Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Igreja SUD - Fundamentalista?

Texto adaptado de A Verdade SUD

DB, relata sua experiência sobre recusar-se a sair de missão. Sua única resposta a seu bispo, diante de indagações, foi:

"Os índios não são judeus".
Certamente, não há argumentos coontra esse fato. O que o Livro de Mórmon sempre afirmou, assim como Joseph Smith e todos os Presidentes que o seguiram, foi colocado abaixo com testes definitivos de DNA.

Como responder à um rapaz inteligente, diante de tal argumento?

Infelizmente, o bispo escolheu a resposta mais desastrosa possível:
Confie em Deus mais do que nas evidências.

Certamente, para um não-mórmon, isso não faz nenhum sentido. Porém, dentro da igreja SUD, esse é o primeiro e maior mandamento: 

Não pense, não raciocine, apenas aceite, pois é Deus quem fala.
Pois é exatamente isso que define o fundamentalismo.

O texto abaixo, de autoria de Richard Dawkins, extraído do livro "Deus, Um Delírio", explica muito bem o tema. Ele reforça o motivo do fundamentalismo ser tão perigoso. 


Logo após, comparo a definição de fundamentalistas, dada por Dawkins, com um discurso feito por Dali H. Oaks.


"Os fundamentalistas sabem que estão certos porque leram a verdade num livro sagrado e sabem, desde o começo, que nada os afastará de sua crença. A verdade do livro sagrado é um axioma, não o produto final de um processo de raciocínio

O livro é a verdade e, se as provas parecem contradizê-lo, são as provas que devem ser rejeitadas, não o livro.

As pessoas acreditam nos livros sobre evolução não porque eles sejam sagrados. Acreditam porque eles apresentam quantidades imensas de evidências mutuamente sustentadas. Quando um livro de ciência está errado, alguém acaba descobrindo o erro, e ele é corrigido nos livros subsequentes. Isso evidentemente não acontece com os livros sagrados

Os filósofos, especialmente os amadores, com um aprendizado filosófico limitado, e mais especialmente ainda aqueles contaminados pelo "relativismo cultural", podem levantar nesse ponto mais uma cansativa bandeira: a crença dos cientistas nas evidências é por si só uma questão de fé fundamentalista. 

Já tratei disso em outros lugares, e só vou repetir brevemente meus argumentos aqui. Todos nós acreditamos em evidências em nossa vida, independentemente do que professemos quando vestimos nosso uniforme de filósofos amadores. 

Se sou acusado de assassinato, e o promotor pergunta, sério, se é verdade que eu estava em Chicago na noite do crime, não posso me safar com uma fuga filosófica: "Depende do que você quer dizer com Verdade'". Nem com uma alegação antropológica e relativista: "Só no seu sentido científico e ocidental de 'em' é que eu estava em Chicago...

Talvez os cientistas sejam fundamentalistas quando se trate de definir de um jeito meio abstrato o que "verdade" significa. Mas todo mundo é assim. Não sou mais fundamentalista quando digo que a evolução é uma verdade do que quando digo que é verdade que a Nova Zelândia fica no hemisfério sul.

Acreditamos na evolução porque as evidências a sustentam, e a abandonaríamos num piscar de olhos se surgissem novas evidências que a desmentissem.

Nenhum fundamentalista de verdade diria uma coisa dessas.

É muito fácil confundir fundamentalismo com paixão. Posso muito bem parecer apaixonado quando defendo a evolução diante do criacionismo fundamentalista, mas isso não acontece por causa de meu próprio fundamentalismo rival. Acontece porque as evidências da evolução são fortíssimas e fico apaixonadamente perturbado com o fato de meu oponente não conseguir enxergar isso — ou, o mais comum, recusar-se até a pensar nisso, porque contradiz seu livro sagrado.

Isso aumenta quando penso em tudo que os pobres fundamentalistas, e aqueles que eles influenciam, estão perdendo. As verdades da evolução, junto com muitas outras verdades científicas, são tão fascinantes e belas que é realmente trágico morrer tendo perdido tudo isso!

É claro que isso me inflama. Como não inflamaria? Mas minha crença na evolução não é fundamentalismo, e não é fé, porque sei o que seria necessário para mudar de idéia, e mudaria satisfeito se fossem apresentadas as evidências necessárias.

Isso acontece. Já contei a história de um integrante respeitado do Departamento de Zoologia de Oxford, quando eu fazia graduação. Por anos ele tinha acreditado apaixonadamente, e ensinado, que o complexo de Golgi (uma estrutura microscópica do interior das células) não existia: era uma fabricação, uma ilusão.

Complexo de Golgi
Era costume do departamento ouvir, toda tarde de segunda-feira, uma palestra de um convidado sobre alguma pesquisa. Uma segunda-feira, o visitante foi um biólogo celular americano que apresentou evidências totalmente convincentes de que o Complexo de Golgi existia.


No fim da palestra, o senhor de Oxford foi até a frente da sala, apertou a mão do americano e disse, apaixonadamente: "Caro companheiro, gostaria de agradecer-lhe. Eu estava errado por todos esses quinze anos". Aplaudimos até ficar com as mãos vermelhas.

Nenhum fundamentalista jamais diria isso. Na prática, nem todos os cientistas diriam. Mas todos os cientistas pelo menos declaram que isso é o ideal — diferentemente, digamos, de políticos, que talvez condenassem esse tipo de atitude, chamando-a de mudança de lado. A lembrança do incidente que descrevi ainda me provoca um nó na garganta.

Como cientista, sou hostil à religião fundamentalista porque ela debocha ativamente do empreendimento científico. Ela nos ensina a não mudar de idéia, e a não querer saber de coisas emocionantes que estão aí para serem aprendidas. Ela subverte a ciência e mina o intelecto.



O exemplo mais triste que conheço é o do geólogo americano Kurt Wise, que hoje dirige o Centro para Pesquisa das Origens, no Bryan College. Wise poderia ter realizado sua ambição de infância e ser professor de biologia numa universidade de verdade, em uma universidade cujo lema fosse "Pense criticamente", em vez do oximoro estampado no site da Bryan na internet: "Pense crítica e biblicamente".

Ele, aliás, obteve um diploma de verdade na Universidade de Chicago, além de dois outros títulos em geologia e paleontologia em (nada menos que) Harvard, onde teve aulas com (ninguém menos que) Stephen Jay Gould. Era um jovem cientista altamente qualificado e promissor, que avançava para realizar o sonho de ensinar ciência e fazer pesquisas numa boa universidade.

Aí veio a tragédia. Ela veio não do exterior, mas de dentro da própria cabeça dele, uma cabeça fatalmente subvertida e enfraquecida por uma criação religiosa fundamentalista que exigia que ele acreditasse que a Terra — o objeto de seus estudos geológicos em Chicago e Harvard — tinha menos de 10 mil anos de idade.

Ele era inteligente demais para não reconhecer a colisão frontal entre sua religião e sua ciência, e o conflito mental o deixou cada vez mais desconfortável. Um dia, sem conseguir suportar mais a tensão, atacou o problema com uma tesoura. Pegou uma Bíblia e a percorreu, retirando literalmente todos os versos que teriam que ser eliminados se a visão científica do mundo fosse verdadeira. No final desse exercício honesto e trabalhoso, sobrou tão pouco da Bíblia que:


"...por mais que eu tentasse, e mesmo com o benefício das margens intactas ao longo das páginas das Escrituras, vi que era impossível pegar a Bíblia sem que ela se partisse ao meio. Tive de tomar uma decisão entre a evolução e as Escrituras. Ou as Escrituras eram verdade e a evolução estava errada ou a evolução era verdade e eu tinha de jogar a Bíblia fora [...]

Foi ali, naquela noite, que aceitei a Palavra de Deus e rejeitei tudo que a contradissesse, incluindo a evolução. Assim, com grande tristeza, lancei ao fogo todos os meus sonhos e as minhas esperanças na ciência."

Acho isso uma coisa terrivelmente triste; mas, se a história do complexo de Golgi me levou a lágrimas de admiração e júbilo, a história de Kurt Wise é só patética — patética e desprezível. A ferida, na carreira e na felicidade dele, fora auto-infligida, e era tão desnecessária, tão fácil de evitar. Ele só tinha que jogar a Bíblia fora. Ou interpretá-la em termos simbólicos, ou alegóricos, como fazem os teólogos. Em vez disso, tomou a atitude fundamentalista e jogou a ciência, a evidência e a razão fora, junto com todos os seus sonhos e esperanças.

Talvez de forma singular entre os fundamentalistas, Kurt Wise seja honesto — de uma honestidade devastadora, dolorosa, chocante. Deem a ele o prémio Templeton: ele pode ser o primeiro premiado realmente sincero.

Wise leva à superfície o que está secretamente escondido, na cabeça dos fundamentalistas em geral, quando eles encontram evidências científicas que contradizem suas crenças. Ouça sua peroração:

"Embora existam razões científicas para não aceitar uma terra jovem, sou criacionista porque essa é minha compreensão das Escrituras. Como disse para meus professores anos atrás, quando estava na faculdade, se todas as evidências do universo se voltarem contra o criacionismo, serei o primeiro a admiti-las, mas continuarei sendo criacionista, porque é isso que a Palavra de Deus parece indicar. Essa é minha posição."

O duplipensamento de Wise não vem do imperativo da tortura física, mas do imperativo — aparentemente tão inegável quanto, para algumas pessoas — da fé religiosa: pode-se defender que se trata de uma forma de tortura mental. E, se ela fez isso a um geólogo que estudou em Harvard, imagine o que é capaz de fazer a pessoas menos dotadas e menos aparelhadas.

A religião fundamentalista está determinada a arruinar a educação científica de inúmeros milhares de mentes jovens, inocentes e bem-intencionadas. A religião não fundamentalista, "sensata", pode não estar fazendo isso. Mas está tornando o mundo seguro para o fundamentalismo ao ensinar as crianças, desde muito cedo, que a fé inquestionável é uma virtude.


Dallin H. Oaks, em 2009, proferiu um discurso intitulado "A Historicidade do Livro de Mórmon" (Jantar Anual da Foundation for Ancient Research and Mormon Studies. Provo, Utah, 29 de outubro de 1993). Não o reproduzirei aqui na íntegra, pois pode ser encontrado facilmente, em português, na internet. Mas parte dele mostra exatamente esse fundamentalismo religioso, absurdo e que "subverte a ciência e mina o intelecto."


Vejamos:


..."A historicidade - autenticidade histórica - do Livro de Mórmon é uma questão tão fundamental que se coloca em primeiro lugar sobre a fé no Senhor Jesus Cristo, que é o primeiro princípio em si, como em todos os demais assuntos."

Quando, em um mundo são, a história é ensinada através da fé?


A história só tem validade com os registros, cartas, objetos e mesmo fósseis. Mas fé jamais sustentou a história.


"Dessas observações procurarei usar o argumento racional, mas não me fiarei em nenhuma prova. Eu tratarei a questão da historicidade do Livro de Mórmon do ponto de vista da fé e revelação. Sustento que a questão da historicidade do Livro de Mórmon é basicamente a diferença entre aqueles que fiam exclusivamente no conhecimento e aqueles que confiam numa combinação de conhecimento, fé e revelação."

Argumento racional sem provas? Que maior contradição pode haver em uma única sentença relativa à história?

A combinação de conhecimento, fé e revelação é suficiente para provar a historicidade do Livro de Mórmon? Seria se houvesse qualquer conhecimento, ou seja, provas conhecidas e reconhecidas pela comunidade científica sobre lugares, povos, lígua, animais, equipamentos, entre outros, citados no referido livro.


Depois destas declarações, salta aos olhos uma única prova: Dallin H. Oaks, assim como aqueles que aceitam tais afirmações, não sabem o que é usar um argumento racional.


Apenas relembrando Dawkins:


"O livro é a verdade e, se as provas parecem contradizê-lo, são as provas que devem ser rejeitadas, não o livro."

12 comentários:

  1. Investigadora, é impressão minha ou você retirou alguns posts? Caso tenha tirado, pode explicar o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que pode medo ou insegurança, esse comentário não será publicado, mas saíba que todo o conteudo desse site e suas atitudes violas os seguintes pontos publicados na Constituição Brasileira de 1988, tais como:

      Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

      IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

      V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

      VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

      Excluir
    2. DESCONHECIDO - ou unknown

      Começando o comentário com um desafio, é? Que lindo! Mas só publiquei seu comentário pra mstrar sua hipocrisia.

      O que o faz se sentir isento da própria lei que citou?

      Você, por acaso, está se identificando, é?

      Pare de ameaças, cresça! Eu nào estou ameaçando ninguém, não estou fazendo "bullyng virtual", enquanto você o faz, e de forma anônima.

      HIPÓCRITA!

      Excluir
    3. perdão, meu nome é DANIELE FERREIRA DE OLIVEIRA, 24 ANOS, CASA, SEM FILHOS, MORO NO BAIRRO FAZENDA DO CARMO, SÃO PAULO SP.
      nÃO FALEI MEU NOME ANTES PQ NÃO PERCEBI QUE NAO FOI PUBLICADO!
      ABRAÇOS!
      OBS: ISSO NÃO FOI UM DESAFIO
      SEI QUE ISSO COM CERTEZA NÃO SERÁ PUBLICADO PARA VC ME FAZER REALMENTE PARECER HIPOCRITA, MAS MESMO QUE NINGUÉM MAIS VEJA ESSE COMENTARIO, VC PELO MENOS O VIU E LEU!
      JÁ É UMA TESTEMUNHA CONTRA VC srsrsr
      ]Boa semana!
      bj na testa!

      Excluir
    4. só mais uma coisa, vc não é mulher não é? aposto que esse é o seu nome
      Antonio Carlos Popinhaki

      Excluir
    5. Ja vi que voce só publica o que está a seu favor, só publicou meu primeiro comentario porque cometi o deslise de não ter primeiramente me apresentado, certamente isso tbm nao será publicado pq não vai te favorecer, muito pelo contrário, pois mostrará sua fraqueza.

      Daniele Ferreira de Oliveira.

      Excluir
    6. Daniele

      Vá ler o livro de mórmon, fazer orações, submeter-se a seu amrido e PARE DE SER CHATA!

      Que obsessão por este blog e por mim. Pare com isso, pare de frequentar esse blog e vá julgar suas amiguinhas da Soc Soc!

      Que inferno viver dentro de você, não?

      Por favor, NÃO VOLTE MAIS!!!

      Excluir
  2. God Slayer

    Não, não retirei nenhum post.

    O que acontece é que, antes, alguns posts eram grandes e falavam de 2 assuntos ao mesmo tempo, e de forma superficial.

    Agora, com mais conhecimento, e lendo mais, estou quebrando-os em assuntos corretos e complementando-os com informações adicionais, que não possuia na época.

    Notei que apenas um post havia sumido; o do Urim e Tumim, mas ele já está voltando.

    Caso note falta de mais algum, por favor, me avise.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Ok, obrigado por disponibilizar do seu tempo pra explicar. Sucesso no teu blog, tá excelente.

    ResponderExcluir
  4. Sou um ex mormon e em breve deixarei aqui meus relatos do tempo em que vivi o mormonismo.

    ResponderExcluir
  5. Marcobagda

    Seja bem-vindo e sinta-se à vontade!

    Abs

    ResponderExcluir
  6. namorei uma menina que tinha se afastado da igreja SUD, viviamos uma vida normal,até que um dia ela resolveu voltar para a igreja,eu como não sou religioso,não aceitei as imposições que ela colocou em nosso relacionamento: castidade.
    não podiámos mais ficar juntos,se tocar,trocar de roupa proximo,ou seja,perdemos totalmente nossa intimidade e vivemos como amigos estranhos,tentei argumentar,porem ela entendia mais nao queria aceitar meu ponto de vista.
    TERMINAMOS,hoje sofremos por estarmos separados,mais ela está cega devido a lavagem cerebral que a igreja SUD FUNDAMENTALISTA fez na cabrça dela.
    isso diz tudo:
    Não pense, não raciocine, apenas aceite, pois é Deus quem fala.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.