Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

POLIGAMIA - MENTIRAS


MENTINDO SOBRE A POLIGAMIA

Texto traduzido e adaptado de The Changing World of Mormonism, por Jerald and Sandra Tanner – Capítulo 9, parte 3

Apóstolo John A. Widtsoe audaciosamente afirmou: "A Igreja já opera em plena luz. Não há nenhum segredo sobre sua doutrina, meta, ou trabalho" (Evidences and Reconciliations, Single-Volume Edition, p. 282). Na página 226 do mesmo livro, o apóstolo Widtsoe disse: "Desde o início de sua história, a Igreja se opõe a crenças sem base. Ela tem lutado contra meia-verdade e mentira."

A afirmação acima de Widtsoe dificilmente pode ser sustentada pelos fatos existentes. Na verdade, mentiras e segredos foram usados pelos líderes da igreja para encobrir a doutrina da poligamia.

O escritor mórmon William E. Berrett reconheceu:

"Em 1840 a doutrina foi ensinada a alguns poucos irmãos da liderança e, juntamente com o profeta, casaram-se secretamente com outras esposas no ano seguinte .... Apenas o sigilo em torno de sua prática impediu uma apostasia em massa da Igreja em 1844.” (The Restored Church , pp. 247, 249).

Como já demonstrado, as primeiras edições de Doutrina e Convênios contém versículos que condenam a prática da poligamia. Joseph Smith e outros líderes mórmons utilizaram estes versículos como um escudo, sob o qual se esconderam.

O escritor mórmon John J. Stewart afirma que "o artigo do casamento, escrito por próprio punho por Oliver Cowdery, sustenta o casamento monogâmico e nega qualquer prática SUD do casamento plural. Joseph ainda não estava pronto para reconhecer publicamente essa doutrina, apesar de ele ter falado sobre ela em segredo para alguns amigos íntimos"(Joseph Smith the Mormon Prophet, p. 103)

Um exemplo de como o "artigo do casamento" foi usado como negação dos relatos de que a poligamia era praticada pode ser encontrado na publicação mórmon Times and Seasons de 01 de setembro de 1842:

“Na medida em que a opinião pública tem sido injustamente direcionada pela falácia das cartas do Dr Bennett, nós fazemos um extrato sobre o tema do casamento, mostrando a regra da igreja sobre este importante tema. O extrato é do Livro Doutrina e Convênios, e é a única regra permitida pela igreja.”

"... Na medida em que esta igreja de Cristo tem sido acusada do crime de prostituição e poligamia, nós declaramos que acreditamos que um homem deve ter uma esposa, e uma mulher apenas um marido, salvo em caso de morte, quando aquele tem a liberdade de casar outra vez."(Times and Seasons, vol. 3, p. 909).

Joseph Smith negou enfaticamente as acusações que o ligaram à poligamia. Em 1838, ele respondeu algumas perguntas para o Elder's Journal. A pergunta número sete era: "Será que os Mórmons acreditam em ter mais de uma esposas?" A resposta foi: "Não, não ao mesmo tempo" (Elder's Journal, as cited in History of the Church, vol. 3, p. 28).

Em certa época, Joseph Smith foi acusado de "beber, falar palavrões, dançar a noite toda, etc., e que ele mantinha seis ou sete mulheres jovens como esposas ...." (Letter by Parley P. Pratt concerning Augustine Spencer's accusations, in History of the Church, vol. 6, pp. 354-55.)

Segundo o History of the Church, em 26 de maio de 1844, Joseph Smith negou veementemente a acusação de que ele estava vivendo em poligamia:

"Que coisa é para um homem ser acusado de cometer adultério, e de ter sete esposas, quando eu posso ter apenas uma. Eu sou o mesmo homem, e tão inocente quanto eu era 14 anos atrás;. e eu posso provar à eles todos os perjúrios."(vol. 6, p. 411).

O escritor mórmon John J. Stewart admite que "devido ao extremo preconceito existente contra a doutrina, esta precisava ser mantida o mais confidencial possível, e até mesmo desmentida em público de que era realizada" (Joseph Smith the Mormon Prophet, pp. 67, 68) .

A notícia a seguir foi publicada no Times and Seasons, volume 5, página 423:

QUINTA-FEIRA, 1 FEV 1844.

NOTIFICAÇÃO.

Fomos informados recentemente que um Elder da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com o nome de Hiram Brown, vem pregando a poligamia e outras doutrinas falsas e corruptas, no condado de Lapeer, estado de Michigan.

Este é para avisá-lo e à Igreja em geral, que foi cortado da igreja por sua iniqüidade, e ele está ainda avisado a comparecer na Conferência Especial, em 06 de abril próximo, para responder a essas acusações.

JOSEPH SMITH,

HYRUM SMITH,

Presidentes da dita Igreja



Uma fotografia do Times and Seasons, vol. 5, página 423. Joseph Smith ordena que um homem seja cortado da igreja se pregar a poligamia. 
Hyrum Smith, irmão de Joseph, que era um membro da Primeira Presidência da igreja, também praticava secretamente o casamento plural e negava-o abertamente.

Apesar da declaração acima citada, em 15 de março de 1844, Hyrum Smith declarou:

“... o irmão Richard Hewitt ... declarou para mim que, alguns dos seus élderes dizem que um homem, tendo um certo sacerdócio, pode ter tantas esposas quantas lhe agradar, e que esta doutrina é ensinada aqui. Digo-vos que este homem ensina falsas doutrinas, pois não existe tal doutrina ensinada, nem há qualquer coisa semelhante praticada aqui.

“E qualquer homem que for encontrado ensinando privada ou publicamente tal doutrina é culpado, e será submetido ao Alto Conselho, e perderá sua licença e também sua associação. Por isso, que ele tenha mais cuidado com o que ele ensina (Times and Seasons, 15 de março de 1844, vol. 5, p. 474).

O Times and Seasons registra outra negação que vai além da primeira:

"Nós somos acusados de defender a pluralidade de esposas, e os bens comuns. Agora, isto é tão falso como as muitas outras acusações ridículas que existem contra nós .... nós fazemos o que outros não fazem, praticamos o que pregamos "(vol. 4, p. 143).

No Milenar Star, da igreja SUD, apareceu outra denúncia de poligamia:

"Mas, para a informação daqueles que podem ser tomados por esses contos tolos sobre duas mulheres, devemos dizer que tal princípio nunca existiu entre os santos dos últimos dias, e nunca existirá ... o Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios, e também todas as nossas revistas são muito rígidas sobre o assunto, na verdade muito mais do que a Bíblia.” (vol. 3, p. 74).

Em 19 de junho de 1844, na edição do Nauvoo Neighbor, uma publicação Mórmon, Joseph Smith e seu irmão Hyrum estabeleceram uma série de falsidades em relação à poligamia. Quando este material foi republicado na History of the Church, ele foi alterado para encobrir o fato de que Joseph e Hyrum não tinham dito a verdade (ver Mormonism—Shadow or Reality ? p. 247).

Depois da morte de Joseph Smith, os líderes mórmons ainda tentaram manter a doutrina do casamento plural em segredo. John J. Stewart afirmou:

"... a doutrina teve que ser mantida em sigilo até que o Santos chegassem a Utah" (Brigham Young and His Wives, p. 31).

Em primeiro de maio de 1845, a seguinte declaração apareceu no Times and Seasons (vol. 6, p. 894):
“Sidney Rigdon, pelo que vejo pela imprensa, fez uma exposição do mormonismo, cobrando Joseph Smith e os mórmons sobre a poligamia, etc ...

“Quanto à acusação de poligamia, vou citar o livro de Doutrina e Convênios, que é a fé escrita da igreja e é rigorosamente aplicada ....

"Na medida em que esta igreja de Cristo tem sido acusada do crime de prostituição e poligamia, declaramos que acreditamos que um homem deve ter uma só mulher, e uma mulher, apenas um marido ...."

Novamente, outro artigo publicado no Times and Seasons, em 15 de novembro de 1844 proclamou:

"A lei da terra e as regras da igreja não permitem que um homem tenha mais de uma esposa viva ao mesmo tempo ..." (vol. 5, p. 715).

Quando alguém afirmava que Joseph Smith ensinava a poligamia, a Millennial Star, volume 12, páginas 29-30, chamava-o de mentiroso:

“12ª Mentira - Joseph Smith ensinou um sistema de poligamia.
"12ª Refutação - As revelações dadas por Joseph Smith declaram o seguinte ...’Nós acreditamos que um homem deve ter uma esposa’. Doutrina e Convênios, página 331."

Já em 1850 John Taylor, que se tornou o terceiro presidente da igreja, negou que a igreja acreditava na prática do casamento plural, quando ele mesmo, na época, tinha seis esposas vivas. Em um debate público em Boulogne-Sur-Mer, na França, ele declarou:

“Somos aqui acusados de poligamia, e de ações das mais indelicadas, obscenas e repugnantes, de tal forma que ninguém, além de um coração corrupto e depravado poderia ter inventado.  Estas coisas são demasiadamente escandalosas para terem crédito ...

“Vou me contentar em ler os nossos pontos de vista de castidade e casamento, a partir de um trabalho publicado por nós, contendo alguns artigos da nossa fé.

“Doutrina e Convênios, na página 330 ... Na medida em que esta Igreja de Jesus Cristo tem sido acusada do crime de prostituição e poligamia, declaramos que acreditamos que um homem deve ter uma esposa, e uma mulher apenas um marido, salvo em caso de morte, quando aquele tem a liberdade de casar outra vez.” (A tract published by John Taylor in 1850, p. 8; found in Orson Pratt's Works , 1851 edition).

Finalmente, em 1852, depois de anos de mentira, os mórmons admitiram publicamente que estavam praticando a poligamia.



3 comentários:

  1. A mentira na igreja mórmon é institucionalizada.

    ResponderExcluir
  2. Investigadora:
    Novamente estou muito surpreso com todas essas informações e estudos "verídicos" de sua parte. Os mórmons foram polígamos sim e hoje a Igreja SUD Fundamentalista herda essa doutrina deles. Outro detalhe que acho interessante: hoje vi um filme sobre um bilhete de Joseph Smith a uma de suas amantes, no qual pedia para ela tomar cuidado com a Emma Smith, e que poderia ir à casa dele à noite quando a Emma não estivesse. Aí a imaginação corre solta. Os matrimônios polígamos de Smith não foram só pra Inglês ver, mas tinha sim relações sexuais, o cara era safado e aproveitava quando podia. Mesmo fato do segundo presidente dos mórmons, o Young, que sempre foi polígamo.
    Daí surge a questão: a poligamia é cristã? Quem tem entendimento certamente jamais associa essa prática ao cristianismo.
    Tantas coisas negativas sobre a seita dos mórmons, que fico cada vez mais estarrecido e também grato pelas informações sempre verídicas de sua parte sobre essa seita.

    ResponderExcluir
  3. Caro Mário

    Essa carta realmente existe. E eu publiquei um trecho dela neste post:
    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/poligamia-joseph-smith-e-suas-33.html

    Mas recentemente, li a carta inteira, e na realidade, Joseph pede para que toda a família dela vá visitá-lo na cadeia.

    Enfim, uma distorção propositada que foi feita por pessoas de má fé. Mesmo a carta sendo estranha (qual o probelam de uma família ir visitá-lo?), ela deveria ser citada de forma integral.

    Devo arrumá-la brevemente.

    Há algum tempo estou preparando um post baseando-me nas escrituras bíblicas NO CONTEXTO HISTÓRICO sobre os homens polígamos e as consequências da poligamia. Mas sempre surgem vários assuntos...

    Mas um dia eu o publicarei!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.