Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

TEMPLO SUD - batismo pelos mortos


PRÉVIO                                                                                                             POSTERIOR
BATISMO PELOS MORTOS

A Igreja Mórmon acredita que os espíritos das pessoas falecidas, que não ouviram o evangelho mórmon, não podem entrar no Reino Celestial. Para dar esta oportunidade aos mortos, um homem vivo é batizado em seu lugar, por procuração. 

Esta cerimônia pode ser realizada apenas dentro dos templos mórmons, e apenas por mórmons que sejam dignos e paguem o dízimo integral mensalmente (veja mais detalhes AQUI).

COMO É FEITO O BATISMO PELOS MORTOS



Talvez a característica mais marcante dentro de um templo Mórmon é a pia batismal, suficientemente grande para acomodar várias pessoas de pé na água até a cintura.


A pia repousa sobre as costas de doze bois esculpidos em tamanho natural, e em uma sala especial. É ali que o batismo pelos mortos são realizados.

Os representantes dos falecidos são geralmente adolescentes mórmons, que viajaram de suas casas em grupo (caravana) para o templo. 

Vestidos de branco, (um macacão, fornecido pelo próprio templo), eles esperam em fila para entrarem nas águas da pia batismal, um a um. 

 

Nesse processo, são submergidos por um portador do sacerdócio, responsável pelo batismo, que realiza antes uma breve oração batismal: 




"Irmão/Irmã .........

"Tendo sido comissionado por Jesus Cristo, eu te batizo em lugar e a favor de ....., falecido(a). Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.''
O nome da pessoa morta é lido a partir de uma lista um pouco antes da imersão. Um mórmon pode ser batizado rapidamente e sucessivamente no lugar de dez ou quinze pessoas falecidas.

Após o batismo, dois outros portadores do sacerdócio confirmam os recém-batizados falecidos como membros da Igreja Mórmon e conferem-lhes o 'dom do Espírito Santo'.

Esse processo é semelhante ao mesmo realizado aos recém-batizados na igreja, onde élderes colocam as mãos sobre a cabeça de cada representante. Essas duas ordenanças são coordenadas por oficiantes do templo.

As diferenças consistem na oração (em lugar e a favor de ....., falecido(a).), e no número de ordenanças recebidas por pessoa. Por exemplo, se o membro se batizou por 15 falecidos, ele receberá, por estes 15 falecidos, a confirmação do Espírito Santo.

A confirmação é realizada com 3 homens impondo suas mãos na cabeça do irmão/irmã, e a oração é realizada por um deles. Ela é a seguinte:


"Irmão/irmã....
Tendo sido comissionado por Jesus Cristo, nós colocamos nossas mãos sobre tua cabeça para, em nome de ......, falecido, confirmar-te um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e assim dizemos: receba o Espírito Santo. Amém."


Centenas de tais batismos e confirmações podem ser realizados em poucas horas. É uma forma eficiente e a operação funciona como linha de produção.



Após todas as confirmações, os irmãos são chamados para receberem, em nome dos falecidos, o Sacerdócio de Melquisedeque.


A seguir, encontra-se a oração:


"Irmão ....(nome do vivo)
Tendo autoridade, eu coloco minhas mãos sobre tua cabeça para conferir-lhe o Sacerdócio de Melquisedeque, para ordernar-te Élder na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em nome de ...., que está morto, e selo sobre ti toda bênção pertencente ao chamado do Sacerdócio de Melquisedeque. Em nome de Jesus Cristo, Amém"



Origem da doutrina de batismo pelos mortos

Esta idéia particular de uma pessoa viva ser imersa em lugar de outra já falecida se encontra na história de Joseph Smith.
 
"Crisóstomo afirmava que os Marcionitas (discípulos de Marcião) praticavam o batismo pelos mortos:

"depois que um catecúmeno morria, eles colocavam um homem vivo debaixo da cama do morto e indo até este, indagavam-lhe se desejava ser batizado. Como ele não podia responder, o outro respondia em seu lugar, e então eles batizavam o vivo em lugar do morto". 

A Igreja, sem dúvida, naquele tempo era degenerada e a forma particular devia ser incorreta, mas isto está muito claro nas Escrituras, tanto que Paulo, falando da doutrina, diz: 

"Doutra maneira, que farão os que se batizam por causa dos mortos?" (1 Coríntios 15:29). (History of the Church, 4:599).

Os eruditos da Bíblia estão divididos quanto à significação deste verso. Os Mórmons, é claro, crêem que se aplica ao serviço do templo, onde uma pessoa viva é batizada em favor da outra já falecida. Porém, mesmo que este verso se aplicasse a uma pessoa viva sendo batizada por outra qualquer, como os mormons garantem, isso não prova que os fiéis cristãos o praticassem. 

Paulo não diz que "nós" somos batizados pelos mortos, mas que "eles" são batizados pelos mortos. O uso do vocábulo "eles", em vez do vocábulo "nós", poderia fazer uma enorme diferença no significado desta declaração. 

Se alguém perguntasse: 
"Por que eles oram pelos mortos, se os mortos de modo nenhum ressuscitam?" 

isso não significaria que eles endossam a doutrina católica da oração pelos mortos. Se, contudo, uma pessoa faz a declaração:
"Então por que devemos orar pelos mortos, se os mortos de modo nenhum ressuscitam?"

entenderíamos que ela crê na oração pelos mortos.
(ver Jerald and Sandra Tanner, The Changing World of Mormonism, p. 153).

Charles R. Hield e Russell F. Rolston apresentam uma excelente discussão sobre este verso, reforçando o ponto levantado pelos Tanner:

"Uma cuidadosa leitura desta carta mostra que o apóstolo Paulo escreve aos santos de Corinto, usando pronomes "eu", "nós", "vós" e "tu" ao referir-se a eles e a si mesmo nesta mensagem. Mas quando ele menciona o batismo pelos mortos, ele muda para o pronome "eles"- "O que eles farão?" - "Por que então se batizam pelos mortos". 

"No verso seguinte ele volta ao uso dos pronomes "nós" e "vós". Então, ele parece se dissociar e aos santos justificados dos métodos usados por aqueles grupos, que, nesse tempo, estavam praticando o batismo pelos mortos.

"O apóstolo Paulo não induzia os crentes a praticar tal princípio, nem sequer aconselhava isso. Ele simplesmente usou o caso como ilustração. 

"Paulo não adorou 'o deus desconhecido' dos pagãos por ter encontrado um altar a ele dedicado (Atos 17:23)... Não há menção alguma de batismo pelos mortos na Bíblia, antes de Paulo, e nenhuma depois dele. Paulo, bem como os demais apóstolos, em vez de endossar o batismo pelos mortos e depois o praticar, pareceu ter exercido uma influência contrária sobre esta ordenança, uma vez que ela era realizada somente entre os hereges.

"A Bíblia não contém uma doutrina específica autorizando esta ordenança. Cristo não a menciona, nem qualquer um dos apóstolos, exceto Paulo, o qual fez apenas uma referência indireta à mesma." (Batismo Pelos Mortos, Independence Mo, Herald Publisher House, 1951, ps. 23-24).

O fato de Cristo jamais ter mencionado o batismo pelos mortos é uma forte evidência de que esta doutrina estava ausente na Igreja Cristã Primitiva. 


Uma outra explicação razoável para este versículo (existem várias) é a de que Paulo não ratifica tal prática; pelo contrário, usa o exemplo de uma prática sem fundamento bíblico praticada pelos seus oponentes em Corinto para mostrar a sua incoerência. O verdadeiro sentido da morte é explicado por Paulo logo a seguir no versículo 31. 

A incoerência dos oponentes de Paulo está no fato de negarem a ressurreição e, no entanto, aceitarem o batismo pelos mortos. Tal batismo era praticado pelas seitas heréticas dos marcionitas e montanistas. Em 393 a.C. o concílio de Hipona proscreveu tal prática.

Em 1857, o presidente Woodruff informou que ele tinha feito batismo pelos mortos por procuração mais de cem vezes a favor de homens eminentes como João Wesley, Colombo, etc. Ainda, apenas no decorrer do ano de 1962, a Igreja registrou 2.566.476 batismos pelos mortos (Whalen
, O Caos das Seitas)

Orson Pratt admite que a Bíblia não contém qualquer informação quanto ao fato do batismo pelos mortos ser realizado. Sua desculpa para a Bíblia não conter esta informação é que ela provavelmente se extraviou ou foi retirada da Bíblia. Ele afirma:

"A doutrina do batismo pelos mortos deve ter sido bem entendida por eles... Se não, quando, ou de que modo, a doutrina foi comunicada à eles? Ela podia ter sido previamente escrita para eles. Ela deve ter sido tão importante quanto o batismo pelos vivos. 

A Palavra, escrita ou não, de Deus com a qual a Cristandade está familiarizada, nos informa algo sobre como esta cerimônia é efetuada? Ela informa quem deve oficiá-la? Quem é o candidato em lugar do morto? Que classe de mortos deve ser beneficiada?

"A Escritura e a Tradição nos informam em que esta doutrina particular do batismo pelos mortos afetará a sua ressurreição? Elas informam se o batismo pelos mortos pode ser administrado em todos os lugares, ou somente numa fonte batismal, num templo consagrado para esse propósito? Todas estas importantes indagações permanecem sem resposta nas escrituras e na tradição". (Orson Pratt Works, 1891, p. 205).

Os membros da igreja SUD têm um zelo muito grande pelo serviço em favor dos mortos, crendo, como o fazem, que estão salvando os seus ancestrais. 

O Presidente John Taylor dizia: 
 
"... Somos as únicas pessoas que sabem como salvar nossos progenitores... Somos de fato os salvadores do mundo, se realmente eles são salvos." (Journal of Discourses 6:163). 


O Presidente Wilford Woodruff sentia que havia salvo John Wesley, Colombo e todos os Presidentes dos Estados Unidos, exceto três:




"... duas semanas antes de sair de St. George, os espíritos dos mortos se reuniram ao meu redor, desejando saber por que não haviam sido redimidos...Eram eles os signatários da Declaração da Independência e ficaram esperando por mim durante dois dias e duas noites.

"Eu fui direto até a fonte batismal, chamei o irmão McAllister para me batizar pelos signatários da Independência e outros 50 homens eminentes, num total de 100, inclusive John Wesley, Colombo e outros. Em seguida eu o batizei em lugar de todos os Presidentes dos Estados Unidos, exceto três, e se a causa deles for justa, alguém fará o serviço por eles" (Journal of Discourses, 19:230,  September 16, 1877).


texto baseado em Dennis A Wright
Jornal "The Evangel", edição março/abril, 1998


Leia também: O Mormonismo e o Batismo Pelos Mortos


IR PARA SUMÁRIO

59 comentários:

  1. Seu blog está simplesmente fenomenal, observo que tem disponibilizado muitos materiais, inclusive da própria Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Santos Dias, para que os visitantes possam efetuar pesquisas e/ou buscas. PARABÉNS.
    Apenas como sugestão, deixo uma idéia: Que tal colocar sua foto em seu blog?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo apoio, Evandro. E ainda há muito, mas muito material para ser traduzido e disponibilizado, mas aos poucos isso será feito.
    Quanto à sua sugestão, prefiro me manter no anonimato. Não quero reconhecimento ou nada do tipo por esse trabalho, que considero voluntário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga investigadora.
    Achei um pouco estranho sua afirmação dizendo q se afastou aos poucos (da ig. Mórmon)e que "Hoje não pertenço a nenhuma seita, credo, ou coisa semelhante"(sic).
    Gostaria de saber se vc é agnóstica ou que não acredita mais em Deus, definitivamente.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Aleph

    Nào ataco os mórmons. De forma alguma. Apenas exponho uma doutrina que contém gigantescos erros e enganos. E certamente nào é para os mórmons, mas apenas para aqueles que querem investigar a verdade.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. muitas coisas q vc cita ai ñ eh verdade
    GENTE NÃO ACREDITEM NELA MUITA COISA EH APOSTASIA
    sim algumas coisas estão certas mas lagumas vc interpretou errado e virou apostasia.
    te dou um conselho volte para ah igreja e se arrependa,por que ñ existe nada melhor do que está no envagelho de Deus.
    arrependa-se

    ResponderExcluir
  7. Cara Julimile

    Antes de ir ao blog de alguém e "gritar", use argumentos válidos e diga onde está o erro. Eu não interpretei, mas fui várias vezes fazer batismo pelos mortos. Falo com sabedoria, e não grito.

    Aliás, você também se enquadra em algumas das categorias de "comportamento mórmon" que coloquei neste blog.

    Você tem alguma coisa nova para acrescentar aqui?

    ResponderExcluir
  8. Julimile e outros mórmons

    Eu fui membro da SUD muitos anos e posso confirmar tudo oque a Investigadora disse nesse blog. Ela foi muito esclarecedora. Tudo oque está aqui é verdade, mas como ela mesma disse, este blog não é pra ofender os mórmons e sim para pessoas que buscam a verdade. Só lameto que os mórmons sejam orgulhosos demais pra admitir seu erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SINTO ME FELIZ POR NAO PRECISAR DE BRIGAR XINGAR E OFENDER VCS QUE BRINCAM COM COISAS TÃO SAGRADAS PRA QUE EXPLICAR SE VCS SIMPLISMENTE SERVEM A SATANAS POIS E ELE QUE ATACA AS COISAS DE DEUS E VCS ESTAO DO LADO DELE....AGUARDO ANCIOSAMENTE O DIA EM QUE O SENHOR IRÁ COBRAR DE CADA UM...NAO PERCAM O TEMPO DE VCS.
      SOU A PESSOA MAIS FELIZ DESSE MUNDO GRACAS AO EVANGELHO VERDADEIRO DE JESUS CRISTO ELE ME DEU TUDO ISSO... PROCUREM A FELICIDADE DE VCS AO INVÉS DE FICAR PERDENDO TEMPO COM COISAS QUE NÃO AFETARÁ NOSSA FÉ A FÉ DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS PORQUE E A NÓS QUE VCS QUEREM AFETAR...

      Excluir
    2. Aline

      Tive que rir da sua incoerência e falta de cristianismo. O que vc tem feito na igreja, mulher? O que tem aprendido lá? Acho que tem aprendido isso mesmo...

      Olha só, você escreve:

      "SINTO ME FELIZ POR NAO PRECISAR DE BRIGAR XINGAR E OFENDER"

      E logo em seguida, completa com as pérolas:

      "VCS SIMPLISMENTE SERVEM A SATANAS"
      "VCS ESTAO DO LADO DELE"
      "AGUARDO ANCIOSAMENTE O DIA EM QUE O SENHOR IRÁ COBRAR DE CADA UM" (desejando anSiosamente o mal, é??? hummm)

      Que tal aprender coerência e amor?

      Afe, cada ser acéfalo que aparece por aqui. E ódio é isso ai!! Bem exemplificado por você e seus companheiros de fé!

      Excluir
  9. E agora, Julimilie?

    Acho que vc é que nunca barticipou de um batismo vicário, não é?

    Eu já fui ao templo umas 8 ou 9 vezes para esse trabalho, durante minha adolescência!

    Hummm

    ResponderExcluir
  10. ...cara investigadora

    siinto te dizer q vc ñ tem sabedoria nenhuma,pelo só pelo fato de ja ter feito esse blog,e siim vc ataca de certa maneira os membros da igreja,e pra sua informção todo ano eu vou ao teemplo e lá siinto coisas maravilhosas e espero e oro que um dia vc siinta novamente,tenho certeza que o Pai Celestial está triiste com vc,mesmo ñ sabeendo queem vc é oro por vc e espero que volte ah igreja.
    Noelle nós ñ somos orgulhosos para admitir nossos erros,que erros? queem nunca errou que atire a primeira pedra,e ñ sei que erro é esse q vc falou,mais creio que por eu ter me batizado na igreja e estar nela até hj ñ considero isso um erro,queem cometeu o erro foi vc por ter saiido,mais ñ estou aq pra fazer vcs voltarem ah igreja,no fiinal na segunda viinda vcs irão saber,ñ haverá segunda chance pra vcs dus (investigadora e noelle) por que vcs tiveram ah oportunidade de conhecer uq eh verdadeiro,mais vc renegaram,então nos últimos dias vcs irão implorar misericórdia e ñ terão,pois Deus só terá misericórida com aquele que fiizer o ceerto.

    boa sorte pra vcs ;)

    ResponderExcluir
  11. Confusa Julimilie

    Antes de escrever, faca um rascunho ou coisa parecida. Nunca vi tanta contradicao num unico post.

    E como eu falo E PROVO, ao contrario dos raivosos que aqui entram, vou te mostrar:

    1 - "Noelle nós ñ somos orgulhosos para admitir nossos erros,que erros?"
    - hahaha, essa foi engracada.

    2 - "queem nunca errou que atire a primeira pedra,e ñ sei que erro é esse q vc falou"
    - admite o erro e depois o nega.

    3 - "mesmo ñ sabeendo queem vc é oro por vc e espero que volte ah igreja" versus "mais ñ estou aq pra fazer vcs voltarem ah igreja"
    - sem comentarios!

    Alem das suas inconsistencias (e depois a falta de sabedoria 'e minha...hummm), voce tem um dos posts mais rancorosos deste blog.

    Veja as tuas belas palavras cristas (e se envergonhe):

    - siinto te dizer q vc ñ tem sabedoria nenhuma

    - no fiinal na segunda viinda vcs irão saber,

    - ñ haverá segunda chance pra vcs dus (investigadora e noelle) por que vcs tiveram ah oportunidade de conhecer uq eh verdadeiro,mais vc renegaram,

    - então nos últimos dias vcs irão implorar misericórdia e ñ terão,

    - pois Deus só terá misericórida com aquele que fiizer o ceerto


    Hummm... veremos. Mas que tal comecar a pedir perdao a Deus por ser tao arrogante e prepotente?

    Aiai, eu me divirto com a inconsistencia mormonita!

    Boa sorte para vc!

    ResponderExcluir
  12. Julimile

    Se eu perdir à Deus misericórdia, pedirei a misericórdia de nunca mais ler posts como os teus....

    hahahahaha, como já disse... me divirto!

    ResponderExcluir
  13. ainda bem q ja sai dessa,qt rancor,e prepotencia,eh isso q a igreja cria na mente das pessoas q a seguem sem questionamento ,prepotencia de se achar o unico e salvo,isso ja eh contraditorio com os ensinamentos de jESUS,onde ele disse q os prepotentes seriam salvos?humildade????vais precisar de um GPS,pois na igreja nao se acha humildes,nao se preocupam em estudar o q os proprios lideres dizem,pois o q a investigadora posta,eh soh tirado dos registros e documentos da igreja, eh soh pesquisar......

    ResponderExcluir
  14. Mazé

    A única coisa que nos resta é orar por esses que ainda estão sob os domínios desta falsa igreja.

    Se eles soubessem como a vida é mais simples, seriam muito mais felizes1

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito esperta, muito inteligente esta investigadora. isso é o que chamamos de sabedoria do mundo, no final pra nada servirá. boa sorte garota uniciente na segunda vinda a gente se vê, ou não, pois poderemos estar em lugares distintos.

    ResponderExcluir
  16. Cícero

    Rogo a Deus que eu esteja em um lugar muito distinto do teu. Viver com pessoas arrogantes e raivosas como você seria um verdadeiro inferno.

    E seus outros posts não serão publicados. Sua agressão sem ao menos apontar os fatos "errados" são inúteis.

    E ao dizer para não voltar, é porque este blog não foi escrito para você. Foi escrito para pessoas que usam a inteligência (que você debocha),

    Use seu tempo lendo literatura bitolante e prestanto testemunho como passo principal da PNL para acreditar no inacreditável.

    Agora chega, né?

    ResponderExcluir
  17. Investigadora,

    Queria tirar uma dúvida de cunho pessoal com você, pois li 2 respostas distintas sua.

    Vc logo acima disse q foi ao templo umas 8 ou 9 vezes em sua adolescência para realizar os trabalhos de batismo vicário. Mas em outro post, não me recordo em que parte, vc disse que foi uma vez, e que depois nunca mais voltou.

    Como aconteceu realmente?? Qts vezes vc foi??

    Sei que é pessoal, mas q me soou um pouco estranho!

    ResponderExcluir
  18. Olá Igor

    Não há problema nenhum em me perguntar.

    Existem dois tipos distintos de trabalho vicário: um pode ser feito pelos jovens, que é o batismo pelos mortos. Entramos em uma parte específica do templo, e temos acesso apenas aos vestiários e à pia batismal. Nesse ritual, fui algumas vezes... umas 4 ou 5, mais ou menos.

    Outro tipo de ritual é a iniciatória e o endowment (ou investidura). Neste, apenas maiores de 18 anos ou para os que se casarão.
    NESTE ritual, fui apenas uma vez, por ter coisas muito estranhas. É onde fui tocada em várias partes do corpo com óleo (abençoada), depois vesti o garment, assisti aquele filme estranho e ficamos ensaiando apertos de mão, juramentos de morte, passagem pelo véu, etc.

    Espero ter esclarecido.

    Abs

    ResponderExcluir
  19. 'NESTE ritual, fui apenas uma vez, por ter coisas muito estranhas. É onde fui tocada em várias partes do corpo com óleo (abençoada), depois vesti o garment, assisti aquele filme estranho e ficamos ensaiando apertos de mão, juramentos de morte, passagem pelo véu, etc."
    Conheço um ex-membro que me disse que rola um satanismo aí na investidura.
    Desse jeito vocôes me assustam.
    Para fazer a Investidura a pesso precisa se casar no templo ou servir Missão.
    Você serviu Missão ou se casou com alguém?

    ResponderExcluir
  20. Júlio César

    Eu JAMAIS disse que há satanismo dentro da igreja. Por favor não faça confusão!

    E as mulheres, após a maioridade, podem fazer sua investidura, mesmo sem irem para missão ou se casarem.

    ResponderExcluir
  21. Não não.
    um ex-membro disse isso.
    Um membro me explicou que os toques e outras coisas são "senhas" para entrar no Reino Celestial.
    Você me assustou por causa disso:"juramentos de morte..."

    ResponderExcluir
  22. Júlio

    Não se preocupe. Esse juramento foi retirado logo depois que o filme "God Makers" saiu. Nesse filme vc pode ver todo o ritual de juramento de cortar garganta, barriga, etc se os segredos do templo fossem revelados.

    O impacto foi tão ruim dentro e fora da igreja que o "ritual sagrado" foi mudado!

    ResponderExcluir
  23. Isso me parece familiar ao rito de aprendiz da maçonaria que o iniciado diz'que minha língua seja arrancada, e meu pescoço arrancado e meu corpo seja jogado no mar e seja um sacrilégio diante de Deus e dos Homens."
    Eu não estou nem aí.
    Não vejo a hora de sair em Missão e fazer a minha investidura.

    ResponderExcluir
  24. Engraçado você faz um blog para dizer que a Igreja é falsa.
    Mas o que você ganha com isso?
    O que Thomas B. Marsh ganhou?
    O que Martin harris ganhou?
    O que Oliver Cowdery ganhou?
    Me diga.

    ResponderExcluir
  25. Monetariamente?

    Absolutamente nada. Nem fama, como já insinuaram, pois estou anônima.

    Mas eu e o mundo ganham muito por termos a verdade.

    Nada liberta mais o ser-humano do que a verdade! Isso para mim é suficiente.

    Abs

    ResponderExcluir
  26. E que bom que vc está consciente do que acontece.

    A opção é sua, a falta de conhecimento não!

    Abs

    ResponderExcluir
  27. Nós mormon na verdade não aceitamos ser criticados, mais...contra fatos não há argumentos, O SENHOR DEUS cita: o meu povo perece por falta de conhecimento, acho que nesse caso temos que fazer uma analise imparcial dos simbolos, realmente existe muita semelhança com a marçonaria; e todos da marçonaria que alcançou o grau 33 sabe que o senhor marçonico é lucifer. Na igreja existia uma medalha do Sacerdocio aaronico que se dava ao sacerdote, que era a cabeça de um bode e era muito estranho.
    Temos que convir que não podemos ser fundamentalistas ao ponto de aceitar tudo que nos dizem a liderança sem fazermos um estudo, a simbologia na nota de um dolar, o pentagrama simbolo maior dos Estados Unidos, todos construido pelos ILUMINATIS/MARÇONARIA, e agora observamos na igreja e nos templo, estou realizando uma pesquisa exatamente com simbolos e mensagens subliminares que estão bombardeando nossas crianças.
    Acho que devemos agradecer a pesquisadora por nos mostrar fatos que não observamos, e que agora possamos estudar mais e quando formos ao Templo vamos observar melhor onde pisamos... temos que ter a humildade de aceitar se é verdade ou não. Quando ela cita que o oficiante fala o nome da pessoa o fulano morto, não é o morto e sim falecido e isso vai mudar algo? Certamente não, o que acho mais interessante é você expor a verdade e não perder tempo com peleja de mormon X ex-mormon então ambos conhecem a doutrina acho...

    ResponderExcluir
  28. OLA INVESTIGADORA,FIQUEI UM ANO NA IGREJA E SAI.TENHO PENA DE QUEM ESTA LA.OBRIGADO PELA PESQUISA.É DE GRANDE VALIA PARA TODOS.ABRAÇOS E NÃO NOS ABANDONE.

    ResponderExcluir
  29. nã sei o que è verdade ou mentira!o que eu faço,la è um lugar òtimo!

    ResponderExcluir
  30. Ferra

    Então estude, e muito1 E você, m dia, chegará à sua própria conclusão.

    Abs

    ResponderExcluir
  31. Cara investigadora,

    Se não for incomodo, poderia revisar o que você escreveu em relação ao que é dito no momento do batismo, pois até hoje não foi isso que ouvi no momento em que estive lá.

    Fernando Freitas

    ResponderExcluir
  32. Fernando

    Seja específico. Revisar o quê?

    E todos que já estiveram lá, inclusive eu, aprenderam exatametne o que escrevi.

    Mas seja específico.

    ResponderExcluir
  33. maravilhosa envestigadora da uma lidinha em 1 corintios capitulo 15 todinho e veja atraves do ministerio do senhot jesus cristo ele mesmo aprovando o batismo vicario ele mesmo fez obra vicaria com o povo de noe meu amor eu sei que cristo vive e restaurou sua igreja parabens vc e muito inteligente o senhor esta te esperando de braços aberto
    SER SUD E SER FELIZ
    LUCIANO PATRICIO

    ResponderExcluir
  34. Luciano

    Primeiramente, não sou "seu amor".

    Segundo, você não leu o texto ou não o compreendeu?

    Não costumo fazer isso, mas preste atenção:

    "O fato de Cristo jamais ter mencionado o batismo pelos mortos é uma forte evidência de que esta doutrina estava ausente na Igreja Cristã Primitiva.

    Uma outra explicação razoável para este versículo (existem várias) é a de que Paulo não ratifica tal prática; pelo contrário, usa o exemplo de uma prática sem fundamento bíblico praticada pelos seus oponentes em Corinto para mostrar a sua incoerência. O verdadeiro sentido da morte é explicado por Paulo logo a seguir no versículo 31.

    A incoerência dos oponentes de Paulo está no fato de negarem a ressurreição e, no entanto, aceitarem o batismo pelos mortos. Tal batismo era praticado pelas seitas heréticas dos marcionitas e montanistas. Em 393 a.C. o concílio de Hipona proscreveu tal prática."

    Entendeu agora?

    ResponderExcluir
  35. Me arrependo de ter colocado meus avós no meio dessa podridão.
    Espero um dia eu possa ver os dois e pedir perdão a eles por ter feito isso com eles.
    Foram pessoas que nunca foram mórmons mas foram pessoas boas e trabalhadoras que perderam 3 filhos e mesmo assim continuaram em frente.
    Eu não podia ter feito isso com eles.

    ResponderExcluir
  36. Júlio

    Com certeza eles sabem que você fez isso por amor. E o que fazemos por amor, sem prejudicar ninguém, não deve ser motivo de arrependimento.

    De qualquer forma, nada disso é válido. Portanto, fique tranquilo.

    Abs

    ResponderExcluir
  37. Caros Senhores,
    Lendo o capítulo todo de I Coríntios 15, podemos verificar que o apóstolo Paulo só pode querer dizer que "eles' significa "os outros apóstolos" ou "os que dormem em Cristo". Mas como no versículo 29 diz "que farão o que se batizam pelos mortos", não podem ser os que morreram, então são os outros apóstolos! Outra coisa, o apóstolo Paulo fala com os incrédulos e ele não daria como exemplo uma doutrina falsa para confirmar a ressurreição, porque isto não faria sentido. Quem confirmaria uma verdade por meio de uma falsidade? Este raciocínio é ilógico. Pense um pouco se não tenho razão ...

    ResponderExcluir
  38. Jorge

    Não, nem você nem a igreja SUD tem razão.

    Leia o texto, talvez você compreenda que, de acordo com os fatos hitóricos, havia um grupo NÃO CRISTÃO que fazia batismo pelos mortos, mas não acreditava na ressurreição.

    Simples assim.

    ResponderExcluir
  39. Será que alguma vez você se perguntou alguma destas coisas?
    Qual é o propósito da minha vida?
    De onde vim?
    Por que estou aqui?
    Para onde vou?
    Caso o tenha feito, saiba que não é o único. A maioria das pessoas já se fez essas perguntas. Temos o desejo de compreender o propósito e significado mais elevados de nossa vida. Sem um propósito, a vida diária pode tornar-se enfadonha e vazia.
    Felizmente, essas perguntas têm resposta: respostas que podem dar-lhe um senso de propósito e ajudá-la a encontrar a felicicade duradoura.Eu encontrei todas essas resposta e sou imensamente Grata Ao Meu Pai Celestial que ouve mihas oraçoes e me ajuda Sempre!

    ResponderExcluir
  40. Karlla

    Gostaria muito de saber em qual direção o fato de eu ter ou não encontrado tais respostas acrescenta ao blog.

    Sinceramente...

    Se você está feliz, continue feliz, oras. Ninguém aqui está falando o contrário.

    E para a felicidade geral, não volte ao blog, ok?

    abs

    ResponderExcluir
  41. Meu orkut:

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=4968776839852362266

    ResponderExcluir
  42. O filme September Down deve estar disponível em locadoras, pois já foi exibido várias vezes na TV por assinatura. Há sites onde o filme pode ser baixado, mas creio que sem legenda.

    Sobre bênçãos Patriarcais, este é um assunto que ainda preciso abordar no blog, e o farei com certeza. E o medalhão das moças.... serei sincera, eu o possuo e nem me lembro mais o seu significado.

    Mas estes ítens estão em minha lista, ok?

    Abs

    ResponderExcluir
  43. lamento por suas blasfemias e mentiras, nunca vi tanta podridão junto.
    Mas dia virá em que nos encararemos e ouviremos juntas a voz de Cristo e vc terá que se ajoelhar na frente dele e pedir perdão por todas as coisas mentirosas que diz.
    Você diz ser tão inteligênte e não sabe de nada, a maior parte das coisas que li aqui são todas sensacionalistas e mentirosas.
    Ainda exige respeito?
    Sim te darei respeito por que fui ensinada que sou uma filha de Deus e que vc é minha irmã, mas lamento que o véu da descrença tenha lhe tapado a visão.
    Um dia desses nos encontramos para receber nossa glória perante Deus.
    E não acredito que demorará muito...

    ResponderExcluir
  44. Quick da Nestlé

    Concordo... lendo tudo sobre a igreja, é muita podridõa mesmo. Como será que as pessoas de dentro da própria igreja nào conseguem enxergar isso, não é mesmo?

    Fico impressionada!

    Ahhhh... você diz que EU, quando aponto as verdades, estas viram podridão?

    Ou que eu distorço a verdade?

    Aponte UMA única mentira, comprove que eu a distorci de forma racional e eu a corrigirei. Mas enquanto você for incapaz disso, mantenha-se calada em seu lugar.

    ResponderExcluir
  45. Paulo de Tarso morreu aproximadamente em 67.DC, Marcião só iniciou o invento de seu gnosticismo com a teoria do batismo pelos mortos a partir de 144.DC. Como poderia Paulo ter apontado como parâmetro uma ordenança que ainda não existia e que só viria a luz 77 anos depois?

    ResponderExcluir
  46. Classificados-MA

    Suas contas estariam certas CASO você acredite no que alguns dizem. Há dúvidas da existência de Paulo, pois o comportamento desse senhor, em suas cartas, é totalmente contraditório com o pregado por Jesus. Há também indícios que suas epístolas tenham sido escritas muito, mas muito mais tarde.

    Assim, afirmar com precisão qual a data de morte de um ou de outro é, no mínimo, conflitante. E a história de Marcião é uma das muitas que podem ilustrar a origem dessa prática.

    ResponderExcluir
  47. Vc postou:

    "Talvez a característica mais marcante dentro de um templo Mórmon é a pia batismal, suficientemente grande para acomodar várias pessoas de pé na água até a cintura."

    Não é verdade. Na pia batismal só entram duas pessoas: o que vai batizar (que não é oficiante, como vc mencionou)e o que vai representar um falecido. O oficiante só coordena os batismos e nem entra na pia batismal.

    A roupa branca (que na verdade é um macacão igual ao que se batiza nas capelas) é fornecido pelo templo, mas cada membro pode ter o seu.

    Os doze bois representam as doze tribos de Israel.

    Vc disse em um dos comentários:
    "Outro tipo de ritual é a iniciatória e o endowment (ou investidura). Neste, apenas maiores de 18 anos ou para os que se casarão."

    Nunca vi ninguém com 18 anos recebendo investidura.
    Só recebe a investidura quem vai para missão aos 19 anos para rapazes, as moças só vão a partir do 21 anos, e quem vai se casar. Também uma jovem com mais de 21 anos que não quer ir para missão e nem se casar poderá receber. O rapaz tem até 25 ou 26 anos para fazer missão.

    Investigadora de onde vc tira essas informações? na época de Joseph Smith, e até bem antes disso, já existiam jornais sensacionalistas que expalhavam muitas mentiras sobre tudo, igrejas, politicos, membros da alta sociedade, etc (o que aliás exite até hoje nos EUA e na europa). Eu não entendo como vc pode acreditar em coisas que vc está traduzindo, coisas que sei lá quem escreveu e ter certeza que está certa.
    Para ter audiência na TV, cinema ou jornal eles escrevem qualquer coisa, vou te dar um exemplo, uma vez eu estava vendo TV de madrugada e passou um filme de luta (não me lembro o nome do filme) mas lembro que o mocinho era muito bom na capoeira, aí um dos personagens perguntou onde ele aprendeu e ele respondeu: "aprendi capoeira nas piores favelas do Rio de Janeiro"...kkkkkk...eu quase acordei minha família de tanto que ri. Todos sabemos que parte do Brasil a capoeira é tradição, mas os gringos não querem saber de se informar direto a respeito porque o que interessa é vender.

    Não estou misturando as coisas, só dei um exemplo de que vc pode estar fazendo o mesmo (no sentido de não se informar direito), mas sem perceber já que vc não ganha nada com isso.

    Para terminar, sei que é pessoal, mas porque vc se afastou da igreja? algum motivo específico, como um comportamento de um líder que te desagradou, brigou com outro membro ou algo dessa natureza?

    Sem mágoas, ok? :)

    ResponderExcluir
  48. Martha

    Obrigada pelas correções.

    Na realidade, devo deixar claro que não coloquei que várias pessoas ENTRAM na pia batismal, mas ela é grande o suficiente para caber várias pessoas em pé, uma vez que o batismo deve ser feito por imersão. Creio que a forma que escrevi pode ter dado essa impressão mesmo, mas não foi isso que eu quis dizer. Então, obrigada.

    Quanto ao oficiante, obrigada novamente. Apenas chamei o portador do sacerdócio de oficiante por ser ele que realiza o batismo, mas você está correta. Lembro-me de caravanas para o templo, onde alguns homens da minha Ala eram os que executavam os batismos, e não eram oficiantes.

    Esse texto não foi uma tradução, apenas escrevi o que me lembrava das experiências que passei, e se você encontrar algum erro, fique à vontade para corrigir.

    Quanto à nào querer saber de me informar, você está enganada. Não quero vender nada, não tenho interesse financeiro nem de reconhecimento. Se você olhar as fontes que uso neste blog, verá que a grande maioria são citações dos profetas, de livros da igreja jamais traduzidos para o português, etc.

    Quem será que não quer se informar?

    ResponderExcluir
  49. cara investigadora vc tem familia? vc tem filhos? vc acredita em Deus vc o segue vc o ama ???
    vc é feliz???

    acho que não....

    ResponderExcluir
  50. Aline

    Continue inventando historinhas a meu respeito, achando o que quiser. Nada vai mudar a minha realidade e a realidade das informações que publico aqui.

    Você já mostrou sua capacidade de raciocínio acima, de amor, e depois vem falar o que acha que eu sou. Eu dou risada dessas coisas, viu...

    Olha eu na sua cabeça:
    Não tenho família (devo ser filha de chocadeira), não tenho filhos (uma frustrada que nunca sequer conseguiu ter relações sexuais), não acredito em nada, e sou uma infeliz e frustrada. E claro, por ser ex-mórmon, sou drogada, roubo, mato, torturo animais, não sou confiável...hahahahahaha

    Aiai.

    Só rindo mesmo!

    ResponderExcluir
  51. E voltou o cão ao seu vômito ...

    Nenhum versículo, descreve melhor a sua situação espiritual ''investigadora''.

    Pare de ser recalcada e apostata, arrume um namorado e vá ao cinema, invés de estar denegrindo uma instituição tão benéfica a sociedade ...

    Att.

    ResponderExcluir
  52. SerSudéSerFeliz

    Fica aqui mais uma mensagem de amor SUD e uma prova de como a igreja torna as pessoas MUITO piores do que seriam sem a igreja.

    Obrigada por ilustrar isso tão bem.

    ResponderExcluir
  53. Investigadora,

    Não vamos apenas destruir mas vamos também construir e contribuir com os conhecimentos que você ganhou durante suas investigações...partindo do principio da inexistência de tal batismo pelos mortos.

    Responda as seguintes perguntas:

    Para que serve o batismo?
    Quem deve ser batizado?
    Porque Jesus foi batizado?
    O batismo é essencial para salvação?

    Se os outro exeto os mormons quiserem ajudar...

    continuaremos após as respostas... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo

      Você realmente acredita que rituais físicos, hoje em dia, são essenciais para que Deus reconheça o que se passa na mente e nos corações dos homens?

      Isso não é primitivo demais?

      O batismo não serve para nada se a pessoa não tem a mínima idéia do que está fazendo. Vide o batismo que todos - ou quase todos nós - tivemos na igreja Católica.

      Garanto para você que, assim como eu, a grande maioria dos que se batizam na igreja SUD nào tem a menor noção do que ela é, das doutrinas, dos princípios, de nada. Quem deveria ser batizado? Só aqueles que fizessem, pelo menos, um ano de um curso sobre doutrinas do Evangelho, e um curso sério!

      Batismo essencial? Já expus meu ponto de vista....

      Batizar mortos? Gastar tempo e energia com os mortos, enquanto há tantos vivos carente e necessitados? Eu realmente nào consigo ver a menor coerência nisso. E se uma igreja é regida por idéias incoerentes, ela não tem validade alguma!

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.