Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

As Sagradas Escrituras que você não tem permissão para ler

Texto traduzido e adaptado de Pure Mormonism


Como você se sentiria se você descobrisse que a Igreja SUD afirma estar de posse de escrituras sagradas, mas não quer que seus próprios membros as leiam?

Há quase 500 anos atrás, um monge alemão tinha preocupações semelhantes com a Igreja Católica medieval, para a qual ele servia. 

Seu nome era Martinho Lutero, e os mórmons hoje homenageiam-no pelo início da Reforma Protestante. Isso porque, há muito tempo os SUDs reconhecem que sem a reforma de Lutero, jamais poderia ter havido qualquer restauração feita por Joseph Smith.

Entre as reformas exigidas por Martinho Lutero, estava a de que as escrituras (Bíblia), que a Igreja se considera a única proprietária, deveria estar disponível para todos os seus membros.

Agora alguém na internet, em homenagem ao aniversário de Martinho Lutero na última quinta-feira (10 de novembro), disponibilizou alguns registros que a Igreja oferece apenas aos seus líderes, mas considera "sagrados" demais para os seus membros.

Entre outras razões, o autor acredita que, uma vez que os membros são diretamente afetados por muitas das decisões neles contidas, têm o direito de conhecer esses registros.

Esse "registro sagrado" é o Manual de Instrução da Igreja, recentemente revisado em dois volumes maciços, em edição de 402 páginas e  liberado oficialmente em 13 de novembro de 2010.

Embora esses volumes sejam para representar a autoridade preeminente para todas as coisas relativas à liderança, política e doutrina da IgrejaTM, a menos que você seja um bispo ou presidente de estaca, o alto escalão da Igreja não quer que você coloque suas mãos imundas sobre eles.

Um bispo teria o direito de possuir um guia para auxiliá-lo em seu chamado? Certamente que sim.

Mas vou encaminhá-lo para o site LDS Martin Luther, e você gostará de ver o que, um dia foi um guia sensato, como este tornou-se tão ridículo e fora dos limites. Ele foi concebido para ser um guia simples de procedimento, mas perdeu completamente o sentido de “simples”.

A verdadeira questão é: por que a Igreja tem se tornado tão contra os membros verem o conteúdo deste manual?

Algumas das políticas em curso no manual são intrigantes, sem dúvida, mas não há dúvida de que muito dele é dirigido especificamente para os membros humildes e mundanos. Este é o trabalho pelo qual eles serão julgados.

Você não acha que os membros devem ser autorizados a, pelo menos, ver o conteúdo? Bem, isso é muito ruim, amigo. Você foi vetado! Apenas aqueles com alta posição, títulos e do escritório estão a par de seus segredos.

Creio que o autor do site Martin Luther-SUD seja um bispo ou presidente de estaca, pois poucos tiveram acesso aos volumes dois dias atrás. Ou então, pode ter sido alguém de dentro da entranhas da igreja. Mas não importa, pois ele não é o único que sente que essa informação deve estar prontamente disponível para qualquer um que assim o desejar.

Cópias já foram vazadas para a Salt Lake Tribune e, presumivelmente, outros meios de comunicação já devem tê-lo, assim como as edições anteriores sempre estiveram disponíveis para aqueles que sabiam onde procurar.

Milhares de cópias vão para os líderes da Igreja toda vez que ocorre uma revisão, e felizmente nem todos da liderança compartilham a desnecessária e tola obsessão pelo sigilo empresarial da igreja.

As duas igrejas mórmons

Eu sugeri que na realidade existem duas igrejas mórmons existentes praticamente na mesma dimensão do espaço: uma consiste dos crentes, os SUDs como um povo, ou o que o apóstolo Paulo comparou com o corpo de Cristo.

Paul Toscano
A outra, como Paulo Toscano descreveu, é 

"uma igreja que está preocupada com o exterior. Ela preza ‘justiça’ sobre a santidade, ‘imagem’ sobre a inspiração."

"A Igreja", afirma Toscano, “já não é o Santos, mas uma crescente entidade corporativa, julgamentária, puritana e autoritária".

Russell Nelson
 "O poder não-verificado", continua ele, "levou os líderes da Igreja a crerem que sua autoridade não é limitada pelo evangelho, mas que o evangelho é limitado, e pode ser alterado por suas autoridades. (A crença evidenciada pelo Apóstolo Russell Nelson no artigo da Liahona (veja AQUI), que arrogantemente declara que o amor de Deus é condicional).

“Fé, arrependimento, batismo e o dom do Espírito Santo são rivalizado pela obediência, respeitabilidade, negação e bajulação. A Igreja não é mais vista como objeto de salvação, mas sim como sua fonte".

Procedimento Operacional Padrão

A empresa que detém a marca do nome A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias TM abandonou há muito tempo a idéia de que a "igreja" consiste de pessoas que a compõe.

Estes meros membros têm agora que ser dominados, supervisionados e mantidos na linha por seus líderes.

Como a Igreja Católica Romana medieval, a moderna  Igreja SUD tornou-se uma hierarquia que governa por decreto. O Manual  de Instrução da Igreja é a prova cabal disso.

Toda grande empresa tem um livro de Procedimentos Operacionais Padronizados ou POP. A igreja SUD também tem seu livro - MI. Você não pode considerá-lo escritura, mas parece que a Igreja certamente o faz.

Em um email da Igreja a uma autoridade local da Estaca (não posso citar as palavras exatas da mensagem porque o destinatário teme que ele pudesse ser descoberto), o manual e o trabalho que ele representa são referidos como " sagrados".

A Enciclopédia do Mormonismo descreve o MI como "proeminente entre as publicações da Igreja, tanto a sua preparação quanto sua utilização como um guia autorizado para os líderes locais da Igreja."

"Sagrado", "Com Autoridade", "Preeminente." Isso soa como a própria definição das escrituras. E se a Igreja está mantendo as escrituras longe de você, você não tem o direito de perguntar por quê?

Os Bispos devem ser guiados pelo espírito, pois de acordo com a doutrina mórmon, Néfi ensinou que é o papel do Espírito Santo dizer tudo o que devemos fazer. Mas o bispo tem necessidade do Espírito Santo, quando ele pode simplesmente usar os MI na prateleira atrás dele?

Ao discutir a revelação secreta dos novos Manuais da Igreja SUD, o blogueiro Zo-ma-rah também postou um tributo a Martinho Lutero sobre seu aniversário na quinta-feira, concluindo:

"Todos nós devemos tirar uma lição de sua vida e procurarmos garantir que a nossa igreja mantenha-se firme em suas bases escriturísticas.”

“Podemos não ter Papas e Concílios em nossa igreja, mas temos Presidentes e Comissões.”

“Não vamos cometer os mesmos erros dos nossos ancestrais, permitindo que essas pessoas façam e ensinem o que eles querem, sem garantir que estejam em consonância com o Evangelho de Jesus Cristo."

Dois dias após os links para o manual da Igreja terem sido postados no site Martin Luther-SUD, os advogados da Corporação da Igreja, alegando violação de direitos autorais, foram bem sucedidos em conseguir que o servidor excluísse esses links.

Parece que a Igreja SUD acha que é a Igreja da Cientologia, cujos membros não estão autorizados a possuir qualquer conhecimento acima dos seus líderes.

Tarde demais!

Enquanto isso, no entanto, um número desconhecido de cópias do MI foi baixado do site de Lutero.

Infelizmente para aqueles que se submetem ao controle da igreja, muitas cópias continuarão a se multiplicar digitalmente, até que chegará o momento em que, quem quiser uma cópia dos manuais, será capaz de encontrá-la facilmente.

Pessoalmente, eu aconselho a não fazer o download desse documento.

A Intellectual Reserve, Inc., tem os direitos autorais dos manuais, e esta é uma subsidiária da Corporação do Presidente, que é, naturalmente, a empresa que detém os direitos sobre o nome da nossa igreja. Eu não estou postando links aqui.

A Intellectual Reserve mantém uma série de tubarões advogados como seus empregados, e nada é tão tenaz quanto um advogado que acha que está trabalhando ao lado de Deus.

Eu não quero confusão com estas pessoas se eu for processado pela Igreja, e perder meus bens e ativos... Estes ativos consistem principalmente de mulher, a minha máquina de oxigênio, algumas bananas desidratadas, e quatro caixas de queijo em conserva. Assim, você pode apreciar a minha relutância em chamar atenção indevida.

Se você está inclinado a fazer o download de materiais protegidos por direitos autorais pelo Intellectual Reserve, Inc,. então vou oferecer-lhe um conselho semelhante ao que os irmãos ofereceram quando enxortaram-nos a ficarmos longe de materiais que considerem inadequados e prejudiciais (como este blog, talvez):

"Irmãos e irmãs, eu digo para deixá-los longe. Não tragam essas coisas para sua casa. Fazendo isso, apenas destruirão o seu testemunho da Corporação e você colherá tristeza para sempre."

Nada demais

De qualquer forma, aqui está o grande segredo realmente: Embora o MI contenha algumas informações que todos os SUDs deveriam estar cientes, você não será pego de surpresa, pois a maioria das informações não é grande coisa.

Nenhuma ordenança sagrada é revelada, e você não vai encontrar instruções para comer os bebês no porão do templo.

Não, a principal razão que eles não querem que você leia os manuais é simplesmente a forma antiga de controle corporativista.

Este é o Talmud Mórmon, e você não é um rabino. Então, basta seguir em frente, Moishe, e deixar essa coisa da religião para os meninos crescidos.

A intimidação da corporação pode ter tapado o sol com uma peneira por enquanto, mas nada deve impedir você de ler sobre o MI. O blog Martin Luther-SUD ainda continua, mesmo com os links para os manuais não funcionando mais*.

Veja-o enquanto está no ar, porque não há como dizer quando ele também pode desaparecer.

O autor investiga alguns dos temas mais interessantes sobre o MI, juntamente com um argumento hermético sobre o motivo pelo qual a "escritura" não pode ser aberta à todos, e por isso é imperativo que aqueles que acreditam na igreja SUD devem saber o que está contido nas páginas do material que o dinheiro do seu dízimo pagou.

Então, novamente, considere o seguinte: só porque você é mórmon, você pode pensar que é proprietário de tudo o que sai da igreja.

Mas lembre-se você que você não pertence a esta igreja. Esta é uma Igreja Corporativa. Ela tem associados muito exclusivos, e eles não ligam para o que você pensa. Os membros dessa Igreja farão exatamente o que eles quiserem.

***** *****
Aqui está o link novamente:

http://martinluther537.wordpress.com/2010/11/10/the-church-handbook-of-instructions-and-thinking- on-your-own/ 


*ATUALIZAÇÃO:


Para aqueles que não aguentam a curiosidade, vejam o site de MartinLuther, e os links ao lado contém endereços onde baixar o Manual de Instrução da igreja SUD 2010, volume 1.

O Volume 2 está disponível no próprio site da igreja SUD:

http://lds.org/handbook/handbook-2-administering-the-church?lang=eng&clang=por


17 comentários:

  1. Voce tem trabalhado bastante neste blog esses dias! Ótimo para todos nós que buscamos informações aqui. Entro praticamente todos os dias e não tenho como não admirar seu trabalho e dedicação. Muito obrigada.

    Nilde

    ResponderExcluir
  2. Cara Nilde

    E eu agradeço pelo grande apoio de todos vocês!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Após Lutero, a Igreja Católica agradeceu a ele a a ciencia por terem obrigado a mesma a se "repensar", contudo a opulência de seu patrimonio lhe garantiu a força política necessária para a sua sobrevida até os dias atuais, e quem sabe até o fim dos dias...

    Acredito que o mesmo irá acontecer com a Igreja Mormom. Contudo, sem tanta força política e um patrimonio bem menor que o império Romano Católico, Acredito que sua sobrevida, mesmo com a opulencia deva ser reduzido quando comparado. Até mesmo porque a maior parte do patrimonio está imobilizado em empresas e não na Igreja...

    So resta aguardar o fim do mundo ou a morte, o que vier primeiro, para ver isso acontecer... kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Jonathas

    O problema é apenas a liquidez de capital, pois todas as empresas estão no ome da igreja.

    Isso quer dizer que, se houver uma segunda quebra da bolsa (como a de 1929, e que quase aconteceu entre ano retrasado e passado), a igreja perde muito. Mas ainda tem muita diversificação de empreendimentos, como imóveis, fazendas, gado, etc...

    E os cofres de Sião continuam engordando...

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Que cegueira ! Quanta falta de visão neste artigo ! Interesante eu ler ele logo após ver os 2 Treinamentos de Liderança de Out 2010 e Fev 2011 As autoridades dizendo que os manuais foram simplificados afim de os membros receberem mais revelação a respeito de seus chamados ! Assim é o Navio SUD cada dia os que se afastam entram mais em contradição e perdem o poder de receber revelações ! Argumentos inteligentes e perspicazes desprovidos da Luz Divina... e para que caminho apontam ? Que revelações novas recebem ? Que progresso oferecem? Que Bençãos prometem ? Onde estão a experiências espirituais? O Poder?

    ResponderExcluir
  6. Otávio

    Cegueira e falta de visão?

    Onde esá disponibilizado o Manual Geral de instruções?

    Por favor, afirme aqui, sem mentir, que qualquer membro pode lê-lo!

    Oras, cegueira e fala de visão é o que você sofre.

    Eeu pergunto:

    Quais foram as "Novas Revelações" que qualquer profeta recebeu após Joseph Smith, a não ser desfazê-las?

    Mas digo, revelações sérias, nada de quantos brincos devem ser usados ou qual o modelo de roupa ou garment. Isso é perfumaria.

    Absolutamente NENHUMA!

    As famosas "revelações" são apenas adaptações ou modificações do que Smith fez, e mais nada. Nada foi acrescentado, nada foirevelado de maneira que realmente traga alguma mudança.

    Contradição? Exato, eu MOSTRO todas as contradições do que você acredita ser perfeito. E se erro, corrijo o erro, sem problema, pois não sou divina. Já a igreja se contorce e insiste que não erra. E as contradições vão se acumulando. Já percebeu quantos posts existem neste blog só mostrando as contradições?

    E você pergunta qual progresso os argumentos inteligentes oferecem?

    A sociedade que você vive é prova viva deles: liberdade de voto (inclusive para mulheres), fim legal do racismo, o estado tornando-se cada vez mais laico, a justiça sendo cada vez mais empregada, direitos humanos... a linda é gigantesca.

    Só nào vê quem não quer. Isso sem contar que todos as tuas mordomias hoje - energia elétrica, luz encanada, carro, ventilador ou ar condicionado, tv, e computador - entre váaarias outras - vieram de pensamentos racionais!

    Ora, deixe de hipocrisia e pare de fazer perguntas retóricas. Elas apenas cabem aos que não conseguem pensar!

    Essas suas palavas vazias, repetidas "ad eternum" cansam. Se você decidir fazer algum comentário inteligente, eu o publicarei. Se não, pode desistir de perder seu tempo e escrever bobagens. Pelo menos aqui.

    Afe!

    ResponderExcluir
  7. Puxa! tenho pena de vc!

    É somente mais uma apóstata!

    " Fui membro da Igreja" Como assim?

    Só se foi excomungada e teve seu nome retirado dos registros da Igreja, o batismo, feito por um portador do Sacerdócio, não tem como ser anulado,já que é uma ordenança necessária á todas as pessoas para que possam voltar a presença do Pai Celestial, por isso a obra vicária.
    "Perseverar até o fim" não conseguiu não é?

    Realmente vc perdeu 10 anos da sua vida "servindo" em uma causa que vc nunca acreditou...
    Quantos testemunhos deve ter prestado, que hoje vc nega, essa é a maior prova de que vc não é uma pessoa confiável.
    Mas o Pai Celestial, por meio do Plano de Salvação, aquele...lembra?, na qual JESUS CRISTO, se ofereceu em sacrificio, nos deu a dádiva do arrependimento.
    E realmente me pergunto se vc não acredita mesmo na veracidade da Igreja.
    Não pretendo te convencer de nada, já que nosso testemunho é algo pessoal e deve ser obtido individualmente por meio de nossa fé, a mesma que Alma descreve tão bem.
    Mesmo porque vc não gostaria de receber testemunhos, somente dos que se dizem "Ex- Mórmons" rsrs, na maioria um bando de excomungados, por méritos próprios com certeza!
    Mas é isso ai,até o reino Telestial!!

    UM abraço!

    ResponderExcluir
  8. Mais um caso de amor fraternal acima....

    Que Deus me proteja de seus seguidores, nossa!

    ResponderExcluir
  9. Ol´, Semeadora, espero que esteja bem !
    Acho que voce está precisando se atualizar no que se refere ao novo Manual Revisado pois este está a disposição de todos que possuem chamado na Igreja.
    E, como geralmente toda familia possui um membro com algum chamado, devo concluir que quase 100% dos lares Mormons já tem esse manual.
    Acho que voce se peciptou.
    abraços.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  10. Maurício

    Creio que você me confunde. Não sou a semeadora, ela é outra pessoa, que inclusive escreveu um livro sobre os mórmons.

    Creio que você está confuso. Hoje, o antigo Manual Geral de Instruções está dividido em quatro volumes. O Volume UM é exclusivo do Bispo, Secretário, Sumo-Conselho da Estaca e Presidente da Estaca.

    O Volume DOIS, que até 2010 também era exclusivo para quem tinha estes chamados, agora está no site oficial da igreja, e portanto, todos os membros e não membros tem acesso à ele.

    Mas repito: o VOLUME UM é exclusivo de algumas autoridades e você ou qualquer outro membro jamais terão acesso à ele, a não ser por vias escusas. Pergunte ao seu Bispo.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Olá, INVESTIGADORA, agora sim !!!
    Foi mal, troquei seu nome mas não me confundí quanto ao assunto.
    Eu recebí o volume um.
    Mas aqui vai uma pergunta :
    Quandovoce estava (ou está) na escola, voce estuda usando o livro de aluno ou o livro do professor ?
    Caramba, to sem tempo mesmo, sabes que sou falador, dizem que falador passa mal.......
    tchau, por enquanto,
    felicidades, mesmo, de coração !

    ResponderExcluir
  12. Maurício

    Você tem certeza que é o volume UM?

    Todos os membros tem acesso ao volume DOIS, mas o UM continua sendo exclusivo do Bispo, Conselheiro e Presidente da Estaca. Isso eu te ho certeza e nõa mudou.

    Creio que você está equivocado ou recebeu o Vol.I por engano ou quando tinha algum destes cargos.

    E é lógico que esse manual nõa deve ser dado aos membros novos, mas ele é NEGADO a qualquer membro que não tenha esses cargos, mesmo membros que estõa na igreja há 20 anos.

    Isso significa que, se uma mulher está na igreja há 30 anos e um rapaz, há 5 anos, e se torna um Bispo, ele terá acesso ao Manual, e ela JAMAIS terá acesso à ele, pois ela jamais terá esse cargo.

    Isso é justo?

    Certamente que não.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. Vc está certa em suas observações e é bem estranho alguns membros não saberem certas coisas básicas sobre tais fatos.Não sou tão radical quanto vc,se nã querem mostrar dou um jeito de ter acesso e ler.Acho importante todo tipo de informação.Eu já amei profundamente essa igreja mas, por conta de estudos pessoais e um tanto de lógica e muita honestidade intelectual já não sou mais uma ovelha.E defendo o direito de todos nós nos expressarmos quanto a religioes e qualquer outro assunto...só assim evoluiremos...Por favor mantenha esse site e suas opiniões e observações pertinentes.É sempre bom argumentos inteligentes e raciocinios refinados!

    ResponderExcluir
  14. Darlan

    O que mais me impressiona é que alguns membros talvez saibam, mas negam em público certos fatos.

    Enfim, é difícil aceitar como verdade aquilo que vai, às vezes, contra o nosso bom senso, e continuar seguindo o mesmo caminho.

    E apesar de parecer radical, não o sou. Apenas respondo na mesma altura para com aqueles que entram aqui com radicalismos. e para os extemistas, eu nem publico e nem respondo. Nesse sentido, não perco meu tempo (dai sim, sou radical...hehe)

    E obrigada pelos elogios!

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Olá! Nasci sob os convênios. Cresci como um jovem normal da igreja: com todos os desafios e responsabilidades apropriadas. Servi em vários chamados, servi como missionário de tempo integral, inclusive. Concluí minha graduação, parti para o Mestrado e para o Doutorado, e em meio a isso, por contingência, ampliei o meu senso crítico e hoje é muito difícil acreditar em fatos, histórias, e principalmente em doutrinas da igreja. Quando eu digo muito difícil, é muito difícil, mesmo. Numa época específica, quando eu estava com uns 19 anos, antes de ir para a missão fui secretário da ala e percebi como o valor do dízimo era diretamente proporcional ao chamado e confiabilidade que a pessoa teria dentro da comunidade. Mesmo que fosse de forma indireta. Isso sempre me abalou muito, mas quieto, deixava passar. Quando fui para a missão, no CTM eu fui Líder de Distrito, e assistente do Presidente do Ramo, lá os missionários são, praticamente, compelidos a fazer e jejum e a doar a suas ofertas. Não por estranho, que do mesmo modo, tendo, junto com o meu companheiro fechado os nossos envelopes antes de fazer a contagem das ofertas, as nossas ofertas foram as de maior valor de todo o nosso distrito e ramo. Outro fato é o de perguntarem, lá no CTM, inclusive, quanto de dinheiro se estava portando na ocasião e se você possui cartão de crédito. Surpreendente, para mim, pelo menos: o que teria a ver o meu cartão de crédito com o evangelho que eu ensinaria?! Como você diz: “essa é a maneira do ‘senhor’ engordar os cofres de Sião”... (risos) ...
    Esse meu comentário não é na verdade um comentário, mas uma sugestão de assunto. Já na época em que estava no seminário e no instituto da igreja, sempre fui muito interessado na história da igreja, não naquela que se divulga comumente, mas naquela de todo o dia: Atos e ações do “Profeta” suas pretensões e pronunciamentos. Um desses fatos que me deixou muito surpreso foi a questão do envolvimento do “Profeta” e outros líderes da igreja com aplicação do dinheiro da igreja em ações bancárias, e que posteriormente tal banco vinha a falir, e em outros casos de envolvimento com loterias. A simples lógica já aniquila esses fatos como tendo sido inspirados por Deus: O Espírito influenciaria a uma fonte incerta?! Gostaria, então de pedir, que se lhe fosse possível, pudesse escrever alguns “posts” onde abordassem essas passagens da história da igreja em particular - Com todas as suas fontes e referências claras, como têm sido até então.
    Outro tema que gostaria de sugerir seria o fato de se justificar ações contraditórias de líderes proeminentes locais como sendo a vontade do senhor, mas, como já mencionado, são contraditórias com a própria doutrina da igreja.
    Talvez essas minhas ideias sejam um pouco confusas... (devo estar passando por uma fase de estupor de pensamento) ... (risos) ...
    Se preferir não publicar esse meu comentário, eu entenderei, e acharei prudente, inclusive, apenas acompanharei suas postagens.
    Até breve...

    ResponderExcluir
  16. Prezado Thiago

    Se comentário serve não apenas como sugestão, mas como um "testemunho vivo" de como a igreja tem um principal interesse: o dinheiro.

    Há alguns posts sobre "empresa de Deus", mas muito pouco sobre o Brasil, pois estou afastada há anos, e geralmente, quem tem mais acesso ao que acontece nos distritos/estacas/missão são os homens.

    Darei mais atenção à esse assunto, mas provavelmente encontrarei referências do quartel general, e pouquíssima coisa daqui. Caso queira contribuir com um post sobre isso, fique à vontade. Ele será publicado em seu nome, logicamente.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.