Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

JOSEPH SMITH 5 - ambições presunçosas

AMBIÇÕES PRESUNÇOSAS DE JOSEPH SMITH
Joseph Smith foi, sem sombra de dúvidas, um visionário. Mas mais do que isso, foi ambicioso no sentido de riquezas e de poder.

William Law (foto abaixo) foi conselheiro de Joseph Smith na primeira presidência da igreja SUD, durante os tempos de Nauvoo. Ele era um homem confiável de Joseph, mas descreve o próprio Joseph de uma forma não convencional aos SUDs:

“Um dos pontos mais fracos de Joe Smith era sua inveja dos homens. Ele não conseguia suportar ouvir outro homem falando.  Se houvesse qualquer pregação, deveria ser a dele; toda a adoração e culto deveria ser para ele. Ele preferiria destruir seu melhor amigo do que vê-lo se tornar popular aos olhos das pessoas da igreja. Sua vaidade não tinha barreiras. Ele era inescrupuloso; a vida de nenhum homem estaria à salvo se ele estivesse disposto a odiá-lo. Ele colocou as leis de Deus e dos homens em desafio.”

Uma das ambições de Smith era criar o Banco Kirtland Safety Society, em 1 de janeiro de 1837 (veja detalhes AQUI). 
 
 
O ego de Joseph e a ambição são aparentes em várias declarações daqueles que o conheciam. Por exemplo, em uma carta para New England, Charlotte Haven escreveu o seguinte relativo à Joseph e Emma:

"Irmã Emma é muito simples em sua aparência, apesar de ouvirmos que ela é muito inteligente e benevolente, tem grande influência sobre seu marido, e é geralmente amada. Ela disse muito pouco à nós, toda a sua atenção foi absorvida pelo que Joseph falava. Joseph falava incessantemente sobre si, o que ele tinha feito e podia fazer mais do que outros mortais, e comentou que ele era um gigante, fisicamente e mentalmente’. [9]

Um pouco antes de sua morte, Joseph gabou-se:

"Se eles querem um garoto sem barba para chicotear todo o mundo, eu me levantarei no topo de uma montanha e cantarei como um galo; eu sempre baterei neles... meus inimigos... pensam que quando eles silenciam meu discurso, eles me subjulgam... mas os tolos, eu os deterei e voarei sobre eles... por fim, eu aparecerei no topo. Eu tenho mais para me gabar do que qualquer outro homem.
 
"Sou o único homem que foi capaz de manter a igreja unida desde os dias de Adão. Muitas pessoas me apoiaram. Nem Paulo, João, Pedro ou Jesus jamais o fizeram. Eu me gabo que nenhum homem jamais fez um trabalho como eu fiz. Os seguidores de Jesus fugiram Dele; mas os santos dos últimos dias jamais fugirão de mim”. [10] - leia o discurso completo AQUI.

Em dezembro de 1843, a extraordinária ambição de Joseph era aparente em uma petição que ele enviou ao Congresso. Ele pediu que Nauvoo fosse um território completamente independente do território federal, com a legião de nauvoo incorporada nas forças armadas dos EUA e que ao prefeito (ele mesmo) fosse dado poder de chamar as tropas dos Estados Unidos sempre que necessário. Este pedido foi acompanhado de uma profecia:

“Eu profetizo, pelo poder do Sacerdócio a mim investido, e em nome do Senhor Jesus Cristo que, se o Congresso não ouvir nossa petição e não garantir nossa proteção, eles se despedaçarão como governantes, e Deus os condenará, e nada restará deles – nem mesmo uma gota de gordura!” [11]

Em março de 1844, Joseph enviou outra petição ao Congresso. Desta vez, ele pediu para ser indicado um oficial das forças armadas dos EUA com poder para convocar 100.000 voluntários para patrulhar e policiar as fronteiras do oeste desde o Texas até o Oregon.

Na época de sua morte, Joseph estava concorrendo para Presidente dos Estados Unidos. Em 11 de março de 1844, ele começou a organizar o “Reinado de Deus” ou “Conselho dos 50” para ser a “a mais alta corte na terra”. Nesta organização, Joseph permitiu-se “ser ordenado rei dos reinos sobre a casa de Israel para todo o sempre”. [12]

Algumas outras citações:

Dois membros do Quórum dos Doze Apóstolos,Thomas B. Marsh e Orson Hyde, desertaram à causa da Igreja em 18 de outubro. Marsh prestou juramento documentado, que foi endossado em sua maior parte por Hyde, declarando que:

“O Profeta transmite a idéia, a qual é acreditada por todo verdadeiro mórmon, de que as profecias de Smith são superiores às leis do país. Ouvi o Profeta dizer que ele ainda iria pisar seus inimigos e caminhar sobre seus cadáveres; e se não lhe deixassem em paz, ele seria um segundo Maomé para esta geração”.[14]

Algumas das pessoas que moravam em Sião chegaram a acusar Joseph Smith de “almejar poder e autoridade monárquicas” e de estar adiando de propósito
sua ida para Sião. [15]

Joseph Smith declarou, em várias ocasiões, que “podia desafiar a Terra e o inferno”[16], que era o homem mais importante que já havia vivido, incluindo Jesus Cristo [17], que era um advogado, um grande legislador; que podia abranger todo o céu, a terra e os infernos; e que ia descobrir o conhecimento que suplantaria todos os outros advogados, doutores e corpos letrados [18].

“A terra inteira será testemunha de que eu, como a rocha elevada no meio do oceano, que resistiu à poderosa investida das ondas durante séculos, sou invencível...” “Eu combato os erros da história, enfrento a violência das massas; me viro com os procedimentos ilegais da autoridade; corto o nó górdio dos poderes e resolvo os problemas matemáticos das universidades, com a verdade, com a verdade primeira: e Deus é meu homem de confiança, meu braço direito [19]

“Deus fez de Aarão o Seu porta-voz para as crianças de Israel, e Ele me fará deus para vocês como Seu substituto, e os élderes dependerão de mim; e mesmo se vocês não gostarem, vocês terão que aceitar.”[20]



"Eu sou um advogado; eu sou o maior advogado, e compreendo o paraíso, a terra e o inferno, e trago o conhecimento que deve sobrepujar os dos advogados, doutores e outros grandes seres”.[21]

“Não contratem advogados ou paguem à eles dinheiro por seus conhecimentos, pois aprendi que eles não sabem nada. Eu sei mais do que todos eles.”[22] 

“Nenhum homem pode ensiná-los mais do que eu já vos disse.”[23] 


Josiah Quincy explica que, quando visitou Joseph Smith, em 1844: 

“o profeta perguntou: ‘Este [templo] não está acima do  de Salomão, que construiu um templo com os tesouros de seu pai David e com a ajuda de Hirão [sic], o Rei de Tiro? Joseph Smith construiu seu templo sem  ninguém para ajudá-lo neste trabalho’.” [24] 



“E assim profetizou Joseph, dizendo: Eis que o Senhor abençoará este vidente [Joseph Smith]; e aqueles que procurarem destruí-lo serão confundidos, porque esta promessa que obtive do Senhor para o fruto de meus lombos será cumprida.”[25]

Joseph foi assassinado em 1844. 

Um lembrete: aqueles que confiam no braço do homem estão mal amparados:

"Afinal de contas quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer, de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento". I Co.3:5-6. 

IR PARA SUMÁRIO
____________________________
Notas: 



9 - "A Girl's Letters from Nauvoo," Overland Monthly, December 1890, p. 623
10 - History of the Church, Vol. 6, p. 408-409).
11 - Millennial Star, Vol. 22 (1860), p. 455. Note que, quando reimpresso na History of the Church, Vol. 6, p. 116, algumas palavras foram omitidas.)
12 - veja Brigham Young's diary como publicado no Millennial Star, Vols. 26-27; Zion's Harbinger and Baneemy's Organ, Vol. III (July 1853), p. 52)
14 - História da Igreja na plenitude dos tempos, p 199)
15 - História da Igreja na Plenitude dos Tempos, p 128
16 - Carta datada de 22 de julho de 1844, de Sarah Scott, na qual se descrevem as pretensões de Smith
17 - History of the Church, v6, p408
18 -  History of the Church, v6, p78
19 - History of the Church, v6, p78
20 - Joseph Fielding Smith, Teachings of the Prophet Joseph Smith, p.363 (from History of the Church, Vol. 6, pp. 319-320)
21 -  History of the Church, Vol. 5, p. 289
22 -  Ibid., p. 467
23 -  Times and Seasons, Vol. 5, p. 614
24 - Figures of the Past, as cited in Among the Mormons, p. 138)
25 - O Livro de Mórmon - 2 Néfi 3:14

9 comentários:

  1. Na época em que a igreja foi perseguida, foram criados documentos falsos para acusar e denegrir a imagem de Joseph Smith. Esses documentos que você usou são parte desses falsos recursos.

    Mas isso é verdade:

    Joseph Smith, o profeta, Profetizou que um anjo apareceu a ele e disse que "Deus tinha uma obra a ser executada por mim; e que o meu nome seria considerado bom e mal entre todas as nações, tribos e línguas, ou que entre todos os povos se falaria bem e mal de meu nome."

    Esta profecia está documentada! Está nas primeiras páginas do Livro de Mórmon, no texto "Testemunho do profeta Joseph Smith", 5º parágrafo.

    Joseph era filho de fazendeiros, era um coitado, pobre e semi-analfabeto. Não teve a oportunidade de frequentar bibliotecas.

    Esse mesmo coitado, disse isso aí: que falariam mal dele no mundo todo. Que coisa, não?

    Que audácia a dele, não?

    Um joão ninguém afirmar isso!

    E o mais importante, VOCÊ, FALANDO MAL DELE, ESTÁ AJUDANDO A CUMPRIR ESSA PROFECIA!

    Amigo, obrigado por fortalecer mais ainda meu testemunho!

    Antes de ler o Livro de Mórmon eu não sabia se era verdadeiro. Eu não sabia se Joseph Smith era um profeta de Deus. Mas uma frase de Joseph me chamou a atenção: "se alguém quer saber se falo a verdade, não digo que acreditem em minhas palavras, mas perguntem a Deus se é verdadeiro."

    Bom, eu lí o Livro de Mórmon e perguntei!

    E tive a resposta!

    Eu sei por mim mesmo que é verdadeiro, pois já tive influências e manifestações do Espírito Santo me confirmando a veracidade de todas as doutrinas SUD.

    Essa religião só me trouxe felicidade e bons amigos. Retidão e equilíbrio. Crescimento, amor e paz.

    Tenho um testemunho de Jesus Cristo, dessa obra e desse profeta que você atacou utilizando meias verdades e figuras e textos de procedência duvidosa.

    E lembre-se, meu conhecimento e testemunho dessas coisas vêm direto de Deus, através de um membro da Trindade, ou seja o Espírito Santo. Que se você desejar, conto pra você como foram essas confirmações.

    E o seu conhecimento dessas mentiras? Vêm de onde? Claro, já sei: de outras pessoas que falaram pra você ou outros sites, escritos por outras pessoas.

    Quem tem o conhecimento com a procedência mais confiável? Eu, cujo conhecimento afirmo que é de Deus, ou você, cujo conhecimento podemos ver que veio através de outras pessoas?

    Minha alma se angustia por você! Como eu queria que você buscasse saber a verdade por sí mesmo, direto de Deus, ao invés de atacar o que nem ao menos conhece por sí mesmo, mas por outras pessoas.

    Por que vocês não falam de suas próprias religiões? Por que nunca vejo vocês prestando testemunho da veracidade de suas religiões?
    Porque vocês perdem mais tempo tentando provar com a razão da palavra ao pé da letra que sua religião está certa e outras estão erradas do que tentar obter um testemunho por si só de que sua própria religião é verdadeira.

    Espero que você permita que meu comentário fique aqui, caso contrário, diante de mim e de Deus que é testemunha, você será um covarde se escondendo por trás de um computador.

    ResponderExcluir
  2. Fabrício

    Ahhhhhhhhh, tá..... todos os documentos contra a igreja são falsos e tudo o que Joseph Smith falou é verdadeiro...

    Depois desta, nem há o que discutir. Permaneça na sua ilusão e seja feliz, meu caro!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo

    O linl do seu blog já está disponível em "links interessantes", com o direcionamento para o post sobre a igreja.

    Gostaria de solicitar que você fizesse a mesma gentileza em colocar um link para meu blog. Apenas divulgando o máximo possível poderemos mostrar a verdade ao maior número de investigadores.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. "Afinal de contas quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fez crescer, de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento". I Co.3:5-6.

    Nossa que escritura linda!
    Ao invés de se gabarem por ser missionário, eles disseram que tudo que eles faziam era por Deus.
    Os mórmons deveriam para um pouquinho de ler o LdM e ler a Bíblia pra aprender um pouco mais.

    Abs.

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahahaha
    Eu não sabia, de verdade, que o """"""""""profeta"""""""""""" havia falado tanta besteira. Só que ele era falso. Mas essa parte de se gabar desta maneira, foi mesmo muito engraçada. Parabéns pelo blog, investigadora, continua ótimo. Só queria saber se os comentários que fiz anteriormente foram postados, porque fazia um tempão que não visitava o investigacoessud. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedagogia

    Sim, foram todos postados e respondidos. Eu tenho procurado uma ferramenta onde as pessoas possam encontrar seus posts, pois o número de páginas é grande...

    Assim que encontrá-la, estará disponível, com certeza.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. OI INVESTIGADORA ESSE ARTIGO FOI UM DOS MAIS INTERESSANTES QUE LÍ, POIS CONFIRMA A AMBIÇÃO QUE OS LIDERES RELIGIOSOS DESSA SEITA TEM, O ENGRAÇADO É QUE ENQUANTO OS PRESIDENTES FICAM CADA VEZ MAIS RICOS OS MEMBROS FICAM CADA VEZ MAIS POBRES, FAZEM CADA VEZ MAIS SACRIFÍCIOS. TENHO AMIGOS QUE PERDERAM MUITO NESSA SEITA, POIS ELES CONDENAVAM A ADORAÇÃO DE BENS MATERIAIS. EM CONTRAPARTIDA TEMPLOS E TEMPLOS SÃO CONSTRUÍDOS AO REDOR DO MUNDO!!!! SOU EX MORMON E NESSA NÃO CAIO MAIS!

    ResponderExcluir
  8. Investigadora , essa fonte de conteúdo a respeito de joseph smith , você conseguiu isso aonde ? ele realmente falou tais coisas como está de que nem paulo e nem jesus conseguiram juntar os povos ? o que mais me abalou foi eu ter visto um pentagrama invertido em salt lake e nem me abalava com a historia de smith , mas quero saber se isso é realmente verdade . :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe

      O discuros está no livro oficial da igreja - History of the Church - conforme o "print" que eu deixei, para que ninguém me chame de "mentirosa".

      Tudo o que eu coloco aqui tem fontes, não invento e não fabrico histórias. Veja novamente, com cuidado o texto e você perceberá que está referenciado e com a figura marcada em vermelho, mas o texto está em inglês.

      Portanto, SIM, ele falou isso mesmo. E muitas, mas muitas outras coisas....

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.