Recebi, de outro gentil colaborador, sua Bênção Patriarcal.
Também marquei várias partes da bênção, que comentarei neste post. Sua bênção estava apenas digitada, e coloquei-a no formulário, como figura, apenas para facilitar a marcação. O conteúdo enviado não foi alterado.
Também marquei várias partes da bênção, que comentarei neste post. Sua bênção estava apenas digitada, e coloquei-a no formulário, como figura, apenas para facilitar a marcação. O conteúdo enviado não foi alterado.
1- "Uma promessa para a vida" - uma certeza do que acontecerá! Uma frase de grande impacto no início da bênção patriarcal, pois gera certeza das promessas nela contidas.
2 - Ressalta a importância da pessoa, dizendo que já na pré-existência, ela esteve entre as mais nobres e grandes almas.
Ela não foi apenas uma das pessoas que poderia ter ficado em dúvida no momento de apoiar o Plano de Salvação.
Não! Sendo uma grande alma, apoiou o Plano apresentado por Jesus Cristo. Portanto, tendo sido tão valente na vida pré-mortal, nesta vida já é herdeira de grandes bênçãos.
3 - Mostra o que Deus deseja dessa pessoa. O próprio Deus traçou uma trilha para sua a salvação, e certamente essa trilha é ser um membro fiel da igreja SUD. Além disso, como missionário, falar da igreja para todos é um desejo do próprio Deus. Como contrariá-lo?
4 - Na primeira parte, a admoestação é ler as obras escritas pelas autoridades da igreja. Não são citados bons livros, não são citadas outras obras que servem para enriquecer o intelecto, mas apenas as obras das autoridades da igreja. Posteriormente, uma frase breve diz: estude. Mas com a admoestação acima, fica implícito que o estudo deve ser direcionado às escrituras e aos discursos e livros das autoridades da igreja.
5 - Deus tem muitas bênçãos, mas todas são dependentes da dignidade e do quanto ele estará firme na igreja SUD. Uma ótima maneira de afirmar, mais uma vez, que sair da igreja é perder todas as bênçãos que Deus tem reservado para para ele! Mais uma vez, o uso sutil (ou nem tanto) do medo, de perder tantas coisas celestiais ao se afastar da igreja por causa de bobagens, como a razão.
Dentre essas bênçãos estão uma esposa digna e fiel (!!!) e filhos, que serão criados dentro da igreja e assim, será formada uma família, que será selada no templo SUD e viverá eternamente como família - mesmo na vida após a morte. Provavelmente, uma família de deuses mórmons.
6 - Inicia-se aqui a parte da exaltação do ego do indivíduo: seja fiel, obedeça seus líderes, e você terá, sob sua responsabilidade - ou seja, sob teu comando - muitas almas.
Você não apenas será um líder dessas almas, como também elas o verão como um exemplo em suas vidas. Você será um farol, um guia para elas, e não será apenas mais um membro da igreja. Será admirado de tal forma que as pessoas terão desejo de mudar suas vidas por sua causa!!!
Veja bem: você transformará a vida delas simplesmente pelo fato de existir, por ser membro da igreja e por obedecer seus líderes! E assim, será um líder adorado! Essa é uma "promessa para a vida".
7 - Despreze as coisas fúteis do mundo. O que são elas? A razão? O conhecimento secular? Como julgar o que são as coisas fúteis do mundo?
Na igreja SUD, os que são ricos e que tem carros, grandes casas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos modernos, são indivíduos "muito dignos" e, portanto merecedores das bênçãos tanto materiais quanto espirituais de Deus.
Assim, se os bens materiais não são futilidades, o que seriam?
8 - Faça caridade - finalmente algo altruísta! Certo?
Na igreja SUD, os que são ricos e que tem carros, grandes casas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos modernos, são indivíduos "muito dignos" e, portanto merecedores das bênçãos tanto materiais quanto espirituais de Deus.
Assim, se os bens materiais não são futilidades, o que seriam?
8 - Faça caridade - finalmente algo altruísta! Certo?
Não, errado!
Por que fazer caridade?
Aqui está representada exatamente a mentalidade corporativista da empresa mórmon:
para ser grande e querido e ter grande influência sobre as pessoas que você ajudou.
Nào faça caridade para ajudar a quem precisa. Faça caridade e fique de olho nessas pessoas. Recolha de volta os benefícios da caridade em forma de grandeza, de influência!
Nunca, nunca dê um ponto sem nó. Afinal, o mundo é dos espertos!
Olá Investigadora,
ResponderExcluirÓtima análise como sempre. Muito bem observado o ítem 07, que trata das coisas fúteis do mundo, sabe-se lá o que ele quis dizer com isso. Gostei muito do arremate sobre a caridade, foi em cima. Você está realmente inspirada.
Um abaço!!!
TheOlafec
ResponderExcluirAlgumas coisas dessa bênção realmente saltam aos olhos. E o motivo para praticar a caridade simplesmente me deixou atônita. Eu, particularmente, jamais pensaria num absurdo desses.
Abs
Olá!
ResponderExcluirTerrível!
Pior do que imaginava, a subjugação psicológica.
Detalhamento do que em resumo conhecemos por
"você é especial, será digno de muitas bençãos, se for obediente (com tudo o que isto implica, dízimos etc.)"
Abç
(Sílvius)
Silvius
ResponderExcluirVale a pena ver a primeira bênção Patriarcal também:
http://investigacoessud.blogspot.com/2011/05/bencao-patriarcal.html
Nesta, algumas manipulações estão mais expressas.
Abs
Olá Investigadora.. Já notou como as Bençãos Patriarcais são muito parecidas??? De inspiradas não tem nada....
ResponderExcluirAlexandre
ResponderExcluirInteressante seu comentário
O dono dessa bênção disse que ele e o companheiro de missão receberam a bênção patriarcal juntos, no mesmo dia. Um dia, decidiram compará-las e ambas são IDÊNTICAS! Em tudo!
Isso certamente não se chama inspiração.
Abs
A minha eu joguei fora há anos, mas as baboseiras eram quase as mesmas...
ResponderExcluirAté a tal tribo de Efraim hahaha
Parece que essa é a tribo do povão, pq eu lembro que ficavam questionando prá saber quem era de umas tribos mais "VIPs".
Ridículo...
Marcelo
ResponderExcluirQue pena...poderia incrementar nosso cantinho das bênçãos patriarcais :D
Mas eu também sou da tribo do povão, Efraim. Me disseram, na época, que os de Efraim são os rebeldes. bem, aqui estamos...hahahahhaa
Abs