Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bênção Patriarcal

                                                                                                           POSTERIOR
 


Recebi, de um colaborador, sua Bênção Patriarcal.


Por motivos óbvios, também eliminei seus dados, e marquei várias partes da bênção, que comentarei neste post.








1 - Alma nobre e especial


A Bênção patriarcal inicia mexendo no ego da pessoa, mostrando como ela é especial, principalmente dando, de forma velada, um caráter mais especial por ela pertencer à igreja SUD. Ela enumera os dons de grande recebidos por Deus.


2 - Em seguida, a Bênção enfatiza a gratidão. Geralmente, o sentimento de gratidão vem acompanhado, dentro da igreja SUD, de "humildade" no sentido de, qualquer coisa que acontecer, aceite e seja grato. Esta é uma bênção que Deus te deu.


3 - Algumas vezes, nesta bênção, é citado que o rapaz é protegido por ANJOS. Esta doutrina não é ensinada pela igreja - que os membros ou pessoas são protegidas por anjos. Há comentários esparsos, assim como poucos discursos, mas isso não é foco de aulas, e mesmo para alguns membros, isso soará "opinião pessoal".


4 - Toda a proteção e bênçãos são condicionadas 


Primeiramente, à diligência - e então diligência é definida como humildade, obediência, perseverança, paciência, amor, trabalho e outros.


No dicionário, temos:



Significado de Diligência:
s.f. Presteza em fazer alguma coisa; zelo: trabalhar com diligência.
Direito Ato judicial que os empregados da justiça devem praticar fora dos respectivos tribunais e cartórios: diligência de penhora.
Buscas, pesquisas, averiguações, tendentes a esclarecer qualquer assunto: diligência policial.
Ant. Grande carruagem pública para o transporte de passageiros.



Definitivamente, humildade, obediência e amor não estão incluídos nesse significado!


Ainda, todo o trabalho de "diligência" firmado no caráter seria uma prova do amor de Deus? Não seria um resultado de um trabalho da própria pessoa?


Na segunda página, à fidelidade em seguir os mandamentos. Portanto, qualquer bênção só será recebida SE. Tudo é condicional. Realmente assustador!


5 - Após falar das grandes bênçãos que este rapaz é possuidor, da maravilhosa família que ele deve ser grato por ter recebido de Deus, e de manter-se diligente, humilde e de reconhecer que deve todas as bênçãos a Deus, mesmo as que ele luta para conseguir, então vem a obrigação de servir à este deus -  ou à única igreja que leva à esse deus - em um trabalho missionário de 2 anos.


Caso ele cumpra essa missão, ele obterá bênçãos adicionais, que jamais conseguirá de outra forma!
Vejamos algumas:


- maturidade


- mais conhecedor das coisas


- testemunho vibrante


- fé inabalável


- terá aprendido a sobrepujar as adversidades


 - terá aprendido a vencer os desafios


6 - Novamente, tudo ele deve à Deus, MAS uma interessante contradição: apesar disso, o sucesso que ele obterá será devido aos seus próprios esforços!


7 - Novamente, sirva à igreja, sem pensar. O rapaz será chamado constantemente, para servir gratuitamente à igreja, sempre, devendo abrir mão dos momentos livres com a família, de momentos de laser, de momentos de descanso. Sempre trabalhando em prol do crescimento da igreja, e sendo grato por isso


Afinal, ele estaria trabalhando para Jesus. E sua vida, nesta terra, não tem valia nenhuma se não for voltada a isso. Portanto, momentos em família, momentos para relaxar, não são importantes.


Na realidade, enquanto a igreja mantém seus membros extremamente atarefados, eles simplesmente não tem tempo de pensar, e entram em um ciclo de servir, trabalhar, trabalhar, e repetir o que aprendem. Apenas quando tem um tempo para refletirem é que começam a perceber as grandes falhas que os cercam.



Perceba, após o número 8, que esta parte é reafirmada, novamente mexendo com o ego e dizendo como ele ficará impressionado (ou digamos, orgulhoso?) dos chamados que receberá de importantes autoridades da igreja. Isso certamente dá um senso de importância, que ele está sendo "percebido" como alguém especial, e não apenas como mais algum membro da igreja.


Interessante a afirmação sobre a necessidade do rapaz se preparar em escolas, e dedicar-se ao aprendizado secular. Isso vai em contradição ao que Dallin H. Oaks disse:


"Um desejo de conhecer é certamente uma grande força. A fome de aprender é louvável, mas os frutos do aprendizado tornam uma pessoa particularmente suscetível ao pecado do orgulho." (Veja mais AQUI)

8 - Tua família - teus pais e teus irmãos. No caso, o rapaz tem apenas UM irmão. Os mais afoitos podem dizer que são os irmãos da igreja. Mas aqui, o patriarca fala especificamente da familia. Um pequeno erro de digitação ou do Espírito Santo?


9 - Como ser humilde, se essas bênçãos são prometidas?


- identificar com clareza entre o bem e o mal
Quem é o detentor de tal clareza? Quem pode afirmar com certeza que sabe o que é o bem e o que é o mal? Aliás, que grande dano causado na psique de um ser humano quando ele realmente crê que tem esse poder...


- não se deixar enganar pelas armadilhas do inimigo (diabo) que está à espreita para te distruir
Qualquer coisa que digam que o contrarie pode ser interpretado como uma armadilha do inimigo! Que perigo. Qualquer coisa que vá contra suas convicções, religiosas ou não, podem ser interpretadas como o inimigo tentando destrui-lo. 


Que vida envolta em histórias e visões de perseguição,  onde qualquer um pode ser manipulado pelo inimigo para o destruir. mas ele terá o dom e poder para saber disso. Afinal, na frase anterior, isso foi prometido!


- nenhuma tentação poderá te derrubar
Sim. Munido de discernimento contra qualquer um, que pode estar sendo manipulado pelo inimigo, apenas para derrubá-lo, ele vencerá, nada o derrubará.


Não é assustador pensar em viver ao lado de uma pessoa assim, com características psicóticas/persecutórias induzidas pelo que lê e pelo que é pregado o tempo todo?


10 - Tua estrutura está bem condicionada.


Que frase esclarecedora! Vem de encontro a vários posts que há neste blog: não pense, obedeça, seja condicionado. Não aja, reaja como um cordeiro, siga, e não pense! Não há muito mais o que comentar, pois a frase "grita" por si.


11 - Uma "formosa" companheira. Por que a aparência deve ser colocada como uma promessa?
E por que um casamento deve ser obrigatório? Ah sim, dentro da igreja SUD, não há obrigação maior do que se casar e ter uma família. O não cumprimento de tal mandamento (que não faz parte dos Dez Mandamentos) implica, necessariamente, em perder a possibilidade de viver com Deus, independentemente da vida que a pessoa teve neste mundo.




Muito mais pode ser comentado sobre as frases manipuladoras de uma bênção patriarcal. Aqui foi apenas um começo. Deixo as demais interpretações a quem interessar. 

14 comentários:

  1. olá investigadora.


    Obrigado por mais este trabalho da benção patriarcal.
    Neste momento estou colecionando profecias não cumpridas da igreja sud, e de facto nas bençãos patriarcais podemos encontrar uma infinidade delas.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Estou sem palavras, indignada. A única coisa que me ocorre após ler esta "maldição patriarcal", (sim pq isso funciona como uma armadilha para o ego), é aquele velho ditado:

    "O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER."

    ResponderExcluir
  3. Investigadora,
    É realmente intrigante essa tal "benção patriarcal". Mas para alem desses devaneios que obsevamos está o absurdo da minha benção. Eu recebi a minha benção patriarcal na missão, e para a minha surpresa eu tive um companheiro que tb recebeu a dele na missao com o mesmo patriarca. E conversa vai conversa vem desconfiamos que elas eram muito parecidas. E decidimos entao, compará-las, morrendo de medo pq como vc sabe, a bençao patriarcal nao se mostra a ninguem. E bingo, a dele tinha sido feita um ano antes da minha e dizia as mesmas coisas era um tipo de copia, com uma ou outra palavra diferente, mas a "bençao" era a mesma. E sabe o pior? Ficamos chocados, mas,fizemos um acordo de nunca falarmos sobre isso, para que nao caissemos em apostasia. Pode imaginar? Não conseguiamos ver o que estava diante dos nossos olhos.

    ResponderExcluir
  4. Cara Val

    É exatamente isso: uma armadilha para o ego!

    Abs

    ResponderExcluir
  5. The Olafec Ex - Mormon

    Caso deseje mandar sua bênção patriarcal, sem seus dados - ou se desejar, eu posso retirá-los - para ser publicada no blog, será uma grande contribuição!

    E creio que muitas bênçãos patriarcais são cópias, se nào tem as mesmas palavras, tem um mesmo padrão.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. Que curioso!

    "Caso ele cumpra essa missão, ele obterá bênçãos adicionais, que jamais conseguirá de outra forma!"

    Então por que mulheres não são obrigadas a ir? Ou melhor, por que elas não recebem toda uma tensão e carga que as motive a ir sem titubear? Já que são benção que não podem ser adquiridas de outras formas...isso só mostra a grande segmentação na igreja e mostra também o patriarcalismo que há, em que o homem é o dominante e apenas ele recebe as cargas emocionais desde pequeno para receber tais bençãos, afinal, mulher tem é que se preocupar em ficar prenhe e cuidar de casa! - para a igreja, óbvio.

    ResponderExcluir
  7. eraumavezchaplin

    Não se esqueça que, na igreja SUD,o homem é o cabeça da família, e a mulher recebe as bênçãos ATRAVÉS dele!

    Portanto, ela tem um papel secundário - por mais que afirmem que não é assim.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. LEITURA A FRIO+PERSUASÃO de baixa qualidade. Conheço ciganas que fazem muito melhor que isso e com muito menos palavras para tirar dinheiro de desavisados.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Jairoluix, essa técnica da benção patriarcal é chamada "cold reading". Basicamente a mesma coisa que é usada nos horóscopos ou usada pelos chamados "médiuns" ou "videntes".

    No YouTube tem um documentário em que Richard Dawkins fala bastante sobre isso: como os médiuns e os ditos videntes conseguem fazer com que o que eles dizem nos toque e pareça se aplicar perfeitamente a nós (pra quem quiser, é só colocar na busca como "os inimigos da razao" e irá aparecer o documentário).

    Outra coisa, meu vô é patriarca e ele tem uma espécie de manual onde se encontram todas as instruções sobre como receber a "revelação" da benção. Quando pude ler o manual pela primeira vez (sem ele saber, claro) fiquei muito assustado. É como uma receita de bolo. Eles dizem até quais palavras usar e como montar as frases da benção.

    Hoje em dia eu não consigo mais ter acesso ao manual, mas se caso tivesse não hesitaria em puclicá-lo no blog. É assustador a maneira com que eles são ensinados a "profetizar". E o pior é que eles acreditam realmente que o que dizem é a mais pura verdade...

    Um abraço,
    DB

    ResponderExcluir
  10. DB

    Extremamente esclarecedora sua informação!!!!

    Imaginei que houvesse uma "fórmula", mas algo muito sutil. Jamais imaginaria que os patriarcas tem um "esqueleto" pronto, apenas para preencherem com um pouco de "carne".

    Lamentável quantos são enganados com isso.

    Abs

    ResponderExcluir
  11. E você Investigadora recebeu a sua?
    Colecionando profecias não cumpridas, não entendi, realmente eu não entendi, todas as profecias estão se cumprindo no seu devido tempo, inclusive você e seus amigos são algumas das profecias se cumprindo!
    Em relação à Benção Patriarcal as promessas contidas nela serão cumpridas somente através da obediência as leis e ordenanças do evangelho, quando uma pessoa se torna inativa ela perde o direito as promessas, somente quando se arrependem de seus pecados é que parte das promessas ou todas, tudo depende é das escolhas que a pessoa fez, se elas o aproximaram do cumprimento das promessas ou à distânciaram. É claro que uma ou milhões de bençãos podem ser parecidas porém não "idênticas",(nunca soube de qualquer benção que fosse semelhante a minha mesmo ja tendo conversado com várias pessoas sobre o assunto) ainda mais por se tratar do mesmo Patriarca, agora e se por acaso no momento da benção o Patriarca não estiver digno? Você já pensou nessa possibilidade, porém quem será condenado será ele mesmo ou também aquele que o julgar. Agora um ano após, um jovem recebeu uma benção que coincidentemente era parecida porém não "INDÊNTICA" com a do companheiro na missão, Satanás sabia disso e despertou a curiosidade naqueles jovens que foram desobediêntes e enganados pelo ser malígno.

    ResponderExcluir
  12. João Corrêa

    Recebi sim. E também já leram carta de tarôt para mim. Tudo acontecerá se eu agir de determinada forma, mas se eu mudar, nada do que foi dito nas cartas acontecerá. Interessante, nào?

    E LEIA NOVAMENTE O COMENTÁRIO: As duas bênçãos patriarcais eram idênticas. Existe inclusive um manual de como escrever bênçãos patriarcais, quais frases devem ser usadas, etc. E o presidente da Estaca, uma vez por ano, reune-se com o Patriarca, lê todas as bênçãos e o aconselha onde ele deve modificar ou melhorar as bênçãos.

    Zero de inspiração, meu caro. E vc aidna vem me falar de Satanás? Tenha dó, né?

    ResponderExcluir
  13. Óla, investigadora voltei... depois de pensar muito você está certa ,desculpe pelas bobagens que escrevi. Eu não deixo minha esposa tirar sua benção pois com certeza vai dizer pra ela ter mais filhos, não tem quem aguente, que vai sustenta-los ? a igreja ? poupe-me

    ResponderExcluir
  14. Wellington,

    Não há do que se desculpar. Você sempre se dirigiu a mim educadamente. Não se preocupe.
    A discussão dessa forma é extremamente saudável, não havendo extremismos.E mesmo com crenças diferentes, ou sem crenças, podemos sim conversar seriamente sobre certas coisas.
    Sobre a bênção patriarcal de sua esposa, se for vontade dela, ela deve recebê-la! Pense que o planejamento familiar deve partir do casal e nào de uma pessoa que diz falar em nome de Deus, mas que segue um manual de frases a serem ditas.
    Nunca, sob nenhuma circunstância, a decisão do casal deve ser suplantada pela decisão da igreja. Isso porque ninguém na igreja sabe a realidade que o casal vive, e por isso apenas marido e mulher podem tomar as decisões corretas, usando o intelecto e razão que todos nós temos.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.