Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Piche e Penas

A família Johnson foi convertida na primavera de 1831 (entre abril e maio) com a cura de da esposa de John, Elsa, de reumatismo em seu ombro.  

Lyman e Luke Johnson

Os Johnson tinham quatro filhos adultos e uma filha de 16 anos, Nancy Marinda Jonson. Dois dos filhos dos Johnsons, Lyman e Luke Johnson, posteriormente tornaram-se membros do original Quórum dos Doze Apóstolos.

Em setembro de 1831, Joseph, estava empenhado em traduzir a Bíblia, e Sidney Rigdon era seu escrivão. No primeiro dia deste mês, Joseph decidiu mudar com sua família e seu escrivão para Hiram, Ohio, a fim de agilizar o trabalho. Eles se mudaram para a casa do Irmão John Johnson

A fazenda de John Johnson serviu como sede para a Igreja SUD por aproximadamente seis meses, entre setembro 1831 e março de 1832.  

Além disso, na sala superior da casa, várias doutrinas foram elaboradas, incluindo Doutrina e Convênios 76, sobre os três graus de glória. 

Smith e Rigdon viveram com os Johsons em paz até 24 de março do ano seguinte.

A autora SUD Fawn Brodie escreveu sobre o que aconteceu nessa data:

"Fortalecidos por um barril de uíque, [uma turba] rumou para a casa de Johnson na noite de 24 de março de 1832 e arrastou Joseph de sua cama, onde ele tinha caído no sono enquanto cuidava de um dos gêmeos.

“Eles despiram, arranharam e bateram nele com prazer selvagem, e espalharam piche em seu corpo sangrando, da cabeça aos pés. Rasgando um travesseiro em pedaços, eles cobriram-no com penas.

“Diz-se que Eli Johnson exigiu que o profeta fosse castrado, pois suspeitava que Joseph era muito íntimo de sua irmã, Nancy Marinda. Mas o médico, que havia sido convencido a juntar-se à multidão, recusou tal responsabilidade no último momento..." [1].

Joseph sobreviveu à provação com lesões que cicatrizaram ao longo do tempo.

POR QUEM E POR QUE SMITH E RIGDON FORAM ATACADOS?

A maioria dos mórmons acredita que Joseph Smith e Sidney Rigdon foram cobertos por piche e penas por uma "máfia de anti-mórmons", inspirada pelo diabo.

Porém, o ato de colocar piche e penas em Joseph Smith e Sidney Rigdon na noite de 1832 não aconteceu sem motivos.

E, ao contrário do que muitos pensam, tudo leva a crer que eles foram vítimas de seus próprios seguidores, por duas razões principais.

MOTIVO 1 -  era o plano de ambos fazer com que todos os membros da igreja doassem todos os seus bens e propriedades para a experiência comunista "Ordem Unida".

Alguns membros viram isso como um esquema de Rigdon e Smith para despojá-los de tudo que tinham, e com razão.

A Ordem Unida foi um desastre financeiro, que culminou no escândalo do Banco Kirtland, fez com que muitos mórmons perdessem a suas economias de uma vida inteira, e cerca de metade dos membros da igreja abandonaram a igreja por causa deste incidente, incluindo a maioria dos apóstolos originais.

Smith, Emma e Rigdon estavam hospedados na casa da família Johnson, a 35 milhas de Kirtland em Hiram, Ohio. Porém, eles mesmos não se submetiam ao estilo de vida comunista que exigiam de seus seguidores em Kirtland. 


Ryder explica as ações da turba em uma carta a Amos Hayden, escrevendo que:

"Durante a próxima primavera e verão, foram feitas várias conversões, e seu sucesso parecia indicar um triunfo imediato em Hiram.

"Mas quando eles foram para Missouri, para estabelecer as bases da esplêndida cidade de Sião, e também do templo, eles deixaram seus papéis para trás. Isso deu a seus novos convertidos a oportunidade de se familiarizarem com o arranjo interno de sua igreja, e lhes revelou o fato horrendo de que havia um projeto para tomar seus bens e colocá-los sob o controle de Joseph Smith, o profeta. Isso foi demais para o Hiramitas ..
"Mas alguns que tinham sido enganados por esta fraude estavam determinados a não deixar passar isso impunemente. E, por conseguinte, um grupo foi formado por cidadãos de Shalersville, Garrettsville, e Hiram, em março de 1832. Saíram de sua sede na escuridão da noite, e pegaram Smith e Rigdon de suas camas, e os cobriram de piche e penas, e os deixaram ir. Isto teve o efeito desejado, que era livrar-se deles." (Symonds Ryder to AS Hayden, 1 February 1868, in AS Hayden, Early History of the Disciples in the Western Reserve, 221).

Mas de forma alguma essa carta deve ser tida como uma confissão de qualquer coisa! 

Nancy Marinda
MOTIVO 2 - alega-se que Smith teve um relacionamento com a filha de Johnson, Nancy Marinda, de 15 anos de idade, e que essa foi a motivação principal de seu irmão para atacar Smith.

O livro "Mormon Enigma: Emma Hale Smith" apóia essa idéia, mas no livro "In Sacred Loneliness", Todd Compton levanta dúvidas por “falta de provas convincentes”.  

Porém, é provavel que Smith teve esse relacionamento com Marinda por cinco razões:

1. Joseph Smith já havia ensinado seu  conceito de "casamento plural" em sua "revelação" de 1831, comandando um grupo de homens casados a tomar "as mulheres dentre os lamanitas" (o episodio do asfalto e penas ocorreu em fevereiro de 1832).

Isso indica que ele tinha as relações extra-conjugais durante esse período.

Orson Hyde
2. Joseph Smith, eventualmente, casou-se com Marinda.

Em 1834, Nancy Marinda casou-se com o membro da Igreja SUD Orson Hyde.

Seis anos depois, na primavera de 1840, autoridades da Igreja, enviaram Orson Hyde em uma missão de três anos em Jerusalém.

Após dois anos de missão, enquanto ele ainda estava ausente, Joseph Smith foi selado com a esposa de Orson Hyde, a mesma Nancy Marinda

Seu casamento plural com Marinda ocorreu em abril de 1842. Marinda disse, mais tarde que pensava que Smith fosse o pai de seu filho, Frank.

Nancy tornou-se, assim, a 10ª esposa plural de Joseph, embora ela tenha permanecido casada também com Orson Hyde. Em 1870, Nancy divorciou-se de Orson, após 34 anos de casamento, deixando-o com suas outras  cinco esposas plurais.

Assim, é provável que Smith tivesse seus olhos sobre Marinda desde que a conhecera, quando ainda era uma menina de 15 anos em Hiram, em 1831, e que seu " casamento plural" em 1842 com ela era a formalização de um desejo por ela ha muito existente (como também nos casos documentados de Mary Ann Rollins e Sarah Whitney).

A essência do conceito das "esposas espirituais" de Smith era de que as pessoas se conheciam na "pré-existência", e que parte de sua missão terrena era de encontrar sua "alma gêmea". 

Uma vez que Smith designava uma mulher como uma de suas "almas gêmeas" ou "esposas espirituais", elas seriam "suas" para a eternidade, mesmo se elas já estivessem casadas com outra pessoa, neste caso, Orson Hyde (leia mais AQUI).

3. O "relacionamento plural " de Smith com Fanny Alger, de 16 anos, começou em 1833.

Uma vez que o incidente do piche de 1832 ocorreu entre a revelação de 1831 para que os homens se casassem com as garotas lamanitas, e o início de seu romance com Fanny em 1833, é muito provável que o asfaltamento tenha ocorrido, pelo menos parcialmente, por causa dos conceitos sexuais heterodoxos de Smith, que ele tentou explorar com Marinda.

4. Parece mais provável que os irmãos de Marinda castrariam um homem por causa de um assédio sexual com sua irmã adolescente, e não por alguma questão de dinheiro.

5. A multidão de membros da igreja que atacou Rigdon e Smith naquela noite não tentaram castrar Rigdon. Smith foi o único alvo da tentativa de castração.

Aqui está um pouco do ponto de vista do membro e historiador SUD Todd Compton sobre o assunto:

"De acordo com Luke Johnson, Smith foi esticado em uma tábua, então ‘eles arrancaram o pijama que ele vestia, com o objetivo de castrá-lo, e o Dr. Dennison estava lá para executar a operação. Mas quando o médico viu o profeta despojado e esticado sobre a tábua, seu coração falhou, e ele se recusou a prosseguir.”

A motivação para este assédio tem sido debatido.

Clark Braden, uma testemunha antagonista, alegou em um polêmico debate público, que foi o irmão de Marinda, Eli, que levou uma multidão contra Smith, pois o profeta havia ficado demasiado íntimo de Marinda.

“Esta tradição sugere que Smith pode ter se casado com Marinda naquela fase inicial, e alguns fatores circunstanciais apóiam essa possibilidade.”
“A tentativa de castração pode ser tomada como evidência que a multidão sabia que Joseph tinha cometido um impropério sexual. Uma vez que a tentativa é relatada pelo irmão de Marinda [que se tornou apóstolo SUD], Luke Johnson, não há nenhuma boa razão para duvidar dela.”
“Além disso, o mutirão havia planejado a castração com antecedência, pois eles trouxeram um médico para realizá-la. Além disso, Joseph tendia a ‘casar-se’ com as mulheres que ficavam em sua casa ou em cuja casa ele tinha ficado. [Joseph Smith estava morando na casa de Marinda no momento.] ” [2]


DÚVIDAS?

Existe o argumento de que Marinda não tinha um irmão chamado Eli, o que sugere que a acusação de Braden não é confiável.  É possível, porém, que a lembrança de Braden do nome "Eli" pode estar relacionado a um apelido de um dos irmãos de Marinda.

Em alguns relatos, o motivo da violência contra Smith e Rigdon é econômica: os rapazes Johnson estavam na multidão por causa do ‘horrendo fato  de que uma parcela da propriedade deles seria tomada e colocada sob o controle de Smith’.

Todd Compton
O Sr. Todd Compton também sugere que a motivação para o assédio tenha sido apenas de natureza econômica e não de natureza sexual:

“A castração, nesse cenário, pode ter sido apenas uma ameaça, com a intenção de intimidar Smith e levá-lo a deixar Hiram, Ohio.

"Embora não seja impossível que Marinda se tornou a primeira esposa plural de Smith em 1831, a evidência de tal casamento, vindo principalmente do não confiável Braden, não é convincente.

“A menos que mais provas credíveis sejam encontradas, é melhor continuar supondoque Joseph e Marinda não se casaram ou tiveram um relacionamento em 1831".[3]


TALVEZ NÃO!

A fiel SUD Mary Elizabeth Rollins testemunhou que Joseph teve uma conversa particular com ela em 1831. Ela estava, então, com 12 anos de idade.

Ela disse que Joseph:

“contou-me sobre a sua grande visão sobre mim. Ele disse que eu era a primeira mulher que Deus mandou que ele tomasse, como sua esposa plural ". [4]

Após seis meses de conversas entre Joseph e Mary Elizabeth Rollins, de 12 anos de idade, ele e Emma mudaram-se para a casa de John Johnson, onde Marinda, de 15 anos de idade morava.

Orson Pratt mais tarde citou Lyman Johnson dizendo que

"Joseph tinha dado a conhecer a ele, já em 1831, que o casamento plural era um princípio correto” mas observou também que "o tempo ainda não havia chegado para ensiná-lo e praticá-lo."  [5]

Talvez Joseph não foi discreto em suas discussões sobre o casamento plural, porque os rumores e insinuações alimentaram a fúria da turba colocou piche e penas nele.

“Quando os rapazes Johnson juntaram-se à multidão, que entrou em sua própria casa, eles claramente suspeitavam da associação indevida entre Joseph e sua irmã de 16 anos de idade, Nancy Marinda". [6]

Orson Pratt, ao dirigir-se a um público da igreja RLDS, disse que ouviu de Lyman Johnson, que o casamento espiritual (ou bigamia, ou fornicação, ou múltiplos cônjuges, etc) era um ensino de Smith já em 1831. [7]

O presidente Garfield (alguns membros de sua família viviam em Hiram na década de 1830) também disse que Smith estava ensinando/praticando a poligamia durante seu mandato em Hiram, e que sua primeira admissão desta prática resultou no piche e penas.[8]

Um jornal correspondente ao impresso em Garfield, posteriormente disse algo parecido, alguns meses depois - Figura abaixo.[9]

Jornal publicando a notícia sobre o piche e penas em Smith e Rigdon. O jornal explica que não foi por suas "ações fraudulentas", mas por desafiarem a lei por causa da poligamia.


Então - talvez algumas notícias da poligamia (ou do "casamento plural") vazaram durante a permanência de Smith em Hiram, entre 1831-1832.

Se Joseph Smith tivesse sido castrado com sucesso naquela noite em 1832, é improvável que jamais existiriam as cerimônias secretas do templo Mórmon, os selamentos, os vestuários ou até mesmo os templos como eles existem hoje. Afinal, tudo isso é relíquia das tentativas de Joseph Smith de praticar e esconder seus casamentos plurais. [10, 11]

Não coloco em dúvida se tal fato aconteceu. O que é questionável é quão confiável é o relato SUD sobre esse evento.

O élder Joseph Fielding Smith, mais tarde Profeta da igreja SUD, escreveu e publicou estas palavras repetidas vezes:

“Os amigos do profeta passaram a noite limpando o piche do corpo dele, e no dia seguinte, sendo o Sabbath, ele reuniu-se com o povo no horário regular, e falou-lhes.

Simonds Ryder
“Vários dos membros da turba estavam presentes, incluindo Simonds Ryder, um apóstata, e líder do grupo, o Sr. McClentic e Felatiah Allen, que tinham fornecido à multidão um barril de uísque para levantar seus espíritos e torná-los "valentes" para fazer o que deviam.” - grifo nosso[12]

Quais as condições físicas de Smith para dirigir-se à uma congregação e dar seu sermão normalmente?

Sidney Rigdon
Vejamos as condições de Sidney Rigdon:

"Na manhã seguinte fui ver Élder Rigdon e encontrei-o louco, e sua cabeça estava muito inflamada, pois tinham ele foi arrastado pelos calcanharestão alto do chão que não podia levantar a cabeça da áspera  superfície congelada, o que é extremamente dilacerante.

"Quando ele me viu, chamou sua mulher para trazer para ele a sua navalha. Ela perguntou o que ele queria fazer com ela, e ele respondeu que queria me matar. A irmã Rigdon saiu da sala, e ele me pediu para trazer a sua navalha. Perguntei-lhe o que ele queria fazer com ela, e ele respondeu que ele queria matar sua mulher. Ele continuou delirando por mais alguns dias.  

"As penas que foram utilizadas com o piche, nesta ocasião, foram pegas pela multidão na casa de Elder Rigdon. Depois de terem se apoderado dele e o arrastarem para fora de sua casa, um dos bandidos voltou para obter alguns travesseiros, enquanto as mulheres o calaram e o mantiveram como prisioneiro por algum tempo." (History of Joseph Smith by his Mother, Chapter 41)
Ainda: 

Onde Joseph Smith supostamente fez sua pregação em 25 de março de 1832?

Quais evidências os mórmons podem apresentar, que Ryder, McClentic, Allen, etc, estavam presentes?

Quais evidências os mórmons podem apresentar que os homens consumiram bebidas alcoólicas antes do ataque?

As questões têm certa relevância na tentativa de determinar a confiabilidade das fontes, que reportam uma visão muito diferente de Symonds Ryder - que ele era um "homem de temperança" e um oponente ao consumo de álcool - que ele não era o líder da "turba" – que ele estava em casa, doente na cama, quando ocorreu o evento - que Joseph Smith não fez seu sermão costumeiro de pela manhã, no domingo após o ataque, etc etc

Alguém pode fornecer evidências confiáveis para as afirmações históricas Joseph Fielding Smith?

Ainda, após o incidente de piche e penas, Joseph Smith retornou a Hiram e continuou ali morando por mais alguns meses.

Seu vizinho mais próximo, na época, era Symonds Ryder - a mesma pessoa que Joseph Fielding Smith, George Q. Cannon, e outros membros da igreja identificaram como o líder da turba.

Alguns escritores mórmons se foram mais longe em suas calúnias, acusando Ryder de tentativa de homicídio.

Porém, Joseph Smith nunca o acusou. Isso parece muito estranho.

Se o atual presidente da igreja SUD, for atacado a um tal grau que algumas pessoas acreditem que foi uma tentativa de homicídio, ele continuaria a viver lado a lado ao suposto assassino, sujeitando-se, e à sua família, ao perigo constante?

O fato de que Smith continuar a viver como vizinho do Sr. Ryder, sem sequer fazer uma acusação pública contra esse homem, é uma das razões que levam a acreditar que Ryder não estava envolvido no atentado de 1832.

Olhando para a história registrada de Ryder, ele parece ter sido um cavalheiro altamente considerado e altamente respeitável, que nunca chegou sequer a se envolver com pequenas causas, muito menos ser incriminado por qualquer atividade criminosa, durante uma longa vida como um ministro cristão. [13,14,15]

Mas Joseph Fielding Smith afirmou ser o porta-voz de Deus na terra - que exercia o ofício que DeC diz, que falava por Deus com tanta autoridade como se fosse o próprio Deus falando para a humanidade. Portanto, as palavras de Joseph Fielding Smith não podem ser esquecidas - mesmo ele não falando antes "Assim disse o Senhor".

É possível que o reverendo Symonds Ryder tenha sido acusado de um crime que nunca cometeu?

Sidney Rigdon
É interessante, também, que Sidney Rigdon provocava Ryder publicamente sobre várias questões no Messenger e Advocate, mas nunca mencionou seu suposto envolvimento na turba em Hiram. Ao contrário, tratava-o como uma figura divertida e inofensiva. Ele o via mais como um valentão presunçoso do que uma pessoa ameaçadora.

Um exemplo da provocação de Rigdon:

"O quanto uma acusação de desonestidade pode ser preferível, na verdade, contra Simons Rider, assim como outros pequenos animais desta espécie (me refiro aos Campbellitas) permanece ainda por ser descoberto; pois atualmente estão sob tutores e curadores, e não tem a liberdade de pensar por si mesmos."

Ainda ficam as questões:
- Por que a tentativa de castração foi apenas em Joseph?
- Como Joseph, com a pele queimada e todo machucado, iria pregar na manhã seguinte?
- Como ele reconheceria seus agressores e não daria queixa deles?
- Como ele continuaria morando ao lado do líder da turba?
- Como um homem de reputação seria esse líder?

________________
Fontes:


1- Fawn Brodie - No Man Knows My History, page119
2 -Todd Comptom - In Sacred Loneliness: The Plural Wives of Joseph Smith, page 231.
3 - ibid, p. 231-232.
4 - Mary Elizabeth Rollins Lightner to Emmeline B. Wells, summer 1905, LDS Archives.
5 - Orson Pratt, Latter-day Saints Millennial Star -Liverpool England- 40, 16 Dec. 1878:788
6 - "Joseph Smith: the First Mormon", p.146.
7 - "Report of Elders Orson Pratt and Joseph F. Smith," Deseret News, Dec. 4, 1878.

9 comentários:

  1. Investigadora: dá gosto ler seu blog, você vai a fundo mesmo! Não sabia que o tal de Smith era um sujeito tão cafajeste como a própria história mostra e a igreja dos mórmons esconde dos seus membros. Os mórmons estão descreditados cada vez mais e essas histórias deveriam ser mais divulgadas na internet para que os inocentes que frequentam a seita mórmon possam também ficar longe dessas barbáries.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Mário

    Essa era uma das historias que eu ouvia, mas nunca entendi de fato o motivo para terem feito isso com Smith e Rigdon.

    Fica dificil acreditar que fizeram isso so porque ele fundou uma igreja.

    E a parte da castração, essa então nunca foi sequer dita dentro da igreja.

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Investigadora, meu nome é MARCELO TOMANIK (bem grande prá todo mundo ver quem eu sou), fui batizado aos 9 anos na Ala de Bauru/SP, na época era a única, e permaneci na igreja até os 19 anos, quando então deixei de frequentar o ramo Betim/MG.
    Fiquei muito impressionado com seu blog, pois há muito tempo procurava por informações de bastidores da igreja. Algumas dela já conhecia, ouvia de boca em boca, mas sempre de maneira extra-oficial e sem fontes confiáveis.
    Assim como você, não tenciono afastar ninguém da igreja. Penso que se são felizes, que lá continuem, assim como são meus pais e uma de minhas irmãs; porém é importante tal tipo de informação para os que, como eu, tentaram, durante muito tempo sair da igreja, seja por falta de fé, ou por nunca ter visto as tais revelações do espírito santo, ou por perseguição de líderes "meio doidos".
    Ainda tenho parte de minha família e grandes amigos na igreja, hoje tenho meu afastamento respeitado por todos, mas foi um batalha longa e árdua...
    Não sei se conseguirei, mas pretendo, um dia escrever um relato de como foi minha vida na igreja e te enviar.
    Se vc achar que vale a pena, fique a vontade para divulgá-lo.

    Um grande abraço

    E prá quem quiser entrar em contato: tomanik@oi.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcelo

    Como você, conheço pessoas que ainda tem familiares na igreja e se afastaram. Outros frequentam aigreja APENAS por causa de familiares, ou porque são casados e sabem que um afastamento gerará, sem dúvidas, um divórcio, ou poruqe não querem ser ostracizados pela família. E isso pode ocorrer, em maior ou menor grau, infelizmente.

    Esteja à vontade para escrever sua experiência. O blog tem uma sessão chamada TESTEMUNHOS, onde os ex-membros compartilham suas experiências. Isso ajuda a outros, pois sabem que nòa estão sozinhos.

    Abs

    ResponderExcluir
  5. Investigadora, talvez você já esteja cansada disso, mas... ótimos posts! Ainda bem que você continua postando, assim eu posso continuar lendo! Eu desconhecia que Jesus Cristo também tinha ordenanças no templo feitas por ele, tampouco que Utah é a capital da fraude nos EUA. Também não conhecia os detalhes dessa história do piche e penas. Só lamento pelos mórmons que ainda acreditam nesses contos de fada de igreja. É o cúmulo que ainda permaneçam na ignorância da verdadeira história dos Mormons Inc. Minha carta de pedido de remoção já está pronta e impressa, vou ver se consigo fazer com que ela chegue às mãos do bispo neste final de semana. Sucesso em seu blog, está ótimo!

    ResponderExcluir
  6. The god Slayer

    Obrigada pelo apoio. Mesmo não percebendo, é importante, pois é isto o objetivo: mostrar coisas que estão escondidas.

    Mas ainda há tantas coisas para serem traduzidas.... trabalho para mais de uma vida. E enquanto eu puder, farei essas traduções!

    E parabéns pela atitude de enviar sua carta de "demissão" da igreja. Uma vez que a decisão está tomada, deve ser realizada.

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Investigadora,
    Gostaria de pedir sua ajuda para esclarecer uma dúvida, estava relendo o livro "Pela Bandeira do Paraíso" e no final do capítulo 11 (O princípio), na pagina 138 está escrito o seguinte: "Segundo Sarah Pratt, mulher do apostolo mormon Orson Pratt,
    o profeta Joseph costumava frequentar casas de tolerância. A sra. White, mulher bela e atraente, certa vez me confessou que concedia hospitalidade aos comandantes dos barcos a vapor do Mississippi. Disse-me que Joseph a conhecera pouco depois de chegar a Nauvoo e que ele a visitara dezenas de vezes."
    Não localizei nenhuma referência do autor sobre esta frase de Sarah, há maiores informações sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GM

      Estive procurando alguma informação sobre isso, mas não encontrei.

      O autor desse livro, Krakauer, mistura ficção com realidade, portanto, nào sei se a frase procede. Por outro lado, ele teve em mãos mais documentos do que nós, brasileiros, mas eu prefiro ficar com os pés atras.

      Qualquer tipo de informação desse tipo é complicada, pois parece "fofoca". Mas se eu encontrar algo postarei, pode ter certeza!

      Abs

      Excluir
    2. Investigadora,
      Neste meio tempo encontrei dois sites que cometam sobre essa declaração, um deles traz uma suposta referencia:
      Wyl, W., pseud. [Wilhelm Ritter von Wymetal]. Mormon Portraits, or the Truth About Mormon Leaders From 1830 to 1886. Salt Lake City: Tribune Printing and Publishing Co., 1886, 60.

      http://www.josephsmithspolygamy.com/NonWivesSexualRelations/24Accusations/MrsWhiteACC.html

      http://www.mormoncurtain.com/topic_joesephsmith_section3.html

      Minha pesquisa limitou-se ao google, mas realmente parece não haver nada de muito conclusivo e concreto sobre o assunto.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.