Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 12 de dezembro de 2009

TEMPLO SUD - o garment


PRÉVIO                                                                                                             POSTERIOR
O GARMENT 

Ao falar sobre a igreja mórmon, muitos ouvem a palavra GARMENT. Aqui, examinaremos o surgimento desta peça de roupa obrigatória e peculiar, sua função e suas modificações. 

Quanto ao garment mórmon, os líderes SUD ensinaram:

“Membros da igreja que foram vestidos com o garment no templo fizeram um convênio de usá-lo ao longo das suas vidas. Isto significa que ele é usado como roupa íntima tanto de dia como de noite."

"A promessa de proteção e bênçãos, está condicionada ao mérito e fidelidade em manter os convênios. Os membros da Igreja usam o garment como um lembrete dos convênios sagrados que fizeram com o Senhor e também como uma proteção contra a tentação e o mal. Como é usado é uma expressão externa de um compromisso interior para seguir o Salvador".[1]

ORIGENS DO GARMENT (VESTIMENTO)

Em 1842, apenas dois meses após ter sido iniciado na Maçonaria, Joseph Smith introduziu o uso do garment para um seleto grupo de homens. Na quarta-feira, 4 maio, 1842, Joseph Smith iniciou nove homens em seu novo círculo chamado de "Ordem Sagrada", “Quórum", a "Sagrada Ordem do Santo Sacerdócio" ou o “Quorum do Ungido". Este ritual viria a ser conhecido mais tarde como investidura ou ‘endowment’ do templo mórmon.

Realizadas no andar superior da loja de Smith em Nauvoo, este novo ritual era uma inovação importante da simples ‘lavagem dos pés’ que Joseph Smith ensinara em Kirtland. Além da limpeza do corpo e unções, estes seletos homens do "Quórum Ungido" de Smith receberam garments.

A peça original foi desenhada apenas para os homens do sacerdócio, de acordo com o padrão das roupas íntimas de inverno (“longJohns”) de meados do século XIX (figura ao lado). 

 Originalmente era uma peça única, feita de puro algodão cru, que cobria o corpo dos tornozelos até os pulsos. Não foram usados botões no vestuário, assim para fechá-lo, haviam de quatro a cinco fitas que eram amarradas.

O garment tinha uma pequena gola que não era visível sob a camisa usada por cima dele. Na área da virilha havia uma grande aleta, que vinha da parte traseira, passando sob o corpo e fechando na frente.

As marcas cerimoniais no garment (discutidas adiante) eram originalmente recortadas na própria roupa como parte da cerimônia da lavagem e unção.  

O PROPÓSITO DO GARMENT 

O propósito original do uso dos garments era lembrar aos irmãos do sacerdócio os seus juramentos sagrados - especialmente os juramentos de sigilo sobre a doutrina do casamento plural.

Hoje, os líderes da igreja ainda descrevem os garments como "blindagem" que tem o propósito primário de lembrar aos membros os juramentos seu templo. Segundo Boyd K. Packer:

"O garment cobrindo o corpo é um lembrete visual e tátil de nossos convênios. Promove a modéstia e se torna um escudo e proteção ao usuário."

"... a roupa íntima especial, conhecida como o garment do templo, ou garment do santo sacerdócio, usado por membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que receberam seu endowment no templo. Este garment, usado dia e noite, serve a três finalidades importantes: é um lembrete dos convênios sagrados feitos com o Senhor, em Sua Santa Casa, uma cobertura protetora para o corpo, e um símbolo da modéstia de vida e de se vestir, que deve caracterizar a vida de todos os humildes seguidores de Cristo".[2]

PROTEÇÃO

Os garments  não foram inicialmente usados para proporcionar uma proteção física. No entanto, essa idéia surgiu nas circunstâncias que rodearam a morte de Joseph e Hyrum Smith na cadeia de Carthage, Illinois. Joseph, Hyrum e John Taylor não estavam vestindo seus garments. Joseph e Hyrum foram mortos e John Taylor escapou com grandes ferimentos. Porém, como Willard Richards estava usando o garment e escapou ileso do ataque, a história de proteção física se difundiu amplamente.

Para os mórmons, o garment, por vezes, funciona como um amuleto clássico que tem poder em si, e certamente, dependedo da justiça do usuário: os SUDs contam histórias de membros em incêndios, com todas as suas roupas queimadas, exceto onde o garment estava. As queimaduras ocorreriam apenas nas mãos e pés, que não estão protegidas pelo garment. No entanto, essas histórias não são endossadas por líderes da igreja.

FAZENDO O GARMENT

Há relatos conflitantes sobre a forma como o garment foram inicialmente concebidos. Segundo um relato, o garment original foi feito de musselina crua com marcações em vermelho, e desenhado por costureira de Nauvoo, Elizabeth Warren Allred, sob a orientação de Joseph Smith. Joseph relatou que a intenção era ter uma só peça de vestuário que cobrisse os braços de um homem, pernas e tronco, tendo "menor número possível de costuras". [3]

Outra história que circulava entre os oficiantes do templo no final do século 19, dizia:

"Quando Joseph Smith recebeu o endowment e a revelação do Senhor a ser dado ao seu povo por autoridade, ele também recebeu instruções de como fazer o garment. Ninguém nunca tinha visto algo assim, e as irmãs o fizeram sob sua orientação. Quando o garment foi mostrado a ele, ele disse que estava correto e da maneira que ele tinha visto, e ele o aceitou.

"O garment tinha uma gola, cordas para amarrar e mangas que vinham até o pulso, e não na mão, mas cerca de um centímetro acima, e vinha até o tornozelo. Este foi o padrão dado e foi bom que a tia Eliza Snow era a governanta e costureira na casa dele no momento em que os primeiros garments foram feitos." [4] 

OS SINAIS DO GARMENT 

No início da cerimônia do templo, algumas das marcas eram cortados no próprio tecido com uma faca pequena, como parte da cerimônia de Investidura, quando já estava no corpo do irmão, cortando assim sua carne e derramando seu sangue no garment. [13] 

Esse procedimento também  ajudava a manter as inscrições secretas daqueles que não tinham passado pelo ritual, incluindo as mulheres que costuravam as roupas.  

Estas marcas usadas até hoje são quatro (duas no peito, uma no umbigo e uma no joelho direito), de acordo com a foto abaixo: 
As 4 marcas no garment


 Elas compreendem:

Compasso
1 - Um símbolo em forma de V no peito sobre o mamilo esquerdo - O Compasso.

As evidências mostram que o compasso também foi originalmente retirado do ritual maçônico, onde o candidato Aprendiz (1 grau - Blue Lodge) é desafiado com seu peito nu no ponto do compasso.

Segundo a tradição maçônica, o candidato é originalmente ensinado que o compasso é 
"... o símbolo mais destacado da virtude, a verdadeira e única medida de uma vida e conduta massônica." [14]

O autor maçom Ralph Anderson escreve:
"Um símbolo é uma forma externa e visível que esconde uma realidade espiritual interior .... escondida por trás de todo o sistema de símbolos, há um valor espiritual e alguns ensinamentos definidos, que podem ser descoberto por aqueles cuja visão pode ser despertada". [15]

Esquadro
2 - Um símbolo em forma um L inverso no peito sobre o mamilo direito - O Esquadro.

Evidências mostram que o quadrado foi originalmente retirado do ritual maçônico, onde o candidato (2 º grau - Blue Lodge) é desafiado com seu peito nu, justamente no ponto onde fica o esquadro.

Marca do Umbigo

3 - Uma marca horizontal sobre o umbigo – a marca do umbigo


William Schnoebelen nos diz: 


"[a marca do umbigo] é o símbolo maçônico do ‘Pilar Central’ da Árvore da Vida cabalística. Assim como a direita e esquerda do corpo no ocultismo são do sexo masculino e feminino, respectivamente, assim O Pilar Central corresponde ao centro do corpo - a cabeça, o plexo solar, o umbigo e os genitais." [16]

Marca do Joelho
4 - uma marca horizontal sobre o joelho direito – a marca do joelho

É idêntica à marca do umbigo.



Os cortes no tecido foram posteriormente substituídos por bordados. É aceito na doutrina Mórmon que estas marcas do garment são símbolos sagrados [17].

Significados dos símbolos do garment no mormonismo

Um elemento proposto do simbolismo, de acordo com os líderes mórmons recentes, foi uma ligação do Esquadro e do Compasso aos símbolos da maçonaria [6], ao qual Joseph Smith Jr. tinha sido iniciado cerca de sete semanas antes da introdução destes símbolos na cerimônia de endowment [18].

De acordo com uma explicação do Presidente da igreja SUD John Taylor, em 1883:

o "Esquadro" representa "a justiça e a equidade do nosso Pai Celestial, que nós receberemos todos os bens que estão vindo para nós, ou tudo o que ganharemos, como um quadrado", e o "Compasso" representa" a Estrela do Norte."[19]

Além do Esquadro e do Compasso, Taylor descreveu os outros símbolos da seguinte forma: 

1 - a gola representa a idéia de que o jugo do Senhor "é fácil e [sua] carga é leve", ou a "Coroa do Sacerdócio"; 

2 - as duas fitas atadas para fechar o garment representam a "Santíssima Trindade" e "a aliança de casamento"; 

3 - a marca do umbigo representa "a força no umbigo e medula nos ossos", 

4 - e marca do joelho representa "que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Cristo" [19].

Uma explicação alternativa foi dada em 1936 pelo então apóstolo da igreja SUD, David O. McKay, incorporada na cerimônia de endowment da igreja mórmon do século XX. [20]

De acordo com McKay:

1 - A marca do "Compasso" representa "um caminho sem desvios que conduz à vida eterna, um lembrete constante que os desejos, apetites e paixões devem ser mantidos dentro dos limites estabelecidos pelo Senhor, e que toda a verdade pode ser circunscrita dentro de uma verdade maior"; 

2 - A marca do "Esquadro" representa "exatidão e honra" em guardar os mandamentos e convênios de Deus; 

3 - A marca do “Umbigo” representa "a necessidade de alimento constante para o corpo e para o espírito" 

4 - A marca do “joelho" representa "que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Cristo." [20]

Ao contrário de Taylor, McKay não descreve o simbolismo do colarinho ou das fitas, pois estes foram eliminados em 1922 [21]


MODELO ÚNICO MASCULINO


Como as mulheres originalmente não faziam parte da cerimônia de endowment, quando foram finalmente admitidas, receberam o mesmo garment que os homens.  

Já em 1890, as mulheres SUDs queriam ter seu próprio modelo de garment, mas sem sucesso. Assim, todas as mulheres pioneiras Mórmon usavam o garment masculino, que eram de 100% algodão. O uso do garment masculino durou até 1965, quando um modelo feminino foi desenhado e aprovado pela igreja.

Os líderes do sacerdócio da Igreja deixaram muito claro que só havia um padrão para fazer e usar os garments, e este nunca deveria ser alterado:

"Cada indivíduo deve receber o garment que necessitam. O garment deve estar limpo e branco, e o modelo aprovado não deve ser alterado ou mutilado, devem ser usados como foram feitos, até o pulso e tornozelos e ao redor do pescoço. Estes requisitos são imperativos; a admissão no Templo será recusada àqueles que assim não procederem." [5]

No entanto, na virada do século 20, mais mulheres SUD foram alterando seus garments por conforto. Em resposta, o Presidente do templo Joseph F. Smith declarou:

"O Senhor nos deu os garments pelo santo sacerdócio, e vocês sabem o que isso significa. E ainda há aqueles dentre nós que os  mutilam a fim de que possam seguir as práticas tolas, vaidosas e indecentes do mundo."

"Para seguirem a moda, essas pessoas não hesitam em mutilar o que deveria ser tido  por elas como a mais sagrada de todas as coisas no mundo, ao lado de sua própria virtude, ao lado de sua própria pureza de vida. Elas deveriam manter estas coisas que Deus lhes deu como sagradas, inalteradas e puras de acordo com o padrão que Deus lhes deu. Tenhamos a coragem moral para enfrentar as opiniões da moda e, especialmente, quando a moda nos obriga a quebrar um pacto, e assim cometermos um pecado grave". [6]

Naquele mesmo ano (1906) líderes da igreja tinham as seguintes instruções impressas e exibidas no vestiário feminino de todos os templos da igreja:

"O seguinte deve ser considerado como uma regra imperativa e estabelecida. Os garments usados por aquelas que recebem o endowment devem ser de cor branca e do modelo aprovado. Não devem ser alterados ou mutilados e devem ser usados como foram feitos, até o pulsos, tornozelos e pescoço. A recomendação para o templo será recusada àquelas que não cumprirem estes requisitos."

"O Santos devem saber que o padrão dos garments para o endowment foi revelado do céu e que as bênçãos prometidas em conexão ao seu uso não ocorrerão se qualquer alteração não autorizada for feita em sua forma ou na maneira de usá-lo." [7]

MUDANÇAS NO GARMENT

Em abril de 1923, a Primeira Presidência formou uma comissão para investigar a origem do vestuário e para recomendar "reconsiderações" em seu modelo.

A sugestão para a alteração veio aparentemente por causa das questões levantadas pelo presidente doTemplo de Salt Lake, George B. Richards, depois de uma conversa com a Irmã Maria Dougall, em Outubro de 1922. Naquela época, ele soube que Joseph Smith não havia desenhado os garments ou as roupas do templo.

De fato, um grupo de irmãs liderado por Emma Smith – incluindo Bathsheba Smith - tinha desenhado tanto os garments como as roupas do templo, e apresentado-as a Joseph Smith para aprovação.  

As golas dos garments foram colocadas porque as irmãs não conseguiam imaginar uma outra forma de terminá-lo no pescoço, e elas colocaram laços porque não tinham botões.  

A roupa usada no ritual do endowment no templo (discutido posteriormente), sobre o garment, também sofreu modificações por Smith. O chapéu original da roupa templária parecia uma coroa, mas Joseph Smith redesenhou-o para parecer mais um chapéu de padeiro. [8]

Em 14 de abril de 1923, o presidente do templo, Richards, discutiu o modelo do garment com a Primeira Presidência. Naquela época, eles consideravam algumas mudanças, como remover o colarinho, usar botões e permitir que as mulheres usassem mangas até  o cotovelo e pernas mais curtas, presumivelmente para coordenar com moda feminina, que havia mudado consideravelmente na década de 1920. Em 17 de maio de 1923, todo o conselho e a Primeira Presidência aprovaram o novo modelo. [9]

Abaixo, encontra-se uma carta da Primeira Presidência da igreja (foto ao lado): [10]

“Para os Presidentes de Estaca e dos Templos.

Prezados irmãos:

Durante algum tempo, a Primeira Presidência e o Conselho dos Doze levaram em consideração a permissão de certas modificações no garment do templo, com o seguinte resultado:

Após cuidadosa consideração e oração, foi decidido por unanimidade que as modificações a seguir podem ser permitidas, e um garment com o seguinte modelo para ser usado por aqueles membros da Igreja que desejam adotá-lo, a saber:
(1) mangas até o cotovelo.
(2) pernas logo abaixo do joelho.
(3) botões em vez de cordas.
(4) Gola eliminada.
(5) Virilha fechada.

Pode-se observar que nenhum padrão fixo do garment foi dado, e que o atual estilo de garment difere substancialmente daquele em uso no início da história da Igreja, quando o garment sem gola e com botões era frequentemente utilizado.

É sabido pela Primeira Presidência e pelo Conselho dos Doze que esta peça de garment modificada pode ser usada por aqueles que desejam adotá-la, sem violar qualquer pacto que eles fizeram na Casa do Senhor, e com a consciência tranquila, desde que eles guardem os convênios que fizeram e lembre-se que o garment é o emblema do Santo Sacerdócio designado pelo Senhor como uma cobertura para o corpo, e que deve ser cuidadosamente preservado de mutilação e de exposição desnecessária, e que estejam devidamente marcados.

Deve ficar claro que este garment modificado não substitui a veste aprovada agora em uso, que qualquer um desses modelos podem ser usados, como preferirem os membros da Igreja, não sendo consideradas ortodoxas, e aqueles que usam qualquer um não estará fora de harmonia com a ordem da Igreja.

A fim de que possa haver uniformidade no trabalho do templo, e que a expedição na administração das ordenanças da Casa do Senhor não podem parar, recomendamos que as pessoas que fazem o trabalho do templo, quer se trate de trabalho ordenança para os mortos ou o primeiro endowment dos vivos, vistam a roupa aprovada e agora em uso. Se as pessoas aparecerem no templo com o estilo modificado, sua admissão não deve ser recusada, desde que eles tenham a devida recomendação. Os bispos, ao darem a recomendação para o templo, devem chamar a atenção para esta recomendação.

Aconselhem os Bispos de sua estaca sobre essas mudanças, tendo o cuidado de não darem à este assunto publicidade desnecessária.

Esta carta não é para sair de suas mãos, nem são exemplares para serem fornecidos a qualquer outra pessoa.

Seus irmãos no Evangelho

Heber J. Grant
Charles W. Penrose
A. W. Ivins
First Presidency.”

A introdução deste novo estilo de garment, por incrível que pareça causou grande rejeição entre os membros da igreja. Como relatado no Salt Lake Tribune em junho de 1923:

"Antigamente, o garment do templo era feito de puro algodão cru. O linho cru estava tão próximo da 'elegância' quanto um devoto poderia usar. Nenhum botão era usado no garment. Laços de fita estavam em seu lugar. O garment em si era desconfortavelmente grande e largo. Mas apesar destas falhas, o garment de estilo antigo é fielmente respeitado por muitos dos mais velhos e os sinceros devotos da igreja. Estes consideram o garment como uma proteção contra doenças e lesões corporais, e acreditam que alterar a textura do tecido ou seu estilo, ou abandonar completamente o garment trará malefícios sobre eles."

"Uma mulher há muito tempo na igreja, ouvindo sobre a mudança que acabara de acontecer, foi até o escritório da igreja e proferiu fervorosa oposição:

‘Eu não modificarei meus garments, mesmo se o presidente Grant ordenar-me a fazê-lo. Meus garments agora são feitos como quando eu fui casada na casa do endowment, muito antes de o templo ser construído. O modelo foi revelado ao Profeta Joseph e o irmão Grant não tem o direito de mudá-lo’,

disse ela." [11]

PRIMEIRO MODELO PARA AS MULHERES


Em 1965, pela primeira vez, as mulheres receberam os garments modificados para elas.  

Enquanto essas mudanças realmente deram mais conforto para as mulheres, alguns membros da igreja notavam que o garment feminino ainda eram pouco atraentes e contribuiam para casamentos mórmon assexuados ou quase assexuados.

A mudança mais drástica foi o garment de duas peças, em 1979. 

Em uma carta aos líderes da Igreja datada de 15 de dezembro de 1979, a Primeira Presidência anunciou o lançamento em fevereiro de 1979 de duas peças do garment. O novo estilo foi oferecidos pelo mesmo preço. Nenhuma explicação sobre o novo garment foi dada. [12]


Abaixo, uma figura ilustrando as principais modificações dos garments:

O garment permanece o mesmo desde as últimas mudanças, em 1979, embora mais mulheres hoje estejam usando sutiãs debaixo dos garments.  

Tradicionalmente, os oficiantes do templo dizem às mulheres que elas devem usar o garment sobre a pele e os sutiãs devem ser usados sobre o garment. Embora os oficiantes do templo continuem a dar a esta instrução, não há nenhuma instrução documentada da Primeira Presidência sobre isso.

Mesmo que as mulheres continuam a sofrer desconforto (especialmente durante a menstruação) e uma maior incidência de infecções íntimas fúngicas, usar os garments como prescrito pela Igreja continua sendo uma prática fundamental e atual da mulher que passou pela cerimônia de endowment.

GARMENT MÓRMON NO EXÉRCITO

Por volta de 1999, o garment começou a ser vendido na cor verde-oliva para os militares.  

Porém, as marcas do templo ainda estavam bordados na parte externa do garment, e, portanto, visíveis para serem usados como camisetas pelas tropas. Para evitar a ridicularização pública e constrangimento, a maioria dos membros militares durante esta época usavam duas camisetas, isto é, o garment militar usado sob as camistas militares (ou civis).

Com o aumento de tropas indo para lugares quentes, como o Iraque e o Afeganistão, por volta de 2003, o General Bruce Carlson, da Força Aérea e membro do comitê de assuntos militares SUD, comunicou aos líderes da igreja que os militares estavam sofrendo excessivamente com o calor devido à questão de camiseta dupla.

Como resposta, por volta de 2005-2006, a igreja começou a produzir garments de deserto, com as marcas pintadas no interior da camisa. Estes novos garments com as marcas escondidas no seu interior aliviaram o problema de terem que usar o garment sob a camiseta.

A partir do inverno de 2007, a igreja também lançou um modelo de garment de lycra, para ser usado durante os exercícios físicos. O modelo de lycra também foi lançado em branco, apenas para mulheres. É o modelo mais próximo de uma roupa íntima feminina.  

A igreja também enviou um memorando por volta de 2005-2006 para membros militares na ativa,  oferecendo outras cores de camiseta, com as marcas pintadas no interior destas, e também para policiais. 

A igreja exige uma prova da atividade militar ou policial para vender estes garments.

IR PARA SUMÁRIO
____________________
Notas
1 - Carta da Primeira Presidência, 10 outubro de 1988
2 - Apostle Boyd K. Packer, The Holy Temple, page 79, 75
3 - Munson n.d.; see also H. Kimball Diary, 21 Dec. 1845; Reid 1973, 169.
4 - TEMPLE INSTRUCTIONS; Zina Y. Card; "Garments"
5 - President Joseph F. Smith, "Instructions Concerning Temple Ordinance Work," President of the Salt Lake Temple 1898-1911
6 - President Joseph F. Smith, "Fashion and the Violation of Covenants and Duty", Improvement Era 9, August 1906, 812-815.
7 - Messages of the First Presidency 5:110; President Joseph F. Smith; 28 June 1906.
8 - President George F. Richards Journal, October 11, 1922, April 5, 1923
9 - President George F. Richards Journal, April 14, May 17, 1923.
10 - Heber J. Grant Letter Books; pp. 436, 437; 14 June 1923
11 - The Salt Lake Tribune, "Temple Garments Greatly Modified, Church Presidency Gives Permission, Style Change Optional With Wearer"; Monday Morning, 4 June 1923
12 - Dialogue, Vol. 20, No. 4, p.56
12 - Chuck Sackett, What's Going On in There?, 1982, p. 6
13 - Albert G. Mackey, Mackey's Revised Encyclopedia of Freemasonry, Vol. 1, p. 236
14 - Anderson, A Spiritual Quest Or-- (printed in the Masonic The New Age
magazine, April 1985, p. 49)
15 - Chuck Sackett, What's Going On in There?, 1982., p. 12
16 -  Buerger (2002, p. 58
17 -  Morgan (1827, pp. 22-23
18 -  Smith was initiated into freemasonry on March 15, 1842 (Roberts 1908, pp. 4:550–52), and he introduced the temple ceremony to close associates on May 4, 1842 (Roberts 1910, p. 5:1)
19 - Buerger 2002, p. 145.
20 - Buerger (2002, p. 153).
21 - Buerger (2002, p. 138).

132 comentários:

  1. este comentario e muito malicioso sera que gostariam que vos despissem e postassem as vossas fotos na net para compra como posters ou cartazes publicitarios qual seria a vossa reaçao perante vossa familia ou filhos va tenha coragem responda
    Feliz Ano e Alegre Natal

    ResponderExcluir
  2. Prezado Observador

    A malícia está nos olhos de quem a vê!
    As fotos podem ser encontradas em grande, mas grande quantidade no google. Não precisei despir ou tirar foto de ninguém, e não mostro ninguém aqui despido. Também não estou colocando estas fotos em poster. As fotos estão dentro do contexto apropriado, e tenho certeza não é a primeira vez que o mundo as vê.

    ResponderExcluir
  3. Após o DOUTRINA SUD 11 - o garment, pula para o 13, cade o 12 ou foi erro de numeração?

    ResponderExcluir
  4. Jotaluis

    Nao foi erro, ainda estou traduzindo o texto numero 12. Mas por ser muito extenso, estou fazendo aos poucos. Creio que em breve estara disponivel.
    Um abraco

    ResponderExcluir
  5. Tenha no mínimo o senso de respeito pelas pessoas que você colocou em fotos deselegantes. Tudo bem que não aceite as doutrinas mórmons, mas respeite as pessoas, se arrempenda!!!!

    ResponderExcluir
  6. Hã????

    Maria Paula, essas pessoas FIZERAM ESSAS FOTOS! Eu não as fotografei, pode ter certeza! E não aparece o rosto delas, não sei se você percebeu...

    A mocinha com a saia levantada é apenas um retoque de programa de imagem... e mal-feito, para dar exatamente a sensação de "como seria".

    Preste mais atenção ao que você vê, use a razão antes de deixar-se dominar por emoções, que aliás geralmente guiam-nos para bem longe da razão e da verdade...

    ResponderExcluir
  7. Li seu blog...achei tão ... idiota...fico me perguntando como alguém tira seu tempo para pesquisa e falar mal de alguém. Sou membro da igreja de Jesus Cristo e não duvido da veracidade da igreja, sei que ela é verdadeira porque orei e perguntei a Deus.

    ResponderExcluir
  8. Martins

    Interessante porque tive a mesma sensação SOBRE MIM por, um dia, acreditar em tantas idiotices.

    Aliás, quais são as coisas que falo mal??? Ou que são falsas???

    Onde está um argumento seu, claro e conciso, que mostre alguma MENTIRA? Se falar mal é expor a verdade, então concordo. Falo mal.

    Mas se falar mal for apenas denegrir, com suposições e sem fatos e argumentos, então, quem fala mal é você sobre este blog.

    Interessante, não?

    ResponderExcluir
  9. sou membro da IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS , somos criticados e atacados com mentiras , por pessoas que não buscaram a verdade em um simples momento em suas vidas,,missionários em todos mundo fazem um simples convite :que orem a DEUS e perguntem se a IGREJA é verdadeira,,eu aceitei o convite tenho um testemunho que JESUS CRISTO vive, e que JOSEPH SMITH foi e e sempre será um profeta de DEUS,,,FAÇA SUA ORAÇÃO...OBRIGADO....

    ResponderExcluir
  10. Val

    O teu comentário é típico de quem é membro da igreja SUD: não se informa, nào lê e não usa a razão, deixando-se levar apenas por "sentimentos" enganosos.

    Caso tivesse lido sobre quem sou eu, o que é este blog, e as declarações oficiais de quem foi Joseph Smith, você não teria escrito uma única linha aqui.

    Portanto, quem será a desinformada?

    ResponderExcluir
  11. Caro Colela!
    Lhe Pergunto Tem medo do que exatamente?
    De Saber que estamos certos? Ou De Não aceitar que está errado?
    Se quer realmente saber sobre a Igreja De Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias, leia o Livro de mórmon, se quer mesmo saber procure diretamente da fonte,não julgue nada antes de conhecer e saber tudo sobre tal fato,Garanto que não gostaria que falassem de você e de seus familiares desta forma orrenda não é mesmo?
    Procure saber mais Sobre os " Mormons " e depois arrisque em seus indícios cafonas e Ridiculos e patéticos.

    ResponderExcluir
  12. Carla

    Como você ousa julgar assim, tão rápido, sem antes LER tudo o que está nesta página?

    E ainda vem com essas palavras doces de "cafona, ridículo e patético". Aliás, você sabe o significado de cafona???

    Ai, vocês mórmons me cansam.

    Repito pela milésima vez: JÁ FUI MÓRMON!!!!!!! POR MAIS DE 10 ANOS!!!!!!

    Vivenciei muito do que coloco aqui, e o que não vivenciei, coloco com citações, fontes e até mesmo fotos dos jornais e revistas com discursos dos TEUS PROFETAS.

    E agora, quem é ridículo e patético???

    ResponderExcluir
  13. Olá....Poderia me dar uma informação? Qual é a numeração dos garments aqui no Brasil?
    Este blog é muito útil.
    Grato pela informação.

    ResponderExcluir
  14. Prezado Investigadorjc

    Não sei como é a numeração atual, mas há quase 20 anos atrás era S (Pequeno), M (Medio), L (grande) e LL (GG).

    Abs

    ResponderExcluir
  15. E engraçado falar de uma doutrina dessa forma, principalmente quando temos tanta certeza do que ela é. Se fosse realmente uma fraude já teria acabado como muitas igrejas que fecham suas portas por esse mundo a fora, mas engraçado como que uma coisa que surgiu somente em uma determinada região a tantos anos atrás pode se espalhar tão grandemente como se espalhou a restauração do evangelho? Como explicar que de duas pessoas fosse hoje gerar essa grande nação que é a nação mormon? Estranho não acha? Será que tem tanta gente assim que se deixa enganar?

    ResponderExcluir
  16. Cara Evanice

    De acordo com suas palavras:

    "Se fosse realmente uma fraude já teria acabado"

    "Como explicar que de duas pessoas fosse hoje gerar essa grande nação que é a nação mormon? Estranho não acha? Será que tem tanta gente assim que se deixa enganar?"

    Bom, para os mórmons, TODAS as outras religiões são falsas, certo?

    Então me explique os seguintes dados de acordo com o censo de 2000 - http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2000/populacao/religiao_Censo2000.pdf

    Considere que no censo são as pessoas que se declaram pertencentes à uma religião, e não números fabricados, inchados com membros inativos:


    Assembleia de Deus - 8.418.140

    Congregação Cristã no Brasil - 2.489.113

    Universal do reino de Deus - 2.101.887

    Evangelho quadrangular - 1.318.805

    Deus é amor - 774.830

    Maranata - 277.342

    Brasil para Cristo - 175.618

    Espírita - 2.262.401

    Testemunhas de Jeová - 1.104.886

    Mórmon - 199.645

    Seu argumento é extremamente fraco, minha cara!

    ResponderExcluir
  17. É incrível como as pessoas são. Não acreditam nos fatos que são expostos, comprovando a fraude do mormonismo. Em vez de pesquisarem, atacam o autor do blog. Com todas as referências bibliográficas para análise. Parabéns pelo artigo. Aos membros da Igreja, infelizmente estão fazendo um papel muito feio em desacreditar o exposto aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível como os Homens são corrompidos por dinheiro...

      Excluir
    2. Infelizmente , quem faz às Igrejas são os homens, aí se corrompem fácil , manipulando os membros com suas doutrinas fantasiosas e mentiras ... Mormonismo, grande exemplo disso.

      Excluir
    3. Deveríamos acreditar em você mesmo, um homem muito sério que por rações financeiras decidiu investir na carreira de caçador;
      Caçador de tesouro religioso.Onde está você???
      Você é corrompível e faz parte do 1/3 você sabe disso...

      Excluir
    4. Zoccarato

      Dinheiro???

      Quem aqui está ganhando alguma coisa - digo dinheiro - além dos líderes da SUA igreja? Não me venha com a historinha que todos os cargos são voluntários, porque sabemos muito bem que a partir de líderes de missão, todos ganham e MUITO BEM!

      Sem contar com os funcionários do SEI, claro!

      E TODO MUNDO pode se corromper. Só depende do preço de cada um. Alguns se corrompem por um cargo de bispo em uma igreja, outros se corrompem apenas pela idéia de serem melhores do que outros por pertencerem a uma seita (veja só que idéia ridícula!!!!).

      Só para você pensar: qual é o seu preço?

      Aliás, este blog nào é lugar para você e outros ficarem trocando farpas. Se você acha que o Antônio Carlos, eu ou qualquer outro pertence a 1/3 dos que seguiram Satanás, está tão, mas tão mal informado e ainda precisa estudar taaaaanto... e te garanto que o dia que você cmeçar a estudar de verdade, verá como está em uma seita cheia de artimanhas, cheia de emaranhados.

      Boa sorte!

      Excluir
  18. Caro Antônio Carlos

    É sempre a mesma tática: tentar desacreditar a fonte que expõe a verdade ao invés de pesquisar e descobrir a verdade.

    Como coloquei na ADVERTÊNCIA, o delírio é uma opção mormonita.

    Obrigada pelo apoio

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Ainda lendo o material. Você possui mais informações sobre o Conselho dos 50?Abçss

    ResponderExcluir
  20. Prezado Uilson

    Já li algumas coisas, mas traduzi muito pouco sobre isso.

    O pouqinho que tenho está aqui:
    Alguns Fatos Sobre as Organizações secretas:
    os Danitas e o Conselho dos 50 - http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/igreja-sud-8-mentindo-em-nome-de-deus.html
    .
    Na época de sua morte, Joseph estava concorrendo para Presidente dos Estados Unidos. Em 11 de março de 1844, ele começou a organizar o “Reinado de Deus” ou “Conselho dos 50” para ser a “a mais alta corte na terra”. Nesta organização, Joseph permitiu-se “ser ordenado rei dos reinos sobre a casa de Israel para todo o sempre” - http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/joseph-smith-4-ambicoes-presuncosas.html
    .
    Abs

    ResponderExcluir
  21. Investigadora,

    Agradeço pelos post e as "informações" sobre a história da Igreja. Sou membro da Igreja 12 anos. Em minhas inquietações nunca tive uma dúvida que não fosse respondida. Sinceramente não vejo probrelma algum em você compartilhar seus sentimentos, impresssões e pesquisas neste blog. Se nós temos o direito de pregar o evangelho, pq vc nao pode expor o que pensa e pesquisa? Posteriormente farei maiores e melhores comentários sobre seus posts. Mestrado me toma tempo.

    Um abço e siga feliz!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada Uilson

    Também penso exatamente assim, quando dizem que devo ficar quieta.

    Apenas perceba que neste blog não estão minhas opiniòes, mas traduções de muitas citações dos líderes da igreja, que normalmente nào encontramos nas aulas e manuais.

    Boa sorte com o seu mestrado. Toma mesmo muito tempo, mas depois que terminamos, é muito bom! A sensação do prazer de fazer o que gostamos aliado ao dever cumprido não tem preço!

    Abs

    ResponderExcluir
  23. sou mormon e sei que muitas dessas coisas são verdades mas sei tambem que nen tudo é verdade minha familia ja esta na igreja a geraçoes hoje eu sou desassociado
    MAS SEI QUE ESSA É A UNICA IGREJA VERDADEIRA
    SÓ não sei o porque continul no erro

    ResponderExcluir
  24. Pedrinho

    Talvez você não esteja no erro.

    Talvez você seja mais amado por Deus do que querem deixar você perceber.

    Não posso te falar muito, mas não se deixe levar pela culpa. É o pior sentimento, principalmente quando não somos culpados!

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  25. Bom Dia! Tudo o que esta escrito aqui é um estudo seu? E você poderia me dizer de onde você arrumou a foto daquela mulher de garment? Pois ela é falsa foi montada e de forma grosseira, se você amplia-la vera e pele da modelo na parte interna das pernas. Seria presciso mais do que isso para se destruir um testemunho, seria presciso a verdade para o faze-lo!!

    ResponderExcluir
  26. Wilson

    A montagem da mocinha de garment é tão óbvia que já foi comentada anteriormente.

    Se voc6e fosse menos afoito e lesse com mais cuidado, veria isso!

    E uma foto jamais destruiria um testemunho. Este não é o objetivo. O objetivo é apenas expor os fatos!

    Mais calma, amigo, e menos pressa ao julgar!

    ResponderExcluir
  27. Quanto mais ouço a argumentação dos mórmons para defender sua igreja, mais convicto fico de que esta Igreja é falsa. Eles não refutam nada...Só atacam as pessoas.
    A técnica é essa: "Se não podem refutar o argumento, ataquem o argumentador para desqualificar seu argumento".
    Investigadora, mais uma vez, parabéns pelos seus escitos e que Deus continue a ti inspirar para que vc nunca pare de dar este importante auxílio aos pesquisadores...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  28. Exatamente Max. Mas não me abalo, pois sei que é uma "técnica de sobrevivência" deles.

    Abs

    ResponderExcluir
  29. Meu querido!!!

    Sabe de uma coisa??? Adoro o seu humor nas respostas dada aos membros...Mas sabe que mais??? Que triste vc pensar assim, e defamar algo que para nós é tão sagrado! Eu olhei todo o seu blog, mesmo vc perde tanto tempo! Por que? O que vai ganhar com isso? Isso lhe tras dinheiro, prazer??? mesmo nao entendo! Só lamento para a tua sintuação! Tens grande potencia e o inimigo esta a usar muito bem em vc!!! Porta te bem!!!

    ResponderExcluir
  30. Rayane

    Com certeza você não leu todo o meu blog! Senão saberia que:

    - sou uma mulher
    - não ganho nada - fama, dinheiro, absolutamente nada. Apenas trago a verdade
    - não dIfamo a igreja, provo através dos documentos da própria que a história de hoje contradiz a verdadeira história da igreja!
    - minha situação está bem confortável com todo o conhecimento que adquiri, e por viver fora da ilusão mórmon!

    Quantas contradições, heim?

    ResponderExcluir
  31. eu concordo com vc investigadora, asparabéns pelo blog. Sabe o que é engraçado? que cada pessoa q abandona sua religião, ex: evangélicos, eles se afastam por tentações do mundo bebidas, mulheres entre outras coisas não porque axava a igreja errada, mas todo mundo que sai da igreja mórmon sai falando que descbriu que era falsa, que viu mentiras, e não que se aafstou, assim como na maçonaria todo mundo tem um testemunho pra da.

    ResponderExcluir
  32. O Garment era usado por Sumo sacerdotes no velho Testamento.

    Exodo 28


    2 - "E farás vestes santas a Arão", teu irmão, para glória e ornamento



    39 - Também farás a túnica de linho fino e também uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador.

    40 - Também farás túnicas aos filhos de Arão e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.

    41 - E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também a seus filhos; "e os ungirás, e os consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio".

    42 - Faze-lhes também "calções de linho, para cobrirem a carne nua; serão dos lombos até às coxas".

    Então porque não se deve usar mais?
    Não venha com aquela historinha da crentiaiada que isso fazia parte da lei cerimonial.
    Por favor!

    ResponderExcluir
  33. Júlio

    Infelizmente você pulou vários versículos, e usou apenas os que te eram convenientes. Isso é chamado, na melhor das hipóteses, de má interpretação.

    Leia o versículo 1:

    "Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, PARA QUE ADMINISTREM O OFÍCIO SACERDOTAL"; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão".

    O mesmo se repete nos versículos 3, 4, 41 e 43. portanto, ao contrário da palavra extremamente ofensiva que você usou aqui, de "crentaiada", está extremamente expresso que era usado para administrar o ofício ao Senhor.

    Mais um detalhe:

    Veja a descrição do garment:

    "Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.

    E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino,

    E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.

    Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.

    E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido."

    ResponderExcluir
  34. "E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel,

    Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações;

    Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.

    E porás as duas pedras nas ombreiras do éfode, por pedras de memória para os filhos de Israel; e Arão levará os seus nomes sobre ambos os seus ombros, para memória diante do SENHOR.

    Farás também engastes de ouro,

    E duas cadeiazinhas de ouro puro; de igual medida, de obra de fieira as farás; e as cadeiazinhas de fieira porás nos engastes.

    Farás também o peitoral do juízo de obra esmerada, conforme à obra do éfode o farás; de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido o farás.

    Quadrado e duplo, será de um palmo o seu comprimento, e de um palmo a sua largura.

    E o encherás de pedras de engaste, com quatro ordens de pedras; a ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta será a primeira ordem;

    E a segunda ordem será de uma esmeralda, de uma safira, e de um diamante;

    E a terceira ordem será de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;

    E a quarta ordem será de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe; engastadas em ouro serão nos seus engastes.

    E serão aquelas pedras segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; serão esculpidas como selos, cada uma com o seu nome, para as doze tribos.

    Também farás para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra trançada de ouro puro.

    Também farás para o peitoral dois anéis de ouro, e porás os dois anéis nas extremidades do peitoral.

    Então porás as duas cadeiazinhas de fieira de ouro nos dois anéis, nas extremidades do peitoral;

    E as duas pontas das duas cadeiazinhas de fieira colocarás nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do éfode, na frente dele.

    Farás também dois anéis de ouro, e os porás nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estiver junto ao éfode por dentro.

    Farás também dois anéis de ouro, que porás nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode."

    ResponderExcluir
  35. "E ligarão o peitoral, com os seus anéis, aos anéis do éfode por cima, com um cordão de azul, para que esteja sobre o cinto de obra esmerada do éfode; e nunca se separará o peitoral do éfode.

    Assim Arão levará os nomes dos filhos de Israel no peitoral do juízo sobre o seu coração, quando entrar no santuário, para memória diante do SENHOR continuamente.

    Também porás no peitoral do juízo Urim e Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do SENHOR: assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do SENHOR continuamente.

    Também farás o manto do éfode, todo de azul.

    E a abertura da cabeça estará no meio dele; esta abertura terá uma borda de obra tecida ao redor; como abertura de cota de malha será, para que não se rompa.

    E nas suas bordas farás romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, ao redor das suas bordas; e campainhas de ouro no meio delas ao redor.

    Uma campainha de ouro, e uma romã, outra campainha de ouro, e outra romã, haverá nas bordas do manto ao redor,

    E estará sobre Arão quando ministrar, para que se ouça o seu sonido, quando entrar no santuário diante do SENHOR, e quando sair, para que não morra.

    Também farás uma lâmina de ouro puro, e nela gravarás como as gravuras de selos: SANTIDADE AO SENHOR.

    E atá-la-ás com um cordão de azul, de modo que esteja na mitra, na frente da mitra estará;

    E estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniqüidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem em todas as ofertas de suas coisas santas; e estará continuamente na sua testa, para que tenham aceitação perante o SENHOR.

    Também farás túnica de linho fino; também farás uma mitra de linho fino; mas o cinto farás de obra de bordador.

    Também farás túnicas aos filhos de Arão, e far-lhes-ás cintos; também lhes farás tiaras, para glória e ornamento.

    E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio.

    Faze-lhes também calções de linho, para cobrirem a carne nua; irão dos lombos até as coxas."

    Isso se parece, por um acaso, com um garment????????????

    Nunca!!!!

    Não há, nem de perto, semelhança quanto à forma ou função. Portanto, nada de garment aqui, meu caro!

    E seja mais educado ao dirigir-se aos outros que professam fé distinta da tua. Crentes são aqueles que creem em Cristo. Este, por acaso, nào é seu caso?

    ResponderExcluir
  36. pq será que não usamos alparcas, ou levamos alforge, ou deixamos a barba crescer como antigamente, Deus tmb é inteligente, ele quer que progredamos. Acho bobagem falar sobre mudança dos Garments, algo que é tão importante e sagrado para os verdadeiros Mórmons, Tenho certeza que isso é uma forma de ofender a Deus. Se cuida
    e rápido

    ResponderExcluir
  37. Klark

    Acho que você precisa trocar seus óculos.... Se Deus é inteligente, por que Ele exigiria que vcs continuassem a usar trapinhos mágicos com símbolos maçônicos bordados???

    E você está me ameaçando? Entre na fila.... como se isso fizesse qualquer diferença na minha vida!

    Boa sorte no que você chama de "vida" e no que eu chamo de ilusão....

    ResponderExcluir
  38. Sabe, por que não esperamos o julgamento final chegar, aí você verá que a nossa Igreja, a IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS é verdadeira. Vai ser pior pra você, tentando induzir as pessoas a não acreditarem na nossa Igreja.
    Se você era membro na Igreja por mais de 10 anos, e você saiu, isso diz que sua fé não é suficiente pra fazer você dobrar o joelho e em humilde oração perguntar se a Igreja SUD é verdadeira.
    E Joseph Smith não era Massônico.
    Sabe, o Evangelho Verdadeiro e Restaurado está sendo pregado à Milhões, e a cada dia mais e mais :D. E isso indica que nossa Religião é verdadeira. E se todas as pessoas confiassem, e amassem, e tivessem FÉ no Pai Celeste e no Seu Filho Amado, elas jamais caíram em Ignorância. Porque o Pai Celeste é benevolente com os Seus filhos que são fiéis. Ele nunca deixaria um Filho Amado seu cair em Ignorância, a não ser pelos seus próprios pecados.
    E a Nossa Vida não é ilusão, é Realidade.
    E será se a Ciência, ou respostas científicas conseguem explicar TUDO? até coisas DIVIVAS e CELESTIAIS? Será?, e eu falo que NÃO!
    " Se tudo tiver que ser conhecido, se tudo tiver que ser explicado, se tudo tiver que ser atestado, então não haverá necessidade de FÉ, na verdade, não haverá nenhuma necessidade." (Boy K, Packer).
    Olha, você deve ter deixado de fazer alguma coisa, porque pra alguém se afastar da Igreja de JESUS CRISTO, só se alguém caiu em apostasia total e perdeu a fé completamente. Será se você realmente jejuou, orou e suplicou ao Pai Celeste por uma resposta? As vezes o que falta em uma oração, ou em um jejum é a Humildade e a Fé. Porque é por meios simples e pequenos que o Senhor faz coisas grandes e maravilhosas. É por meios pequenos que os Sábios são confundidos.
    Bom, mas as suas escolhas é que levarão você à algum lugar. Suas escolhas e atitudes serão julgadas :D. E espero que tanto seus filhos e sua posteridade possa vir a conhecer a Igreja de JESUS CRISTO dos Santos dos Últimos Dias.
    Ah, o Klark não estava ameaçando você, ele quis dizer que é pra você cuidar, antes que seja tarde demais. E o Garment é algo sagrado Moça, e o Pai Celeste deseja que o usemos. Se o Pai Celeste nos diz o que fazer, por que questionar?
    E se você realmente diz que foi ao Templo e fez convênios, eu tenho certeza que faltou você fazer algo. (:

    Um Beijo :D

    ResponderExcluir
  39. Becky

    Você é muito, mas muito mal informada MESMO! Há, atualmente sites de SUDs maçons que provam que JS foi, de fato maçom, e você continua negando isso? Por favor, abra seus olhos....

    Só para você ter uma idéia te dou dois links de sites mórmons:

    http://mormonsmacons.blogspot.com/

    http://diariohistoriasud.blogspot.com/search?q=ma%C3%A7onaria&updated-max=2010-03-09T08%3A03%3A00%2B03%3A00&max-results=20

    A SUA igreja verdadeira? Eu tentando desviar alguém? Duas frases totalmente insanas. Nem vale a pena argumentar nada.

    E veja bem, eu apenas traduzo o que está escrito nos livros da igreja, nos jornais da igreja.... e dai? Esses são os escritores sábios que estão sendo confundidos por mim? Sou apenas uma pessoa que traz à luz uma verdade escondida sob o tapete de uma multinacional americana.... quem é o pequeno e quem é o grande aqui?

    Estou aqui, fazendo isso gratuitamente, num computador pequeno, num apê pequeno, enquanto a multinacional mórmon Inc. ganha milhões por dia emdízimos, bolsa de ações, campos de caça de animais, shoppings, etc. novamente, quem é o pequeno e quem é o grande aqui?

    Hummm...

    e Deus deseja que as pessoas usem aqueles trappinhos bordados??? Pra quê???? Deus deseja que as pessoas sejam boas, que tenham humildade, que ajudem os outros e que o façam sem esperar nada em troca, como serem deuses, ganharem a vida eterna.... ou que o façam por medo de perderem algo.

    O medo ou o desejo de ganharem algo é o que move muitos, e é justamente isso que Deus deseja que acabe. Só isso.

    De que adianta usar cuecas e calcinhas mágicas e sair por ai com maldições e ameaças? AMEAÇA sim!! Vocês se vem no direito de ameaçar.

    Por que não ficam em casa, lendo seu livro de mórmon e vivendo sua ilusão? Este blog não é para pessoas cmo vocês!!!!!!!

    Nunca mais voltem, por favor!

    ResponderExcluir
  40. Vou te fazer uma pergunta:
    é lógico que você sabe que era uma ordenança sagrada a circunsição.
    Hoje os homens não precisam ser circuncisados fiswicamente esim de coração.
    em relação ao garment é mais ou menos assim?

    ResponderExcluir
  41. Interesante, pois meu ponto de vista é completamente distinto do teu.

    Tanto a circuncisão como a restrição alimentar como a impureza da mulher (que não podia sequer ser tocada) durante o período menstrual) foram determinados pelas condições ambientais pelas quais os judeus viviam: escasses de água e dificuldade de higiene.

    Para um povo atrasado, se isso não fosse colocado como "sagrado" talvez eles jamais obedecesses. Por isso, a necessidade de um Ser onipotente, que tudo vê, e que proíbe certas coisas, que na realidade estão realcionadas com higiene e saúde pública.

    Por isso, não vejo circuncisão como sagrada e hoje, estudos mostram que os circuncidados tem maiores chances de ter infecções quando comparados aos não circuncidados, desde que o último grupo mantenha uma correta higiene.

    Quanto ao garment, este nunca foi citado na Bíblia e não faz o menor sentido - nem espiritual, nem físico.

    ResponderExcluir
  42. Achei fantástico sues comentários... Assim com vc eu tenho 27 anos de Igreja.. Participei de seminário instituto, várias atividades.. me afastei, voltei.. ví váias coias...

    Sempre questionie e sempre vou questionar, tmabém acredito na razão e emcoisasque devem ser explicadas, a velha metáfora ideológica de que é "revelação", não atenden minhas expectativas..

    Também tenho uma boa formação e mee intersso muito por Eng Social...

    Tenho familia e tenho muito medo de mentiras e circusntâncias que são apresentadas em todas as esferas do conhecimento humano...

    Bom achei super mais super interessante as explicações sobe os emblemas do Grament...

    Também procuro estudar a fundo sobre Maçonaria, Rosa Cruz, Espeiritismo, sobre os escritos gregos que fortemente influenciaram o Cristianismo.. e por aí vai..

    Vi os comentários acima de pessoas, talvez adormecidas, mas como vc advertiu, não entem.. não lhes interessa...

    com todo este tempo de IGrea, nunca fui ao templo e nunca fiz as investiduras, ainda não vi o por~ies, nem omprenendi tal doutrina, ainda permaneço na esfera temporal, progra de bem-estar e ajuda....

    Parabéns, me ajudou muito a entender certascoias.. até mesmo como alívio...e se algum dia eu tiver que dar maisum paço, este deverá vir pelo espiríto, não pq algum disse, que é por que foi Deus quem mandou..

    Bom vamos continuar torocando informaçoes... isso não só fortalece como edifica.. pois da a oportunidade pra pessoas procurarem, tirarem o misticissimo e usarem a razão..

    No momento me ajudou muito a entender que nao estou peparado "espiritualmente" para seguir... quem sabe um dia meu esirito possa ser confortado e um dia e faça as investiduras..

    Só pra compartilharcom tigo (não é testemunho :)), mas o fantástico da Igreja de Jesus Crisis dos SUD, é que ela abre horizontes para profundas pesqueisas... Eu tenho aprendido muito sobre o Judaísmo (história) a partir de coisas que me incomodam nas passagens biblicas... ex: Pude vê as coisas grandiosas que Herodes fez pelo povo Judeu. e pq Mateus o citou comoo responsável pelo massacre dos incentes.. talvez,não os das ciranças, mas pele massacre de sua propria familia... Asism volte a estudar sobre a Igreja,mas abr um pouco também o seu espírito, deixe que lhe sejam reveladas algumas coisas pelo epirito... Eu venho buscando isso :)

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Prezado (a) Sal

    Fico feliz por ter ajudado. Estou trabalhando na tradução de toda a cerim6onia do endowment, inclusive do filme, mas como só o vi uma única vez, e há mais de 20 anos, estou encontrado certa dificuldade.

    Mas em breve creio que a tradução estará disponível.

    Quanto a estudar, tenho estudado HISTÓRIA e não sobre a igreja (não no sentido que você sugere).

    Não foi a igreja que me abriu os horizontes, mas sim a verdade. E a história tem essa responsabilidade, de contar a verdade.

    Mas se a igreja tem esse papel para você, aproveite. Mas estude de outras fontes também, pois vários acontecimentos estão bem documentados, inclusive por Flávio josepho, um grande escritor do século I dC.

    Abs

    ResponderExcluir
  44. Gostei muito daquela parte em que você diz que não é uma peça de roupa, como o garment, que fazem um pessoa melhor aos olhos de Deus em relação às outras. De facto, é a prática da fé (sermos justos, bondosos e amar-nos uns aos outros) que realmente importa. Assim como na religião católica não basta ir à missa para sermos bem vistos os olhos de Deus, na igreja SUD não basta vestir uma peça de roupa para uma pessoa ser salva. O que Deus quer é que, para além de acreditarmos nele, ponhamos a nossa fé em prática no dia-a-dia através de gestos e atitudes de bondade e amor.

    ResponderExcluir
  45. Boa Noite!!!
    Sou SUD há mais de 10 anos, fui missionário, e tenho grande afinidade com a maçonaria... sei da relação que existe entre maçonaria e a Igreja; é um fato...
    Investigadora, sei que sua intenção é ajudar as pessoas a encontrarem a verdade, mas não é exatamente isso que está acontecendo; o que vejo é o interesse em afastar alguns inconvictos de sua crença, e você não dá nenhuma sugestão de onde encontrar um novo conforto para os espíritos dessas pessoas inconvictas que vc conseguir afastar... Você já imaginou que muitas pessoas,em especial alguns recém-conversos tiveram suas vidas mudadas: muitos deixaram vícios, fortaleceram seus laços familiares? E que isso fez bem para suas vidas? Com certeza, esse tipo de coisa poderia ser encontrada em outras igrejas, mas você imagina o dano que vai causar na confiança dessas pessoas em relação a religião?

    ResponderExcluir
  46. Em meus trabalhos sociológicos, meu principal objetivo é fornecer meios para que as pessoas tenha uma vida social equilibrada,e não o de tirar delas uma ferramenta (religião) que tem uma serventia tão eficaz. Você sabe que o principal foco da Igreja é a família; não há outro lugar onde se preze tanto a estabilidade familiar quanto na Igreja de Jesus Cristo, vc sabe disso!
    Minha irmã, sei que há outros meios de ajudar!Será que nesses anos em que vc esteve na Igreja vc nunca sentiu o Espírito do Senhor? quando vc esteve no templo vc não sentiu aquela alegria indescritível e proximidade de Deus? Minha irmã, vc sabe que um dos requisitos para ser batizado é perguntar a Deus se "Essas" coisas são verdadeiras, por que vc não deixa as pessoas viverem suas crenças?
    Ah, antes de que a irmã me chame fanático, eu não sou, eu estudo e muito, busco estudar todo um contexto histórico das coisas...
    Tenha uma boa noite, reconheço sua boa intenção, mas espero que a Luz de Cristo possa te mostrar o que realmente estás a fazer!!!

    ResponderExcluir
  47. manubiogh

    lamento por sua visão deste blog, e afirmo que está completamente errada.

    Não ganho nada por alguém se afastar da igreja, mas o mundo ganha quando as pessoas passam a conhecer a verdade.

    Se alguém souber sobre a relação igreja/maçonaria ou qualquer outra verdade, e se de posse disso ela decidir afastar-se da igreja, significa que ela teve o livre arbítrio para decidir.

    Aqueles que proclamam que esconder a verdade é o melhor para as pessoas são, por mim, considerados os totalitários, os sedentos de poder e de desejo de manipular a mente dos seus seguidores.

    O dano causado sobre a religião na vida das pessoas, quando descobrem a verdade, é grande eé fato. Eu passei por isso quando descobri tantas coisas que hoje compartilho neste blog, e me afastei totalmente de todas as religiões. Hoje não há um único homem nesta terra que interefere entre meu relacionamento com Deus.

    Há maior liberdade e felicidade do que isso?

    E novamente, se você ler no início do blog, em vermelho, está bem claro que este blog nào é para aqueles que crêem cegamente na igreja. Só para aqueles que buscam a verdade.

    Sempre defenderei a verdade acima de todas as coisas. Sempre defenderei que nada pode ser mais benéfico do que o conhecimento. E lamento os que usam de mentiras para ter poder.

    O conhecimento viria através deste blog ou de outras leituras. A informação está ai, estamos em pleno século XXI e a internet disponibiliza essas informações. Quem procura, encontra.

    Abs

    ResponderExcluir
  48. Desculpe, sem querer deletei seu comentário:

    manubiogh deixou um novo comentário sobre a sua postagem "TEMPLO SUD 06 - o garment":

    Vivemos em um momento em que, graças a clérigos que só visam vantagens pecuniárias, as pessoas não acreditam nas religiões, preferindo ter um vida, que sabemos, estar em desconformidade com o que o Senhor espera, e como isso tem sido ruinoso.
    Sou policial, e vejo muitos jovens no convívio com drogas, sendo o principal fator a falta de estrutura familiar. Você não acha que seria melhor essas pessoas estarem sendo enganadas pela doutrina mórmon, como vc afirma, ou invés de verem seus filhos destruídos?

    ResponderExcluir
  49. Não, não creio que mentiras ou enganações são melhores do que qualquer coisa!!!!!!!

    Fato: grande parte da população dos EUA é extremamente religiosa, vai todos os domingos para a igreja e, mesmo assim, é o país com a maior população carcerária do mundo!

    Igreja e estrutura familiar não estão tão ligadas assim. Vivi dentro da igreja e já vi muitas, mas muitas famílias que aparentemente são "perfeitas" mas que, saindo da igreja, tem um relacionamento totalmente disfuncional.

    Achar que usar falsas doutrinas para colocar sob o cabresto as pessoas é um dos maiores crimes que existe contra a humanidade. Isso é falsa ideologia!

    ResponderExcluir
  50. Veja só, quando você fala que a igreja preza pela família, eu te mostro um outro lado da moeda. Como disse, conheci famílias disfuncionais justamente por pertencerem à igreja.

    Como?

    Eles fazem de tudo para viverem juntos, pois tem promessa/maldição que apenas os casados no templo alcançarão o mundo celestial.

    Assim, casais que mal se suportam vivem juntos. Abusos por parte de homens ou por parte de mulheres ocorre aos montes, pois eles tem certeza que seu casamento é eterno e que seu companheiro nào os abandonará.

    Muitos, mas muitos são os casamentos que assim se sustentam. Filhos nascem e crescem nesse ambiente disfuncional e acreditam que é asism e ponto.

    Isso é pura infelicidade, meu caro.

    Abs

    ResponderExcluir
  51. Ah, minha irmã, não estou falando do que as pessoas fazem ou deixam de fazer, estou dizendo que a IGREJA presa pela família,e que seu objetivo principal é que ela seja eterna.

    ResponderExcluir
  52. manubiogh

    Mas o que importa é o resultado das doutrinas na vida das pessoas, e não a doutrina apenas na teoria.

    E eu apenas mostrei um outro lado. Publiquei sua defesa sobre a importância da família na igreja, e mostrei o outro lado. Nada mais justo.

    Abs

    ResponderExcluir
  53. boa noite.investigadora.eu hoje descobri eese site.estou precisando de ajuda.eu fui mormon de1989 e em 2003 jà nâo me considerava ser mormon.pois pelos mesmo motivo ue o seu, eu sai.comuniuei ao bispo,presd.da estaca mas nada foi feito.hoje sou casada,evangelica da igreja da assemblèia de deus(ministèrio belem.)batizada nas aguas e com o espirito santo. menbro ativo. o que faço para pedir esclusâo do meu nome dos resistros? tenho muitas difilculdades p/ resolver isso.como posso obter sua resposta? uero seu contato se possivel.parabens pelo site.heronilda anselmo.

    ResponderExcluir
  54. menezesesilva2008 (heronilda anselmo)

    Obrigada pelos elogios.

    Escrevi dois posts sobre isso, inclusive com modelos de cartas que podem ser enviadas.

    Eles provavelmente tentarão excomungá-la da igreja, pois é o que tem acontecido à todos que pedem que seus nomes sejam retirados da multinacional Mórmon. Assim, constará nos registros que vc foi expulsa por "iniquidades" e nào por sua vontade. Um golpe muito baixo.

    Caso o bispo diga isso, recuse-se e ameace chamar um advogado.

    O link com as cartas e casos:
    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/12/como-remover-seu-nome-dos-arquivos-da.html

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/01/como-remover-seu-nome-dos-arquivos-da.html

    Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Ana

    O garment não é usado em praias/piscinas (assim como biquini - só pode maiô para as mulheres e bermuda para os homens) e consultas médicas/hospitais.

    Abs

    ResponderExcluir
  57. Cara Investigadora,

    Dei uma lida em teu blog (tá certo, preciso ler melhor, mais detalhadamente :-)))...), e quero te parabenizar pela coerencia, pela racionalidade, pelo espírito enquiridor e questionador. Considero isso de questionar, de PENSAR, uma das maiores (senão a maior) ferramenta para sermos verdadeiramente livres. Não estou condenando o Mormonismo - cada um crê no que quiser, no que achar melhor, no que mais se identificar, ou no que estiver mais condicionado. Seus argumentos, a forma como os tem apresentado e o espírito com o qual os apresenta neste blog, são uma verdadeira aula de como dizer, com propriedade: "Será?"

    Sincera e fraternalmente,

    Antonio de La Maria

    ResponderExcluir
  58. Obrigada Antônio.

    Creio que você realmente entendeu o objetivo deste blog.

    Não tenho intenção de mudar a fé de ninguém! Aliás, aviso para os que estão felizes como mórmons para nem lerem o blog.

    Este blog é para alguns que estão com a mente aberta e para questionar dogmas usados pelo mormonismo.

    Só isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  59. provar q qualker igreja é falsa é muito fácil (ñ fike se achando um einsteim pq tem esse blog)quero ver vc provar q a sua é verdadeira!!!

    ResponderExcluir
  60. Renan

    Minha igreja????????

    Em que mundo vc vive????????????????????????????

    Cada um que aparece por aqui....

    ResponderExcluir
  61. Que grande perca de tempo vc tem. Sinceramente. Vai procurar uma terapia minha cara, pq isso é muita falta do que fazer.O Testemunho sobre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias deve ser adquirida por si só. Se vc não acredita... Não fique querendo que pessoas sigam a sua opnião sobre o respectivo assunto, pq afinal de contas vc teve o trabalho de fazer isto para as pessoas lerem. Eu só lamento por tudo isto, pq quando as pessoas lerem e acreditarem no que foi escrito aqui e fecharem seus olhos anais sentirão uma enorme tristeza pelo resto da eternidade. Pq inferno não é um lugar quente com um diabinho, e sim um estado de espírito.

    ResponderExcluir
  62. Marina

    Quem perDeu o tempo foi você, que leu o aviso lá em cima e continuou lendo....

    Aliás, gostei da parte de "fecharem seus olhos anais"

    huahuahuahuahua

    Siga seu caminho e nào volte, por favor!

    ResponderExcluir
  63. Gostei muito dessa materia.Mesmo membro da igreja já 10 anos eu sempre estou buscando sobre a igreja .muitas pessoas se encomodam com isso do mesmo modo que joseph pediu sabedoria a deus Deus também nos dá e a cada dia mais sei algo importante sobre tudo isso .Acho muito interessante a simbologia da comeia (industria)!!! Não posso falar muito aqui sobre tudo isso. Mas estudo sobre as religioes sou membro e me pergunto como Deus permitil que todas fossem tão convicentes e todas querem se achegar a ele existem tantas pessoas fieis e tementes e só suds são merecedores ? confuso !! su-real.

    ResponderExcluir
  64. Cara Musicista

    Certamente porque não são apenas os SUDs merecedores de todas as bênçãos, nào é mesmo?

    Ou o plano de Deus não seria perfeito, já que nem mesmo 1% de todos seus filhos nem ao menos ouviriam sobre o que os SUDs ouviram.

    Isso nào é coisa de um pai amoroso e benigno.

    Abs

    ResponderExcluir
  65. Investigadora, é uma pena... Vou tentar ser o mais racional possível, como você já pediu em outras respostas "...não se informa, nào lê e não usa a razão, deixando-se levar apenas por "sentimentos" enganosos." Esta é a primeira vez que posto um comentário aqui.
    Sei que posso te chamar de irmão. Durante muitos anos tenho visto pessoas se magoarem e se revoltarem contra a igreja. Na verdade alguns sentimentos de frustações, decepições, rancor, raiva e outros que se tem de outras pessoas só parece ser aliviado com investidas poderosas ao que eles mais parecem preservar, mesmo que você não ache que eles vivam de acordo com o que professam. Não sei se você está entendendo o que eu estou tentando falar, mas acredito que sua maior decepição não é com a doutrina mórmon e sim com alguém que em algum momento te fez muito mal e esse blogo "sem intensão de criticar ou esculachar a igreja mórmon" é apenas um escape para seus sentimentos de decepição pessoal referentes a outras pessoas.
    Também acredito que o nome investigadora é apenas uma forma de mostrar para os membros, que os não membros nos vêm assim, mas não é verdade, nem você mesmo nos vê assim, tão terríveis. Perdoa quem te fez mal e você terá mais paz na vida. Se verá livre desse sentimento de vingança e dese desejo de destruir a fé de outros. Certamente você dormirá com mais paz interior, tenho certeza. Se precisar de ajuda e achar que posso te ajudar, pode contar comigo. Grande abraço e felicidade neste novo ano de 2011.

    ResponderExcluir
  66. Michael

    AI MEU DEUS!!!!!

    Já escrevi UM MONTE DE VEZES QUE NINGUÉM NUNCA ME TRATOU OU ME FEZ MAL DENTRO DA IGREJA!!!!!!!!

    O que você acha/sente é umerro seu, que foge completamente da verdade.

    Minha decepção é com as mentiras que a igreja prega hoje, com o que ela esconde e com todas as mudanças. É tão difícil assim entender?

    leia os tópicos de MUDANCAS ou de DOUTRINAS ESTRANHAS, pelo menos.

    E não, nào tenho absolutamente nada contra os mórmons. Nunca professei isso. Fico irritada quando vem aqui para fazer baderna, mas sei que são apenas um produto da igreja.

    Eu abomino a igreja e suas falsas doutrinas, seu enriquecimento absurdo às custas do dízimo, como ela gasta esse dinheiro de maneira absurda sem quase nada de caridade (menos de 1%), como ela engana sobre a história da primeira visão, como ela muda o livro de mórmon e DeC e esconde isso discaradamente dos membros que seguem, de boa fé, o que seus líderes falam.

    Eu faço esse blog para os que ainda não entraram para a igreja. Aqueles que lá se encontram, que sejam felizes. Não quero mudar a vida de ninguém!

    Os que são SUD e começam a duvidar por estudar, se quiserem ler a mais, o material está aqui.

    Agora chega de achismos! Já declarei o porque sai da igreja, e não tenho motivos para enganar ninguém. Quem acha que a verdade nem sempre é útil é a igreja SUD, e não eu.

    Abs

    ResponderExcluir
  67. Investigadora,
    tenho lido algumas coisas que você publicou em seu blog, mostrando as "contradições e erros" do mormonismo, não tenho nenhuma intensão de ir contra você, pois, somos livres para vivermos, acreditarmos, adorarmos, onde, como, quem e quando quisermos. Esse é um direito seu, é claro.
    Mas se você se sente tão injustiçada pelas coisas que você publica, imagino que você é conhecedora de religião muito mais que muitos estudiosos, e certamente você sabe que existem muitas religiões que realizam muitas coisas ruins. Meu questionamento é porque você usa tanto tempo de sua vida para falar apenas dos mórmons?
    Outra coisa, você tem usado muitos esforços para mostrar para todas as pessoas inclusive as que são leigas e que não tem cultura ou conhecimento suficiente para encontrar respostas por si mesmo e vivem apenas baseadas em testemunhos espirituais, que toda sua vida está fundamentado em doutrinas falsas (mormonismo), mas não apresenta algo melhor para elas viverem. Vejo que você não se compromete com nenhuma religião e paraece viver muito bem, mas você imagina que todas as pessoas que você conseguir tirar da igreja viverão muito bem assim como você vive? Sei que não, acredito que muitos mesmo não sabendo muitas coisas são felizes e poderão ser tragados por infelicidades que o mundo oferece. Essa é só uma idéia, talvez você pudesse oferecer conceitos, verdades, princípios e doutrinas que pudessem ajudar as pessoas em geral a serem tão felizes quanto você, sei que você é tão feliz, mas não só porque saiu da igreja mórmon. Talvez ao invés de você perder tanto tempo mostrando o lado ruim de algo, você poderia mostrar coisas boas (não sobre os mórmons) para as pessoas e ajudá-las a serem tão felizes quanto você, independente de religião, já que você não está filiada a nenhuma. Sei que você pratica a caridade, como você já falou, mas suas palavras tem um efeito destruidor na vida de muitas pessoas e famílias. Não estou falando do que é verdade sobre os mórmons ou qualquer religião, estou falando sobre o seu propósito ao fazer isso.
    Você tem um potencial fantástico, é dotáda de dons maravilhosos e sei que você não foi comissionada para afastar passoas do mormonismo, a menos que esse seja um de seus empregos (traduzir os artigos e manter esse blog)... não sei, caso seja isso, é seu trablaho e você sabe o quanto ele vale.
    Mas sei que com suas capacidade você poderia ajudar um número maior de pessoas a serem mais felizes. Imagine que você consiga fazer com que 50 pessoas saiam da igreja por ano, grande parte vai para outra igreja, e você conhece as igrejas, e outras ficarão sem rumo, você sabe disso e sabe o final de muitos desses. Poucos serão tão felizes quanto você. Pense nisso. Mais uma vez, não estou falando no que é ou não verdade sobre o mormonismo, não estou dizendo que você está mentindo ou errada, apenas estou falando de vidas, como elas são e como elas serão.
    Grande abraço,
    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  68. Michael

    Creio que há um erro fundamental na sua discussão:

    O propósito deste blog não é afastar ninguém da igreja!!!

    Leia lá em cima, em vermelho: os que tem testemunho, NÃO LEIAM ESTE BLOG.

    Não quero tirar ninguém da vida que consideram feliz. Tenho amigos na igreja, que estão muito felizes, e eu nunca falei absolutamente nada sobre a doutrina. Com qual propósito?

    Se alguém lê este blog, ou é porque sua fé está abalada ou porque quer conhecer mais sobre o outro lado da igreja (sendo membro ou não). E como membro, continuar acreditando que esta é a melhor escolha para sua vida, ótimo!

    Mas quem sou eu para dizer o que é melhor para cada pessoa? Ao contrário, não quero fazer "outra igreja". Cada um deve buscar sua verdade, sua qualidade de vida!

    A responsabilidade de ser livre é de cada um.

    Ter alguém ditando o que é melhor é exatamente o que eu tanto condeno. É tirar totalmente a liberdade do ser humano!

    Veja bem, se eu gritar "fogo" em um prédio, não é minha obrigação providenciar água ou retirar todos os moradores do prédio!

    Portanto, só nós mesmos podemos encontrar nossa paz e nossa felicidade. E só podemos fazer isso quando estamos livres do medo, de dogmas, e prontos para tomarmos nossas decisões e aceitarmos as consequências.

    Você compreende isso? Escapar da liberdade não é, de forma alguma, felicidade. Mas aqueles que assim escolhem, que assim seja!

    E não, não recebo um único centavo para traduzir estes textos. E se escrevo especificamente sobre a igreja SUD, é porque pertenci à ela por muitos anos, e a conheço por dentro, não apenas pelas coisas publicadas na mídia.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Abs

    ResponderExcluir
  69. Eu quero te entender,
    Você disse que:"Cada um deve buscar sua verdade, sua qualidade de vida!" isso quer dizer que o que é bom pra mim ou o que é verdade pra mim pode não ser pra você, já que devo buscar a minha verdade, mas se é verdade é pra mim é o que me importa. É isso? Então não ter uma vida regrada ou respeitar limites que regem a vida social, religiosa ou familiar pode ser aceita por mim ou outros como minha verdade e minha qualidade de vida, e ninguém tem nada com isso mesmo que isso traga damos ao meio. E "Ter alguém ditando o que é melhor é exatamente o que eu tanto condeno. É tirar totalmente a liberdade do ser humano!", Eu queria saber se você acredita ser a bíblia a palavra de Deus, e se é, como você relaciona Deus, mandamentos, profetas antigos, castigos, pecados e etc...?
    Estou gostando de conversar com você.
    Há, você nem respondeu outro post que te fiz umas 5 perguntas.
    Abraço, aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  70. Cara investigadora

    Acredito que o seu material é muito útil para as pessoas do mundo ! Dizem que as pessoas que vão ao Templo recebem um nome ! é verdade ?
    você que foi ao templo Que nome recebeu ?
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  71. Michel

    Não, não é exatamente isso que eu quis dizer... levar ao extremo de passar por cima de tudo e todos.

    Você conhece o Manifesto Humanista?

    Leia-o, sem pensar em religião, e veja que simples e magnífico.

    http://www.americanhumanist.org/system/storage/63/1616/humanist-manifesto-portuguese.pdf

    Não acredito em castigos, pecados, mas acredito em consequências dos meus atos e na obrigação de assumi-los.

    Quanto ao post com as várias perguntas, a única relevante é: por que deixei a igreja.

    Creio que o blog explique muito bem. Decepção com a história "inventada" pela igreja (já leu sobre a primeira visão aqui?), com as doutrinas alteradas, com tudo que foi escondido, com a ganância da igreja em ter cada vez mais propriedades e dinheiro... enfim, tudo tão longe de bondade, caridade, humanidade....

    E hoje, sem estar amarrada em busca da perfeição, estou muito mais leve e feliz (veja aqui: http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/medo-obrigacao-culpa-e-busca-da.html)

    Abs

    ResponderExcluir
  72. ♂♂♂klivisson♂♂♂

    Sim, todos que vão no mesmo dia recebem exatamente O MESMO NOME!
    Por exemplo, se em uma quarta-feira o nome escolhido for Maria, todas as mulheres receberão esse nome. E nunca saberão que todas tem o mesmo nome, porque é proibido falar o nome, a não ser para o esposo.

    O mesmo acontece com os homens. Mas estes não falam o nome secreto para ninguém.

    O meu era Maria, se nào me engano.... ou Míriam... fui apenas uma vez e nunca mais....

    Abs

    ResponderExcluir
  73. Investigadora:
    Li algumas das discussões acima e vejo que você é muito inteligente e sabe responder a todas as questões e até as críticas com sabedoria, pois sabe do que está falando...
    Tem muito argumento, pois já até passou pelo Templo e sabe como as coisas funcionam. Se o simples fato de "achar" que está divulgando a verdade te faz melhor, continue, não podemos pará-la. Espero que ainda acredite em Deus independente de qual seja sua religião no momento. Oro pra que Ele te ajude em todas as coisas em sua vida e que busque o que está procurando. Um 2011 cheio de bençãos e sucesso em tudo em sua vida.

    ResponderExcluir
  74. Magno Diógenes

    Obrigada, e espero que você também seja feliz divulgando o que você crê como verdade. Afinal, estamos aqui para sermos felizes, certo?

    E muito sucesso em sua vida e feliz 2011!

    Abs

    ResponderExcluir
  75. você deve ter cometido um pecado muito grave e esta achando que não tem perdão, mais ja que e uma investigadora va a traz investigue uma forma de ser perdoada por DEUS...

    ResponderExcluir
  76. Mais uma "Brainwashed"...

    Exatamente o que exlico na teoria!

    ResponderExcluir
  77. "como parte da cerimônia de Investidura, quando já estava no corpo do irmão, cortando assim sua carne e derramando seu sangue no garment."

    Essa parte sobre este artigo é verdade, cortando a carne?

    ResponderExcluir
  78. Bonequinha

    Inicialmente, os símbolos eram cortados no tecido, com a pessoa já usando a roupa. Não creio que a pele fosse cortada, mas creio que era uma representação da pele sendo crotada. Mas nào posso afirmar com certeza.

    Eu apenas traduzi esse texto. Se isso era realmente feito, nào cerio que fosse algum corte profundo, chegando ao coração ou ao intestino.... só uma arranhadura leve.... hehe

    Abs

    ResponderExcluir
  79. Sinceramente, eu penso que se você não sabe fazer, não critique quem fez,então já que você não sabe , faça um favor à humanidade e fique calada ao invés de sair por aí caluniando a igreja.
    Tem tantas coisas mais úteis para serem feitas e você se preocupando com a vida dos outros...

    ResponderExcluir
  80. Andressa

    Obrigada por me fazer rir...de novo com a insensatez e burrice SUD.

    Acho que vc nunca foi ao templo, não é?

    Porque se tivesse ido, saberia que tudo acima exposto é verdade. E se foi e disser que nào é, VOCÊ ESTARÁ MENTINDO! Que coisa feia....

    Quando à sua burrice, de acordo com o dicionário,

    Calúnia: s.f. Falsa acusação que fere a reputação, a honra; difamação.

    Onde está a falsa acusação ou a difamação??????

    Acorda pra vida, menina. E ainda está pra nascer quem vai me mandar ficar calada....hahahahahahahaha

    Coitada!

    Ah sim.... se tem tantas coisas úteis pra fazer, por que vc nào as faz? Perder tempo em vir aqui e só escrever bobagens que dizem contra você e seu caráter?

    Pra quê?

    Aiai...

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde,
    Analisando o que colocou, só não concordo com o que a matéria disse: que usamos o garment para nos proteger dos membros de outras igrejas, por representarem o mal. Em nenhum momento os nossos representantes disseram isto, como voce mesmo pode ver nas declarações que postou.
    Em outro ponto o seu texto diz que nossos membros serão abençoados com a proteção do garment, independente da dignidade da pessoa.
    Isto também não está dito por nossos representantes.
    Favor reconsiderar estes pontos, por ser uma medida de justiça e por ser a verdade.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  82. Prezado Jorge.

    Você está corretíssimo, e já corrigi o erro sobre a fidelidade ou não do usuário do garment.

    Peço desculpas aos leitores por EU ter deixado escapar tal erro, pois sei que nunca a igreja falou sobre bênçãos independente da dignidade pessoal.

    Porém, quanto à sua afirmação:
    "que usamos o garment para nos proteger dos membros de outras igrejas, por representarem o mal."

    Não encontrei nada neste texto sobre isso. Se for sobre a especulação gerada após a morte de Smith e Hyrum na cadeira, é um fato, e eu coloquei destacado que isso não é uma doutrina da igreja.

    Sinta-se à vontade para sugerir correções que tenham "passado" despercebidas.

    E novamente, obrigada!

    Abs

    ResponderExcluir
  83. Thiago

    Desculpe-me, mas nao tenho interesse nenhum em discutir a doutrina com SUDs fervorosos. E nao eh por falta de argumentos, eh apenas porque estou cansanda disso....

    Nao publicarei seu comentario aqui, pois ele ja comeca com a arrogancia natural de julgar quem eu sou ou o que respondo. Depois contem seu testemunho e, por ultimo, seu email.

    Otimo que vc esteja estudando e fazendo licenciatura. Mas nada disso me impressiona se vc refuta provas e cre apenas nos seus sentimentos.

    Nao discuto mais com pessoas que acreditam nisso. Eh infrutifero e cansativo.

    Boa sorte no seu curso de licenciatura.

    Abs

    ResponderExcluir
  84. OLá,

    Trabalho na área comercial de uma empresa, e quando quero chamar a atenção para um determinado assunto, digo, não leiam, e quanto mais destaque dou, aumenta a curiosidade.
    A grande maioria de seus leitores são SUD e não leigos, achei legal o teu marketing.
    Você faz citações bíblicas com frequencia. Mas acredita nelas como doutrina, como história ou de que forma, que não consegui identificar sua posição? Seja clara.
    Vi em alguns artigos traduzidos que seus comentários falam de "família funcional".
    O que seria uma família funcional? Pelo dicionário, seria que funciona!? E...?
    O seu humor se alterna com muita facilidade, percebo que ter conhecimento não te ajudou com auto controle. Tenha paciência. Nem todos tem uma visão tão clara como você dos engahos propagados pela igreja SUD.
    Acredito que no fundo seja bom ter a atenção das pessoas, nem que seja para criticar, faz bem para a auto estima.
    Não percebi, se tu falou em pessoas ligadas a tí em outros comentários, mas acho que tu és muito solitária. Tu falas de um apartamento pequeno e parece prá quem lê que tentas preencher um vazio sem fim. Deve ser muito bom ter alguém te fustigando, provocando, estimulando a busca por mais e mais informações que "abram os olhos" dos "iludidos".
    Tu tens certamente muitos contatos aquí e fora do Brasil, faz uma enquete, de quantos destes "paladinos da verdade" são felizes, de fato.
    Lembre que você aceitou sre corrigida em alguns momentos por ter se equivocado. Será que não pode haver um, ou vários lideres da igreja SUD que tenham feito o mesmo?
    Acompanho o desenvolvimento da igreja SUD no Brasil há muitos anos. Aquí eles só perderam dinheiro. Qual o propósito desta empresa que tem prejuizos há mais de 50 anos? É uma boa pergunta para investigação. Abraço

    ResponderExcluir
  85. Mais um maeta SUD tentando me decifrar!

    "DECIFRA-ME OU TE DEVORO"

    Suas especulações sobre quem eu sou e sobre meus motivos são baseadas naquilo que você é, portanto, tudo que vc escreveu fala sobre você e nào sobre mim. Percebeu que o tiro sai pela culatra?

    Apartamento pequeno... 150m2 pode ser pequeno para mim e enorme para você. Sempre dependerá do nosso ponto de vista. Nõa disse pequeno para que.

    Meu humor varia? Sim. Gente arrogante recebe a resposta na mesma altura, gente educada também, e você está recebendo a sua. O que será que você é? Nào me importa.

    De tudo que você escreveu, nada, absolutamente nada acrescenta a esse blog. Você julgou, tentou descobrir quem eu sou, falou de meu humor - e ainda, como outros, esconde deliberadamente ser mórmon - mas age como os deuses mórmons exaltados.

    Aliás, relendo seu comentário, há sim algo digno de nota - mentiroso, por sinal - que a igreja só perdeu no Brasil.

    Primeiro, você não tem como afirmar isso, já que a igreja não divulga os milhões que recebe em dízimos e ofertas. Uma grande mentira da sua parte.

    Segundo, o Brasil tem um número razoável de membros. Aliás, um dos grandes contingentes de membros da SUD está no Brasil. Muito difícil imaginar que a SUD perde dinheiro aqui!

    ResponderExcluir
  86. Olá Investigadora,

    Primeiramente gostaria de contar a minha historia, para você me conheça assim como eu conheci você lendo um pouco o seu perfil e lendo as suas respostas aos leitores.
    Meu nome é Walter Rolim, sou de Curitiba, tenho 25 anos, nasci na igreja, sou ex missionário, fiz missão no RS, missão Porto Alegre norte. Fui afastado da igreja por uns 4 anos. Estudei muito sobre o mormonismo, outras religiões, historia e tudo a igrejas e suas fundações.
    Achei realmente admirável o seu conhecimento, de verdade mesmo. Você se tornou um grande exemplo para mim de pessoa que busca por um objetivo, seja ele qual for.
    Não posso dizer que li muito o seu blog, li um pouco realmente, espero voltar mais vezes.
    Não tenho objetivo nenhum de descobrir ou desvendar os seus “mistérios”, saber qual foi os motivos que te levaram a fazer tudo o que faz hoje. Mas tenho um pergunta de caráter pessoal, que já 2 vezes ser perguntada mas que não teve resposta.

    Você acredita em DEUS? Acredita na Bíblia como sendo a palavra de Deus?

    Só algumas criticas, se me permite claro, sobre suas respostas.

    “ - Se alguém lê este blog, ou é porque sua fé está abalada ou porque quer conhecer mais sobre o outro lado da igreja (sendo membro ou não).”
    {Eu cheguei aqui sem intenção alguma, e li de curioso mesmo, realmente não me elevou em nada e também não me senti prejudicado, só achei que essa afirmativa é erronia [minha opinião]}

    “- Leia lá em cima, em vermelho: os que tem testemunho, NÃO LEIAM ESTE BLOG.”
    {Para quem realmente tem um testemunho do espírito santo, isso não vai fazer com que mude nada, não vai gerar duvidas ou fazer pensar “será?” testemunho que se recebe do espírito é algo que jamais vai mudar mostrando argumentos reais ou não}

    “- Obrigada por me fazer rir...de novo com a insensatez e burrice SUD.”
    {Por favor não julgue todo SUD burro, ou melhor, não generalize isso, a menos que você realmente ache que todo SUD é burro, isso seria uma opinião sua.}

    E por favor, mais um pedido, não diga que os mórmons estão em um estado delirante, realmente isso me ofende, e muito, pelo tanto que estudei, pelo conhecimento que tenho. Tudo bem, eu sou novo, mas já passei por muitas coisas nessa vida que realmente me fazem acreditar que eu não vivo em um estado delirante, acho isso bem ofensivo.

    delírio
    s. m.
    1. Perturbação inconsciente das faculdades mentais originada por febre.
    2. Fig. Exaltação do espírito; alucinação; entusiasmo.
    (http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=del%C3%ADrio)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  87. Caro Waltinhoo

    Algumas de suas críticas são muito bem fundamentadas, outras devo discordar.

    - Creio que ao colocar as pessoas que lêem o blog em duas categorias é um erro. Há, de fato, aqueles que o lêem apenas por curiosidade. Você está completamente correto ao afirmar isso.

    - Ao dizer que "OS QUE TEM TESTEMUNHO NÃO DEVEM LER O BLOG" é porque, se a pessoa tem um testemunho inabalável, não aceitará muito do que está escrito aqui, mesmo sendo a tradução dos livros da igreja. Eles então xingam, escrevem impropérios, prestam testemunho, etc.

    Oras, por que perdem tempo aqui? Melhor nem entrarem. Aliás, eles perdem tempo aqui e fazem eu perder meu tempo lendo bobagens - que eu não publico, obviamente. Portanto, o objetivo é apenas esse: impedir com que ambos os lados percam seu tempo. Simples assim.

    - Não julgo todo SUD burro. Alguns são sim, mas outros vejo que são cegados pela fé. E justamente essa fé os impede de ver, de forma clara e objetiva, as verdades como elas são. Algumas coisas, meu caro, não tem como serem negadas. Mas em nome da fé, desculpas são inventadas, distorções são publicadas, e muitos repetem os mantras ensinados na igreja. E isso é fato. Muitos recusam a razão em nome de um sentimento que chama de Espírito Santo. Isso é deixar de usar a razão, o raciocínio, em nome de sentimentalismo. Mesmo quando a razão grita, o sentimentalismo obscurece a razão. O que é isso?

    - Nesse sentido, refiro-me a um estado delirante: quando o sentimentalismo obscurece a razão, e esta é uma opção individual.
    Por que, ao invés de orar pra saber se algo é verdadeiro, não estudar? por que tantos se recusam a estudar e ficam apenas orando? Isso não é, por um acaso, um estado de delírio coletivo? O que você chama de fé, eu chamo de delírio coletivo por ir contra o bom senso.

    Apenas para exemplificar: você faria uma cirurgia com um médico que se formou em uma ótima universidade, fez vários cursos, sempre estudou, ou com um "médico" que nunca foi à universidade, que apenas orou para conseguir conhecimento?

    Se você escolher o segundo, direi que você está em um estágio de delírio, que deixou seu sentimento dominar sua razão e está insano.

    Simples assim.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas. E quanto à minha fé, ela não tem relevância alguma para este blog.

    Abs

    ResponderExcluir
  88. Oi,

    Perguntei se você acredita em Deus e na Biblia, porque as vezes acho que você fala de uma maneira que no meu entendimento não acredita.
    Essa seria a resposta para essa questão,
    "E quanto à minha fé, ela não tem relevância alguma para este blog."?

    ResponderExcluir
  89. Waltinhoo

    Exatamente.

    Se eu creio ou não na Bíblia, em Deus, em religiões, em nada muda o que é exposto aqui. Exponho a história da igreja que não é exposta pela própria igreja, que é negada e escondida, ou muitas vezes atenuada, quando nenhuma das duas opções anteriores é possível.

    Portanto, saber no que eu creio ou nòa é irrelevante.

    Abs

    ResponderExcluir
  90. Sem comentarios. voce quer tanto inventar coisas, que faz uma montagem de photoshop pior que seu carater de farsante e mentiroso. A foto da moça de casaco preto la em cima é uma total montagem. Apenas um ingenuo não enxerga que é uma montagem. Da para ver a perna da moça no vão do tecido, no meio. Cresce rapaz, pare de julgar os outros e cuide de sua vida. Se estão errados ou não, isso não é problema seu e se tem alguem errado aqui esse alguem é você. quantos anos você tem ?? 5 anos ?? Respeito muito a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias. Sei muito sobre ela e os valores da igreja são puros e de bom coração. Melhor do que essas crenças religiões pagãs que se dizem cristãs. Porque você não ora e pergunta a Deus ?? você é apenas um homenzinho ingenuo num mundinho pequeno, numa minuscula galaxia. Pessoa como você que deixam a humanidade com vergonha. !!!

    ResponderExcluir
  91. Oktavio

    A galáxia, o mundo, a igreja e seu deus devem estar muito contentes com você e sua arrogância....

    E se você não leu, a foto q vc tanto criticou ESTÁ DISPONÍVEL NA INTERNET. Eu não fiz nada além de usá-la. Ela é uma REPRESENTAÇÃO de como fica o garment.

    E essa é toda a crítica q você tem a fazer neste blog? Sobre uma foto da internet? Quem tem 5 anos de idade agora?

    Oras, faça um comentário que valha a pena!

    ResponderExcluir
  92. Bom, você quer tanto disponibilizar " a verdade" nesse blog, e diz para cada um acreditar no que quiser, cada um tem sua verdade e escolhe o quem acredita ou não e você disse também que cada um tem sua própria verdade e a cria. Sendo assim você e sua blog é uma farsa, já que você tenta induzir as pessoas a acreditar "na sua verdade" que por acaso é falsa. Você quer tanto defender o direito de cada um, que passara faze-los do modo que acha melhor, eu sou fundamentado em estudo psicológicos, testes são postados aqui todo hora e cada um que você responde de tal forma, mostra cada vez mais sua essência de que quer tornar " sua verdade" única para todos, ou seja, em outras palavras, você é a única certa aqui. Obviamente você ira descordar pois seu ego não aceita tal insulto, então revidara, por que não tem pensamente e consciência própria, se cada um tem sua própria verdade, por que não guardou a sua apenas para você ?? E por que você diz " todo SUD burro" ?? ou " delírios mórmon" ?? Para e pense no que você é, e tente controlar seu ego, para ver se para de fazer coisas e postagens tão sem significa e sentido que foram tirados de estudos do ser mais imperfeito existente o ser humano. Ja que o afirmado na A Igreja de Jesus Cristo é fundamentado suas doutrinas através de um ser divino, Deus, não pelo conhecimento do homem. Por favor, favor um gentil favor. Para de postar asneiras e bobagens. Cuide de sua vida, cada um dos SUD esta feliz com o que tem e sabe, se não estão iram procurar. Passar Bem.

    ResponderExcluir
  93. Oktavio

    Você é fundamentado em "estudo psicológicos"????

    Hahahhahaha, ri de tudo, mas ri mais alto desta parte....

    Ahhh... que palhaçada!

    ResponderExcluir
  94. cara investigadora...
    ainda nao fiz meus convenios templarios, entao nao posso afirmar se a sua investigação esta errada ou nao, até por que como você já disse foi membro a 10 anos, e provavelmente fez seus convenios.
    o que posso dizer é que os muitos membros que aqui postaram seus comentarios, se sentiram inquietos pelo fato da exposição de algo considerado tao sagrado por nós!
    a igreja nao abre ao grande publico as cerimonias sagradas justamente por serem tao sagradas e muitas pessoas nao entende-las, muitas vezes os proprios membros nao as valorizam ou compreendam.
    nada o que fizemos é secreto, mas simplesmente sagrado. por isso a tamanha inquietação, mas achei interessante o seu estudo, nao vi nada pejorativo com relação a igreja. e posso dizer que alguns amigos meus ficaram curiosos para conhecer mais a igreja ao ler esse artigo...

    att, Jéssica

    ResponderExcluir
  95. Por que tanta perseguição, por que tanta coisa, por que tudo isso ? você esta ganhando algo a mais na sua vida com isso ? a faça me o favor né ! como disse um post acima: tanta coisa útil para fazer e você ai se preocupando com a vida dos outros, ja não basta ter colocado você mesmo não fundo do poço ? será que você quer levar mais gente com você ? fala a verdade não. a humanidade precisando tanto evoluir e me vem essa tal de investigadora e começa a fazer um bocado de asneiras e bobagens. Aff, só o que me faltava. E eu achando que a humanidade poderia melhorar. Querida, preocupe-se com você, cuide de sua vida, trabalhe bastante, viva sua vida miserável sozinha OK!. Obrigado.

    ResponderExcluir
  96. Parabéns pelo seu trabalho, quem há de te recompensar é Deus e estou certo de que já está, todo o povo tem direito a conhecer a verdade; Seja mais razoável com as pessoas, elas tem receio de se perderem novamente por terem achado "um suposto Salvado". procurei livros, entrei na pág. da igreja na net e vi, está claro e comprovado que suas afirmações tem provas e são VERDADEIRAS. "BOM QUE HAJA GENTE QUE LUTA PELA VERDADE AINDA QUE EM MEIO A TANTAS PEDRADAS". UM CONSELHO..NÃO SE CANSE! VC ESTÁ INDO BEM. Isaias 40 / 31.

    ResponderExcluir
  97. Obrigada, Eder Rob

    Há algum tempo tomei a decisõa de não mais responder as pessoas que apenas entram aqui para me ofender ou que, claramente são mórmons, mas que se passam por não mórmons, com o intuito de defenderem a igreja.

    A estas, apenas deixo meu silêncio e poseriormente publico em "a voz do povo nào é a voz de Deus".

    Obrigada pelo apoio. E quanto às declarações, estão nos livros disponíveis on-line, que tem seus links aqui também no blog:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/livros-oficiais-da-igreja-sud.html

    Abs

    Abs

    ResponderExcluir
  98. Jéssica

    Quando você passar pelo templo, verá que tudo o que postei aqui é a realidade. Não distorci nada.
    E tudo que está aqui já está no yutube, com detalhes, ou descrito em textos em inglês. Só traduzi de vários sites, acrescentei informações de minha breve experiência, mas nào modifiquei nada.

    Abs

    ResponderExcluir
  99. Não se deve falar daquilo o qual não se tem certeza absoluta, em algumas partes ai e concordante o que esta escrito, agora falar que joseph smith e maçonico a isso nada a ver, e outros detalhes ai que não tem nada a ver como casameno plural? nada a ver sinto muito mas vc precisa realmente ir mais a fundo de fato ser um membro para ter certeza do que esta falando ok seje humilde para aceitar.

    ResponderExcluir
  100. Felie

    Acho que quem precisa ser mais humilde para aceitar a verdade nõa é o lado daqui, mas o lado dai. Há até mesmo um blog de um mórmon maçon explicando com mais detalhes sobre o Smith e a maçonaria.

    Mas neste blog há alguns posts onde você encontrará partes do diário do próprio Smith explicando os dias que foi elevado a mestre maçon, etc etc etc.

    Aprenda e estude amsi antes de se revoltar.

    E sobre a poligamia e poliandria, os mórmons que estudam história da igreja também já aceitaram que isso aconteceu de fato. Apenas os mais atrasados negam isso....

    Humildade, humildade!

    ResponderExcluir
  101. O que Eder ?? Deus vai recompesar essa criatura ???
    Você não lêe a biblia não ?? Se lêe sabe que ela não vai ser recompensada, nem abençoada por isso que ela esta fazendo ?? Por Motivos infinitos....
    Aqui vai algo para acabar com tudo
    Sl 101.5 “Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas...”
    Pv 16:28 “O homem... difamador separa os maiores amigos.”
    Sl 34.13 “Então procurem não dizer coisas más e não contem mentiras.”
    Sl 52:3 “Amas o mal antes que o bem; preferes mentir a falar retamente.”

    Essas são poucas das escrituras da biblia......tem muito mais de onde saiu.....
    Creça minha cara....Seja você mesma...Isso basta...Não fala sobre coisas alheias...independente do que for...

    ResponderExcluir
  102. Oktavio

    Seu comentário chega a doer, de tanta estupidez.

    Vejamos:

    De acordo com a mesma Bíblia que você cita, o único que julgará é Deus. Mas você, apressadinho e se achando detentor da verdade, já está ai, dando mau exemplo. tsc tsc tsc!

    A escritura que você citou não se aplica, de forma alguma, ao que faço. Vou desenhar para você, passo a passo:

    1 - Não falo mal de ninguém - cito fatos;
    2 - Não é pelas costas - este blog é aberto a todo o MUNDO para ser lido. Basta saber português ou usar o tradutor;
    3 - Não difamo, apenas falo a verdade, que é escondida deliberadamente, com fins escusos;
    4 - Aponte aqui UMA ÚNICA MENTIRA. Não há mentiras, tudo está apoiado em fatos, em livros da igreja, em discursos das autoridades e em registros de julgamentos. As mentiras estão dentro da igreja SUD.
    5 - A última escritura é perfeita para a igreja SUD, que inventa tantas mentiras, muda, distorce o que aconteceu, e é adepta do "nem todas as verdades são úteis".

    E agora, quem precisa crescer?

    E se você duvida das mudanças, há um tópico neste blog só sobre isso... divirta-se. Ou mantenha-se na sua vida delirante. Mas pare de se expor assim, com tamanha ignorância. Fica tão feio pra você...

    ResponderExcluir
  103. Investigadora(estranho chamá-la assim)gostaria mais de usar nomes,mas tudo bem...Como percebi,a senhora tem boa vontade (e tempo!) para responder a todos,como estou de férias tive um tempinho para ler o seu blog e gostaria apenas de dizer duas coisas,mesmo que talvez não seja publicado. Primeiro: vc é muito inteligente! Gostaria de ter um décimo de sua inteligência , para propagar e defender o que acredito. Sugerir que "NÃO LEIAM" para os seres humanos que em geral são tão curiosos,parece mais com um convite..hahahaha E eu como uma curiosa li ops! Mesmo achando:"Vou ficar em dúvida..." "Vou ficar furiosa" Mas que bom! Aconteceu a Segunda "coisa" que gostaria de falar: NADA! Nada mudou,continuo a mesma e fiquei mais feliz com isso! Não saí do meu... "estado letárgico"??? Transe???" que bom!
    Ah só mais uma coisinha..ih eu falei que eram só duas !!!! Desculpa...mas não fique chateada com os membros da Igreja que escrevem com agressões...certa agressividade..perdoe..eles não sabem "como" fazem! Talvez não volte aqui(digamos que só para ver se meu comentário foi publicado...ai essa curiosidade me mata hahaha),pois tenho pouco tempo e muito o que estudar e trabalhar e etc....mas apenas gostaria de registrar a felicidade que me causou...com este NADA! Obrigada..felicidades. Izabel

    ResponderExcluir
  104. Izabel

    Se você está feliz como está e onde está, continue. Sou a favor da felicidade. E mais uma vez, está confirmado que este blog nõa é para você, certo? E estou falando isso sem ser agressiva. Afirmo isso porque você não o aproveitou, então literalmente "perdeu" seu tempo por aqui.

    Enfim, você tentou.

    E você não foi agressiva, nào me desrespeitou ou ficou prestando seu testemunho. Não havia motivos para não publicar seu comentário.

    Abs

    ResponderExcluir
  105. Olá, tudo bem!!!
    Primeiramente gostaria de lhe fazer uma pergunta:
    Com autorização de quem, voce teve para postar sobre "os garments" nesse seu bloguinho?????
    Já que voce diz que esteve na igreja por quase 10 anos, e se passou realmente pelo Templo, voce deve ter ouvido dos lideres la que essas coisas são sagradas e que nao se deve sair falando para qualquer um, pelo motivo de que nao entenderiam.... do mesmo jeito que voce nao deve ter entendido sobre este assunto.
    Sei que se eu posso dar meu testemunho de que "EU" acredito na igreja, "VOCE" tambem pode nao acreditar.
    Mas se voce nao entende do assunto, nao é correto sair falando algo que voce nao compreende.
    Podes achar que esta falando a verdade, mas essa é a "SUA" verdade, e nao a verdade sobre a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos, respeito sua opnião se nao acredita, mas por gentileza não poste coisas nao sabe e nem compreende.
    a mais uma coisa de onde voce tirou todas essas informações que voce accha ser da igreja, deve ter sido do google, né?
    Sabia, porque quando uma pessoa quer saber a verdade sobre a igreja, seja qual for, nao vai sair pesquisando no "google', e sim pergunte a si mesmo e ao Pai Celestial, nao é porque fulano e beltrano disse que tal coisa é verdadeiro que eu tambem vou acreditar, minha fé tem que vim de mim mesma.
    E outra esse seu blog postou coisas sem fundamentação alguma em verdade da igreja, criticar é facil, ve se voce consegue fazer melhor e demonstrar a veracidade do que voce disse nesse blog... a é nao vai ter como voce provar a veracidade dele porque voce tirou do "google", né?

    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia

      HAHAHA (elevado a x tendendo ao infinito)

      Com autorização de quem?

      Nossa, não consigo parar de rir!!!

      É.... nada daqui está comprovado. Todo mundo que já passou pelo templo sabe que tudo que postei é mentira.....


      Mais um milhão de HAHAHAs para você!

      Aiai, cada uma que me aparece! E essa foi hilária!

      Com autorização de quem...hahahahahahahha (sério, nào consigo parar de rir!!!!)

      Excluir
    2. Leticia

      Apesar de seu último email, pedindo que eu delete este comentário, não o farei. Você justifica seu pedido por eu nào ter publicado os teus dois seguintes comentários, mas que foram do mesmo tom: "quem te deu autorização?"

      Veja bem, nào estou fazendo piadas com o post, nào estou distorcendo absolutamente nada. Este é um blog sério, que visa trazer informações o mais corretas possíveis para mórmons e não mórmons. Não preciso de autorização de ninguém, pois este é um país livre.

      E você escreveu o que escreveu, a única coisa que deixou de ser séria foi você achar que eu preciso de alguém, de dentro da igreja, aprovando o que eu escrevo. Isso sim é motivo de piada.

      Somos livres. Nõa precisa perir a Deus que me perdoe. Eu nõa faço nada errado mostrando as idiossincrasias e absurdos da igreja, dos rituais psudo-maçônicos roubados por Smith e do mau caratismo dos dirigentes da igreja!

      E se você ainda não percebeu, estou ajudando-a a ter uma outra visõa do mundo. Quem sabe um dia você esteja preparada para isso.

      Abs

      Excluir
  106. Eu também não! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  107. Tem um canal de TV fazendo concurso de comediantes, a "Lê" poderia ganhar o primeiro prêmio. kkkk

    ResponderExcluir
  108. Qual seu problema com a maçonaria?? Se joseph smith era maçom qual o problema disso?? vc realmente sabe o que é maçonaria??

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serra-Texana,

      E vc sabe o que é maçonaria ???, provavelmente vc não conhece nada ?? Primeiro que no Brasil mulher não participa da Maçonaria, somente das atividades direcionada pelo marido. Na Inglaterra , existem loja maçonica para mulheres. Vc provavelmente é a primeira a jogar pedra na maçonaria, mas descobriu que JS era maçon , mudou de opinião para não magoar seu ego. Conheço muitos membros assim. No fundo vc odeia a maçonária mas teve que engolir este sapo, porque o seu orgulho é muito maior que seu testemunho. Somente te digo " Deus é muito maior que este universinho mórmon que vc vive".

      Excluir
    2. FALUZ47

      Aqui no Brasil exite um grupo de Maçonas. Mas a Maçonaria feminina tem restrições e nào é ampla como a maçonaria masculina.

      Minha compreensão não é grande, mas tenho amigas que me ensinam muito sobre isso, já li bastante e não tenho absolutamente nada contra. Muit diferente da serra_texana, que não deve saber o mínimo da maçonaria!

      Abs

      Excluir
    3. No Brasil, ainda não havia ouvido sobre maçonaria feminina, mas que bom, as brasileiras estão lutando pelos seus direitos.

      Abs

      Excluir
  109. serra_texana

    Nenhum problema com a maçonaria. O problema é a igreja SUD esconder isso dos seus membros e quando eles descobrem, inventar a imbecil história que JS teve que entrar na maçonaria para recuperar os rituais do templo.

    Que forma mais suja que o deus mórmon age, heim? Roubar coisas que JS mal entendia... Por que ele não evitou passar por todo o vexame de ser expulso da maçonaria, dos mórmons serem proibidos de pertencerem à esta organização por tantos anos, e recebeu a simples revelação de deus, como ele sempre afirmou acontecer?

    É só usar o mínimo de bom senso, de raciocínio, e sabemos de pronto a resposta. Sem envolver nenhum deus, revelação, caminhos que não sabemos, etc!

    ResponderExcluir
  110. Realmente é uma pena que você, por dez anos ou mais, tenha conhecido A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e se afastado.
    E é interessante pensar num fato que realmente é verdade. " Há pessoas que tem conhecimento, mas não são inteligentes". Que deve ser o seu caso. As coisas postadas nesse blog, são bem montadas e tentam "esclarecer" de seu modo de pensar errôneo.
    Sinto muito por você, seria melhor que antes você não ter conhecido essa VERDADE INCONTESTÁVEL!
    Porque? Toda teoria, ciência e pensamento muda, mas a verdade revelada por Deus não!
    Pense bem!
    Ps:Obrigada, as citações pelos líderes SUD aí apresentadas me ajudaram a compreender melhor algumas coisas!
    Tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  111. Bruna Ferreira

    Verdade incontestável????????????????

    Esse blog INTEIRO contesta cada doutrina que vc acha incontestável, mostra provas dos próprios livros da sua igreja e depois EU sou a "não inteligente" aqui???

    Hahahahahah, vcs me fazem rir!

    ResponderExcluir
  112. Gostaria de saber porque membros que não desejam frequentar mais a igreja se dão a este tipo de desfrute denegrindo a imagem e crença de uma religião que apenas busca ajudar e fazer o bem para as pessoas. Fui batizada ao 16 anos, tenho 27 e até hoje sou tão feliz com minha decisão. Vocês dizem que tudo na igreja e no templo são mentiras e invesão ou cópia de Joseph, mas a unica mentira que existe é a esperança que existe na extinção de algo tão concreto como a doutrina de Cristo que é seguido na igreja.
    Acredito que a felicidade vem quando a buscamos, mas quando buscamos o contrario recebemos o mesmo. Este membros inativo se frustaram com alguma coisa particular -não cumprimentado por algum outro membro, não receber o chamado que tanto queria, não poder tomar o sacramento por algum tempo,etc- e decidiram perseguir o que por muito tempo defenderam, mas no fundo sabem sobre o convênio que fizeram com Deus de tomar sobre si o nome de Cristo e um dia irão se arrepender de fazer blog como este ou qualquer outro comentário contra a igreja de Cristo e estarão de volta na casa do Senhor. Desejo sinceramente que percebam o mais cedo possível que este é o lugar certo para estar e que apesar de seus erros, o Pai Celestial o ama e o perdoa. Sou um filho de Deus, por ele estou aqui... Lembra do hino das crianças? É verdade, vc é um filho de Deus e ele o quer de volta porque o ama e sei que o ama tb.
    Com Carinho,
    Claudinete Rodrigues Filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudinete

      Seu amor é de fazer cair o queixo!!!

      Aponte aqui onde estou denegrindo a igreja. Se você disser que eu estou expondo a verdade, eu aceito. Mas se a verdade denigre a igreja, esse já não é um problema meu!

      Se você acha que sua igreja apenas busca fazer o bem, veja no que seus seguidores se transformam lendo os posts "A voz do povo mórmon não é a voz de Deus". Leia também os testemunhos dos que saíram da igreja e como sofreram e penaram quando estavam dentro dela.

      E pare de julgar quem saiu pelos seus padrões. Se você só sairá da igreja quando fizer as coisas que listou, é um problema seu. mas ainda bem que nem todos sõa como você, nõa é mesmo?

      E ainda tem a coragem de escrever, no final, "com carinho"? Hipocrisia pouca é bobagem!!!

      Excluir
  113. Li algumas coisas aqui escrita e uma me chamou a atenção. Você dizer que é uma técnica nossa de sobrevivência fazer algumas afirmaçoes. Apenas fico curiosa de saber porque você ficou 10 anos vivendo todas essas "insanidades", qualificando assim pelo jeito que vc se refere a elas. Vc por acaso tinha 8 anos quando se batizou para ser ludibriada assim por tantos anos? E se todos os que seguem as Doutrinas de Cristo são pouco inteligente, parece que vc também seguiu por este caminho da falta de inteligência né?
    Mas somos livres e vivemos em um pais livre para expor nossas opiniões e sentimentos. Que você colha muitos frutos com este seu trabalho.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana

      Sim, eu tinha menos de 10 anos, e minha família toda foi batizada. Eu fui parte do "pacote".
      E por um bom tempo, frequentei a igreja porque adorava meus amigos de lá, e minha família era muito fervorosa. Então fazíamos as noites familiares, estávamos em todas as atividades, e depois passamos a organizar atividades. Quando se está em família, fica muito mais difícil pensar por si. E as vezes que eu me recusava a ir pra igreja, meus pais me obrigavam, e eu ia contrariada.

      Só encontrei espaço para pensar e estudar quando sai de casa. É o que acontece com várias pessoas, só quando se afastam de toda a pressão familiar, dos amigos, é que tem tempo de meditar corretamente sobre coisas que já as incomodam há muito.

      Quanto a você tentar me desmerecer, bom, na minha época nào havia internet nem tantas informações disponíveis... e eu não sabia inglês. Entõa, eram só os manuais mesmo que tínhamos acesso. Nõa se pode dizer o meso dos que tem tantas informações hoje e continuam negando-as, nào é mesmo?

      E obrigada pelos seus votos. Tenho colhido ótimos frutos sim. É só você ler os comentários de ex-membros no blog!

      Excluir
  114. O que te fez ficar tão aborrecida com os Mórmons depois de 10 anos convivendo com eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com os mórmons????

      Absolutamente nada! Parte da minha família ainda é da igreja e nos damos muito bem!

      Com as mentiras contadas pelos líderes mórmons???

      As mentiras, é óbvio!

      Excluir
  115. Olha, parabéns por toda a pesquisa que fez sobre os mormóns. Talvéz nós mórmons acreditemos em histórias sem sentido e que só passa de uma farça, e talvez Joseph Smith tenha inventado tudo, e vc já que não acredita ainda torna isso tão real quanto qualquer outro mórmon e o pior que te incomoda. Mas, servir uma missão ajudei a pessoas melhorarem suas vidas (com as farças de Joseph Smith), tenho um vida super ótima, minha família também, e agradeço isso ao Livro de Mórmon e aos ensinamentos que leio e aprendo nele. Aliás sempre podemos aprender alguma coisa de bom no que lemos. Gostei muito do seu blog e te parabenizo por saber que vc conhece tudo isso. Mas na verdade eu não ligo se Joseph Smith inventou tudo isso ou não mas hoje sei que a igreja nos ensina a amar nossas famílias, ser pessoas honestas, amar nosso próximo e buscar a ser como Jesus Cristo e não como Joseph Smith. Mas pelo menos eu tenho alguma coisa para acreditar, servir e seguir.
    Abraço e seja sempre feliz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipe

      Quer dizer que você aceita acreditar em uma mentira????

      Impressionante!

      Mas a vida é sua, então...boa sorte!

      Excluir
    2. Filipe, acredito que ninguém precise da igreja para amar a família, ser honesto, amar o próximo e buscar ser uma pessoa melhor.
      Que bom que você tem percebido que Joseph é uma farsa.
      Quando estava na missão eu acreditava que estava ajudando as pessoas a serem mais felizes. Depois de algum tempo, pensando muito sobre o assunto, cheguei a conclusão de que de fato os missionários não prestam uma ajuda efetiva para as pessoas, em alguns casos até atrapalham, principalmente considerando que o que ensinam não é verdadeiro.
      Que bom que você leva uma vida super ótima.
      Falando por mim, foi dificil a minha saída da igreja, principalmente no começo, mas posso dizer que minha vida melhorou ainda mais desde que me afastei do mormonismo.
      Quanto a ter algo para acreditar e seguir, é possível ampliar horizontes, há muitas causas boas e verdadeiras.

      Excluir
  116. CARA INVESTIGADORA, CONCORDO COM O FELIPE, E NÃO É ACREDITAR EM UMA MENTIRA, É ACREDITAR NOS ENSINAMENTOS BÁSICOS QUE SÃO PASSADOS...TODOS, INCLUSIVE VC, SÃO CERCADOS DE MENTIRAS E MEIAS VERDADES O TEMPO TODO, OU VOCÊ ACHA QUE AS PESSOAS AO TEU REDOR FALAM TUDO QUE PENSAM?OU NÃO OMITEM COISAS?CADA UM VIVE DO JEITO QUE VAI LHE FAZER FELIZ, E ACHO MUITO FEIO COMO DISSE ANTERIORMENTE A TUA POSTURA, DÁ PARA VER PELA RESPOSTA A FELIPE, VOCÊ É UMA PESSOA QUE SE ACHA DONA DA VERDADE, TENHA MAIS RESPEITO PELAS PESSOAS SE VOCÊ QUER SER LEVADA A SÉRIO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Placido

      Você fez vários comentários aqui me acusando de parcialidade e dizendo como isso é feio para uma historiadora. Que fique claro que não sou uma historiadora, ao contrário de vários SUDs que estudam um pouquinho de história da igreja e se auto-intitulam historiadores.

      Se você me acha parcial, continue lendo os textos publicados pelos "historiadores" SUDs e seus líderes, ou pelo Instituto Maxell, que não são levados a sério por nenhuma comunidade científica.

      Mas PARE de escrever neste blog. Pare de ler minhas postagens ou minhas respostas. Se elas te incomodam tanto, pare de se comportar de forma masoquista e não volte.

      E seja educado, nunca, mas nunca escreva em caixa alta. Você está "gritando", mas nem por isso será melhor "lido". Ao contrário, as pessoas tenderão a ignorá-lo pela tamanha falta de educação.

      Se você quiser criticar minha postura, aqui não é o lugar. Aqui discuto doutrina da igreja, e pessoas como você me fazem eprder a paciência mesmo. Isso porque, ao invés de debaterem os tópicos expostos no blog, ficam buscando pelo em casca de ovo.

      Novamente: esse blog nòa é sobre minha vida, minha postura ou minha opinião, então, se nào tiver nada para escrever sobre o tópico não volte. E seus comentários irrelevantes sobre o que eu sou ou deixo de ser (na sua imaginação, claro) não serão publicados. Pare de insistir!!!!!!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.