Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

A verdadeira caridade SUD


Recentemente, deparei-me com o ótimo post de TheOlafec, um ex-mórmon que, dentre muitos cargos dentro da igreja, foi  também Bispo. 

Ele conta uma experiência interessante sobre a caridade:




Caridade? Eu faço. Mas quero saír na tv !!! (Reeditado)


Uma coisa da qual sempre fui inconformado nos meus anos na igreja SUD, foi o fato de que os mórmon não fazem nada, ou fazem bem pouco pelos pobres e necessitados. A caridade é falha.

Sempre questionei o fato de outras instituições como os espíritas, os católicos, os evangélicos e os maçons realizarem com tanto empenho seus trabalhos de caridade. Eles estão muito envolvidos com a prática deste principio. Porém, não faz parte do cotidiano mórmon tais obras, e quando algo acontece, é tão raro, que costumam ficar perdidos na ocasião.

Alguns SUDs podem argumentar que a igreja realiza sim, um trabalho de caridade como, por exemplo, o Mãos Que Ajudam (na verdade nem me lembro de outro).

Entretanto isto que a igreja faz não é caridade, mas sim, uma campanha publicitária, uma jogada de marketing, com o propósito final de tornar a igreja mais conhecida e respeitada principalmente entre os empresários, políticos e a mídia.

Em Mateus 6:1-4, lemos: 

1 Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, näo tereis galardäo junto de vosso Pai, que está nos céus.2 Quando, pois, deres esmola, näo faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.3 Mas, quando tu deres esmola, näo saiba a tua mäo esquerda o que faz a tua direita;4 Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

Entretanto, a igreja só se envolve com a caridade se houver publicidade.

Sempre procura cobertura da mídia para os seus projetos, que são pontuais, não passando de dois ou três por ano. Para a igreja de Joseph Smith (o caçador de tesouros), cuja organização segue os padrões das grandes corporações internacionais, que é dona de empresas, bancos, que possui uma quantidade invejável de imóveis e carros de luxo e cujos principais lideres (executivos) hospedam-se nos melhores e mais caros hotéis do mundo, que é detentora de um patrimônio bilionário, a caridade se faz da seguinte forma, conforme eu observei de dentro da igreja:

Para o mundo ver:

- Cuida de alguma praça ou escola publica por um dia, com a presença da imprensa local;

- Doa cadeiras de rodas para alguma instituição, mas o faz em um evento publico com a presença de políticos;

- Chama a imprensa para mostrar os SUDs passando o dia em um asilo ou creche;

- Realiza uma campanha anual em parceria do McDonalds, onde missionários trabalham de graça na maior rede de fast-food do mundo;

- É parceira da Rede Globo (sem comentários);

Quando não são vistos 

- Se um SUD, dizimista integral por toda a vida, passar por alguma dificuldade e procurar ajuda financeira da igreja, ela vai mandá-lo pedir primeiro ajuda aos parentes (mesmo para aqueles que ele não vê há anos), amigos ou se desfazer de algum bem que tiver;

- Se vier a ajudá-lo, irá humilhá-lo pedindo, em troca, que o membro corte a grama da capela, lave as caixas d’água, limpe os ventiladores de teto, e coisas do gênero;

Também terá que suportar o fato humilhante de que todos os membros da Ala ficarão sabendo.

- Este membro passará a ser considerado um estorvo, uma pedra no sapato da Ala;

- Grande parte das famílias com dificuldade não é amparada pela igreja e não é bem vista pelos lideres.

Quando eu era bispo, havia uma família na minha Ala que vivia numa casa muito precária, sem banheiro decente, sem muros, não tinha pia na cozinha, tinha o telhado muito baixo com telhas de amianto que esquentava muito, entre outras coisas. 

Aquela situação sempre me incomodou, principalmente pelos filhos que tinham, dois rapazes e uma moça. E eu via que eles ficavam muito constrangidos com aquela situação.

Bom, comecei a pensar numa maneira para ajudá-los a ter um pouco de conforto. Tentei com o sacerdócio da ala e por um semestre deixei nas mãos deles, dos “homens fortes da ala” e nada. Juntaram R$ 60,00 e me entregaram. Em seis meses foi o que fizeram.

Procurei então a estaca e me disseram que não tinham nada especifico que pudessem fazer, mas que eu deveria procurar com o bispo responsável pelo bem-estar da Estaca. E mais uma vez, nada. Ele me deu um telefone do líder de bem-estar da Área. Um senhor norte-americano, que era o responsável, me informou que não era bem disso que ele tratava em seu chamado. Que talvez tivessem me informado mal do seu papel.

Na verdade, o que eu queria era descobrir se em algum lugar havia alguém na igreja que pudesse me ajudar a ajudar aquela família e, não para a minha surpresa, descobri que não havia ninguém. E vivenciei o famoso jogo de empurra-empurra eclesiástico típico na seita SUD.

Resumindo, eu não podia usar do fundo de jejum da Ala para esse tipo de problema. No comitê de bem-estar da Ala não consegui nada além dos R$ 60,00 em seis meses. Na Estaca não podiam me dar uma ajuda “específica”. Na Área, me disseram que eu estava mal informado sobre o papel deles, e enquanto isso aquela família seguia vivendo em más condições.

Mas o pior de tudo para mim é que, durante a minha peregrinação pelas “instancias superiores” da igreja, eu não consegui sensibilizar ninguém. Parecia que eu era um proletário pedindo um aumento de salário e o patrão se justificando e me tratando com frieza.

E essa experiência foi mais uma que me fez questionar se Jesus Cristo tinha mesmo alguma coisa a ver com esta igreja.

Vi estas coisas acontecerem e quando tive oportunidade tentei mudá-las, mas não consegui. É assim que a caridade SUD funciona.




10 comentários:

  1. Investigadora,

    Seu blog sempre tem posts excelentes, mas esse realmente se superou. O post aí do olafec reflete muito bem até as experiências que eu tive. Na verdade, além de questionar, o fato da caridade sud não funcionar (só no discurso) sempre me incomodou profundamente, enquanto era um "moron". O olafec aí não falou nada além da triste realidade.

    ResponderExcluir
  2. Investigadora, contínuo por aqui acompanhando seu blog. Hoje sei muito mais do que quando comecei a ler. Também já tive oportunidade de ajudar outras pessoas através de seu blog. Vc realiza um trabalho maravilhoso. Admiro sua dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Cara Nilde

    Obrigada, e espero que muitos outros possam ser esclarecidos. Que possam, pelo menos, ter as informações disponíveis. Isso já é o suficiente. E pessoas como você ajudam muito adivulgar essas informações, então o trabalho tem sido seu e de todos que usam este blog.
    Portanto, sou eu quem agradece!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Nilde. Apesar de não ter muito tempo, continuo lendo e aproveitando o blog, que a cada dia está melhor. :]

    Concordo com tudo que o post expõe. É fácil fazer caridade em dia de feriado e chamar a mídia para cobrir. Não sei se sou só eu que sinto isso, mas pra quem diz seguir a Cristo, isso é negação de um dos princípios básicos do cristianismo (não saiba tua mão esquerda o que fez a direita, não toque trombeta diante de ti quando deres esmola, etc.)

    E o pior é que os membros realmente acham que a igreja ajuda, e MUITO. Em comparação a qualquer outra entidade, o que a igreja faz é simplesmente ridículo.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Caro DB

    O que mais assusta é o que ela DEIXA DE FAZER. E o quanto é gasto, por ela, em empresas, em viagens, em restaurantes, em casas, em despesas dos que dizem viver a "Lei da Consagração." É vergonhoso.

    Abs

    ResponderExcluir
  6. A "caridade mormon" nunca funcionou mesmo. Qaundo tive problemas de depressao fui buscar ajuda com um bispo americano, a pergunta que ele me fez foi:"E o que voce veio fazer aqui nos EUA?" NUNCA me ajudou.
    O mesmo sucedeu com uma amiga latina, quando foi pedir ajuda o bispo imediatamente falou pra ela arrumar as malas e pedir dinheiro emprestado a um parente mais proximo pra comprar a passagem aerea de volta a seu pais de origem.
    Uma irma recem-divorciada e desempregada apelou ao bispo que lhe pagasse o aluguel, como os dizimos da irma estavam pendentes o bispo alegou que so podia pagar a metade e por um mes, que essa irma tinha que procurar urgente um emprego.
    Como uma igreja se diz verdadeira como todo dinheiro que tem se a caridade nao funciona?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Investigadora.
    Olha, nessa partedo blog voce se superou !
    Se me permite há uma situação de demagogia em duas partes dessa pagina.
    Primeira:
    "Caridade / eu faço, mas quero sair na tv !"
    Já andei por lugares bem remotos em dias do progeto "Mãos que ajudam" e não vi nenhum holofote mas sim, gente, muita gente trabalhando no anonimato eo que se mostra na tv é uma microscopica parcela de tudo que é feito portanto.....
    Segunda:
    Essa coisa de "membro coitado" que precisa de ajuda.
    Muitas vezes ví com meus proprios olhos esses tais membros receberem mais do que uma vez, ajuda voluntaria, ajuda de quorum, ajuda de sociedade de socorro e daí o que acontece ?
    Ficam no ostracismo, não progridem.
    A pergunta é:
    Será que essas pessoas querem "se ajudar" pois aqueles que guardam os mandamentos raramente precisam de ajuda.
    Essa situação se repete em varios lugares, não apenas na Igreja mormon, é coisa de brasileiro mesmo....
    Espero sua resposta nesse e em outros coments mais recentes, obrigado.
    até mais, felicidades

    ResponderExcluir
  8. Maurício

    Você também se superou em seu sarcasmo e julgamento.

    Muito me espanta você defender que o que a igreja SUD faz é caridade, colocando aventais com a logomarca da igreja estampada, quase com tinta fluorescente, para ser reconhecida.

    Oras, não seja assim tão incauto ao escrever aqui. A verdadeira caridade não se promove, não se mostra. Veja quantos grupos evangélicos, espíritas e ateus se reúnem, sem representarem NENHUMA IGREJA, sem levantarem nenhum estandarte de que tem dinheiro de igreja ali, mas se unem para socorrer outros seres humanos. E com dinheiro de suas igrejas, SIM!

    A igreja SUD, ao contrário, USA seus membros como obejtos de auto-promoção, e muitas vezes, não gastam um único centavo, pois até mesmo tinta ganham da prefeitura.

    Então vejamos: os membros COMPRAM o aventalzinho da igreja, trabalham fazendo caridade, com material doado pela prefeitura, e a IGREJA SUD recebe os parabéns????

    Tenha dó, só não vê quem não quer.

    Já recebi comentários de pessoas que se dizem SUD, que vão em asilos, orfanatos e por isso, dizem q a igreja faz caridade. ERRADO! A pessoa, que é SUD, faz caridade, mas não a igreja.

    Grande diferença.

    Quanto a ajudar seus membros, a igreja SUD, em primeiro lugar, é contra qualquer tipo de caridade FORA da igreja. Isto significa que ela desaconselha FORTEMENTE que qualquer membro doe ou faça qualquer serviço de caridade, pois já está dando dinheiro para ela, para que ela faça caridade.

    Assim, pessoas que pagaram o dízimo, mas que em dado momento de sua vida passam por dificuldades, tem ajuda negada.

    E EU conheço pessoas assim. Conheço uma cujo marido é um safado, que nunca levou nada, além de migalhas para dentro de casa, mas tem recomendaçõa para o templo. E a esposa, que se mata de trabalhar pra colocar comida dentro de casa, para pagar as contas, ao pedir ajuda à igreja, depois do divórcio, recebeu a resposta:

    "Seu dízimo está atrasado. Sinto muito, não podemos fazer nada por você!"

    E ela ainda teve sua recomendação do templo retirada, não podendo ver seu filho passar pelo templo antes de ir para a missão. O pai, ao contrário, estava lá, feliz da vida....

    E você ainda acha que tem o direito de julgar quem merece ou não ser ajudado?

    Quem são esses homens, que se vêem nesse direito?

    Não ajudam nem mesmo aos seu próximo, e vocês ainda acreditam que ajudam aos que estão distantes?

    Oras, só não vê quem não quer...

    ResponderExcluir
  9. Joana

    Creio que seu post responde à indignação do Maurício melhor do que minha resposta. Ele diz ser demagogia minha (na realidade, é um post de um amigo, e está bem especificado no início) que achei extremamente esclarecedor e verdadeiro.

    Seu comentário apenas reafirma o que os membros da igreja se recusam a ver: uma igreja rica, sovina e interesseira.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Investigadora.
    Voce frisou tanto a parte do "nome em letras brilhantes" e eu fico pensando nas vezes que ví as reportagens do SPtv e em nenhum momento é citado o nome da Igreja.
    Se eu não soubesse que se tratava da minha Igreja Sud, ficaria dificil saber quem estava fazendo aquela ação.
    Quanto as respostas (sua e da outra pessoa citada) me dá tristeza em perceber o que geralmente o ser humano busca quando se une a uma Igreja.
    Certa vez uma prima minha, ao saber que tinha me filiado à Igreja disse:
    " Tenho um colega que foi missionário e não ficou "bem de vida", apenas terminou seus estudos e arrumou um bom emprego, só isso"
    Mas voce deve estar perguntando o que tem haver entao concluo:
    O ser humano, principalmente o brasileiro, se acostumou a relacionar Igreja com duas coisas:
    Bem estar pessoal e ajudas humanitarias que geralmente não resolvem nada.
    Isso é herança das religioes Evangelicas.
    As pessoas estão esquecendo de buscar primeiro o Reino de Deus.
    Eu conheço sim alguns membros dentro da Igreja que agem exatamente assim.
    Também conheço membros que adoram espalhar aos quatro cantos sobre que "ajudaram".
    O povo brasileiro e outros povos sub. se acostumaram com esmola.
    O atual governo brasileiro é campeão nesse apecto.
    Como já disse em outro post, o objetivo é ensinar a pescar.
    Ajudas humanitarias são apenas coisas de primeiro momento e projetos como "Mãos que ajudam" são apenas atividades pontuais.
    A verdadeira atividade é feita dentro do ser humano que aceita o Evangelho de Cristo.
    Digo e repito: As pessoas precisam "se ajudar".
    Principalmente o povo brasileiro que se acostumou a viver de esmola quando deveria viver de dignidade, dignidade essa que o governo não proporciona.
    Só pra arrematar, voce disse que comparei a caridade Sud com a pobreza do Brasil mas o que eu quis dizer e exatamente isso:
    Acorda Brasil e acorda, resto de sub-mundo, chega de viver de esmolas, busquem a dignidade !
    Se não for através de Cristo, que seja através da Inteligencia que o Pai deu a nós !
    Obrigado, té mais.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.