Segundo a cronologia bíblica, o rei Zedequias começou a reinar em Judá no ano 597/8 a.C e "reinou onze anos em Jerusalém"(2 Reis 24:18).
Seu reinado teria terminado então em 586/7 a.C, quando o rei Nabucodonozor, da Babilônia, captura e destrói a cidade de Jerusalém. Assim, o reinado de Zedequias durou 11 ANOS, DE 597/8 a.C a 586/7 a.C.
Esta mesma cronologia é reconhecida pelas Autoridades Gerais da Igreja Mórmon no seu "Guia para o Estudo das Escrituras", no verbete "Cronologia", na página 51.
O erro consiste em que é comum afirmar que Leí e sua família deixaram às pressas a cidade de Jerusalém no ano 600 a.C, isto é, 2 ou 3 anos antes do reinado de rei Zedequias em 597/8 a.C.
Contudo, lemos em 1 Néfi 1:4 que Leí e sua família moravam em Jerusalém no primeiro ano do reinado do rei Zedequias, ou seja 597/8 a.C.
Ora, como eles estavam em Jerusalém em 597/8 a.C, se eles fugiram dois ou três anos antes do reinado do rei Zedequias, em 600 a.C ?(Guia para o Estudo das Escrituras, p.220)
Se Leí e sua família fugiram de Jerusalém em 600 a.C certamente fugiram antes do primeiro ano do reinado do rei Zedequias e assim não poderiam estar também em Jerusalém.
Mas e se for alegado que a data era aproximadamente 600 anos antes de cristo e não exatamente nesse ano?
LeGrand Richards comenta:
"Lei e sua familia foram conduzidos de Jerusalem em 600 aC pela mão do Senhor, para a América" (Uma Obra Maravilhosa e Um Assombro, p.70)
Bruce McConkey afirmou:
"Mórmon, um profeta-general, fez uma compilação e resumo dos registros do povo de Leí, um judeu que liderou o grupo de sua família e amigos de Jerusalém para sua terra prometida, em 600 aC". (Mormon Doctrine,p.98)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.