Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quem são os lamanitas? parte 6 - Cumora


 PRÉVIO                                                                                                            POSTERIOR

Texto traduzido e adaptado de http://www.utlm.org/newsletters/no103.htm

Um dos lados contra a teoria da geografia limitada do Livro de Mórmon é que é necessário também deslocar o Monte Cumora para o sul do México.

De acordo com estudiosos SUDs, Moroni deve, então, ter transportado as placas de México para Nova York, enterrado-as, e após centenas de anos, ele apareceu a Joseph como um anjo, e o levou à sua localização secreta. (See An Ancient American Setting for the Book of Mormon, p. 350.)

Em seguida, Smith erroneamente pensa que a colina onde as placas estão enterradas é a mesma colina mencionada na última batalha do Livro de Mórmon.

Simon Southerton comentou sobre a razão para realocar o Cumora:

“Por que centenas de milhares de lamanitas e nefitas marchariam da Mesoamérica até Nova York para lutar a batalha final de extermínio?
 “Para dar conta dessa anomalia, eruditos Mórmons têm concluído que há na verdade dois Cumoras. O Monte Cumora que o Livro de Mórmon se refere não seria o do Estado de Nova York, de onde as placas de ouro foram recuperadas.” (Losing a Lost Tribe, p. 59).

No entanto, a Igreja SUD ainda aprova a localização do Monte Cumora em Nova York.

Em 1990, um bispo SUD em Oklahoma foi questionado sobre a localização do Monte Cumora, e o bispo escreveu à Primeira Presidência SUD para esclarecimentos.

Em carta datada de 16 de outubro de 1990, o Secretário da Primeira Presidência respondeu (veja figura abaixo):

“Caro Bispo Brooks:
  “Pediram-me para transmitir-lhe, para conhecimento e resposta da cópia em anexo da carta de Ronnie Sparks, de sua ala, ao Presidente Gordon B. Hinckley. “O irmão Sparks perguntou sobre a localização do Monte Cumora mencionado no Livro de Mórmon, onde a última batalha entre os nefitas e lamanitas ocorreu. A Igreja tem mantido por muito tempo, como atestam as referências nos escritos das Autoridades Gerais, que o Monte Cumora no oeste do estado de Nova York é o mesmo referenciado no Livro de Mórmon...”.
Foto da carta original em  Where is Cumorah?

Todo verão, a Igreja SUD apresenta um espetáculo sobre a colina, em Nova York, onde Joseph Smith desenterrou as placas, retratando a história do Livro de Mórmon (ver http://www.hillcumorah.org). 

Este espetáculo certamente deixa as pessoas com a impressão de que a última batalha dos nefitas aconteceu em Nova York.

No entanto, conhecendo os problemas associados à movimentação de dois grandes exércitos do México até Nova York, estudiosos SUD propõem que o local para o Monte Cumora e a última batalha esteja no sul do México. Mas, para isso eles devem ignorar todas as declarações de líderes da Igreja SUD. 

3 comentários:

  1. Uma coisa acho estranho no livro de Mórmon, se Leí e sua descendência é da tribo de José, porque morreriam na ultima batalha restando os Lamanitas?
    Vamos pegar o exemplo de Israel(a parte que rejeitam Jesus, eles continuam lá, não foram exterminados, e nem suas peles se tornaram escuras...acho isso muito estranho.

    O senhor jamais dizimaria uma raça por não cumprir as ordenança, lembro me de Noé e das promessas do senhor de não destruir seu povo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kartes Smith

      Há também uma grande contradição sobre Leí ser da tribo de José e seus descendentes, das tribos de Manassés e Efraim.

      Ainda farei um post sobre isso!

      E você tem razão... se houve uma promessa, essa foi cumprida. Mas aos olhos dos SUDs, a partir do momento que eles deixaram de ser fiéis, deixaram de pertencer ao povo de Deus!

      Abs

      Excluir
  2. Nefitas morreriam para dar continuidade da tribo de José para americanos?
    Israel ainda permanece lá... Judeus tambem...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.