Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

quinta-feira, 20 de maio de 2010

A MORTE DE SMITH - seu assassinato


SMITH E HYRUM ASSASSINADOS NA CADEIA DE CARTHAGE

Texto traduzido e adaptado de Rethinking mormonism

Quanto à morte de Joseph Smith na Cadeia de Carthage, Doutrina e Convênios 135:4 diz:

“Quando Joseph foi a Carthage para entregar-se às pretensas exigências da lei, dois ou três dias antes de seu assassinato, ele disse:

‘Vou como um cordeiro para o matadouro; mas estou calmo como uma manhã de verão; tenho a consciência limpa em relação a Deus e em relação a todos os homens. Morrerei inocente e ainda se dirá de mim: foi assassinado a sangue frio’... (Grifo nosso)

Imagem oficial da igreja, mostrando os quatro prisioneiros sem armas.


Essa idéia, muitas vezes repetida, de um martírio não é sustentada pelo registro histórico oficial. Da história oficial da Igreja, aprendemos:
Pistola do tipo que Smith usou na cadeia de Carthage.

"Elder Cyrus H. Wheelock veio nos ver, e quando ele estava prestes a nos deixar, sacou uma pequena pistola, um revólver de bolso de seis tiros, falando ao mesmo tempo:

" ‘Algum de vocês gostaria de ficar com isso?’

"O irmão Joseph imediatamente respondeu:

‘Sim, dê-a a mim’

"enquanto ele tomava a pistola e colocava-a no bolso das calças."

Detalhes do cano da pistola.
"A pistola era um revólver de seis tiros, de patente Allen. Ela pertencia a mim, e foi a mesma que eu forneci ao irmão Wheelock quando ele falou sobre ir comigo para o leste, antes da nossa vinda para Carthage. Eu tenho-a agora em minha posse. O irmão Wheelock saiu em alguma missão, e não teve problemas para voltar."
"Nunca esquecerei o sentimento profundo de simpatia e respeito manifestado no rosto do irmão Joseph quando ele chegou perto de Hyrum e, inclinando-se sobre ele, exclamou:

" ‘Oh! Meu pobre, meu irmão Hyrum!’

Joseph atirando contra invasores
"Ele, no entanto, imediatamente se levantou, e com passo firme e rápido, e uma expressão determinada no rosto, se aproximou da porta, e puxando o revólver de seis balas de seu bolso, deixado pelo irmão Wheelock, abriu a porta ligeiramente e atirou com a pistola seis vezes sucessivas.

"Apenas três balas, no entanto, foram disparadas. Depois eu entendi que dois ou três foram feridos por esses disparos, dois dos quais, segundo me informaram, morreram."

"Eu tinha em minhas mãos uma grande e forte bengala de Nogueira, trazida pelo Irmão Markham, e deixado por ele, que eu peguei logo que vi a aproximação da turba.

"Enquanto o irmão Joseph estava disparando a pistola, eu estava logo atrás dele. Assim que ele descarregou a pistola, ele deu um passo para trás, e eu imediatamente tomei o seu lugar ao lado da porta, enquanto ele ocupava aquele que eu estava enquanto ele atirava".

"O irmão Richards, neste momento, tinha várias bengalas nas mãos que pertenciam a mim, e ficou ao lado do irmão Joseph, um pouco mais longe da porta, em direção oblíqua, aparentemente para evitar a direção dos disparos da porta. 

"Os disparos do irmão Joseph fez com que nossos agressores fizessem uma pausa por um momento. Porém, logo depois,  empurraram a porta, que se abriu e entraram e descarregaram suas armas na sala, quando eu desviava-os com a minha vara, dando uma outra direção às balas."

"Certamente foi uma cena terrível: os fluxos de disparos, tão grosso como meu braço, passaram por mim uma vez que estes homens dispararam e, desarmados como estávamos, parecia que a morte era certa. Lembro-me sentir como se a minha hora houvesse chegado, mas eu não sei dizer quando, em uma posição tão crítica, eu estive tão calmo, sereno, enérgico e agi com tanta rapidez e perspicácia. 

"Certamente, estava longe de ser agradável estar tão perto do cano das armas de fogo como aquelas que jorravam suas chamas líquidas e balas mortais. Enquanto eu estava envolvido em desviar as armas, o irmão Joseph disse: 'Isso mesmo, irmão Taylor, desvie-as o quanto você puder.’ Estas foram as últimas palavras que eu o ouvi falar sobre a terra."  Official History of the Church, Vol. 7, p.100-103

O reporter John Hay, do Atlantic Monthly identificou três homens que foram baleados por Joseph Smith: John Wills no braço, William Vorhees no ombro e William Gallagher no rosto. Hay era filho de Charles Hay, um cirurgião da milícia de Carthage e, aparentemente, um membro da turba.

As duas armas encontradas na cadeia.
"Smith tinha dois revólveres carregados de seis balas em seu quarto. Como um homem em julgamento por crimes capitais recebeu esse luxo é um mistério que talvez só um homem poderia explicar.

"Mas como o general Deming, o xerife Jack -mórmon- morreu logo depois e não deixou nenhuma explicação sobre o assunto. A investigação tornou-se efetivamente confusa.

"Mas os quatro tiros disparados, e os dois que não tinham bala, descarregaram uma das pistolas, e o inimigo não deu a Smith tempo para usar a outra. Gravemente ferido como estava, ele correu para a janela que estava aberta para receber o ar fresco de junho, e meio em pé, meio curvado, caiu no pátio da cadeia." John Hay, "The Mormon Prophet's Tragedy," Atlantic Monthly (December 1869) 671-678.

Por que, durante um tiroteio, com sua vida em risco, Joseph Smith iria para a janela "receber ar fresco"???

Em outro relato de um SUD fiél contemporâneo à morte de Smith, lemos:


"Das três balas descarregadas por Joseph, acredita-se que feriram três homens: um irlandês chamado Wells, que era da turba e amava uma rixa; Voorhees, um garoto de grandes dimensões de Bear Creek, conhecido por sua falta de bom senso - no ombro; e um homem chamado Gallagher, um sulista do Mississippi ".

"São conhecidos dois outros homens que foram atingidos no corredor, um homem chamado Townsend de Fort Madison, Território de Iowa, que morreu nove meses depois, pois os ferimentos do seu braço não cicatrizaram, e outro chamado Mills, que foi baleado no braço." elder Reed Blake, 24 Hours to Martyrdom, p. 129

O ato final e consciente de Smith - dirigir-se até a janela - foi para evitar a sua morte, e não para se entregar ou para "receber o ar fresco de junho". 

Sinal Maçônico de Socorro
Ao dirigir-se à janela, fez o sinal Maçônico de socorro e, ao mesmo tempo, tentou proferir o pedido Maçônico de socorro, pois imaginava que alguns maçons poderiam estar do lado de fora da cadeia, e então o ajudariam a escapar.


As exatas palavras de pedido de socorro maçônico são:


"Ó Senhor Meu Deus! Não há ajuda para o filho da viúva?"

Joseph correndo para a janela, para pedir socorro
Em DeC seção 135, John Taylor conta o incidente. Ele afirma: 

"Joseph saltou da janela e foi morto a tiros nesse ato, exclamando: ‘Ó Senhor, meu Deus!’ "

Essa "versão" canonizada dos acontecimentos dá a falsa impressão de que Smith estava orando a Deus.  

A versão editada  de DeC omite detalhes escritos por Heber C. Kimball sobre as ações de Smith:

"Quando o inimigo cercou a prisão, subiu pela escada e matou Hyrum Smith.

"Joseph estava em pé, em frente da janela aberta e seu grito de mártir foram estas palavras:

" ‘Ó Senhor, meu Deus!’

"Este não foi o começo de uma oração, porque Joseph Smith não orava dessa maneira. Este corajoso jovem, que sabia que a morte estava perto, começou a repetir o sinal de socorro dos Maçons, esperando assim ganhar a proteção que seus membros se comprometeram a dar a um irmão em apuros." (Grifo nosso)  Mormonism and Masonry, p. 16-17

"O Presidente Young disse que o povo dos Estados Unidos tinha procurado a nossa destruição e que tinha dispendido muito esforço para se aperfeiçoarem. Eles têm usado a instituição maçônica para melhorarem nisso. Joseph e Hyrum Smith foram Mestres Maçons e eles foram condenados à morte por Maçons ou por meio da instigação deles, e ele fez o sinal de socorro, mas foi morto por Maçons durante esse ato."  Wilford Woodruff's Journal, August 19th, 1860, Volume 5

Uma das esposas poligâmicas de Joseph Smith, D. Zina Huntington, declarou:

"Eu sou a viúva de um mestre Maçon que, enquanto saltava da janela de Carthage, foi perfurado por balas e fazia o sinal maçônico de socorro." Latter-day Saint Biographical Encyclopedia, Andrew Jenson, Volume 1, page 698


Smith tinha boas razões para acreditar que os Maçons pudessem estar no meio da multidão fora da cadeia, porque mais cedo, naquele mesmo dia, ele ordenou que um comandante da Legião de Nauvoo, Jonathan Dunham, viesse ajudá-los a fugirem da prisão. 


Porém, Dunham se recusou a obedecer à ordem ilegal, sabendo que levar as tropas mórmons até Carthage poderia resultar em uma guerra civil.

De fato, imediatamente após Smith e Hyrum serem mortos, começou um boato entre a turba de que os mórmons estavam saindo de Nauvoo em direção à cadeia. Essa possibilidade fez com que a turba se dispersasse, e provavelmente salvou as vidas de John Taylor e Willard Richards.

Conclusão

Apesar do folclore mórmon, Joseph Smith não deu a sua vida inocente "como um cordeiro ao matadouro", em martírio. 
Ele morreu depois de disparar em três homens com uma pistola e tentar desesperadamente evitar sua morte.


Há ainda alguns pontos muito duvidosos nestes relatos: 


 

- durante o tiroteio, Joseph pararia, se ajoelharia e abraçaria seu irmão?





- Joseph iria para a janela para tomar ar puro, mesmo sabendo que parte da turba estava justamente fora da cadeia, armada, e olhando para a janela de sua cela? 


Smith caindo pela janela


- como o tiro que o matou partiu de fora da cadeia, ele estaria apenas perto da janela ou precisaria estar com o corpo para fora da janela, para ser bem visto?


- se estivesse apenas perto da janela, nào seria lógico que um tiro de fora o empurrasse para dentro do quarto, e não para fora? 

A não ser, é claro, que ele já estivesse com boa parte do corpo para fora da janela.





  IR PARA SUMÁRIO 

5 comentários:

  1. Você é a melhor.

    Sou SUD ativo. Nunca me passou pela cabeça de me afastar. Mas percebo as mesmas falhas que vc percebe. Amei seu blog, muito informativo, imparcial e científico. Curso Engenharia Civil e estou maravalhiado com a postura imparcial do seu Blog.

    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada

    Isso porque eu tento traduzir o máximo possível os discursos dos róprios líderes e profetas da igreja. Mas como vai contra a história oficial, sempre sou chamada de apóstata...hehehe.

    Mas fique à vontade para dar sugestões, ok?

    abs

    ResponderExcluir
  3. joseph smith efetuou disparos e matou alguns. Tentou fugir e pediu socorro aos maçons para NÃO morrer.
    Essa atitude é bem diferente da que Estevão teve diante da sua morte.
    Joseph foi morto por que teve uma vida bagunçada, era polígamo e se evolvia com mulher casada, além de criar um monte de heresias.
    Estevão não lutou para salvar sua vida. Morreu sem negar a sua fé.
    Joseph Smith está muito longe de ser mártir.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Investigadora!
    Tenho acessado teu blog diariamente e notei que paraste de publicar ou postar. O que houve? Acabaram os recursos disponíveis? Houve algo que a interrompeu neste tão brilhante trabalha? Saiba que não há em português nada tão completo como este teu Blog. No sentido amplo, de elucidar a mente de qualquer pessoa,mórmon, não mórmon, curioso. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro Antônio Carlos

    Obrigada pela preocupação, mas nada tão terrivel. Apenas um projeto de trabalho que será encerrado ao final deste mês de julho e que, apesar de ter consumido muitas das minhas horas, me deu muito prazer.

    Em breve voltarei ao meu trabalho de tradução, e ainda há muita, muita coisa a ser feita, acredite!

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.