Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

Não aprenda - ou aprenda, mas não pense!

Dallin H. Oaks, um apóstolo da igreja SUD, ensinou:

"Outra ilustração de como os nossos pontos fortes podem causar nossa queda está relacionada à atividade de aprendizagem.

"Um desejo de conhecer é certamente uma grande força. A fome de aprender é louvável, mas os frutos do aprendizado tornam uma pessoa particularmente suscetível ao pecado do orgulho.

"Assim o fazem os frutos de outros talentos e realizações, tais como nas áreas de atletismo e das artes. É fácil para os sábios e os realizados esquecerem-se as suas próprias limitações e sua total dependência de Deus.

"Realizações no ensino superior trazem às pessoas muito reconhecimento e verdadeiros sentimentos de auto-suficiência. Mas devemos lembrar-nos das frequentes advertências do Livro de Mórmon, para não nos orgulharmos de nossa própria força e sabedoria, para que não sejamos abandonados à nossa própria força ou sabedoria." (ver Alma 38:11; Alma 39:2; Hel 4:13; Hel 16:15).


"Da mesma forma, ao referir-se "àquele plano de astúcia do maligno", o profeta Jacó observou que quando as pessoas são "estudadas", o que significa que eles têm conhecimentom "elas pensam que são sábias", o que significa que elas pensam que têm a capacidade de aplicar sábiamente seu conhecimento. 

"Pessoas que pensam que são sábias, desta forma "não ouvem o conselho de Deus, pois o colocam de lado, supondo que sabem tudo por si mesmos." Nessa circunstância, o profeta disse:

"sua sabedoria é insensatez e não lhes traz proveito. E eles perecerão. Mas ser instruído é bom se ouvires os conselhos de Deus."(2 . 9:28-29).

(Dallin H. Oaks, Our Strengths Can Become Our Downfall,” Ensign, Oct 1994, 11)

Note que sempre após o estímulo ao estudo há um "mas",  "porém", além da afirmação que quem consegue qualquer vitória, facilmente se esquece de Deus! (grifos nosso) 

Além disso, se uma pessoa instruída não consegue aplicar sabiamente seus conhecimentos, certamente houve algo muito errado em seu aprendizado!

Adendo: veja como Joseph Smith seguiu perfeitamente estes exemplos (mesmo sem estudar) AQUI.
 
Em uma Conferência em 2004, Joseph B. Wirthlin também afirmou:
"Algumas pessoas se exaltam acima de Deus e Seus servos ungidos devido à experiência e conhecimento secular que acumularam. Jamais devemos permitir que nosso intelecto seja colocado à frente de nosso espírito.

"Nosso intelecto pode alimentar nosso espírito, e nosso espírito pode alimentar nosso intelecto, mas se permitirmos que nosso intelecto tenha precedência sobre nosso espírito, tropeçaremos, seremos críticos e até talvez perderemos o testemunho.

"O conhecimento é muito importante e é uma das poucas coisas que nos acompanharão em nossa vida futura (DeC 130:18-19). Devemos aprender sempre. Entretanto, precisamos ter o cuidado de não pôr de lado nossa fé nesse processo, pois a fé na verdade aumenta nossa capacidade de aprender". 2 Néfi 9:28-29,42. (Joseph B. Wirthlin, Conferência de Outubro de 2004, p. 102).

Vemos que os "porém"  e "entretanto" continuam...

Esses ensinamentos, muito mais radicais, vem desde o início da igreja. Wilford Woodruff, o quarto presidente da igreja, afirmou:
"Agora, o que quer que eu tenha obtido em conhecimento, buscando e estudando com respeito às artes e ciência dos homens - sejam quais forem os princípios nos quais eu esteja absorvido em minhas buscas científicas, ainda, se o profeta de Deus me disser que um certo princípio ou teoria que eu aprendi não é verdadeiro, eu não me importo quais foram as minhas idéias, devo considerar minha obrigação, como sugestão do meu lider, abandonar aquele princípio ou teoria." (Wilford Woodruff, in Journal of Discourses, Vol. I., page 83. April 9, 1857)

Outros discursos conhecidos e já citados neste blog:

“Quando nossos líderes falam, todo o pensamento já foi feito” (Improvement Era, June 1945, p. 354).

“Quando os profetas, que são inspirados pelo Espírito Santo, falam, suas palavras são preferíveis a qualquer outra afirmação” (Teachings of the Living Prophets, p. 18). 

Conclusões:

Vários membros dizem que a Igreja SUD estimula a buscar conhecimento.  

Isto é parcialmente verdade. Pelos discursos acima, vimos que há um certo uso do medo:

"se você usar seu conhecimento, perderá sua fé... será tolo...use a fé antes do conhecimento..."

Há também um outro ponto: os homens, quando completam 18 anos, são instruídos (na realidade, estimulados e pressionados pela família e pelos membros da igreja) a perderem a chance de obter conhecimento secular em troca de uma missão de 2 anos. 

Quando alguns poucos optam pela universidade ao invés da missão, exatamente como o Presidente atual da igreja, Thomas S. Monson o fez, são condenados e julgados por seus parceiros de fé como errados e fracos de espírito, enquanto os ignorantes estão certos, já que são maioria.

O maior problema é quando uma igreja é aparentemente  intelectualizada, mas impede que se leia e aprenda coisas sobre sua própria história, distorcendo-a e muitas vezes apagando-a dos livros oficiais.

 Portanto, a realidade, dentro da igreja SUD é a seguite:

Não aprenda.

Aprenda, mas não pense.

Pense, mas pense apenas de uma forma limitada...
Pense, mas se dissermos algo, desista de tudo o que já pensou e acate totalmente o que dissemos.

8 comentários:

  1. Isso é verdade mesmo.
    Jamais pense e jamais leia algo contra a Igreja.
    Ah, eu vou fazer um post falando sobre Thomas S. Monson e a questão da missão que ele não fez.
    E falar sobre a hipocrisia, pq ele não foi mas, OBRIGA os rapazes a irem.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, Júlio.

    Aguardarei e colocarei aqui no meu blog, citando a fonte, se você me permitir.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Investigadora, esse post retrata exatamente o pensamento mórmon. Ou seja, estude... mas somente o nosso lado... pense, mas tome cuidado para não pensar demais...

    Isto ocorreu em minha vida mesmo, quando fui falar a meu avô sobre algumas dúvidas que eu tinha, tal como racismo, poligamia, Livro de Abraão, pedra no chapéu, etc.

    Tudo que ele me disse foi o seguinte: Eu fico orgulhoso que você estude, e eu sei que você faz isso. Mas você não pode pensar que sabe as coisas por si mesmo. A terça parte está a solta para enganar pessoas, principalmente as orgulhosas.

    Essa foi a última vez em que eu falei algo do passado da Igreja pra ele. Eu vejo que ele tem um pensamento formado, uma ilusão de muito tempo, ele preferiria morrer mórmon, mesmo quando tudo e todos estivessem contra.

    ResponderExcluir
  4. DB

    Assim como tantos outros mórmons, nào?

    Abs

    ResponderExcluir
  5. investigadora todos os dias leio seus artigos traduzidos, são muito bons mesmo! acho que nenhuma religião aceita criticas, pois elas pensam que estão com a verdade absoluta! Sou um ex mormon, mas não fiquei mto tempo, pois não preciso de muletas para viver bem minha vida!

    ResponderExcluir
  6. Investigadora, tenho a mesma linha de raciocinio que você, sou ex mormon e me afastei por presenciar tanta hipocrisia, mentiras, alienação, fanatismo, fé cega, autoritalismo e intolerancia. Hoje sou muito mais feliz, tenho 19 anos, estou no meu segundo ano de faculdade, sou concursado e estou feliz assim, agora minha mãe me critica muito por ter afastado, mas prefiro viver a realidade que viver naquela caverna cheia de mitos, lendas e supertições.

    ResponderExcluir
  7. Álvaro

    Já sabemos que a igreja realmente separa as famílias - aqueles que não aceitam seguir esta instituição são, de alguma forma, perseguidos, culpados ou mesmo pressionados por seus familiares.

    mas ainda creio que tudo isso vale a pena para podermos viver nossa liberdade! Muita coragem e força para você!

    Abs

    ResponderExcluir
  8. Nossa...não vejo como algum membro pode discordar de tal. A única maneira seria se um profeta dissesse que isso aí está errado haha

    Ass.: Felipe Pacheco

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.