O MONTE CUMORA
Ainda,dentro da Igreja SUD é ensinado que o monte Cumora guarda as placas de ouro do livro de mórmon juntamente com muitas outras placas de registros antigos.
Na realidade, este terreno onde se situa o monte Cumora, foi comprado pela Igreja SUD e fica em Palmyra, Nova Iorque. Lá hoje existem museus sobre o tema. Veja o site para mais detalhes - Hill Cumorah & Historic Sites
Assim, há algum tempo, deparei-me com uma "brincadeira" de ex-mórmons, em um site de relacionamentos, sobre escavar o monte Cumora para recuperar tantos artefatos e esqueletos que ali se encontrariam, sendo assim prova cabal (e única, por sinal) da existência deste grupo.
O que me intrigou de forma extrema foi a arguição, por parte de um mórmon, para a não escavação do morro pelos arqueólogos, com um ex-mórmon.
Vejam:
"Sabe-se de acordo com o Livro de Mórmon que existiam dois tipos de registros, um registro (sagrado) mantido pelos líderes eclesiásticos (Profetas) e outro (secular) mantido pelos líderes do governo secular (Reis), podendo esses eventualmente estar sobre a proteção de uma mesma pessoa em um determinado momento da história. Você [o ex-mórmon] disse que só existe um monte Cumora, isso é claro e lógico. Na realidade não sei nem o porquê [sic] de tal afirmação. Você aconselhou-me a ler Mórmon 6:6 e 6:11, que relata [sic] o evento onde o Profeta Mórmon guarda os registros no Monte Cumora, passemos a passagem:
" 'E aconteceu que após havermos reunido todo o nosso povo em um só grupo na terra de Cumora, eis que eu, Mórmon, comecei a envelhecer; e sabendo que esta seria a última luta de meu povo e tendo recebido ordem do Senhor de não permitir que os registros sagrados, que haviam sido sucessivamente transmitidos por nossos pais, viessem a cair nas mãos dos Lamanitas (porque os Lamanitas os destruiriam), fiz este relato, extraído das placas de Néfi; e ocultei no monte Cumora todos os registros que me tinham sido confiados pela mão do Senhor, excetuando-se estas poucas placas que dei a meu filho Morôni. '
"Aqui entendemos que a última grande batalha entre Nefitas e Lamanitas realmente ocorreu na terra de Cumora, que Morôni ocultou os registros sagrados confiados a ele pelo Senhor no monte Cumora e que o relato sobre a placas de Néfi juntamente com o registro que ele estava a escrever (Presumo que seja o livro que leva seu nome no Livro de Mórmon) e outras poucas placas deu a seu filho Morôni, onde mais tarde de acordo com o relato este andou uma distância considerável antes de enterrar os registro em um certo monte.
"Agora passemos a uma simples pergunta: Onde o livro de Mórmon diz que Morôni ocultou os registros (resumo de todos os anais eclesiásticos, conhecido hoje como O Livro de Mórmon – outro testamento de Jesus Cristo) no monte Cumora? Se não existe tal afirmação em nenhuma passagem também não existe nenhuma credibilidade para tal afirmação hoje de quê o monte Cumora seja o mesmo monte onde Joseph encontrou os registros, sendo assim não existe uma justificativa aceitável para a Igreja ou qualquer arqueólogo realizar escavações com o intuito de provar a veracidade do Livro de Mórmon."
Vejamos as evidências que afirmam exatamente o contrário do que esse desinformado SUD tenta explicar:
1 - O próprio website da igreja SUD
A - BUSCA NOS AUXÍLIOS DE ESTUDO. Veja a figura abaixo, com o texto destacado em vermelho, onde a igreja afirma que Moroni de fato enterrou as placas no monte Cumora, o mesmo onde Joseph Smith o teria recebido:
Veja o detalhe:
Novamente, note a área destacada em vermelho.
2 - O livro A VERDADE RESTAURADA, de Gordon B. Hinckley, da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
3 - Várias são as versões de como Joseph pegou as placas (veja AQUI), mas o relato completo foi feito por por Brigham Young e publicado no conhecido "Journal of Discourses". Eis o discurso:
Relato de Brigham Young sobre o Monte Cumora
"Orin Porter Rockwell é uma testemunha ocular de alguns poderes em retirar tesouros da terra. Ele esteve com algumas pessoas que moravam perto de onde as placas foram encontradas que continham os registros do Livro de Mórmon. Haviam grandes tesouros escondidos pelos nefitas...
"Eu vivia no lugar onde as placas foram encontradas, das quais o Livro de Mórmon foi traduzido, e eu sei de muitas coisas que pertencem a esse lugar. Creio que vou tomar a liberdade de lhes dizer de uma circunstância que será tão maravilhosa como tudo o que pode ser.
"Este é um incidente na vida de Oliver Cowdery, mas ele não tomaria a liberdade de contar essas coisas em uma reunião como eu vou tomar. Digo essas coisas para vocês, e eu tenho um motivo para fazê-lo. Eu quero levá-los para os ouvidos dos meus irmãos e irmãs, e as crianças também, para que possam crescer no entendimento de algumas coisas que parecem ser completamente escondidas da família humana.
"Oliver Cowdery estava com o profeta Joseph Smith quando ele devolveu as placas. Joseph não traduziu todas as placas, havia uma porção delas que estava selada, e você pode ler sobre isto no livro de Doutrina e Convênios, quando Joseph recebeu as placas, o anjo instruiu-o a levá-las de volta para o monte Cumôra, e ele o fez.
"Oliver disse que quando ele e Joseph foram lá, a montanha se abriu e entraram em uma caverna, na qual havia um quarto grande e espaçoso. Ele diz que não sabia, na hora, se tiveram o auxílio da luz do sol ou luz artificial, mas que era como luz do dia. Eles colocaram as placas sobre uma mesa; era uma grande mesa que estava na sala. Sob esta mesa havia uma pilha de placas, tão alta que chegava a dois metros de altura, e junto nesta sala estavam tantas outras placas que certamente encheriam muitos carroções, pois estavam empilhadas nos cantos e próximos as paredes. A primeira vez que foram lá a espada de Labão estava pendurada na parede, mas quando eles foram novamente, esta havia sido retirada e colocada sobre a mesa em cima das placas de ouro. Estava desembainhada, e nela estavam escritas estas palavras:
" 'Esta espada nunca será embainhada novamente até que os reinos deste mundo tornarem-se o Reino do nosso Deus e seu Cristo.'
"Eu digo que estas experiências não vêm apenas de Oliver Cowdery, mas de outras pessoas que estavam familiarizados com ela, e que entenderam tão bem como nós entendemos que viemos a esta reunião, aproveitando o dia, depois nos separaramos e vamos embora, esquecendo-se mais do que é dito, mas lembrando-nos de algumas coisas. Assim é com as outras circunstâncias da vida.
"Eu digo isto para você e quero que você entenda que, eu tomo a liberdade de lembrar destas coisas para que elas não sejam esquecidas e perdidas. Carlos Smith era um jovem com um testemunho tanto quanto qualquer outro jovem, e ele era uma testemunha destas coisas. Samuel Smith viu algumas coisas, Hyrum viu muitas coisas, mas Joseph era o líder.
"Agora, você pode pensar que eu sou imprudente vindo à público dizer essas coisas, pensando que talvez eu deveria preservá-los em meu próprio peito, mas essa não é a minha natureza. Gostaria que o povo chamado Santos dos Últimos Dias entendesse algumas pequenas coisas que dizem respeito aos trabalhos e desígnios de Deus e seu povo aqui na terra. Eu poderia dizer-lhes muitos mais grandiosas, das quais todos nossos irmãos e irmãs, estão já familiarizados." Journal of Discourses, vol 19, p 40. [London: Latter-day Saints' Book Depot, 1854-1886] - tradução do discurso por Flauber, em Diário da História SUD.
Portanto, seria esta mais uma da nossa já conhecida dissonância cognitiva? Creio que a resposta é óbvia demais.
Portanto, conforme sugere a campanha:
VAMOS ESCAVAR O CUMORA!
a verdade tem q vir a tona,estao receosos do que????'"a verdade vos libertara"nao foi eu q disse isso......estou com a pa na mao.
ResponderExcluirMazé
ResponderExcluirSe forem tantos os mortos quanto relatados no livro de mórmon, precisaremos de muitas escavadeiras....
Mas que bom que você também aderiu à campanha!
Abs
Concordo!
ResponderExcluirSe o Livro de Mórmon for um relato HISTORICAMENTE correto, creio que as escavaçoes podem muito bem achar os corpos dos vários soldados lá enterrados.
VAMOS ESCAVAR O CUMORA!
Ótimo... mais um para a campanha!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEstou gostando de ver!
Você vai arder no inferno, igual leitoa purruca kkkkkkkkkkkkkkk!!!
ResponderExcluirSe toca, vc nao ganha nada com isso, apenass seguidores de Satanás!
Flá
ResponderExcluirSó publiquei este comentário para servir de exemplo da bondade mormonita....
E se vc conhecer o mínimo da doutrina mórmon, saberá quem irá para o inferno.
Vá estudar e aprender sobre amor ao próximo!!! Honre pelo menos o nome de ser cristã!
Ah sim, e aprenda português: é PURURUCA!kkkkkk
O Cumorah que os mórmons alegam, deveria ter restos arqueológicos de espadas, ossadas, moedas, couraças, qualquer vestígio que provasse a veracidade do referido livro dos mórmons. Não foi lá que milhões morreram lutando? Sabemos que nada disso existe. Se escavarem nada encontrarão. Tudo é mentira. Tudo é invenção dessa religião americana que se veste de cristã para enganar a nós brasileiros e o mundo todo! Uma empresa rica que se veste de cristã para enganar!
ResponderExcluirPor que o Sr. Monson não ordena uma escavação no Cumorah? Por que ele não prova que o livro dos mórmons é verdadeiro? Seria covardia, desonestidade por parte dos mórmons...esconder as supostas provas?
Mário, veja o absurdo que já ouvi:
ResponderExcluir"Temos que acreditar no livro de mórmon pela fé, e não por provas. Se provas forem descobertas, a nossa fé acabará!"
Bonito, não?
muito bem achem para mim o jardim do hedem ou a arca do conserto ?
ResponderExcluirSuper poderoso
ResponderExcluirAcho que vc perdeu seus poderes...
Tem tudo a ver a sua comparação... mas em outro mundo, nào aqui.
JS e várias autoridades gerais afirmaram onde ficava o Cumora. Não precisamos procurar por ele, a igreja já mostrou e afirmou e reafirmou mil vezes onde ele está.
Aprenda a ler, rapaz!
Vamos escavar o monte cumora e ver que não tem corpos de soldados e nenhum indício dos lamanitas.
ResponderExcluirPq será que a Igreja Mórmon é dona do Local?
Conveniente não?
Agora para a Flá.
"apenass seguidores de Satanás"
Não sou eu quem sigo minha querida.
Tem um vídeo de um ex-mórmon e bruxo que diz que Joseph Smith era um bruxo woorlock e o queridíssimo James E. Faust que serviu Missão aqui no Brasil em Curitiba era um satanista de marca maior.
Estude mais a história da Igreja Mórmon e veja quem são os verdadeiros satanistas.
Eu sigo a Jesus.
Não a Joseph Smith.
Já que sou satanista só tenho uma coisa a dizer.
Viva feliz essa sua ilusão mórmon!
E não volte a nos ofender tá membra da "verdadeira igreja"[mentirinha a minha sobre a Igreja ser verdadeira tá];)
Júlio
ResponderExcluirEssa é apenas mais uma das idiossincrasias do mundo mórmon!
Abs
Os tolos zombam mas lamentarão!!!
ResponderExcluirPodem escavar, nós SUDs não precisamos provar nada para ninguém, são vocês que precisam provar para o mundo que vossa religião vem de Deus.
Este site é tão falso, tolo e asquerozo que não se pode levar em conta.
NÃO SE PREOCUPEM VOCÊS NÃO SÃO OS PRIMEIROS E NÃO SERÃO OS ÚLTIMOS A QUERER ACABAR COM A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS, VOCÊS PRECISAM ENTRAR NA FILA PORQUE O DIABO ESTÁ COM VOCÊS NESSAS BATALHA CONTRA NÓS.
Aníisio
ResponderExcluirSeu nome o inspirou a ser comediante, não é?
Se você ler no início deste blog, ele nem ao menos é para os mórmons!
Então continue lendo suas escrituras e não perca seu tempo aqui...
Só uma dica pesquisadora, não seja tão agressiva com os mórmons fervorosos, pois eles usarão isso contra seus argumentos. Use de bondade que eles sentirão a diferença entre eles e vc! bjs
ResponderExcluirTiago
ResponderExcluirEstá claro quei em cima que linguajar inapropriado nào é tolerado.
Entram aqui para zombar, e nào para arguir ou trocar idéias. Aqueles que o fazem, de forma respeitosa, tem o meu respeito, pois o fazem por merecer. Grande parte daqueles que zombam nào tem seus comentários publicados. mas alguns eu publico, apenas para mostrar que são crianças mimadas, que falam o que querem, mas quando ouvem uma resposta direta, fazem-se de vítimas.
Neste mundo, nem sempre passar a mào na cabeça é a melhor coisa. Veja os monstros que estão sendo criados por pais que agem assim, passando sempre a mão na cabeça de seus filhos.
Respeito os que me respeitam, independente de credo, mesmo quando não concordo com a doutrina. Não respeito quem não me respeita, da mesma forma.
Mas muito obrigada pela sua preocupação e atenção!
Abs
Pesquisadora, vc me surpreende cada vez mais! me tornei seu fã desde o 1º Post que li. espero que a aspereza das palavras mórmons não façam vc se entristecer e espero que esse blog ainda seja um verdadeiro instrumento do Senhor para ajudar muitas pessoas a acordarem de seus "sonhos" assim como aconteceu conosco!
ResponderExcluirContinue esse trabalho incrível!
Tiago
ResponderExcluirMuito obrigada.
E não se preocupe, sei que estas palavras não são contra mim, mas contra alguém que mostra algo que eles nào conseguem processar.
Há todo um fundamento psicológico de defender a igreja como se esta fosse a própria "mãe", a perfeita, a imaculada. E isso nào me assuta.
Obrigada novamente
Abs
Oi tudo bem? acredito eu que vc tenha uma boa formação, não é verdade? em qual área mesmo?.
ResponderExcluirSabe eu sou membro da igreja SUD tive as mesmas duvidas e pensamento q vc tem a esse momento, para ser sincero contigo em muitas vezes mim levo a reflexão desta coisas pq eh muito dificil de acredita.
Mais acredito q realmente é verdade e toda a sua doutrina seja verdade também, e pelo o mesmoo ponto de vista não acredito q vc terá êxito neste movimento mas respeito a sua liberdade de pensar.
Então apenas esqueça isso em escavar o monte pq até mesmo se houver a escavação talvez não terá nada lá, pq o senhor tem tão grande poder e pode mudar as coisas do leste para oeste sul a noite.
Acho q vc chegou o fim de sua pesquisas pq TALVEZ NEM UM MÒRMON VÀ LHE PROVA A VERDADE E VC PASSARÁ ACREDITA NEM VC PROVARÁ NADA A NINGUÉM, q o senhor lhe abençoe vc e sua família.
mim mantenha informado de qualquer coisa nova a ser publicado.
meu email: cicerocard@hotmail.com
grato pelo oportunidade em comentar
Cicero C. Oliveira
Cícero
ResponderExcluirObviamente esse não é um movimento, mas sim uma sátira! Imagine o absurdo fazer um movimento para escavar o Cumora.
E justificar que nada está lá porque Deus moveu tudo de lugar? De verdade???? Você quer que qualquer pessoa com o mínimo de inteligência acredita que Deus faria isso????
Com qual motivo? Para brincar com os serem humanos???
Oras...
Só mesmo no mormonismo esse Deus brinca de esconder provas. No restante do mundo, tudo está ai, sendo descoberto e comprovado pela ciência. Fósseis e artefatos usados na pré-história pelo Homo sapiens tem sido encontrados e estão ai para provar sua existência.
Realmente, como você mesmo escreveu, é muito difícil de acreditar. Na realidade, é impossível! É só aceitar isso e não encontrar desculpas.
Mas te aviso que olhar de frente e ver a verdade requer muita coragem.
Quanto aos novos posts, continue visitando o blog sempre, pois na primeira página sempre aparecem os posts recentes.
Abs
Bem amigo, sinto um pesar em ler seus comentários, sinto que no fundo quer saber a fonte de toda a verdade, voce ira encontrar, nao se preocupe, nos, todos nos sabemos disso. mas essa verdade virá em um determinado momento de nossa vida,seja na vida ou apos a morte, ou ate mesmo...
ResponderExcluirno retorno de nosso senhor jesus cristo. respeito sua opniao, pensamentos e seus questionamentos. escavar o monte cumora hoje, seria uma infraçao a lei privada, ja que é propriedade da igreja. mesmo sendo uma satira, o assunto é serio, de tal teor que creio que nao possui noçao de onde possa estar pisando. mas se o mormonismo for falso, pense; ele hoje é o que mais se aproxima da verdade relatada na biblia. espero que concorde, mas se nao concordar, tudo bem! ainda reflitirá sobre o assunto. todas as coisas acontecem no seu devido tempo. tenho certeza que sua duvidas serao removidas, seu coraçao enternecido e sua mente expandida. assim como a de cada um de nos.
obrigado pelo espaço, seu pensamento e opniao.]
um grande abraço
m.macena
ResponderExcluirEssa amigA não tem opnião, mas sim opInião.
Eu, buscando a verdade? Depois de tantos anos dentro da igreja mórmon, eu a encontrei, e estava beeeem longe da igreja, tenha certeza disso.
E este post não é uma sátira, é um assunto muito sério mesmo. Por que a igreja não faz isso que eu estou discutindo? Por que ela tenta emburrecer seus membros, dizendo que TUDO que ali se encontrava foi corroído pelo tempo?
Por acaso não existem fósseis, resquícios de materiais mesmo feitos de ferro que remontam a época de 2000 anos atrás?
Ela simplesmente comprou o terreno, e se recusa a qualquer tipo de investigação científica por uma única razão: sabe que nada, absolutamente nada será encontrado ali, pois nunca houve a tal batalha, com milhões de pessoas!
Simples assim!
Não entendo uma coisa: se as próprias autoridades da igreja sabem que tudo é uma farsa (pois nunca escavariam o Cumora), então como eles continuam a insistir em palestras e pronunciamentos que "eu sei que essa igreja é verdadeira?", hipocrisia pouca é bobagem, não? Então só há uma razão plausível do porque não revelam a farsa de muitas doutrinas: desejo pelo controle da vida dos outros, poder, ganância, dinheiro! Se eu vivesse em um palácio cheio de mordomias, nadando em grana eu insistiria até a morte que, por exemplo, o duende verde e papai noel existem! huahauuau, brincadeira, claro! Mas essa é a única razão pq a farsa continua! Eh to nessa: alguma entidade americana poderia se dar ao trabalho de escavar o cumora, afinal seria uma parte importante da história americana sendo comprovada, de que tudo isso realmente ocorreu, mas ops! É tudo mentira!!!!
ResponderExcluirLuis Felipe
ResponderExcluirJá me questionei sobre esta atitude várias vezes. E só consegui chegar à conclusão de que eles passam a acreditar em tudo isso. Nõa é possível ao homem conviver com tantas mentiras, e ainda assim, compactuar com elas.
Assim, creio que eles passam pelo mesmo processo que a grande maioria dos membros passam - a dissonância cognitiva. Veem os fatos, mas os negam, preferindo o mundo da fantasia para não abrirem mÃo das riquezas e poder. Simples assim!
Abs