Muito se fala sobre a expulsão repentina dos mórmons do Missouri. Porém, um jornal da época, o The Spectator and Freeman's Journal, publicado em Montrose PA, em 10 de janeiro de 1839.
Uma bela coleção destes jormais - neste caso, os publicados na Pensilvânia - podem ser encontrados em Uncle Dale's - READINGS IN EARLY MORMON HISTORY (Newspapers of Pennsylvania).
Vejamos alguns pontos interessantes:
Texto traduzido e adaptado de Uncle Dale
The Spectator and Freeman's Journal, publicado em Montrose, PA, em 10 de janeiro de 1839. |
"Os Mórmons.
"O Boonville Emigrant de 12 de novembro afirma que o julgamento de Joe Smith e de quarenta e sete outros mórmons deveria acontecer no Tribunal Circuit, do município de Ray, em que estava então em sessão em Richmond. É ainda afirmado que não é verdade que os mórmons devem ser expulsos do Estado imediatamente. Eles estão autorizados a ali permanecerem no presente, com a compreensão clara que não devem fazer novas plantações no Missouri, mas deixarem [o estado] entre este e o próximo verão. As forças que estavam envolvidas na guerra Mórmon foram desmanteladas e enviadas para casa, com a exceção de uma das tropas de cavalaria, que será retida até que os julgamentos terminem".
Representação da cadeia de Liberty |
SUDs expulsos de Missouri. Realidade ou ficção retratada? |
"Guerra mórmon" |
3 - Os grupos SUD envolvidos na "guerra Mórmon", e que integravam o Acampamento de Sião, foram desmantelados. Segundo o próprio Smith, este exército teria sido organizado de acordo com a vontade de Deus.
Porém, os objetivos desse suposto "exército de Deus", de tomar Missouri e todas as riquezas dos não mórmons (gentios) jamais foram alcançados. Os homens foram acometidos pela cólera, e assim, os mórmons renderam-se.
Veja mais detalhes AQUI.
Sobre a organização e objetivos do exército mórmon, veja em Doutrina e Convênios 52: 42; 57: 2-3; 64: 35-36; 101: 43-44, 51, 55-58.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.