Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS O5 - o Deus-Adão - parte 1

                                                                                                                   POSTERIOR
DOUTRINA DO DEUS-ADÃO

No Mormonismo, a teoria do Deus-Adão foi uma doutrina ensinada por Brigham Young e outros líderes do início da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD) envolvendo o estado de Adão como um Deus antes de sua aparição no Jardim do Éden. 

Durante a vida de Brigham Young, elementos da teoria do Deus-Adão foram ensinados nas reuniões da igreja, cantados em hinos da igreja, e incluídos na cerimônia de Endowment da igreja.

Segundo Young, o Adão bíblico é identificado como o arcanjo bíblico Michael. Ele teria sido ressuscitado e atingido a divindade em outro planeta. Young disse que Adão trouxe Eva, uma de suas esposas, com ele à Terra, e os dois se tornaram mortais, comendo os frutos do Jardim do Éden. 

Porém, as declarações de Young foram extremamentes controversas, como a que se segue:

[Adão é] "nosso Pai e nosso Deus, e o único Deus a quem devemos adorar" [1]

Hoje, essa doutrina é geralmente aceita pelos mórmons fundamentalistas. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (SUD), entretanto, repudiou a doutrina. Alguns dentro da Igreja Mórmon acreditam que a doutrina nunca foi ensinada, que foi apenas opinião de Young ou que foi mal interpretada.

ENSINOS DE JOSEPH SMITH

De acordo com Brigham Young, a teoria do Deus-Adão foi ensinada oralmente por Joseph Smith Jr., antes de sua morte em 1844. A evidência de que Smith deu origem à doutrina consiste na própria afirmação de Young [2], uma reminiscência de 1877 [3], e os indícios recolhidos pelos escritores mórmons fundamentalistas.
Ainda, Joseph Smith claramente ensinou que Adão foi o Arcanjo Miguel:

“E também com Miguel, ou seja, Adão, o pai de todos, o príncipe de todos, o ancião de dias;” (DeC 27:11)

 

ENSINAMENTOS DE BRIGHAM YOUNG EM 1852

 

Se Joseph Smith ensinou ou não secretamente a doutrina do Deus-Adão, a primeira explicação desta doutrina foi feita por Brigham Young (foto ao lado), que falou na Conferência Geral na primavera em 9 de abril de 1852. 

Seu sermão foi gravado estenograficamente por George D. Watt, secretário de Young [4]. Watt publicou o sermão em 1854 no periódico inglês  Journal of Discourses, em um volume endossado por Young e pela primeira presidência da igreja [5]

Na transcrição de Watt, Young disse que pretendia discursar “quem foi que gerou o filho da virgem Maria”, um tópico que ele disse que “ficou misterioso neste reino até este dia” [6]. No transcrito lê-se:

"Agora ouvi, ó habitantes de terra, judeus e gentios, santos e pecadores! Quando nosso Pai chegou ao jardim do Éden, entrou nele com um corpo celestial, e trouxe consigo Eva, uma de suas esposas. Ele ajudou a organizar este mundo. Ele é Miguel, o Arcanjo, o Ancião de Dias! Acerca de quem santos homens têm escrito e falado--ele é nosso Pai e nosso Deus, e o único Deus com quem devemos lidar. Todo homem sobre a terra, que professam ser cristãos ou não o professam, devem ouvir isso, e saberão disso mais cedo ou mais tarde." [7]  - veja figura abaixo do Journal of Discourses

Lê-se no discurso:
"Jesus, nosso irmão mais velho, foi gerado na carne pelo mesmo personagem que foi no Jardim do Éden, que é nosso Pai Celestial." [8] - veja figura abaixo.

“Quando a virgem Maria concebeu a criança Jesus, o Pai concebeu-o de acordo com sua imagem. Ele não foi concebido pelo Espírito Santo. E quem é o Pai? Ele é o primeiro da família humana” [9].



Young explicou que Adão “foi concebido pelo seu pai no paraíso” da mesma forma que Adão concebeu seus próprios filhos e filhas, e que havia “três personagens distintos, chamados de Eloheim, Yahovah e Miguel... Jesus, nosso irmão mais velho, foi concebido na carne pelo mesmo personagem que estava no jardim do Éden, e que é nosso Pai do Céu.” [10]

Ele disse:

"Eu poderia dizer muito mais sobre isto, mas se eu lhes contar toda a verdade, a blasfêmia não seria nada, em vista da superstição e extrema moralidade da humanidade.... Agora, todos aqueles que podem ouvir essas doutrinas, façam uma pausa antes que elas [doutrinas] tragam a luz sobre eles ou trate-as com indiferença, pois elas irão provar a sua salvação ou condenação." [11]

 

POSTERIORES DESENVOLVIMENTOS DA DOUTRINA POR YOUNG

 

Em uma conferência especial em 28 de agosto de 1852, Young explicou em maiores detalhes o mecanismo pelo qual seres celestiais como Adão e Eva puderam gerar descendentes mortais. 

De acordo com Young, quando um casal se torna deus e deusa, eles começam a criar uma descendência espiritual. Depois, eles começam a criar tabernáculos mortais nos quaIs os espíritos podem habitar, indo ao novo mundo recém criado, onde eles:

"ele [Adão] precisava ter Eva para começar o trabalho da geração, e ele entraram no Jardim, e continuaram comendo e bebendo das frutas do mundo físico, até que essa matéria grosseira estivesse difundida suficientemente pelos seus corpos celestiais, para permitir que eles, de acordo com as leis estabelecidas, produzissem tabernáculos mortais para seus filhos espirituais". [12]

Em 19 de fevereiro de 1854, ele reiterou esta doutrina em um sermão [13]. Ele também reiterou esta doutrina em outubro de 1854, na Conferência Geral [14] e em um sermão que foi dito ter “a mais vasta audiência, como se tivesse enfeitiçada"[15]. 

Na conferência de outubro, Young anunciou como esclarecimento que Adão e Eva foram:

“o pai e a mãe naturais de todos os espíritos que vem a este planeta, ou que recebem tabernáculos neste planeta, consequentemente nós somos irmãos e irmãs, e Adão é Deus, nosso Pai Eterno”[16]

Quando Young discursou sobre essa doutrina novamente, no começo de 1857, ele enfatizou novamente que “nos tornarmos conhecedores de nosso Pai e nosso Deus “era” um dos primeiros princípios da doutrina da salvação”e que “nenhum homem pode desfrutar ou estar preparado para a vida eterna sem este conhecimento”. [17] Ele referiu-se novamente à Adão como “Deus nosso Pai Celestial, ou nosso grande Eloim”. [18]

Contudo, ele disse:

"Se Adão é um personagem que deve ser considerado nosso Pai Celestial, ou não, é um mistério considerável para muitos. Eu não me importo, em nenhum momento, como são essas coisas; não importa se nós consideramos Ele nosso Deus, ou Nosso Pai ou nosso Avô, pois em qualquer caso nós somos da espécie de uma família, e Jesus Cristo também é da nossa espécie”. [19]

Ele indicou, entretanto, que este grande Eloim (Adão) teve uma vida e se tornou Deus (era portanto, um ser ressurreto - veja figura abaixo, no final da página)


Ele criou os espíritos da humanidade, criou a terra e então a terra começou a receber os corpos físicos das crianças. [20] 

Ele era capaz de gerar corpos físicos “usando partes do material que estava organizado e compunha esta terra, até que Seu sistema estivesse carregado dele” [21]. Mais tarde, então, ele desceu fisicamente e se tornou o pai físico de Jesus [22].  

REAÇÕES CONTEMPORÂNEAS A DOUTRINA

A reação dentro da comunidade mórmon sobre os ensinamentos de Young relativo ao Deus-Adão foi mista. Enquanto muitos mórmons sinceramente aceitaram a doutrina, outros consideraram-na equivocada, ou interpretaram de acordo com o seu conhecimento prévio.

ACEITAÇÃO POSITIVA

O anúncio inicial de Young 1852 sobre a doutrina foi tido por muitos mórmons como profética. Por exemplo, o secretário da Conferência Thomas Bullock registrou que durante o sermão de Young, "o Espírito Santo estava sobre ele, com grande poder." [23]

Em uma sessão da Conferência Geral no dia seguinte, conselheiro de Young afirmou que concordava que "o Deus e Pai de Jesus Cristo foi Adão". [24]

Outro apóstolo, Franklin D. Richards, aceitou a doutrina que “Adão é nosso Pai e nosso Deus”, declarando numa conferência realizada em junho de 1854 que “o profeta e apóstolo Brigham assim o declarou, e esta é a palavra de Deus” [25]

O Primeiro conselheiro de Young(na foto ao lado, à direita), Heber C. Kimball (à esquerda), adotou o ponto de vista do profeta com entusiasmo, e pregou em 29 de junho de 1856 que:

"Aprendi pela experiência que só existe um Deus que diz respeito a este povo, e Ele é o Deus que pertence a esta terra - o primeiro homem. Que o primeiro homem enviou seu próprio Filho para redimir o mundo. "[26]

Enquanto isso, os mórmons começaram a cantar uma série de hinos reconhecendo a doutrina em suas congregações locais. Havia também hinos mórmons publicados que ensinavam essa idéia. Um deles, de 1856, intitulado "Acreditamos em nosso Deus", declarava:

“Acreditamos em nosso Deus, o grande príncipe de sua raça,
No Arcanjo Miguel, o Ancião dos Dias,
Nosso próprio Pai Adão, o Senhor da Terra, como é evidente,
Que vai aconselhar e lutar por seus filhos novamente.
Nós acreditamos em Seu Filho, Jesus Cristo ... " [27]

A aceitação da doutrina por mórmons continuou durante a maior parte do século 19. 

George Q. Cannon, um outro membro da Primeira Presidência, quando questionado por seu filho sobre a concepção de Jesus por Maria, perguntou "o que impedia o Pai Adão de visitar e cobrir com sua sombra a mãe de Jesus." [28].

Novamente, Cannon poderia estar se referindo a Deus pelo título Adão porque Deus foi o primeiro homem em relação a esta terra.


Mais algumas afirmações sobre a doutrina:


- Millenial Star: 

"Então Adão é, de fato, Deus. E por que não?  Se há vários Senhores e vários Deuses, como as escrituras nos informam, por que nosso Pai Adão não seria um deles?"
Wilford Woodruff:

- Adão é Miguel, ou Deus Wilford Woodruff Diary, vol. 4, p. 129 (April 9, 1852)  

- Miguel (Adão) era um ser ressurreto. Wilford Woodruff Diary, vol. 5, p. 426-427 (January 27, 1860)
 
- Joseph também ensinou sobre Deus-Adão. Wilford Woodruff Diary, vol. 6, p. 381 (December 16, 1867)   

RESISTÊNCIA À DOUTRINA POR ORSON PRATT E OUTROS

No entanto, alguns outros membros proeminentes da igreja tiveram problemas com esta doutrina. Mais significativamente, o filósofo e apóstolo Orson Pratt discordava desta doutrina, e manifestava-se publicamente:

"Ele também não acredita que o Pai Adão tinha carne e ossos quando chegou ao jardim do Éden, mas ele e sua esposa Eva eram espíritos e Deus formou seu corpo do pó da terra, e os tornou almas viventes. Ele também disse que acreditava que Jesus Cristo e Adão são irmãos no Espírito, e que Adão não é o Deus para quem ele está orando”. [29]


Mesmo Wilford Woodruff escreveu em seu diário que Pratt não acreditava que Adão era nosso Deus ou o pai de Jesus Cristo (Wilford Woodruff Diary, vol. 4, p. 287-289 , September 17, 1854) 

 
Pratt também manifestava-se em reuniões privadas com outros apóstolos [30], chegando a expor o seu desacordo em sua publicação, na costa leste, chamada The Seer. [31]

Brigham Young tinha conhecimento da polêmica levantada por Pratt e, em outubro 1857 na Conferência Geral, ele novamente discutiu a doutrina, afirmando que:

"Alguns tem resmungado porque acredito que o nosso Deus esteja tão perto de nós como Pai Adão. Há muitos que sabem que a doutrina é verdadeira."[32]

“Agora, se acontecer que tenhamos que prestar homenagem ao Pai Adão, que circunstância humilhante seria! Basta esperar até que você passe Joseph Smith, e depois que Joseph lhe permitir passar por ele, você encontrará Pedro, e depois de passar os apóstolos e muitos dos profetas... depois de um tempo, você irá à Jesus. E quando você finalmente encontrar o Pai Adão, quão estranhas serão as suas noções de agora” [33]

Pratt continuou a discutir a questão em fóruns públicos durante meses, apesar de ser repreendido, privada e publicamente por Brigham Young, em mais de uma ocasião [34]. Em 1860, quando confrontado com uma possível desassociação, ele concordou com uma confissão pública, negociada durante uma série de reuniões com a hierarquia da Igreja [35].

A oposição menos aberta à doutrina pode ter sido realizado pelos editores mórmons Samuel W. Richards e Franklin D. Richards, que interpretaram a idéia de Adão ser "o Deus" ou "o Pai" no sentido meramente de que Adão, como o primeiro homem mortal, está à frente da família humana.

DEUS-ADÃO NO FINAL DO GOVERNO DE YOUNG

Após os debates públicos entre Brigham Young e Orson Pratt diminuirem em 1860, Young continuou a manter sua crença na doutrina, mas ficou um pouco amargo pelo fato da doutrina não obter aceitação imediata. Em 1861, ele declarou:

"Alguns anos atrás, eu expliquei uma doutrina que diz respeito à Adão ser nosso Pai e Deus, que será uma maldição para muitos dos Sábios de Israel por causa de sua loucura. Quanto à esta doutrina, eles ainda rastejam na escuridão e desejo.

“Esta é uma das mais gloriosas revelações sobre a economia dos céus, embora o mundo mantenha o escárnio. Se eu tivesse revelado a doutrina do batismo para os mortos, ao invés de Joseph Smith, há homens à minha volta que teriam ridicularizado a idéia até o dia da condenação. Mas eles são ignorantes e estúpidos como os burros." [36]

No entanto, Young e do Quórum dos Doze Apóstolos continuaram a discutir a doutrina em particular. Em 1873, Young novamente fez alusão à doutrina publicamente, e indicou que quando Adão veio para a terra, ele deixou muitas mulheres no lugar de onde veio, exceto Eva. Porém ele disse que "não estava disposto a dar qualquer outro conhecimento sobre a doutrina ... À grande e gloriosa doutrina que pertence a este [conhecimento]" [37]



Pouco antes de sua morte, Young certificour-se de que a teoria do Deus-Adão fosse ensinada nos templos SUD, como parte da cerimônia do Endowment. Em 1877, enquanto Young estava padronizando a cerimônia do Endowment para ser realizada no templo de St George, Utah, ele introduziu como parte da cerimônia a “leitura do vel”. 

A versão final da leitura, feita após a morte de Young, é mantida privada no templo de St George. Há aqueles que acreditam que o secretário pessoal de Young registrou suas palavras da leitura em seu diário pessoal. Uma parte deste diário pode ser lida assim:

"Adão era um ser imortal quando veio à esta terra; ele viveu em uma terra similar à nossa.... e gerou todos os espíritos que viriam à esta terra. E Eva, nossa mãe em comum, que é a mãe de todos aqueles seres espirituais do mundo celestial...

"O filho mais velho do Pai Adão (Jesus, o Salvador), que é o herdeiro da família, foi o primeiro filho de Adão gerado no mundo espiritual, que, de acordo com a carne, foi o único gerado conforme está escrito. Em sua divindade, Ele voltou ao mundo espiritual e veio em espírito [glória] à Maria, e ela concebeu para que, pois Adão e Eva já haviam feito o seu trabalho nesta terra. Eles não tiveram seus corpos enterrados na poeira, mas retornaram ao mundo espiritual de onde eles vieram." [38]

CONFUSÃO DA DOUTRINA?

Apesar Young se referir a Adão como o "Pai" em seu sermão de 1852, posteriormente Young declarou em seu sermão que "Eloheim, Yahovah e Michael [Adão]" eram três personagens distintos. Além disso, em 1873, ele declarou:

"Nós dizemos que o Pai Adão veio aqui e ajudou a formar a terra. Quem é ele? Ele é Michael, o grande príncipe, e foi dito a ele por Eloheim: ‘Ide e fazei uma terra’ .... Adão veio aqui, e então trouxe sua esposa .... Ele então disse: 'Quero que meus filhos que estão no mundo espiritual venham morar aqui. Uma vez eu morei sobre uma terra parecida com esta, num estado mortal. Eu fui fiel e recebi minha coroa e exaltação’." [39]


DOUTRINA COMO "NÃO OFICIAL"

Há certa controvérsia quanto à possibilidade ou não se Young considerou a doutrina do Deus-Adão como doutrina oficial da Igreja. Porém, devemos estar atentos para o final de seu sermão de 1852, onde ele declarou:

"Agora, todos aqueles que podem ouvir estas doutrinas, façam uma pausa antes de trazê-la a luz ou tratá-la com indiferença, pois irão provar a sua salvação ou condenação." [40]

No entanto, em 1854, após uma grande controvérsia a respeito da doutrina, Young minimizou a importância da doutrina, afirmando:

o “assunto... não é de interesse imediato para o seu ou o meu bem-estar ... Não tenho a pretensão de dizer que os artigos da doutrina e idéias que eu devo alcançar devem ser conhecidos pelas pessoas" [41]

Após 1854, Young geralmente recusava-se a dar maiores explicações sobre a doutrina. Mas ele faz esta citação em 1856:

“Ainda que tenhamos na história que nosso pai Adão foi feito do pó desta terra, e que ele nada sabia sobre seu Deus antes de ser feito aqui, não é assim; e quando aprendermos a verdade, veremos e compreenderemos que ele ajudou a fazer este mundo, e foi o administrador principal naquela operação. 

"Ele foi a pessoa que trouxe os animais e as sementes de outros planetas para este mundo, e trouxe uma esposa consigo e permaneceu aqui. Vocês podem ler e acreditar como quiserem no que se encontra escrito na Bíblia. Adão foi feito do pó de uma terra, mas não do pó desta terra. Ele foi feito como vocês e eu somos feitos, e nenhuma pessoa jamais foi feita sob qualquer outro princípio.” [42]

Em 1860, a Primeira Presidência emitiu um comunicado, intitulado "Instruções para o Santos", a respeito de várias divergências entre Young e o apóstolo Orson Pratt em muitas questões doutrinárias. O comunicado foi feito para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a posição oficial da Igreja sobre estas várias divergências doutrinárias. 

Contrariamente à opinião de muitos, este documento oficial não abordou a teoria do Deus-Adão. Em vez disso, a declaração relativa à Adão disse apenas que:

"Considera-se  mais sábio deixar que esse assunto permaneça sem maiores explicações no momento." (2 Messages of the First Presidency 222).

Porém, Young continuou a afirmar a veracidade desta doutrina até sua morte Em 1873, Young lamentou-se:

“Quanta descrença existe na mente dos santos dos últimos dias em relação à uma doutrina particular que eu revelei à eles, e que Deus ma revelou – declarando que Adão é nosso Pai e Deus”. [43]

Em 1870, ele alegou que:

"Nunca preguei um sermão e mandei-o para os filhos dos homens, que eles não pudessem chamar de Escritura. Permitam-me o privilégio de corrigir um sermão, e ele é uma escritura tão boa quanto eles merecem". [44]

Após a morte de Brigham Young, os líderes da igreja começaram a rotular as várias interpretações desta teoria como mera especulação, e negaram que qualquer interpretação particular fora vinculada à Igreja.

Em 1897, Joseph F. Smith (foto à direita), então conselheiro na Primeira Presidência, escreveu uma carta sobre os ensinamentos sobre Adão, contradizendo a declaração de Young de 1870:

“A doutrina jamais foi submetida aos conselhos do sacerdócio, nem à igreja para aprovação ou ratificação, e nunca foi formalmente ou não aceita pela igreja. Portanto, não está, em nenhum sentido, ligada à Igreja. A ‘simples menção’ de Brigham Young ‘sem nenhuma evidência e autoridade foi dada como verdade’. Apenas as Escrituras, a  ‘aceita palavra de Deus’ é o padrão da Igreja”. [45]




IR PARA SUMÁRIO
________________
Notas:

1 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 1, p.50, 51
2 - Collier, Fred (1999), President Brigham Young's Doctrine of Diety, 1, Collier's Publishing, ISBN093496405X. (citing minutes of meeting of the Quorum of Twelve, 4 April 1860, in which it was recorded: "It was Joseph's doctrine that Adam was God…God comes to earth and eats and partakes of fruit. Joseph could not reveal what was revealed to him, and if Joseph had it revealed, he was not told to reveal it."). Collier (1999, p. 360) (citing Wilford Woodruff Journal of 4 September 1860, in which George Q. Cannon said "that Adam is our Father [and] is a true doctrine revealed from God to Joseph and Brigham. For this same doctrine is taught in some of the old Jewish records which have never been in print...."). Collier (1999, p. 367) (citing Wilford Woodruff Journal of 16 December 1867, stating that "President Young said Adam was Michael the Archangel, and he was the Father of Jesus Christ and was our God and that Joseph taught this principle.")  
3 - Collier (1999, p. 233) (citing an 1877 reminiscence of Anson Call, who said he heard Joseph Smith say: "now regarding Adam: He came here from another planet [as] an immortalized being and brought his wife, Eve, with him, and by eating of the fruits of the earth became subject to death and decay and he became of the earth, earthly, was made mortal and subject to death.").
6 - Young (1852, p. 50
7 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 1, p.50, 51.
8 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 1, p.51, April 9, 1852
9 – Ibid.
10 – Ibid.
11 – Ibid.
12 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 6, p. 275, 1852.
13 - Journal of Wilford Woodruff, February 19, 1854.
14 - Journal of Joseph L. Robinson, October 6, 1854.
15 - Minutes of the General Conference, Deseret News, October 12, 1853.
16 - Journal of Joseph Lee Robinson, October 6, 1854. See also Diary of Thomas D. Brown, October 6, 1854, pp.
17 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, p. 215
18 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, p. 216.
19 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, p. 217 .
20 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, p. 217-218.
21 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 4, p. 218
22 – Ibid.
23 - Thomas Bullock, Minutes of the LDS General Conference Deseret News, April 17, 1852, page 2
24 - Journal of Wilford Woodruff, April 10, 1852.
26 - Heber C. Kimball, Journal of Discourses, vol 4, p. 1.
27 - Sacred Hymns and Spiritual Songs for The Church of Jesus Christ of Latter-day Saints p. 375 (Liverpool, 1856).
28 - 10 de março de 1888, Daily Journal of Abraham H. Cannon) (na Brigham Young University)
29 - Journal of Thomas Evans Jeremy Sr., September 30, 1852. See generally, Bergera 1980.
30 - Journal of William Clayton, October 3, 1852.
31 - Orson Pratt (March, October 1853), "The Pre-Existence of Man", The Seer, 1:3, 158–59.
32 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol. 5, p. 332, October 7, 1857
33 - Ibid.
34 - Bergera 1980, pp. 13-16
35 – Ibid.
36 - Citado de Manuscript Addresses of Brigham Young. Watt, G.D., transcriber, October 8, 1861, with minor misspellings corrected.
37 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol.16, p.160, August 31, 1863.
38 - Journal of L. John Nuttall, personal secretary of Brigham Young, February 7, 1877 in BYU Special Collections.
39 – Brigham Young, Deseret News, p. 308 (18 de junho de 1873).
40 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol.1, p. 51.
41 - Brigham Young, 8 de outubro de 1854, Historical Department of the Church [HDC].
42 - Brigham Young, Journal of Discourses, vol.3, p. 316-318, 20 de abril de 1856.
43 - Brigham Young Deseret News, June 18, 1873.
44 - Brigham Young, Journal of Discourses vol.13, p. 95.
45 - Joseph F. Smith, Letter to A. Saxey, 7 de janeiro de 1897, HDC).

10 comentários:

  1. Investigadora, por um momento vou usar os escritos do apóstolo
    Eu vou fazer essa mesma acusação com o Apóstolo Paulo.Para dar a Paulo as mesmas chances que você deu a Brigham Young. Vou usar um truque conhecido como "separação de frases" ou "divisão escritural". Através dessa manobra, podemos colocar fora do contexto, algumas verdades simples proferidas por vários homens inspirados e fazer uma juntada, criando maliciosas falsidades. Vejamos: Paulo disse em 1 Coríntios 7:1, "bom seria que o homem não tocasse em mulher". Eu poderia continuar lendo para compreender onde Paulo queria chegar, mas em vez disso, paro aqui para fabricar a falsidade que pretendemos, pois não queremos dar oportunidade a Paulo de colocar sua verdadeira mensagem. Se Paulo estivesse aqui neste tribunal, este mesmo ministro diria dele: "Paulo diz que o homem não deve tocar em mulher. Isso é contra o mandamento de Deus que ordenou ao homem que se deveria multiplicar e encher a terra; donde eu concluo que Paulo opõe-se a Deus e não é um profeta verdadeiro". Pode ver o que os evangélicos fazem com Brigham Young ?
    Já vi esse discurso inúmeros vezes, e sei que ele não disse o que o que o mundo tenta fabricar. A Investigadora está procurando estabelecer "sua verdade" baseando-se num truque mentiroso, numa divisão escritural. Certamente que não é o Espírito de Deus que o inspira a fazer tal coisa. Agora, para seu beneficio, examinaremos o que o Presidente Brigham Young quis dizer, para corrigir tudo o que esse ministro estragou. Eu vou usar a Bíblia para apoiar isso. Lemos no discurso de Brigham Young que Adão era subordinado ao Supremo Criador, é por isso que o Presidente disse que ele (Adão) "ajudou a fazer e a organizar este mundo". (ainda como espírito celeste, antes de ser colocado em carne sobre ele). Vemos nesse mesmo discurso, o que você tão "bondosamente" omitiu a parte em que Brigham Young diz terem sido três os que criaram a Terra - Elohim, Jeová e Miguel. Note-se que o nome Miguel estava colocado em terceiro lugar, denotando a precedência dos outros dois.
    Que Adão foi um Deus, é fato nas nossas escrituras; que havia mais que um na criação, é também fato apoiado pelas escrituras. Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem".Em Gênesis 3:5, vemos que Adão e Eva se haviam tornado como Deuses, conhecendo o bem e o mal. Cristo ensinou em João 10:34- 35: "Não está escrito em vossa lei: "Eu disse, sois Deuses ? Pois se a lei chama Deuses aqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a escritura não pode ser anulada." E mais, no Salmo 82:1, "Levanta-se deus na assembléia divina, entre os Deuses profere o seu julgamento". Nos versículos 6-7, "Eu disse: Sois Deuses, sois todos filhos do Altíssimo. Contudo morrereis como simples homens". É Deus ensinando na assembléia divina que aqueles Deuses presentes eram todos filhos do mais alto Deus, contudo eles viriam a morrer como simples homens. Nós somos agora esses homens e, em conseqüência éramos aqueles filhos de Deus presentes na assembléia divina . . . e Adão era, em proeminência, o primeiro dos presentes depois de Jeová (O Cristo).

    ResponderExcluir
  2. Júlio

    Antes de escrever se minhas traduções são ou não de Deus, aprenda a ler em inglês e veja os TEXTOS que coloquei na íntegra aqui.

    E pare de escrever bobagens!

    ResponderExcluir
  3. ^
    ^
    ^
    ^
    Esse texto é de um livro Chamado "O Dia da Defesa" que tenta explicar os absurdos da Igreja Mórmon.
    Eu tentei mas não dá pra explicar um absurdo desses.
    Esse Livro é tão bom que me disseram que teve um Profeta Mórmon que mandou os membros queimarem esse livro.
    kkkkkkkkkk

    Obs: Não sei se isso é verdade porque como sempre isso pode ser mais uma das famosas lendas urbanas mórmons.¬¬
    Possivelmente foi Spencer W. Kimball mesmo.
    O homem que acabou com Brigham Young e seu chamado de Profeta.

    A Igreja Mórmon é uma Instituição seríssima [ironia mode on]
    kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Poxa, nem sabia da existência desse livro.

    Mas qualquer argumento dele cai por terra ao lermos as passagens na íntegra: sim, BY disse que a terra foi criada por 3 personagens. E sim, BY disse que Adão era o deus encarnado, o único que devemos louvar.

    Portanto, nào era apenas mais um deus no henoteísmo mórmon, mas era O DEUS!

    Alguns tentam dar explicações que são inexplicáveis mesmo!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. O Livro é uma embromação mesmo.
    A história é assim.
    Muitos chegam a acreditar que essa história é real.
    Mas não passa de uma história fictícia que foi inventada por um missionário.

    A história resumidamente é que dois missionários de uma cidade nos anos 60 são desafiados por líderes de várias Igrejas Cristãs para responderem a questionamentos sobre a doutrina mórmon.
    os personagens são:

    "O DIA DA DEFESA
    (Um sumário do Tribunal)
    Está em julgamento a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
    PROMOTORES DE JUSTIÇA:Um padre da Igreja Católica Romana; Ministros das
    Igrejas Metodistas, Igreja da Inglaterra e Igreja Presbiteriana; um Ancião da Igreja do Cristo; dois representantes das Testemunhas de Jeová; um Padre da Igreja Ortodoxa Grega; um representante da "Christian Science Reading Room"; um Capitão do Exército da Salvação; um Ministro da Igreja Batista; um evangelista do Movimento Pentecostal; um representante da Igreja Unida do Canadá (combinação do Metodismo, Presbiterianismo e Congrecionismo); um Ateu e um Agnóstico.
    JUÍZ:Um Rabí da fé Judaica Ortodoxa.
    DEFESA:Dois Missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias."-Prefácio do livro

    Nesse livro os religiosos representatntes de cada uma dessas religiões levanta e fazem uma pergunta para os missionários e os missionários respondem.
    Perguntas como:
    Poligamia, existência de outros deuses, sacerdócio ser negado aos negros e etc.

    Vou te mostrar decisão do juiz.

    "JUIZ:- Este foi um julgamento que nunca esquecerei. Gostaria que meus dois filhos estivessem hoje aqui, para ver e ouvir estes dois rapazes defender sua religião. Cavalheiros, eu senti neles o espírito de retidão e de sinceridade. Senti profundamente e posso declarar que estes dois jovens pregam a verdadeira palavra de Deus; que os promotores não conseguiram em assunto algum dos apresentados neste tribunal, provar que há contradição na doutrina e revelação que os profetas mórmons têm declarado; que as revelações estão em harmonia com a Bíblia; seus líderes preenchem todas as qualificações exigidas pelas escrituras; suas declarações são justas e sinto que a inspiração de Deus está com eles.
    Rapazes, eu gostaria que vocês viessem à minha casa numa dessas tardes que tenham um tempinho para mim e minha família, pois preciso saber mais sobe a Igreja de vocês."

    Esse livro é uma baita duma mentira.
    E alguém em sã conciência nunca entraria na Igreja Mórmon depois disso.
    Mas o juiz se converteu!
    Conveniente não?
    Outra nesse livro os missionários ensinam que o nome Adão significa muitos e vc mesmo sabe que Adão significa homem formado do pó da Terra.
    Outra coisa interessante é que nesse livro no questionamento sobre o sacerdócio ser dado aos negros ele diz que os negros tem a marca de caim e por isso não recebiam(a história se passa nos anos 60) o sacerdócio.
    Conclusão: Esse livro é racista também.
    o que esperar de um mórmon estado unidense fanático?
    Só isso mesmo.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Júlio

    Muito obrigada por compartilhar informações sobre esse livro.

    Interessante, mas arrogante, com certeza!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Investigadora

    Estava estudando o livro de daniel e me deparei com esse versículo:

    "Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ANCIÃO DE DIAS, e o fizeram chegar até ele."-Daniel 7:13

    O termo "Ancião de Dias" pertence somente a Deus.
    Como o termo "filho do homem" pertence a Jesus.
    Como Brigham Young disse que Miguel era o "Ancião de Dias", ele realmente ensinou que Adão era Deus.
    Qualquer argumento mórmon sobre esse assunto cai por terra diante disso.

    Abs...

    ResponderExcluir
  8. Obrigada por mais este esclarecimento, Júlio.

    Há tantos argumentos que BY realmente ensinou isso como doutrina. Mas hoje, os SUDs dizem que foi apenas uma opinião pessoal dele. Por mais claro que ele tenha deixado que ele falava sobre isso em nome de Deus....

    Abs

    ResponderExcluir
  9. Fui mórmon por muito tempo como vc investigadora, fiz missão por dois anos servi em vários chamadso etc. mas acordei desse "sonho" faz uns dois anos, e aproveito o momento para parabenizá-la pela iniciativa de construir esse site para que pessoas sinceras possam buscar real inspiração e fonte de conhecimento "sem vendas nos olhos". Sobre o tema, essa doutrina com certeza é uma dos maiores engasgos na história da igreja sud , é notório e risível a tentativa de Joseph Fieldind Smith tentar explicá-la no seu livro Doutrinas de Salvação. Acho que se os líderes pudessem apagar a história da sud e reescrevê-la eles certamente o fariam.

    ResponderExcluir
  10. Olá Tiago

    Agora, o novo discurso é:

    "Era apenas opinião de BY"

    E mesmo se você mostrar que ele afirmou falar essa doutrina em nome de Deus, como uma nova revelação para a igreja, ainda repetirão:

    "Era apenas opinião dele"

    Não é impressionante?

    Tudo, absolutamente tudo que é embaraçoso, mesmo vindo dos antigos "profetas", passa a ser apenas opinião deles.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.