Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Testemunho 12 - Fernanda

Presto nesse momento meu testemunho de que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos dias me FERIU, me ENGANOU e fez que eu me sentisse uma pessoa burra.
Me sinto vazia e enganada, mas não tem nada melhor que ser livre! Nada se compara com a sensação de você mesma guiar seu caminho e sua vida, sem ser refém do medo ou sem ter aqueles sentimentos de que não importa o que você faça de bom: Tem sempre alguém dizendo que você não fez o suficiente e que pode melhorar.
 
Meu nome é Fernanda Albuquerque, Moro em São Paulo e tenho 21 anos. Frequento a Igreja desde os seis! E estava preparada pra ser uma missionária de tempo integral.
 
Quando entrei nesse blog e vi fotos da cerimonia de investidura, tive certeza que aqui eles falam a verdade, pois tudo é de fato, exatamente igual ao que acontece lá dentro. E só quem passou por lá pode confirmar isso. E eu confirmo.
 
No inicio, ao descobrir tudo, quis bater com a cabeça na parede. Quis sumir do mundo. Lembro de ficar por horas na janela do meu apartamento apenas olhando pro céu e chorando. " Por quê comigo?" , " Isso não é justo." , " Heeey Deus, você está aí? Acho que preciso de uma ajudinha sua aqui."
 
Lembro de olhar para a a parede da minha sala onde tem uma foto da primeira visão e pensar: " Droga, isso não aconteceu."
 
Eu sei que não sou tão forte a ponto de superar as coisas com facilidade. Moro sozinha em casa, e de vez em quando, me pego chorando enquanto preparo minha sopa ou quando vejo um filme. E tudo isso nesse periodo de três dias! Mas eu quero ser forte! Eu sei que posso passar por cima de todas as pessoas que não vão me aceitar e que se afastarão de mim! Eu sei que posso fazer minha faculdade agora e encontrar uma pessoa que me complete e fique ao meu lado. Sei que a verdade, por mais dolorosa e horripilante que possa ser, é o melhor caminho, não importando as consequencias ou espinhos que nos cortem pra que cheguemos a ela.
 
Sei que por algum tempo de minha vida, minha melhor amiga será sem duvidas você, Investigadora. Que mesmo sem me conhecer, está me ajudando e me tranquilizando. 

Sei que ouvirei muito de " Você irá para o inferno", mas é nas suas palavras que vou me concentrar, pois sei que assim como eu, você também sangrou bastante, você também quis pular da cadeira e gritar até seu pulmão explodir. E hoje você é essa pessoa, que leva luz as pessoas.
 
Peço aos membros que de uma vez por todas abram seus olhos! Abram seus olhos para as evidências, parem de agir apenas pela fé. Durante todos os anos da minha vida, desperdicei meu tempo e suor por uma coisa falsa. E agora, quando abri meu coração, me senti sendo limpada! Não estou totalmente limpa e sei que esse é apenas o primeiro passo e que haverá muitos mais, dos quais, eu certamente cairei. Mas quer saber? Eu sou livre! E não permitirei que venham na minha casa pra me convencer a voltar.
 
Tomei minha decisão, Investigadora. Não serei mais membro dessa Igreja e estou disposta a enfrentar o que for preciso. A liberdade tem um preço, e graças a você estou disposta a pagá-lo.
 
Como membro há muitos anos, afirmo: A verdade, os fatos, o PASSADO não pode ser apagado. Mas só quem tem coragem de chorar, se machucar e perder noites de sono é que pode receber a verdade das coisas que nos prendem. Sou grata por ter conseguido!
 
Obrigada por esse blog, ele mudou a minha vida pra sempre. Tudo o que nunca me disseram, eu encontrei aqui. 

Nunca permitam que tirem de você a coisa mais importante que lhe é dada: A verdade. O conhecimento. É um direito seu, e será uma perda enorme você passar a vida toda olhando apenas para a frente, ignorando os lados. O que você procura pode estar na sua frente.
 
Investigadora, ainda espero o dia em que lhe darei um abraço, pra que possa ver meu semblante de mudança. Espero te abraçar um dia e dizer o quanto o seu tempo usado pra esse blog muda a vida das pessoas. Obrigada mesmo! 

Continue mudando a vida das pessoas levando-as conhecimento, Investigadora!
 
Por favor, aos membros da Igreja: Olhem para os lados! Eu sou membro há muitos anos, mas quando passei a olhar para os lados, descobri coisas que por muitos anos me esconderam! 

Libertem-se de suas correntes!
 
Já decidi que vou passar por um psicólogo, mas não tenho vergonha de dizer isso não! Isso não quer dizer que sou louca, apenas preciso de ajuda profissional.
 

Espero ter dito coisas que valessem a pena. Acho que quando alguém começa a gritar no banho de desespero, é porque tem algo pra dizer. Espero ter dito pelo menos a metade!
 

Obrigada por postar meu testemunho,                    Fernanda Albuquerque (uma alma livre!) 

53 comentários:

  1. Fernanda

    É um grande prazer e honra publicar seu testemunho aqui!

    Apenas para lembrar que no dia 8 de fevereiro, você estava assustada, se sentindo culpada... e hoje sinto que você está mais forte.

    Querida, a culpa ainda estará presente por vários motivos. O jargão de "fazer o melhor" ainda permeará sua vida por muito tempo, até você descobrir que você deve fazer o possível, e nào o impossível para fazer o melhor.

    Levamos tempo para aceitarmos que falhamos e isso é normal. Levamos tempo para vencermos nosso orgulho e pedirmos ajuda quando precisamos... mas conseguimos.

    Eu ainda luto com culpa de, de vez em quado, acordar mais tarde... de, de vez em quando, não fazer alguma coisa que nem era necessária... você vê, são anos de culpa colocada sobre nós. Mas vamos nos desfazendo dela aos poucos.

    E inferno? Inferno é viver dessa forma, com medo e culpa. Não há nada pior. Acredite, não é necessário religião para espiritualidade! E nào é necessário espiritualidade para bondade.

    Eu também procurei ajuda profissional ao sair da igreja, e foi com isso que boa parte de minhas culpas, meus medos e um monte de besteiras foram resolvidos. Você faz muito bem!!!!

    Fique em paz. Muita paz!!! E conte comigo quando precisar. Tenho uma página no facebook, que está à esquerda do blog, e nela você pode me adiciona.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por mais uma vez me enviar palavras de ajuda, Investigadora!
    Hoje a noite terei a visita de minha mãe em casa, e ela irá saber de tudo. Não irei mesmo na Igreja no domingo e hoje tive meu primeiro passo: Juntei todos os manuais, revistas e materiais da igreja e os coloquei em uma caixa! Tentei beber café, mas ainda não consegui. Me sinto meio culpada, mas vou vencer isso. O importante é saber que meu testemunho sobre a Igreja já minguou e foi pelo ralo.
    Aos poucos começo minha mudança definitiva. De passo em passo, sei que posso conseguir.
    Amanhã lhe enviarei uma mensagem para dizer como foi a conversa com minha mãe. Deseje-me força!!
    Um grande abraço.
    Quanto a sua página do Facebook, você disse sua pagina pessoal? Não encontrei nada lá, apenas a do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, parabéns por ter se libertado, e lembre-se: Conhecereis a VERDADE e a VERDADE te libertará. Pois eu tbm encontrei a verdade saindo dessa igreja a qual pertenci a 18 anos, eu e minha familia, essa igreja destruiu minha familia, estou separado da esposa e 3 filhos por causa da igreja, ela separa as famílias e não as une como pregam lá tanto amor pela família.Faz mais de um ano que saí, sei que é ruim, a gente fica se perguntando mesmo qto tempo perdemos lá, tudo falsidade, fico até com raiva quando comento isso. Eu tive até que processar a igreja e venci, eles nem sequer foram nas audiencias, acredita? Mas hj parece que tudo faz sentido, minha vida está indo adiante depois que abandonei a sud, parece algo estranho da qual nunca senti, mas é a sensação da verdadeira liberdade, quebramos as correntes que nos prendiam e agora ninguem nos segura, vc verá que tua vida vai ter sentido agora, as tão prometidas bençãos chegaram e estão chegando em minha vida dpois que saí de lá e me sinto muito bem com isso e de agora em diante só acreditarei no Senhor Jesus Cristo, pois só Ele pode nos salvar, adorarei diretamente a ele e não preciso de intermediario pra minha salvação, se quiser conversar mais a respeito meu e-mail: andio201010@hotmail.com (precisamos ser fortes agora, não desista, lute, vc vai enfrentar muita indiferença dos "queridos" irmãos puxa saco que ficaram, isso eu sei, mas seja forte, vc tem amigos leais q torcem por vc, pois passamos pelas mesmas dificuldades e parabéns por não perder tempo indo pra missão) Abraço...Anderson

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Wellington

      PROVE, colocando aqui a pesquisa que afirmam que o café está associado ao mal de Parkinson.

      Essa foi a maior besteira que já ouvi. Primeiro, porque nenhuma pesquisa prova, apenas indica. Depois, porque o café tem se mostrado cada vez mais benéfico do que se imaginava, sendo coadjuvante na melhora do mal de Alzheimer, diminuindo os índices de câncer de colo de útero e de próstata, melhorando a memória, diminuindo doenças cardíacas, entre vários outros.

      Provas?

      http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=446600&indexSearch=ID

      http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/10408390701522445

      http://iospress.metapress.com/content/356hp5k5k142555v/

      http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1043661807000291

      Só artigos científicos. E você, vai citar o quê?

      Afe! Ninguém merece!

      Excluir
  3. Olá Fernanda

    Apenas vi seu comentário agora, então espero que tudo tenha dado certo. Não se preocupe se você se abalar, é normal. Toda a pressão exercida para ir para a igreja é em nome de um "amor" que nossos pais nem sempre percebem que apenas nos faz mal. Também passei por isso. Mas com o tempo isso também passa.

    Na página da InvestigacoesSud, tem os participantes. Estou lá como Nefertiti :D

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Andio

    É muito bom ler a experiência de outros ex-mórmons, que ratificam o que outros dizem: que a igreja aprisiona e é extremamente prejudicial, pois corrente criada pela igreja é intensa.

    E descobri, depois de muitos anos longe da igreja, que os amigos que eu tinha era só por causa da igreja, e não por termos coisas em comum. Estes não são os verdadeiros amigos. Os verdadeiros amigos estão do nosso lado, independente do que acreditamos, mas sim pelo que somos.

    Esses são os amigos que valem a pena!

    Parabéns pela sua coragem e, apesar de sua saída ser "recente", muitas coisas boas ainda virão!!!

    Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Investigadora!
    Ontem minha mãe veio em casa e eu contei tudo. Ela chorou muito e não quer falar comigo por enquanto. Não me permiti chorar por isso! Preciso ser livre e amanhã não irei na Igreja, já é uma decisão.
    Você é um anjo, Investigadora. Obrigado por tudo! Adoraria conversar mais com você, pelo facebook mesmo. Vou te adicionar ! Obrigado pela chance de ser sua amiga!
    Quanto ao rapaz que disse sobre o café, ele disse: " Seja você mesma" não se preocupe amigão, estou sendo eu mesma. Deve ser por esse motivo que hoje a tarde tomei um delicioso Capuccino com creme. E o unico arrependimento que tenho é não ter bebido antes. Não me lembrava o quanto era bom!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda

    Esses momentos são difíceis, mas mantenha-se fiel à você. Com o tempo, ela aceitará. Digo, ela dará algumas cutucadas, sempre! Mas você pode ignorá-las ou ser firme para que as cutucadas nào aconteçam mais. Mas apenas veja isso como amor de mãe que ainda acredita em família eterna.

    Mas o tempo cura, tenha certeza. Dê tempo à ela para que ela processe isso tudo.

    E você tem razão, capuccino é tudo de bom. Só tome cuidado com a cafeína, pois você pode ser super sensível à ela. Mesmo no capuccino, procure não tomar depois das 6 da tarde, pois o efeito dela sobre o organismo pode durar de 4 a 5 horas.

    Aos poucos você vai descobrindo o que realmente faz bem, vai se informando CIENTIFICAMENTE sobre as propriedades do vinho - que são bem diferentes do suco de uva - , do café, das dosagens recomendadas e decidirá se gosta desses sabores e se deseja usá-los ou não. Se decidir não usá-los, não será por uma fé cega, mas por sua opção. Isso é ser livre, e é ótimo!

    E novamente, não me agradeça, sou eu quem deve agradecê-la pela oportunidade de ajudá-la.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Fernanda,

    Parabéns! Você conseguiu algo muito difícil de se conseguir... Pode-se considerar uma vitoriosa. Depois de tanto tempo na igreja, conseguir enxergar que é tudo mentira e ter forças para deixá-la realmente não é tarefa fácil. Tudo o que você está sentindo e passando nesses primeiros momentos após a grande descoberta é normal, todos nós passamos, cada um a sua maneira, mas todos sofremos no inicio. Mas seja paciente com você mesma e não se cobre muito, as coisas irão se ajeitando com o tempo e ele será seu aliado agora. Eu fui membro da igreja por 18 anos e servi missão, sou casado e tenho filhos e estamos todos fora, mas tenho familiares que ainda estão lá, e a minha relação com eles é bastante complicada, mas vamos levando, é o preço que temos que pagar. Mas estamos dispostos porque a vida sem aquela loucura toda que o mormonismo proporciona é incomparavelmente melhor, mais feliz e verdadeira...você vai experimentar uma vida com muito mais amplitude do que aquela vidinha limitada que se tem na ilusão mórmon.
    Este blog foi a principal ferramenta de convencimento que usei com a minha esposa para ajudá-la a abrir os olhos e hoje ela, assim como você, sabe toda a verdade sobre o mormonismo. Mas, a verdade que nunca será encontrada nos manuais da igreja.

    Parabéns! Sucesso e Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  8. Fernanda,

    Conversamos por e-mail, conversaremos mais por msn, mas quero também deixar registrado aqui: aos poucos vá mostrando a sua mãe que, se ela acredita em uma "família eterna" e você ficará de fora por não ser mórmon, isso não desfaz os laços que vocês tem aqui na terra! Você é filha dela e o amor dela por você deve ser incondicional, assim como seu amor por ela! Diga isso a ela e deixe que ela pense sobre isso. Se ela acha que está certa é claro que quer o mesmo pra você, mas se você não quiser o que que ela acha que é melhor, ela que ore por você, mas que não deixe isso afastar vocês duas. Vocês são mãe e filha e nada vai poder abalar isso!
    Forças!!!

    ResponderExcluir
  9. Em tempo: AAAAmooo capuccino!E com um paõzinho de queijo é tudo de bom! Rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, seja bem vinda a liberdade, a Nefertiti através deste blog têm ajudado muitas pessoas,e eu também tive a oportunidade de abandonar o mormonismo antes de sair pra missão,tenha sempre Deus em seu coração e desejo a vc toda felicidade...FREEEDOW!!!

    ResponderExcluir
  11. Queridíssima Investigadora;

    Não fui mesmo a Igreja ontem. Pela primeira vez em 15 anos eu acordei as 10:15 no domingo sem me desesperar pelo horário da Igreja perdido. Minha mãe me ligou ao meio dia mais ou menos e disse que levaria professoras visitantes em casa e que o Bispo gostaria de fazer uma entrevista comigo e me dar uma benção de conhecimento na quarta feira as 19:00.
    Disse um sonoro NÃO , o que a deixou um pouco mais brava e magoada do que já está. Creio que meu bispo virá em casa, mas não vou atendê-lo. Benção de conhecimento? Ora, só se for benção do véu da cegueira para os fatos, isso sim. Minha vontade é imprimir algumas coisas desse blog e mostrar aos membros. Só aquelas evidencias do livro de mórmon ( que foi uma das coisas que mais me impressionou nesse blog ) já é o suficiente pra uma pessoa abrir os olhos!! Aço, animais, moedas, plantações... Nenhum indicio de nada daquela época. Uma grande mentira, certamente.
    Já me livrei dos manuais que tinha, e agora tenho que me livrar das escrituras, o que me deixa um pouco de pena, pois há marcações de quando eu tinha 13 anos :/
    Mas quer saber? Falta muito pouco pra eu ler esse blog na integra, e meu conhecimento adquirido ninguém me tira mais,
    Obrigada Investigadora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, espero não ser intrometido, mas já que o seu "testemunho" está publicado aqui no blog...

      Concordo com a investigadora, é interessante manter as "escrituras" e manuais da igreja, para seu estudo pessoal das mentiras pregadas por essa corporação e para fins de comparação. Ainda tenho minhas "escrituras", os manuais e outros livros da igreja não tenho mais, porque minha casa é pequena - doei-os para a biblioteca da estaca e um membro ativo, na época, ainda não sabia que me desligaria da igreja, rs, mas esses livros realmente ocupavam muito espaço aqui. Porém, ainda tem muito material online também, as próprias "escrituras" (o diferencial é que as suas já estão marcadas), e outros livros da igreja. O problema que eu vejo é que a igreja trabalha muito com as emoções das pessoas, dizendo que é o "espírito". "Espírito", uma ova. Se você tiver tais sentimentos ao ver suas escrituras marcadas, se trouxerem boas recordações, do tempo que você frequentava as moças, etc., pode ser que você sucumba - já percebi que você é bem emotiva. Fica a dica, tome a decisão que melhor lhe couber. Parabéns pela sua decisão, fiz a mesma coisa há mais de três anos atrás, quando era bispo de minha ala. Apesar de sempre conviver com a dissonância cognitiva, desde mesmo antes de me tornar membro da igreja, aprofundei meus estudos e reflexões nos últimos anos, o que culminou na minha decisão, da qual não me arrependo. Me considero hoje um pensador livre (o fato de não crer mais em um deus pessoal certamente não só influenciou como também ajudou na minha decisão). Já pedi minha "demissão" da igreja, disseram que foi feito, mas até hoje, não recebi nenhum documento que comprove isso. Sucesso na sua nova jornada.

      Excluir
    2. Você tem 21 anos, certo? Então não deve satisfação a seus pais a respeito disso, muito menos a seus "líderes" da igreja. Você também não precisa deixar de ser amiga das pessoas de lá (a menos que a igreja fosse o único ponto comum entre vocês), acredito que só precise deixar claro que você não quer mais isso para sua vida e fazê-los respeitar sua vontade. Um dos direitos humanos é o de mudar de opinião e crença e, supostamente, vivemos em um país em que estes direitos devem ser respeitados, não é verdade? Tomar café também deve ter sido ótimo, mas agora acho que você também precisa decidir por quais princípios irá pautar sua vida doravante. Ainda existe a ética além da religião. Não é porque saiu da igreja que precisa fazer tudo de maneira oposta ao que a corporação te ensinou. Álcool (tomar vinho comedidamente, talvez) e fumo ainda não fazem bem pro corpo. Sexo sem compromisso ou sem os devidos cuidados ainda pode trazer problemas. A investigadora compartilhou que ela mesma precisou de ajuda profissional. Me cercar de conhecimento (em geral) e fazer as coisas que aprecio foi o suficiente pra mim. Grande abraço!

      Excluir
    3. A suas escrituras marcadas são uma relíquia se vc quiser leiloá-las eu posso pagar um preço bom por elas...(joze.ffb.ect@gmail.com) para quem quiser me connhecer melhor e se vc tiver interesse em vend~e-las...

      Excluir
    4. joze

      uhum.... suas opiniões extremistas como "nòa acredite na ciência" ou "esse blog pode ser "um envenenamento moral para a alma" estão, agora, bem explicados.

      Nada como nos certificar do que antes desconfiamos!

      Excluir
  12. Quando você entra na igreja a primeira coisa que eles falam é pra você se ajoelhar e perguntar pra Deus se realmente tudo isso é verdadeiro; se você não teve a resposta não há motivos pra continuar na igreja.Quem tem fé em Deus sabe muito bem que ele responde e mostra o caminho verdadeiro. Ninguém é obrigado a ir. Tenho 2 amigos da faculdade que são da igreja SUD e eu não sabia que eles eram até me esparrar com eles dentro da igreja, isso mostra que eles são de uma religião e não ficam andando por ai anunciando sua escolha e criticando as outras ou ''tentando'' mostrar que as outras religiões são falsas. Uma coisa eu sei, não importa se a igreja é falsa se as pessoas que vão nela são fiéis a Deus e Jesus Cristo não importa mais nada, ninguém sabe o que é verdadeiro hoje em dia. As vezes criticamos a igreja do outro e estamos indo para uma pior porque não queremos enxergar. As pessoas q abandonam a igreja por um simples blog, são fúteis e fracas porque acreditam na primeira coisa que leem; e tudo que eles ensinam dentro da igreja não valeu em nada? Já perguntaram pra Deus se tudo isso aqui é verdadeiro ou estão com medo de perguntar? Não, não sou dessa igreja. E eu acredito sim que a bíblia foi alterada, só estudar um pouco de história da pra saber que foi.

    PS: Não volto mais aqui, então não precisam responder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Já perguntaram pra deus se tudo isso aqui é verdadeiro [...]? Não, não sou dessa igreja." Pra cima de moi, amigão? Até parece que o povo que frequenta esse blog nasceu ontem.

      Excluir
    2. "nao sou dessa igreja e acredito que a bíblia foi alterada" kkkkk , isso aí Slayer, o povo fanático e cego acha que a gente aki é bobo neh.

      Excluir
  13. Fernanda

    Haverá pressão para, de agora em diante, você receber professoras visitantes, bispo, etc etc etc. Lembre-se que a casa é sua e você recebe quem você quiser. Você nào está sob o domínio de ninguém, nào precisa passar por qualquer entrevista.

    E uma entrevista com o bispo serviria apenas para humilhá-la, para chamá-la ao arrependimento e dizer que voc&e caiu nas garras de Satanás. Aquela bobagem toda....

    Apenas tome cuidado. Como você é considerada uma membro ativa, se você falar contra a igreja ou qualquer coisa do tipo, tentarão te excomungar, e isso para eles é o máximo. Então, ou espere um pouco - se você for considerada membro inativo, NÀO PODE SER EXCOMUNGADA - ou escreva sua carta de renúncia.

    Tudo isso deve ser feito com cautela, pois para eles, é prazeroso falar que um membro foi excomungado por pecado grave. E a partir dai, qualquer possibilidade de comunicação com eles está cortada. Você sabe muito bem como é o preconceito dentro da igreja, nào é?

    Quanto às suas escrituras, se você quiser mantê-las, nào há problemas, Caso se interesse em continuar estudando, elas são válidas, especialmente o Livro de Mórmon. Dependendo da edição, você tem uma preciosidade nas màos, pois o novo LdM já tem várias mudanças. Eu comprei o meu em um sebo para comparar com o novo. Sim. o livro mais perfeito com tantas mudanças.... :D

    Seu conhecimento ainda crescerá muito, em vários sentidos. Fique bem!

    Abs

    ResponderExcluir
  14. Fernanda, não deixe ninguém dizer que vc é fraca ou fútil pq vc resolveu se afastar (como essa tal de Aqui), é uma escolha sua! todos sem exceção tem que respeitá-la e se os membros que vc considerava serem amigos se afastarem de vc, eles não merecem sua atenção, procure novas amizades! Não fale mal da Igreja, se quiser falar da Igreja faça como a pesquisadora, no meu ponto de vista ela não "fala mal" da Igreja (como o fazem alguns blogs que já li como o nojento humor ex-mórmon aaargh), ela estudou a fundo algumas doutrinas e história e expôs doa em quem doer, isso não é falar mal como vc talvez pense em fazer, pense que isso iria machucar sua mãe e depois te trazer remorso, ah e sobre o café: (tb é opinião minha,rsrsrs)

    Entre os malefícios causados pelo consumo excessivo de café podemos listar:

    Ação diurética compulsivo causadora de perda de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais.
    Causa enfraquecimento do organismo através da perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B.
    Possui relação direta com a doença fibroquística (eventualmente precursora do “câncer da mama”).
    Pode causar o aparecimento de polipos (primeiro estágio do câncer no aparelho digestivo), verrugas, psoríases e outras afecções dermatológicas.
    Reduz a taxa de oxigenação dos neurônios.
    Provoca uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações nas mucosas intestinais que causam colites e ulcerações, principalmente para quem sofre de gastrite.
    Sua ação é acidificante do sangue, propiciando o surgimento de leucorreias, cistites, colibaciloses e variados acessos fúngicos.
    Ora, a respeito deste “veneno negro”, vamos ser um bocadinho mauzinhos - vamos dizer a verdade. - e lembrar o já longo rol de patologias definitivamente estabelecidas como estando associadas ao seu consumo habitual ou excessivo.

    O “bichinho” mau responsável pelas maiores mazelas - a cafeína - é um poderoso irritante dos sistemas nervoso, cardiovascular, digestivo e urinário. Relativamente a este último, revela-se particularmente insidioso, porquanto, muitas vezes, os sintomas desagradáveis (vulgarmente considerados benignos), podem encobrir uma condição pré-cancerígena - tanto dos rins, como (principalmente) da bexiga.

    Por outro lado, agindo como um diurético compulsivo, a cafeína é responsável por uma perda substancial de minerais e oligoelementos, aminoácidos e vitaminas essenciais, depauperando e desvitalizando drasticamente o organismo (por exemplo, desencadeia a perda de sódio, potássio, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas A e C, bem como do complexo B, e inibe o aproveitamento energético de numerosos oligoelementos, tão vitais - sabe-se hoje - para o equilíbrio eléctrico-metabólico e a saúde em geral). Está na origem de grande número de cancros da próstata, um dos flagelos do nosso século. Igualmente se registra uma relação directa entre o seu consumo frequente e a doença fibroquística (eventualmente percursora do “cancro da mama”). Polipos, verrugas, como também psoríases e outras afecções dermatológicas, são outros tantos dos seus rastros daninhos.

    Fontes:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Caf%C3%A9
    http://biosofia.net/2000/09/30/os-maleficios-do-cafe/

    Se bem que dizem ter seus benefícios, rsrsrs!
    abs.

    ResponderExcluir
  15. Caro Ifac

    Falar algo que não seja a favor da igreja, para os mórmons, é falar mal, ter ódio ou denegrir e perseguir a igreja. Como você mesmo colocou, não faço isso, apenas exponho coisas que os membros não sabem.

    Quanto ao café, perceba que você colocou "consumo excessivo". Nesse ponto, concordo plenamente com você. Mas as fontes que você colocou nõa são científicas, enquanto eu coloquei fontes científicas e que mostram que dosagens adequadas sõa extremamente benéficas.

    Portanto, não duvide da ciência. Tenha sua mente aberta para essas descobertas, e que são extremamente importantes.

    Aliás, sabe qual a diferença entre um medicamento e um veneno? A dosagem.

    Apenas isso!

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Fernanda

    Publicarei apenas minha resposta. A excomunhão pode ser realizada apenas por ATOS, e um deles é falar mal da igreja. Se você for nas reuniões dominicais ou se encontrar com membros e começar a falar qualquer coisa em desacordo com o que foi ensinado na igreja, "pregando" sobre isso, é o suficiente para ser iniciado um processo de excomunhão.

    Por isso te sugeri cautela. Apenas fique tranquila agora, faça sua cartinha, mande-a via correio com AVISO DE RECEBIMENTO (um documento para provar a data e o conteúdo da carta) e DEPOIS disso, você pode ficar mais tranquila. Eles nõa pdoem iniciar um processo de excomunhão se o processo de remoção do seu nome dos registros da igreja iniciou-se antes. Ou isso vira um processo judicial, e eles perdem!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como este blog...se administrado com paciência e cautela pode ser um santo remédio,porém se consumido de maneira exacerbada pode causar sim um envenenamento moral para a alma. Por isso que ele deve ser lido diariamente, começando pela introdução ao mesmo tempo que se ler os testemunhos(apesar de que testemunhos são meio supeitos como o do próprio Joe),aí sim,a liberdade virá...Agora não será adequado," sair por aí", fazendo "o que der na telha", para experimentar a sensação de liberdade. Quando se tem um vício, não se tem o livre arbítrio também, pois não optamos por sair devido ser uma escolha difícil de ser feita(Whitney Houston).E quanto a confiar na ciência... nada é certo veja o livro :"Breve história de quase tudo" que coloca a vida sob uma perspectiva absolutamente frágil. A sensação que se tem é de que estamos aqui por um milagre: um grande milagre construído com pequenos e decididos - alguns casuais - passos. E, de fato, estamos. Logo no início, Bryson dá a dimensão da enorme aventura humana ao lembrar que, se tirássemos as conexões entre os átomos que formam nosso corpo, teríamos no nosso lugar nada mais do que um amontoado de partículas. E que só existimos porque, em vários momentos da evolução, essas partículas foram se aglutinando de maneira ordenada. E bota ordenada nisso! As seqüências de proteínas que formam nosso corpo são fruto de uma organização para lá de orquestrada, ainda que casual. Isso é algo dificílimo de se explicar, mas Bryson se mostra um especialista em facilitar o entendimento de leigos, cumprindo a missão a que se propôs quando resolveu explicar aquele diagrama da Terra que viu no livro escolar, entre várias outras coisas.Há um criador e estamos aqui para cumprir um propósito,que a Fernanda descubra realmente o seu.

      Excluir
    2. Joze

      Não sei como esse blog envenenaria a alma de alguém, assim como não vejo nenhum testemunho daqui suspeito. Mas tudo vai de seu julgamento. julgamento esse um tanto estranho, pois ninguém que sai da igreja vai fazer tudo o que lhe dá na telha, a não ser que não tenha caráter. E se a pessoa não tem caráter, faz de tudo dentro da igreja mesmo.

      Essa idéia que os ex-mórmons saem para o mundo para se dorgarem, se promiscuirem sexualmente, etc, é bem típico da mentalidade mórmon, portanto muito cuidado nos seus julgamentos.

      Novamente: quem tem caráter, se mantém íntegro. E tomar uma xícara de café de vez em quando, uma taça de vinho, não fala contra o caráter de ninguém. Mentir, julgar, ser grosseiro, arrogante, prepotente e enganar, isso sim denuncia a pessoa. Passar por cima, enganar, causar discórdia, fofocar são falhas de caráter. E sou da idéia que caráter praticamente não se muda. Não por medo de um deus ou por uma igreja. O processo é bem mais complexo e os resultados são bem menores.

      Abs

      Excluir
  17. "Bem vindo ao deserto do real..." Assim Morpheus recebeu Neo fora da Matrix no filme do mesmo nome. Pois é assim mesmo que me sinto... saindo da Matrix, onde tudo é lindo e me mentira para a verdade, onde me senti só por muito tempo. A verdade dói, e feia, e por vezes solitária, mas é a verdade. A Igreja não é verdadeira, Joseph não é profeta, estas coisas não existem... agora você é livre, e aproveite a sua vida da melhor maneira que você puder. Seja feliz, seja muito feliz... se quiser torcar idéia entra no facebook... tô lá!

    ResponderExcluir
  18. Alexander Hook

    A verdade não é tão feia como a igreja diz que seria sem ela. Por outro lado, não existe o mundo encantado que vivemos, quando estamos dentro da matrix.

    Na verdade, os não existem extremos! E quando saímos da ilusão, tudo aprece estranho, sem graça. Mas dai, quando percebemos que estávamos iludidos, percebemos que a realidade pode ter coisas muito melhores, sem culpas e medos. E essa é a melhor parte de tudo!

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Fernanda

    Adicione-me no facebook:

    https://www.facebook.com/profile.php?id=100002783703331

    Abs

    ResponderExcluir
  20. Minha Investigadora favorita!

    Não quis te irritar com esse comentário sobre o café; eu só fiz o que muita pessoas que defendem a palavra de sabedoria fazem: mostrar o lado ruim da cafeína! por outro lado eu reconheço as pesquisas que vc apontou sobre os benefícios, eu amo a Ciência, mas sei que muitas vezes algumas pesquisas podem ser tendenciosas, para defender alguns argumentos talvez de quem está bancando as mesmas. Àlgumas pessoas dize que o Neal A. Maxwell Institute for Religious Scholarship, faz isso com suas pesquisas sobre o Livro de Mórmon, eu pessoalmente não conheço muito os métodos empregados para essas pesquisas, mas eu também acho que a Igreja "puxa a sardinha pro seu lado"! Quanto ao blog eu não me canso de elogiá-la pesquisadora! eu vejo vc como a Sandra Tanner brasileira e faço minha as palavras do historiador Daniel C. Peterson, presidente da Fundação para Pesquisa Antiga e Estudos Mórmons (FARMS) ele disse sobre Sandra e Jerald Tanner: "Há alguns anti-mórmons por aí que tenho em desprezo. São demagógicos. Eles espalharam o ódio, a discórdia e desarmonia. Não vejo os Tanners dessa maneira". Nunca vi vc tratar ninguém ou nenhum líder com desrespeito como o fazem alguns blogs que nem quero mencionar e isso me faz admirar ainda mais seu trabalho de pesquisa!
    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ifac, paresse que que vc está sempre se justificando, falando o que a pesquisadora quer ouvir, com medo que ela te exclua? Que ela não te ache tão inteligente? Aqui é um blog de debates saudáveis, onde cada um tem seu seguro ponto de vista até porque não é ela que paga nossas contas, e não vai acontecer nada de significativo em nossas vidas se só concordarmos com ela. Se voce sabe inglês vai atrás de outras fontes ( que não sejam suds,claro) e monte sua própria opinião,ela não se esgotou em tudo que tem pra escrever. Conserve seu ponto de vista, é o que você disse sobre o café e pronto. Não precisa confiar na ciência para tirar a conclusão de que o café faz mal, basta tomar uma xícara pra ver como te dá logo uma dor de barriga.Tomar capuccino...gostoso é comer bem pela manhã e beber bastante água.Café é coisa de gente que não tem tempo de se alimentar bem. "Ai, eu tô atrasada só deu tempo de tomar um cafezinho e um paozinho com manteiga..."ABS

      Excluir
    2. Joze

      Você deve estar brincando, nào é?

      Quem disse que ele tem medo de eu o excluir? Isso dqui não é uma rede social, nõa excluo ninguém. Mas se seus comentários continuarem com esse baixo nível de "NÃO CONFIE NA CIÊNCIA" não serão amis publicados.

      Ora, se dá dor de barriga em você porque você tem gastrite, não extrapole para humanidade. Isso se chama ignorância absoluta.

      Se a ciência fosse feita baseada nestes princípios, ainda viveríamos na idade da pedra lascada!

      Cada um que aparece por aqui....

      Excluir
  21. Olá Ifac

    Você não me irritou, de forma alguma. Mas vejamos o seguinte: todos os funcionários do instituto Maxwell são pagos pela igreja SUD. Ainda, nenhuma das publicações deles é reconhecida por qualquer outra revista científica ou por outros pesquisadores conhecidos.

    Revistas científicas não podem ser custeadas por qualquer empresa privada, porque senão caem nesse conflito de interesse.

    E volto a dizer que a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem.

    O que a igreja SUD faz é tratar todos como crianças ignorantes, proibindo certas coisas a ponto de dizer que as pessoas perderão a exaltação se as provarem. Mas ela nòa ensina a liberdade de escolha e a DOSAGEM. Ela é maniqueísta, ensinado que ou é bom ou é ruim, o que é totalmente errado. Ela não ensina que as doses de café devem ser pequenas, que as doses de alimento devem ser pequenas, que as doses de açúcar e gordura devem ser pequenas. Apenas cortam certas coisas e outras simplesmente não ensinam. Não ensinam temperança.

    Será que, se testes de glicose, colesterol, entre outros, fossem feitos entre os mórmons e os que decidiram ter uma vida saudável, mas tomam café moderadamente e tomam uma taça de vinho de vez em quando, os mórmons seriam mais saudáveis? DUVIDO!

    Isso porque eles comem absurdamente mal, não tem temperança.

    É isso que falta.

    Portanto, volto a dizer que concordo que o café, EM EXCESSO, faz MUITO mal. Mas o café, em dosagens corretas - estima-se que uma xícara por dia - funciona como medicamento.

    Veja que interessante: o lítio, que é hepatotóxico, é usado em doses pequenas para uma série de distúrbios neurocomportamentais, o ergot, que é uma micotoxina que mata, é usada contra uma patologia intestinal com ótimos resultados, e até mesmo a canabis, com seu princípio ativo, tem funções medicamentosas, quando usada na dosagem certo, em diversas patologias, inclusive atenuando grandemente os efeitos colaterais da quimioterapia.

    Você percebe como o bom senso é a coisa mais importante na nossa vida?

    É claro que não vou fumar um cigarro porque é "só um por dia". Um por dia ainda é uma dosagem absurda para nosso organismo. Mas pode ser que, daqui a alguns anos, descubra-se que dosagens pequenas de nicotina, por exemplo, sejam indicadas para o tratamento de alguma patologia específica. E dosagens controladas, tomadas em cápsulas...

    Portanto, Ifac, acho muito importante essa discussão, e não me aborreço de forma alguma. São pontos da doutrina SUD que apenas mostram o lado ruim e nós, às vezes, compramos certas idéias porque realmente parecem muito perfeitas. Mas não são.

    Abs

    ResponderExcluir
  22. Olá Investigadora. Praticamente li todos os posts publicados em seu blog. Gostaria de parabenizá-la pela clareza factual dos assuntos aqui tratados. Sei que os textos são frutos de grande dedicação de sua parte, pois traduzi-los dá um certo trabalho. Bem, frequento a igreja SUD a quase um ano, apenas como visitante, porém não tenho intenção nenhuma em tornar-me membro. Desde o início me incomodo com algumas coisas que são ditas, p. ex., "esta é a única Igreja verdadeira...", que a nova cidade de Sião será construída nos EUA, etc., etc. Doutrinas do tipo: o homem pode ser selado à várias mulheres, mas as mulheres não têm o mesmo "direito". Já recebi em minha casa visitas de missionários SUD, os mesmos traziam argumentos que sempre achei muito inconcistente, sempre fazem a seguinte comparação: fecham uma das mãos e pedem para o "candidato" a converso fechar também uma das mãos e os olhos, a mão do missionário simboliza o reino de Deus e a nossa os seres humanos; dessa forma há o desencontro dos dois, porém com a adição de uma caneta, representando o profeta vivo, esses dois passam a caminhar em sintonia. Não sei se os missionários sabiam que eu sou psicólogo. Marcaram algumas passagens no livro de Moroni, pediram pra eu ler e orar, com o objetivo de saber a veracidade do LDM, pois Deus iria responder a minha oração... Não vou me alongar neste fato, pois é a mesma história que todos aqui já conhecem. Até hoje não recebi nenhuma resposta do Divino. Só pra clarificar, a dicotomia cartesiana razão x emoção, é feita apenas para fins didáticos, na realidade é uma via de mão dupla onde uma influencia à outra. Como é que iria despojar-me de minha razão em detrimento às emoções para saber se o LDM é verdadeiro? Nesta lógica SUD, deveríamos então fazer isso para todo o tipo de conhecimento humano, orar e esperar que Deus nos envie algum sinal para saber se o devido conhecimento é correto. Não tenho o intuito de demover nenhum SUD de sua fé, porém o LDM base da IJCSUD é muito frágil, no sentido histórico, antropológico, etc. Uma religião baseada em falhas, acaba por perder muito de sua credibilidade. Após pesquisar, tanto neste como em outros blogs e depois de ter visto principalmente o documentário muito bem produzido pela Living Hope Ministries (aqui no teu blog intitulado Bíblia X LDM) não acredito que a IJCSUD é verdadeira, quanto mais a única verdadeira. Mais uma vez agradeço à você Investigadora, que disponibiliza a todos os que desejam conhecer, não o que é inventado, mas o que consta nas próprias publicações SUD ao longo de sua história. Os fatos pra refutação\contraposição de todo o conhecimento estão implícitos em si mesmos. Nos comentários dos posts não consegui identificar nenhum argumento válido de membro SUD, li apenas ataques pessoais, maldições, pedidos de que vc se arrepende-se, etc.
    Gostaria se possível, que você deixe disponível no link dos vídeos (http://www.youtube.com/watch?v=DeMTvlQTqMM
    http://www.youtube.com/watch?v=hF2w00Urp-Y
    http://www.youtube.com/watch?v=c8WjNeKa7Lc
    http://www.youtube.com/watch?v=YubgQVXC7p4
    http://www.youtube.com/watch?v=ss6wD4Qiyn0)
    Sei que é o mesmo vídeo que já consta na lista, porém está no áudio original e possui legendas em português. Sem dúvidas é o melhor vídeo que já vi sobre o assunto. Abraços. François Darjean.

    ResponderExcluir
  23. François

    Você está certíssimo: na igreja SUD, a ciência nào tem valor se a pessoa "sente"que a ciência está errada. Acabei de responder aqui, agora, para um que disse que a ciência deve ser ignorada, pois todo mundo sabe que o café faz mal. E afinal, é um mandamento de Deus, e ele tem certeza disso. Falácia e lavagem mental.

    Quando os mórmons sõa confrontados com pergutas difíceis, apenas prestam o testemunho, pois acham que ele responde a tudo. Deixam-se levar pelos sentimentos que desejam ter - e você, como psicólogo, entende bem como produzimos sentimentos, como projetamos desejos subconcientes e os transformamos em realidade.

    Efim, uma igreja baseada em sentimentos e nòa em razão. E todos os membros sào convencidos que são sres racionais, que estudam muito e que não ignoram os fatos!

    Uma pena!

    E agradeço muito pelo link. Irei acrescentá-los na minha lista de vídeos.

    Qualquer sugestõa é sempre muito bem vinda.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Investigadora por favor peço que publique!

    Joze, não justifico nada do que eu faço, porque acho que quem faz isso não tem caráter! não tenho medo da investigadora pois não creio que ela seja pedante como vc! Não tento demonstrar inteligência pois nunca precisei; mas como vc, agora vou julgar um pouquinho! creio que vc é um grandessíssimo fake. Mais provavelmente um membro da Igreja arrogante ou pseudo intelectual e que tem uma pitada de dupla personalidade! tenho medo sim, de pessoas como vc que todo domingo tenho que ver na Capela e que tentar inflamar todo mundo com suas ideias. Ostentam uma falsa santidade mas por dentro é podre! cria uma personagem p tentar buscar coisas que possa refutar. Não sou psicólogo mas pelas suas postagens aposto que acertei! rsrs!
    Desculpa investigadora mas precisava comentar minha opinião sobre pessoas como essa que me envergonham!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ifac

      Ele mandou um último comentário falando sobre a Ala dele. Mas ao mesmo tempo, fica aqui dizendo que o blog é maravilhoso, mas envenena a moral! Nõa publiquei vários comentários inúteis dele, assim como não publico propaganda da igreja, de alas ou seja lá o que for.

      Mas desconfiei, pelo conteúdo dos comentários, pelos julgamentos, e pela sapiência de aconselhar a "ignorar a ciência" que se tratava de um mórmon! Quem mais falaria tal absurdo?

      Abs

      Excluir
  25. COMENTARIO MODERADO

    joze

    deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Testemunho 12 - Fernanda

    ":

    É Investigadora, sou mesmo um fake, intitulei-me um não membro pra jogar um pouquinho, estou arrependido , pois sei que não poderei mais postar aqui.Meu nome é ******, o mesmo que usou o nome joze (talvez vc tenha descoberto alguma coisa e me poupou).Sou estudante de Direito da Faculdade ***., na cidade de Fortaleza Ce.Sou casado e tenho uma filha de 4 anos ,sou membro da igreja desde 22 de dezembro de 1990, tenho 33 anos, nunca tive chamado pois nunca fui desses membros fiéis, estou na igreja porque sou completamente apaixonado por minha esposa, a conheci no Instituto.Lá na igreja passei por ação disciplinar por alguns motivos ***(minha esposa sabe e tem sido muito paciente). Ao descobrir seu blog passei a ler seus textos e achei interessantíssimos (agora estou sendo sincero)e, como meu tempo é curto passei a esquecer dessa prática e a voltar meu tempo para os seus textos.Realmente você é muito criteriosa nas publicações,e eu realmente queria "aparecer". Fui mergulhando cada vez mais até perceber que não havia mais volta.Minha mente estava sendo aberta. Daqui alguns dias terem minha vida exposta por uma turba de homens do sumo e terei que tomar uma decisão, sem achar que estarei negando a Cristo.Na verdade estou desesperado !!! Meus líderes me aconselhariam a ler as escrituras e blá blá blá...Mas seu blog, por influência dele,me colocou numa sinuca de bico :se eu sair da igreja, minha consciência vai me esmagar , vai ser muito complicado. Já baixei todo conteúdo em pdf e estou analisando achando falhas e muitas vezes coisas bem sensatas.Eu disse pra minha esposa que há algo mais envolvente do que ***: saber, vasculhar esse blog.Ela deu de ombros, pois ela acha que tudo isso não é coisa séria, é tendenciosa.Mas estou aqui te pedindo desculpas como se eu estivesse na tua frente,*** por favor eu sou uma pessoa calma, não me importo com nada disso, se Joe é ou não è...a minha alma já está em pedaços e esse tipo de texto não é importante diante das minhas loucuras de dupla personalidade( o Ifac acertou...) Perdi muito tempo achando que voltar pra Igreja era a solução de uma decepção que eu tive na vida.Até que encontrei minha alma ,minha esposa e tento ser eu mesmo, mas não consigo, como vou encarar esses homens e mentir dizendo que estou pronto pra servir na igreja? O pior é que eu sei que se eu mentir, como todo mundo na igreja faz, pra não se expor,não vai acontecer nada e estarei sendo muito hipócrita. E meu suado dinheiro ? Sou carteiro e trabalho nos Correios há dez anos. Lá eu sou eu mesmo, em casa sou o membro fiel ...Investigadora eu também andei pelo blog do humor ex mormon fiz comentários engraçados e ele até disse que eu era o cara. Porém, não estou achando isso. Estou triste. Talvez eu tenha magoado o Ifac, mas agora isso não importa porque sei que ele não se importaria...E você se importa com a minha situação ? Você não tem dimensão de como tudo isso me fez mal .A igreja, esse blog ... Mas, tudo bem, esse sentimento é só meu. A dimensão é muito maior do que você pensa,eu sei que não foi essa a sua intenção...
    Mateus 27:
    E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;

    E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.

    Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,

    Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? ISSO É CONTIGO.

    E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
    PERDOI-ME iNVESTIGADORA, agora vc pode fazer o que quiser com o meu comentário... me expor ou só ler,só peço que por favor não me julguem. admiro a coragem de vcs.

    por favor me ajudem...

    ResponderExcluir
  26. Joze

    As pessoas que mais defendem a igreja são as que mais tem dúvidas....

    Não precisa se desculpar, apenas seja verdadeiro com você mesmo. Se seu conhecimento te impede de ser hipócrita e proclamar coisas que você nào acredita, por que insistir nisso?

    Talvez você consiga por um tempo, mas haverá um momento que isso se tornará insuportável.

    E você se submeterá a uma turba de homens que se acham no direito de julgá-lo? Por quê? Para quê? Para ser humilhado????? Porque isso acontecerá, e com seu consentimento se você for à essa reunião!

    Qual o problema de sair da igreja? Você nõa acredita que o amor de sua esposa por você será suficiente para mantê-los unidos? Que tal sair da igreja e simplesmente não tentar convencê-la? Dar tempo ao tempo?

    Aqui mesmo há ex-mórmons cujas esposas permanecem na igreja. E continuam bem em seus casamentos.

    Antes de tudo, seja verdadeiro com você mesmo. Dá trabalho, eu sei. É incômodo sair do que estamso acostumados, também sei. Mas é gratificante viver em um mundo verdadeiro.

    Quanto ao seu problema, já pensou em pedir ajuda profissional? Pode ser apenas um escape emocional ou mesmo pode haver necessidade de tratamento medicamentosos se isso for um comportamento compulsivo. Para tudo há jeito, e se isso te incomoda e incomoda quem está perto, pode ser um ótimo caminho.

    Ao contrário do que você disse, nào devemos ignorar a ciência ou achar que quem procura ajuda terapêutica é porque é louco ou fraco. De forma nenhuma! Os médicos, hoje, são extremamente especializados, e estão ai apra melhorar nossa qualidade de vida.

    Seu precioso dinheiro, ao invés de ir para uma empresa multibilhonária, pode ir para melhorar sua vida. Pense seriamente nisso!

    Abs e fique bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado!Pra vc vê como te levo a sério, perdi um dia de estágio de 4 créditos, processo legislativo, porque tinha que saber da sua resposta, fiquei com meu pensamento positivo e deu certo...não vou mais importuná-los com comentários falsos.mas estarei lendo tudo com calma, pois acho que achei um santo remédio...

      Excluir
    2. Joze

      Se sua situação for mesmo essa que você expôes, tenha certeza que eu e muitos outros conhecemos a angústia pela qual você passa. Por isso respondi com a seriedade que esse assunto merece.

      A pressão social, familiar, e às vezes, financeira, dentro da igreja é enorme! Sair disso é como estar enterrado na areia movediça até o pescoço: os movimentos devem ser todos muito bem pensados, calmos e tranquilos. Quanto mais você se debater, mais ir de um lado para outro, mais se afundará!

      Se você acredita em Deus, use o bem mais precioso que Ele te deu: seu raciocínio, sua razão. Pare de usar o sentimento para tomar decisões na sua vida, e pense racionalmente, pois assim você verá os prós e contras e nào se arrependerá.

      E compartilhar sua história verdadeira aqui nunca será importúnio. Mas percebo quando alguém está "trollando", usando de dois tipos de comentários. A experiência vem de certa data!

      Fique em paz! E tente ir para a aula!!!!!

      Abs

      Excluir
    3. Se serve de ajuda, sou um dos ex-mórmons que continuam casados e com a esposa na igreja, e meu casamento vai muito bem, obrigado, acho que até melhorou depois que saí da corporação. Tenho esperança de que um dia minha esposa verá a luz (do conhecimento, lógico!) e não quererá mais doutrinar nossa filha, e sim, me ajudar a fazê-la pensar.

      E investigadora, eu adoro ler os posts e comentários que aparecem aqui, mas esses últimos parecem até novela da globo, rs. É tanta intriga, hein? Grande abraço.

      Excluir
    4. Joze Joze Joze, meu amigo Joze.

      Acalma teu espírito meu irmão,antes de deitar faça 10 minutos de meditação diária (não pense em nada), relaxe respire profundamente algumas vezes, depois vá dormir, no dia seguinte esquece igreja, esquece internet, esquece membros, esquece tudo e viva a vida meu amigo.
      Depois que passar todos os tsunamis e furacões da sua cabeça então volte aqui e escreve no blog. OK ? Abraço

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  27. Olha pessoal eu moro em Utah e para mim isso tudo e um saco. Antes eu ia para igreja de vez em quando, agora ja faz mais de tres meses que nao coloco os pes la. Meu marido que e americano esta seguindo os mesmos passos que eu. Fica bem quietinho na cama domingo de manha, so tem um problema: Eu nao posso falar mal da igreja para ele. Descobri durante esses anos de casados que ele so frequentou essa igreja por tradicao familiar, porque fe ele nao tem nem em Joseph Smith. Se afastar da igreja para mim foi uma bencao muito grande, melhor foi tirar aqueles garmets que de nada estavam me ajudando a lembrar do "convenio sagrado". Ainda bem que ninguem veio atras de mim, lendo o que a investigadora escreveu vejo que o melhor e nem meter o pau na igreja como estava fazendo que isso pode reultar em excomunhao. Penso mesmo em escrever uma cartinha caprichada e mandar para o escritorio de Salt Lake.

    ResponderExcluir
  28. a775

    Se você está afastada, ser excomungada é contra as regras da igreja. Mesmo assim, o ideal é mandar antes sua carta. O maior prazer dos SUDs, hoje em dia, é apontar para alguém como forma de descrédito e dizer que a pessoa foi excomungada. Para eles, a pessoa perde qualquer tipo de credibilidade.

    Então, saiamos todos pela porta da frente, com a cabeça erguida, e assim teremos nosso direito de falarmos exatamente o que quisermos e ainda manteremos nossa capacidade de sermos ouvidos por alguns mórmons sem sermos rotulados de "pecadores".

    Ainda: reduziremos OFICIALMENTE o número de membros da igreja. Essa história que é a igreja que mais cresce tem que ser revertida. Porque ela batiza, mas poucos ficam ao descobrirem do que realmente se trata.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Minha historia com o mormonismo e grande. No Brasil eu era tao mormon que chegava ao extremo minha crentice. Sempre desconfiei da doutrina mas sabe aquela coisa de "deixa pra la?" Era exatamente o que eu fazia. Depois que me mudei pra ca muita coisa mudou. Pude assistir de perto e com meus proprios olhos como a igreja funciona aqui em Utah e comecei a me interrogar mais do que antes. Tentei de tudo para continuar fiel, mudei de Ala varias vezes, mas nada preenchia o vazio que eu sentia. Comecei a me dar conta que aqui existe muito mais discriminacao dentro da igreja do que no Brasil, e olha que vejo muitos mormons e ex mormons reclamando do tratamento dos que tem "mais". Minha vida esta esta otima depois que me livrei do fanatismo mormon. Tenho feito muita amizade com ex mormons americanos, muitas outras pessoas que nunca engoliram a doutrina incluindo um americano que e geologo tem ajudado muito a abrir minha mente. Nessas e tantas outras experiencias a gente so tem a ganhar. Detalhe que quando abrimos mao da loucura Smithiana tudo flui de maneira melhor e natural em nossas vidas. Quanta coisa eu estava perdendo dentro dessa igreja... Vi que nao precisamos de alucianacoes para sermos felizes. Em relacao ao cafe eu tomo Nescafe com leite, coloco bem pouco, mais ou menos metade de uma colher de cafe. Bebida alcoolica, roupas indecentes, drogas ou qualquer outro tipo de coisa que seja prejudicial a minha saude ou aparencia prefiro sempre evitar. Para ser sincera eu estou ate mais bonita, minha pele, meu cabelo, meu jeito de se vestir, tenho mais brilho no olhar, mais vontade de viver, de viajar, de aceitar as pessoas. Muitos amigos tem notado essa diferenca e perguntam quais produtos de beleza estou usando. A resposta que dou e felicidade e amor proprio. Eu estou tao feliz que parece que minha felicidade irradia para outros. Seria bom se muitas outras pessoas pudessem experimentar o mesmo.

    ResponderExcluir
  30. a775

    Viver em paz com a consciência, sem culpas, sem correntes e sabendo e aceitando que fazemos o possível, é extremamente confortador e libertador.

    Buscar a perfeição é viver sob uma escravidão mais do que maligna. Se sentir incapaz de atingir padrões divinos - o que é realmente impossivel - é um tormento a cada segundo, e viver na culpa de não alcançar esses padrões e se sentir culpada por isso gera mais culpa. Em suma, uma vida infeliz.

    Nada como se libertar dessa vida escrava e simplesmente viver a vida com sabedoria, aceitando que somos humanos, que erramos e que não precisamos temer por isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  31. Olá Investigadora, espero que esteja tudo bem contigo. Acabei de ver um desenho de 10 minutos (http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=f9Tn1XcRCyQ) produzido por Walt Disney no intuito de explicar às crianças norte-americanas como se dá a formação do pensamento nazista durante o período da Segunda Guerra Mundial. Achei muito válido a elucidação da aula de doutrinação, sendo possível traçar paralelo com qualquer tipo de doutrinação, já que todas servem-se de uma fonte semelhante. Se tiver oportunidade assista o desenho.
    Abraço. François Darjean.

    ResponderExcluir
  32. Querida Investigadora;

    Vou procurar cerca de 20 amigos meus que se batizaram nos ultimos quatro anos, e faremos juntos uma semana de Renúncia Mórmon.
    Pegaremos nossos numeros de membros e vamos exigir que nossos nomes sejam retirados de uma vez por todas da contagem anual que a Igreja faz.
    Isso acarretaria algum problema? Não creio que a Igreja possa me excomungar por isso, afinal, a constituição me garante o direito de me retirar de uma organização religiosa sem a excomungação.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Fernanda

    Creio que não haverá problemas, se estes seus amigos já estiverem afastados da igreja. O problema seria você fazer proselitismo contra a igreja com os membros ativos.

    E novamente, se você tomar a iniciativa primeiro, a igreja nào pode fazer nada. Lembre-se apenas de fazer isso por CORREIO e com AVISO DE RECEBIMENTO - pois nele haverá o conteúdo da carta, a data de envio e, portanto, será um documento válido e comprobatório de seu ato.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.