Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 23 de janeiro de 2010

POLIGAMIA 07 - escrituras SUD condenam poligamia

ESCRITURAS SUD CONDENAM A POLIGAMIA

No início, os líderes da Igreja mórmon alegaram que não acreditavam na prática do casamento plural.

No livro de mórmon, encontramos o seguinte:

Jacó 2: 27-30

“Portanto, meus irmãos, ouvi-me e atentai para a palavra do Senhor: Pois nenhum homem dentre vós terá mais que uma esposa; e não terá concubina alguma.
Porque eu, o Senhor Deus, deleito-me na castidade das mulheres. E as libertinagens são para mim abominação; assim diz o Senhor dos Exércitos.
Portanto este povo guardará os meus mandamentos, diz o Senhor dos Exércitos, ou a terra será amaldiçoada por sua causa.
Porque se eu quiser suscitar posteridade para mim, diz o Senhor dos Exércitos, ordenarei isso a meu povo; em outras circunstâncias meu povo dará ouvidos a estas coisas. “

Doutrina e Convênios atual - Seção 132: 61-63

“E também, no tocante à lei do sacerdócio: Se um homem desposar uma virgem e desejar desposar outra e a primeira der seu consentimento; e se ele desposar a segunda e elas forem virgens e não estiverem comprometidas com qualquer outro homem, então ele estará justificado; ele não pode cometer adultério, porque elas lhe foram dadas; pois ele não pode cometer adultério com o que lhe pertence e a ninguém mais.
E se dez virgens lhe forem dadas por essa lei, ele não estará cometendo adultério, porque elas lhe pertencem e lhe foram dadas; portanto ele está justificado.
Mas se uma ou qualquer das dez virgens, depois de desposada, estiver com outro homem, terá cometido adultério e será destruída; porque elas lhe são dadas para multiplicar e encher a Terra, de acordo com meu mandamento, e para cumprir a promessa feita por meu Pai antes da fundação do mundo e para sua exaltação nos mundos eternos, a fim de gerar as almas dos homens; pois nisso se perpetua a obra de meu Pai, para que ele seja glorificado.”

Apesar desta seção claramente aprovar a poligamia, nem sempre foi assim. A primeira edição impressa de DeC, em 1835, havia uma seção que denunciava a prática da poligamia:

"Na medida em que esta Igreja de Cristo tem sido censurada pelo crime de prostituição e de poligamia, nós declaramos que acreditamos que um homem deve ter uma esposa, e uma mulher apenas um marido, exceto no caso de morte, quando qualquer um está em liberdade para se casar novamente." (History of the Church, Vol. 2, p. 247)

Veja a figura abaixo:


Uma fotografia da Seção 101 da edição de 1835 de Doutrina e Convênios. Esta seção, que condena a prática do casamento plural, foi excluído da Doutrina e Convênios em 1876.

É interessante notar que esta seção de Doutrina e Convênios estava presente em todas as edições até 1876, quando a Doutrina e Convênios incluiu pela primeira vez a seção 132, que justifica o casamento plural.

Obviamente, seria muito contraditório ter uma seção condenando a poligamia e outra aprovando-a no mesmo livro! Portanto, a seção condenando a poligamia foi completamente removida do livro “sagrado”.

Note que, com base no cabeçalho atual de DeC 132, a Igreja reconhece efetivamente que a declaração anterior não era verdadeira:

"Embora a revelação tenha sido registrada em 1843, é evidente, pelos registros históricos, que as doutrinas e princípios envolvidos nesta revelação eram do conhecimento do Profeta desde 1831.”

Alguns pontos devem ser ressaltados:

O LdM afirma que o único propósito da poligamia é gerar filhos. Portanto, não há nenhum precedente nas escrituras que trate de poligamia como casamento celestial, espiritual ou sem consumação.

Em DeC, muito claramente as mulheres envolvidas deveriam ser virgens. Joseph Smith, Brigham Young e Parley Pratt estavam claramente violando esta condição ao se casarem com mulheres já casadas.

A seção inicial de DeC foi escrita quando Joseph Smith já sabia e praticava a poligamia (1835). Qual o motivo dele praticar “um mandamento” e colocar em um livro, que seria a palavra de Deus, que a poligamia não era praticada?

Por que um mandamento de Deus mudaria?

IR PARA SUMÁRIO

_________________________
Notas:



2 comentários:

  1. Bem se eu entendi bem a passagem do livro de mormom a respeito da poligamia, diz que Deus não se agrada com ela e no caso de haver uma necessidade Ele Deus dará consentimento. Por outro lado um outro estudo que fiz da Bíblia em apocalipse 12 de 7 a 9 diz que houve uma batalha no céu antes da criação do mundo em que 1/3 das hostes celestes que seguiam lucifer foi precipitado com ele, não tenho comprovação escrituristicas, mas em estudos ficou comprovado que a maioria deste 1/3 eram espiritos de homens por isso hoje na terra temos mais mulheres que homens no mundo criando assim uma desigualdade de forma que não temos homens para todas as mulheres, então nasce dai a necessidade de um ajuste que pode ser feito desta maneira de Deus ordenar ou teremos que dar outro jeito, porque para entrar no céu só familias, ou seja homens e mulheres casados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tercio

      Estou aqui, intrigadíssima com SEUS dados de que no mundo, há mais mulheres do que homens. Você quis dizer na sua cidade?

      Qual a fonte você usou para tal afirmação? Porque, pelo que eu saiba, a proporção continua 1:1!!!!

      E essa sua explicação...nossa, dá pra fazer uma tese de embromação. Sinceramente!

      Sua frase de ouro é:

      "não tenho comprovação escrituristicas, mas em estudos ficou comprovado"

      Se não há comprovação, quais estudos comprovaram? Como é possível?

      Tenha paciência, leia o que você escreve antes de publicar em um site. Fica muito, mas muito chato escrever besteiras deste tipo! E tentar dizer que o LdM permite que o homem seja polígamo se Deus o permitir? Cite a escritura, por favor, antes de escrever tal bobagem aqui!

      Ai!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.