Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS - O amor do Deus Mórmon: condicional



Abaixo, reproduzo parte do discurso que foi publicado na revista A Liahona, principal periódico SUD

O AMOR DIVINO TAMBÉM É CONDICIONAL

Élder Russel M. Nelson

A LIAHONA FEVEREIRO DE 2003 pp. 12—14.
http://www.lds.org/churchmagazines/Feb2003Liahona059.pdf

"Embora o amor divino possa ser considerado perfeito, infinito, duradouro e universal, não se pode caracterizá-lo corretamente como incondicional. 

"A palavra não aparece nas escrituras. Por outro lado, muitos versículos afirmam que os mais altos níveis de amor que o Pai e o Filho sentem por todos nós — e certas bênçãos divinas resultantes desse amor — são condicionais.

"Antes de citar exemplos, seria bom identificarmos várias formas de expressões condicionais nas escrituras.

"Formas Condicionais

"Podemos encontrar várias formas de expressões condicionais nas escrituras:

• “Se... [existem certas condições], então... [seguem-se certas conseqüências].” (Os indicadores se e então podem estar escritos ou apenas implícitos.)

Pois [existem certas condições], ... [seguem-se certas conseqüências].”14

• “Aquele que não... não pode...”15

“Fazei prova... se eu não...” Por exemplo, um versículo que diz respeito à nossa exaltação revela o propósito principal de nossa jornada aqui na mortalidade: “

E assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar”.16

"A vida aqui é um período de provação. Nossos pensamentos e ações determinam se nossa provação mortal pode merecer a aprovação celestial.17

"A Natureza Condicional do Amor Divino

"Tendo em mente o padrão de declarações condicionais das escrituras, notamos que muitos versículos atestam a natureza condicional do amor divino a nós. Seguem-se alguns exemplos:

• “Se guardardes os meus mandamentos, [então] permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.”18

• “Se não guardardes meus mandamentos, [então] o amor do Pai não continuará convosco.19

• “Se alguém me ama, [então] guardará a minha palavra, e meu Pai o amará.”20

• “Eu amo aos que me amam; e os que (. . .) me buscarem, me acharão.”21

• “Deus não faz acepção de pessoas. Mas [agrada a Deus] aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.”22

• O Senhor “ama os que o tomam por seu Deus”.23

 “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”24

"A Natureza Condicional das Bênçãos Divinas

"É igualmente notório que recebemos certas bênçãos de um Deus amoroso apenas se forem cumpridas as condições requeridas. A seguir, alguns exemplos:

• “Se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, (. . .) então, prolongarei os teus dias.”25

• “Se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos e guardares todos os meus mandamentos; (. . .) [então] confirmarei para contigo a minha palavra.”26

• “Eu, o Senhor, estou obrigado quando fazei o que eu digo; mas quando não o fazeis, não tendes promessa alguma.”27

• “Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência à lei na qual ela se baseia.”28

• “A todo reino é dada uma lei; e toda lei também tem certos limites e condições.”29

"O Senhor declara:

“Todos os que receberem uma bênção de minhas mãos obedecerão à lei que foi designada para essa bênção e suas condições. (. . .) E quanto ao novo e eterno convênio, foi instituído para a plenitude de minha glória; e aquele que recebe sua plenitude deve cumprir a lei e cumpri-la-á; caso contrário, será condenado, diz o Senhor Deus. (. . .) Estas são as condições dessa lei: Todos os convênios, contratos, vínculos, compromissos, juramentos, votos, práticas, ligações, associações ou expectativas que não forem feitos nem acertados nem selados (. . .) por meio daquele que foi ungido, (. . .) não terão eficácia, virtude ou vigor algum na ressurreição dos mortos”.30

"Outras leis foram designadas para nos abençoar aqui na mortalidade. Uma delas é o dízimo:

“Trazei todos dízimos à casa do tesouro, (. . .) e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor (. . .), se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”31

"Uma bênção como essa é condicional. Os que falham em pagar o dízimo não têm promessa alguma.32

"Mais uma vez,

“Tudo que ele requer de vós é que guardeis seus mandamentos; e ele prometeu-vos que, se guardásseis seus mandamentos, prosperaríeis na terra; e ele nunca se desvia do que disse; portanto, se guardardes seus mandamentos, ele vos abençoará e far-vos-á prosperar”.33

"Por que o amor divino é condicional? Porque Deus nos ama e quer que sejamos felizes.

“A felicidade é o objetivo e o propósito da nossa existência; e também será o fim, caso sigamos o caminho que nos leva até ela; e esse rumo é virtude, retidão, fidelidade, santidade e obediência a todos os mandamentos de Deus.”34

"Nossa Defesa contra as Falsas Ideologias

"A compreensão de que as bênçãos e o amor divino não são realmente “incondicionais” pode proteger-nos das falácias mais comuns tais como:

“Já que o amor de Deus é incondicional, Ele me amará de qualquer maneira”, ou “já que ‘Deus é amor’35, Ele me amará incondicionalmente não importa o que eu faça”.

"Esses argumentos são utilizados pelos anti-Cristos para enganar as pessoas com mentiras. Neor, por exemplo, promoveu- se ensinando falsidades.

"Ele “testificou ao povo que toda a humanidade seria salva no último dia, (. . .)  porque o Senhor havia criado todos os homens; (. . .) e, no fim, todos os homens teriam vida eterna”.36

"Infelizmente, algumas pessoas acreditaram na falácia e nos conceitos incondicionais de Neor. Em contraste com os ensinamentos de Neor, o amor divino nos adverte de que “iniqüidade nunca foi felicidade.”37 Jesus explica:

" “Vinde a mim e sede salvos; (. . .) a não ser que guardeis os meus mandamentos, (. . .) de modo algum entrareis no reino dos céus”.38"


COMENTÁRIOS

Todas as citações mórmons estão marcadas em vermelho.

Verifique que, em todas as frases Deus diz que “aquele que o amar, também terá o seu amor”, mas jamais diz “aquele que não me amar, não terá o meu amor”.

Pode parecer que a segunda frase está implícita, mas não é o caso. Devemos lembrar dos ensinamentos cristãos, onde Jesus prega que devemos amar os nossos inimigos, e que a lei de olho por olho não deve ser mais usada.

Isso seria, portanto uma grande contradição da parte de Deus – amar apenas aqueles que o amam e odiar aqueles que nào o amam!!

Perceba que a única frase que explicita, de fato, esse amor CONDICIONAL, vem de uma escritura mórmon:

Se não guardardes meus mandamentos, [então] o amor do Pai não continuará convosco.19 (Doutrina e Convênios)

A escritura que cita os dízimos vem de Malaquias, assunto que será discutido posteriormente. Porém, as bênçãos condicionais ao dízimo estão explícitas apenas, de novo, nas escrituras mórmons:

Os que falham em pagar o dízimo não têm promessa alguma.32 (Doutrina e Convênios).


E certamente, a frase sem sentido:

"Por que o amor divino é condicional? Porque Deus nos ama e quer que sejamos felizes." 


Como um amor pode ser condicional e trazer felicidade?


Se um filho comete um erro, qual pai deixará de amá-lo acreditando que seu filho será mais feliz?


Ou qual pai condicionará o seu amor ao filho APENAS se esse filho fizer tudo, absolutamente tudo que seu pai deseja, sem jamais cometer erros?


Oras, Deus sendo onisciente, conhece nossas falhas, nossas fraquezas e também nossos esforços para sermos pessoas melhores. Ele jamais deixaria de amar Seus filhos por erros cometidos.

O mais interessante é que toda essa idéia contraria diretamente os ensinamentos contidos no livro Princípios do Evangelho, estudado todos os domingos pelos SUDs:

"Jesus amava até mesmo aqueles que haviam pecado contra Ele e não desejavam arrepender-se. No final de Sua vida, ao ser pendurado na cruz, orou ao Pai pelos soldados que O haviam crucificado, suplicando: 

“ 'Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem'. (Lucas 23:34) 
"Ele ensinou: 'O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei'. (João 15:12)". (p.66)


Infelizmente, este é mais um exemplo da grave distorção das palavras e como elas podem ser usadas de acordo com a vontade e necessidade de cada pessoa ou grupo.

Note que a parte do discurso aqui colocado encontra-se exatamente como no original. Portanto, não há mudança no texto. A doutrina mórmon fala contra si mesma!


IR PARA SUMÁRIO
____________________

Notas:

14. Por exemplo, ver 1 Néfi 2:20; 4:14; 2 Néfi 1:9, 20; 4:4; Jarom 1:9; Ômni 1:6; Alma 9:13; 36:1, 30; 38:1; 50:20; Helamã 4:15.

15. Alguns exemplos são: “Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (João 3:5; grifo do autor), e “a não ser que guardeis minha lei, não obtereis esta glória”. (DeC 132:21; grifo do autor.) Ver também Éter 12:34; DeC 25:15; 132:21.

16. Abraão 3:25; grifo do autor; ver também Malaquias 3:10; 3 Néfi 24:10.

17.Ver Mateus 25:21, 23.

18. João 15:10; grifo do autor.

19. DeC 95:12; grifo do autor.

20. João 14:23; grifo do autor.

21. Provérbios 8:17.

22. Atos 10:34–35.

23. 1 Néfi 17:40.

24. João 14:21.

25. I Reis 3:14; grifo do autor; ver também Deuteronômio 19:9.

26. I Reis 6:12; grifo do autor.

27. DeC 82:10.

28. DeC 130:21.

29. DeC 88:38; ver também 132:5.

30. DeC 132:5–7; ver também Alma 9:12; 42:13, 17.

31. Malaquias 3:10; grifo do autor; ver também 3 Néfi 24:10. O Senhor não foi específico sobre como Ele abençoaria os que pagam o dízimo. Alguns são abençoados espiritualmente mais do que materialmente.

32. Ver DeC 119:4–5. O dízimo também é exigido de todos os que desejam ser considerados povo de Deus. (Ver DeC 85:3.)

33. Mosias 2:22; grifo do autor. Esse conselho condicional repete-se muitas vezes nas escrituras. Ver 1 Néfi 2:20; 4:14; 2 Néfi 1:9, 20; 4:4; Jacó 2:17–19; Jarom 1:9; Ômni 1:6; Mosias 1:7; 2:31; Alma 9:13; 36:1, 30; 37:13; 38:1; 48:15, 25; 50:20; Helamã 3:20.

34. Joseph Smith, Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, sel. Joseph Fielding Smith (1976), p. 249; grifo do autor.

35. I João 4:8, 16.

36. Alma 1:4; grifo do autor; ver também 1:3, 5–6; 2 Néfi 28:8–9. Esse conceito incondicional (vida eterna para todos) negaria a necessidade das ordenanças, dos convênios e do trabalho no templo.

37. Alma 41:10.

38. 3 Néfi 12:20; grifo do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.