Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

COMPORTAMENTO MÓRMON 2 - testemunho


ENTENDENDO O COMPORTAMENTO MÓRMON – parte 2
O TESTEMUNHO



A igreja mórmon possui um sistema extremamente eficaz de doutrinação: logo de início, muitos de seus (futuros) membros são persuadidos a testar a veracidade do Mormonismo da seguinte forma:


São mostradas à eles a escritura encontrada no Livro de Mórmon, em Moroni 10:4:
“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.”


Como o Espírito Santo se manifestará? De acordo com Doutrina e Convênios 9:8:
“ Mas eis que eu te digo que deves estudá-lo bem em tua mente; depois me deves perguntar se está certo e, se estiver certo, farei arder dentro de ti o teu peito; portanto sentirás que está certo.”


Porém, se ao assim proceder, você não receber este sentimento, a falha é total e completamente SUA, pois:


1 – Sua oração não foi feita com o coração sincero


2 -  Sua intenção não era real


3 – Você não tem fé em Cristo


Mas discernir a verdade usando nossos sentimentos como um guia é muito arriscado. Sentimentos não são fatos. Portanto, não há lógica nisso tudo.


Ainda mais, os sentimentos são notoriamente não confiáveis, já que são facilmente influenciados por praticamente tudo e qualquer coisa que se passa à nossa volta.


Os psicólogos dizem-nos que a auto sugestão é uma coisa extremamente importante. Inclusive, técnicas mundialmente conhecidas, como a PNL (Programação NeuroLinguística) explica que ela:


É baseada na idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo, e tal percepção pode ser alterada pela aplicação de uma variedade de técnicas. A fonte que embasa tais técnicas, chamada de ‘modelagem’, envolve a reprodução cuidadosa dos comportamentos e crenças daqueles que atingiram o ‘sucesso’.” (Wikipedia)


Portanto, voltando ao desafio, quem gostaria de ser visto como possuidor de uma (ou dos três) ítens acima perante homens religiosos? E perante Deus?


Portanto, os mórmons são persuadidos a deixar de lado o senso comum e bom senso em favor de convicções emocionais. Esta persuasão ocorre de tal forma que parecia ser a única coisa certa a ser feita.


Mas, falando em termos de escrituras, a Bíblia nos diz exatamente o oposto ao que a igreja mórmon ensina. Ela nos alerta que o coração é enganoso e pode não ser confiável. E por essa razão, precisamos provar todas as coisas:


“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9)


“O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda em sabedoria, será salvo.” (Provérbios 28:26).


“Examinai tudo. Retende o bem”. (1 Tessalonissences 5:21).


“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11) (negrito nosso.)


Quando a liderança ou os membros mórmons são confrontados com o fato inegável de que confiar em um sentimento não é lógico nem confiável para discernir a verdade, eles justificam-se insistindo que não se limitam a invocar sobre seus sentimentos, mas também são incentivados a estudar.


No entanto, esse argumento é anulado pelo fato de que eles estudam apenas a literatura favorável aos ensinamentos mórmons e evitam tudo o que contenha crítica à crenças ou história da igreja (considerado “lixo anti-mórmon”, por mais fidedigna que seja a fonte).


Adicionalmente, existe de fato o hábito de encobrir ou mesmo negar certos fatos que poderiam lançar uma luz negativa sobre a igreja ou em seus ensinamentos. Veja maiores detalhes em Mentindo em Nome de Deus 1 e 2.


A doutrinação é sutil, e funciona em um nível subconsciente. Uma vez que os mórmons ganham um “testemunho”, são incentivados a mantê-lo ou mesmo fortalecê-lo, declarando-o sempre que possível.


Spencer W. Kimball disse:
"Você pensa que você pode passar três, seis, nove e doze meses sem prestar o seu testemunho e ainda mantê-lo inabalado?" TestimonySWK.pdf


De fato, todo primeiro domingo de cada mês é reservado para que os membros compartilhem os seus testemunhos publicamente com os membros. E desde uma idade muito precoce, as crianças são ensinadas à subirem no púlpito (ou são levadas no colo por seus pais) e prestarem seu testemunho.


Em geral, um testemunho consiste das seguintes afirmações:


- Eu sei que:
- Joseph Smith foi um verdadeiro profeta de Deus,
- que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única e verdadeira  igreja de Deus sobre a face da terra
- que o profeta atual é um homem que fala diretamente com Deus
- que Jesus Cristo é o Filho de Deus
- outras afirmações relacionadas às doutrinas da igreja mórmon


Para colocarem mais ênfase em seus testemunhos, expressões como “eu sei” (ao invés de “eu acredito”) ou “eu sei com todas as fibras de meu coração” são comumente usadas. Assim, o testemunho mórmon é uma declaração sobre “conhecimento”, mas este “conhecimento” deve ser pronunciado sempre que possível para não diminuir e se perder!


É interessante que, em algum momento, o testemunho sobre o Livro de Mórmon se transforma em um testemunho sobre tudo no mormonismo.


Se por um lado, o testemunho consiste de declarações confiáveis de ‘conhecimento’, por outro lado os SUDs realmente temem ser expostos às informações que poderiam fazê-los "perder o testemunho". Assim, são avisados sobre as terríveis causas e consequências de perder o seu testemunho: se alguma coisa (ou alguém) fizer com que questionem a sua fé na igreja mórmon, nas doutrinas ou na história do mormonismo, ou em Joseph Smith, estão “em perigo”. Assim, eles são orientados a:


-  não ouvirem ou lerem qualquer coisa que critique o mormonismo
-  prestar seus testemunhos imediatamente.
- desafiar a pessoa a orar e perguntar à Deus sobre o que é verdadeiro.


Os missionários também são instruídos a imediatamente prestarem seus testemunhos se alguém se opuser ao evangelho mórmon. Isso efetivamente reforça suas mentes com os dados que o mormonismo é a verdade, e ao mesmo tempo anula tudo o que pode sugerir o contrário.


Mas, o principal é que os mórmons se mantenham afastados de qualquer informação que possa “enfraquecer” seus testemunhos. Criticar qualquer líder, desobedecer qualquer um dos mandamentos da igreja certamente contribuirá para que o membro ativo “perca” seu testemunho, ou o conhecimento da verdade!


Mas como um conhecimento pode ser perdido? Temos que declarar com confiança, todas as manhãs, que o sol vai nascer no leste a fim de retermos o conhecimento de que ele realmente nasce no leste? Você pode perder o seu conhecimento que o sol se move de leste para oeste, se você não falar sobre isso aos outros, várias vezes por ano? Será que uma pessoa perde seus conhecimentos através da leitura de um livro que afirma que o sol nasce no oeste? Será que as pessoas acreditariam que este livro seria uma ameaça ao seu conhecimento, quando tudo o que têm que fazer ver o nascer do sol e confirmar tudo o que já sabem?


De qualquer forma, todos os meses, no primeiro domingo, os membros devem levantar-se, dirigirem-se ao púpito e dar seu testemunho da veracidade do evangelho Mórmon. Mais uma vez, todos eles reforçam em suas mentes, de forma coletiva, o mantra SUD de que o mormonismo é a verdade, que Joseph Smith é o verdadeiro profeta de Deus e que a aquela é a única igreja verdadeira. Para a maioria dos mórmons, torna-se instintivo confiar em seus testemunhos cada vez que houver qualquer tipo de dúvida ou de oposição às crenças SUDs.


A forma como eles foram ensinados a discernir a verdade, o fato de que eles são incentivados a prestarem seu testemunho pessoal em todas as oportunidades, a repetição dos testemunhos nas ‘reuniões de testemunho’, e o sistema eficaz de doutrinação usado pela igreja mórmon, gera um comportamento que, mesmo se eles forem confrontados com provas que contrariem suas crenças, a maioria irá ignorá-las, pela simples razão de que "sabem" que o mormonismo é verdadeiro. Eles não sentem a necessidade, ou não tem o desejo, de utilizar o discernimento dado por Deus ou o senso comum. A fé mórmon está firmemente fixada na igreja.


ORARANDO CONTRA A VONTADE REVELADA DE DEUS?


Usando a Bíblia como referência, lemos em Efésios 6:10-17 que o apóstolo Paulo se refere à ela como uma espada espiritual para ser usada como uma arma, para proteger o ser humano contra o engano espiritual.


Porém, o livro de mórmon declara que quem pensa que a Bíblia, por si só, é suficiente como um guia espiritual é um tolo (2 Néfi 29:6, 10). Essa declaração depreciativa coloca automaticamente o livro de mórmon firmemente na categoria de enganação espiritual, porque antes dele, já existia a Bíblia, e esta afirma que a Sua Palavra é adequada e que deve ser usada como padrão de verdade para testar todos os outros ensinamentos espirituais.


Portanto, não há necessidade de orar à Deus, a fim de descobrir se o Livro de Mórmon é verdadeiro. A resposta está evidente: o LdM denigre a Bíblia e contradiz os seus ensinamentos!


Assim, de acordo com as escrituras, quem insiste em confiar em seus próprios sentimentos e seguir os seus próprios desejos em vez de confiar e seguir à Deus, Ele os entregará aos desejos de seus próprios corações.


AS CONSEQUÊNCIAS DA DOUTRINAÇÃO MÓRMON


Para ilustrar o quão eficaz é a doutrinação mórmon, um membro da igreja certamente lhe dirá que você não foi sincero em sua oração, caso contrário você saberia que o mormonismo é verdadeiro.


Um ex-missionário, certa vez escreveu:


"Descobri que eu tenho que orar mais e mais até que eu saiba que o que estou sentindo é o certo e está em conformidade com os ensinamentos do evangelho [mórmon]. Assim como na escola, você não pode estudar para uma prova de matemática e memorizar perfeitamente as fórmulas se você estudá-la apenas uma vez. A repetição é necessária .......".


Este pobre homem reza tantas vezes quanto necessário até que seus sentimentos estejam em consonância com os ensinamentos SUDs: um exemplo perfeito do fruto da lavagem cerebral bem sucedida. Ele não tem mais o desejo de pensar logicamente, ou livremente, e quando a verdade em sua frente, ele sufoca-a à morte.


E não pense que este é uma excessão. A grande parte dos mórmons agem assim!


Tenha em mente que uma pessoa não pode raciocinar com outra que se recusa a pensar logicamente. Mas não é esse o objetivo da lavagem cerebral - o controle das mentes de suas vítimas?


DETERMINANDO O QUE É OU NÃO É VERDADE


O caminho lógico para determinar se um suposto registro histórico é "verdadeiro" é uma investigação adequada de suas origens, e considerar as prova existentes, que dão suporte ao conteúdo do registro.


Mas nada foi descoberto que dê qualquer credibilidade ao Livro de mórmon. A existência de certos animais, plantas e metais mencionados, bem como os ancestrais dos índios americanos, já foram provados como falsos. E os animais que são conhecidos por ter existido durante a época do LdM sequer são mencionados. 

Além de todos estes fatores, apesar do longo período de existência deste livro, nenhuma evidência arqueológica jamais foi descoberta, embora ele descreva uma civilização avançada de milhões de pessoas, que se espalharam por todo o continente. Esta civilização tinha um magnífico templo semelhante ao de Salomão, arquitetura avançada, indústrias e um sistema monetário que utilizava moedas. Porém, nenhuma prova jamais veio à tona (veja mais informações AQUI)


Embora os membros zelosos da igreja mórmon descrevem certas descobertas como prova da veracidade do Livro de Mórmon, já foi provado que todas essas ‘evidências’ relacionam-se a uma civilização muito mais recente do que aquela do LdM.


Por causa da grande quantidade de falsas informações que circulam entre os membros da SUD, em meados de 1970 o Presidente Spencer W. Kimball fez uma declaração que foi publicada no The Church News, solicitando que as pessoas deveriam parar de procurar evidências arqueológicas do Livro de Mórmon, pois não havia nenhuma. E a seguinte declaração foi emitida pelo Professor SUD Dee Green:


“O primeiro mito que precisamos eliminar é que a arqueologia do Livro de Mórmon existe. Vários livros cheios de meia-verdades arqueológicas, amadores que se encontram na periferia da arqueologia americana e chamam-se de arqueólogos do Livro de Mórmon, independentemente da sua formação, e um Departamento de Arqueologia da BYU dedicada à formação de arqueólogos do Livro de Mórmon não asseguram que a arqueologia do Livro de Mórmon realmente existe ... nenhum local do Livro de Mórmon é conhecido .....” (Dialogue, Summer, 1969, páginas 74 a 78.)


CONCLUSÃO


Quando os membros confrontam a liderança SUD com fatos incômodos sobre o Livro de Mórmon, eles:


- são desafiados a terem mais fé, pois sem fé não podem agradar a Deus,
- a rezarem mais sobre o assunto,
- é dito que as respostas para estes problemas serão reveladas mais tarde, e assim por diante.


Prestar o testemunho da veracidade do que acreditam faz parte do cotidiano dos membros da igreja SUD. Porém, não há nenhuma razão para duvidar de que a maioria destes testemunhos seja honesta e sincera. Mas isto, por si só, não indica que eles sejam confiáveis. Infelizmente, a sinceridade não garante que os mórmons não estejam enganados espiritualmente.


Uma vez que os mórmons são convencidos pelo que ouviram, eles aprendem a considerar o sentimento de convicção que têm como "o testemunho do Espírito Santo". Como eles atribuem este sentimento de "certeza" à Deus falando diretamente com eles, aceitam qualquer sentimento subjetivo como verdadeiro. Neste ponto, acreditarão que tudo o que lhes for dito é verdadeiro, pois eles têm "um testemunho".


Porém, o verdadeiro poder de um testemunho mórmon pode ser uma armadilha em potencial, onde uma pessoa cai e não percebe que pode, literalmente, ouvir e acreditar em qualquer coisa se ela realmente assim desejar!


A fé não aparece por causa de evidências, mas em algum momento, os elementos necessários devem aparecer para apoiar a verdadeira fé.


Os SUDs acreditam que o seu testemunho sobre o Livro de Mórmon ou o livro de Abraão é apoiado por provas fatuais, mas uma investigação cuidadosa mostra que tais provas não existem.  

Em vez disso há provas evidentes contra eles. Assim, na ausência de provas válidas para o objeto da sua fé, o santo dos últimos dias ficam apenas com sentimentos subjetivos, que são inconclusivos. 

Para ser objetivo, é preciso estar disposto a examinar as evidências a favor e contra as alegações religiosas.


Muitos precisam ter disposição para aceitar os fatos como eles são, e aprenderem a usá-los para testarem os pontos de vista, ao invés basearem-se em experiências subjetivas ou “tentativas de racionalização”. 



IR PARA SUMÁRIO 

18 comentários:

  1. Parabéns pelo seu trabalho fantástico. Este blog não deve sair da internet nunca. Postei um PDF atualizado até este texto aqui: http://www.esnips.com/doc/ff299feb-bd74-461d-982a-9b3c69033e51/Investiga%EF%BF%BD%EF%BF%BDes-sobre-a-Igreja-M%EF%BF%BDrmon

    Agora os mórmons correm atrás dos mais pobres e a maioria não tem banda larga em casa e nem mesmo internet discada dificultando a leitura de tanto material direto na internet. Então um pdf para ler em casa facilita, pois muitos tem PC não não o tempo de internet necessário.

    Eu gostaria de colocar a sua autoria no PDF, mas como já disse que prefere permanecer anônima poderia colocar um pseudônimo, um nome artístico.

    Dê uma olha e veja se lhe agrada a idéia. Vou procurar atualizar o arquivo uma vez por mes conforme as postagens do blog.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Jairo

    Que graça! Obrigada por ajudar a divulgar este trabalho!!!

    Não sou autora dos textos, apenas os traduzo e, quando necessário, faço as edições e revisões.

    Mas, o mais importante, é distribuir este material gratuitamente, para que possa alcançar o maior número de pessoas possível.

    E sempre que você tiver alguma dúvida ou quiser fazer uma sugestão, fique à vontade!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Depois do vestibular vou fazer algo melhor, um autoplay mais organizado. Esse tipo de trabalho é fundamental.Vai chegar o dia em que tudo o que as religões escondem dos crentes estarão por toda a internet. Contra a verdade não existe argumento, só mentiras e falácias.

    ResponderExcluir
  4. Jotaluis

    Agradeço imensamente a ajuda. Fico realmente tocada ao ver pessoas que se importam com o ser humano e dedicam parte de seu tempo em ajudar à trazer a verdade à tona.

    Obrigada à vocês novamente!

    ResponderExcluir
  5. Sou SUD e o que vc postou não modifica nada em minha crença !!! Cada um tem o direito de crer no que quiser !!!

    ResponderExcluir
  6. Pascoval

    Concordo plenamente! Assim como creio que todos tem o direito de saber TODA a verdade. Mas a opção de qual caminho seguir certamente é individual.

    Optar com conhecimento, isso sim é livre-arbítrio!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Senti que deveria, mais uma vez, postar um comentário em seu Blog. Realmente é a verdade mais nua e crua o que está dito aí em cima. Para os que não sabem sou membro há 22 anos, mas recentemente convivi com dúvidas que me atormentaram profundamente. em uma das ocasiões que meus lideres me entrevistaram para acompanhar meu 'progresso espiritual', eu fiz uma pergunta de caráter doutrinário sobre algo que não compreendia e fui sincero. A resposta que obtive é de que eu não tinha o direito de saber aquelas coisas, devia me arrepender e calar-me fazendo apenas a vontade de Deus. Minha dúvida não foi nem mesmo colocada sob reflexão, seja sobre as escrituras ou coisa que o valha.
    Resposta totalmente evasiva!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Cara investigadora,fui um membro da igreja sud por vários anos, posso dizer-lhe que durante esse periodo em que me mantive digno alcancei um estado de felicidade e potencial relevantes em minha vida nos relacionamentos com a família como no trabalho etc... foi-me apresentado por um menbro de outra religião o filme: ¨mormons fabricantes de deuses¨ o que me levou a pedir que meu nome fosse retirado dos registros e durante dez anos anos me dediquei a pesquisar as doutrinas existentes no tempo presente, sem a influencia da igreja SUD, essa experiência, minha cara , me levou a fortalecer meu testemunho em relação a veracidade da igreja de Jeusus Cristo dos Santos dos ùltimos Dias e o que a srª chama de simples sentimento, é literalmente a manifestação do Espírito Santo no coração dos filhos dos homens e esse mesmo Espírito de paz e felicidade é o Espirito prometido pelo Salvador o Consolador só senti sua presença na igreja SUD. como me explica isso?? agora depois de dez anos distante da igreja retornei e a felicidade a alegria de pertencer a Deus retornou e me sinto um eterno vencedor. vou incluir novamente meu nome nos registros da igreja e me batizar, dessa vez mais convicto do que nunca.(realmente o profeta josefh smith transmitiu muito bem as escrituras:eles se chegam a mim com seus lábios mas seus corações estão longe de mim).

    ResponderExcluir
  9. Prezado irmão

    Isso sempre é usado: tentar culpar o membro que questiona qualquer coisa.

    A culpa é uma das ferramentas mais utilizadas pela igreja, pois mantém todos como "cordeiros", sem pensarem, sem raciocinarem.

    Lamento pela sua experiência, mas acredite que eu e muitos outros ja passaram por isso... Triste, não?

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Rickfort

    E como você explica que a fé vá contra a razão????

    Como você explica que em tantas outras igrejas, os seguidores sentem que estão na igreja verdadeira e a mesma "felicidade" que você alega ter?

    Lamento pela tua volta, depois de descobrir a verdade sobre a igreja. E sentimentos, meu caro, são produzidos pelo nosso cérebro. Podemos nos sentir assim em relação à uma pessoa (a chamada alma-gêmea), a uma casa, enfim, a qualquer coisa, eu te garanto.

    Leia sobre a psicologia das emoções e você entenderá de onde elas vem. Ou continue dizendo que é a confirmação da verdade. A escolha é sua.

    Boa sorte!

    Abs

    ResponderExcluir
  11. muito interessante seus líderes terem dito pra vc calar-se! foi na igreja SUD mesmo? porque foi na igreja SUD o único local onde vi um povo de respeito,não bajuladores um povo íntegro preocupado em não ofender ou defraudar quem quer que seja e essa é uma das virtudes encontrada nesse povo em qualquer lugar do mundo onde exista uma igreja, ala ou ramo disso eu sou testemunha. o mesmo aconteceu comigo quando frequetei a escola dominical da assembléia de Deus, fiz uma pergunta simples sobre (I PEDRO 2:19,20) 19 No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
    20 Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;
    e o que me foi dito pelo prof. é que esses são mistérios de Deus(arcana dei)e sempre tive respostas evasivas quando questionei os vários assuntos que as religiões estabelecidas por homens são incapases de responder ou tem duas ou tres linhas de pensamento dependendo do ramo teológico. aee meu amigo fugiremos completamente do que fala (I Corintios 1:10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.
    obrigado irmão!!
    Ricardo de Oliveira

    ResponderExcluir
  12. Rickfort

    Por que o Irmão em Cristo escreveria mentiras aqui?

    Sim, meu caro. Coisas absurdas acontecem dentro da igreja. E nao se esqueca que Utah eh o estado com os maiores indices de depressao, de pornografia on-line e de problemas financeiros pessoais.

    Ou a sua ilusao ainda o impede de ver a verdade?

    ResponderExcluir
  13. "Sim, meu caro. Coisas absurdas acontecem dentro da igreja. E nao se esqueca que Utah eh o estado com os maiores indices de depressao, de pornografia on-line e de problemas financeiros pessoais."
    Você acredita em pesquisas?
    Dizem por aí que em Minas Gerais tem as melhores escolas públicas do Brasil.
    Vai nessa!
    Um dia vou tirar uma foto da minha Escola e te mando.
    Pesquisas são uma babaquisse total.
    Não acredito em nada que as pesquisas dizem.
    Dizem que temos 1 milhão de membros.
    Não acredito nisso não!
    Se tivermos 400 mil já é muito.
    Pelo que eu sei os missonários que eu conheci de Utah são muito bem de vida.
    Sobre a pornografia tem algumas "atrizes" que nasceram em Utah.
    E tem muitas pessoas que não são membros.
    Os evangélicos americanos não são como os Brasileiros.
    Veja os filmes americanos.
    E olhe que o catolicismo é fraquíssimo nos EUA.
    Depressão é uma doença que qualquer um pode ter.
    Eu tenho uma tia espírita riquíssima que tem.
    Essas conclusões são vãs e tolas para mim.

    ResponderExcluir
  14. Ou seria vão e tolo não acreditar em pesquisas?

    A igreja tem sim até mais de 1 milhão de membros, mas NÃO ATIVOS. Esse detalhe ela não conta. E também não conta que só remove o nome do membro inativo quando ele completa 110 anos.

    Portanto, a igreja tem os alegados milhões de membros, mas apenas cerca de 20% de ativos.

    Mas no caso das pesquisas, meu caro, você está falando com uma doutora, pesquisadora há pelo menos 20 anos! Protanto, eu considero sua opinião vã e tola!

    ResponderExcluir
  15. Pesquisas só são boas para o lado que interessa.
    Na minha cidade as pesquisas indicavam que um homem ia ganhar com 65% da preferência dos eleitores.
    No resultado final ele ficou com 45% e o outro com 52%.
    Vou deixar bem claro que eu não acredito nessas pesquisas.
    Mas em científicas e tecnológicas sim.
    Adoro física e química então sempre procuro estudar sobre esses assuntos.
    Agora pesquisa de IBGE.
    Não acredito mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Entendi

    Pesquisas probabilísticas realmente podem te dar o resultado que você quiser, e nisso você tem razão. É só saber manipular os dados, usar as fórmulas que vão te dar os resultados que vc quer....

    Mas se você for um pesquisador sério, a estatística pode dar resultados muito bons e incrivelmente acurados.

    Já as tentativas de prever quem vai ganhar eleições.... são tantos fatores....

    Mas quanto ao número de membros da igreja está correto. O incorreto é o número de membros ativos, ok?

    ResponderExcluir
  17. Existe um grupo de filósofos e cientistas, mestres e doutores chamado de "novos ateus¨. Ainda que estes grupos sejam uma parte pouco representativa dos cientistas em geral, eles são influentes nos meios evangélicos. Eles são teologicamente ingênuos, mas suas deturpações da religião e teologia estão ganhando força. O que parece estranho é que em resposta a esses ateus, parece haver uma tendência para os crentes(todos que creem em Deus) serem influenciados por seus ¨perigosos¨ argumentos.ou seja, que a biologia evolutiva e a religião são incompatíveis e que deve ser escolhido um a cima do outro. Ambos aceitam a tese que não pode haver nenhum compromisso e que esta é uma luta eliminatória entre uma e a outra. É lamentável, porque essa falsa dicotomia amplamente aceita por ambos os lados torna o perigo real. Como todos já sabemos sobre o movimento criacionista e seu modelo de inteligência e sobre o modelo de inteligencia definido pela religião um abjugando o outro. Esse proceder promove uma falsa dicotomia "no espírito dos alunos, sugerindo que a evolução e a fé são incompatíveis. Isso torna as pessoas desconfiadas da fé religiosa e da ciência. Quando os estudantes realmente acreditam que a ciência e a religião são incompatíveis, duas coisas que geralmente acontecem com isso: A primeira é que eles abraçam a ciência e porque ela é incompatível com a religião, a religião é abandonada. A outra é que eles mantêm a sua fé, mas desconfia da ciência e dúvidas sobre seus métodos e conclusões, inclinando-se sobre a superstição e a pseudociência. . Fé e ciência não devem ser inimigas. Abraço ambas de forma integral e sem reservas. Minhas crenças religiosas são parte de quem eu sou. Minha fé(crença SUD) e a ciência tem reciprocidade e informam-se mutuamente. Elas fazem parte da forma como eu entendo o meu lugar no universo. Os modelos de inteligência(criacionismo e teologia secular) pré estabelecidos não fazem nada para promover a busca de entendimento e cooperação entre estas duas formas essenciais do conhecimento. É um escurecimento do espírito em todos os níveis, nos meios religiosos e científicos.

    ResponderExcluir
  18. Ricardo

    Respeito profundamente seu ponto de vista, e sempre acho que o extremismo leva à ignorância.

    Mas, infelizmente, não é essa a visão da igreja. Aliás, a visão da igreja é: se a ciência disser qualquer coisa, e o profeta disser outra, acredite no profeta.

    Sobre a evolução:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2009/11/igreja-sud-9-teoria-da-evolucao.html

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.