Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

JOSEPH SMITH - Por que ele sempre fugia?


Texto traduzido e adaptado de IT MAKES YOU CRY! - utlm

Os autores deste boletim, Jerald e Sandra Tanner, foram informados de que Legacy é um filme tão poderoso que que leva muitas pessoas às lágrimas. Uma vez que escrevem sobre a história Mórmon, eles sentiram que deveriam ver este filme.

Além disso, pensaram que seria especialmente interessante porque ele se propõe a contar a "herança" de seus ancestrais - Sandra é uma bisneta da bisneta do profeta Brigham Young, que levou os mórmons para Utah, e Jerald é um descendente de John Tanner, que ajudou o Joseph Smith no início do mormonismo.

Dizer que este é um “poderoso” filme parece ser um eufemismo. O filme mostra vividamente, cena após cena, mórmons serem perseguidos ou assassinados.

“Estávamos, na verdade, profundamente comovidos pelo Legacy e achei muito difícil segurar as lágrimas.”

A atuação no filme é excelente e a paisagem é linda. Infelizmente, porém, há um lado ruim neste filme impressionante. O filme não retrata exatamente a história mórmon porque ele mostra apenas um lado da história. Ele omite completamente as razões pelas quais os primeiros mórmons foram expulsos de um lugar para outro.


Por exemplo, o filme mostra a turba destruindo a imprensa mórmon em Independence, Missouri, e as pessoas sendo expulsas. O que o filme não mostra, porém, é que antes que o problema acontecesse, Joseph Smith deu revelações indicando que os Mórmons deveriam possuir as terras pertencentes aos colonos que já estavam ali.

Em uma de suas revelações, Joseph Smith afirmou que  Independence era o "lugar central" de Sião:

Início dos SUDs em Independence, Missouri.
"Portanto esta é a terra da promissão e o local para a cidade de Sião. E assim diz o Senhor vosso Deus: Se desejais receber sabedoria, eis aqui sabedoria. Eis que o lugar que é agora chamado Independence é o lugar central; e um local para o templo se acha a oeste, num terreno não longe do tribunal.” (Doutrina e Convênios 57: 2-3)

Em outra revelação, Joseph Smith citou o Senhor, dizendo: 

"E assim, como eu disse, se fordes fiéis vos reunireis para vos regozijardes na terra de Missouri, que é a terra de vossa herança, que é, no presente, a terra de vossos inimigos.” (Doutrina e Convênios 52: 42 )

Em outra revelação descobrimos que aqueles que se opunham mormonismo seria "arrancados" ou extirpados de suas terras:

“E os rebeldes serão cortados da terra de Sião e afastados e não herdarão a terra.  Pois em verdade eu digo que os rebeldes não são do sangue de Efraim; portanto serão extirpados." (Doutrina e Convênios 64: 35-36)

Apesar de acharmos que as ações da turba não podem ser justificadas, é certamente compreensível que os antigos colonos ficariam aborrecidos com o influxo de mórmons que alegavam serem enviados por Deus para tomar posse de suas terras.

Por exemplo, se uma grande invasão de imigrantes, de repente, chegarem em uma cidade como Logan, Utah, proclamando que Deus lhes deu a cidade, porque esta é a terra de sua herança, é provável que os mórmons que vivem lá ficariam muito preocupados com o assunto. Embora os mórmons sejam um povo pacífico, é provável que, nestas circunstâncias, problemas sérios pudessem acontecer.

David Whitmer, que foi uma das Três Testemunhas do Livro de Mórmon, escreveu o seguinte:

"A principal razão pela qual a imprensa foi destruída, foi pela publicação do Livro de Mandamentos. Ele caiu nas mãos do mundo, e as pessoas do Condado de Jackson, Missouri, viram nas revelações que eles eram consideradas pela igreja como intrusos na terra de Sião, como inimigos da igreja, e que deveriam ser expulsos da terra de Sião e mandados embora.

"O povo, vendo essas coisas no Livro dos Mandamentos, tornou-se muito enfurecido, destruiu a imprensa , e expulsou a Igreja do condado de Jackson." (An Address to All Believers in Christ, by David Whitmer, Richmond, Missouri, 1887, page 54)

Uma vez que Joseph Smith tinha posto a sua reputação profética em risco, alegando que o Senhor havia dito que Independence seria o "lugar central" de Sião, ele era incapaz de admitir a derrota. 


Consequentemente, ele decidiu tentar reintegrar os mórmons no Condado de Jackson, Missouri, fazendo uma guerra contra os ímpios "gentios" (ie, não-mórmons), mas teve seus planos frustrados.

Smith ainda afirmou que em 16 de dezembro de 1833, recebeu uma revelação de Deus para atacar seus inimigos:

“E agora vos narrarei uma parábola, para que conheçais minha vontade concernente à redenção de Sião. Um certo nobre possuía um pedaço de terra muito bom; e disse a seus servos: Ide a minha vinha, sim, a esse pedaço de terra muito bom, e plantai doze oliveiras; E durante a noite chegou o inimigo e derrubou a sebe; e os servos do nobre levantaram-se atemorizados e fugiram; e o inimigo destruiu o trabalho deles e derrubou as oliveiras. E o senhor da vinha disse a um de seus servos: Vai reunir o restante de meus servos e toma toda a força de minha casa, que são meus guerreiros, meus jovens e também os de meia-idade entre meus servos, que são a força de minha casa, salvo apenas os que designei para ficarem; E ide imediatamente à terra de minha vinha e resgatai-a; pois é minha; comprei-a com dinheiro. Portanto ide imediatamente a minha terra; derrubai os muros de meus inimigos; derrubai sua torre e dispersai seus atalaias. E caso se reúnam contra vós, vingai-me de meus inimigos para que logo eu venha com o restante de minha casa e ocupe a terra.” (Doutrina e Convênios 101: 43-44, 51, 55-58)

**NT: Há também a “revelação”, publicada apenas no Livro de Mandamentos, onde “Deus” afirma:

"E acontecerá que o que eu disse pela boca de meus profetas deve ser cumprido, porque eu consagrarei as riquezas dos gentios ao meu povo que são da casa de Israel." (Livro dos Mandamentos 44:32) - figura abaixo.
Livro dos Mandamentos 44:32

Outra revelação feita por Joseph Smith declarava que:

 “Eis que vos digo que a redenção de Sião precisa vir por poder; Portanto suscitarei um homem para meu povo [identificado mais tarde como Joseph Smith], que o guiará como Moisés guiou os filhos de Israel. Portanto, que meu servo Joseph Smith Júnior diga... Reuni-vos na terra de Sião, ...  E se meus inimigos vos atacarem ... amaldiçoá-los-eis;  E minha presença estará convosco quando me vingardes de meus inimigos,...” (Doutrina e Convênios 103: 15-16, 22, 24, 26)

Acampamento de Sião
Joseph Smith foi capaz de aumentar o exército como lhe foi ordenado. Este foi chamado de "Acampamento de Sião". Significativamente, no entanto, sua tentativa de "derrubar os muros dos meus inimigos, derrubar sua torre, e dispersar seus atalaias" falhou completamente.

Reed Peck comentou o seguinte em um manuscrito escrito em 1839:

"De acordo com a interpretação desta parábola, Joseph Smith pediu por voluntários, juntando cerca de 210 ‘guerreiros’ e marcharam para o Condado de Clay sob os braços, mas a cólera no segundo dia após a sua chegada dispersou-os e todas as esperanças de resgatar Sião foram destruídas no presente. Para consolar os mórmons por essa decepção, Joseph Smith, antes que retornasse da campanha, profetizou publicamente à eles, que ‘dentro de três anos deveriam marchar para o Condado de Jackson e não haveria um cão para abrir a boca contra eles'..." (The Reed Peck Manuscript, page 3)  

O escritor mórmon Max Parkin observou:

"O Acampamento, no entanto, falhou em cumprir o seu objetivo de reintegrar os santos aflitos e ainda piorou a impopular opinião pública, já uma purulenta ferida, sobre os mórmons em Ohio". (Conflict at Kirtland, 1966, page 129)

Nenhuma das profecias de Joseph Smith sobre a redenção de Sião aconteceu e parece haver pouca esperança de que os mórmons um dia possuam essas terras.

Início dos SUDs em Kirtland, Ohio.
Infelizmente, Joseph Smith parecia nunca aprender a conviver com aqueles que ele chamava de "gentios". Consequentemente, houve conflitos por onde quer que ele levasse o Santos. 

Depois do caso em Independence, Smith tentou muito fazer de Kirtland, Ohio, um centro importante para o mormonismo.

A publicação da igreja, Messenger and Advocate, de abril de 1837, vol. 3, p. 488, declarou que Joseph Smith fez:

"uma profecia dizendo que este lugar deve ser construído, e será construído, e que cada irmão que tomar conta e ajudar a proteger e quitar os contratos que foram feitos, serão ricos."

John Whitmer, uma das oito testemunhas do Livro de Mórmon, escreveu o seguinte em sua história da Igreja:

"No outono de 1836, Joseph Smith Júnior, S. Rigdon e outros dos líderes da Igreja em Kirtland , Ohio, criaram um banco com o propósito de especulação, e toda a igreja participou do mesmo espírito ..." (John Whitmer's History, chapter 20, p. 21-22)

Embora Joseph Smith tenha incentivado seus seguidores a apoiarem este banco, o escritor mórmon John J. Stewart admitiu que o Kirtland Safety Society

"tornou-se falido." (Joseph Smith the Mormon Prophet, 1966, page 110)

O historiador mórmon BH Roberts comentou:

"O empreendimento Kirtland Safety Society terminou desastrosamente." (Comprehensive History of the Church, vol). 1, pp 401-402

A profecia de Joseph Smith que Kirtland seria constituída por mórmons falhou completamente, e ao invés de o povo se tornar rico, muitos deles perderam tudo o que tinham.

Segundo a História da Igreja, vol. 3, página 1, Joseph Smith foi 

Smith e Rigdon fugindo de Kirtland

"obrigado a fugir ... a cavalo, para escapar da violência da multidão..."


Smith deixou Ohio devendo milhares de dólares a seus credores.


NT: Smith fugiu não apenas dos não mórmons, mas também dos mórmons, que fizeram um conselho e o excomungaram, assim como a Sidney Rigdon. Veja AQUI.

Os escritores mórmons Marvin S. Hill, C. Keith Rooker e Larry T. Wimmer reconhecem que foi grande engano financeiro Joseph Smith criar um "banco ilegal":

“No passado, foi sugerido pela maioria dos autores mórmon que a razão para a falta de um alvará era a perseguição religiosa. Joseph Smith declarou

“ ‘Por nós sermos Mórmons, o legislador levantou algumas desculpas frívolas e eles se recusaram a conceder-nos esses privilégios bancários que eles tão livremente tem concedido a outros.’

“Há poucas evidências de que a Igreja neste caso foi objeto de perseguição religiosa.... Em 1835, todos os pedidos de alvará adicionais foram recusados, enquanto em 1836 apenas um dos dezessete pedidos foi concedido...

“Pouco mais de um mês após a reestruturação da Sociedade e o início de suas atividades, processos foram instaurados contra Joseph Smith, Sidney Rigdon, e outros buscam um julgamento pela perda de direitos por confiscação, no montante de US$ 1.000,00 contra cada arguido. Alegavam violações do estatuto de Ohio de 1816, que proibia bancos não autorizados .... Os casos Rigdon e Smith foram julgados por um júri em outubro de 1837, resultando em ua pena de US $1.000, acrescido de pequenas despesas contra cada....

“O exame dos autos estabelece que Joseph Smith e Sidney Rigdon foram devidamente acusados, julgados pelo júri e que violaram a lei. Essa constatação, naturalmente, considerou implicitamente a atividade de toda a Sociedade completamente ilegal, e tornou impossível que ela sobrevivesse, mesmo se fosse possível de outra maneira.... ,

“A incapacidade do banco em atender às suas expectativas e sua eventual falência custou a ele [Joseph Smith] muito caro em termos de credibilidade e recursos pessoais.... Enquanto ele pode ter sido incentivado em sua decisão por vários grupos, e por maus  conselhos de advogados profissional, em última análise, a responsabilidade da decisão de prosseguir com o banco foi sua....

Revolta em Kirtlando devido ao KSS.
“Em face às inúmeras ações judiciais e ameaças contra sua vida, Joseph Smith escolheu a alternativa de fugir de Kirtland - uma derrota pessoal, pois ele não fugia apenas de credores, mas também teve que deixar para trás o templo e a comunidade que ele tinha reunido.” (Brigham Young University Studies, Summer 1977, pages 437-38, 458)

O fato de que Joseph Smith e Sidney Rigdon serem multados em $ 1.000,00 por terem exercido esta atividade ilegal pode não parecer muito, até que consideremos o fato que mil dólares era uma grande soma de dinheiro na década de 1830 (leia mais sobre o KSS AQUI).

Não surpreende que Legacy  ignore completamente todas as provas de que Joseph Smith e os mórmons cometeram graves erros e contribuíram para algumas das situações que culminaram em violência.

Aqueles que criaram este filme parecem ter se empenhado em representar um lado para provar que os primeiros mórmons estavam sempre corretos, e só foram perseguidos porque acreditava no Livro de Mórmon e seguiam seus princípios justos.

Embora seja indubitavelmente verdade que a maioria dos mórmons eram um povo pacífico, que levavam sua religião a sério, alguns dos líderes da igreja, assim como alguns em posições mais baixas, eram sedentos pelo poder e abusaram da confiança pública.


6 comentários:

  1. Investigadora... seu post foi magnífico, realmente mostrou o outro lado da história... agora, quanto ao povo mórmon ser pacífico, há controvérsias. Sabemos, quando mandados por seus líderes, o que os mórmons podem fazer. O acontecimento de Mountain Meadows é um bom exemplo. Acredito que já deveriam haver mórmons tentando tomar terras à força, depois da "revelação" a JS. Lembremos também do famigerado Acampamento de Sião. O "dar a outra face" não se aplica muito aos mórmons não, eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, God Slayer.

    Creio que muitos nem a menos sabiam dos "motivos das perseguições" sofridos por eles, pois estava concentrado na alta cúpula.

    Nesse sentido, eles não provocavam tais problemas. Mas vc tem razão ao dizer que eles lutariam, se convocados em nome de Deus.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Investigadora me esclareça uma dúvida por favor, o casal Gerald e Sandra Tanner abandonaram o mormonismo? Lembro que no inicio dos anos 80 tinha uma autoridade geral que se chamava Tanner ou elder tanner.agradeço muito se vc puder esclarecer esta dúvida. muito grato.

    ResponderExcluir
  4. marcobagda

    O casal Jerald e Sandra Tanner abandonaram a igreja SUD há muito tempo, creio que antes da década de 60. Esse elder Tanner é outra pessoa.

    Jerald Tanner já faleceu e hoje, Sandra Tanner mantém o Utah Lighthouse Ministry (um site e organização) com a juda de várias pessoas.

    Um pouquinho da história deles:

    Jerald e Sandra Tanner cresceram na igreja SUD, ambos com um forte histórico familiar Mórmon. Jerald é o bis-bisneto de John Tanner, bem conhecido por sua considerável contribuição financeira para Joseph Smith e para a Igreja SUD em 1835, quando a igreja estava cheia de dívidas. Sandra Tanner é uma bis-bisneta de Brigham Young, segundo presidente da Igreja Mórmon.

    Na adolescência, antes de se conhecerem, Jerald e Sandra foram desafiados por diferentes pessoas e eventos para examinarem as origens do mormonismo. Logo após se conhecerem,eles conjuntamente começaram a pesquisar sobre o mormonismo e se envolveram nessa pesquisa. Ambos deixaram a igreja SUD durante esses primeiros anos de estudo. Ambos eram membros ativos de uma igreja cristã local, em Salt Lake City(Sandra permanece ativa).

    O Tanners são autores de mais de quarenta livros sobre o mormonismo. Eles são bem conhecidos por sua extensa pesquisa sobre história e doutrina Mórmon. Utah Lighthouse Ministry™ fornece estes livros e pesquisas, bem como fotocópias e reproduções de documentos mórmons originais para o público.
    (http://www.utlm.org/navaboutus.htm)

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Nefertiti agradeço pelo esclarecimento,vc faz um excelente trabalho e sempre muito dedicada e atenciosa com todos,a cada dia que passa aprendo muitas coisas que a igreja sud tenta esconder de todos,se em 1980 existisse uma fonte semelhante a sua,certamente eu e minhas irmãs não teríamos caído nas teias do mormonismo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Marcobagda!

    Eu também não teria entrado na igreja SUD na mesma época se eu soubesse do que sei hoje. Por isso disponibilizo essas informações.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.