Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

As ressurreições

No meio evangélico/protestante, há várias interpretações a respeito da ressurreição, como:

Os amilenistas

Crêem na segunda vinda de Cristo, no arrebatamento dos membros da igreja e a participação do justo no novo céu e na nova terra, sem distinção cronológica. Para estes, haverá apenas uma ressurreição geral dos crédulos e incrédulos, a qual ocorrerá durante a segunda vinda de Cristo. O julgamento final será para todos os povos e a tribulação é algo a se experimentar na presente era.

Os pós-milenistas

Crêem que a segunda vinda de Cristo ocorrerá após o milênio (não literal). A era presente se misturará com o milênio de acordo com o progresso do evangelho no mundo. Em geral, os pós-milenistas assumem a mesma postura amilenista com relação ao ensino da ressurreição, do julgamento final, da tribulação e da posição sobre Israel e igreja.

Os pré-milenistas 

Este grupo subdivide-se em dois grupos principais: os históricos e os dispensacionalistas. 

Os pré-milenistas históricos crêem que a segunda vinda de Cristo para reinar nesta terra e o arrebatamento dos membros da igreja acontecerão simultaneamente.

Haverá a ressurreição dos salvos no início do milênio (a primeira ressurreição) e a ressurreição dos incrédulos no final do milênio.

Os pré-milenistas dispensacionalistas ensinam que a segunda vinda de Jesus acontecerá em duas fases: na primeira, Jesus se encontrará com a igreja nos ares e levará os salvos para "participar das bodas do Cordeiro". 

Após sete anos de tribulação na terra - sem a presença da igreja - Jesus regressará com ela para reinar neste mundo por mil anos.  Exite também uma distinção entre a ressurreição para os membros da igreja, na primeira vinda, e uma ressurreição no final do milênio, para os incrédulos.


A igreja SUD

A igreja SUD encontra-se entre os pré-milenistas históricos. Acreditam em duas grandes ressurreições - na realidade, em três, tendo a primeira acontecido junto à ressurreição de Jesus Cristo.
Na primeira (na realidade, na segunda), apenas os membros SUD que fizeram os convênios no templo e seguiram todos os preceitos mórmons ressuscitarão. Esses são os que receberão o máximo grau de glória, ou seja, o Reino Celestial.

E os demais humanos?

Para queles que nunca ouvira a "doutrina SUD", mas que  foram justos nesta terra ou se arrependeram sinceramente de seus pecados, irão para um local chamado Paraíso,.

Os que não se arrependeram nem foram justos deverão ficar em uma prisão espiritual (ver 1 Pedro 3:19-20). Neste lugar, enquanto esperam pela segunda ressurreição, os que participaram da primeira ressurreição (isto é, apenas os SUDs) ensinarão a doutrina SUD àqueles que morreram sem ouvir dela. 





Justificam este ensinamento de acordo com a passagem do apóstolo Pedro: 

“Porque por isso foi pregado o evangelho também aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito” (1 Pedro 4:6).

 Depois da segunda ressurreição, 
 toda a humanidade será julgada de acordo com os seus atos. Podemos ler o seguinte no livro de Apocalipse: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12).
Somente aqueles que tiverem se arrependido de seus pecados, sendo batizado pelos servos de Deus devidamente autorizados, e que perseverarem até o fim através do arrependimento, serviço ao próximo, e buscando melhorar os seus talentos e atributos divinos serão salvos através do sacrifício de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.