Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

Medo, obrigação, culpa e a busca da perfeição - parte 2

O medo em Doutrina e Convênios


Intencionalmente, o Livro Doutrina e Convênios, inicia com o que é denominado de seção 1, e é supostamente 
"o prefácio do Senhor às doutrinas, convênios e mandamentos dados nesta dispensação”. 

Segundo os SUDs, vivemos na última dispensação.
Porém, aquele que examinar e analisar cautelosamente o texto, perceberá claramente os princípios do medo, terror, exclusivismo, arrogância, orgulho, preconceito, intolerância religiosa, ameaças, usados em várias ocasiões pelo verdadeiro autor do prefácio, Joseph Smith.

Na realidade, na igreja mórmon, a doutrina da exaltação é simplesmente mais uma doutrina
estranha e baseada no medo. 
Os sentimentos experimentados pelo membro da igreja são um um misto de expectativa  - pela possibilidade de tornar-se um ser exaltado, viver na presença de “Deus” e tornar-se um “Deus”, ter sua esposa/esposo e filhos em sua companhia por toda a eternidade, ter filhos espirituais (progênie), criar mundos, etc. - e de grande medo - de não corresponder às expectativas estabelecidas pela doutrina da igreja.
Apenas fazendo um breve resumo, para ter o direito de habitar no Reino Celestial, na presença de “Deus” e de seu filho Jesus Cristo, e tornar-se um deus, o membro e toda a sua família devem ter:

- uma vida celestial aqui na mortalidade, 
- vivendo intensamente para a igreja, 
- doando todo seu tempo livre (e mesmo o não livre) para cargos e atividades dentro da igreja, 
- doando muito mais do que os 10% quase obrigatórios (pois sem eles, ninguém entra nos templos e a exaltação está perdida), 
- entre outras metas simplesmente inatingíveis.
Em seu blog, Evandro conta que, "certa ocasião, um membro de outra Ala que nos visitava durante a reunião do sacerdócio no Quórum de Elderes, levantou-se e disse:
“ 'Para nós, o que nos interessa é o Reino Celestial, os outros Reinos (Terrestrial ou Telestial) não nos interessa pois interessa apenas aos membros de outras religiões e não aos Santos dos Últimos Dias'.


"Diante de tais princípios doutrinários confesso que me senti orgulhoso e cheio de preconceitos ocultos em relação às outras religiões."
O que a igreja diria a respeito dos sentimentos de orgulho e preconceitos em relação a outras religiões? 

Certamente diria que aqueles sentimentos eram do Evandro, não tendo a igreja (com sua doutrina que estimula tais sentimentos) absolutamente nenhuma relação com isso.

Assim, ela se exime  da responsabilidade de induzir na mente dos membros sua doutrina exclusivista, apesar de todos, em todos os encontros, reuniões, orações, etc, afirmarem que a igreja SUD é a única detentora de toda a verdade e da plenitude do Evangelho Eterno (DeC 43; DeC 65:1-6).

Para dar suporte a tais ensinamentos, foram estabelecidos princípios doutrinários que estimularam e estimulam o medo:

Medo de perder a exaltação (habitar com Deus e Jesus Cristo no Reino Celestial) e mais do que isso, deixar de ser um Deus e privar-se da companhia de seu cônjuge e filhos terrenos, perdendo também a possibilidade de ter filhos espirituais (progênie), criar mundos, ser herdeiro de tudo que o Pai Celestial possui.

Interessante que esse castigo eterno dá-se em função de uma vida de 80 anos. Matematicamente, 80 anos comparados à eternidade significa zero. Portanto, TUDO será perdido para a eternidade por um período ínfimo (zero) de vida!!!

O princípio do medo também inclui, como não poderia deixar de ser, os bens materiais dos membros da igreja. Esse ensinamento está relacionado ao dízimo, conforme DeC 119: 5:

"Em verdade vos digo: Acontecerá que todos os que se reunirem na terra de Sião darão seus bens excedentes como dízimo e observarão esta lei; caso contrário, não serão considerados dignos de habitar entre vós."

Portanto, os não pagadores do dízimo, são indignos de estar entre os pagantes....

Certamente, isso não é tudo. Veja esta ameaça em DeC 64:23:

"Eis que o tempo presente se chama hoje até a vinda do Filho do Homem e, em verdade, é um dia de sacrifício e um dia para o dízimo de meu povo; pois aquele que paga o dízimo não será queimado na sua vinda."

Alguns afirmam que não se trata de um fogo literal, mas de  uma consciência pesada. Na realidade, o terror e medo induzidos são os mesmos

No inicio da igreja, Joseph Smith e Sidney Rigdon tentaram implementar a “Lei de Consagração” (DeC 42:30-34, 55; DeC 54:4-6), expropriando os bens de membros da igreja e deixando ou concedendo como “mordomia” apenas o mínimo necessário para o membro e seus familiares sobrevivessem. 

Portanto, os bens "do Senhor" eram distribuídos pelos lideres máximos da igreja ao seu bel prazer e apenas segundo os seus próprios julgamentos (DeC 51:13,14). Certamente, muitas injustiças foram feitas.

"E também, que o bispo designe um armazém para esta igreja; e que todas as coisas, tanto em dinheiro como em mantimentos, que ultrapassem as necessidades deste povo, conservem-se nas mãos do bispo"
"E que ele também reserve o necessário para suas próprias necessidades e para as necessidades de sua família, já que estará tratando deste negócio."

Assim, a liderança da igreja se locupletava e se beneficiava daquilo que antes era propriedade dos membros da igreja (e que deveria ser dividido igualmente entre todos), mas que era usufruído por Joseph Smith, família e amigos.

O laço com a igreja era tão forte que, depois de ter todos os seus bens "roubados" pela igreja, a família recebia apenas o mínimo. Mas se decidisse se desligar da igreja, não poderia reinvidicar o que antes lhe pertencera! (DeC 51:5)

"E se transgredir e não for considerado digno de pertencer à igreja, não terá poder para reclamar a porção que consagrou ao bispo para os pobres e necessitados da igreja; portanto ele não conservará a dádiva, mas terá direito somente à porção que tenha recebido por documento"


Portanto, as perdas, naquela época, eram tanto emocionais quanto monetárias.

Atualmente, ouve-se a máxima na igreja SUD: Se você é um pagador do dízimo e está com problemas financeiros, é apenas passageiro, pois Deus o está testando. Se você for bem-sucedido, são as bênçãos do dízimo.

Se você não paga o dízimo e está com problemas financeiros, é a consequência de não obedecer esse mandamento. Porém, se você for bem-sucedido, é Satanás que está tentando-o a quebrar a lei do dízimo!


É fácil observar também o princípio do terror e medo direcionado aos PAIS na igreja em relação a seus filhos. Se estes não influenciá-los, induzi-los e conduzi-lospara a igreja “Mórmon”, desdeseus 8 anos de idade, o pecado será dos próprios pais!!! (DeC 68:25-28).
"25 E também, se em Sião ou em qualquer de suas estacas organizadas houver pais que, tendo filhos, não os ensinarem a compreender a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, o Filho do Deus vivo, e do batismo e do dom do Espírito Santo pela imposição das mãos, quando tiverem oito anos, sobre a cabeça dos pais seja o pecado.

26 Pois isto será uma lei para os habitantes de Sião ou em qualquer de suas estacas que estejam organizadas.

27 E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição das mãos.

28 E também ensinarão seus filhos a orar e a andar em retidão perante o Senhor."


Com relação ao que era antes denominado de livre arbítrio, na realidade só há uma única escolha: aceitar a doutrina SUD. Isso porque, aqueles que não a aceitarem,  terão um único destino: 

DeC 68:9
"9 E aquele que crer e for batizado será salvo; e quem não crer será condenado."

DeC 75:19-22
"19 E em qualquer casa que entrardes e fordes recebidos, deixai nessa casa vossa bênção.
20 E de qualquer casa em que entrardes e não fordes recebidos, saireis rapidamente e sacudireis o pó de vossos pés, como testemunho contra eles.
21 E encher-vos-eis de regozijo e de alegria; e sabei que no dia do julgamento sereis juízes daquela casa e condená-la-eis;
22 E será mais tolerável para o pagão, no dia do juízo, do que para aquela casa; portanto cingi vossos lombos e sede fiéis; e vencereis todas as coisas, e sereis elevados no último dia. Assim seja. Amém."

DeC 99:4,5


"4 E quem te rejeitar, será rejeitado por meu Pai e sua casa; e limparás teus pés nos lugares secretos ao longo do caminho, como testemunho contra eles.
5 E eis que depressa venho para julgar, para convencer a todos de suas ações iníquas cometidas contra mim, conforme está escrito sobre mim no livro."

Não se engane. As escrituras acima falam sobre as doutrinas da igreja SUD e não sobre Jesus Cristo (que, para os SUDs, é a mesma coisa).

Porém o que mais chama a atenção é o princípio estranho e confuso dos "filhos de perdição". Creio que particularmente os próprios membros da igreja não tem uma compreensão clara sobre esse assunto.

Na realidade, parece ser um tipo de "dúvida estimulada" pela igreja, que visa manter controle sobre seus membros e deixá-los em permanente dúvida, para que nunca sequer  saibam se estão ou não se tornando “filhos da perdição” . Em DeC, seção 76, há uma discussão sobre quem seriam os filhos da perdição. Aqui coloco alguns versículos:
 
"31 Assim diz o Senhor concernente a todos os que conhecem o meu poder e dele foram feitos participantes; e que se deixaram vencer pelo poder do diabo e negaram a verdade e desafiaram o meu poder—
32 Estes são os filhos de perdição, de quem eu digo que melhor lhes fora nunca terem nascido;

34 Sobre os quais eu disse que não há perdão neste mundo nem no mundo vindouro—
35 Tendo negado o Santo Espírito, depois de havê-lo recebido, e tendo negado o Filho Unigênito do Pai; tendo-o crucificado dentro de si e tendo-o envergonhado abertamente.
36 Estes são os que irão para o lago de fogo e enxofre com o diabo e seus anjos—...
48 Portanto seu fim, sua largura, altura, profundidade e miséria eles não compreendem, nem homem algum, a não ser os que são ordenados a essa condenação."
  
De acordo com a doutrina SUD, todos os batizados recebem a confirmação do Espírito Santo de que a igreja SUD é a única verdadeira. Portanto, aqueles que se afastam, e que dizem nào ter recebido tal confirmação (os que descobrem depois que o ser humano pode fabricar qualquer tipo de sentimento) estão, a princípio, negando a confirmação do Espírito Santo. 

Esses seriam os filhos da perdição?

Seriam, todos aqueles que viram o erro da decisão que tomaram, sem conhecer a igreja e suas doutrinas, os filhos da perdição?

Existe ainda um outro propósito além de amedrontar os membros a não se afastarem da igreja SUD: que os dissidentes permaneçam calados e não manifestem suas opiniões e conclusões contrárias às doutrinas da igreja em público!!!!

Além das ameaças escritas, há ainda uma Ação Disciplinar Formal da Igreja para aqueles membros que manifestam suas opiniões publicamente. Caso não se retratem  e se arrependam, são excomungados e acusados de apostasia. 

Vejamos o que diz o Manual de Instrução da Igreja em seu volume 1: 

APOSTASIA – Na acepção usada neste manual, o termo apostasia refere-se a membros que: 1. Repetidamente agem em clara, ostensiva, deliberada e pública oposição à Igreja ou a seus líderes;...” (MII Vol. 1 - Presidências de Estaca e Bispados – 2006 – 10 – Ação Disciplinar da Igreja – Conselhos Disciplinares - p. 117).

É, portanto, extremamente cômodo para a igreja que um membro inativo, que descobre  ser a doutrina da igreja uma grande farsa, fique calado, jamais as manifestando publicamente. 

Ao fazê-lo, recebe ainda o nome pejorativo e incorreto de "anti-mórmon" (que fique claro que o ex-mórmon é anti-doutrina SUD e não anti membros da igreja. Seria o mesmo dizer que os mórmons são anti-católicos, anti-metodistas, anti-semitas, etc).

 É evidente que ao manifestar suas idéias, ex-mórmon desperto pode despertar outras pessoas entorpecidas por tal doutrina, provocando com isso o afastamento de outros da igreja. 

Como a igreja trabalha com números (mesmo se os membros forem inativos) e com dízimos, possíveis excomunhões e perda de dizimistas seria o início do caos.

Ainda, os dízimos arrecadados são enviados  para Salt lake City, Utah, EUA, e  parte do que foi arrecadado retorna às Alas através de depósitos em conta bancária por unidade (Ala), denonimado "fundos de orçamento". 

Este valor é calculado conforme a frequência total de membros nas reuniões sacramentais realizadas todos os domingos, apuradas semanalmente e remetidas em relatórios trimestrais a sede da igreja em Salt Lake City, EUA. 



Texto adaptado de:  

8 comentários:

  1. Parabens investigadora pelo texto. Estou tentando a 2 anos tirar minha mãe dessa seita, mas ela insiste em continuar, ela transformou para pior, nunca mais comprou nada de bem material pra casa e só vive triste pelos cantos, cheia de medo de pecar e não habitar o céu (inclusive falei desse site pra ela entrar e ler, ela disse que só entra no site da igreja, pois lá esta toda a verdade). Já falei pra ela que essa igreja é uma farsa pois frequentei por qse dois anos e comprovei, ví muitas coisas erradas, presenciei muita hipocrisia e arrogância. Ela disse que as coisas só tem melhorado pra ela, mas mentira, essa igreja é a pior doença que alguém pode ter, pois ela alem de ser maligna para a pessoa, ela tem o poder de fazer a pessoa gostar dessa doença e querer não se livrar dela. Acho difícil uma pessoa frequentar aquela igreja e dizer que é feliz, é apenas mais uma mentira, mentiras mentiras e mentiras, é disso que religião sobrevive, pois mentir em nome de Deus acaba se tornando verdade (na concepção deles). Investigadora continue traduzindo esses textos, todos os dias eu leio dois, eles me ajudam tanto no meu dia a dia, não somente para me livrar dos indícios de culpa de ter me afastado dessa igreja, mas também para me proteger das demais religiões que utilizam desse mesmo método!!!

    ResponderExcluir
  2. Álvaro

    Fico feliz por poder ajudá-lo de alguma forma.

    E livrar-se de qualquer sentimento de culpa é a maior "bênção" que podemos alcnçar nessa vida!

    Espero que um dia sua màe esteja preparada para ver a verdade. Apenas demonstre amor à ela, pois a hora dela ainda nào chegou.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. aqui em Sergipe havia um líder muito fiel a igreja, casado e que sempre falava que amava a familia e tals.
    Um dia esse lider adulterou, e abandonou a igreja de vez, a familia se afastou também e o filho ficou bemm perdidão, inclusive virou usuario de drogas.

    Eu não entendia na época, pois era recem chegado na seita, mas depois que passei a conhecer as doutrinas pesadas passei a entender que aquele homem perdeu a esperança de ter sua familia "eterna".

    Seria exagero afirmar que isso é satanismo? Perturbação é apelido!! Seita tem um fardo pesado e o coloca nos ombors de todos que se batizam nela

    ResponderExcluir
  4. Exato, Ismael.

    E quando a pessoa erra, para ela, nào há um erro pequeno ou grande. Todos os erros são gigantes, por isso, ela acaba fazendo coisas extremamente destrutivas. Anos de repressão e perda da noção dos reais valores e proporções geram muita confusão mesmo. Lamento quando vejo isso, pois é um sinal de grande sofrimento que a pessoa está passando.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Entrevistas com o Bispo, uma forma de controle, de manipulação e de domínio sobres os membros, principalmente jovens. A igreja sud, ensina que temos que chegar a perfeição, através da fé e arrependimento sincero, e que todo mundo deve ser perdoado. Mas interessante que a igreja sud não sabe perdoar, se um lider comete um pecado grave como adúlterio, ele até não precisa ser excomungado em um tribunal(últimamente a igreja mudou o nome de tribunal para conselho disciplinar). Mas ele nunca mais terá um cargo de liderança (bispo, Presidente de estaca), seu crescimento parou independente se você se arrependeu. Quando um lider comete um pecado grave, é somente uma forma de se libertar da Doutrina massante do mormonismo. O casamento dele deveria ser um fracasso mas para manter a aparências ele continuava casado, mas uma hora chegou ao limite , e chutou o balde , a excomunhão na verdade é um presente, é a libertação . Quanto ao filho ficou usuário de drogas , é somente fruto do ensinamento mórmon de repreensão .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FALUZ47

      O pior: quem são esses homens para julgarem com mão tão dura? Já vi homens que participaram desses julgamentos e que eram adúlteros!

      Como pode tanta hipocrisia?

      E desde quando o arrependimento nòa permite que a pessoa prossiga em seu progresso?

      Só mesmo dentro dessa igreja.

      Mas nada como ser livre e não carregar esse pesso absurdo de "pecado", "culpa", "julgamento", entre outros!

      Abs

      Excluir
  6. Obrigado Investigadora, graças pela sua dedicação para nós libertar da mentira, eu já fui mórmon, posso dizer quem eu era triste, vivia com peso na consciência me considerando impuro e pecador, isso me trouxe grandes traumas, as vezes me sentia muito triste, mas achava que eu estava passando pro provações, fazia parte do processo. Hoje sai da igreja, comecei a sentir o gostinho de viver em liberdade, hoje consigo sorrir espontaneamente, sou infinitamente feliz por ter deixado essa maldita igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darksoul

      Sou eu que agradeço por poder ajudar algumas pessoas. Sei exatamente do que você fala, e saber que pude ajudar uma única pessoa já considero ter atingido o objetivo deste blog.

      E obrigada por compartilhar um pedacinho de sua história!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.