Uma das ambições de Smith criar o Banco Kirtland Safety Society, em 1 de janeiro de 1837.
Entretanto, por seu privilégio na legislatura de Ohio ter sido negado, ele criou o Kirtland Safety Society Anti-Banking Company no dia seguinte.
Diziam que o banco havia sido criado por uma revelação de Deus, e havia rumores que Joseph havia predito que, como os ramos de Araão, o banco engoliria os outros bancos e:
Diziam que o banco havia sido criado por uma revelação de Deus, e havia rumores que Joseph havia predito que, como os ramos de Araão, o banco engoliria os outros bancos e:
“crescerá e florescerá, e se espalhará dos rios até os confins da terra, e sobreviverá quando todos os outros caírem em ruínas”. [1]
O Messenger and Advocate publicou um apelo aos investidores que dizia:
"…nós convidamos os irmãos estrangeiros a nos procurar, e comprarem ações no nosso [banco] Safety Society; e nós os lembraremos também das palavras de Isaias... ‘Certamente as ilhas devem esperar por mim, e primeiramente os navios de Tarshish, trazendo vossos filhos de longe, e sua prata e seu ouro (não sua cédula do banco) com eles, em nome do Senhor o Deus’.” [2]
Joseph começou a imprimir notas que tinham ampla circulação entre os mórmons.
Cédulas impressas:
Imagens disponíveis nos sites http://www.kirtlandbanknote.com/modules/MyAnnonces/
e
http://www.rustcoin.com/mormonmoney.asp
Cédulas impressas:
Nota de 1 dólar (preço atual - $7500,00) |
Nota de 2 dólares (sem cotação) |
Nota de 3 dólares (preço atual - $8500,00) |
Nota de 5 dólares (preço atual - entre $2950,00 e $12950,00) |
Nota de 10 dólares (preço atual de $3900,00) |
Nota de 20 dólares (preço atual - entre $3900,00 - $9250,00) |
Nota de 100 dólares (sem cotação) |
Assinatura de Joseph Smith e Sidney Rigdom, em todas as notas. Note a palavra "cash" (=dinheiro) entre ambas as assinaturas. |
Imagens disponíveis nos sites http://www.kirtlandbanknote.com/modules/MyAnnonces/
e
http://www.rustcoin.com/mormonmoney.asp
De acordo com várias pessoas, o banco foi estabelecido sobre afirmações fraudulentas de um capital seguro. Elas explicaram que o cofre do banco estava cheio de caixas, cada uma marcando US$1000,00.
De acordo com C. G. Webb:
Porém, estas caixas estavam, na verdade, cheias de “areia, metais, ferro velho, pedras e combustíveis”, mas cada um tinha uma camada superior de moedas novas de 50 centavos. Qualquer um que duvidasse da estabilidade do banco podia levantar e contar as caixas.
De acordo com C. G. Webb:
"O efeito daquelas caixas parecia magia. Eles criaram uma confiança na solidez do banco e aquele belo papel-moeda saiu [foi comprado] como bolo quente. Por volta de um mês, foi o melhor dinheiro do país.” [3]
Porém, estas caixas estavam, na verdade, cheias de “areia, metais, ferro velho, pedras e combustíveis”, mas cada um tinha uma camada superior de moedas novas de 50 centavos. Qualquer um que duvidasse da estabilidade do banco podia levantar e contar as caixas.
William Parrish, secretário de Joseph Smith e caixa do banco, escreveu em 1838:
"Eu fiquei pasmo ao ouvir ele declarar que nós tínhamos US$60.000,00 em espécie em nossos cofres e US$600.000,00 sob nossa gerência, quando nós não tínhamos mais que US$6.000,00 e não gerenciávamos mais nada.
"Ainda, que nós tínhamos apenas cerca de dez mil dólares em contas a pagar quando ele, como caixa da instituição, sabia que havia um débito de pelo menos US$150.000,00”. [4]
Devemos notar que Parrish deixou a igreja logo após este fiasco e começou abertamente a descrever os métodos do banco de Joseph.
Em 27 de janeiro, menos de um mês após a abertura do banco, o Painesville Telegraph noticiou que Joseph havia “fechado o banco... dizendo que ele não pagaria um único dólar, exceto terrenos”.
Todos com contas no anti-banco de Kirtland perceberam o dilema e quiseram desesperadamente se livrar dele. Em 1 de fevereiro, as contas foram vendidas por 12 e ½ centavos de dólar. [5]
Desde o começo, o banco operava ilegalmente, e Joseph foi condenado e sentenciado pelas cortes a pagar a pena padrão de US$1.000,00, assim como os custos da corte. [6] Ainda, precisou fugir de Kirtland com Sidney Rigdon, durante à noite, para evitar sua prisão (veja AQUI).
Todos com contas no anti-banco de Kirtland perceberam o dilema e quiseram desesperadamente se livrar dele. Em 1 de fevereiro, as contas foram vendidas por 12 e ½ centavos de dólar. [5]
Desde o começo, o banco operava ilegalmente, e Joseph foi condenado e sentenciado pelas cortes a pagar a pena padrão de US$1.000,00, assim como os custos da corte. [6] Ainda, precisou fugir de Kirtland com Sidney Rigdon, durante à noite, para evitar sua prisão (veja AQUI).
Não é necessário dizer que a dissolução do banco e os efeitos catastróficos sobre aqueles que acreditavam na palavra de Joseph Smith resultaram em uma desiluzão coletiva com o profeta. Sob acusações de fraude, Joseph ameaçou excomungar qualquer SUD que processasse um irmão da igreja.
De acordo com Heber Kimball, durante esse período:
“não havia vinte pessoas sobre a terra que declarassem que Joseph Smith fosse o profeta de Deus” [7]
Para sermos justos, muitos outros bancos faliram durante o “panico de 1837” e alguns (poucos) SUDs decidiram que a especulação de Joseph mais parecia uma imprudência do que um grande golpe.
“Era maravilhoso ver a tenacidade que eles mantiveram no profeta, quando eles sabiam terem sido roubados, abusados e insultados”. [8]
Esse fiasco levou à excomunhão de Joseph Smith por parte da comunidade mórmon que foi lesada, e um abandono em massa de grande número de membros da igreja [9].
Entretando, devido às afirmações desonestas que foram feitas em relação ao capital do banco, as promessas proféticas de prosperidade do investimento e o fato de Joseph ter autorizado e perpetuado a operação ilegal do banco por si mesmo, o caráter e a habilidade de Joseph em agir sob a inspiração de Deus são altamente questionáveis._____________________
Observações:
Em um site de relacionamento, li a seguinte crítica sobre este post e/ ou Acusações Criminais Contra Joseph Smith
KSS=>Mentiras e distorções dos anti-mórmons na WEB
"Quando a legislatura de Ohio negou a petição de Smith para um ato de incorporação, ele não permitiu que isto o impedisse de organizar seu próprio banco e imprimir dinheiro. Ele simplesmente ignorou as leis de Ohio e seguiu em frente com o seu banco...."
1) Legislatura de Ohio negou a petição mas mesmo assim o banco foi constituído
Esta não é a ordem correta dos eventos. A sociedade foi criada por fiar-se no conselho legal de vários advogado não-mórmons que vislubravam um parecer favorável para que a mesma existisse. Houve vários pedidos para que a sociedade fosse oficialmente reconhecida desde a sua criação em 1836. Em uma decisão posterior (depois da sociedade estar constituída) tal pedido foi indeferido. Se fosse em um período de maior estabilidade financeira, os advogados da sociedade poderiam ainda recorrer da decisão ou então adequar sua sociedade para cumprisse todos os requisitos legais exigidos. Lembrando que esta era uma época de pouca regulação e normatização do insipiente mercado financeiro que estava nascendo, não dá para comparar com a atual legislação do setor.
http://en.fairmormon.org/Kirtland_Safety_Society#Illegal.3F
2) Organizar seu próprio Banco:
Em 1o lugar, não seria um banco, seria algo mais parecido hoje com uma Cooperativa de Crédito do que como Banco. Segundo, não era seu banco, apesar de ser acionista da cooperativa, ele não era acionista majoritário; e, inclusive se retiraria da sociedade quando esta começou a ofecer empréstimos para especuladores de terras.
3) Imprimir dinheiro
O anti-mórmon deve ser tão ignorante que não sabe a diferença entre uma nota promissória (um título privado emitido pela sociedade de Kirtland) e uma cédula de dinheiro (uma espécie de título público emitido pelo Banco Central de um país).
Respostas:
1 - Apesar dos detalhes serem omitidos (pois aqui, trata-se de uma tradução), o fato é o mesmo:
A legislatura de Ohio negou a petição de Smith para abrir um banco!
2 - O uso do nome Banco, de acordo com o texto original, foi mantido. Sendo uma cooperativa ou um banco, o fato é que Joseph Smith não tinha permissão para fazê-lo! E mesmo assim, desobedeceu a legislação!
Em nenhum local é mencionado que Smith abandonou a Cooperativa. Ao contrário, teve que fugir de Kirtland, pois sua vida corria risco - os próprios membros da igreja queriam matá-lo.
Nessa época, ele foi EXCOMUNGADO da igreja que ele próprio formou, mas continuou com alguns seguidores, como se nada houvesse acontecido.
(It eventually led to the "excommunication" of Joseph Smith by a renegade part of the Mormon community and the mass defection of large numbers of members. http://hearkenoyepeople.blogspot.com/2010/06/errata.html e http://bookstore.fairlds.org/product.php?id_product=1049)
3 - Novamente, sendo fiel ao texto traduzido, o termo "impressão de dinheiro" foi mantido. De qualquer forma, sendo dinheiro ou nota promissória, era sem valor algum, e de fato, foi isso que fez com que o banco quebrasse.
E... qual o acréscimo histórico ao chamar a tradutora de anti-mórmon e ignorante?
_______________Notas:
1 - De acordo com Warren Parrish, que sucedeu Joseph como caixa do banco, emu ma carta datada de 6 de março de 1838 em Zion's Watchman. Esta carta foi reconhecida judicialmente como sendo de fato de Luke Johnson e John F. Boynton (apóstolos) e Sylvester Smith e Leonard Rich (quórum dos setenta).
2 - A expressão entre parentheses é parte do texto original, reimpresso em History of the Church, Vol. 2, p. 473)
3 - Entrevista por W. Wyl. Veja Mormon Portraits, p. 36; também Oliver Olney: Absurdities of Mormonism Portrayed, p. 4; the letter of Cyrus Smalling in E. G. Lee, The Mormons, or Knavery Exposed, p. 14; e Fawn Brodie, No Man Knows My History, pp. 194-8).
4 - Carta para Zion's Watchman, publicada em 24 de março de 1838. Cyrus Smalling também escreveu que Joseph havia coletado apenas US$6.000,00 em espécie. Veja E. G. Lee, The Mormons, or Knavery Exposed, p. 14)
5 - De acordo com Cyrus Smalling. Veja E. G. Lee, The Mormons, or Knavery Exposed, p. 14. Também William Harris: Mormonism Portrayed (Warsaw, Illinois, 1841), p. 30).
6 - veja Chardon, Ohio, courthouse, Vol. U, p. 362).
7 - Sermão feito em 28 de setembro de 1856. Journal of Discourses, Vol. 4, p. 105)
8 - Pioneer and Personal Reminiscences, p. 45)
9 - Mark Lyman Staker. Hearken, O Ye People: the Historical Setting of Joseph Smith's Ohio Revelations. Salt Lake City, Utah:Greg Kofford Books, 2009. 725 pages. http://bookstore.fairlds.org/product.php?id_product=1049
Gostaria de informações se estes fatos aparecem em livros de história, e se existe onde posso encontrar?
ResponderExcluirMeu email: abraosilva@gmail.com
Indesistível.Com
ResponderExcluirAs referências estão no final do texto. Mas creio que você poderá encontrar mais informações se digitar o nome do banco e de joseph Smith no google.
Abs