Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DOUTRINAS ESTRANHAS 13 - teoria da terra oca

TEORIA DA TERRA OCA E AS DEZ TRIBOS DE ISRAEL

"A crença de que a Terra é oca e habitada em seu interior fez com que em Provo, Utah, um homem planejasse uma expedição ao Pólo Norte e, possivelmente, para o interior da Terra ..."

Volume 8, Número 48
17 de dezembro de 2003
Editor: Joseph Trainor

Sem reproduzir o artigo inteiro, aqui estão alguns dos destaques relevantes.

"De acordo com uma pesquisa realizada pelo autor SUD R. Clayton Brough, quatro por cento da população SUD acredita na teoria da Terra oca e que esta é uma provável explicação para a localização das Dez Tribos Perdidas".

"De acordo com Cluff, há pessoas no governo que estão conscientes desta abertura para o interior da Terra, mas que tem tentado manter esse conhecimento afastado do público." Temos indicações de que os militares americanos sabe sobre ela", disse ele."

"Descobrir o interior da Terra irá desencadear uma nova era e uma revolução na educação em todos os aspectos da sociedade, disse Cluff."

"Cluff [líder da expedição] disse que tem escrito sobre as crenças religiosas que ele espera comprovar quando ele for nesta expedição. Uma das crenças é que o interior da Terra é habitado pelo trono do Rei Davi da Bíblia e que a Reino de Deus político está ali localizado. Ele também acredita que o Jardim do Éden perdido está sob a terra, e seus habitantes são amigáveis, altamente civilizados e são membros das Dez Tribos Perdidas".

"Cluff também disse que o sol interior, que está localizado no céu do interior da Terra, é o trono de Jeová e um paraíso para os mortos.”

"Ele disse que espera provar outras crenças, que incluem a origem dos OVNI’s do interior da Terra, e que o vento solar e o sol interior causam as Luzes do Norte"



Afinal, de onde surgiu essa teoria?

Inicialmente, o que são as Tribos de Israel?

Tribo de Israel (do hebraico שבטי ישראל) é o nome dado às unidades tribais patriarcais do Antigo Povo de Israel e que, de acordo com a tradição judaico-cristã, teriam se originado dos doze filhos de Yaacov (Jacó), mais tarde batizado por Deus com o nome Israel.


Os 12 filhos de Jacó e suas famílias e criados obtiveram permissão para habitar a fértil região oriental do Delta do Nilo, onde teriam se multiplicado grandemente. Cada uma das 12 famílias teria mantido uma individualidade cultural, de forma que se identificassem entre si como tribos separadas.

As doze tribos teriam o nome dos dez filhos de Jacó. As outras duas tribos restantes receberam os nomes dos filhos de Yossef (José), Manassés e Efraim. Todas as tribos foram abençoadas por Jacó como seus próprios filhos. Os nomes das tribos são: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, José e seus descendentes, Manassés e Efraim. 


Apesar desta suposta irmandade, as tribos não teriam sido sempre aliadas, o que ficaria manifesto na cisão do reino após a morte do rei Salomão. 


As tribos de Zebulun, Issacar, Asher, Naftali, Dan, Manasses, Efraim, Reuben e Gad, e alguns membros da tribo de Levi, que não tinham terras, faziam parte do Reino do Norte de Israel, e foram levadas em cativeiro para a Assíria. Estas tribos do Norte que foram exiladas tem seu destino, desde então, desconhecido - estas são as dez tribos perdidas.

As outras tribos, Judá e Benjamim (incluindo alguns membros de Levi e remanescentes e Simeão) localizavam-se no Reino do Sul. Na cultura popular judaica, apenas as tribos de Benjamim e Juda foram deixadas para tornarem-se os ancestrais dos judeus modernos.

O que teria acontecido com as Dez Tribos? 


Apesar deste ser um assunto de grande especulação, as escrituras mórmons, assim como os discursos das autoridades gerais (inclusive de Joseph Smith) oferecem três explicações:

1 – As Dez Tribos estão separadas e vivendo no norte

Em DeC 133: 23-24, 26-27 lemos:

"Ele ordenará ao grande abismo e este será empurrado para os países do norte e as ilhas se tornarão uma só terra;E a terra de Jerusalém e a terra de Sião voltarão para seu próprio lugar; e a Terra será como era antes de sua divisão.E aqueles que estiverem nos países do norte serão lembrados pelo Senhor; e seus profetas ouvirão sua voz e não mais se conterão; e ferirão as pedras e o gelo se derreterá diante deles. E erguer-se-á uma estrada no meio do grande abismo."

E também em 2 Nefi 29:12

"Pois eis que falarei aos judeus e eles escreverão; e também falarei aos nefitas e eles escreverão; e falarei também às outras tribos da casa de Israel, que levei para longe, e elas escreverão; e também falarei a todas as nações da Terra e elas escreverão."

Ou em 3 Nefi 15:19-20

"Mas em verdade vos digo que o Pai me ordenou e eu vos digo que fostes separados deles em virtude da iniquidade deles; portanto, é por causa de sua iniquidade que eles não sabem de vós.

"E em verdade vos digo outra vez que as outras tribos foram deles separadas pelo Pai; e é por causa de sua iniquidade que delas nada sabem."

Lendo estas citações, fica claro que as dez tribos foram separadas dos demais povos por causa da iniquidade destes povos. E foram separadas pela mão de Deus, sendo levadas aos países do norte.

Porém, estas escrituras abriram espaço para muita especulação, pois muitos mórmons acreditam que as tribos estão, de fato, vivendo dentro da terra.

Devemos lembrar que a "teoria da terra oca" foi proposta, oficialmente, por John C. Symmes, em 10 de abril de 1818 (veja AQUI em inglês). 

Posteriormente, essa teoria da terra oca encontrou guarida em um livro escrito no fim o seculo passado com o titulo "A Terra Oca”, que conta as experiências do aviador capitão Byrd. Ele afirmava ter encontrado uma misteriosa terra livre de geleiras e com vasta vegetação tanto ao extremo sul quanto ao extremo norte de nosso planeta. Os anos passaram-se, e ninguém descobriu "cientificamente" mais nada a esse respeito.

Teria Joseph Smith baseado sua profecia nas idéias correntes daquela época?

2 – As Dez Tribos estão dispersas entre os povos, e não separadas:

Em 1 Nefi 22:4, lemos:

"E eis que existem muitos que já são desconhecidos daqueles que estão em Jerusalém. Sim, a maior parte de todas as tribos foi levada embora; e estão dispersas aqui e ali, pelas ilhas do mar; e nenhum de nós sabe onde estão, salvo que foram levadas"

James E. Talmage escreveu:

"É evidente que, enquanto muitos daqueles pertencentes às dez tribos foram difundidos entre as nações, um número suficiente para justificar a manutenção do nome original foi levado como um corpo e agora estão na existência, em algum lugar que o Senhor tem escondido." (Talmage, James E. The Articles of Faith. p. 340) 

Bruce R. McConkie também aventurou-se a falar sobre o assuto: 

"Há algo de misterioso e fascinante sobre a crença de que as Dez Tribos estão atrás de um iceberg, em algum lugar da terra no norte, ou que estão em algum planeta distante, que um dia vai unir-se à terra, ou que a tribo de Dan está na Dinamarca, a tribo de Rúben, na Rússia, e assim por diante. Um clichê comum afirma: 'Se soubéssemos onde as Tribos Perdidas estão, elas não estariam perdidas'. 

"A verdade é que elas estão perdidas do conhecimento do mundo. Elas não são vistas e reconhecidas como o reino que um dia foram , mas em termos gerais, o seu paradeiro é desconhecido. Elas estão espalhadas em todas as nações da terra, principalmente nas nações das terras do norte, sua primeira herança." (Bruce R. McConkie, A New Witness for the Articles of Faith

Uma declaração de Talmage parece misturar os dois conceitos (de separação das tribos e da mistura delas entre os povos):

"Algumas pessoas dizem que a profecia [sobre as De Tribos] deve ser explicada da seguinte maneira: A coligação está em andamento, e está em curso desde os primeiros dias da Igreja. Assim, as Tribos Perdidas estão agora sendo recolhidas, mas que não estamos olhando para o retorno de qualquer grupo de pessoas cujos paradeiros são agora desconhecidos. Realmente, a reunião está em andamento, esta é uma dispensação de coligação. Mas a profecia afirma que as tribos devem ser tiradas de seu esconderijo ... [e suas] escrituras se tornarão uma das escrituras dos judeus, a Bíblia Sagrada, e com as escrituras dos nefitas, o Livro de Mórmon, e com as escrituras dos Santos dos Últimos Dias consagrados nos volumes da revelação moderna." (James E. Talmage, Conference Report, abril 1916, p. 130)

3 - As tribos perdidas estão no espaço

Wandle Mace escreveu o seguinte, sobre suas dúvidas em relação às Dez Tribos Perdidas:

"...Tinha lido tudo que poderia encontrar relativo à elas. Eu havia estudado cuidadosamente as estatísticas dos judeus, e não obstante terem sido perseguidos por centenas de anos, sendo assassinados e expulsos, e mesmo agora eles estarem espalhados por todo o mundo conhecido, ainda assim eles são contados em alguns milhões.

"Pensando dessa forma, tendo as “Dez Tribos” sofrido igual desastre e tendo eles crescido em número, na mesma razão dos judeus, seu número seria perto de dez vezes mais, ou nove vezes e meia, mesmo como nove tribos e meia em vez de dez.

"Se eles cresceram nessa proporção onde haveria terra habitável para esta vasta quantidade de pessoas que está escondida do resto da humanidade? Eu não poderia saber.

"Estava nessa linha de pensamento, impossibilitado de obter mais informação de alguma fonte, quando de costume numa manhã de domingo, peguei meu barco e cruzei o rio para Nauvoo, para assistir a reunião.

"Joseph dirigiu a reunião e, como se para meu especial benefício, tocou nesse assunto, o qual abriu um novo campo de reflexão pra mim. Seu assunto foi: 'A Restituição de todas as coisas faladas por todos os santos profetas desde que o mundo começou', citando o vigésimo primeiro versículo do terceiro capitulo de Atos dos Apóstolos.

"No curso de suas observações, Ele falou da terra sendo dividida várias vezes. Ele disse:

'Quando Enoque e sua Cidade foram levados, uma porção da terra também o foi e será novamente restaurada. Também nos dias de Pelegue, a terra foi dividida, veja Gênesis cap.10 ver. 25.'

"Ele então referiu-se às “Dez Tribos”, dizendo:

“ 'Vocês sabem há muito tempo atrás nos dias de Salmanazar, Rei da Assíria, quando as Dez Tribos foram levadas e nunca mais se ouviu falar delas desde então.'

"Ele disse:

" 'A terra será restaurada como no início, e o último a ser levado será o primeiro a retornar, pois o último será o primeiro e o primeiro, o último em todas as coisas.'

"Ele ilustrou o retorno dizendo:

" 'Alguns de seus irmãos que vieram rio acima num barco a vapor, quando sentados numa mesa, o barco correu contra um obstáculo e perturbou a mesa espalhando a louça. Assim será quando essas partes da terra retornarem. Isso fará com que a terra cambaleie de um lado a outro como um bêbado', citando o 24 cap.de Isaías vers.20.

"Quando falou do retorno das dez tribos, Ele disse:

" 'As montanhas de gelo derreter-se-ão à presença delas, e uma estrada será lançada no meio do grande abismo.'

"Essas observações me satisfizeram; não era mais necessário procurar o lugar nesta terra onde as dez tribos estavam escondidas, pois a terra foi dividida e foi levada embora, e [suas porções da terra] será a primeira a retornar porque foi a última a ser levada."

[Ele então cita DeC 133: 23-4 e insere o poema da Sister Eliza Snow entitulado “ Um Endereço para a Terra” do Millennial Star de 1851, (13:272), o qual se tornou o Hino SUD nº 322 citado nesta coleção.] (Jornal de Wandle Mace, BYU Coleções especiais datilografadas do original, p.48)


Daniel Allen disse:

“Eu escutei Joseph, o profeta, dizer que vira João o Revelador e tivera uma longa conversa com ele. Ele disse-lhe que ele, João, era o líder delas [Dez Tribos], profeta, Sacerdote e Rei, e disse que estava preparando aquele povo para retornar. 

"E disse mais: que os homens poderiam procurá-lo mas não o poderiam encontrar, pois ele estava numa porção retirada deste planeta. E que o mar tomou conta da região entre a Europa e a América, mas quando essa parte voltar, haverá um grande abalo. O mar então voltará para o norte, onde estava na manhã da criação.” (Minutas da Escola dos Profetas-Parowan, 17 de agosto de 1872; p.156-7).

Charles Walker:

“Sexta-feira, 11 de fevereiro de 1881. À noite fui a uma reunião de oração...Algumas observações foram feitas pela irmã Green, dizendo que ela ouviu de Eliza Snow sobre as nove e meia tribos perdidas estarem em um orbe, e que eventualmente voltariam a seus primitivos lugares e nós deveríamos saber quando elas viessem por certos sinais, etc.

“Terça-feira, 10 de março de 1881...À noite a irmã Eliza R. Snow fez uma pequena visita e tive com ela alguma conversa sobre a divisão da terra. Ela disse que ouviu do profeta Joseph Smith que quando as dez tribos foram levadas, o Senhor partiu a terra em duas, e Joseph golpeou sua mão esquerda com a da direita para ilustrar a idéia. 

"Disse que elas (as dez tribos) estavam num orbe ou planeta delas mesmas e quando elas voltarem com a porção de terra que foi levada com elas, a vinda desses dois orbes ou corpos causará um choque e fará com que a 'Terra cambaleie de um lado para o outro como um bêbado'. Ela também disse: 

" ‘Ele disse que a Terra é agora noventa vezes menor do que era quando foi primeiramente feita ou organizada’.” 
(Exato datilografado do exemplar do Jornal de Charles Walker sob datas de 1881; p. 37-8; BYU Coleções Especiais)

De qualquer forma, a posição oficial da igreja mórmon é que:

"Não temos conhecimento do local ou da condição de qual parte das dez tribos que entraram no norte do país." (Little, James A. and; Richards, Franklin D., Compendium. P. 88 (ver também 1 Néfi 22:4)

Dois livros foram escritos abordando este assunto, com vários testemunhos de líderes da igreja - incluindo Joseph Smith - que trazem mais luz sobre o assunto:

"The Lost Tribes" de R. Clayton Brough, e "The Ten Lost Tribes" de Clay McConkie. Infelizmente, ainda não tive acesso a qualquer um dos dois.

Apesar de Joseph Smith aparentemente ter ensinado sobre as Dez Tribos terem sido levadas desta terra, a ausência de uma postura oficial da igreja, as escrituras acima citadas e os diversos discursos abrem lacunas para interpretações. 

Vários SUDs acreditam e ainda hoje debatem sobre os três possíveis destinos das tribos, assim como mantém o ensinamento da "terra oca" na igreja.

IR PARA SUMÁRIO 

4 comentários:

  1. ainda não ouvi sobre essa teoria sobre a terra oca.Existe alguma referencia atual dentro da igreja que sustente que essa posição ainda é ensinada? ou é algo de um profeta antigo que hoje é absurdo e foi esquecido?

    ResponderExcluir
  2. leoni23

    Isso é considerado "doutrina profunda". Significa que é uma teoria tão absurda que poucos acreditarão nela, e por isso mesmo, nào se encontra nos manuais. Mas vi algumas pessoas discutindo isso em reuniões sim.

    Leia as declarações dos líderes da igreja acima, e verá como eles realmente acreditam que as 10 tribos perdidas vivem na parte oca da terra, e voltarão pela abertura que existe (????) ao note do nosso planeta!

    Só não sei como satélites ainda não descobriram essa abertura. Seria uma conspiração mundial para esconder esse fato de nós?

    É muita conspiraçõa para pouca coisa...

    ResponderExcluir
  3. se a terra é oca, oval ou seja lá o que for, o que isso importa? Se preocupam em provar que crenças aleias são falsas, mas não se olham no espelho, pois querem transmitir um aparência de piedade, mas nega a eficacia dela! Se todas as religiões voltassem verdaddeiramente seus coraçãoes para o que Cristo representa, não ficariamos tão preocupados com o que os ouros fazem, falam ou seguem; pois Cristo acima de tudo, serviu as pessoas e o seu exemplo foi muito maior do que qualquer sermão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estamos falando de outras religiões, estamso falando, neste blog, da igreja SUD que afirma ter todas as doutrinas perfeitas.

      Caso ainda nào tenha percebido isso, todas as doutrinas aqui apresentadas e "perfeitas" desta igreja, que supostamente vieram diretamente de Deus, sofreram modificações, foram esquecidas, ou pior, hoje são tidas como "nunca foram doutrina".

      Só isso desbanca essa arrogâncai e perfeição, colocando a igreja SUD no mesmíssimo patamar que todas as outras: mais uma instituição humana, cheia de falhas, corrompida pelos homens, e riquíssima, cujo objetivo é enriquecer cada vez mais dominando seus membros.

      Simples assim!

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.