Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Verdade em poucas palavras

 Muito se fala sobre a expulsão repentina dos mórmons do Missouri. Porém, um jornal da época, o The  Spectator and Freeman's Journal, publicado em Montrose PA, em 10 de janeiro de 1839.


Uma bela coleção destes jormais - neste caso, os publicados na Pensilvânia - podem ser encontrados em Uncle Dale's - READINGS  IN  EARLY  MORMON  HISTORY (Newspapers of Pennsylvania).

Vejamos alguns pontos interessantes:
 

Texto traduzido e adaptado de Uncle Dale
The  Spectator and Freeman's Journal, publicado em Montrose, PA, em 10 de janeiro de 1839.


"Os Mórmons. 

"O Boonville Emigrant de 12 de novembro afirma que o julgamento de Joe Smith e de quarenta e sete outros mórmons deveria acontecer no Tribunal Circuit, do município de Ray, em que estava então em sessão em Richmond. É ainda afirmado que não é verdade que os mórmons devem ser expulsos do Estado imediatamente. Eles estão autorizados a ali permanecerem no presente, com a compreensão clara que não devem fazer novas plantações no Missouri, mas deixarem [o estado] entre este e o próximo verão. As forças que estavam envolvidas na guerra Mórmon foram desmanteladas e enviadas para casa, com a exceção de uma das tropas de cavalaria, que será retida até que os julgamentos terminem".


Representação da cadeia de Liberty
1 -  Não apenas Joseph Smith, mas também quarenta e sete outros mórmons estavam presos e seriam julgados. Eles estavam confinados na cadeia de Liberty durante dezembro de 1838 a abril de 1839. No início de abril, ele e outros membros da igreja fugiram da prisão, indo para Illinois, onde a cidade de Nauvoo seria iniciada.


SUDs expulsos de Missouri. Realidade ou ficção retratada?
2 -  Os mórmons não foram expulsos do Estado imediatamente. Tiveram até o próximo verão para saírem da região. Isso vai contra todas as histórias relatadas pela igreja, mas consta em um jornal.



"Guerra mórmon"

3 -  Os grupos SUD envolvidos na "guerra Mórmon", e que integravam o Acampamento de Sião, foram desmantelados. Segundo o próprio Smith, este exército teria sido organizado de acordo com a vontade de Deus.


Porém, os objetivos desse suposto "exército de Deus", de tomar Missouri e todas as riquezas dos não mórmons (gentios) jamais foram alcançados. Os homens foram acometidos pela cólera, e assim, os mórmons renderam-se.


Veja mais detalhes AQUI.

Sobre a organização e objetivos do exército mórmon, veja em Doutrina e Convênios 52: 42; 57: 2-3; 64: 35-36; 101: 43-44, 51, 55-58.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.