Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

TEMPLO SUD 05 - cerimônia iniciatória


PRÉVIO                                                                                                             POSTERIOR
A INVESTIDURA (ENDOWMENT)

A cerimónia de investidura, ao contrário do batismo, leva várias horas para ser concluída. Somente mórmons adultos estão autorizados a participar.

A cerimónia de investidura é uma espécie de rito de iniciação, com dramatização, instrução, senhas, juramentos, e exames. É constituída por duas partes: uma preliminar, a cerimônia de "lavagem e unção" e a segunda, a investidura propriamente dita.

A primeira vez que um mórmon passa pela cerimônia de investidura, é em seu próprio benefício, e ele participa de ambas as partes. 

Ao ser investido pelos mortos, em uma ocasião diferente da que realizou a cerimônia para si, é habitual que uma pessoa aja como representante  do falecido na lavagem e unção, mas uma outra pessoa, mesmo em um dia diferente, poderá fazer o restante da cerimónia por aquele morto. 

Além disso, a única diferença real entrea cerimónia para os vivos e a para os mortos é a inserção da frase "para e em nome do NN, que está morto" no momento adequado.

Brigham Young, na ocasião do lançamento da pedra fundamental do templo de Salt Lake, descreveu a importância da investidura como a chave para a entrada no mais alto grau de glória:

"Seu ‘endowment’ é para receber todas as ordenanças da Casa do Senhor que são necessárias para que, depois de ter deixado esta vida, você possa caminhar de volta à presença do Pai, passando pelos anjos que ficam como sentinelas, e estando aptos a dar-lhes as palavras-chave, os sinais e símbolos, pertencentes ao Santo Sacerdócio, e ganhar a sua exaltação eterna". [1]

HISTÓRICO

No início de outubro de 1835, Joseph Smith ensinou aos seus apóstolos sobre a aguardada ‘Investidura (Endowment)’, que lhes garantiria o ‘poder das alturas’ [4]

Atualmente, os mórmons falam em ‘endowments’ ao referirem-se à ordenança de ‘endowment’ realizada nos templos. 

Entretanto, parece que durante o início da igreja, os membros consideraram ter recebido seus ‘endowments’ durante a dedicação do templo de Kirtland. Este endowments eram as bençãos espirituais de Deus, manifestadas através de visões, profecias, falar em línguas e sentir o Espírito Santo. 

Todos estes dons espirituais ocorreram após ordenanças especiais associadas à dedicação do templo: lavagem, unção, bênçãos, partilhamento do sacramento, ‘selamento’ (um conjunto de cerimônias envolvendo gritos de Hosana), lavagem dos pés, entre outros. Mas nada parecido do que hoje é denominado de ‘endowment’ [5]

Este ritual ‘pré-endowment’ do templo de Kirtland era muito simples, semelhante às lavagens e unções descritas no Velho e Novo Testamento [6]

A primeira parte deste ritual foi feita em 21 de janeiro de 1836, quando a primeira presidência “realizamos a ordenança de lavar nossos corpos em água pura. Nós também perfumamos nossos corpos e cabeças, em nome do Senhor.”

Após abençoar e consagrar óleo para esta cerimônia, a presidência colocou a mão sobre a cabeça, a partir do mais velho até o mais novo, abençoando e ungindo cada um. 

Após vários dias ungindo outros sacerdotes da igreja, em 6 de fevereiro de 1836, Joseph Smith uniu todos os iniciados para receberem o selamento de suas bênçãos. Este selamento foi realizado por Sidney Rigdon, após o qual os participantes “gritaram  em um tom uníssono uma Hosana solene ao Senhor e ao Cordeiro, com Amém, Amém e Amém”

Cerca de um mês e meio após a dedicação do templo, Joseph ordenou que fosse introduzida a lavagem dos pés; dois dias depois, a presidência lavou os rostos e os pés, e então lavaram os pés dos demais. 

Em seguida, todos “partilharam o pão e o vinho”. Finalmente, após administrar estas ordenanças em cerca de 300 homens da igreja, Joseph Smith declarou que “havia agora completado a organização da igreja e todos haviam passado por todas as cerimônias necessárias”. [7]

Interessante que, cinco anos após estes rituais, já em Nauvoo, em janeiro de 1841, uma nova revelação ordenava que os Santos realizassem unções, lavagens, batismos pelos mortos e assembléias solenes [8]

Joseph “instruiu-os sobre o princípio e a ordem do Sacerdócio, realizando as lavagens, unções, endowments e a comunicação das chaves pertencentes ao Sacerdócio Aarônico, e também na ordem maior do Sacerdócio de Melquisedeque, ordens pertencentes aos dias do passado... neste conselho, foi instituida a antiga ordem das coisas pela primeira vez nestes últimos dias”. [9]

Como estas cerimônias se originaram?

Para os mórmons que acreditam que o Sacerdócio Aarônico foi restaurado por João Batista e que o Sacerdócio de Melquisedeque foi restaurado por Pedro, Tiago e João, não havia dúvidas que a inspiração havia dirigido Joseph Smith.

Porém, em nenhum lugar Joseph deixou registrado como o endowment deveria ser! Há apenas uma citação dele, dizendo:

“Todas essas coisas referentes à este conselho [endowment] são sempre governadas pelo princípio da revelação” [10]

O que chama a atenção é que há um espaço no diário de Joseph Smith entre outubro de 1839 e dezembro de 1842. Para uma ordenança tão importante e essencial, é curioso que não haja nenhum documento, anotação ou referência que descreva a revelação à Joseph ou aos seus associados*.

Devemos lembrar que as cerimônias dos templos, como Talmage explica, possuem o plano de salvação do homem – a criação, queda e o sacrifício expiatório de Cristo. Com a culminação dos ensinamentos de Smith que o homem não era apenas filho de Deus, mas que poderia tornar-se um Deus, o templo atualmente oferece rituais sagrados para que esse objetivo possa ser alcançado.

(*A falta de referências sobre o endowment mostra como o livro History of the Church foi compilado. De acordo com Dean C. Jessee, Joseph escreveu muito pouco em seu diário e sobre sua história. De fato, quando ele morreu, sua história estava completa apenas até 1838. Onze homens escreveram sua história, usando mais de 20 fontes manuscritas diferentes. O principal contribuidos, George A. Smith, lembra-se de “um imenso trabalho, que requisitou os mais profundos pensamentos e as melhores aplicações, pois haviam apenas duas ou três palavras em algumas sentenças.”) [11]

Vários SUDs apontam para rituais antigos e similares aos hoje realizados nos templos, sugerindo que estas cerimônias seriam apenas vestígios distorcidos pelo tempo e pelas mudanças culturais das ordenanças originais explicadas à Adão e Eva. 

Exemplos destes rituais sagrados são os cultos misteriosos do velho mundo, particularmente em Nag Hammadi, Qumran e Grécia, que possuem uma purificação preparatória através do banho ritual, instruções especiais de conhecimentos secretos, narração ou representação dramática de uma história sagrada, e coroação dos iniciados como membros da sociedade secreta coom promessa de vida imortal após a morte.

Porém, sabendo do profundo envolvimento de Joseph Smith e dos primeiros SUDs com a maçonaria, muitas questões surgem. Leia mais AQUI.

Embora introduzido por Joseph Smith Jr., fundador da religião, muitos ramos seguidores de Smith (como a Comunidade de Cristo) não acreditam na ordenança de lavagem e unção como parte essencial da religião, e deixaram de praticá-las.

Outros, como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fizeram várias alterações nos rituais templários. Por exemplo, até 1912, no templo de Salt Lake, Utah, havia um total de dez grandes banheiras (figura de uma ao lado), que eram usadas para banharem os iniciados. Mudanças posteriores eliminaram a lavagem nessas banheiras e, portanto, a nudez total.

Em 18 de janeiro de 2005, a Igreja SUD mudou o ritual de lavagem e unção para eliminar o toque em partes desnudas do corpo pelo oficiante. Assim, o garment é colocado ANTES da lavagem, que passou a ser mais simbólica, deixando o corpo do candidato menos exposto. [2].


A CERIMÔNIA INICIATÓRIA
LAVAGEM E UNÇÃO APÓS 2005

Na igreja SUD, a lavagem e unção (também chamada de iniciatória) é uma ordenança praticada nos templos como um ritual de purificação pela água e uma unção com óleo, que preparam o participante para tornar-se "rei e sacerdote" ou "rainha e sacerdotisa" na vida após a morte.

Homens e mulheres se submetem à esta parte da investidura em locais separados, mas idênticos. Oficiantes Masculinos realizam o ritual para os homens, e oficiantes do sexo feminino para as mulheres. A cerimônia é a mesma para os membros de ambos os sexos, com exceção da ordenação sacerdotal, pois as mulheres não podem possuir o sacerdócio.

Cada participante vai para um vestiário, despe-se completamente e coloca, pela primeira vez, uma roupa especial chamada “garment” (veja AQUI). Esta é uma roupa branca lisa, com pequenas marcas simbólicas bordadas no joelho direito, no umbigo e em cada mamilo. Sobre o garment, é colocado um tipo de poncho branco, aberto em ambos os lados.

O participante, então, dirige-se ao local apropriado, onde os oficiantes do templo estão esperando-o.

Os homens são primeiro ordenados ao sacerdócio mórmon. A ordenança é realizada por oficiantes, que com suas mãos sobre a cabeça do participante, pronunciam uma oração padronizada.

A lavagem e unção ocorrem em duas etapas. Na primeira, o oficiante, com a mão umidecida com água, toca a testa do participante, e declara que a lavagem é para preparar o candidato para “receber sua unção”. O oficiante recita, então, as partes do corpo que estão sendo simbolicamente lavadas. [2]

“Eu lavo sua cabeça, que o seu cérebro e seu intelecto para ser claro e ativo;



seus ouvidos, para que você possa ouvir a palavra do Senhor;
seus olhos, para que você pode ver claramente e distinguir entre a verdade e o erro;
seu nariz, para que você possa sentir cheiros;
seus lábios, para que você nunca fale dolo;
seu pescoço, que pode manter alta a sua cabeça corretamente;

seus ombros, para que possam suportar os encargos que devem ser colocadas sobre os mesmos;



suas costas, para que possa haver medula nos seus ossos e na sua espinha;
seu peito, para que possa ser o receptáculo de princípios puros e virtuosos;
suas entranhas e intestinos, para que possam ser saudáveis e desempenharem as suas funções corretamente;
seus braços e mãos, para que possam ser fortes e empunhar a espada da justiça em defesa da verdade e da virtude;
seus quadris, para que você possa ser frutífero, e multiplicar e encher a terra,que você possa ter alegria em sua posteridade;
suas pernas e pés, que você possa correr e não se cansar, e andar e não se fatigar.

Um segundo oficiante entra, ambos colocam as mãos sobre a cabeça do iniciado e o segundo oficiante sela a lavagem com uma oração:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, nós colocamos nossas mãos sobre sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto], e selamos sobre você esta lavagem, que você possa tornar-se limpo do sangue e dos pecados desta geração, através de sua fidelidade, em  nome de Jesus Cristo. Amém.

Na segunda etapa, o oficiante coloca sobre a testa da pessoa um óleo ‘consagrado’, e afirma:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, eu verto esse óleo santificado de unção sobre a sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto], e o unjo o preparo para se tornar um rei e um sacerdote de Deus Altíssimo, para reinar sobre a casa de Israel para todo o sempre.”

Em seguida, proclama:
“Eu unjo sua cabeça, que o seu cérebro e seu intelecto para ser claro e ativo;
seus ouvidos, para que você possa ouvir a palavra do Senhor;
seus olhos, para que você pode ver claramente e distinguir entre a verdade e o erro;
seu nariz, para que você possa sentir cheiros;
seus lábios, para que você nunca fale dolo;
seu pescoço, que pode manter alta a sua cabeça corretamente;
seus ombros, para que possam suportar os encargos que devem ser colocadas sobre os mesmos;
suas costas, para que possa haver medula nos seus ossos e na sua espinha;
seu peito, para que possa ser o receptáculo de princípios puros e virtuosos;
suas entranhas e intestinos, para que possam ser saudáveis e desempenharem as suas funções corretamente;
seus braços e mãos, para que possam ser fortes e empunhar a espada da justiça em defesa da verdade e da virtude;
seus quadris, para que você possa ser frutífero, e multiplicar e encher a terra,que você possa ter alegria em sua posteridade;
suas pernas e pés, que você possa correr e não se cansar, e andar e não se fatigar.

Um segundo oficiante entra, ambos colocam as mãos sobre a cabeça do iniciado e o segundo oficiante sela a unção com uma oração:

“Irmã(o) _________, tendo autoridade, nós colocamos nossas mãos sobre sua cabeça [para e em nome de _________, que está morto] e confirmamos sobre você esta unção, que você seja ungido no templo do nosso Deus como preparação para se tornar um rei e um sacerdote do Deus Altíssimo, para governar e reinar sobre a casa de Israel para sempre, e selamos sobre você todas as bênçãos aqui, sobre ti, através de sua fidelidade, em nome de Jesus Cristo. Amém.”

Há uma diferença na lavagem e unção realizados entre os homens e mulheres. 

Após as duas etapas da cerimônia, o oficiante coloca suas mãos sobre a cabeça do homem e "sela" a lavagem e a unção e indica que "a pessoa pode tornar-se limpo do sangue e dos pecados desta geração, através de sua fidelidade." [2 ] 

No entanto, as mulheres não passam por esta segunda etapa. Ao contrário, durante a lavagem e unção das mulheres, é informado pela oficiante que "os teus pecados estão perdoados e você está totalmente limpa" [3].

Em seguida, a pessoa recebe um "novo nome", que será utilizado como uma senha necessária para a entrada no Reino Celestial. 

Esta ‘senha’ geralmente é um nome comum de algum personagem da Bíblia ou o Livro de Mórmon. Porém, poucos mórmons sabem que no mesmo dia, todos os iniciados do mesmo sexo recebem exatamente o mesmo nome. Assim, caso ele se esqueça o seu novo nome, basta informar no interior do templo a data de sua ordenança, e este será facilmente recuperado.

Se a iniciatória é feita em favor próprio, a seguinte oração é feita:

“Com este garment, eu dou-lhe um novo nome, que você deve sempre se lembrar e que deve manter sagrado e nunca o revelar, exceto em um determinado local que será mostrado a seguir.
O nome é _________.”

No caso de uma pessoa que recebe o endowment em nome do morto, a pessoa é apresentada à uma oficiante, que pronuncia as seguintes palavras:

“Irmã (o)_________, tendo autoridade, dou-lhe um novo nome e em nome de _________, que está morto, o que você deve sempre lembrar e que você deve manter sagrado e nunca revelar, exceto em um determinado local que será mostrado a seguir.
O nome é _________.”

Estas ordenanças são assim realizadas desde a última alteração, em 2005. Antes, o candidato ficava nu sob o poncho e tinha as partes de seu corpo tocadas diretamente pelo oficiante, o que causava um óbvio e crescente constrangimento - veja as fotos acima.

Observações - as fotos são encenações do que acontecia dentro dos templos SUD, e encontra-se no filme "The God Makers".


Como já ressaltado, hoje os candidatos já vão vestidos com o garment e com o poncho sobre este, e as diversas partes de seus corpos não são mais tocados como aparecem nas fotos.


IR PARA SUMÁRIO
_______________
Notas

1 - Journal of Discourses, vol. 2, p.315, 6 de abril de 1853
4 - History of the Church, 2:287.
5 - History of the Church, 2:380-383, 386-388, 392, 427-428, 430-433.
6 - Lev 8; Marcos 6:13; Lucas 4:18; 7:38,44; João 13-1-16; I Tim 5:10; Tiago 5:14.
7 - History of the Church 2:410-433.
8 - DeC124:39.
9 - History of the Church 5:1-2.
10 - History of the Church 5:2
11 - Smith para Wilford Woodruff, 21 de abril de 1856, citado em Jessee, 1971, p.472.

26 comentários:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Eles chegam a nos chamar de mormotas.
    Vc já foi um membro da Igreja.
    Eu duvido que eles nunca te ofenderam ou zombaram de vc.
    Quanto a minha crença em Cristo lógico que sim.
    Mas eu não gosto e nem tenho essas manias estranhas.
    Como usar só calça, ficar falando "o glória, ou aleluia.
    e vc sabe que nós os SUD's mais novos adoramos maiar eles como eles fazem conosco.
    Mas sobre a roupa é que era um conjunto de peças de metais que o senhor pediu para usarem.
    Isso seria o Terno e a gravata daquela época.
    Vc não quer que em pleno Século 21 uma pessoa saia usando essa roupa né?

    Não sei porque mas não dá para para postar no outro tópico.

    ResponderExcluir
  2. Júlio

    Nunca fui perseguida, ofendida ou desrrespeitada por ser mórmon, PORQUE SEMPRE TRATEI TODOS COM RESPEITO. Como você mesmo diz que adora "malhar" os de outra fé, é exatamente isso que terá em troca. Apenas a lei da ação e reação, e nada de "perseguição por pertencer à verdadeira igreja", como os mórmons tanto gostam de dizer.
    Afe!

    ResponderExcluir
  3. As pessoas ficavam nuas e os oficiantes tocavam no orgão genital da pessoa que estava fazendo a investidura?

    ResponderExcluir
  4. Júlio

    Nào, jamais!

    Inicialmente, as pessoas ficavam nuas e partes do corpo, as mesmas que até a década de 90, eram tocadas. Depois foi introduzido um tipo de um poncho, mas o corpo continuou sendo tocado. Agora, apenas a cabeça é tocada e as partes do corpo são citadas.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. E Júlio, não vou pubicar seus comentários sobre pessoas que compartilham de outra fé aqui, por ser muito grave.

    Apenas digo que esse tipo de sentimento já foi a causa de GUERRAS. Enquanto o ser humano não ver que somos todos pessoas, e que somos manipulados e manipuláveis, estaremos na berlinda de outra guerra. Ou no meio de guerras santas, que até hoje são justificadas pela fé!

    Por sentimentos como os seus. Espero sincerament que um dia você mude totalmente sua opiniào! De verdade!

    ResponderExcluir
  6. Eu não vou dizer que você não está certa.
    Porque Shakspear mesmo disse:"Não é porque você estácom raiva, que tem o direito de magoar os outros."
    Infelizmente eu não consigo controlar isso.
    Eu não sei mas eu nem suporto ouvir uma música gospel.
    É claro que o ódio não vem de Deus.
    Mas eu nunca vou dizer que isso é coisa do Diabo porque eu assumo todos os meus atos.

    ResponderExcluir
  7. Lembrei de uma frase:"Porque havemos de despresar e odiar uns aos outros no mundo há espaço para todos."-Charlie Chaplin
    O que ele falou é verdade.
    Mas Investigadora o mundo é um ódio só.
    Católicos odeiam evangélicos e vice versa.
    Evangélicos odeiam espíritas e vice versa.
    Mórmons são odiados e também odeiam.
    Isso é fato nesse mundo nosso.
    Tudo bem que as pessoas devem se amar.
    Mas como eu vou amar alguém que me odeia?

    ResponderExcluir
  8. Júlio

    Então, procure tirar isso de seu coração e passe a vê-los como seres humanos que vieram do mesmo lugar que você, todos, todos temos os mesmos sentimentos, alegrias e tristezas....

    Odiar uma pessoa pela fé que ela abraça é insano. Lutar contra uma religião, contra sua insanidade é uma coisa. Lutar contra as pessoas é outra, e são duas coisas muito distintas.

    Quando você separá-las, tudo ficará mais fácil, e você entenderá que os ex-mórmons nào gostam da religiào mórmon, mas não tem nada contra os mórmons.

    Abs

    ResponderExcluir
  9. E quanto a amar... não precisa, mas tb nõa precisa odiar. Simplesmente siga sua vida. E ajude quem precisar, sem olhar a quem.

    Só isso!

    ResponderExcluir
  10. Eu não quero saber a sua idade, mas se ficavam nus, homem ficava numa sala e mulher em outra né?
    E na sua época era assim?

    ResponderExcluir
  11. Na minha idade?

    De qualquer forma, no final de 1800 a iniciatória era assim, mas certamente apenas homens participavam da iniciatória masculina, assim como apenas mulheres da iniciatória feminina, como é ainda hoje. Este ritual incluia um banho, por isso as banheiras que estão na foto.

    O poncho, para cobrir a nudez, foi introduzido posteriormente, mas não sei a data. Os ritos dos toques permaneceram, e os rituais, separados.

    Depois foi introduzido o garment ANTES da iniciatória, isto quer dizer, a pessoa ia para iniciatória já vestida com o garment e com o poncho sobre o garment.

    Por último, os toques no corpo foram abolidos. Assim, hoje a pessoa vai vestida com o garment e o poncho, mas apenas recebe uma bênção citando as partes do corpo abençoadas. Ela não recebe mais nenhum toque e, portanto, muitos não sentem-se contrangidos com o ritual.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    ResponderExcluir
  12. Da idade é porque se você falasse que fez tipo em 1990, pela lógica eu sabeira que vc tem 38 anos.
    E eu não quero saber isso porque seria muita cara de pau se eu perguntasse isso.
    Só por isso.

    ResponderExcluir
  13. Hehe, é verdade.

    mas tenho experiência suficiente e não sou mais uma menina. E sim, fiz minhas ordenanças antes de 1990...

    ResponderExcluir
  14. Até que seu blog não é todo ruim.
    Tem coisas boas nele.
    Por erxemplo o tópico dos manuscritos do Mar Morto.
    E também tem muitas citações dos Presidentes da Igreja.
    Tem um monte de coisas que eu tirei do seu blog.
    Nossa vc é da época do Presidente Spencer W. Kimball!
    Possivelmente vc viu o Elder James e. Faust.
    Mas vc que vive num local onde a Igreja é tão forte não teve testemunho.
    Vc viu a 2ª Declaração oficial do sacerdócio sendo dado aos Negros ser anunciada pelo mundo inteiro?

    ResponderExcluir
  15. Júlio

    Meu blog SÖ tem citações de presidentes e membros da igreja.... não faço inferências ao que pastores dizem, não uso de pragas ou maldições contra os SUDs....

    Mas o mais interessante é que, se você ach que ainda este blog é muito ruim, por que você é um dos mais assíduos?

    Verifique corretamente as fontes, pare de julgar com os sentimentos, e você poderá ver claramente que TODAS as fontes são mórmons. Visite os dois b;ogs SUDs que estão aqui ao lado esquerdo: Diário História SUD e Mórmons Maçons. Faça as coneções e verá o quanto a igreja distorce e esconde sobre a real história dela.....

    ResponderExcluir
  16. Vc não entendeu o que eu escrevi.
    tem muitas citações benéfica aqui que podem ser usadas em discurso.
    Somente isso.

    ResponderExcluir
  17. "Mas o mais interessante é que, se você ach que ainda este blog é muito ruim, por que você é um dos mais assíduos?"
    R:Como você pode ver eu elio tudo que fala da Igreja idependente se é bom ou ruim.
    Já ouvi cada coisa nessa vida que não vão ser essas palavras que vão me abalar.
    Já que eu tenho internet em casa fica fácil de visitar seu blog.
    depois de muito tempo vejo que você não é uma pessoa ruim.
    Apenas está fazendo o que você quer.
    Eu decidi uma coisa.
    Só vou postar mais três comentários no seu blog.
    1° quando eu sair pra Missão(janeiro de 2012).
    2°Quando eu voltar da Missão(janeiro de 2014).
    3° Quando eu me casar(Possivelmente com uns 25 anos de idade.)

    ResponderExcluir
  18. Júlio

    Que bom que vc descobriu que há pessoas boas fora da redoma do mormonismo. Mesmo pessoas que discordam da religião!

    Poste sempre que desejar, desdeque sejam dúvidas ou coisas esclarecedoras. A opção é sua!

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Minha querida investigadora,esqueça a religião e sinta somente o amor de Deus em seu coração lembrando que o segundo grande mandamento é AMA TEU PROXIMO COMO A TI MESMO e não AMA TEU PROXIMO COMO ELE TE AMA.Amar somente a quem nos ama é muito facil. Se abra para o amor incondicional limpe essas memorias não permita seu EGO bloquar o canal que lhe permite conecssão com a dinvidade, pois atraimos tudo por resonacia ou seja aquilo que emitimos é o que vem de volta pra nos.Não podemos mudar o mundo nem as pessoas,mas podemos mudar a nos mesmo,não existe lá fora tudo está dentro de nós quando olharmos nosso interior com carinho e acessamos o bem maior que la existe desenvolvendo amor incondicional é isso que vamos emitir e automaticanente será isso que vamos atrair para nossa vida.Portanto querida, SEJA A DIFERENÇA QUE VC QUER QUE O MUNDO TENHA, tudo começa com VOÇÊ.AME SOMENTE AME INCONDICIONALMENTE,sem olhar o credo,raça ou condição social e tudo ao sedor mudará apartir, as coisas,situações e pessoas se apresentarão em voçê de maneira diferente.
    Me desculpe a intromissão,mas estava navegando e me deparei com seus comentarios e tive o deseja de deixar essas palavras e meu contato para que possamos trocar idéias,saiba que eu nunca julgo somente AMO!

    MSN yniclaudia@hotmail.com
    SKYPE cynicolibrivip

    ResponderExcluir
  20. Cara Claudia

    Este trabalho que faço é uma prova do amor que sinto por todos. Veja bem, dispendo horas traduzindo a verdade que é deliberadamente escondidas daqueles que estão sendo iludidos.

    Se estiverem maduros o suficiente, sairão de uma vida de extremo medo, culpa, baixa auto-estima e viverão livres. Aos que não estão preparados, eu apenas peço para que não voltem aqui.

    E ao contrário do que você pensa, não odeio nenhum mórmon. Apenas os tenho como iludidos, como um dia já fui... portanto, vejo os dois lados da moeda, e fa,co o blog para ajudar aos que necessitam.

    Mas é interessante a forma que me julga. Quem, por acaso, disse que eu amo condicionalmente? Você não sabe absolutamente nada de mim... não conhece meu trabalho, minha vida... tem apenas migalhas para me julgar, e como já disse anteriormente, seu julgamento já está fadado ao erro!

    E se me julgas pelo que conheces de ti... então erras mais ainda!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Raul Henrique, tenho 17 anos, e digo que você não deveria ter postado essas coisas, pois o que é feito dentro do templo é sagrado. Tão sagrado que nem todos os olhos podem ver, nem todo coração sentir, então cuidado com o que posta, quando o tempo chegar você não terá direito de dizer:"EU NÃO SABIA"

    ResponderExcluir
  22. Muito bem, Raul...

    Tem 17 anos e já sabe ameaçar. Você está indo muuuuuito bem em seus aprendizados!

    E eu só traduzi o que está amplamente divulgado na internet, por membros da igreja. Aliás, tem até vídeos!

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo com o Raul.
    O fato de outros membros divulgarem coisas e acontecimentos sagrados que acontecem dentro do templo, não quer dizer que você tem que passar pra frente, pois qualquer membro( até mesmo as crianças) sabe que não se deve revelar ao mundo coisas sagradas.Se os "outros" estão divulgando isso, deixa pra lá, pois tudo isso será cobrado no final.
    Afinal, o fato de acontecer algo dentro do templo, um lugar sagrado onde somente membros dignos de entrar no reino de Deus sabem, é porque somente membros dignos de entrar no reino de Deus devem saber!

    ResponderExcluir
  24. "isso será cobrado no final."

    Tá bom então...

    ResponderExcluir
  25. Belo post, Investigadora!

    Só gostaria de acrescentar meu comentário a esse respeito.

    Vamos admitir que a cerimônia seja "sagrada" (ou mesmo "secreta"). Por que, então, os irmãozinhos ali em cima olharam esse post? Sinceramente, eles dizem que não se deve espalhar ou publicar essas coisas, mas acabam sendo o público-alvo delas!

    Ridículo falarem que não se deve falar dessas coisas "sagradas" e eles estarem olhando isso na internet! Os "irmãos" ali em cima é que serão "castigados" por procurarem aprender os segredos do templo antes do tempo certo! (Visto que um afirmou ter 17 anos)

    ResponderExcluir
  26. DB

    Interessante e, no mínimo, hilário o seu comentário (em relação aos "curiosos")

    Muito bom!

    Obrigada por sempre acrescentar neste blog.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.