Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Templo - Santo dos Santos

Santo dos Santos - Templo de Salt Lake, Utah, EUA.

Na Igreja SUD, o Santo dos Santos é uma sala no Templo de Salt Lake, onde  o presidente da igreja - na qualidade de Presidente do Alto Sacerdócio da Igreja - entraria para atua como Sumo Sacerdote de Israel em relação direta com Deus, de acordo com a interpretação mórmon do Livro do Êxodo. [1] [2]  

Portanto, este Santo dos Santos no templo da Igreja SUD é considerado, por seus seguidores, um cognato moderno ao santuário interno do Tabernáculo e Templo em Jerusalém.

 
Ensinamentos SUD
 
Boyd K. Packer
Boyd K. Packer, um membro do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou que: 

"escondido na parte central do templo está o Santo dos Santos, onde o Presidente da Igreja pode se retirar quando sobrecarregado com decisões importantes para buscar uma entrevista com Ele, cuja Igreja a Ele pertence. O profeta possui as chaves, as chaves espiritual e a chave literal dessa porta nesse edifício sagrado." [3]
 
James E. Talmage
James E. Talmage afirmou que:

"este espaço é reservado para as ordenanças do Sacerdócio Maior relacionadas com a exaltação dos vivos e dos mortos". [4]
 
Joseph Smith, o fundador do movimento SUD, afirmou que:

"ninguém pode realmente dizer que conhece a Deus até passar por algo, e isso só pode acontecer no Santo dos Santos". [5]
 
"O Lugar Mais Santo" 

Embora não seja uma regra geral, em certos contextos, o termo "Santo dos Santos" pode ser sinônimo de "Santíssimo Lugar".

"Santo dos Santos" é uma tradução literal de uma expressão hebraica Kodesh Hakodashim (קֹדֶשׁ הַקָּדָשִׁים), referindo-se ao interior do santuário do Tabernáculo ou do Templo em Jerusalém.
 
As três partes do templo: entrada, sala principal e o Santo dos Santos.
Na versão da Bíblia do Rei Tiago, este santuário é sempre referido como o "Santíssimo Lugar". Nessa região do Templo ficava a Arca da Aliança.


Santo dos Santos

Esta sala ficava separada do templo por uma cortina de linho, e nela se realizava, anualmente, uma cerimónia de sacrifício expiatório de um cordeiro sem mácula (Ex. 12:5) pelos pecados do povo (Lev 4:35). 

Este era o único momento em que o Sacerdote falava diretamente com Deus.

Sacerdote vestido para entrar no Santo dos Santos.
Note na barra de suas vestes, pequenos sinos atados
O Sacerdote entrava com uma corda no pé, e pequenos sinos atados à barra de suas vestes - em destaque na figura ao lado. 

Se ele estivesse em pecado, sua morte era certa. Porém, como o lugar era santíssimo, ninguém mais tinha autoridade para entrar. 

Assim, se o sino parasse de tocar, era sinal que o Sacerdote estava morto, e seu corpo era puxado, pela corda, para fora do Santo dos Santos.



COMPARAÇÕES - Templo de Salomão e Templo de Salt Lake

1 - Quem entra no Santo dos Santos

No templo de Salomão, apenas o Sacerdote tinha autoridade para entrar. Ele preparava-se durante todo o ano, e ninguém, além dele, poderia estar naquela sala e não ser morto.

No templo SUD, o Presidente da igreja e outros membros podem entrar no Santo dos Santos. Isso é claro quando observamos o ritual da segunda unção, onde um casal, um oficiante (que não precisa ser necessariamente o presidente da igreja) e duas testemunhas a realizam no interior da referida sala.

2 - Quando um humano pode entrar no Santo dos Santos

No templo de Salomão, apenas uma vez ao ano. No templo SUD, sempre que o presidente da igreja desejar.

3 - O motivo para a existência desse local

No templo de Salomão, era para guardar a Arca do Convênio, que continha as tábuas dos De Mandamentos. Nesse local, o Sacerdote fazia holocaustos a Deus e recebia as instruções diretamente d'Ele, e as repassava aos homens.

No templo SUD, o presidente entra para receber "inspiração" ou para outras ordenanças, como a segunda unção.


_________________

Notas:

1. Exodo 25:22
2. Buerger, David John. The Mysteries of Godliness. Signature Books (November 2002). Last accessed 2006-11-16 (excerpts only online).
3. Boyd K. Packer (1980). The Holy Temple (Salt Lake City, Utah: Bookcraft) p. 4.
4. James E. Talmage (1969). The House of the Lord (Salt Lake City, Utah: Bookcraft) pp. 192–194.
5. Personal Writings of Joseph Smith, 1 May 1842, pp. 119–120.

2 comentários:

  1. Pois é... Os profetas mórmons "costuraram" o véu que fazia separação entre Deus e os homens e que foi rasgado pelo próprio Deus como a Biblia diz em Mateus 27:51;
    "E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;"
    Notem que o véu se rasgou de alto a baixo e não de baixo para cima.
    Este véu, ou cortina, que fazia separação entre o Deus Santo e o homem pecador foi rasgado permitindo ao homem, através de Cristo, ter sua comunhão com Deus restaurada. Graças a Jesus, todos podemos nos achegar ao santo dos santos, a presença de Deus. Jesus nos concedeu algo maravilhoso, que seitas como a sud tentam nos tirar.

    ResponderExcluir
  2. Val

    O mais interessante é que no templo SUD ainda hoje, todos encenam como será o encontro com o deus mórmons, através do mesmo véu, usando palavras, toques, etc.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.