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domingo, 19 de fevereiro de 2012

Porque William e Jane Law deixaram a igreja SUD - parte 3

  Por Grant H. Palmer


Texto traduzido e adaptado de MormonThink

 

III. Eles saíram porque Smith criou um Reino político dentro do governo dos EUA

 

Cinco semanas antes de Jane e William Law deixarem a igreja, Joseph Smith estabeleceu uma organização secreta em 11 de março de 1844, chamado de "Conselho dos Cinquenta". Outras designações que identificam o grupo são "Conselho do Reino" e "A Constituição Viva". Esta última denominação revela como eles viam a si mesmos.

Este Reino teocrático-político ou grupo de homens reuniu-se várias vezes em Nauvoo e, posteriormente, em Utah, até a década de 1880. Joseph Smith foi ungido seu primeiro rei em 1844, Brigham Young em 1847, e John Taylor em 1885. [29]

O objetivo dessa teocracia era um governo mundial. Eles acreditavam que iriam governar e reger a terra durante o reino de Cristo no Milênio. [30]

Este corpo teocrático-político, "A Constituição Viva", liderado pelo rei Joseph Smith, também acreditava que estava recebendo a "lei" de Deus para toda a terra. Em 01 de janeiro de 1845, William Clayton resumiu os objetivos e realizações deste Conselho durante 1844:

“A organização do reino de Deus em 11 de março último é um importante evento. Esta organização foi chamada de Conselho dos Cinquenta ou Reino de Deus e foi intitulada pela revelação da seguinte forma:

“ ‘Em verdade assim diz o Senhor, este é o nome pelo qual vocês serão chamados, o Reino de Deus e a Sua lei, com as chaves e o mesmo poder de decisões nas mãos de seus servos Ahman Cristo.’

“Neste conselho, o plano foi organizado para apoiar o presidente Joseph Smith como candidato à presidência dos EUA. Joseph era o presidente do conselho e eu o escriba. Neste conselho, foi também concebido o plano de estabelecer uma imigração para o Texas e planos definidos para a exaltação de verdades normatizadas e padronizadas para as nações da terra.

"Neste conselho foi elaborado o plano para restaurar os antigos conhecimentos da verdade e a união e paz entre nós. Neste conselho o presidente Joseph foi escolhido como nosso Profeta, Sacerdote e Rei de hosanas. Neste conselho, os princípios de verdades eternas foi apoiado pelos ouvintes, sem reservas, e os corações dos servos de Deus alegraram-se sobremaneira.” [31]

Com o governo divino estabelecido, este grupo logo revelou sua confiança e metas ambiciosas de império, enviando em 06 de abril de 1845, um anúncio em negrito, endereçado:

"A todos os reis do mundo, para o presidente dos Estados Unidos da América, para os governadores dos diversos Estados e para os governantes e povos de todas as nações".

O decreto era para alertar os líderes mundiais:

"Vocês não podem... ficar como espectadores ociosos e desinteressados nas cenas e acontecimentos que são calculados em sua própria natureza, para transformar todas as nações e credos de um padrão político e religioso, e, assim, pôr fim a formas e nomes de Babel, e a conflitos e guerras. " [32]

Quando William Clayton, um membro do Conselho dos Cinquenta, escreveu em seu diário em 11 de abril de 1844, que: "Pres [idente] J foi votado como nosso P [rofeta] P [regador] & K [Rei] com Hosanas em alta voz" [33] .

Os Laws e outros foram fulminados. William Law escreveu em seu diário, quatro dias depois:

"A Conferência terminou, e algumas das doutrinas mais blasfêmias que já se ouviram falar foram ensinadas por J[oseph] Smith e outros ... Que J[oseph] Smith é um deus para esta geração, que reuniões secretas são todas legais e corretas e que o Reino deve ser organizado como um Reino (e, claro, ter um rei) e etc.” [34]


Em 10 de maio de 1844, William Law escreveu em um "Prospecto" antes de sua publicação do Nauvoo Expositor, que é

"um dever sagrado... defender a DESOBEDIÊNCIA ABSOLUTA às revelações políticas, e censurar e condenar brutalmente as imperfeições morais quando encontradas, seja em um governo de plebeus, de aristocratas ou em uma MONARQUIA auto-constituída. " [35]

Quando o primeiro e único volume do Expositor foi publicado 07 de junho de 1844,  Low expressou declaradamente seu desprezo da união entre a Igreja e o Estado, sobre a permitir que a igreja tivesse o temporal sobre a sua a vida. Ele declarou:
"Nós não vamos reconhecer qualquer homem como rei ou legislador para a igreja, pois Cristo é o nosso único rei e legislador" [36]

Os Laws também aprenderam, depois desta reunião de 11 de abril de 1844, que Joseph Smith não era apenas um rei ungido sobre a terra, mas que ele era:

"Um deus para esta geração."

Brigham Young também ensinou que Smith é o nosso "Revelador, Vidente, Profeta e Deus."[37]

Young delineou algumas das responsabilidades de Smith como um deus, e declarou que, se você:

Todos que passarem pelas cortes celestiais, será com o consentimento do Profeta Joseph. Se vocês passarem pelos portões da Cidade Santa, vocês o farão mediante a certificação dele de que você é digno de passar. [38]

"... nenhum homem ou mulher desta dispensação entrará no reino celestial de Deus sem o consentimento de Joseph Smith .... Cada homem e cada mulher deve ter a aprovação de Joseph Smith Junior, como um passaporte para sua entrada ... eu não posso entrar sem seu consentimento. ... Ali ele reina como um ser supremo em sua esfera, com capacidade e vocação, assim como Deus reina no paraíso". [39] 

____________________
Notas:

29 Klaus J. Hansen, Quest for Empire: The Political Kingdom of God and the Council of Fifty in Mormon History (East Lansing: Michigan State University Press, 1967), 61, 66, 200 and pages 223-228 for a comprehensive list of members from 1844-1890; for John Taylor being anointed King over the earth, see Franklin D. Richard Journal, Feb. 4, 1885, Church History Library, Salt Lake City. "Prest. Jno Taylor was anointed K[ing]. P[riest]. R[uler]. of C[ouncil]. Z[ion]. & K[ingdom];" also, Franklin D. Richards, Minutes of February 4, 1885 meeting, Church History Library.
30 Brigham Young, April 6, 1852 and February 18, 1855, in Journal of Discourses, 26 vols. (London and Liverpool: LDS Booksellers Depot, 1854-86), 1:202-203; 2:189.
31 William Clayton Journal, Jan. 1, 1845, D. Michael Quinn Papers, Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University, New Haven, Conn., emphasis added.
32 Proclamation of the Twelve Apostles of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. To all the Kings of the World; To the President of the United States of America; To the Governors of the several States, And to the Rulers and People of all Nations (Liverpool: F. D. Richards, 1845), 1, 6. A copy of this proclamation is in the Beinecke Rare Book and Manuscript Library, Yale University, New Haven, Conn., emphasis retained.
33 William Clayton Journal, March 11,  April 11, 18, 1844, D. Michael Quinn Papers.
34 William Law Nauvoo Diary, Jan. 1, 1844, in William Law: Biographical Essay, Nauvoo Diary, Correspondence, Interview, 49.
35 Joseph Smith Jr., History of the Church of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints, (7 vols., 2nd ed. rev. Salt Lake City, UT: Deseret Book, 1971), 6:443, emphasis retained.
36 "Resolutions," Nauvoo Expositor 1 (June 7, 1844): 2, emphasis retained.
37 Brigham Young, Dec. 11, 1869, Wilford Woodruff's Journal, 1833-98, typescript, ed. Scott G. Kenny, 9 vols. (Midvale, UT: Signature Books, 1983-85), 6:508.
38 Brigham Young, October 21, 1860, Journal of Discourses 8:224.
39 Brigham Young, October 9, 1859, Journal of Discourses 7:289.
40 William Law correspondence of Aug. 1844 with the Upper Mississippian, in Lyndon W. Cook, William Law: Biographical Essay, Nauvoo Diary, Correspondence, Interview, 91.

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