Texto traduzido e adaptado de The Mormon Handbook
A Primeira Visão de Joseph Smith não foi a única em sua época, e as evidências sugerem que ele plagiou partes de outras histórias para fabricar sua própria história visionária.
- O historiador Mórmon Richard Bushman identificou mais de 33 histórias visionárias publicadas entre 1783 e 1815. The Visionary World of Joseph Smith [7MB PDF]
- Identificamos seis histórias que provavelmente forneceram material para a história visionária de Joseph.
Comparando os contos visionários
Norris Stearns (1815)
(The Religious Experience
As quoted in The Visionary World of Joseph Smith [7MB PDF])
As quoted in The Visionary World of Joseph Smith [7MB PDF])
Compare o prefácio do livro de Stearns com a história da vida de Joseph: um jovem semi-alfabetizado; ordenado a escrever um livro, um profeta.
O público aqui é presenteado com um livro escrito por um jovem semi-alfabetizado, que tem sido altamente favorecido por Deus, e mostrou muitas coisas, que ele agora foi ordenado a escrever. Ele solicita encarecidamente a atenção sincera de cada leitor, que talvez não se sustente (como o Parêntese inútil) entre os outros livros do mundo, pois está escrito em obediência à ordem divina, como um testemunho para mostrar seu chamado. Cuidado foi tomado, que nada deve ser escrito, a não ser o que foi comandado pelo Senhor, cujo servo e profeta eu sou.
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Norris Stearns
The Religious Experience, prefácio
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O sentimento religioso do pai de Stearns é semelhante ao do pai de Joseph:
Meu pai era um homem de oração, e pertencia à Igreja Batista, em Leyden, mas não tinha fé em ordenanças cerimoniais, e nas formas das religiões mortas. Ele retirou-se das suas reuniões, e logo foi abandonado às bofetadas de Satanás. Que a sua alma possa ser salva no dia de nosso Senhor Jesus.
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Norris Stearns
The Religious Experience, p.5
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Comparando os contos:
Norris Stearns (1815)
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Joseph Smith (1842)
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Ambos ficaram à beira da morte
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quando eu estava aparentemente à beira da desgraça eterna, não vendo nada além da morte diante de mim, de repente
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no momento exato em que estava prestes a sucumbir ao desespero e abandonar-me à destruição
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Ambos viram uma luz
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apareceu um pequeno brilho de luz no quarto, maior que o brilho do sol
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vi um pilar de luz acima de minha cabeça, mais brilhante que o sol
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Ambos viram o Pai e o Filho em forma humana
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Eu vi dois espíritos ... Um deles era meu Deus criador, quase em forma corpórea como um homem... abaixo dele estava Jesus Cristo o meu Redentor, em perfeita forma como um homem...
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Vi dois Personagens…
pairando no ar, acima de mim. Um deles falou-me, chamando-me pelo nome, e disse, apontando para o outro: Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!
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Ambos foram incapazes de descreverem suas aparências
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Não pude descrever a glória deles
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cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição
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Ambos usaram "pilar" em suas descrições
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um pilar e uma nuvem
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um pilar de luz
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Elias Smith (1816)
Comparando os contos:
Elias Smith (1816)
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Joseph Smith (1842)
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Ambos entraram no bosque em uma manhã
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Fui ao bosque em uma manhã
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retirei-me para um bosque a fim de fazer a tentativa. Foi na manhã de um belo e claro dia
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Ambos viram uma luz
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uma luz brilhante apareceu dos céus
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vi um pilar de luz acima de minha cabeça
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Ambos tiveram um encontro divino
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Minha mente parecia a subir naquela luz ao trono de Deus e do Cordeiro, e, enquanto assim gloriosamente levado ... E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte Sião
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Quando a luz pousou sobre mim, vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição
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Solomon Chamberlain (1816)
(A Short Sketch of the Life of Solomon Chamberlain
As quoted in The Visionary World of Joseph Smith [7MB PDF])
As quoted in The Visionary World of Joseph Smith [7MB PDF])
Solomon visitou Palmyra e se reuniu com a família Smith no outono de 1829
Ele finalmente juntou-se à Igreja Mórmon
Comparando as visões:
Solomon Chamberlain (1816)
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Joseph Smith (1842)
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Ambos oraram sobre as denominações religiosas e receberam a resposta que todas eram corruptas
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o anjo tinha dado a conhecer-me, na visão, que todas as igrejas e denominações na terra haviam se tornado corruptas
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Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas... todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos
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Charles G. Finney (1821)
Finney visitou a comunidade de Joseph Smith em 1831
Comparando as duas histórias da visão:
Charles G. Finney (1821)
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Joseph Smith (1842)
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Ambos ficaram impressionados com as escrituras
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Justamente neste ponto esta passagem da Escritura parecia cair em minha mente com uma enxurrada de luz ... eu imediatamente agarrei-a com meu coração
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Jamais uma passagem de escritura penetrou com mais poder no coração de um homem do que essa, naquele momento, no meu. Pareceu entrar com grande força em cada fibra de meu coração
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Ambos foram para um bosque para rezarem sozinhos
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Eu me virei e voltei meu caminho em direção à floresta, sentindo que eu estava sozinho e longe de todos os olhos e ouvidos humanos, para que eu pudesse derramar minhas orações à Deus ... Eu rastejei para este lugar e me ajoelhei para orar
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retirei-me para um bosque a fim de fazer a tentativa... tendo olhado ao redor e encontrando-me só, ajoelhei-me e comecei a oferecer a Deus os desejos de meu coração
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Ambos lutaram para rezar
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Mas quando tentei orar eu descobri que meu coração não iria rezar ... Mas eis! quando tentei, eu estava mudo, ou seja, eu não tinha nada a dizer a Deus, ou pelo menos eu poderia dizer apenas poucas palavras
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Era a primeira vez na vida que fazia tal tentativa, pois em meio a todas as ansiedades que tivera, jamais havia experimentado orar em voz alta... se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua, de modo que eu não podia falar
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Ambos foram tomados por um poder
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Uma imensa sensação de minha fraqueza, em estar envergonhado por um ser humano me ver ajoelhado diante de Deus, tomou poderosa posse de mim
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se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência
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Ambos caíram em desespero
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Finalmente, encontrei-me rapidamente beirando ao desespero
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no momento exato em que estava prestes a sucumbir ao desespero
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Ambos ficaram fracos
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Eu me senti quase fraco demais para ficar sobre meus joelhos
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eu estava sem forças; mas tendo logo me recuperado em parte
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Asa Wild (1823) [full text]
(Remarkable Vision and Revelation:
as seen and received by Asa Wild, of Amsterdam, (N. Y.)
as seen and received by Asa Wild, of Amsterdam, (N. Y.)
Comparando as visões:
Asa Wild (1823)
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Joseph Smith (1848)
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Ambos tiveram um encontro divino
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percebi de maneira notável a majestosa grandeza e glória daquele Ser
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Vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição
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Ambos perderam suas capacidades
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Era como se minha mente, embora ativa em sua própria natureza, tivesse perdido toda a sua atividade, e fiquei completamente imóvel
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imediatamente se apoderou de mim uma força que me dominou por completo; e tão assombrosa foi sua influência que se me travou a língua
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Foi dito a ambos que todas as denominações eram corruptas
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Ele também me disse que todas as denominações professamente cristãs tinham se tornado extremamente corruptas
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Personagem que se dirigia a mim disse que todos os seus credos eram uma abominação a sua vista; que aqueles religiosos eram todos corruptos
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Ambos receberam informações adicionais
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e muitas outras coisas Ele disse a mim, que eu não posso escrever neste momento
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e muitas outras coisas disse-me, as quais não posso, no momento, escrever
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James G. Marsh (1838)
Resumo do Professor da BYU e historiador Mórmon D. Michael Quinn sobre a visão de Marsh:
7 de maio de 1838.
James G. Marsh, de 14 anos, filho do presidente do Quórum dos Doze, morre. O volume de julho do Elder’s Journal diz que aos nove anos, este rapaz "teve uma visão extraordinária, na qual ele falou com o Pai e muitos dos antigos profetas face a face, e viu o Filho de Deus vindo em sua glória." Nenhuma publicação, neste momento ainda não tinha se referido à visão de Smith do Pai e do Filho.
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D. Michael Quinn
The Mormon Hierarchy: Origins of Power, p.628 |
O obituário foi escrito pouco antes de a versão oficial SUD.
Uma comparação das visões:
Obituário de Marsh (1838)
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Joseph Smith (1842)
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Ambos foram visitados pelo Pai e Filho
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ele falou com o Pai e muitos dos antigos profetas face a face, e viu o Filho de Deus vindo em sua glória
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Vi dois Personagens cujo esplendor e glória desafiam qualquer descrição... Um deles falou-me...Este é Meu Filho Amado. Ouve-O!
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Ambos usaram frase similar para a data
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no início da primavera de 1832
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no início da primavera de 1820
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Versão do Rei Tiago
As palavras de Joseph Smith usa para descrever sua visão parecem ter sido emprestadas do livro de Atos, a saber, a visão de Cristo por Paulo, quando estava a caminho de Damasco.
“Ora, aconteceu que, indo eu já de caminho, e chegando perto de Damasco, quase ao meio-dia, de repente me rodeou uma grande luz do céu. E caí por terra, e ouvi uma voz que me dizia...” Atos 22:6-7
“Ao meio-dia, ó rei, vi no caminho uma luz do céu, que excedia o esplendor do sol, cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo”. Atos 26:13
Conclusões:
Ou Deus estava tentando restaurar a verdadeira igreja cristã para dezenas de pessoas em toda a Nova Inglaterra ou a história de Joseph Smith é mais uma fábula, dentre muitas outras.
Não há razão para aceitar a Primeira Visão como um evento histórico real, pois, dentre outros motivos:
- Não há testemunhas
- Joseph não manteve sua história constante
- Joseph apenas a revelou completamente uma década depois de, alegadamente, ter acontecido
- É formada a partir da experiências visionárias ocorridas na Nova Inglaterra durante o início de 1800
Isso explica as várias versões da Primeira Visão, e como elas foram evoluindo e aumentando em detalhes. Esses detalhes foram, aos poucos, sendo plagiados de "visões" de outros e incorporados na versão de Smith.
Uma postagem de muito valor. Baixei esse livro do Richard Lyman Bushman porque é uma ferramenta indispensável para derrubar a veracidade da primeira visão de Joseph Smith Jr.
ResponderExcluirDe fato, Antônio Carlos - até memso a primeira visão não passou d eum grande plágio.
ResponderExcluirEu ainda tinha dúvidas sobre Joseph Smith ter realmente sofrido alucinações ou coisa parecida, mas depois dedescobrir tantas histórias antes dele, e tão semelhantes, percebi que ele foi apenas um grande plagiador.
Abs
Sinceramente! Acho que ele não fez tudo sozinho. Devia ter ajuda de Oliver Cowdery e outros que ainda descobriremos. Que tinha a influencia familiar ocultista e visionária já é fato. Mas não ouso afirmar que ele tinha capacidade de plagiar sozinho tantas outras fontes literárias. Alguem deve ter influenciado ele a isso. Minha desconfiança é de Oliver Cowdery, em seguida, Hyrum Smith e outros maçons. Só que não ficou evidenciado em forma de documentação histórica.
ResponderExcluirCom certeza, Antônio Carlos.
ResponderExcluirAliás, a Lei da Consagração, por exemplo, é de autoria de Sidney Rigdon, quando ele ainda era o braço direito de Smith.
Ele foi esperto ao escolher seus parceiros e, com eles, fazer uma compilação de tudo o que acontecia, de forma desorganizada, à sua volta. Invariavelmente, esses parceiros acabaram por deixá-lo, acusando-o de "profeta caído", pois nem mesmo eles conseguiram conviver com as "extravagâncias" de Smith.
Mas certamente o mormonismo não é fruto de uma única mente. Quanto à isso, você está totalmente correto.
Abs
Porque você não compila tudo isso e publica um livro?
ResponderExcluironsureplace
ExcluirJá me sugeriram isso, mas não acredito em informação paga. Assim como tive acesso a todas essas informações de forma gratuita - só pagando pela internet - creio que outros também tem o direito a tê-la.
Se eu fosse distribuir os livros gratuitamente, teria que pagar impressão e distribuição, o que seria inviável.
Assim, o meio eletrônico ainda é a única forma de divulgar conhecimento de forma gratuita.
Abs