Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

DOUTRINA SUD - dízimo - parte 1

                                                                                                                   POSTERIOR
INTRODUÇÃO

Certamente doações para caridade é uma das coisas mais admiráveis que as pessoas podem fazer com seu dinheiro. E os cristãos, como vêem a caridade? Estaria ela relacionada com os dízimos?



A seguir estão relacionadas algumas informações escriturísticas que envolvem o dízimo.

Verificando TODO o capítulo 14 de Deuteronômio, vemos algumas das leis do Antigo Testamento para os judeus, incluindo o dízimo. Portanto, o dízimo era uma obrigação dos judeus, sob a lei de Moisés, no Antigo Testamento.

Com a vinda de Cristo, um novo convênio passou a reger a vida nesta terra. Mesmo no NT, a palavra dízimo é mencionado seis vezes, em Mateus. 23:23, Lucas 11:42 e Heb. 7:5,6,8,9.

Mas a chave para entender como Deus solicita doações à Igreja é encontrada em I Coríntios 16:2:

 “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.”

e em 2 Coríntios 9:5-8:

“5 Portanto, julguei necessário exortar estes irmãos que fossem adiante ter convosco, e preparassem de antemão a vossa beneficência, já há tempos prometida, para que a mesma esteja pronta como beneficência e não como por extorsão.

6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará

7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria

8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra.”

Parafraseando: Deus não exige uma quantia fixa de dinheiro, Ele quer que as doações sejam de coração. Se as pessoas são forçadas pela sua igreja a dar uma certa porcentagem de sua renda, que é extorsão. Se elas dão livremente e alegremente a quantia que são capazes, este é um dom.

Portanto, os cristãos estão livres da obrigatoriedade pregada no Velho Testamento. Eles não são obrigados à doar o dízimo, mas sim solicitados a fazer oferendas.

Em Marcos 12:42,44 lemos:


“Vindo, porém, uma pobre viúva, lançou dois leptos, que valiam um quadrante.... mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha, mesmo todo o seu sustento.”

Quando a viúva idosa deu seus dois últimos leptos, era uma oferenda e não um dízimo. Se fosse dízimo, ela daria 10% de seus dois últimos leptos. 


Alguns mórmons afirmam que não é um mandamento pagar o dízimo, porém esta é apenas uma tentativa de esconder a verdade.


O Salt Lake Tribune, em 2005, publicou um artigo falando sobre o Chile e o desafio da igreja mórmon em manter os membros batizados ativos. Segue uma parte deste artigo:

"De longe, o maior desafio é o [pagamento do] dízimo... que os mantém longe dos templos e da participação completa [na igreja].

A importância de pagar o dízimo tornou-se uma espécie de mantra durante a visita do presidente da igreja mórmon de Gordon B. Hinckley, e repetido por todos da liderança" ("Building Faith," Salt Lake Tribune, March 31, 2005).

PARA QUE SERVE O DÍZIMO MÓRMON?

Segundo as Autoridades Gerais, o dinheiro arrecadado com o dízimo serve também para:

- construir, conservar e manter o funcionamento dos templos (foto ao lado e mais imagens AQUI), capelas e outros edifícios (todos feitos com materiais caros, especialmente os templos);



- destinados para os gastos das estacas, alas e outras unidades da igreja (essas unidades utilizam estes fundos para realização de programas eclesiásticos que incluem o ensino do evangelho e atividades recreativas, podendo envolver não membros da igreja)

- ajudar o programa missionário

- educar os jovens no Seminário e Instituto da igreja, com a impressão e distribuição dos materiais de aula;

- ajudar nos trabalhos do templo e história genealógica da família.

QUAL É A DEFINIÇÃO DO DÍZIMO?

O seguinte estudo de um membro SUD mostra que a definição do dízimo na igreja mórmon pode ter evoluído em sua interpretação original. (Agradecimento especial a Sarony pelo texto: O que é um dízimo adequado? What is a Proper Tithe?)

Como a autoridade e a política estão vinculadas na Doutrina Mórmon,  para declarar o que é um dízimo adequado, devem ser priorizados: primeiro, as escrituras canonizadas; segundo, as declarações assinadas da Primeira Presidência.

Há pelo menos duas passagens das escrituras que ensinam explicitamente que um bom dízimo é um décimo do que a pessoa possui como extra.

1. DeC 119:5, versão de 1938:

"Em verdade vos digo, acontecerá que todos aqueles que se reunirem na terra de Sião deverão doar o dízimo de suas propriedades excedentes, e devem observar esta lei, ou não serão considerados dignos de habitar entre vós".

2. A segunda passagem da Escritura provém da Tradução de Joseph Smith da Bíblia (JST). Smith e Rigdon também produziram esta obra, e está escrita, em grande parte, com a letra de Rigdon.

"Portanto Abrão pagou-lhe o dízimo ... pois que Deus lhe havia dado mais do que tinha necessidade." JST Gênesis 14:39.

Para compreender o significado do que deve ser cobrado, temos a sorte de encontrar uma harmonia simples e elegante em uma simples leitura da escritura Mórmon: "benefício" (v. 4) significa "propriedade excedente” (v . 5). Portanto, o dízimo Mórmon era definido como "um décimo de suas propriedades excedentes anualmente" (DeC 119:4,5), que significa "mais do que tudo o que tinha necessidade" (JST Gênesis 14:39).


Ainda está confuso? Vamos continuar.

Declarações:

O Presidente Howard W. Hunter declarou o seguinte:

"A lei é simplesmente indicada como "um décimo de todo o seu benefício”. Benefício significa lucro, remuneração, aumento. É o salário de um empregado, o lucro da exploração de uma empresa, o aumento de quem cresce ou produz, a renda a uma pessoa de qualquer outra fonte.

"O Senhor disse que é uma lei 'permanente', tal como foi no passado." (Conference Report, abril de 1964, 35)."

Parece que os SUDs podem interpretar o dízimo de várias maneiras. Mas Franklin D. Richards não deixou dúvidas:

 " ‘Eu exijo que todos os seus bens excedente sejam colocados nas mãos do bispo’. Vamos considerar por um momento a palavra EXCEDENTE. O que significa quando aplicada a um homem e sua propriedade? Excedente não pode significar aquilo que é indispensavel e necessário para uma determinada finalidade, mas o que fica depois de suprir o que é necessário.

Não são as necessidades básicas a alimentação, vestuário e um lar para si e sua família? A propriedade excedente aquilo que estava além e acima de coisas confortáveis e e necessárias? À luz do que já aconteceu e de acontecimentos posteriores, o que mais poderia significar? Podemos ter outro ponto de vista quando consideramos as circunstâncias na qual ela foi dada em Far West, em julho de 1838?

Eu não sou capaz de estudar o assunto e encontrar qualquer outra definição do termo"excedente" utilizado nesta revelação além daquele que acabo de dar. Creio que era assim compreendido e registrados pelos Bispos e pelas pessoas naqueles dias, bem como pelo próprio profeta Joseph, que foi sem dúvida o mais capazes e melhor expositor dessa revelação."

(Franklin D. Richards, 6 de novembro de 1882. Journal of Discourses, 23:313).


Atualmente, o pagamento do dízimo é sobre o salário. Algumas pessoas pagam o dízimo sobre o valor líquido, alguns sobre a receita bruta.  Em geral, os bispos incentivam que os membros paguem seus dízimos sobre a renda bruta, isto é, paguem 10% de um salário que não receberão.

Ainda, rendimentos como poupança, venda de imóveis ou qualquer outra forma de recebimento que aconteça, além do salário, o dízimo também deve ser pago. Após a aposentadoria, apesar de já ter pago 10% do dízimo sobre o valor arrecadado pelo INSS, o aposentado fiel deve continuar pagando seu dízimo.


Comentário: Parece que a Igreja SUD definiu o dízimo nos seus primeiros dias de forma diferente do que faz agora. Independentemente de como ele foi definido no passado, a Igreja SUD espera que os seus membros paguem 10% de sua renda para a igreja, além de ofertas de jejum, ofertas de fundo missionário, entre outras doações.

Referências complementares


MOTIVAÇÃO PARA PAGAR O DÍZIMO

A Igreja SUD torna o pagamento do dízimo uma obrigação. E seus adeptos tem uma grande motivação para isso: o medo.

Explicando melhor, é comum ouvir a citação de duas escrituras:

1 – Malaquias 3:10, onde Deus promete abençoar aos que pagam fielmente dízimos e ofertas:

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes".

Onde podemos ver o medo nessa escritura? A mensagem ensinada é simples: aqueles que não pagam o dízimo não serão abençoados materialmente.

2 – Doutrina e Convênios 64:23, que os mórmons tem como uma revelação moderna. Esta diz o seguinte:

"Este é um dia de sacrifício, e um dia para o dízimo do Meu povo; pois aquele que paga o seu dízimo não será queimado na ocasião da Sua vinda."

Aqui o medo está bem esplícito: aquele que não pagar o dízimo, será literalmente queimado!!!

Infelizmente, o sentimento de culpa colocada sobre Santos dos Últimos Dias é real e considerável. Eles não são considerados “membros dignos” se não pagam o dízimo integral  e todos os meses.

Quando não procedem “dignamente” em relação ao dízimo, não recebem a recomendação para entrar no templo (essencial para a salvação mórmon – veja AQUI) e não podem assumir ou manter quaisquer cargos maiores (bispo e conselheiros, presidentes de estacas, etc).

Quando todos os dízimo são pagos integralmente, são aconselhados a pagar generosas ofertas de jejum, contribuir para o fundo missionário, etc

ALGUNS PONTOS IMPORTANTES SOBRE O DÍZIMO NA IGREJA SUD:

- o dízimo é muito enfatizado, juntamente com a declaração que "O Senhor não precisa do seu dinheiro "

- é colocada muita ênfase no dízimo, a ponto de torná-lo um tema recorrente da Reunião Sacramental, palestras, aulas na Escola Dominical, Sacerdócio e Sociedade de Socorro

- é ensinado às crianças o dízimo da primária - o professor dá à criança de dez reais (cedidos pelos pais da criança antes da aula) e ela é convidada a colocar um centavo no envelope do dízimo e dá-lo ao Bispo

- o doador do dízimo deve identificar-se corretamente, preenchendo uma ficha com seu nome, data e valor doado (figura ao lado). Esta ficha é entregue ao bispo, juntamente com o valor declarado.

- todos os membros que trabalham ou tem algum tipo de renda são chamados para acerto do dízimo todo final de ano. Assim, são lembrados das parcelas dos dízimos que não foram pagas. Sim, todos os pagamentos individuais são cuidadosamente contabilizados (através da ficha acima descrita). 


Por outro lado, os bispos são pressionados pela sede da igreja, através de cartas, indicando que houve uma diminuição do valor arrecadado em sua ala, e que devem exortar aos membros a contribuir mais rápida e prontamente com o dízimo

O DÍZIMO, OS POBRES E AS BÊNÇÃOS - UM MANDAMENTO MESMO PARA OS NECESSITADOS

Certa vez na Escola Dominical, um professor estava falando sobre os membros da igreja que estão "gemendo sob dívidas esmagadoras". Ele expressou sua simpatia por essas pobres almas e então perguntou: "Qual é o primeiro passo para sair do débito?"

“Pagar o dízimo integral!”

Podemos entender: Qual é o primeiro passo para se salvar do afogamento? Acrescente mais água! Qual é o primeiro passo para sobreviver a um assalto? Dê a maior arma à um assaltante

Ouvimos os outros membros se referirem à esse conceito como a "Matemática do Senhor”. Infelizmente os Mórmons terão que lidar com a matemática do banco. O banco não se importa se você doou o dinheiro do financiamento de sua casa para a igreja. Você tem uma obrigação legal com eles, e está infringindo essa obrigação.

É interessante que a igreja, tendo membros humildes, faz com que elas sintam obrigação de pagar primeiramente o dízimo. Porém, essas mesmas pessoas carentes acabam pedindo ajuda financeira à igreja. E se elas deixaram de pagar seu dízimo um único mês, essa ajuda é negada!

Assim, não faz mais sentido que essas pessoas usem o dinheiro que têm que pagar suas  próprias necessidades? Por que a Igreja tem que se envolver?  


De fato, é vergonhoso ver a propaganda que a Igreja faz sobre o dízimo. Um artigo, baseado em uma história ‘verdadeira’ foi publicado na revista da Igreja Friend, em novembro 2007 (LDS.org), mostra o objetivo claro da igreja SUD.

A história narra uma mãe na miséria e um filho que não tinha sapatos para usar. 


Ela tinha dinheiro suficiente para comprar um sapato para seu filho, mas se sentiu muito culpada em gastar o dinheiro com seu filho ao invés de doá-lo para a igreja como dízimo. 


Claro que um "milagre" aconteceu e o bispo deu ao seu filho alguns sapatos.

Verdadeira ou não, o fato é esta história é apenas mais uma dentre tantas que ajudam a condicionar as pessoas, para que sintam que devem privar a família, incluindo as crianças, de suas primeiras necessidades, como sapatos, para pagar a igreja.

Mas, de acordo com o Élder Henry B. Eyring, do Quórum dos Doze Apóstolos:

"Se decidirmos agora sermos dizimistas integrais e, se formos constantes em pagá-lo, bênçãos fluirão".

"Spiritual Preparedness: Start Early and Be Steady", Ensign,  novembro 2005, 40.

Hinckley afirmou:
“Sempre foi uma bênção devolver ao Senhor um décimo do que Ele nos deu. Irmãos e irmãs, tenho grande testemunho do dízimo. Nunca me foi difícil pagar o dizimo, mesmo nos momentos de dificuldade financeira, porque o Senhor fez a promessa de que nos abençoaria se o fizéssemos. Não sou eu que faço essa promessa. Não é o bispo que faz essa promessa. O Senhor fez essa promessa, e é Ele que tem o poder de cumpri-la”. (Conferência regional, montevidéu, Uruguai, 10 de agosto de 1997).

“Pagar o Dízimo é mais uma questão de fé do que uma questão monetária. Tomamos a palavra do Senhor de modo literal e este é meu testemunho: Ele cumpre Sua palavra. Foi Ele quem fez a promessa. Não é uma promessa minha. É Dele a promessa de que abrirá as janelas do céu e derramará bênçãos sobre vocês até que não haja lugar suficiente para as recolheres”. (Serão, Bogotá, Colômbia, 8 de novembro de 1996).

“Quando eu era menino, todo mês de dezembro íamos à casa do Bispo: Meu pai, minha mãe e todos os filhos. O bispo não tinha uma sala na capela. Tínhamos que ir até a casa dele. O bispo, então, chamava-nos individualmente e perguntava quanto tínhamos pago como dízimo e quanto desejávamos pagar. Para as crianças era uma quantia muito pequena. Creio que o custo para se manter um registro daquela contribuição excedia o próprio valor dela, mas isto tinha seu propósito. Quando éramos crianças bem pequenas, nosso nome foi incluído nos registros de dízimo da Igreja, e nunca nos foi difícil pagar o dízimo desde aquela época”.(Serão, Quito, Equador, 12/ago/1997).

“Quanto ao pagamento do dízimo, trata-se de uma lei do Senhor. Ele nos deu os mandamentos. Ele fez a promessa. Ele tem poder para cumpri-la. É meu testemunho que Ele a cumpre. É preciso fé quando sentimos que não temos o suficiente, mas Ele prometeu que as janelas do céu se abririam e derramariam sobre nós uma bênção. Tenhamos fé Nele. Deixemos que Ele nos prove. Confiemos em Sua palavra. Cumpramos Seus mandamentos. Andemos em retidão perante o Senhor, como homens e mulheres íntegros, honestos, trabalhadores e fervorosos”. (Reunião, Manágua, Nicarágua, 19 de novembro de 1998).

“O Senhor espera muito de vocês no sentido de que assumam sua parte do fardo de levar adiante o trabalho do Senhor, pagando o dízimo e as ofertas. Temos dinheiro suficiente para fazer esta Igreja funcionar graças à fidelidade das pessoas. Essa fidelidade é uma coisa maravilhosa. Não temos muitas pessoas ricas na Igreja. O dinheiro que faz a Igreja funcionar provém daquilo que foi consagrada por pessoas maravilhosas e fiéis como vocês. O dízimo não é tanto uma questão de dinheiro, mas, sim, de fé. O Senhor não pode abençoar aqueles que não são obedientes”. (Reunião, Columbus, Ohio, 25 de abril de 1998).


Tenha fé? Isso é levar a fé ao extremo. É como dizer que não vai levar seus filhos ao médico porque tem fé que o Senhor vai curá-los. É irresponsabilidade e crime, não fé, e não há nada nobre nisso.

BÊNÇÃOS DE PAGAR O DÍZIMO

Algumas pessoas afirmam ter recebido bênçãos financeiras quando pagaram o dízimo, mesmo achando que não conseguiriam.

Alguns afirmam que realmente tem mais dinheiro, pagando o dízimo. Como? A resposta é simples:

As pessoas naturalmente controlam melhor o seu dinheiro quando sabem antecipadamente quais serão suas despesas. Portanto, se eles sabem que primeiramente pagarão o dízimo, então eles fazem isso e esticam o que sobra para pagar as demais despesas, cortando gastos supérfluos ou mesmo necessários.

Se você fizer as contas, com e sem o dízimo, é óbvio que terá mais dinheiro no final de cada mês, se você não pagar o dízimo. Dinheiro extra não aparecerá magicamente. O bônus inesperado de trabalho, o reembolso de imposto, o dinheiro de aniversário, aconteceriam de qualquer maneira.



FUTURO FINANCEIRO SÓLIDO

No inverno de 2008, a revista da BYU publicou um artigo chamado "Como construir um futuro financeiro sólido".

Este artigo afirma que o dízimo deve ser pago antes de qualquer coisa. Em seguida, ele diz:

“Especialistas da BYU são rápidos em lembrar aos membros da Igreja que o dízimo deve estar no orçamento familiar. Tendo 10 por cento menos, provavelmente significa que você viverá em uma casa menor, comprará um carro mais barato, ou terá férias mais baratas com sua família.

Porém, isso contradiz o que as Autoridades Gerais pregam na Conferência Geral sobre a abertura de ‘janelas do céu’ e receber bênçãos ‘que não haverá espaço suficiente para recebê-las’.”

Ao menos, este artigo trata com grande honestidade o assunto “dízimo”.

AS OBTURAÇÕES DE OURO

No próprio site da igreja há uma história um tanto inquietante. Os membros da Igreja na Argentina se sentiam tão obrigados a fornecer fundos para a construção do templo em São Paulo, SP, que tomaram uma decisão drástica. Veja o comentário original AQUI:

"[Faust] enfatizarou a necessidade de sacrifício para a construção do templo e disse como os membros da Argentina encontraram maneiras de fazer doações durante a construção do Templo de São Paulo, Brasil. Deram o ouro de seus dentes para ajudar a pagar o templo. Ele disse que havia comprado algumas das obturações de ouro por um valor maior que o preço de mercado, para assim compartilhar com as congregações o sacrifício feito por esses membros.” (Church News, 9 de maio de 1998)"

 Embora alguns possam pensar nesta história como uma demonstração de "fé", na verdade serve para pressionar os mórmons até um limite de sacrifício desnecessário.



A igreja não precisava de obturações de ouro destas pessoas para pagar a construção do templo. O valor das propriedades da igreja (atualmente gira em torno de US$ 100 bilhões) poderia facilmente ter coberto esses custos. 


Existiria algum membro SUD que, mesmo sabendo quanto a igreja possuía em propriedades, desejaria que essas pessoas tirassem suas obturações e as dessem para a igreja?

Veja AQUI algumas das propriedades da igreja atualmente.

UTAH E O DÍZIMO

O artigo, que pode ser visualizado em inglês, AQUI, mostra como o estado de Utah é extremamente não participativo em doações aos pobres e necessitados. Na lista da United Way of America, dentre os 50 estados que compõem os EUA, Utah ficou em 48 lugar em doações per-capita para instituições de caridade não-religiosas

A razão é óbvia: se a maioria da população de Utah está pagando 10% de sua renda à Igreja SUD, então eles já se sentem generosos o suficiente e raramente doam para outras instituições de caridade dignas, como o United Way, o Fundo Katrina, Cancer Research, etc.

Porém, ao invés do dinheiro ir para ajudar a curar doenças como o câncer e leucemia, o dinheiro vai para a igreja, para construir seus edifícios e para o uso de, praticamente apenas mórmons.

A igreja também não está doando o dinheiro que recebe às causas nobres. Se pensarmos que cada pessoa do mundo aderisse à Igreja SUD, todas as instituições de caridade, que ajudam sem exigir dízimo dos necessitados, acabariam. E logicamente a Igreja SUD seria (mais) vergonhosamente rica.

Isso é algo que deve ser cuidadosamente analisado. A maioria dos mórmons não consideram o bem real e tangível que poderia ser feito com o dinheiro que dão para a Igreja SUD.

FALÊNCIAS EM UTAH

Os líderes SUD frequentemente lembram das promessas que os dizimistas receberão em sua renda se pagarem os dízimos.

Porém, Utah continua sendo um dos estados mais pobres dos E.U.A. e está entre o estado com maior número de falências pessoais. Nos últimos anos, Utah liderou a nação nos pedidos de falência. Utah não foi apenas o estado líder neste quesito em 2005, mas também teve um número recorde de pedidos de falência.


Algumas das razões para o grande número de pedidos de falência são devidas a:

1. Mórmons pagando 10% ou mais do seu rendimento bruto para a Igreja em dízimo e outras ofertas;

2. As famílias numerosas;

3. A pressão no Mormonismo para ser, ou pelo menos parecer, financeiramente bem-sucedido, como uma prova aos outros de que o Senhor está abençoando-os; e



4. Empréstimos. Estes são calculados sobre o valor do salário, mas os bancos não contam que os salários são, de fato, 10% menores por causa do dízimo. Assim, eles conseguem empréstimos maiores do que realmente conseguem pagar.

Estes são problemas enormes, e não esqueça que a Igreja exige que o dízimo seja pago antes de todas as outras obrigações. Um artigo da Ensign, de março de 2004, foi escrito por um advogado mórmon especializado em casos de falência, e também defende que o dízimo deve ser o primeiro a ser pago.

Outros artigos relacionados:


IR PARA SUMÁRIO

44 comentários:

  1. Isso é realmente uma vergonha pra vocês que estão tendo esse conceito.
    essa introdução que deram sobre o dízimo dos SUD é uma verdadeira MENTIRA.
    Não possuem nemhum testemunho,não creêm EM absolutamente NADA.
    FLAEII

    ResponderExcluir
  2. A introdução onde a Bíblia é citada é uma mentira????
    E se você acusa este texto de mentiroso, apresente as provas. Cabe ao acusador o ônus da prova, sabia?

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, Maze! Aliás, a vergonha deve ser da igreja mórmon, que usa o dinheiro dos fiéis para comprar propriedades e enriquecer cada vez mais.
    Caso você tenha provas contrárias, apresente-as. Apenas dizer que OS FATOS apresentados aqui são mentirosos não tem validade alguma.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Incrível como as pessoas se passam a fazer um blog para criticar um religião da qual não sabem nada!
    Que interesse é esse em difamar tal igreja? Seja um religioso ou não, aquela passagem "não prestarás falso testemunho" diz alguma coisa?

    Lamentável.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, aponte onde está a calúnia deste blog, ou o "falso testemunho", usando citações dos líderes da igreja.

    Esta é a única forma que você pode contribuir em favor da sua igreja.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Quem publicou essa reportagen, não passa de um retardado ignorante!!!!
    Não conhece os principios da igreja sud.
    1º Pagamos nosso dizimo em obediencia ao senhor.
    O senhor não precisa de nosso dinheiro mas ele quer nossa obediencia.
    2º O acerto de dizimo no final de ano e para nos dizimistas sabermos que o nosso dizimo foi repassado e que não ficou ali na capela com lideres etc...
    3º A igreja e sempre a primeira a chegar em paises que precisem de ajuda e recurso.
    Quando a catastrofes e calamidades os suds soa os primeiros a ajudar.
    4º Qual e a igreja que promove atividades e lazer para seus menbros sem custo algum????
    Qual e a igreja que incentiva seus membros a estudar,financiando de 50% a 100% de um curso universitario, e detalhe sem JUROS ALGUM!!!!!
    O dinheiro do dizimo e utilizado sim para capelas e templos feitos sim com materiais de qualidade, afinal para adorarmos o senhor devemos dar o nosso melhor, mas ele requer de nos apenas 10%, que não pode nem ser comparado com tamanho das bençãos derramadas sobre menbros que guardem este mandamento.Sem contar inumeras atividaes feitas para familias, jovens, casais...
    Atividades recreativas que requerem gastos, mas que a igreja se propoe a pagar para que possamos ter mais tempo de lazer com a familia.
    Por exemplo as festas juninas que fazemos em nossa ala, tem uma variedade de comidas tipicas, decoração e tudo mais,e tudo sem custo algum. agora em algumas religioes voce paga pelo que consome nas festa sem falar de bebidas alcoolicas que sempre tem...
    Eu e minha familia somos a prova disso, somos dizimistas e ja passamos por muitas dificuldades, mas nunca nunca mesmo passamos fome ou ficamos sem ter onde morar porque o senhor nunca desampara seus filhos.
    Agora parem e reflitam sera que o dizimo e tão ruim assim, ou são pessoas erradas falando o que não sabem!

    ResponderExcluir
  7. Fabiana Boca Santa

    Apenas publiquei o seu comentário porque o "retardado ignorante"foi lindo vindo de uma boquinha tão santa. E tão baixa.

    Para você, vou dar uma voltinha de desprezo. E só!

    ResponderExcluir
  8. Que beleeeeeeza, que educação (eca).

    Tenho nojo desses hipócritas que vem aqui, agridem e no domingo vão tomar a aguinha e comer o pãozinho, achando-se deuses exaltados.

    Ooooooooo hipócrita, sua mãe não te deu educação?

    E vai estudar... você só cita o que a igreja faz para os MEMBROS DA SEITA... E SÓ PARA MEMBRO BITOLADO E DIZIMISTA.

    Catástrofe? Se vc souber ler em inglês, vá lá e veja o relatório das prestações de contas da inglaterra, onde a igreja é obrigada a declarar quanto recebe e quanto gasta....

    Você é uma total ignorante quanto à esse assunto, né?

    Hipocrisia tem limites, sabe?

    ResponderExcluir
  9. fabi,vc nao gostou????se vc em vez de espernear,ser aprofundar,ler as publicacoes em ingles(vc sabe?)da seita mormon,vc nao vai gostar nem um pouco,e dai?vc vai reclamar com quem???tenha a decencia de antes de falar mal,ver de onde saiu os comentarios,se vc nao percebeu,nada eh da investigadora,sao artigos editados pela seita,ou de livros serios,quem nao tem seriedade e vc,q passou por lavagem cerebral e quer q o mundo todo aceite esses absurdos,q vc convencionou aceita los como verdade,q pode ser a tua,mas nao queira q o mundo ande de viseira,isso e uma opcao sua.bjs bons estudos (sinceros,ta?)

    ResponderExcluir
  10. Estive em Utah (Salt Lake City, Orem, Provo & Park City) em Janeiro de 2010. Ouvi o relato do conselheiro do bispo da ala de Orem, que perdeu sua casa (tomada pelo banco em Jan/10) por nao poder mais pagar a prestacao. Ele estava se mudando com a familia p/ um porao alugado, na pior parte da cidade de Provo, onde nem os imigrantes ilegais mexicanos querem morar. Com o desenrolar da crise financeira/mercado imobiliario nos EUA, Provo foi a cidade numero 2 em Nov/2009, com a maior quantidade de casas em pedido de despejo(foreclosures) pelos bancos. Casas retomadas pelos bancos por atrazo/falta de pagamento da hipoteca.

    ResponderExcluir
  11. JM

    O que me deixa mais triste é que, nessa situação, alguns membros ainda são incentivados a pagar o dízimo ou mesmo fazer empréstimos para acertarem seus dízimos. E ainda dizem que é uma bênção.

    E a igreja, por que nem mesmo seus membros ajuda?

    ResponderExcluir
  12. Fazer empréstimo para pagar o dízimo?? Irmão, quem te deu essa informação está totalmente errado, a igreja aconselha a seus membros a evitarem as dívidas a todo custo, e quanto a ajudar os membros, bom, vejo que vc nunca entrou numa capela sud, nunca pesquisou nada e tudo o que vc sabe sobre a igreja aprendeu nesses "sitesinhos" anti-mórmon que existem por aí.
    A igreja possui um fundo que é chamado de fundo de jejum, quando qualquer membro passa por qualquer tipo de necessidade é só falar com o bispo ou presidente de ramo e a igreja ajuda com o que vc presisar.
    Essa história do cara que perdeu tudo em Utah, não sei até que ponto ela é verdadeira, pq lá é a sede do auxílio humanitário da igreja, pra vc ter uma idéia lá existe o armazém do bispo, onde qualquer pessoa de qualquer religião pode pegar comida de graça, comida essa que é fabricada nas fazendas da igreja que funcionam com trabalho voluntário, procure no YouTube uma reportagem que foi feita pela rede record sobre a Igreja e vc verá o quanto está equivocado.
    Vc sabe por exemplo que nenhum dos cargos na igreja é remunerado?
    Na reunião anual do dízimo recebemos um documento comprovando o quanto doamos, ou seja, tudo é corretamente documentado e vc sabe para que seu dinheiro é usado, não como umas e outras denominações por aí que "passam a sacolinha" e tentam entrar em países estrangeiros com dinheiro escondido ou constroem mansões enquanto o teto da igreja cai em cima dos fiéis.
    Joguem pedras por construirmos nossos templos e capelas com o melhor material possível.
    Aliás como foi mesmo que Deus mandou salomão construir o templo? Foi com o melhor ou com qualquer coisa?
    Sinto muito irmãos, mas esse artigo chega a ser ridículo.

    ResponderExcluir
  13. Prezada desinformada

    Fui membro por mais de 10 anos e, como você nem ao menos se deu ao trabalho de ler meu perfil, tive váaaaaaarios cargos dentro da igreja.

    Na realidade, foi MEU BISPO que sugeriu um empréstimo no banco, para que eu pudesse estar em dia com o dízimo.

    QUALQUER UM PODE RECEBER DOAÇÕES???????

    Você está sendo muito bem enganada. Tente deixar de pagar o dízimo um mês e peça ajuda. Será negada NA CARA DURA porque vc nào é mais dizimista integral. A igreja só ajuda quem paga o dízimo, e isso todos os membros sabem.

    nem adianta vir com esses argumentos aqui, porque eu sei exatamente como funciona.

    Você se deu ao trabalho de ler a prestação de contas do governo britânco? viu quanto a igreja arrecada e quanto ela gasta em ajuda humanitária?

    Aliás, só temos a informação da Grã-Bretanha porque lá a igreja É OBRIGADA a declarar os valores arrecadados e gastos. Em outros países, ELA SIMPLESMENTE SE NEGA A FAZÊ-LO.

    E compra shoppings
    E compra fazendas
    E compra rebanhos
    E compra locais para caça de animais(!!!!!)
    E compra empreza de energia
    E compra empresa de trens
    E junta muita grana nos cofres!!!!!

    E tudo em nome de Deus! Isso sim é pra lá de ridículo!

    ResponderExcluir
  14. É incrível como as pessoas não se contentam com a felicidade dos outros...

    Ficar falando mal de outras denominações religiosas só porque você não gosta???

    Isso é ridículo

    E você, a tal da investigadora, não sei como consegue ficar falando essas coisas sobre a igreja, tendo sido membro por 10 anos, líder e tal.

    Toma vergonha nessa sua cara e começa a arrazoar um pouco a respeito das coisas q você anda falando sobre a igreja, lembre-se da historia do filho de Alma.

    Sou da igreja há dois anos com orgulho, e mesmo não gostando não saio falando mal e nem gosto que falem mal de outras religiões perto de mim.

    Não fiquei com nenhum pouco de raiva de vocês que criticam a igreja, a única coisa que sinto é PENA, MUITA PENA de vocês.

    Eu não trabalho e sou o único membro ativo da minha, conclusão: não pago dízimo e mesmo assim sou tratado muito bem por todos.

    ps.: esse bispo q te pediu para fazer um impréstimo, não deveria nem ter recebido esse chamado.

    ResponderExcluir
  15. Percebe-se mesmo que você é membro da igreja, com suas doces palavras como "toma vergonha nessa cara".

    E não falo mal da igreja. Exponho aquilo que os líderes e membros escondem a sete chaves!

    Estude mais um pouco, e modere suas palavras como cristão. Diga onde estão os erros deste blog, e quem sabe possamos ter uma conversa civilizada.

    Se você mostrar a mentira, eu a corrigirei com certeza. Ataque pessoal só moestra desespero e falta de argumentos.

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Não sabia que "toma vergonha nessa cara" fosse uma frase tão ofensiva a você, talvez seja porque é realmente o que lhe falta, tomar vergonha na cara.

    Um erro desse site foi a tirinha horrível da revelação, pois ninguém pode ter revelações para outras pessoas, cada um tem sua própia revelação, a não ser que seja para um grupo ou quórum. O símbolo no púlpito é de uma cruz, um símbolo que nossa igreja não adota em nenhum livro, manual, arquitetura ou qualquer outro material da igreja.

    Para achar esse erro não levei mais que dois segundos, imagine só se eu parar para analisar cuidadosamente.

    ResponderExcluir
  17. Prezado Lucas

    O que tenho ou o que me falta você jamais saberá.

    Quanto aos erros, você vem me falar de um cartoon????????

    Deve estar brincando, né?

    Então também te falo que o coração não é como aparece na foto que coloquei, que não existe árvore com dinheiro.... isso é conversa de criança, tenha santa paciência!

    E quanto aos símbolos "que não são usados em lugar nenhum na igreja", bem se vê que você é um novato de primeira!

    Leia sobre simbologia e contruções SUD, os 3 posts. Depois conversaremos.

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/simbologia-e-construcoes-sud-parte-1.html

    ResponderExcluir
  18. Em primeiro lugar sei muito bem o q é simbologia, e a tirinha usa um sarcasmo ridiculo e não simbologia ¬¬

    Segundo, em nenhum dos tres posts sobre simbologia mostam que utilizamos o simbolo de uma cruz.

    Quando quiser sitar algo, pelomenos passe links q naum sejam do seu blog, se eh q tem outros blogs tão ruis quanto o seu ;D.

    ResponderExcluir
  19. Lucas

    Se o blog é tão ruim (apesar de você não conseguir pontuar nada especificamente),

    ADIEU!

    kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. 2) Com todo o respeito a todas as outras religiões, na Igreja é o único lugar onde eu vejo as janelas do céu se abrirem materialmente e para todos, independente do pagamento do dízimo ou não. Nossas sedes confortáveis atendem a todos que dela quiserem se utilizar, sejam dizimistas ou não; Os livros que utilizamos todos os anos, também são dados a todos os membros, sejam eles dizimistas ou não. Em nossas atividades todos são bem-vindos, inclusive os não-membros, que dirá os membros não dizimistas! Não pagamos nada para utilizar nossas capelas, diferente das demais, que cobram até quando as pessoas vão se casar ou simplesmente para incluir um nome em intenção de orações (isso não é uma crítica à igreja tal ou qual, tenho respeito por todas e sei que elas tem que cobrar para essas coisas, afinal, a maioria dos seus membros não pagam o dízimo!); Nosso auxílio-humanitário é eficiente e rápido quando ocorrem catástrofes. A questão é que nós não anunciamos essas coisas por aí, porque o próprio Cristo repreendeu essa atitude (Mt 23:5). O dinheiro do dízimo serve para subsidiar outras coisas que são pagas, para tornar seu valor acessível a todos, p ex, a assinatura da revista “A liahona” anual custa R$ 22,00, que não paga nem a postagem mensal. Enfim, o destino do dízimo é diverso e atende a todos, sejam dizimistas ou não.

    Experiências ruins acontecem em qualquer lugar, porque somos todos falhos. Certa vez eu quis colocar um nome em intenção numa missa. Era R$ 10,00, eu só tinha R$ 7,00 e me foi negado. Comentei isso com um católico e ele achou um absurdo, q aquilo não era comércio e que a pessoa tinha agido em desacordo com a igreja católica. Do mesmo jeito também pode ocorrer experiências ruins com os SUD (e de fato ocorrem), mas isso não torna a igreja falsa.

    ResponderExcluir
  21. Vou dividir meu comentário em três para "caber":

    1)A primeira vez que fui pagar o dízimo, estava me sentindo “roubada”, mesmo assim iria pagá-lo porque, quando decidi me batizar assumi esse compromisso e eu cumpro o que prometo. Era apenas R$ 12,00 que não iam me fazer falta, mas eu tava me sentindo mal em pagar. No momento que eu entreguei o envelope para o bispo, meu sentimento mudou de maneira tão brusca q eu fiquei impressionada. Aquele mal-estar se transformou numa paz incrível, mas tão incrível, que depois daquilo eu tive diversos testemunhos “tangíveis” da lei do dízimo e apesar disso, não foram mais fortes que aquele primeiro.

    A irmã passou por uma experiência ruim quanto ao dízimo na igreja, e isso é uma grande pena. Se fosse meu bispo que me mandasse tomar um empréstimo, eu pegaria diversas “A Liahonas” mostrando o quanto nossos líderes nos aconselham no sentido contrário.

    Felizmente, eu tive uma experiência totalmente diferente. Quando retornei para a igreja, após dois anos afastada, meu bispo me entrevistou e disse que, se eu havia me arrependido das coisas que tinha feito ou deixado de fazer enquanto estava afastada, o Senhor havia me perdoado e que eu procurasse viver o evangelho dali em diante. Isso incluía o pagamento do dízimo.

    ResponderExcluir
  22. 3) Vc diz que o dízimo é sobre a renda bruta e que pagamos sobre o que nem recebemos, mas o fato é que o desconto que é efetuado sobre nossa renda são tributos e incidem antes de recebermos o salário apenas para evitar a sonegação fiscal. Nós recebemos e o governo já desconta certos tributos previstos em lei (imposto de renda e previdência social), diferente de outros, como IPVA, ICMS, que não são tributados “na fonte”. Achar que o dízimo deve incidir sobre o valor líquido é mesmo que achar que devemos pagar todos os impostos, todas as contas, etc... antes de pagar o dízimo. Se fosse assim, ele seria exigido de pouquíssimas pessoas, porque a grande maioria não deixa nada no final no mês (alguns porque não podem, outros por desorganização, entre outras razões que não vêm ao caso).

    A idolatria é um dos pecados mais graves e hoje ela adota diversas formas: roupas,
    casas, negócios, automóveis, barcos, diplomas, títulos, poder, prestígio, prosperidade, influência, férias, viagens, esportes... não que essas coisas sejam ruins, mas elas devem estar em seu devido lugar. É por isso que o dízimo deve vir antes de qualquer outro pagamento. Pagar o dízimo antes de todas as coisas mostra a quem realmente adoramos.

    Por fim, deixo-lhes a informação de que, na igreja, existem pessoas que são dispensadas de pagar o dízimo, entre elas estão as pessoas que fazem parte do programa de bem-estar da igreja (pessoas realmente pobres). Ou seja, se a pessoa é pobre a ponto de não poder pagar o dízimo, a igreja não o requer e, ao contrário, a ajuda a sobreviver e a sair da situação de pobreza.

    ResponderExcluir
  23. Sinto por vc ter encontrado pessoas que não seguem as doutrinas da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias por onde vc passou.
    O Senhor confia nas pessoas e as vezes essas pessoas se mostram não dignas de sua confiança.
    Sou dizimista e dou o meu dizimo com alegria e com isso sou imensamente abençoada, por momentos muito dificeis fiquei sem dar o dizimo e foi quando a Igreja mais me ajudou.É triste saber que vc frequentou tanto tempo e não aprendeu nada. Se tivesse realmente estado nas aulas e reuniões sacramental não estaria falando tanta bobagem. Saberia que o evangelho é de Jesus Cristo e que as pessoas são falhas mais a Doutrina é perfeita. Somos a igreja que jesus deixou na terra, a unica a quem o Senhor revela suas preocupaçoes e orientações através do Profeta, onde ainda vc é aconselhado a tirar prova se é verdade ou não. Sinto por vc ter ficado 10 anos esquentando banco sem nenhum progresso espiritual. E por respeito para de falar igreja mormom a igreja é de Jesus Cristo e não do Profeta Mormom, alias grande profeta....

    ResponderExcluir
  24. Tatiana

    Parece que quem não aprendeu nada foi você:

    "É triste saber que vc frequentou tanto tempo e não aprendeu nada."

    "Se tivesse realmente estado nas aulas e reuniões sacramental não estaria falando tanta bobagem."

    "as pessoas são falhas mais a Doutrina é perfeita."

    "Sinto por vc ter ficado 10 anos esquentando banco sem nenhum progresso espiritual"

    Bom, não aprendeu nada sobre Cristo. E não leu nada do blog também...

    Mas frequentou as mesmas aulas de grosseria e lavagem cerebral que muitos mórmons que vem aqui frequentaram.... interessante!

    "E por respeito para de falar igreja mormom a igreja é de Jesus Cristo e não do Profeta Mormom,"

    Minha cara, quando essa igreja dai for de Jesus Cristo, eu prefiro ir para o inferno! Sinceramente, viu?

    ResponderExcluir
  25. Luana

    Quem deseja os livros mórmons além dos próprios mórmons?

    E a Liahona por 22 reais??? Nossa, que caro!!! Uma revista de boa qualidade como Istoé e Veja estão na faixa dos 10, 11 reais. A igreja poderia fazer um preço beeeeem melhor!

    Ajuda a quem não paga dízimo? Você está sendo enganada, minha cara! É NORMA DA IGREJA NÃO AJUDAR DIZIMISTA INTEGRAL. Nem venha com esse discurso aqui, pois quem foi membro, como eu, por 10 anos, viu muitas coisas.

    Um exemplo: minha mãe, numa de suas visitas como professora visitante, foi na casa de uma senhora, membro ativa da igreja, e não tinha absolutamente nada para ela comer naquele dia. Minha mãe e sua companheira foram ao supermercado, fizeram uma compra de cesta básica e levaram à senhora. Ao apresentarem a noa ao bispo, ouviram um sonoro NÃO ao reembolso, pois a senhora em questão não era dizimista.

    E? A igreja a ajudou a sair da pobreza? De forma alguma! Na verdade, ela acabou se afastando quando ouviu, indignada, que os negros eram os descendentes de Caim e os representantes do diabo na terra (ela é negra)!

    Certamente esse não foi a única causa de seu afastamento, pois no início da década de 80, logo depois do Kimballl ter liberado o sacerdócio aos negros, a discriminação racial corria solta dentro da igreja, e eu via essa irmã muitas vezes sozinha no banco da igreja. Mas eu era pequena, nào entendia nada.... nem sabia o que era discriminação...

    Tenho mais umas 5 histórias de cidades diferentes e de bispos diferentes que vi ou que amigas passaram. Por favor, parem com essa história que a igreja ajuda quem não paga dízimo!

    Quanto à ajuda humanitária, procure sobre o tsunami neste mesmo blog e leia o relatório DO REINO UNIDO sobre o quanto a igreja SUD gastou nessa tragédia! ZERO!

    Nada de site anti-mórmon. Direto das publicações do governo do Reino Unido. Lá é um dos poucos lugares onde a igreja É OBRIGADA a relatar tudo o que entra e como ela gasta o dinheiro que arrecada no país. VERGONHA!

    ResponderExcluir
  26. Bom, a Investigadora.
    Sinto muita pena de vc porque uma pessoa que passou 10 anos dentro da igreja e não adquiriu um testemunho
    da igreja. È muito triste alguem passar tantos anos e não adquiri-lo. A gora eu só não posso aceitar que pessoas como vc acabem denegrindo a imagem da igreja, pois as pessoas dão seu dinheiro para as industriais de álcool e de cigarro sem contar os traficantes enriquecendo ambas sem ganhar nada em troca, além de doenças para se mesmo, e todos acham normal até mesmo crianças fazendo uso disso, agora, vocês ficam querendo denegrir a imagem de um local santo que apenas visam o bem estar não só de membros mas de todos aqueles que queiram participar. Eu só acho que vc deveria botar as mãos na cabeça e pensar um pouco nisso principalmente por ter feito parte de algo tão maravilhoso que é a igreja. Obrigado
    Eu posso garantir que tudo na igreja é verdadeiro e garanto que estamos no lugar certo ao contrario das pessoas que estão aqui apenas para tentar destruir algo maravilhoso. Espero que vc possa pensar nisso e se arrepender em quanto é tempo que Deus possa estar com vc.

    ResponderExcluir
  27. Leandro

    Não precisa sentir pena nào.... felizmente tudo tem um propósito, e o meu foi ser livre. Bom né?

    Quanto a denegrir a igreja, você também está enganado: não sou eu quem o faz, mas a própria igreja. Deixe-me ser mais clara: todas as fntes citadas são de jornais DA IGREJA ou de LIVROS DA IGREJA, jamais traduzidos para o português. Interessante, não?

    Portanto, não é preciso fazer muito: é só traduzir para o português o que foi pregado, feito, admoestado, e a igreja é a maior arma contra si mesma.

    Quanto à sua frase:

    "pois as pessoas dão seu dinheiro para as industriais de álcool e de cigarro sem contar os traficantes enriquecendo ambas sem ganhar nada em troca, além de doenças para se mesmo, e todos acham normal até mesmo crianças fazendo uso disso"

    Meu caro, você está vivendo em um mundo irreal. Há muito, mas muito trabalho CONTRA as pessoas e indústrias que fazem isso. Leia mais, fique mais atento com o que acontece à sua volta, e não engula essa história porque dentro da igreja te disseram isso.

    A vida é muito, mas muito diferente do que te contaram. E tem muita gente boa neste mundo, mas muita mesmo, lutando e conseguindo muito pela paz e progresso humano e animal!

    E afirmo que a igreja NÃO é maravilhosa. Foi um peso em minha vida, que carreguei por muitos anos. Eu e muitos que um dia tivemos coragem de romper os laços depois de descobrirmos tantas mentiras, sofremos muito, e precisamos de ajuda e amor para nos livrarmos dos laços da lavagem cerebral da igreja. Terível!!!!

    Espero que você possa pensar que há algo muito errado quando alguém decide se afastar, mas que a dependência psicológica da igreja é tão grande que necessita de tratamento para se restabelecer. Algo vai mal, muito mal....

    Isso não te parece lavagem mental?

    Pense na mesma situção em relação a qualquer outra igreja/culto. Ahhhhh, dai sim, né?

    Hummmm... pense, meu caro. Pense! E chega de ameaçar. Que coisa mais feia! Caso você insista, entre na fila, ok?

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  28. ainda bem que tem a internet pra nos mostrar tudo, como essa religião é mentirosa e exploradora! Na verdade vejo a igreja dos mórmons como uma seita exploradora e manipuladora de mentes! Uma vegonha sobre o Dízimo, exploram os pobres brasileiros e de outros países para enriquecer ainda mais os sangue-sugas americanos!

    ResponderExcluir
  29. Acredito ser esse site o mais completo que fala sobre o mormonismo em língua portuguesa, por isso acompanho os posts e debates para me interar e cada vez mais estar ciente do grande erro que cometi ter entrado para essa seita maldita e ter sido enganado por líderes espertos que só queriam o meu dízimo para provar alguma coisa (obediência, fidelidade, recomendação para o templo, etc...)
    Ficou bem claro para mim que o dízimo praticado na seita mórmon é uma exploração e é para sustentar uma casta privilegiada que vive às custas das arrecadações que os mórmons fazem. Poderia citar alguns componentes dessa casta: diretores e coordenadores do Sistema Educacional da Igreja, mais conhecido como SEI. Esses caras vivem uma vida explendida, com todas as regalias que a seita pode lhes oferecer, um ótimo salário (muitos desses caras não tem capacidade para tal), viajam, navegam na internet, curtem a vida realmente com os polpudos salários que a seita generosamente lhes paga. Depois que descobri essa aberração, deixei de pagar o dízimo e ofertas, pois tive a certeza que era destinado para sustentar esses marajás mórmons. A seita mórmon faz questão de esconder esse "clero remunerado" dos mais humildes que se sacrificam para pagar o dízimo.
    Sou a favor sim de contribuições para ajudar necessitados e aflitos, sem passar pelo crivo dessas igrejas exploradoras, uma doação direta a asilos e entidades filantrópicas. O que passa nas mãos de religiosos, apenas pequena parte é destinado aos pobres e humildes, ficando a maior parte para sustentar castas privilegiadas. Isso acontece em todas as religiões e seitas.
    O dízimo que os mórmons arrecadam é para o luxo e para mostrar a todos que eles são ricos e opulentos, por isso que deixei de pagar o dízimo.
    Jesus quando andou por essa terra sempre pregou contra as riquesas e a opulência.

    ResponderExcluir
  30. Mário

    Nem mesmo 10% de toda arrecadação da igreja vai para ajuda humanitária, caridade ou o que quer que seja. O restante vai para os cofres da igreja e salários.

    E a igreja tem sim muitos funcionários que recebem salários. Além dos funcionários do SEi, há também os funcionários que trabalham no Family Research, no History of the Church, enfim no Office building Church (que é um prédio gigantesco), todos os presidentes de missão, os quóruns, os doze, etc etc etc.

    Abs

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, a 11a. Regra de Fé de nossa religião diz:"Pretendemos o aprivilégio de adorar a Deus Todo-Poderoso de acordo com os ditames de nossa própria consciência; e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os dadorar como, onde ou o que desejarem." Então, deixemos essas discussões que não levam a lugar algum, todos nós temos o direito de acreditar no que nossa consciencia desejar. "Mórmons" que pagam seu dízimo fielmente e tem um testemunho disso e são felizes servindo a Deus cumprindo este mandamento não precisam provar nada a quem não acredita, critica ou não concorda, pois isso é entre o dizimista e Deus e ninguém mais. E aqueles que não concordam tem o direito de se expressar, tendo ou não argumentos para suas críticas. Sou membro da Igreja há 19 anos, e EU, decidi como cristã, que a tolerância e o respeito às diversas opiniões, religões, credos, crenças e raças devem imperar no mundo, só assim todos nós seremos realmente seguidores de Cristo, seja cada um à sua maneira.

    ResponderExcluir
  32. Bia

    Na realidade, esse blog não foi feito para os mórmons (veja o aviso lá em cima, em vermelho).

    É apenas para quem deseja saber o outro lado da moeda. Por que um mórmon que está feliz com sua fé e sua vida leria tudo isso?

    Não é esse o objetivo. Mesmo sendo tudo verdade, como disse um dos líderes SUD, "nem toda verdade é edificante".

    Portanto, vc está corretíssima. Discussões, neste caso (entre crente e nào crentes), nào levam a nada.

    Parabéns pelo seu comentário equilibrado e correto!

    Abs

    ResponderExcluir
  33. Olá Investigadora,aqui estou eu de novo.
    Por favor.onde se encontra o relatorio do Reino Unido e do Tsunami? Esses relatorios me interessaram.
    Obrigado por enquanto.

    ResponderExcluir
  34. No post sobre Empresa de Deus:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/12/igreja-sud-11-empresa-de-deus-parte-2.html

    Logo após a reserva de caça.

    Você poderá ler com atençao o texto e verificar os arquivos e fazendo o download diretamente do governo do Reino Unido.

    Abs

    ResponderExcluir
  35. COMPLEMENTANDO... LÁ VAI:

    10 razões bíblicas porque não posso ser mórmon.


    1. O Mormonismo não ensina que a Bíblia é a infalível Palavra de Deus.

    "Cremos que a Bíblia é a Palavra de Deus até onde for traduzida corretamente: cremos que o livro de Mórmon também é a palavra de Deus," (Declaração de fé, artigo n° 8).

    Na qualidade de crentes que somos cremos que as Sagradas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos são a Palavra de Deus verbalmente inspirada, a autoridade final para nossa fé e vida, sem erros no original, infalível e inspirada por Deus. II Tim. 3:16-17; II Pedro. 1:20-21; Mat. 5:18.

    2. O Mormonismo ensina que Deus é um homem glorificado e que tem um corpo físico.

    "Deus mesmo já foi como nós somos agora e é um homem glorificado," (Doutrinas do Profeta Joseph Smith, página 345). "O Pai tem um corpo de carne e osso tão tangível quanto o dos homens…" (Dot. e Cov, Seç. 131:22).
    A Bíblia diz: "Deus não é homem," Núm. 23:19. "Deus é Espírito; e importa que os que adoram o adorem em espírito e em verdade," João 4:24. "…um espírito não tem carne nem ossos…," Luc. 24:39.

    3. O Mormonismo ensina que Cristo e o diabo são irmãos.

    "…que lúcifer, o filho da alva, é nosso irmão mais velho e o irmão de Jesus Cristo," (Doutrina Mórmon por Bruce McConkie, páginas 163-164).

    A Bíblia diz que o diabo é um ser criado por Deus. "Perfeito eras (o diabo) nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti," Ezequiel. 28:15. "Porque nele (Cristo) foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele," Col. 1:16.

    4. O Mormonismo ensina que Jesus Cristo era casado e polígamo.

    "Cremos que o casamento em Caná da Galiléia foi o de Jesus Cristo," (Jornal de Discurso, Vol. 2, página 80). O Mormonismo ensina que Jesus foi o filho natural de Adão e Maria. "Quando a Virgem Maria concebeu o Menino Jesus…Ela não foi gerado pelo Espírito Santo. E quem é o seu pai? Ele é o primeiro na família humana," (Brigham Young, Jornal de Discursos, páginas 50-51).

    A Bíblia diz: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós…," João 1:1, 14. "E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? E, respondeu o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo…," Luc. 1:34-35.

    ResponderExcluir
  36. 5. O Mormonismo ensina que a verdadeira igreja deixou de existir até que foi restaurada por Joseph Smith.

    A igreja (SUD) foi restaurada em 6 de abril de 1830 por Joseph Smith, (Dot. e Cov. 20:1).

    Jesus Cristo disse: "…sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela," Mat. 16:18. "Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que está posto, o qual é Jesus Cristo," I Cor. 3:11. "Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina." Efés. 2:20.

    6. O Mormonismo ensina outro evangelho (pervertido) e não aquele da Bíblia.

    O evangelho do Mormonismo é: "A fé, o arrependimento, o batismo, o recebimento do Espírito Santo pela imposição das mãos, a moralidade, a lealdade, o dízimo, a palavra da sabedoria, o dever, o casamento celestial (por toda a eternidade)," (Tratado dos SUD sobre o LIVRE ARBÍTRIO e DECLARAO de FÉ, artigo n° 4).

    A Bíblia diz: "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que vos tenho anunciado…que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras," I Cor. 15:1-4. "Assim, como já vo-lo dissemos, e agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema," Gál. 1:9.

    7. O Mormonismo ensina a salvação dos mortos através do batismo por procuração.

    Esta doutrina se baseia numa só passagem das Escrituras mal-interpretada: "Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?" I Cor. 15:29.

    Paulo não praticava o batismo pelos mortos. Ele se excluiu usando o pronome "eles" e não "nós" ou "vós". Ele está fazendo uma pergunta e não uma declaração. "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo…," Heb. 9:27.

    8. O Mormonismo ensina a investigação genealógica dos mortos.

    "Vamos, portanto, na qualidade de igreja e povo, como Santos dos Últimos Dias, fazer ao Senhor uma oferta de justiça; vamos apresentar no Seu santo templo, quando terminado, um livro contendo o registro de nossos mortos, que será digno de toda aceitação," (Dot. e Cov, Seç. 128:24).

    A Bíblia diz: "Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis," I Tim. 1:4. "Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas," Tito 3:9.

    9. O Mormonismo ensina que existem profetas modernos e revelações divinas atualizadas.

    O mormonismo reivindica que Joseph Smith recebeu o Sacerdócio Araônico de João Batista. O Sacerdócio de Melquisedeque e o Apostolado foram restaurados por Pedro, Tiago e João logo após em 1829, (Dot. e Cov, Seç. 13).
    A Bíblia diz: "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes…nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo," Heb. 1:1-2. Encontramos em Deut. 18:20 e 22 o método bíblico para testar um profeta.

    10. O Mormonismo ensina que a salvação depende de boas obras e da aceitação de Joseph Smith.

    "Nenhum homem que rejeita o testemunho de Joseph Smith pode entrar no reino de Deus," (Doutrinas da Salvação, vol. I, página 190). "Os homens tem uma obra a realizar para obter a salvação," (Doutrinas da Salvação, vol. III, página 91).

    A Bíblia ensina que a salvação é somente através de Jesus Cristo. "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos," Atos 4:12. "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie," Efés. 2:8-9.

    Esse estudo foi contribuído pela

    PRIMEIRA IGREJA BATISTA

    ResponderExcluir
  37. vc podera me mandar os diários off discuse em portugues pra meu e-mail mando na sua resposta obrigado rick do mal...

    ResponderExcluir
  38. \rick

    Nao existe a tradução do Journal of Discourses.

    O que eu publico aqui é tradução minha.

    Abs

    ResponderExcluir
  39. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... qdo quero rir de montão é aqui que visito!!!! SIM os Dizimos são para ajudar os membros e construir edificios luxuosos... que só é permitida a entrada dos membros dignos e não dos iniquos como vc´s!!! Viva nós mórmons Ricos e poderosos!!! Morram de inveja pobres plebeus!!!! querida Investigadora imagino como é grande sua tristeza e depressão por ter sido iludida por um missionário americano... ohhh vc acreditou que ele ia te levar pros USA???? oohhhh acreditou mesmo??? imagino como foi dificil aceitar chamados, fingir-se de boa moça pra arrumar um marido... mas não deu né colega!!! ai só fica a raiva e desejo de vingança!!!... o quem vem de baixo... lá do inferno que vc vive... não nos atinge...olha só eu to procurando uma foto da construção do Templo vc tem ai??? vou procurando aqui enquanto vc chora de raiva tá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nível...

      Enfim... o que você diz sobre mim diz mais sobre você do que sobre mim! Pene nisso - se você coneguir entender essa frase, claro!

      Excluir
    2. Pri nascimento, é realmente uma verdadeira membro de "A Igreja SUD de Joseph Smith mórmons dos últimos dias", conhecido ultimamente como os iludidos deuses de sião. Pobre coitada , instrumento de enganação dos "deuses" norte americanos donos da empresa capitalista chamada "SUD CORPORATE",e com a certeza de que o Jardim do Éden foi no Missouri, que sião será em Indepedence. Ó coitada, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

      Excluir
  40. kkkkkkkkkkkk v´s são hilários... deveriam fazer stand Up comedy juntos... meu marido tem um restaurante da Faria Lima, poderiamos convidar vc´s para uma noite de show o que acham??? seria o sucesso da noite!!! kkkkkkk vc´s são demmais... de vez enquando aprarecem uns senhores distintos buscando um novo amor... vc ia gostar Investigadora... adoro ser cúpido! E sim Faluz sei lá o que sud corporate... mas é pra quem pode e não pra quem quer não... Amamos o Profeta querido JS... merece toda meu respeito e admiração... e realmente meu marido é um deus americano... um sonho... morram de inveja...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri Nascimento

      E eu, mais uma vez, estava certa.

      Eu escrevi:

      "o que você diz sobre mim diz mais sobre você do que sobre mim!"

      Vejamos:

      "imagino como é grande sua tristeza e depressão por ter sido iludida por um missionário americano.." + "imagino como foi dificil aceitar chamados, fingir-se de boa moça pra arrumar um marido"

      versus

      "e realmente meu marido é um deus americano."


      E ainda fecha com chave de ouro:

      " sei lá o que sud corporate"

      Como seu post fala sobre você... impressionante!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.