Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Porque William e Jane Law deixaram a igreja SUD - parte 2

 Por Grant H. Palmer


Texto traduzido e adaptado de MormonThink

 

II. Eles saíram por causa das propostas imorais de Joseph Smith


É agora bem documentado que Joseph Smith teve ao menos 33 mulheres plurais entre 1841-1843. [16]  Em 23 de junho de 1843, Joseph Smith já havia se casado com 21 mulheres, incluindo várias mulheres casadas e várias jovens esposas adolescentes.

Emma Smith não estava feliz em seu casamento com Joseph. William Clayton, o secretário pessoal de Smith, registrou uma conversa em seu diário, nesta data, que Joseph Smith teve com sua esposa:

"Ele [Joseph Smith] sabia que ela [Emma] estava disposta a se vingar dele [Smith] por algumas coisas. Ela [Emma] pensou que se ele [Joseph] fosse indulgente, ela também o seria." [17]

Joseph Jackson apóia esta documentação de William Clayton. Jackson disse que Joseph lhe confidenciara:

"Emma queria [William] Law como um marido espiritual, e ela racionalizou que, como ele tinha tantas esposas espirituais, ela pensou ser mais do que justo que ela tivesse pelo menos um esposo... e que ela queria Law, porque ele era um ‘pequeno doce homem'." [18]

Entre junho de 23 e 11 de julho de 1843, Joseph Smith recebeu um mandamento que é mencionado em uma revelação de 12 de julho de 1843 (DeC 132:51):

“...Um mandamento dou a minha serva Emma Smith, tua esposa, que a ti dei, de que ela se contenha e não participe daquilo que te ordenei oferecer-lhe...”

William Law, Conselheiro Smith na Primeira Presidência, descreve o conteúdo desta "oferta"- revelação - que Smith usou para apaziguar Emma. Law escreveu:

"Joseph se ofereceu para fornecer à sua esposa, Emma, um substituto dele, a título de compensação por sua negligência à ela, na condição de que ela pararia para sempre sua oposição à poligamia,  permitiria-lhe desfrutar de suas esposas jovens em paz, manteria algumas delas em sua [mansão] casa e que elas seriam bem tratadas, etc." [19]

Enquanto Joseph e Emma Smith aceitaram esta oferta, ou arranjo sexual, William e Jane Law não o fizeram. Jackson, ao continuar com sua narrativa, disse que:

"Ele [Joseph] e Emma tentaram persuadi-la [Jane Law] da veracidade da doutrina, mas que ela não acreditou que ela fosse de Deus." [20]

Como os Laws rejeitaram a oferta, Joseph Smith recebeu a revelação de DeC 132, em 12 de julho de 1843, versículos 51-52, 54, agora instruindo Emma:

“...que ela se contenha e não participe daquilo que te ordenei oferecer-lhe; porque eu o fiz, diz o Senhor, para provar-vos todos, como fiz com Abraão... E que minha serva Emma Smith receba todas as que foram dadas a meu servo Joseph...  E ordeno que minha serva, Emma Smith, permaneça com meu servo Joseph, apegando-se a ele e a nenhum outro. Mas se não guardar este mandamento, ela será destruída, diz o Senhor; porque eu sou o Senhor vosso Deus e destruí-la-ei se ela não guardar minha lei.”

William Law registrou os comentários de Joseph e Emma nestes versos:

"Ele [Joseph] pensou que a revelação poderia fazer com que ela [Emma] se submetesse de forma pacífica, uma vez que a ameaçou de destruição, se ela não fizesse."

Emma confidenciou a Law que a revelação, na qual ela não acreditava, era uma "ameaça contra sua vida" se ela não a cumprisse. [21]

Law disse que Emma:

"Falou repetidamente sobre a falsa revelação... [e] disse [:] 'Devo obedecê-la ou serei destruída. Bem, eu acho que terei que obedecê-la’." [22]

Emma submeteu-se à instrução de Joseph, mas Joseph continuou com suas propostas [de esposas plurais] às mulheres solteiras e casadas até dezembro de 1843, incluindo Jane Law.

Vários meses depois desta proposta de "substituição sexual" de Joseph, provavelmente durante novembro-dezembro, Smith armou um jogo para a "atrativa" Jane Law, de trinta anos de idade. [23]

William escreveu em seu diário, em 13 de maio de 1844 que,

"Ele [Smith] tinha recentemente se esforçado para seduzir minha esposa, e encontrou uma mulher virtuosa." [24]

Alexander Neibaur, um amigo próximo de Joseph Smith registrou que:

"Quando o Sr Law chegou em casa [à noite], ele perguntou quem tinha estado ali em sua ausência. Ela disse que ninguém além do irmão Joseph. Ele exigiu saber o que havia acontecido. A Sra Law, então, disse que Joseph queria que ela se casasse com ele." [25]

Joseph Jackson disse a mesma coisa quando escreveu:

"Pouco depois de... (15 de janeiro, 1844) Joe informou-me em uma conversa, que ele havia se esforçado por cerca de dois meses para obter a Sra. William Law como uma esposa espiritual [polígama]. Ele disse que tinha usado todos os argumentos em seu poder para convencê-la da veracidade da doutrina, mas não obteve sucesso." [26]

 Smith compartilhou essa informação, de acordo com Jackson, porque ele queria que Law fosse "removido" (excomungado). Jackson disse que logo após 15 de janeiro:

“Um domingo de manhã, Joe e eu tivemos uma longa conversa sobre Law, na qual ele confessou, não pela primeira vez, no entanto, sua determinação de colocar Law fora de seu caminho, pois ele havia se tornado perigoso para a igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e que era a vontade de Deus que ele fosse removido. Ele, no entanto, queria proceder de tal maneira que ele fosse capaz de obter a esposa de Law.” [27]

Por volta de 1º de janeiro de 1844, é claro no diário de William que os Laws rejeitaram a proposta de Smith. [28] Em 08 de janeiro, Law é destituído como um conselheiro da Primeira Presidência e em 18 de abril, os Laws foram excomungados da igreja. 


Notas:


16. Todd Compton, In Sacred Loneliness: The Plural Wives of Joseph Smith (Salt Lake City: Signature Books, 1997), 6.
17.  Claytons Secret Writings Uncovered: Extracts from the Diaries of Joseph Smith's Secretary William Clayton, 108.
18.  Jackson, A Narrative of the Adventures, 20.
19 Letter written by William Law on Jan. 7, 1887, The Salt Lake Daily Tribune (July 3, 1887), emphasis retained.
20. Jackson, A Narrative of the Adventures, 20..
21. William Law correspondence of July 17, 1885 with Charles A. Shook, in Lyndon W. Cook, William Law: Biographical Essay, Nauvoo Diary, Correspondence, Interview, 99, emphasis retained.
22. Interview of William Law, March 30, 1887, The Salt Lake Daily Tribune  (July 31, 1887).
23. Cook, "William Law, Nauvoo Dissenter," BYU Studies 22 (Winter 1982): 47-48.
24. William Law Nauvoo Diary, May 13, 1844, in William Law: Biographical Essay, Nauvoo Diary, Correspondence, Interview, 53, emphasis added.
25. Journal of Alexander Neibaur, May 24, 1844, LDS Church History Library, Salt Lake City, Utah.
26. Jackson, A Narrative of the Adventures, 19, emphasis added.
27 Ibid., Jackson, 21; see note 3.
28 William Law Nauvoo Diary, Jan. 1, 1844, in William Law: Biographical Essay, Nauvoo Diary, Correspondence, Interview, 37.

2 comentários:

  1. Investigadora, uma sugestão: será que não dá pra colocar um link nos seus artigos de compartilhar no Facebook? Assim diminui o trabalho de copiar e colar o link. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. The god Slayer

    Farei uma página no facebook, mas por experiência de amigos, os mórmons sempre denunciam, e essas páginas são deletadas.

    Vamos ver o caminhar da carruagem.

    Abs

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.