Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Igreja = Corporação - parte1

The Book of Mammon

The Book of Mammon: A Book About The Corporation That Owns The Mormons

Há um comentário bem interessante em:

Abaixo, alguns trechos:

"- Podemos dizer sim, que há uma corporação que, de um lado administra e suga uma igreja com voluntários e doações, e de outro lado controla empresas com seus lucros e executivos bem pagos. Empresas que são ou foram capitalizadas com recursos originalmente oriundos dos membros da igreja. 

Assim fica fácil dizer que dirigentes da Igreja doam seu tempo (quando tem gordas retiradas em empresas).

É possível que o esquema sirva para evasões fiscais (que são artifícios legais para pagar menos impostos) por parte das empresas controladas pela Corporação.

Por exemplo: Uma empresa destas reduz seu lucro tributável fazendo doações (quando podem ser abatidas) para a Igreja (= Corporação) e a Corporação retorna em investimentos nesta empresa (quando normalmente, a empresa pagaria imposto sobre o lucro pleno, para incorporar o saldo dos lucros ao capital).

Veja o esquema abaixo:


Não é complicado.

1 - Os membros pagam seu dízimo

2 - A igreja, que recebe o dinheiro, repassa todo o valor ao Escritório Central, em Utah

3 - Boa parte do dízimo é investido nas empresas da própria igreja (Mórmon Inc)

4 - Certamente, com investimentos constantes, as empresas geram lucros

5 - As empresas da igreja devems pagar, anualmente, impostos. 

6 - Para escapar de parte destes impostos, elas doam parte de seus lucros para a caridade.

Este tipo de doação é dedutível do imposto, diminuindo consideravelmente o valor a ser pago.

7 - Um pequeno grande detalhe: a instituição de caridade que recebe essas doações nada mais é do que a própria igreja mórmon!

8 - A igreja mórmon volta a aplicar o valor recebido em suas próprias empresas, com o acréscimo de mais dinheiro dos dizimistas.

9 - E a igreja Inc. enriquece cada vez mais...

O questionamento maior, é sobre o quanto é realmente destinado a benefícios sociais (membros ou não) em relação ao que é arrecadado e destinado ao acúmulo de bens (perpetuação) e manipulável em benefício dos controladores e/ou seu grupo.

- E o culto é público? (conforme demanda a lei que regula a Corporation Sole)
Ainda que, por exemplo, a Igreja Católica também coloque tudo em nome de bispos das respectivas dioceses, há uma diferença marcante entre as instituições. Católicos fazem contribuições livres e espontâneas. 


 
Já os mórmons, além de doações livres, tem o dízimo como uma condição ao acesso a seus templos. 




CORPORATION OF THE PRESIDENT OF THE CHURCH OF JESUS CHRIST OF LATTER-DAY SAINTS.

O que é isto?

É uma “corporation sole”.

Trata-se de um modelo jurídico muito peculiar, de origem católica apostólica romana. É uma pessoa jurídica de apenas uma pessoa.

Fica tudo em nome de um só indivíduo. Mas adotam um nome diferente para esta pessoa jurídica (que não se confunde com a respectiva pessoa física).

No caso, hoje deve é o Monson. Uma espécie de fiel depositário dos bens da igreja, mas com autoridade independente para praticar qualquer ato em relação a estes bens.  

Corporations sole

Algumas características:

- Tem autoridade plena, sem precisar consultar outros dirigentes;

- Não precisa prestar contas a ninguém;

- Membros da igreja não são co-proprietários.


A Igreja, desde o início, mostrou-se mais preocupada em ser uma Corporação do que qualquer outra coisa.

Sempre houve o Profeta e empresário, ou melhor empresário e profeta, uma tradição desde Joseph Smith com seu falido banco, e especialmente Brigham Young, com seus êxitos como colonizador, negociador e explorador. 
 

Conglomerado mórmon

Na igreja mórmon há um realce desproporcional de suas atividades empresariais. Desde o início, estas atividades foram importantes para sua sobrevivência e expansão.

Sobre fontes de recursos e alocações, observamos que:

a) Dízimo – a igreja refere-se a este como dinheiro de Deus. Deve ser aplicado exclusivamente na edificação do reino de deus, construção e manutenção de templos. 
 
Ajudar pobres? Não, pois os Templos cortariam o ciclo da pobreza, uma vez que seu acesso implica em ser virtuoso. E virtuosos progridem. Como se não houvesse outro caminho para se tornar virtuoso!

A igreja prioriza a construção de suntuosos templos,
valiosos para induzir ao pagamento de dízimos, e a absurdos sacrifícios. Estes templos servem para cerimônias inúteis e, em sua esmagadora maioria, pelos mortos.


b) Ofertas de jejum e outras, seriam para auxílios.
Mas, acrescentam que ninguém faz melhor em ajudar os pobres do que famílias, vizinhos, indivíduos. Soa como dizer que não é função da igreja ajudar os pobres.

c) Lucros de empresas da corporação, entre outros fins, servem para subvencionar com "ajudas de custo" as autoridades gerais. E gerar mais lucros, direcionando-os a empresas holding (com "status" de isenção de impostos). Assim, estas, reinvestem esses lucros.

A igreja não informa nada a respeito de suas finanças. As finanças da igreja são uma caixa preta. Não podemos saber que proporção do lucro obtido por estas holdings vai para doações, e quanto é destinado para seus executivos. Ainda, quanto permanece como lucros para novos investimentos – para acumular riquezas e gerar mais lucros. 


25 comentários:

  1. Enquanto isso a alienação das massas vai aumentando o lucro dos capitalistas religiosos que fizeram da religião suas máquinas de fazer dinheiro. O velho Karl Marx sepre esteve com a razão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela bela postagem. Isso demonstra e reforça ainda mais a nefasta intenção da seita dos mórmons (nem de religião podemos enquadrar mais, com tantas falcatruas e acusações fundadas),uma seita exploradora dos inocentes que pagam seus dízimos e são enganados pelos grindos caipiras de Utah.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada

    O pior é que agora a igreja decidiu investir na África, um continente com paises paupérrimos....

    Vale de tudo para engordar os cofres de Sião!

    ResponderExcluir
  4. Ah! se arrependimento matasse!!!!!
    Sabe Investigadora,eu pensei que eu sofreria mais,com tudo o que vi até agora,mas até que estou bem.A minha frustração,tristeza e outros ,estão se transformando em raiva e vingança.Mas não tem como se vingar completamente pois a igreja é muito forte.Mas meu sagrado dinheirinho ela não verá mais.Como eu já falei anteriormente,eu irei para igreja(por enquanto) mas serei aquele membro bem morto.Na realidade,meus dias como sud estão contados.Já li quase todos os posts,faltam apenas alguns,Minha esposa quer que eu pare,pois ela viu o o estrago que a "verdadeira"verdade fez comigo.Brinco com essa verdadeira verdade,pois a verdade é uma só e a Mormon INC não pratica a verdade propriamente dita.Eu não acredito mais em nada!! Um dia desses eu estava comentado com um amigo sud e disse a ele que se um dia eu saisse da igreja(isso antes de ver o seu blog) eu não me uniria a nenhuma e mantenho o que disse,pois minha fé nas igrejas foi por terra.
    Quando dá,eu leio o seu outro blog sobre a biblia a piora tudo..hahahahaha
    Será que Jesus realmente viveu? heheheh
    As coisas loucas da biblia sempre me preucuparam e agora com a verdade sobre a igreja sud ferrou tudo. Mas vamos tocar o barco,pois como dizia o saudoso Fred Mercury,"The show must go on".
    abs

    ResponderExcluir
  5. Investigando

    Você está passando pelas fases do "divórcio", e são exatamente essas: tristeza extrema, raiva da igreja, raiva de você, depois perdão de todos e seguir em frente.

    Pode ser que você se una a um trabalho social, para "compensar" a falta deste na igreja, ou decida ajudar quem está saindo... nào sei.

    Eu, por exemplo, depois de muitos anos, decidi fazer este blog.

    Mas a raiva por termos sido traídos passa, assim como por termos nos deixado ser traídos...

    Se Jesus Cristo viveu? Creio que sim.... mas veja que os Evangelhos apócrifos foram retirados da Bíblia alguns séculos depois de sua morte, algumas coisas ali foram exageradas....

    Complicado.

    Disso tudo, ainda creio na máxima:

    Ama a ti, muito, e então ama a teu próximo.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Qual seu outro blog sobre a bíblia citado por "Investigando"?
    Acho que ele e eu caminhamos na mesma direção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nilde

    http://investigacoesbiblicas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Investigadora.
    Aqui vai um resumo muito simples de como funciona a parte financeira da Igreja Mormon:
    A Igreja está presente em mais de 180 paises e em mais de 170 Ela não é auto-suficiente.
    Mas o que quer dizer isso?
    Vamos começar pelo proprio Brasil e aqui vai uma lição para aqueles que estão loucos pra se afastar da Igreja, baseados em fatos Seus publicados aqui, que não deixam de ser vedadeiros.
    Vou pegar o exemplo da Enorme Ala que frequento:
    Só o terremo custou quase um milhão de reais na época (mais de dez anos atras)
    A construção não tive acesso aos valores mas deve ter sido muito diheiro também.
    Os membros que frequentam "minha" ala são modestos, alguns de classe média então pois bem:
    Seria preciso anos e anos de dizimo para pagar apenas essa Capela que recebemos rica em detalhes e usamos com todo conforto.
    Nem que eu contribuisse pela vida inteira, juntamente com os outros membros, não pagariamos antes de uns 60 anos ou mais essa obra.
    Vamos aos investimentos:
    A Igreja não guarda as contribuiçoes dos membros num cofrinho
    Sendo Ela insuficiente em quase todo mundo só Lhe resta aplicar e investir os recuros para que esses se multipliquem e cubram esse defst, digamos assim.
    Jesus Cristo foi embora e ainda não explicou como funciona o milagre da multiplicaçoes. Apenas nos dá sabedoria, sabedoria pra não quebrar em mais de 170 paises onde não se tem retorno do que se investe, em termos financeiros, pois em termos espirituais o retorno é garantido.
    E nem falei do gasto da Obra Missionária onde mais da metade dos jovens Missionários não tem dinheiro para custear suas missoes.
    Pronto,tá feito o balanço !
    Suas informaçoes são procedentes porém mal interpretadas.
    E por favor não me venha com "balanço do reino Unido" pois de antemão já te respondo que onde SOBRA recursos automaticamente é repassado para ode FALTA recuros (mais de 170 paises,lembra ?).
    Se voce é realmente uma Investigadora imparcial por favor publique aqui esse comentário, pelo menos em respeito à minha inteligencia e pessoa e em respeito daqueles que esperam por repostas.
    Obrigado.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  9. Maurício

    Há uma série de equívocos no seu comentário.

    Iniciando com "aqui vai uma lição para aqueles que estão loucos pra se afastar da Igreja, baseados em fatos Seus publicados aqui, que não deixam de ser vedadeiros."

    Quem deseja se afastar, se afasta, independente do que eu publico aqui ou nòa. Este blog apenas confirma o que as pessoas já sabem ou desconfiam. Apenas isso.

    Quanto ao balanço que você fez, devo informar-lhe que está extremamente tendencioso. Inicialmente, a igreja nòa presta contas a nenhum órgão de quanto ela recebe ou gasta. Nem mesmo aos EUA. Portanto, ACHAR que ela é ou nòa auto-suficiente aqui no Brasil é apenas especulação.

    Posso AFIRMAR que há membros, aqui, que pagam 1500 reais de dízimo por mês (conheço três deles) e isso não é especulaçào. Posso afirmar que um membro pagou 800 reais de dízimos atrasados porque o Bispo exigiu, para devolver a recomendação do templo. E posso afirmar que a igreja tem uma lista enorme de empresas em seu nome, que dão lucro (essas empresas são obrigadas a declararem seus lucros no final do ano).

    O restante são apenas suposições, e nada mais.

    Empresários, como o dono do Marriotts, pagam dízimo. Especulando, o dízimo deles corresponde à metade do dízimo pago pelos pobres brasileiros. E então saem elas por elas.

    Mas nõa se esqueça que o dízimo é obrigatório para quem quer entrar no templo. E sem entrar no templo, não há exaltação. Portanto, fica uma equação simples: é obrigatório pagar o dízimo para ter exaltação. E te garanto que MUITOS pagam seu suado dízimo.

    Obra missionária e outros gastos também recebem contribuições de muitos membros. Estes nõa sõa obrigatórios, mas os missionários vivem de uma miséria dada pela igreja (meu irmão fez missão) e mesmo com minha mãe dando dinheiro a mais para ele (o que era proibido na época) ele passou muita fome e viveu em locais miseráveis. Bem diferente do Presidente de Missão, que vive em um castelo, tem carro importado e TUDO pago pela igreja. As depesas são com os Presidentes de Missão, e não com os pobres missionários.

    Quanto à sabedoria de usar o dinheiro, fica à critério de quem lê. Eu, particularmente, nõa acho nem um pouco sábio - ao contrário, acho desprezível - a igreja ter dois campos de caça de animais silvestres e ganhar dinheiro com isso.

    Também acho deplorável ela ter tantas empresas, essas empresas darem à igreja doaçòes milionárias (assim, tem gigantescas deduções nos impostos) e a igreja reinvestir o mesmo dinheiro nas empresas.

    Isso não é igreja, é empresa.

    Mas tudo isso não tira o meu sono. O que tira o meu sono é o que a igreja, com tanto dinheiro, DEIXA de fazer. Distribuir 200 casas de plástico e telhas tipo "Eternit" para as vítimas do Haiti, dar 2 carros-tanque de água para as vítimas do Japão e fazer propaganda disso, como se fosse grande obra de caridade, é vergonhoso.

    Usar a mào de obra dos membros, fazer com que eles comprem o aventalzinho do Mãos-que-ajudam, receber tinta do governo e mandar seus membros pintarem escolas, praças.... onde está a caridade da IGREJA?

    Isso me tira o sono.

    Nada, absolutamente nada é feito perto do que ela poderia fazer. Ela gasta 5 trilhões de dólares ao contruir um complexo como o Center City Mall em Salt Lake, para aumentar seus lucros, e deixa o mundo na miséria que está, sem escolas, sem saúde...

    Você já se perguntou onde está a universidade da igreja aqui no Brasil? Veja a Metodista, a PUC...

    Essa deve ser a pergunta.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Maurício

    Quanto ao balanço do Reino Unido, você leu de forma parcial. Veja novamente. Ele mostra o que entrou e o que saiu. Entrou muito dinheiro e saiu pouco. Nada foi distribuído para outros países, como você afirma. FICOU no reino Unido.

    Seu comentário de "Se voce é realmente uma Investigadora imparcial por favor publique aqui esse comentário, pelo menos em respeito à minha inteligencia e pessoa e em respeito daqueles que esperam por repostas" deve voltar-se para você: seja imparcial no que lê e tenha respeito à mim e ao que escrevo.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. Aêeeh,Investigadora !
    Olha, eu agradeço por voce ter resolvido colocar meu ultimo post.
    Ao fazer o fechamento de dizimos em minha capela só tenho que te dizer que dá vergonha da soma pifia que é arrecadada em face de tudo que a Igreja proporcionou e proporciona aos membros.
    Ao ter acesso aos dados de Estaca então.....
    Os GRANDES dizimistas são uma minoria microscópica, pelo menos a nivel de Brasil.
    Não vou sair em defesa de gente que não conheço mas vou "investigar".
    Quanto à parte do sono não entendí o porque dessa "instituição" ainda tirar seu sono.
    Eu durmo tranquilo, aproveito todas as oportunidades que batem na minha porta,oportunidades de fazer o bem.
    Sobre o Haití, lembre-se que muitos brasileiros moram ainda em casas de pau a pique sem telha de eternite então......
    Sabe, eu te agradeço pela chance do post, pela reposta porque o calculo é bem simples mesmo.
    São uns 170 paises em que a Igreja só faz colocar recursos então vejamos:
    Guatemala, honduras, enfim, américa central, do sul, leste europeu, africa etc. e mais o glorioso e enorme Brasil com suas alas e estcas lá nos confins do norte e nordeste, lugares onde o poder publico nem sonha em entrar.
    Eu respeito sim suas investigaçoes pois se não as espeitasse não perderia meu tempo aqui.
    Lembre-se que já cheguei a perguntar de que lado voce está realmente, tamanha a sua dedicação aos dados fornecidos.
    O problema é a interpretação, eu tenho a minha e voce a sua.
    Sabe, já me disseram que sou um osso duro de roer, achei até graça mas depois entendí o porque.
    Ah, os presidentes de missão tem que aderir a lei de consagração então imagina:
    Uma pessoa que já era rica tem que dispor de todos os seus bens e daí vai ser decidido o que vão poder usufluir (daquilo que ja era seu).
    Pronto, quem é rico e tá afim de entar numa dessas ?
    felicidades.

    ResponderExcluir
  12. Maurício

    O problema aqui não é interpretação....

    Veja a salada que você fez: misturou minha crítica à igreja, que difunde aos quatro cantos do mundo a caridade que faz em catástrofes, exemplificando as 200 casas que contruiu - de PLÁSTICO, estacas e telhas tipo eternit, com a pobreza do Brasil!

    Veja aqui as fotos dessas casas:

    http://investigacoessud.blogspot.com/2010/12/shopping-center-city-creek-introducao.html

    Sejamos francos: tentar justificar um absurdo com a pobreza de um país é simplesmente injustificável.

    E antes que você defenda o porque da igreja fazer essas casas, EU mesma devo admitir que após terremotos ou catástrofes de grandes magnitudes, o importante é contruir abrigos, temporários mesmo, para tirar a população das ruas.

    Mas isso não é para ser usado como estandarte de "caridade", enganando seus membros e dizendo que "construiu 200 casas no Haiti".

    Caso você não tenha entendido isso por eu não ter sido clara, me desculpe. E se você insistir nisso, vejo que realmente não é um problema de interpretação.

    E se você optou por estar em paz por pertencer a uma instituiçõa multibilhardária, mas que pouquíssimo faz pela humanidade, tudo bem. Apenas não exija respeito.

    Quanto aos dízimos, essa conversa já foi longe demais. Você continua insistindo na distribuição de dinheiro, quando há provas que esse dinheiro não é assim tãaaaao distribuído. uma pena.

    E meu caro, o marido e a mulher vivem a tal "lei da consagração", mas nada impede que os filhos tenham ANTES herdado todos os bens dos pais.

    E te garanto que já tive em minhas mãos uma nota de gastos familiares de um presidente de missão, no valor de mais de 200 mil reais EM UM MÊS, fora passagens.

    O que me diz disso?

    Eu viveria assim tranquilamente.

    Infelizmente, não tive tempo de escanear essa nota. Ah, como gostaria de tê-la em minhas mãos novamente...

    ResponderExcluir
  13. Oi, investigadora.
    Ta bom, não vou mais falar sobre o fantastico sistema de construçoes de capelas e templos nos mais remotos lugares do mundo, em paises de pobreza impar..... Já falei mais do que o suficiente e, pra bom entendedor meia palavra basta.
    Vamos à pobreza, os coitados e etc:
    Em primeiro lugar são pessoas que precisam sim de ajuda, não de esmola, como fazem a maioria das instituiçoes.
    A Igreja Mormon ajuda sim num primeiro momento mas, o mais importante é a dignidade que as pessoas precisam e alcançam através do Evangelho de Cristo.
    Em sugundo lugar, o problema é que as pessoas não querem "se ajudar".
    A maioria se acostuma com filantropia e o que a Igreja quer são seres humanos fortes, em todos os sentidos.
    Procuramos oferecer a varinha ao invéz do peixe, eis o ponto; e muitos não querem pescar, se é que me entende....
    Sobre os lideres de missão acho que já falei o suficiente também, um homem que já veio rico e ofereceu sua riqueza à Igreja não está tirando absolutamente nada Dela, pelo contrario.
    A verdade é que, infelizmente, o que acontece aqui é que a grande maioria dos que entram no seu blog se perdem em ofensas, testemunhos desnecessarios (nesse espaço) e talvez ainda não estão preparados paea dizerem as coisas que te digo. É uma pena...
    Mas o que mais me intrigou foi a parte de voce ainda perder seu sono, uma vez que não pertence à Igreja, fica aberto um leque de oportunidades para se fazer o bem de outras maneiras. O bem não está restrito à Igreja Mormon portanto, descanse e prepare suas energias para o que vêm por aí porque, coisa boa não é !
    Fora isso, só tenho que te dizer que voce foi muito nobre em me abrir espaço e continuar respondendo meus comentarios, isso é muito bom.
    Sem duvida voce é uma pessoa de fibra.
    Me perdoe pelas pequenas doses de sarcasmo, não sou perfeito, bem sabemos disso.
    Acho que nunca vamos chegar a um consenso mas, o debate é necessario e eu, ainda, tenho argumentos então......
    até a proxima.
    felicidades.

    ResponderExcluir
  14. Maurício

    Usei o termo "perder o sono" no sentido figurado, é óbvio. Se eu perdesse o sono por tudo que a igreja deixa de fazer, hoje seria um zumbi...hehehee

    Apenas enfatizei que o preocupante é o que as instituições deixam de fazer comparado ao que poderiam fazer.

    Você falou tanto aqui sobre ensinar a pesacar e não dar o peixe. Muito bem, a base de uma sociedade sólida é a educação e a saúde, certo?

    Onde estão as escolas gratuitas que a igreja tem aqui no Brasil? Onde estão os hospitais? E no resto do mundo, tirando a BYU, no centro de Utah, e ainda É PAGA. Se você me disser que brasileiros conseguem bolsa para lá, enumere pelo menos 3 deles, e eu acreditarei, Nòa, meu caro. Se não for filho de presidente de missão, não consegue.

    Quando a igreja começar a investir, em países de terceiro mundo, em escolas e hospitais gratuitos, eu começarei a acreditar que a igreja ensina a pescar e faz caridade.

    E se você disser que isso é dever do estado, argumento que nõa é isso que a igreja pensa. Ela é totalmente contra o estado dar qualquer coisa gratuita - e isso ouvi dos grandes de Salt Lake - pois isso configura comunismo, onde o Estado subsidia o povo. Sim, meu caro, este é o pensamento comum do americano e da igreja SUD.

    Mas caridade é diferente. Por que ela não o faz em termos de escolas e hospitais? nào falta dinheiro e ela ainda teria grandes isensões, gcomo gosta, em seus impostos.

    Abs

    ResponderExcluir
  15. Investigadora.
    Ok, vamos lá, primeiramente, no meu modo de ver, todo membro "fiel" aos mandamentos raramente precisa de ajuda no que se refere a educação e quando precisa, o fundo perpetuo de socorro tem sido suficiente então....
    mas vamos falar de não-mormons também.
    Já disse que, geralmente, me parece que o ser humano não está disposto a se ajudar.
    O brasileiro, por exemplo, se acostumou nessa ultima decada com os sistema de auto-esmola que o governo implantou com sucesso, dando a falsa ideia que tudo vai bem quando, na verdade, o pobre ser humano está trocando sua dignidade por algumas migalhas.
    Mas enfim, não só no Brasil mas, em todo terceiro mundo acontecem situaçoes parecidas.
    Eu considero os povos Chilenos e argentinos um pouco diferente dos brasileiros, esses tem o sangue mais quente, é disso que precisamos.
    Outro dia eu estava vendo na rua, um chines empurrando um carrinho cheio de tenis para serem vendidos.
    Pensei: Um chines atravessa o mundo para vender tenis para brasileiros que não enxergam o potencial que esse país têm.
    Meus avós vieram para o Brasil escondidos no navio, sem nada, só com a roupa do corpo e alguns pouquissimos pertences.
    Todos os quatro, de pai e mãe venceram aqui e daí eu pergunto:
    Cadê a força do pobre brasileiro, nativo, dono disso tudo ?
    E remeto esse comentario aos pobres do mundo todo. alguma coisa está errada e essa coisa está lá no intimo do ser-humano.
    O ser pobre ser-humano teve sua dignidade roubada !
    Agora, voltando a Igreja Mormon, o que eu tenho visto nesses ultimos anos, são pessoas humildes que, através de sua fé e perseverança, conseguiram ocupar seu lugar de direito nesse mundo tão desigual.
    O dia que o terceiro mundo acordar e ver a força que tem, coitados dos gringos !
    é a venezuela com petroleo e miseria, oriente medio a mesma coisa, Africa repleta de ouro e miseria e por aí vai.
    E o Brasil: GIGANTE ADORMECIDO.
    Pronto taí, um pouco de politica e religião, só faltou o futebol.
    sou corintiano e voce ?
    até +

    ResponderExcluir
  16. Maurício

    "todo membro "fiel" aos mandamentos raramente precisa de ajuda no que se refere a educação"

    Como não???? Só entra em universidade pública quem paga ensino médio particular, que tem sua mensalidade similar a uma universidade privada. Em contrapartida, as universidades privadas boas são caras.... e o que tem a ver ser fiel com situação econômica?

    Não vá me dizer que você é daqueles que acredita que o camarada, sendo fiel, vai ganhar dinheiro, né? Espero que não...

    Dinheiro vem com muito suor, esforço, trabalho e sabedoria em aproveitar as chances na vida, assim como sabedoria em administrar o dinheiro.

    Te garanto que conheço mórmons fiéis, que ganham MUITO e devem pra mta gente, por não saberem administrar. Outros fiéis que estão contrando os trocados, com filhos sem estudar, trabalhando pra se sustentarem. Vc pode arguir que nào são fiéis, mas eu os conheço de perto, meu caro. Essa história de fidelidade/dinheiro é apenas uma fábula.

    Quanto à falsa-esmola, como vc acha que os países desenvolvidos chegaram onde estão? Com incentivos para que suas criancás fossem estudar. E é essa a grande contrinuição do governo, a maior eu diria. Um país só vai pra frente com educação, e como tirar as criancás da rua ou do trabalho exploratório para fazê-las estudarem? Criança que não falta na escola recebe! E está certíssimo!!!!! Esta é a base de uma sociedade, pessoas que pensam, que tem conhecimento!

    E quando você cita sobre o chinês, infelizmente você não percebe que isso acontece porque a mão de obra do chinês é uma das mais baratas do mundo, comparando-se à da India. São pessoas exploradas, que trabalham sem as mínimas condições trabalhistas.

    Veja essa comparação: US$ 8,32 é o salário-hora na indústria aqui. Na China, US$ 1,36 e na Índia, US$ 1,17. Portanto, a qualidade de vida é também muito diferente. Não gostaria de ver o trabalhador brasileiro tendo seu salário reduzido apenas para vender mais no mercado interne, e enriquecendo grandes cooperativas...

    O Brasil está se levantando com a queda do grande império norte-americano. Já ouviu falar do BRICs? Os quatro grande países em ascenção na economia mundial! Mais ou menos como a seleção natural: acaba o poder do predador, o predado cresce e se multiplica :D

    (Não gosto de futebol)

    ResponderExcluir
  17. Eu pertenci à igreja por muito tempo,mais de 15 anos,e sempre me destaquei nela,alcançando cargos elevados.Infelizmente,por ser uma pessoa que sempre gostou de ler,estudar e procurar saber das coisas de modo geral,e não apenas aquilo que está diante de meus olhos,muito cedo percebi que algumas coisas não "batiam" dentro da igreja.Mas,sabe como é,a gente vai levando,afinal,todo mundo quer acreditar em algo,numa verdade,nos amigos que fez lá,essas coisas.Sempre debati muito em reuniões particulares com outros amigos membros sobre vários assuntos que eu descobria e sabia serem verdade,numa época em que era difícil a internet e confirmar vários dados,como por exemplo,a questão de Joseph e a maçonaria.O pessoal dizia que eu era doido de acreditar "nessas coisas".Hoje em dia está aí,qualquer um pode ver o envolvimento da igreja com a maçonaria desde o início.Aliás,nem vejo nada demais nisso,não sei por que o povo se espanta tanto;eu pessoalmente até sou simpático à maçonaria.O que não gosto é a negativa da igreja sobre suas origens e colocando seus membros na ignorância sobre o assunto.Quanto a essa questão do dinheiro que a igreja gasta nos seus prédios,que o Maurício tanto defende,ora é a coisa mais òbvia do mundo.Se eu tenho uma instituição que me dá retorno,eu invisto nela,nos locais de reunião,para que sejam duráveis e chamem a atenção das pessoas,que se sentirão confortáveis ali dentro e até mesmo orgulhosos de dizer aos outros que "a minha igreja usa bem o meu dízimo".Eu mesmo usei esse argumento por anos.E dessa forma,aquele dinheiro aplicado nos templos e capelas vai continuar rendendo,duplicando,triplicando,por anos a fio.A Igreja Universal entendeu esse princípio desde sua fundação,haja visto seus mega templos.O fato é,Investigadora,que a liderança mórmom americana sabe das coisas e nada vai mudar,por que um membro ativo só sai da igreja com muito custo,as vezes até por que tem medo de ficar sem seu grupo social.Eu fiquei sem vários amigos e confesso que foi ruim,mas enfim,era algo que eu precisava fazer.Não costumo criticar a igreja,não falo mal dela por aí.Deixo que cada um perceba ao seu tempo,afinal,ninguém é burro.

    ResponderExcluir
  18. Caro Luciano

    Você tocou em alguns pontos importantes, mas o principal é: A MENTIRA. Ou usem a palavra que quiserem, mas a igreja doura a pílula ou, muitas vezes, até mesmo esconde a verdade.

    Isso é irritante!

    Muitos mórmons entram aqui e dizem que blasfemo, mas mostro apenas aquilo q a igreja esconde a sete chaves. Por que nào mostrar a verdade? por que distorcê-la?

    E quanto às pessoas não serem burras, vc tem razão. Mas elas ESCOLHEM nào verem coisas que nào as agradam. É uma opção, e não burrice...Mas optar por se manter na mentira não é burrice?

    Abs

    ResponderExcluir
  19. Investigadora, meus parabéns pela dedicação e trabalho sobre este blog: investigação sud.
    Mas vendo seu blog sobre: investigação sobre a Bíblia. Vejo muitos erros em relação a interpretação histórica e teológica. Eu poderia citar inúmeros, mas leitura bíblica leva-se em conta: contexto histórico, contextualizar o texto com o versículo citado, quem escreveu o livro, e no seu caso: qual foi a Bíblia que vc usou nas citações?
    um abraço.

    ResponderExcluir
  20. Olá Alyson

    Obrigada!

    Quanto ao outro blog, se você perceber, é apenas uma coletânea de tópicos de uma comunidade que eu participava, no orkut. Nenhum deles é d eminha autoria.
    Na verdade, acho importante questionarmos tudo e sempre. Infelizmente, isso nào acontece dentro da igreja mórmon, e depois de sair dela, tornei-me mais questionadora, inclusive das coisas que hoje vejo que não fazem muito sentido.
    Pode haver sim erros de interpretação, mas há também histórias estranhas demais na Bíblia, há contradições, etc. Eu acompanhei os posts com o Almeida... mas enfim, aqui não é o espaço correto para falarmos sobre isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  21. Quando era membro, várias vezes ouvi que “a igreja no Brasil não é auto suficiente”. Na época não me importava muito com isso, pois acreditava que a igreja era o reino de Deus na terra e que Jesus Cristo era o cabeça. Então eu pensava: Não importa se a igreja é auto-suficiente ou não, o objetivo não é arrecadar dinheiro, o objetivo é que mais pessoas entrem para o reino de Deus, e se Jesus Cristo é o cabeça, nós não precisamos nos preocupar com dinheiro, se Deus desejar ele pode até mesmo fazer chover dinheiro na igreja.

    Hoje , chego a conclusão que até mesmo as palavras era bem escolhidas – “a igreja no Brasil não é auto suficiente” . Nunca falavam “a igreja no Brasil é deficitária” ou “a igreja no Brasil dá prejuízo”. As palavras “deficitário” , “prejuízo” são muito mundanas, enquanto que “auto suficiência” , ao menos na igreja mórmon, é considerado um princípio do evangelho. Na verdade, essa afirmação de que precisávamos alcançar a auto suficiência financeira no Brasil tinha o objetivo bem claro de fazer com que os membros se sentissem culpados e fizessem doações maiores para a igreja (fazer com que as pessoas se sintam culpadas é especialidade da igreja).

    Por ser “um princípio do evangelho” a igreja ensinava que os membros deveriam ser auto suficientes financeiramente, portanto eram incentivados a fazer uma poupança, e se precisassem de ajuda deveriam recorrer primeiro para os parentes. Nas entrelinhas podemos entender que os líderes não queriam nenhum membro em dificuldades financeiras batendo na porta do bispado para pedir ajuda. A igreja faz com que dificuldades financeiras sejam motivo de vergonha para os membros e a prosperidade é vista como uma benção pela fidelidade ao evangelho.

    Quando eu estava na missão, o nosso presidente anunciou que os missionários não deveriam mais gastar dinheiro comprando filmes fotográficos ou revelando fotos ( naquela época ainda não existiam as máquinas digitais). A justificativa era que “a mesada” que os missionários recebiam era dinheiro sagrado e somente deveria ser gastos com coisas diretamente ligadas à missão e não com fotografias. Segundo o presidente da missão, o Senhor exigia que fôssemos extremamente cuidadosos com o sagrado dinheiro da igreja. A medida foi bastante impopular e praticamente nenhum dos missionários seguiu esta inspiradíssima regra do presidente. A ideia de que o sagrado dinheiro da igreja deve ser utilizada com cautela, sem desperdício, é ensinada somente quando há conveniência.



    Quando retornei da missão, tinha um conhecido meu que trabalhava no sistema educacional da igreja, lá no SEI todos os equipamentos e mobiliário eram de primeira linha, portanto mais caros... até aí tudo bem, embora contrastasse com o aperto financeiro da missão. O problema é que alguns que trabalhavam lá se sentiam bem a vontade para usar os equipamentos do SEI em benefício próprio: impressoras, computadores, telefone –utilizados para atividades particulares. A igreja ensinava que se você trabalhasse em uma empresa e usasse algum equipamento da empresa para fins particulares, na verdade você estaria roubando o seu empregador. Ora quanto mais no SEI, onde estava sendo utilizado o sagrado dinheiro da igreja. Isto sem contar que os horários no SEI eram beeemmm flexíveis, e o trabalho lá não era muito pesado.

    Só para se ter uma idéia, determinada vez, na conta de telefone apareceu uma ligação para um “disque-sexo”. É verdade que foi identificado quem fez a ligação e o funcionário foi responsabilizado, mas mostra bem como os funcionários do SEI se sentiam a vontade...

    ResponderExcluir
  22. ...O Antonio Carlos Popinhaki, no blog dele, escreveu a respeito dos benefícios que alguns líderes tem (viagens, hospedagem nos melhores hotéis, etc) . Sem dúvida a igreja mórmon tem um grupo de privilegiados que tem direito a algumas regalias.

    Muito interessante sua postagem investigadora, pois mesmo quando eu era membro ativo nunca tive acesso aos dados financeiros da igreja, é impressionante o seu poderio financeiro.Interessante que nunca divulgavam quanto se arrecada de dízimos e ofertas e nem quanto é gasto, apenas que não é auto suficiente no Brasil.



    Hoje, olhando a igreja de fora e lembrando do tempo que estive nela, só fico pensando – Que loucura! Olhando o comportamento de meus parentes que ainda são ativos, as vezes sinto raiva, e lembrar que eu agia da mesma forma. Mas apesar de tudo nos relacionamos bem, eles não tentam me levar de volta e eu não comento com eles sobre as contradições da igreja (embora tenha vontade).



    Meus parentes mórmons com certeza acreditam em tudo isso, mas quanto aos grandes líderes de Utah, as vezes fico pensando, será que eles realmente acreditam na igreja? Eu sei que a igreja esconde muitos materiais inconvenientes, mas que são do conhecimento dos líderes – será que tudo é simplesmente por dinheiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GM

      Já me perguntei muito como os Doze, o Presidente, como a cúpula da igreja consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir.

      Conversar com uma pessoa que pertenceu à uma religião oriental, mas que também se transformou em uma grande coorporação financeira, foi muito elucidativo. Nessa coorporação, os problemas/manipulações são os memsos que os que conheci dentro da igreja SUD. E ele, que também saiu dessa coorporação, me disse:

      "Eles passaram a acreditar que a igreja é tudo o que eles falam nos discursos deles. Eles jamais conseguiriam viver de outra forma".

      Então, talvez, eles se enganem tanto, mas tanto, que consigam dormir, acreditando que tudo que fazem é apenas para o crescimento do reino de Deus na terra....

      Abs

      Excluir
  23. GM

    Esses dois pesos e duas medidas é revoltante.

    Não tem como negar que os missionários passam muito apertado durante a missão, muitos passam fome, moram em buracos... e seus presidentes de missão, sem peso na consciência, moram em mansões, tem todas as contas pagas pela igreja...

    Quanto aos funcionários do SEI usarem os equipamentos de lá, já vi um deles usando um datashow do SEI em casa para fazer sessões de cinema para a família. Não, nem era para a noite familiar, era filme hollywoodiano em dias da semana.

    Isso é o que mais acontece, fora os salários polpudos, que hoje devem estar em mais de R$15.000,00.

    Abs

    ResponderExcluir
  24. Quanto ao dízimo, acho que o Maurício nunca utilizou uma calculadora, para somar a arrecadação de cada Ala. A dois anos, a capela que eu frequentava foi aumentada e construida uma com maior conforto. Todos os membros ficaram impressionado pelos valores que deveriam ter sido gastos para tal construção, em torno de R$ 500.000,00. Algo que sempre notei que a igreja não se importa com a localização de moradias dos membros, pois sempre buscam o melhor bairro, podendo ser afastado. Lembro de minha mãe, frequentavam uma ala que levava quase uma hora para ir e uma hora para voltar, sendo que neste bairro haviam meia duzia de membros, mas como era o melhor bairro da cidade a Igreja decidiu construir alí. Lembro do sacrifício dela , que além dos domingos , tinha às reuniões da sociedade de socorro e outras durante a semana, que sacrificio !!! Mas o interessante é o seguinte, comecei a análisar, na Ala que frequentava havia em torno de 120 membros , existe outra Ala que utiliza a Capela com básicamente a mesma frequência. Então temos em torno de 240 membros associados mensal, levando em consideração que somente 60% são dizimistas integral, temos 144 membros que pagam o dízimo. Levando em consideração que as duas Alas , a média de dízimo seja de R$ 100,00, temos uma arrecadação de 14.400,00, fora as outras ofertas mensal , em um ano as duas Alas arrecadam mais ou menos R$ 172.000,00, não é muito dinheiro , mas vamos observar alguns pontos: A Igreja demora em torno de 10 anos ou mais para construir uma capela, então ela arrecadou em torno de R$ 1.720.000,00, antes de iniciar a construção. 2) As capelas não são dos membros, eles somente ursufruí.3) A valorização imobiliaria é muito grande.4) A capela será usada para sempre, arrecandado mais e mais a cada ano. Defender a Igreja dizendo que não é "auto-suficiente", é no mínimo insensato.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.