros e não de um exemplar só.

    Joe Smith nunca disse ter visto Deus e Jesus Cristo. Ele não era tolo de cometer tão grande sacrilégio. Apenas disse: "Vi dois PERSONAGENS suspensos no ar..." nada mais. Os membros vivem repetindo que ele viu Deus e J. Cristo, apenas por dedução.

    Os índios americanos em nada parecem com os hebreus. Essa é outra grande mentira.

    A tradução do livro de Abraão nada tem a ver com o que está escrito na pedra encontrada. Até a gravura existente foi adulterada.

    A Igreja SUD é tão perversa que coloca até SATANÁS NO TEMPLO PRA AMEAÇAR DE DESTRUIÇÃO OS FIÉIS QUE NÃO CUUMPRIREM OS CONVENIOS FEITOS LÁ.


    ISSO É MUITO TRISTE. NÓS QUE DEDICAMOS TANTO TEMPO (MAIS DE DEZ ANOS) E RECURSOS PARA A IGREJA AGORA VEMOS QUE É TUDO MENTIRA.

    ABRAM OS SEUS CORAÇÕES, USEM A SUA PRÓPRIA MENTE, BUSQUEM INFORMAÇÕES E VEJAM QUE A AUTORA DESSE BLOG ESTÁ FALANDO TODA A VERDADE.

    Se quiserem continuar enchendo Salt Lake e dinheiro que o façam pelo menos conscientemente e não sendo vítimas de tantas ilusões e mentiras.

    LEIAM A BÍBLIA!

    Parabéns a autoradeste blog , vc está prestando um grande serviço à humanidade por trazer a público todas essas verdades.

    Muito obrigado.

    Tomé Santos
    (Professor de História das Americas)

    ResponderExcluir
  12. A IGREJA SUD É TÃO VIOLENTA QUE COLOCA NO TEMPLO UM PERSONGEM FAZENDO PAPEL DE SATANÁS
    QUE ANTES DE SE RETIRAR, VIRA-SE PARA OS FIÉIS E OS AMEAÇA DE DESTRUIÇÃO SE NÃO CUMPRIREM OS CONVENIOS FEITOS NAQUELE RECINTO.

    EM OUTRA PARTE UMA VOZ ORDENA QUE OS MEMBROS FAÇAM CONVENIOS DE DOAREM TODOS OS SEUS BENS PARA A IGREJA (NÃO PRA JESUS CRISTO), QUANDO ISSO FOR REQUERIDO DELES. SÓ QUE NÃO SE COMPROMETE EM AJUDAR A NINGUÉM, EMBORA O FAÇA EM ALGUNS CASOS.

    VAMOS ACORDAM OS MÓRMONS!

    É MUITO TRISTE! DEDIQUEI MAIS DE DEZ ANOS DE TEMPO E DINHEIRO PARA ESSA MENTIRA QUE É A IGREJA SUD.

    PARABÉS PELA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESCLARECIMENTO DA VERDADE.

    ResponderExcluir
  13. Caro Nandinho - Tomé

    Sou eu quem devo agradecer pelo apoio.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Kaline-yoma

    É a famosa lei da consagração.... doar tudo para a igreja.

    Mas nunca é tarde para acordarmos, nào é?

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Querida autora,

    Quero acreditar que suas intenções ao publicar tal material sejam as melhores possíveis, se é que é possível dizermos que quem semeia a descrença e a dúvida está bem intencionado.

    O fato de haver um autor contemporâneo ao Profeta Joseph Smith que concluiu e publicou através de pesquisas próprias que os antigos habitantes das américas tinham de fato ascendência hebraica, e de que relatos de histórias indígenas coincidirem com os fatos narrados no Livro de Mórmon, de maneira alguma desacredita qualquer das informações trazidas à luz com a publicação do Livro de Mórmon, pelo contrário, acredito que elas corroboram o fato de que o relato do Livro é verdadeiro, tanto quanto o fato de os registros dos sumérios trazerem inúmeras histórias semelhantes às da Bíblia não significarem que a Bíblia é um plágio ou uma falsidade.

    Creio que o que está em foco e em discussão é a coerência ou não de uma vida religiosa. A coerência ou não de acreditarmos em Cristo, como o único nome através do qual haverá salvação para a humanidade.

    Não podemos e não devemos caminhar no campo das especulações, das suposições levianas, pois sei que Deus é o mesmo Hoje, Ontem e Amanhã, seus designios serão todos cumpridos, precisamos ter fé Nele e Naquele que ele enviou, todo o restante não tem qualquer importância, a não ser que seja para fortalecer esta nossa fé.

    Se temos dúvidas, temos que perguntar a Deus, Ele nos deu este direito e prometeu-nos sua resposta ( e Deus não deixa de cumprir com suas promessas ).

    Podemos semear dúvidas sobre qualquer coisam sobre qualquer religião, até mesmo sobre a verdade contida em Jesus Cristoe no seu evangelho e infelizmente vemos inúmeras pessoas se ocupando com isto.

    Toda a bibliografia que já foi e será escrita contra ou a favor de qualquer coisa, jamais poderá provar que ela é verdadeira ou falsa, no máximo pode conduzir-nos à verdadeira fonte das respostas.

    Todos deveríamos nos ocupar mais em construir do que em destruir os caminhos e as pontes que nos aproximam do Senhor e do seu reino.

    O que este mundo mais precisa é de pessoas que preguem de Cristo, falem de Cristo, sigam a Cristo pois como o próprio Cristo ensinou, " quem comigo não ajunta, espalha."

    Sinceramente e sem nenhuma ofensa, acredito que você assim como tantos outros deveriam canalizar suas forças e potencial em trazer pessoas para Cristo e para o seu evangelho, e não em tentar convencer-se de que seu ponto de vista está certo.

    A verdade prevalecerá por sí mesma. E como Jesus Cristo afirmou: Ele é o caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai, senão por ele.

    A vida é muito curta para ocuparmos nosso tempo semeando discórdia e descrença, inimizade e orgulho.

    Somente uma verdadeira experiência com o Consolador será capaz de conduzir-nos à uma certeza de qualquer coisa, todo o resto não passa de um esforço inútil se não tivermos nossos testemunhos selados pelo Espírito Santo do Senhor.

    Espero sinceramente que você reflita sobre estas verdades e mude o seu foco.

    Seu irmão em Cristo.

    ARAKEN CO

    ResponderExcluir
  16. Araken

    Creio que o que você leu não foi compreendido, então explciarei melhor: NA ÉPOCA de Joseph Smit, muito, mas muito se falava que os nativos americanos eram de descendência hebraica. Era coisa comum. Um autor escreveu sobre isso, fazendo um livro de ficção e Joseph, com más intenções, plagiou a história, introduzindo um tom religioso.

    Nada pode provar que a igreja é falsa? Meu caro, o blog inteiro é prova disso, e muitas outras pesquisas.

    Se você acha que eu perco meu tempo "disseminando mentiras", eu te afirmo que ganho meu tempo informando a verdade. E muitos que já foram enganados como eu, como você e tatos outros, conseguiram, ESTUDANDO, usando a razão que Deus nos deu, usando a inteligência, ligar A com B e descobrirem, por si só, que a igreja nào tem nada de verdadeira.

    Quem quiser viver nela, ótimo. Quem acredita que ela traz coisas boas, perfeito. Continue na sua opçõa, mas sequer tente calar aqueles que descobriram a verdade.

    A verdade prevalecerá. E está começando a prevalecer, por mim e por muitos outros :D

    ResponderExcluir
  17. Araken

    Por favor, escreva com letras minúsculas. Escrever com maiúsculas é uma falta de educação enorme, caso você nòa saiba. E se você acha que pode refutar " 'argumentos' e nào provas" deste blog, fique à vontade.

    Eu já coloquei refutações neste blog sobre essa historinha de revelação pelo espírito, de queimação no peito.... tudo criado pela nossa mente e pela nossa "auto-hipnose".

    Acredite na carne, e pior, na SUA carne... é assim mesmo, ignore todas AS PROVAS que estão à sua volta, como discursos que ainda existem nos livros da igreja, ignore a primeira ediçõa do livro de mórmon, que ainda existe, ignore o livro de mandamentos - primeira edição - que ainda existe, ignore a farsa do livro de Abraão, e as várias versões da primeira visào - tratando-os todos como "argumentos" - e viva feliz.

    Mas nao se esqueça que a verdade está ai, na sua frente. Você simplesmente está optando por manter-se na ignorância. E essa É UMA OPÇÃO.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Desculpe-me se minha maneira de escrever denotou alguma grosseria, mas infelizmente há pessoas que como você mesmo afirma, só querem ver aquilo que lhes interessa.

    Meu interesse pela verdade continua e não vejo outra maneira de saber da verdade sobre qualquer fato ou relato, a não ser através de revelação pessoal que nos é dada pelo Espírito Santo.

    Se você é cética a ponto de negar este poder de revelação, sinto muito por você e por sua falta de fé e testemunho. Talvez você tenha medo de perguntar a "DEUS" que é a fonte de toda sabedoria e conhecimento e prefira acreditar nos homens ( filhos de DEUS, que precisam ainda aprender muito para poderem ter o privilégio de um dia estarem novamente na sua presença )ou no Pai das mentiras que é Satanás ( ainda que inconscientemente )

    Acredito que você não crê nem em DEUS e nem em Satanás, você não consegue distinguir entre o que é bom ou mal, doce ou amargo, está cegada pelas artimanhas do inimigo de toda a humanidade e como muitos caminha cegamente para o abismo da razão humana, que como afirmam as escrituras para Deus é loucura.

    Mas a realidade de que Jesus Cristo vive, é o filho unigênito do Pai Celestial, cheio de graça e verdade, que é nosso Salvador e Redentor nunca poderá ser mudada, embora possa ser negada por tantos, para os quais seus braços continuarão abertos e seu convite sempre pungente continua a ser: "Vinde a Mim, e Eu vos aliviarei".

    Arrependa-se de sua falta de fé, implore por sua misericórdia, aceite a novidade de vida que está no Evangelho de Cristo, procure amar a Deus sobre todas as coisas e a teu próximo como a ti mesma e então encontrará o caminho e certamente as bençãos do sacrifício expiatório de Cristo que foi feito por cada um de nós individualmente e por toda a humanidade a fim de que fossemos por Ele conduzidos novamente a presença de nosso Deus e com Ele possamos habitar para toda a eternidade ( que até onde entendi também é negada por você ).

    Que Deus a abençoe e ilumine.

    ARAKEN C. OWCZARZAK

    ResponderExcluir
  19. ARAKEN

    Seu email vai para a categoria "ABSURDOS E JULGAMENTOS MÓRMONS".

    Fique ai tentando adivinhar em que acredito ou quem eu sou. E eu tenho certeza que você julga e é irracional, pois nào confia na inteligência que tem (ou será que você nào a tem?)

    Publiquei sua resposta só para te expor mesmo!

    ResponderExcluir
  20. Presto meu testemunho que 10% dos membros sud nunca sentiram o Espirito Santo, sempre foram induzidos a sentir um ardor no peito(calor), como isso fosse a confirmação da verdade. Isso é técnica de convencimento, muito utilizado por alguns missionários. Lembro bem de um Élder que trabalhou no meu ramo em 81, eram um missionário carismático, tinha uma voz de tenor e se destacava nas horas dos hinos, todo mundo paravam para admirá-lo pelo tom de sua voz. Quando visitava um investigador, ele criavam uma atmosfera silenciosa, fazia uma oração prolongada e induzia as palavras você vai "sentir um ardor no peito" se abrir seu coração confirmando a verdade. O investigador, maioria se deixava levar pelo ambiente e desejava em sua mente esse ardor , fazendo que o cérebro criasse dentro de sí essa emoção, que nada tem haver com o Espirito Santo. Presto meu testemunho que 90% dos membros sud , nunca sentiram nada , nem esse falso ardor , são apenas convencidos em forma de convertidos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.