Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

O Espírito Santo

A TEORIA DO SEGUNDO SER: O ESPÍRITO SANTO

1 - Para os mórmons, quem é o Espírito Santo?

De acordo com as ordenanças realizadas no Templo de Nauvoo, escritas  por Brigham, diziam que a criacao foi feita pelo que ele chamava de "Trindade", sendo Elohim, Jeova e Miguel (Adão). Isto pode ser lido no Times and Seasons 3 de 15 de marco de 1842, pagina 720.

 

Joseph Fielding Smith disse em Doutrinas de Salvacao que o Espirito Santo nao recebeu ainda um corpo e o tera somente no Milenio.

John A. Widtsoe in "A Rational Theology", sixth edition, pages 72-73. disse:

"The chief agent employed by God to communicate his will to the universe is the holy spirit, which must not be confused with the Holy Ghost, the personage who is the third member of the Godhead. The holy spirit permeates all the things of the universe, material and spiritual. By the holy spirit the will of God is radio-transmitted, broadcasted as it were. It form what may be called the great system of communication among the intelligent beings of the universe. The holy spirit vibrates with intelligence; it takes up the word and will of God as given by him or by his personal agents, and transmits the message to the remotest parts of space. By the intelligent operation and infinite extent of the holy spirit, the whole universe is held together and made as one unit. By its means there is no remoteness into which intelligent beings may escape the dominating will of God."

"is the holy spirit, which must not be confused with the Holy Ghost..."

Não sei, mas acho que John Widstoe complicou aqui uma coisa simples. Holy Spirit é o nome que o Espirito Santo é traduzido no Velho Testamento em Inglês, enquanto que Holy Ghost é o nome que assume na tradução do Novo Testamento.

Ambos são o mesmo, apenas como o Velho e o Novo Testamentos foram traduzidas por equipes diferentes de eruditos no século XVII, alguns usaram palavras ligeiramente diferentes na King James para traduzir expressões e palavras que eram equivalentes no Hebraico e no Grego. Outras palavras semelhantes e iguais são:

Messias (VT) <=> Cristo (NT)

Assembléia ou Congregação (VT) <=> Igreja (NT)

E assim vai com muitas outras palavras e expressões.

Uma das teorias discutidas entre os mórmons é a de que o Espírito Santo não foi apenas um, mas vários espíritos que se revezaram nesta posição. Após certo período, ele teria vindo à terra e obtido um corpo físico, como todos nós. 

 

Porém, por estar em um estágio mais avançado, ele teria, nesta terra, ocupado uma posição espiritual superior, como um profeta de uma nova dispensação!   

 

 Abaixo, reproduzo as citações de profetas e apóstolos da igreja SUD em relação ao Espírito Santo.

 ''Um convênio eterno foi feito entre três personagens antes da organização desta Terra e se relaciona à sua dispensação das coisas para os homens na Terra. Esses personagens, de acrodo com o registro de Abraão, são chamados Deus, o primeiro, o Criador; Deus, o segundo, o Redentor; e Deus, o terceiro, a Testemunha ou Testador. (Teachings of the Prophet Joseph Smith, p. 190; Manual Ensinamentos dos Presidentes da Igreja, p. 45)''

 

"Bem, deixe-me dizer que [o Espírito Santo é um homem; ele é um dos filhos do nosso Pai e nosso Deus; e ele é o homem que ficava após Jesus Cristo". (Heber C. Kimball, JD 5:179).


"Joseph também disse que o Espírito Santo está agora em um estado de provação, o qual, se ele realizar em retidão, ele pode passar pelo mesmo curso ou um curso similar de coisas que o Filho passou". (Words of Joseph Smith, p. 245).


"[O Pai perguntou]: 'Quem redimirá a Terra, quem descerá e fará o sacrifício pela Terra e por todas as coisas que ela contém?'
O irmão mais velho disse: 'Eis-me aqui', e então acrescentou: 'Envia-me'.
"Mas o segundo, que era' Lúcifer, o Filho da Manhã', disse: 
“ 'Eis-me aqui, envia-me e serei Teu filho e redimirei todo filho e filha de Adão e Eva que vive e que viverá sobre a Terra'. 
“ 'Mas', disse o Pai, 'isso de nada adiantará. Dei a cada pessoa o livre-arbítrio; todos devem usa-lo para alcançar a exaltação em Meu reino.Uma vez que têm o poder de escolha, devem exercer esse poder. Eles são Meus filhos; os atributos que em Mim vês existem também em Meus filhos, e eles devem usar seu arbítrio. Se tentares salvar a todos, terás que salvá-los em sua iniquidade e corrupção'.” (Ver Abraão 3:23-28; Moisés 4:1-4)". (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, p. 51, DBY pp. 53-54).

(Lúcifer era o segundo após Cristo, antes de sua queda). 
 

De acordo com os SUDs, todos os profetas de dispensações ocuparam, antes de virem a este mundo, a terceira posição na Presidência Celestial, ou seja, ocuparam a posição e privilégio de serem Consoladores (Espírito Santo):


"Nosso grande príncipe, Miguel, conhecido na mortalidade como Adão, é o segundo após Cristo no plano de salvação e progresso eterno. Na existência pré-mortal Miguel foi o mais inteligente e mais poderoso filho espiritual de Deus, com exceção apenas do Primogênito, sob a direção e conselhos de quem ele trabalhou, e recebeu a missão de vir a esta terra. Ele é o pai da família humana e preside sobre os espíritos de todos os homens." (Joseph Smith, Ensinamentos, p. 153). 
 
"O nome Miguel aparentemtne, e com toda a propriedade, significa ‘alguém que é semelhante a Deus’. Miguel desempenhou um papel importante na criação da terra, sendo superado apenas por Jesus Cristo". (Bruce R. McConkie, Doutrina Mórmon, p. 491, Ver Também Manual do Velho Testamento, de Gênesis a 2 Samuel, p. 27).

(Com a decadência de Lúcifer, Miguel se tornou o segundo após Cristo e o primeiro profeta das dispensações).

Noé, profeta de uma dispensação, também é tido como o Consolador (João 14:26) antes de vir ao mundo: 

“Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; pôs-lhe o nome de Noé; dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o Senhor amaldiçoou”. (Gênesis 5:28-29). 
 

Joseph Smith, também um profeta para os SUDs, também já teria sido o Espírito Santo. Esta teoria que Joseph poderia ter sido o Espírito Santo é sustentada em sites da Igreja e sites americanos. Em uma de suas citações, ele diz o seguinte:


"Se fosse da vontade de Deus, Irmãos, eu poderia lhes dizer quem sou eu! Se fosse da vontade de Deus eu poderia lhes dizer o que sei! Mas vocês chamariam isto de blasfêmia e desejariam tirar-me a vida. (Joseph Smith, LHCK 333). Brigham Young então respondeu: 'Não diga nada então, pois o que eu já sei, eu sei!' "  

Perguntas que surgem diante destas declarações:

I - O Espírito Santo se tornou, depois de um estado de provação, um profeta que abre uma dispensação?

II - De acordo com esta teoria, Lúcifer (filho da manhã), poderia ter sido o Espírito Santo, pois ele era o segundo após Cristo?

III - Miguel, Noé, entre outros (e para os mórmons, até Joseph Smith) poderiam ter sido, em suas vidas pré-mortais, Consoladores? Eles poderiam ter ocupado a posição de segundo na Presidência Celestial e terem o privilégio de estarem na posição do Espírito Santo? 

http://en.fairmormon.org/Joseph_Smith_is_the_Holy_Ghost

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.