Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

TEMPLO SUD - os templos e a Bíblia

OS TEMPLOS MÓRMONS E A BÍBLIA

 
A igreja mórmon, oficialmente conhecida como A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, opera com numerosos templos sagrados em todo o mundo. 
 
Ela afirma que estes impressionantes edifícios e os rituais incomuns neles realizados (tais como o batismo pelos mortos e o casamento eterno) são uma extensão do templo de Jerusalém descrito na Bíblia. Também afirma que a igreja primitiva estabelecida por Jesus Cristo e Seu apóstolos praticava esses rituais.

Os Templos foram uma parte importante do judaísmo, e o Novo Testamento menciona cristãos nos templos. Porém, uma análise do papel do templo bíblico revela alguns fatos surpreendentes, quando comparados com o papel dos templos mórmons.

No Mormonismo, os templos não são casas grandes de reunião, onde os serviços de domingo são realizadas. Na verdade, a maioria dos mórmons não estão sequer autorizados a entrar no templo. Apenas os mórmons que são "dignos" têm aprovação, após uma série de entrevistas, a acessar esses edifícios e as cerimônias realizadas nele.

No Antigo Testamento, Deus ordenou a Salomão que construisse um templo. Quando ele fez isso, haviam detalhes muito específicos sobre o propósito do templo, quem poderia entrar em várias partes do templo, o que eles deveriam usar, em que dia eles podiam entrar, o que aconteceria no templo, etc.

Nenhum propósito em comum

Uma comparação entre as atividades do templo bíblico e dos templos mórmons mostra claramente que entre ambos não há nada em comum.

A atividade principal do templo no AT era oferecer sacrifícios de animais diferentes a Deus pelos pecados. Algumas dessas ofertas eram feitas com o fruto da terra, mas maiores detalhes são dados nos capítulos de um a nove de Levítico, sobre como diferentes animais seriam oferecidos para os diferentes tipos de pecados.

Quando um judeu sabia que tinham cometido o pecado de blasfêmia, por exemplo, ele iria trazer um cordeiro para o sacerdote sacrificar em seu nome, e assim ter a culpa do seu pecado encoberta (Levítico 5:4-6). 
 
Portanto, a única razão de ir ao templo era obter o perdão dos pecados, não para provar o seu merecimento. Eles iam porque sabiam que havia uma falha em seu relacionamento com Deus e que eles precisavam fazer o sacrifício necessário.

A localização do altar do holocausto imediatamente em frente à única entrada do templo de Jerusalém, ilustra esse propósito. O altar enfatizava o fato que o amor e a aceitação de Deus estende-se unicamente ao pecador cujas transgressões foram expiadas por Seu cordeiro sacrificial. Salomão expressou este propósito singular em 2 Crônicas 2.6:

“E quem sou eu para lhe edificar a casa, senão para queimar incenso perante ele?"[1]

A igreja mórmon afirma que o templo é uma restauração de como os judeus no Antigo Testamento construiram os templos. Eles retratam o seu templo como se tivesse muitas semelhanças com os templos no Antigo Testamento. Estas alegações são facilmente provadas serem falsas.

Na teologia mórmon, os templos servem a um propósito completamente diferente: servem como lugares para a realização de rituais incomuns, que incluem o batismo pelos mortos e o casamento eterno. Por meio desses rituais, os homens podem vir a se tornarem deuses, segundo a igreja mórmon e suas escrituras (Doutrina e Convênios 132:19, 20). [2]

A igreja mórmon declara que esses ritos eram parte do cristianismo do primeiro século, mas que foram sabotados por apóstatas. Declaram ainda que todas as outras igrejas são falsas e apóstatas;[3] que o mormonismo é a única forma verdadeira de cristianismo no mundo.

Entretanto, esses rituais do templo mórmon não têm nenhuma base, seja na Bíblia, na literatura judaica antiga ou na história cristã.

Vejamos alguns pontos interessantes de comparação entre os ensinamentos bíblicos e a teologia SUD:

1. O objetivo principal do templo do Antigo Testamento era oferecer sacrifícios de animais, mas nenhum templo mórmon faz isso.

2. Na teologia judaica, aqueles que estavam indo para o templo o faziam porque tinham pecados que precisavam ser perdoados diante de Deus.

Na teologia mórmon, a pessoa deve ser considerada "digna" para entrar no templo. Este termo significa que o membro SUD tem demonstrado em sua vida que cumpre certas qualificações para ter acesso ao templo. O apóstolo mórmon Bruce R. McConkie definiu desta maneira:

"Dignidade é determinada unicamente com base na justiça pessoal." (Mormon Doctrine, p. 851)

3. Deus designou somente um templo (Deuteronômio 12.5, 13–14; 16.5, 6).

Em contrapartida, a igreja mórmon funciona com centenas de templos, em franca violação a este mandato divino.

4.  Na teologia judaica, havia apenas um sumo sacerdote.

Na teologia SUD, o ofício de "sumo sacerdote" é concedido a milhares de homens SUDs todo o mundo. Este sistema de sacerdócio em nada se assemelha ao sacerdócio do Antigo Testamento.

5 – Apenas o sumo sacerdote poderia realmente encontrar-se com Deus, e este o fazia apenas um dia por ano.

O santuário do templo de Jerusalém consistia em dois aposentos. Havia um compartimento externo, chamado de “o lugar santo”, e, separado deste por uma cortina ou véu espesso, um cômodo interno chamado “o santo dos santos” (veja figura abaixo). Os adoradores, incluindo o rei de Israel,[4] não podiam ir além do altar do holocausto no átrio.


Nos templos mórmons, tanto homens como mulheres entram no templo e participam de atividades do templo mesmoos que não são sacerdotes, durante praticamente todos os dias do ano (salvo aos domingos e recessos). Encontramos aí outro ponto no qual os ritos nos templos mórmons contradizem a revelação bíblica.

6. Uma das principais atividades em templos SUD é batismos por procuração pelos mortos.
 
No interior de cada templo mórmon existe uma impressionante pia batismal, montada nas costas de doze bois esculpidos em tamanho natural (veja figura abaixo).



Essa pia é modelada segundo uma descrição da Bíblia de um grande reservatório de água, um lavatório (também chamado “bacia” ou “mar”), que era localizado do lado de fora da porta do templo de Salomão (2 Crônicas 4.2, 15).

Entretanto, o lavatório do templo bíblico não era usado para batismos, como a igreja mórmon ensina (pelo fato do batismo cristão ser uma ordenança do Novo Testamento). 
 
Pelo contrário, as Escrituras afirmam claramente que o reservatório era utilizado pelos sacerdotes para se lavarem depois do oferecimento dos sacrifícios de animais, em preparação para a ministração no santuário (Êxodo 30.18–20; 2 Crônicas 4.2–6).

Ainda devemos lembrar que a Bíblia estritamente proibe qualquer interação com os mortos (Deuteronômio 18:11-12), e também não há qualquer menção de se fazer qualquer tipo de batismo no templo do Antigo Testamento.
 
7. Outra atividade importante nos templos SUD são os casamentos para a eternidade. Esse rito jamais foi praticado no templo bíblico. 
 
E mais: não existe uma única menção de tal rito na Bíblia, na literatura judaica antiga ou na história da igreja primitiva. Pelo contrário, em Romanos 7.2, o apóstolo Paulo ensina claramente que o casamento é somente para a vida mortal:

“Ora, a mulher está ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficará da lei conjugal.”

Da mesma forma, Jesus nos ensinou que “na ressurreição, nem casam, nem se dão em casamento; são, porém, como anjos no céu” (Mateus 22.30).

Portanto, o rito mórmon do casamento eterno no templo não é uma prática cristã ou bíblica.

8. Todas as atividades no templo bíblico eram de conhecimento do público. Mesmo que a entrada no templo fosse permitida somente aos sacerdotes, todas as atividades ali realizadas foram explicadas com detalhes nas Escrituras (por exemplo, Êxodo 30.7-10; Levítico 4.5–7; 16.1–34; 24.1–9).[5]

A Bíblia alerta o cristão contra a participação em atividades secretas (Mateus 10.26, 27; Efésios 5.11, 12). E o próprio Jesus afirmou não ter nenhum ensinamento secreto, quando disse:

“Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei continuamente tanto nas sinagogas como no templo, (...) e nada disse em oculto”(João 18.20).

 Em total oposição a estes ensinamentos, a igreja mórmon insiste em manter em segredo os rituais do templo.[6]

9. A Bíblia estabelece requisitos estritos de linhagem para o sacerdócio aarônico. Somente os homens da tribo de Levi e da linhagem da família de Aarão eram qualificados para servir como sacerdotes no santuário do templo (Números 3.10; 18.1–7; Êxodo 29.9). [7]

A igreja mórmon alega possuir um sacerdócio aarônico restaurado, mas ignora completamente este claro requisito de linhagem pura das Escrituras. [8]

O Templo torna-se obsoleto

No Novo Testamento, houve uma mudança considerável no significado do templo. O Templo não é mencionado como um lugar onde as pessoas necessitam comparecer, como parte de sua adoração.

Paulo e os outros apóstolos foram ao templo, mas foi para tentar ganhar convertidos do judaísmo ao cristianismo.

Ainda, ao final de Seu ministério terreno, Jesus Cristo predisse que o templo de Jerusalém estava a ponto de ser destruído (Mateus 24.1, 2). Ele disse a Seus discípulos:

“Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada”.

Esta profecia se cumpriu no ano 70 d.C. quando Tito, um general romano, demoliu o templo. Desde então o templo nunca mais foi reconstruído.

Em outra oportunidade, Jesus dissera que a adoração no templo seria substituída por uma nova forma de adoração, sem a necessidade de um edifício:

“(...) podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai. (...) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores” (João 4.21, 23).

De fato, um dos eventos mais emocionantes que aconteceu a respeito do templo foi resultante da morte de Cristo.

Mateus 27:50-51:

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras"

Na teologia judaica, o véu do templo foi importante porque delineava uma separação entre Deus e o homem, e que poderia ser atravessado apenas uma vez por ano pelo sumo sacerdote. No Dia da Expiação (Yom Kippur), o sacerdote ofereceu um sacrifício em nome de toda a nação judaica.

As pessoas não eram livres para ir além do véu e ter acesso a Deus. Elas precisavam de um intercessor, o sumo sacerdote, para ir em seu nome. Quando Jesus morreu e o véu do templo foi rasgado, isso significava que o caminho para Deus foi agora aberto e as pessoas já não precisavam de um sacrifício ou templo para ter acesso a Deus.

Ainda, o véu rasgado significou o fim do sistema de culto dos hebreus num templo. Esse sistema está obsoleto, e não certamente não há necessidade de um sacerdote humano nem de um templo físico para que o homem aproxime-se de Deus. Sob a Nova Aliança estabelecida por Jesus Cristo, Ele se fez sumo sacerdote.

Assim o “templo cristão” como propõe a igreja mórmon é uma contradição com o Antigo e Novo Testamentos.

Vale a pena examinar outra menção de templos no Novo Testamento.

Paulo repetidas vezes menciona que nosso corpo é o templo do Espírito Santo. (I Coríntios. 3:16-17, 6:19) II Coríntios. 6:16 afirma muito explicitamente que:

"nós somos o templo do Deus vivo."

No Antigo Testamento, Deus habitava, entre os israelitas e Sua presença real residia no templo construído em seu nome. Desde que Cristo veio, a necessidade de um prédio para abrigar a presença de Deus foi removido.

A razão pela qual Paulo chama os crentes em Cristo de "o templo de Deus" é para enfatizar que eles tem o Espírito de Deus como residente permanente. (Efésios 1:13-14)  Assim, não há necessidade de visitar um edifício para fazer expiação pelos pecados e experimentar a presença de Deus.

Uma última passagem a considerar é Lucas 18:9-14. Este trecho oferece uma bela imagem do tipo de pessoa que satisfaz à Deus.

E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:

“Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.”

Quando Jesus diz no versículo catorze que o coletor de impostos era a pessoa que foi para casa justificado, fica muito claro que a forma correta de ver a si mesmo no templo não é para se preocupar em "provar o seu merecimento." Este é exatamente o que o fariseu estava fazendo e Jesus condenou esse tipo de atitude.

Em contraste com os irmãos do templo mórmon, o coletor de impostos não se vê como "digno", e certamente não confia em sua própria justiça. Deus está contente com os que se humilham e aceitam a Sua justiça. (Romanos 10:3)

IR PARA SUMÁRIO
___________________
Notas

1. As citações bíblicas são as versão João Ferreira de Almeida, revista e atualizada, 2ª edição, 1993.

2. Veja também Princípios do Evangelho, p. 231; Como Conseguir um Casamento Celestial, p. 124.

3. A escritura mórmon inclui o relato da primeira visão de Joseph Smith, o fundador do mormonismo. Segundo ele, o Pai Celestial “disse que todos os seus credos [de todas as igrejas] eram uma abominação à sua vista, e que todos aqueles mestres eram corruptos….” (Pérola de Grande Valor, Joseph Smith — História, 1:18, 19).

4. A exclusão de todos do santuário, menos os sacerdotes — descendentes de Aarão — é dramaticamente ilustrada através de um incidente na vida do rei Uzias. Ele, presunçosamente, entrou no Lugar Santo e queimou incenso. Os sacerdotes enfrentaram-no e o mandaram sair do templo: “A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Aarão, que são consagrados para este mister; sai do santuário porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus” (2 Crônicas 26.18).

5. O conhecimento e interesse do povo no ministério dos sacerdotes no santuário é ilustrado em Lucas 1.10. Um dos deveres diários dos sacerdotes no Lugar Santo era queimar incenso — o símbolo da oração (Salmo 141.2; Apocalipse 5.8; 8.4) — no altar de incenso que ficava imediatamente em frente ao véu (veja figura 1). A Bíblia narra que, enquanto o sacerdote Zacarias realizava essa tarefa, “toda a multidão do povo permanecia da parte de fora, orando” (Lucas 1.10). Sua oração era, sem dúvida, para que o serviço que Zacarias fazia pelo povo fosse aceito diante do Senhor.

6. A  igreja mórmon refere-se a esses rituais como “sagrados, e não secretos”. Entretanto, esta é uma distinção ilusória, já que, na verdade, é dada aos seus membros a instrução de “não conversarmos sobre as ordenanças do templo fora de suas paredes” (Boyd K. Packer, O Templo Sagrado, 1982, p.2).

7. Levitas provenientes de linhagens de outra famílias que não a de Aarão cumpriam deveres de menor hierarquia no templo, supervisionados pelos sacerdotes (Números 3.5–9). Um estudo científico, recentemente publicado na prestigiosa revista britânica Nature, mostra haver sido encontrado um elo genético entre os homens judeus contemporâneos que afirmavam ser da linhagem do sacerdócio aarônico. Isso dá apoio à afirmação de ser possível traçar uma linha de ascendência comum, de mais de 3 mil anos, até chegar a Aarão, a personagem bíblica. O estudo, dirigido pelo professor Karl Skorecki, do Centro Médico Rambam, Instituto Technion-Israel em Haifa, Israel, encontrou “claras diferenças na freqüência de haplótipos do cromossomo Y entre sacerdotes judeus e suas contrapartes leiga”. Esta concordância genética foi encontrada nos que reivindicavam ascendência sacerdotal nas comunidades sefardita e asquenazita. O cromossomo Y é encontrado somente em homens e é transmitido através do pai. Veja Y Chromossomes in Jewish Priests (Cromossomos Y em Sacerdotes Judeus), Nature, vol. 285, 2 de janeiro de 1997, p. 32.

8. O assunto também constitui uma séria objeção ao Livro de Mórmon. O povo que ele descreve (chamado nefita — hebreus imigrantes pré-colombianos das Américas) possuía templos e observava “todas as coisas, de acordo com a lei de Moisés” (2 Néfi 5:10; 25:34). Também são eles descritos como descendentes de José (1 Néfi 5:16; ou Manassés, uma das tribos associadas a José, Alma 10:3) e não descendentes da tribo de Levi. Por este motivo, as pessoas descritas no Livro de Mórmon não poderiam ser validamente reconhecidas como sacerdotes.

Ainda que o nome Aarão apareça 48 no Livro de Mórmon , ele nunca é usado para se referir à personagem bíblica Aarão ou ao sacerdócio aarônico. Segue-se, aqui, uma lista de outros termos relacionados com o tabernáculo e/ou o templo usados no Antigo testamento (com o número de vezes se sua freqüência entre parênteses) e que não são mencionados uma única vez no Livro de Mórmon: “bacia”(13); “incenso”(121); “arca da aliança” (48); “filhos de Aarão (97); “propiciatório”(23); “dia da expiação” (21); “festa dos tabernáculos” (17); “Páscoa”(59); “casa do Senhor” (627). 

<


Texto traduzido e adaptado de:

31 comentários:

  1. ok vejo que este blogg tem por fim denegrir as relioes do mundo sem do nem piadade se seu CRISTO E o mesmo que o de todos os outros nao lhe deve ter ensinado destroi maldiz mas sim escreve sobre amor bondade e nao odio maldade guerra

    ResponderExcluir
  2. Não, você está enganado. Este site tem o objetivo de expor a religião mórmon.

    Aqui não existe apologia ao ódio, maldade e guerra, mas só vê isso quem tem esses sentimentos no coração. Por isso, sugiro que você leia com mais cuidado e cultive os sentimentos de "amor e bondade".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SITE VÍDEOS

      Você opta por ser ignorante. Típico de quem não quer se informar, mesmo que a informação esteja diante dos teus olhos.
      Desde o início deste blog, no canto superior direito, há o link para o site oficial da igreja SUD.

      Aliás, aponte uma informação falsificada aqui, já que elas são retiradas de livros, jornais e periódicos da igreja que você frequenta!

      E agora? Quem mesmo divulga falsas informações????

      Excluir
  3. em nossa igreja nao existe nada secreto, mas sim sagrado...

    ResponderExcluir
  4. Murilo

    Frase conhecidíssima de todos.

    Mas você poderia explicar por que até pouco tempo atrás havia JURAMENTOS DE MORTE se qualquer coisa do templo fosse revelada?

    Porque tdo ali é secreto, retirado da maçonaria. Portanto, nem um pouco sagrado!

    ResponderExcluir
  5. Acho muito interessante seu Trabalho! Gostaria de estudar mais ainda sobre estes assuntos?
    e uma Visão Original do Plano Divíno a partir do ponto de Vista Bíblico?

    ResponderExcluir
  6. Jean

    Muito do que está aqui é traduzido de sites em inglês que sugiro na página http://investigacoessud.blogspot.com/2010/05/lista-de-sugestoes-para-leitura-on-line.html

    Nesta página há também blogs que valem a pena serem visitados....

    Infelizmente, materiais que vão além do estudo das contradições e da verdadeira história mórmon, nào estou estudando por pura falta de tempo. Eventualmente leio algumas coisas, mas nào o suficiente para publicá-los.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. [red]Murillo disse...

    em nossa igreja nao existe nada secreto, mas sim sagrado... [/red]

    SAGRADO=INVENTADO

    O que faz algo ser sagrado além do fato único de alguém dizer e alguém acreditar?

    Nada, nadinha.

    ResponderExcluir
  8. Ridiculo!

    Seus idiotas, não sabem de nada!
    Vocês nao tem vergonha e medo de ficar criando essas histórias erradas sobre a Igreja de Deus?
    Vocês não tem medo de estarem cometendo um erro desses?
    Esse blog é ridiculo.

    O autor disso aki, só está distorcendo e contando mentiras, ou mais conhecidas como meias verdades, assim como satanás o faz!

    ResponderExcluir
  9. Joran

    Grande exemplo!

    Esperneie, mas esperneie muuuuuuuito, porque o que é verdade JAMAIS se transformará em "histórias erradas" oou "ridículas" porque você ou os mórmons querem.

    Mas antes de esperneiar, MOSTRE e PROVE quos erros deste blog, de forma lógica, com citações das autoridades da igreja, com citações científicas, etc, e eu certamente corrigirei os erros.

    Até agora, NINGUÉM se atreveu a fazê-lo (exceto erros de digitação). Por que será?

    Quem é o idiota agora?

    Pobres coitados!

    ResponderExcluir
  10. Mário

    Infelizmente, exclui seu comentário acidentalmente. Mas o reproduzo aqui:

    Mário deixou um novo comentário sobre a sua postagem "TEMPLO SUD - os templos e a Bíblia":

    Templos mórmons e maçonaria são parecidos. Mexer com os mortos é proibido pela bíblia. Muito luxo e ostentação diante de um Cristo humilde e pobre, que andava pregando e nunca arrecadou fundos e nem construiu templos luxuosos. Que religião estranha esses mórmons!

    ResponderExcluir
  11. Mário

    Continue lendo mais... você verá que essa é apenas a ponta do iceberg.

    Abs

    ResponderExcluir
  12. Apenas gostaria de acrescentar algo que li muito interessante na bíblia (Mateus 10:27) "...e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados". Faço minha análise: Se o evangelho deve ser pregado em cima dos telhados como afirmou Cristo (evangelho pregado abertamente, sem segredos ou combinações secretas) porque então os mórmons escondem, guardam segredos, fazem juramentos dentro dos templos? O que os mórmons praticam é totalmente errado e aberrante.
    Também em II Crônicas Capítulos 3 à 7, vemos que nada de secreto ou juramentos havia no templo de Salomão.
    Tudo isso ao meu ver(juramentos, investiduras, etc) são invenções de Smith e nada, absolutamente nada tem a ver com evangelho ou com religião. Os mórmons estão redondamente equivocados.

    ResponderExcluir
  13. Mário

    Mas é justamente por esses "segredos" - juramentos, toques, sinais, etc - que eles se sentem especiais e únicos.

    Abs

    ResponderExcluir
  14. pretendemos o privilégio de adorar a Deus Todo Poderoso de acordo com os ditames de nosso própria consciência; e concedemos a todos o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde ou o que desejarem.
    não pedimos que acredite no que acreditamos mais que respeite, as crenças alheias, da mesma forma que julga será julgado um dia se lembre disso!!!

    ResponderExcluir
  15. Cara Salgada

    Coloque um pouco mais d eaçúcar na sua vida.

    Primeiro, quem disse que eu estou impedindo qualquer um de adorar qualquer coisa?

    Seu direito de adorar, meu direito de escrever!

    Depois, obrigada pela ameaça. Que sua frase de julgamento sirva para você!

    Abs

    ResponderExcluir
  16. Veremos quando Jesus voltar. ponto final

    ResponderExcluir
  17. Este é o problema com vocês....

    Preocupam-se com o que serão, e não com o que são. Com o que acontecerá, e não com o que acontece.

    Quando acordarem para a vida, talvez seja muito tarde...

    ResponderExcluir
  18. Cara “Investigadora”,
    Sou membro SUD há mais de 16 anos e quando jovem nunca dei muita atenção ao assunto – RELIGIÃO. Quando me casei e os filhos vieram tudo aconteceu naturalmente: meu marido comentou que era membro inativo da Igreja e tudo se encaminhou para que eu me batizasse e ele retornasse. Todos nós temos frustrações e desilusões pessoais, mas Jesus Cristo jamais nos magoará. A Igreja é Dele! Posso dizer que sou extremamente feliz por minha família: meus dois filhos mais velhos fizeram missão (o segundo já casou no Templo) e o terceiro iniciou a missão recentemente. Minha filha de 14 anos frequenta todas as atividades da Organização das Moças. Tenho um bom marido. Somos uma família selada no Templo.
    Como você sabe, os templos SUDs são utilizados para ordenanças sagradas como: casamento eterno e selamento de pais aos filhos e de filhos aos pais (Malaquias 4:5-6) e para recebermos o batismo em lugar e a favor dos nossos parentes que morreram sem a oportunidade de receber o evangelho (I Pedro 4:6 e I Coríntios 15:29, este é interessante ler todo o capítulo). Tais ordenanças devem ser realizadas por membros dignos da Igreja (Mateus 16:19; 18:18).
    Algumas ordenanças do templo de Salomão foram retiradas, como o holocausto de animais, pois com o nascimento de Jesus Cristo tudo se cumpriu.
    Como foi citado anteriormente, nada é segredo. Qualquer pessoa pode entrar no templo, desde que seja um membro digno e se prepare com um ano de antecedência. Acredito que ninguém expõe sua intimidade por princípios, por respeito, por amor à pessoa envolvida. Por que, então, expor as ordenanças de Deus tão sagradas a pessoas que não as entenderão? É como jogar pérolas aos porcos. Sim, se pensarmos com a lógica, só quem as vive as aceitará.
    continua...

    ResponderExcluir
  19. Nos tempos do Velho Testamento, os profetas Isaías e Ezequiel anteviram o aparecimento do Livro de Mórmon (Isaías 29:4-18; Ezequiel 37:16-20). Essas profecias estão sendo cumpridas hoje. O Livro de Mórmon surgiu através da família de Leí (tribo de Manassés, filho de José, irmão de Levi) e está sendo levado ao mundo inteiro.
    Todo conhecimento deve ser dado aos poucos, até mesmo na escola, para não confundir quem está aprendendo. O mesmo ocorre com os ensinamentos de Deus na Igreja; tudo ao seu tempo.
    Após a morte de Cristo, houve um longo período de apostasia previsto em II Tessalonicenses 2:3. Mas foi deixada a promessa de que o evangelho seria restaurado, inclusive os sacerdócios.
    Mas tudo isso você já sabe, não é mesmo? Mas ficam aqui algumas informações para quem não conhece a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e deseja saber a verdade.
    Outro fato interessante é que a Igreja sabe usar muito bem o dinheiro do dízimo e ofertas dos membros. Ninguém recebe salário algum por seu chamado, a começar pelos bispos até o Profeta. É uma enorme economia. Sem contar as campanhas solidárias como o projeto “Mãos que Ajudam” que se espalham pelo mundo todo ajudando, inclusive, não membros. A Igreja tem fazendas para seu próprio sustento e caridade. Os livros e manuais são distribuídos gratuitamente entre membros e visitantes. Há uma ajuda de incentivo aos missionários retornados para cursar uma faculdade (uma espécie de FIES com juros muito menores). Para que uma Igreja iria se promover tanto se não fosse apenas para converter almas a Deus? Pois A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias não tem fins lucrativos algum.
    continua...

    ResponderExcluir
  20. A escritura que mais gosto é a seguinte: “E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.
    E pelo poder do Espírito Santo podeis saber a verdade de todas as coisas.
    E tudo o que é bom, é justo e verdadeiro; portanto nada que é bom nega o Cristo, mas reconhece que ele é.” (Moroni 10:4-6)
    É maravilhoso poder saber por mim mesma a verdade de todas as coisas de Deus através do Espírito Santo sem a intromissão de ninguém. Basta eu estar com o coração aberto e pronto para ouvir!
    Testifico que esta é a Igreja de Cristo, sei disso por mim mesma por meio do Espírito Santo. Não preciso provar isso para ninguém. É uma questão de fé (Hebreus 11:1 e Tiago 2:17-18). Deus é perfeito, nós estamos em busca da perfeição. E isso, talvez, não consigamos aqui na Terra. Quem quiser saber a verdade ore a Deus e pergunte com o coração sincero (Tiago 1:5). E que cada um procure fazer algo mais útil!

    ResponderExcluir
  21. Cara Cris

    A quantidade de desinformação nos teus posts é absurda. Você repete tudinho que falam na igreja, sem jamais ter realmente estudado. Tudo vem "naturalmente", o que significa "sem esforço algum".

    Isso quer dizer que você está disposta a engolir sem se esforçar e estudar. Que triste.

    Neste post, há a explicação irrefutável que NADA de casamento eterno, selamento de pais com filhos, batismo pelos mortos eram realizados, ou que muitos templos eram construídos.

    - há um post que fala que os profetas da SUD acreditam que os holocaustos voltarão (!!)

    Há posts que debancam:

    - batismo pelos mortos como instituição do cristianismo

    - predição do LdM no VT

    - a restauração do sacerdócio, como descrito hoje

    - ninguém recebe salário???????? Você está frequentando outra igreja SUD então. Já falou com os funcionários do SEI? Com o Presidente de Missão? Com um dos 70 ou com um dos 12? Sim, esses do alto escalão vivem a Lei da Consagraçao, isto é, usam tudo que é da igreja. Não tem propriedades (???), mas vivem em casas luxuosas, com carros novos e de última linha, motoristas, tem jatinhos disponíveis, diárias em hotéis 5 estrelas, todas as despesas pagas pela igreja, refeições em qualquer restaurante do mundo pagas pela igreja... desculpe, isso nào é lei de Consagração, isso é lei de mordomia. Eu viveria tranquilamente assim, sem pensar duas vezes!

    - a igreja usa muito bem o dinheiro dos dízimos. Esse assumto já foi mais do que explorado nos tópicos Igreja - empresa de Deus.

    Mas como você gosta de tudo que vem mastigadinho, e não gosta de pensar! Continue na sua vidinha feliz, de ilusões. E é sua opção viver assim, não se esqueça disso. Não culpe ninguém se um dia você acordar de seu sonho. tudo está diante de seus olhos!!

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  22. Mais um show de resposta!!!

    As vezes fico um tempão lendo os coments e suas respostas e me divertindo, meu novo passa-tempo. rsrsrs!!!
    - Ahh que morminho que eu já fui, com todo esse discurso decorado. São 4 ou 5 versiculos que compoem todo o enredo da doutrina sud.
    Há tempo que eu estou de saco cheio dessa conversa fiada, ( ôô mundinho perfeito que me irrita )

    Um abraço investigadora.

    ResponderExcluir
  23. TheOlafec

    Eu não publico muitos dos desaforos que me escrevem, mas quando estou de muito bom humor acabo me divertindo também.

    Mas isso caaaaaansa, e cansa muito. Nossa, como cansa.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. ygor new blog! deixou um novo comentário sobre a sua postagem "TEMPLO SUD - os templos e a Bíblia":

    Oi investigadora , eu recebi os missionários na minha casa um certo dia , e eles me disseram sobre o livro de mórmon e outras práticas e religiões SUD , eu gostei muito das doutrinas e convênios , cujos são considerados sagrados como você deve saber.
    Deve saber também que existem alguns convênios que são realizados dentro do templo , cujos não são revelados para não membros e etc ..
    Eu sou um membro novo , portanto ainda tenho muitas dúvidas quanto a algumas coisas.
    Gostaria que você se puder me respondesse com um email sobre o porque que eu devo deixar a igreja SUD e quais são esses convênios chamados de secretos

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Ygor

    Não publiquei diretamente seu comentário por conter seu email. E não mantenho contato por email, lamento.

    Quanto aos rituais secretos, você pode ler sobre eles neste blog, sob o título de TEMPLO. Há vários posts sobre isso.

    Por que você deve deixar a igreja? Isso deve ser uma decisão sua, e não estou aqui para convencer ninguém a nada. Apenas estude e use sua inteligência e bom senso. Com o tempo você saberá.

    Apenas lembre-se que Deus não dá conhecimento a ninguém, nós precisamos nos esforçar e aprender. Ele dá sabedoria, mas nos deu um cérebro para que, com esforço, pudéssemos usá-lo. Use o seu, e o máximo possível.

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Olá investigaora, espero que esteja tudo bem !
    É curioso, pelo meno da minha oarte, ver como voce está se tornando "Senhora do Destino" de algumas pessoas que passam por seu blog.
    Eu não sei se voce tem noção da responsabilidade que assume, mesmo negando ou sem querer, quando desvia as pessoas dos seus destinos e provas que lhes foram traçadas.
    Essa responsabilidade pode se tornar perigosa uma vez que, quando sua pessoas é a causa do desvio, certamente vai responder por tais atos.
    Voce está assumindo um risco muito grande e talvez nem se deu conta disso.
    Apenas achei que deveria lhe dizer isso .
    Se está por dentro daquilo que estou falando então:
    Boa sorte.
    feliciades.

    ResponderExcluir
  27. Maurício

    De forma alguma sou Senhora do Destino de qualquer pessoa.

    Eu não desvio ninguém, não convenço ninguém a nada e não obrigo ninguém a repetir, o tempo todo, que a igreja não é verdadeira.

    Caso você ainda não tenha percebido, apena exponho os fatos, e quem desejar, que pense por si, que faça suas próprias escolhas. As pessoas tem cérebro para isso, meu caro.

    Esse é um dos absurdos que sempre leio aqui, mas ninguém é dono do destino de ninguém. Nõa assumo risco nenhum, apenas faço o que minha consciência me manda: não fico calada diante das verdades que vejo e que conheço.

    Abs

    ResponderExcluir
  28. O que pude perceber estudando sobre os Mórmons, é que ele tem uma enorme semelhança com a maçonaria, e qualquer pessoa que deseje ser adepto dessa religião deve analisar e estudá-la antes.. Eu pesquiso sobre a maçonaria há anos... Pois ao falarmos de segredinho nada melhor do que uma situação maçônica, porém aconselho aos futuros adeptos pesquisarem não só em sites e blogs que sejam de autoria mórmon, porque lá você só vai encontrar coisas positivas, do estilo que eles querem que vocês saibam, quanto ao fato da igreja se auto declarar a única representante de Cristo na terra.. Com todo respeito a todas as religiões. Como pesquisador me sinto no direito de informá-los que todas dizem exatamente a mesma coisa. E usam de diversos versículos fechados para te convencer disso. Os evangélicos, as Testemunhas, os mórmons, os católicos. Todos são os únicos! Lá dentro são ensinamentos que vocês terão. Então cabe a você leitor, por si próprio analisar dentre essas e outras religiões também. E isso porque nem vou me dá ao trabalho de mencionar as outras religiões fora do Cristianismo, pois só aumentará as pesquisas e elas eu considero um segundo passo e muito menos falar de história antiga. Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilmar

      Você tem razão quando diz que todas as igrejas afirmam serem a verdadeira. Mas nào se esqueça a o cristianismo é o mais recente dentre todas as religiões, portanto, este sim seria secundário. O induismo, xintoísmo, e as outras religiões orientais tem milhares de anos. Portanto, estas foram as primeiras a surgirem entre a humanidade.

      Abs

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.