Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Joseph Smith e os Metodistas


Por Wesley P. Walters

Texto traduzido e adaptado de utlm

Em junho de 1828, Joseph Smith Jr., o fundador do mormonismo, entrou para a Igreja Metodista [classe estagiária], em Harmony, Pensilvânia.

Esta foi uma atitude estranha para um profeta de uma nova religião, e desafia sériamente a história que ele contou dez anos mais tarde sobre a origem do seu trabalho.

A história contada por ele afirma que, em 1820, ele viu dois seres gloriosos, identificados como o Pai e do Filho, e foi informado que os credos de todas as "seitas", ou as várias denominações, "eram uma abominação", e ele foi duas vezes proibido a aderir a qualquer uma delas.

Ao recontar esse mesmo assunto a Alexandre Neibaur em 24 de maio de 1844, Joseph especificamente apontou a Igreja Metodista como sendo indigna de sua filiação.

Em seu diário, o Sr. Neibaur registrou o aviso divino como relatado por Joseph:

"Sr. Smith então, perguntou:  devo me filiar à Igreja Metodista? – Não, eles não são o meu povo. Eles se desviaram. Não há ninguém que faça o bem, não, ninguém." (quoted in The Improvement Era, April 1970, p.12).

Talvez a morte de seu primeiro filho, nascido em 15 de junho de 1828 o levou a aderir à igreja que sua esposa havia pertencido  desde que ela tinha sete anos.

Joseph havia dito a seu vizinho, Joshua McKune, que:

"seu (Smith) primeiro filho traduziria os caracteres e hieróglifos das placas, em nossa língua, com a idade de três anos." (The Susquehanna Register, May 1, 1834, p.1).

Quando essa criança morreu ao nascer e sua mulher também estava em perigo, Smith pode ter considerado abandonar inteiramente o seu projeto de escrever um livro e decidiu entrar para a Igreja Metodista.

Pelo menos Martin Harris, mais tarde,  disse ao Rev. Ezra Booth que quando ele foi para a Pensilvânia ver Joseph sobre a tradução, que:

"Joseph tinha desistido do projeto por causa da oposição de sua esposa e outros", e Martin "disse ‘Joseph, eu não vim até aqui por nada, vamos continuar com ele’." (The Story of the Mormons , by William Alexander Linn, New York: Macmillan Co. 1902, p.36).

Porém, o papel do jovem profeta como membro Metodista não durou muito tempo - apenas três dias, de acordo com declarações feitas por sua mulher, primos, Joseph e Hiel Lewis.

Em seu jornal local em Amboy, Illinois, os Metodistas disseram sobre seus anos anteriores com Joseph Smith na Pensilvânia e de sua união à classe Metodista:

 “Ele apresentou-se de uma maneira muito séria e humilde, e o ministro, sem suspeitar o mal, pôs seu nome no livro da classe, na ausência de alguns dos membros oficiais.” (The Amboy Journal, Amboy, Illinois, April 30, 1879, p.1).

Quando Joseph Lewis, que tinha 21 anos na época (era cerca de um ano e meio mais novo que Smith), soube deste ato, sentiu que o tipo de vida de Joseph o tornava inapto para ser um membro e disse a ele que, ou "publicamente pedir para ter seu nome retirado do livro da classe, ou passar um inquérito disciplinar."

Mr. Lewis deu mais detalhes sobre o incidente um mês depois que o artigo apareceu pela primeira vez no jornal Amboy, e ele escreveu:

 “Eu, com Josué McKune, um pregador local na época, creio que em junho de 1828, ouvimos no sábado que Joe Smith se juntou à igreja na tarde de quarta-feira, (como era costume naqueles dias ter um circuito pregação na casa de meu pai nos dias de semana).

“Nós achamos que era uma vergonha para a igreja ter um necromante praticante, um comerciante de encantamentos e que via fantasmas sangrando na igreja.

“Então no domingo nós fomos para [a casa de meu] pai, o local de reunião naquele dia, e chegamos lá a tempo de ver Smith, e conversamos com ele algum tempo na loja do pai, antes da reunião.

“Disse-lhe que a sua ocupação, hábitos e caráter moral estavam em desacordo com a disciplina, que seu nome seria uma vergonha para a igreja, que deveria ter havido retratação, confissão e, pelo menos, promessa de mudança. Que ele poderia pedir publicamente naquele dia que seu nome fosse retirado do livro da classe, ou passar por um inquérito.

“Ele escolheu a primeira opção, e que nesse mesmo dia faria o pedido que seu nome fosse retirado do livro da classe.” (The Amboy Journal , June 11, 1879, p.1).

“Como tantos registros iniciais da igreja Metodista, os primeiros livros da classe da Igreja de Harmony (agora Lanesboro) foram perdidos, então nunca sabemos ao certo se Joseph Smith continuou a ser um membro por apenas três dias ou por seis meses.

 “No entanto, nunca houve qualquer disputa por ele haver se tornado um membro, e por este ato que ele mudou a história, acrescentando que mais tarde Deus, em uma visão especial, o instruiu especificamente para não para se juntar à Igreja Metodista.”

Wesley P. Walters


Este evento também é mencionado em Mormon Enigma: Emma Hale Smith, por Linda K. Newell e Valeen T. Avery, University of Illinois Press, 1994, p.25.

“O tio Emma, Nathaniel Lewis, pregava como um ministro da igreja Metodista Episcopal local. Sua congregação se reunia nas casas dos membros para os serviços de domingo. Às quartas-feiras, um pregador do circuito regular visitou Harmony. Na primavera ou no verão de 1828, Joseph pediu ao líder do circuito se o seu nome poderia ser incluído nos cadernos de classe da igreja. Joseph "apresentou-se de uma maneira muito séria e humilde", e o ministro o fez bem-vindo.

“Quando o primo de Emma, Joseph Lewis, descobriu o nome de Joseph na listagem, ele ‘acreditou que era uma vergonha para a igreja ter um necromante praticante’ como um membro. Ele levou o assunto a um amigo, e no domingo seguinte, quando Joseph e Emma chegaram na igreja, os dois homens ficaram ao lado de Joseph e dirigiram-se à loja da família.

"Disseram-lhe claramente que um caráter como o dele... não podia ser membro da igreja, a menos que ele parasse com os seus pecados pelo arrependimento, fizesse uma confissão pública, renunciasse à sua hipocrisia e práticas fraudulentas, e desse alguns indícios de que ele pretendia mudar e achegar-se um pouco mais próximo como um cristão, mais que ele havia feito. Deram-lhe a escolha de ir diante da sala, e publicamente pedir para ter seu nome retirado do livro da classe, ou passar por um inquérito disciplinar."

“Joseph recusou-se a cumprir as exigências humilhantes e retirou-se da classe. Seu nome, entretanto, permaneceu na lista por cerca de mais seis meses, ou por causa da falta de atenção, ou porque o cunhado de Emma, Michael Morse, que ensinava na classe, não sabia do confronto. Quando Joseph não buscou adesão plena, Morse finalmente retirou o seu nome.” 2.

nota 2, Página 314:
Amboy Journal, 11 June and 30 April 1879.

Em 1879, Joseph e Hiel Lewis, filhos do tio Nathaniel Lewis, debatem com um mórmon chamado Edwin Cadwell sobre os acontecimentos em Harmony, enquanto Emma e Joseph viveram lá. O jornal Amboy reproduziu suas cartas.



Outro historiador SUD, Richard L. Bushman, referiu-se ao envolvimento de Smith com os Metodistas em seu livro “Joseph Smith and the Beginnings of Mormonism”, University of Illinois Press, 1984, pp 54, 94-95.



Abaixo está a transcrição completa do The Amboy Journal, Illinois, quarta - feira, 30 de abril de 1879, página 1.

HISTÓRIA MÓRMON.



UM NOVO CAPÍTULO, PRESTES A SER PUBLICADO



"Declarações de Joseph e Hiel Lewis, filhos do Rev. Nathaniel Lewis, sobre o que viram e ouviram dos ditos e feitos do profeta Joseph Smith, jr. enquanto ele estava envolvido em caçar tesouros e dinheiro escondidos, e traduzir a Bíblia de ouro em nosso bairro.

"E que, durante todo o tempo que o dito Smith estava envolvido nos negócios acima citados, no município de Harmony, Condado de Susquehanna, na Pensilvânia, a nossa casa e a residência estava dentro de uma milha de onde ele morava e realizava suas transações.

"Em primeiro lugar, gostaríamos de acrescentar o nosso testemunho da veracidade das declarações de Isaac Hale, Rev. Natanael Lewis, (a letra 'C’ em seu nome foi inserido por engano da pessoa ao copiar o depoimento), Alva Hale, Levi Lewis e Sophia Lewis, conforme constam em uma forma abreviada no livro intitulado "Mormonism and the Mormons", de Daniel P. Kidder, e publicado pela Lane & Scott (páginas 30-35) 200 Mulberry St., New York, 1852.

"Também as declarações de Joshua McKune e Hezekiah McKune, como encontrados na história do Condado de Susquehanna, na Pensilvânia, página 579, por Emily C. Blackman, e publicados em 1873.

"De acordo com a nossa memória, o ponto de partida da especulação de cavar para encontrar dinheiro em nossa vizinhança, no qual Joseph Smith jr. estava envolvido, foi o seguinte:

"Nós não podemos, neste momento a dar datas precisas, mas em alguma época anterior a 1825, um homem de nome Wm. Isaac Hale, um parente distante do nosso tio Isaac Hale, veio a Isaac Hale, e disse que tinha sido informado por uma mulher chamada Odle, que dizia possuir o poder de ver sob a terra (estas pessoas eram, então, comumente chamadas de “peepers”), e que havia muitos tesouros escondidos na região montanhosa ao nordeste da casa dele (Isaac Hale).

"Através de suas instruções, Wm. Hale começou a cavar, mas sendo muito preguiçosos para trabalhar, e demasiado pobre para contratar alguém, ele obteve um parceiro com o nome de Oliver Harper, do estado de Nova York, que tinha os meios para contratar empregados.

"Mas depois de um curto período de tempo, as operações foram suspensas. Durante essa suspensão, Wm. Hale ouviu sobre o “peeper” Joseph Smith, Jr. Escreveu-lhe, e logo o visitou. Ele descobriu que a fama de Smith era tão lisonjeira que Smith foi contratado ou se tornou um parceiro de Wm. Hale, Oliver Harper, e um homem de nome Stowell, que tinha alguns bens.

"Eles contrataram homens e escavaram em vários lugares, como descrito na história da Susq. Co., page 579. A explicação dada na história da página 580, de um cão puro e branco ser usado como um sacrifício para quebrar o encantamento, e da ira do Todo-Poderoso, na tentativa de impingir-lhe uma ovelha branca no lugar de um cachorro branco, é um bom exemplo das revelações de Smith, e do Deus que o inspirou.

"Eles escavaram em vários locais, e isto estava em conformidade com as revelações do “peeper” Smith, que participava com sua Pedra de Vidente dentro de seu chapéu, e seu chapéu cobrindo seu rosto, e dizia-lhes o quão profundo teriam que cavar. Mas quando eles não encontravam nenhum vestígio do dinheiro, ele olhava [no chapéu] de novo, e chorava como uma criança, dizendo-lhes que o encantamento o havia removido por conta de algum pecado ou palavra impensada. Finalmente, o encantamento se tornou tão forte que ele não podia mais ver, e assim o negócio foi abandonado.

"Smith podia chorar e derramar lágrimas em abundância a qualquer momento, se quisesse.

"Mas enquanto ele estava empenhado em olhar na sua Pedra de Vidente dentro de seu velho chapéu branco, dirigindo a escavação para o tesouro, e pousando na casa de tio Isaac Hale, ele formou uma intimidade com Emma filha do Sr. Hale. Após abandonar a especulação de cavar tesouros , ele consumou sua fuga e o casamento com a citada Emma Hale, e ela tornou-se sua cúmplice em sua farsa da bíblia dourada e da religião Mórmon.

"A afirmação de que o profeta Joseph Smith, jr. fez em nossa audiência, no início da tradução do seu livro, em Harmony, quanto à forma de sua descoberta das placas, foi como se segue. Nossa lembrança da linguagem precisa pode ter alguns erros, mas quanto ao mérito, a seguir está correta:

"Ele disse que, por um sonho, ele foi informado de que em certo lugar, em uma encosta, em uma caixa de ferro, haviam algumas placas de ouro com gravuras curiosas, que ele deveria pegar, traduzir e escrever um livro. Que as placas fossem mantidas escondidas de todo ser humano durante certo tempo, por dois ou três anos. Que ele foi até o local e cavou até chegar à pedra que cobria a caixa, ele foi derrubado. Que ele novamente tentou remover a pedra , e novamente foi derrubado. Essa tentativa foi feita pela terceira vez, e pela terceira vez, ele foi derrubado.

"Então ele exclamou:

" ‘Por que não posso tê-las?’

ou palavras semelhantes, e depois viu um homem de pé sobre o local, que para ele parecia um espanhol, com uma longa barba descendo sobre o peito até aqui (Smith colocou a mão na boca do estômago) com sua (o fantasma) garganta cortada de orelha a orelha, e o sangue escorrendo. E disse-lhe que não poderia obtê-las sozinho. Que outra pessoa, que ele, Smith, saberia à primeira vista, deveria vir com ele, e então ele poderia obtê-las.

"E quando Smith viu Miss Emma Hale, ele sabia que ela era a pessoa, e que depois que eles se casaram, ela foi com ele para perto do lugar, e ficou de costas para ele, enquanto ele desenterrou a caixa. Ele enrolou a caixa em seu manto, e ela ajudou a levar para casa.

"Que, na mesma caixa com as placas, estavam os espetáculos [óculos]. Os arcos eram de ouro, e os olhos eram de pedra, e olhando através desses espetáculos, todos os caracteres das placas foram traduzidos para o inglês.

"Em toda a narrativa presente, não houve uma única palavra sobre "visões de Deus", ou de anjos ou revelações celestes. Todas as informações dele foram através desse sonho e do fantasma sangrando. As visões celestiais e mensagens dos anjos, etc, contidas no livro de Mórmon, foram adicionadas e alteradas para preencherem os desejos de Smith.

"A mudança de Smith do estado de Nova York para Harmony, Pensilvânia, foi confirmado pelo Sr. Hale, e enquanto ele, Smith , esteve em Harmony, Pensilvânia, traduzindo seu livro, ele fez as afirmações acima, em nossa presença, ao Rev. N. Lewis.

"Foi aqui também que ele se uniu à igreja Metodista.

"Ele apresentou-se de uma maneira muito séria e humilde, e o ministro, sem suspeitar o mal, pôs seu nome no livro da classe, na ausência de alguns dos membros oficiais, entre os quais os abaixo assinados Joseph Lewis, que, quando ele descobriu o que foi feito, levou consigo Joshua McKune, e teve uma conversa com Smith.

"Disseram-lhe claramente que uma pessoa como ele era uma vergonha para a igreja, e que não podia ser membro da igreja a menos que ele parasse com seus pecados pelo arrependimento, fizesse uma confissão pública, renunciasse à sua hipocrisia e práticas fraudulentas, e desse algumas provas de que ele pretendia modificar-se e se comportar um pouco mais próximo de um cristão, do que ele estava fazendo.

"Deram-lhe essa escolha: ir diante da sala, e publicamente pedir para ter seu nome retirado do livro da classe, ou passar por um inquérito disciplinar. Ele escolheu a primeira opção e, imediatamente, retirou o seu nome. Assim, seu nome como um membro da classe ficou no livro apenas três dias.

"Foi a opinião geral de que seu objeto em juntar-se à igreja foi apenas para reforçar a sua reputação e ganhar a simpatia e ajuda de cristãos, isto é, vestir o manto da religião para servir ao diabo.

“Nós vamos adicionar mais uma amostra de sua força e prática profética enquanto traduzia o livro. Um dos vizinhos, que Smith era devedor, queria tinha uma plantação de milho em um terreno ruim. E como Smith devia à ele, ele queria que Smith o ajudasse a revolver o solo com a enxada. Smith apareceu, mas para se livrar do trabalho e da dívida, disse:

" ‘Eu me ajoelharei e orarei em seu milho, e ele crescerá tão bem como se a terra tivesse sido revolvida.’

"Então ele orou, e assegurou seu crescimento sem cultivo, e que a geada não iria matar a plantação. Mas o milharal não cresceu e foi morto pela geada. Este exemplo de poder profético nos foi relatado pelos presentes, e ninguém questionou a sua verdade.”

Joseph Lewis
Hiel Lewis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.