Direitos autorais

Todos os direitos são reservados.

Nenhuma parte ou totalidade deste blog podem ser reproduzidas sem a permissão estrita da autora/tradutora.

Caso contrário, as penalidades cabíveis da lei serão aplicadas.

TRADUTORES

English French German Italian Dutch Russian Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Páginas

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

DOUTRINA SUD - a palavra da sabedoria - parte 2

PRÉVIO             
A PALAVRA DE SABEDORIA APÓS JOSEPH SMITH

Após a morte de Joseph Smith, os SUDs tinham sérias dificuldades em aplicar a Palavra de Sabedoria em suas vidas. 

Outras vezes, ela nem mesmo era tomada seriamente pelos próprios dirigentes da igreja, que produziam e usavam dos ítens proibidos por Joseph Smith.

A seguir, veremos vários destes exemplos, no livro dos Tanners, que pode ser lido on line.

Texto traduzido e adaptado de Changing World of Mormonism, chapter 18

De acordo com o diário de Housea Stout (On The Mormon Frontier, vol. 1, p.75), Brigham Young declarou em 27 de setembro de 1845:

“… Eu sou e pretendo ser sempre o mestre do café e chá, mas não sou escravo dessas paixões, e posso abandoná-los se eles afrontarem meus irmãos…”

Em 1854, Brigham Young bebia café regularmente (veja Mormonism—Shadow or Reality? p.408). 

Muitos anos depois, já em 7 de abril de 1867, Brigham Young assumiu no tabernáculo que ele havia mascado tabaco por muitos anos:

“…não é meu privilégio beber bebidas alcoólicas, nem é meu privilégio mascar tabaco.”

“Bem irmão Brigham, você fez isso?”

“Sim, por muitos anos, mas parei com esta prática habitual. Eu o usava contra a dor de dente; agora estou livre desta dor e minha boca nunca está manchada pelo tabaco” (Journal of Discourses, vol. 12, p.404).

No caminho para Utah, Brigham Young aconselhou aos mórmons pioneiros a “usarem a cerveja como bebida” (John D. Lee, p. 116).


O historiador Hurbert Howe Bancroft disse que:

"O primeiro bar em Salt Lake, e o único por anos, era em Salt Lake House, e pertencia à Young e Feramorz Little" (History of Utah, p.540, footnote 44).

Stanley P. Hirshon escreveu:

“Em Utah, a igreja dominou o comércio de bebidas alcoólicas. 

"Em 1856, Caleb Green trouxe 6 toneladas de mercadorias através das plainícies para Young, consistindo de tabaco, rum, uísque, brandy, chá e café. 

"Dois anos depois, o The New York Times afirmou que o 'principal saloon para beber e jogar era em Salt Lake House, um prédio sob controle da igreja e sob o comando de Heber C. Kimball'. … Young tentou ao máximo se livrar das cervejarias rivais.” (The Lion of the Lord, p.285).

A DESTILARIA DE BRIGHAM YOUNG

Em 7 junho de 1863, Brigham Young assumiu publicamente que ele havia construído uma destilaria:

“Quando não havia uísque aqui, e nós precisávamos dele com propósitos racionais, eu construi uma casa para fabricá-lo. 

"Quando a destilaria estava quase completa e em boa ordem para funcionar, um exército foi descoberto em nossa vizinhança e eu paralisei os trabalhos; eu não fiz um único galão de uísque na minha fábrica, porque ele tem chegado em grandes quantidades, mais do que nós precisamos.” (Journal of Discourses, vol. 10, p.206). - grifo nosso.

Porém, Hubert Howe Bancroft contradisse BY ao escrever:

"Peter K. Dotson... veio à Salt Lake em 1851, e seu primeiro emprego foi com Brigham, como gerente da destilaria, depois tornou-se agente dos correios.” (History of Utah, p.573, footnote 2). - grifo nosso.

Josiah F. Gibbs deu mais informações sobre a destilaria de Brigham Young:

“Durante 40 anos, os profetas mórmons controlaram, absolutos, o conselho da cidade e a força policial de Salt Lake…

"Ao invés, entretanto, de trazer o princípio imutável [palavra de sabedoria] junto à temperança e à decência moral, o profeta Brigham trouxe uma destilaria de uísque e outros tóxicos, e os líderes da igreja eram os atacadistas e os distribuidores do varejo…”

Em 26 de julho de 1890, o juiz Orlando W. Powers fez um discurso no qual ele disse:

“Irá agradá-los saber que, não obstante a cidade tinha suspendido o negócio de uísque, em 19 de agosto de 1862, Brigham Young concedeu uma licença para destilar os pêssegos em bebida alcoólica”.

Em 11 de agosto de 1865, o Sr. Young e George Q. Cannon dirigiram-se ao Conselho sobre a questão das bebidas. Young disse:

"Esta comunidade precisa de vinagre e exigirá bebidas espirituais para a lavagem e para a saúde, e é correto e adequado que a cidade continue a sua venda como tem feito, e que tenha lucros.

"... Brigham Young manteve uma conta aberta nos livros da cidade, e esta conta mostra que entre 1862-1872, havia 235 diferentes cobranças de bebidas alcoólicas compradas por ele, no valor total de $ 9.316,66, ou uma média de 846,97 dólares por ano ...

"Uma análise dos registros oficiais dos Estados Unidos mostra que, desde 1862, quando o imposto sobre a bebida destilada foi cobrado, até a vinda da ferrovia Union Pacific, em 1869, que foi o início da era dos gentios em Utah, existiam trinta e sete destilarias no Território .... Esses fatos, extraídos de registros públicos, alienam a acusação de que os pagãos invadiram uma comunidade de temperança". (The Salt Lake Tribune, 14 de julho de 1908).

Segundo John D. Lee, Brigham Young mantinha um grande suprimento de bebidas. Sob a data de 14 [15] de maio 1867, Lee registrou em seu diário:

"Por volta de 5 da tarde, o Pres. B. Young e companhia chegaram ... No dia seguinte fui vê-lo ... Ele tinha um garrafão de um excelente vinho de sua própria fabricação, e disse: ‘quero agradar o irmão Lee como um bom presente, como o que pode ser comprado em Dixie’. 

"O vinho era, de fato, um artigo de qualidade superior. Ele disse que tinha cerca de 300 galões e tinha feito um acordo por volta de 2000 dólares anuais em bebidas, e continuou dizendo que nós [ele] desejavamos [desejava] que alguém comprasse seu vinho a 5 dólares o galão e o vendesse, quando o Pres. D.H. Wells disse que levaria 200 galões a $ 6 dólares cada". (A Mormon Chronicle, The Diaries of John D. Lee, vol. 2, pp.71-72).

Leonard J. Arrington, historiador da Igreja, observou o seguinte a respeito da Palavra de Sabedoria e da produção de bebidas alcoólicas pelos SUDs:

“A grande e crescente ênfase sobre a Palavra de Sabedoria, que caracterizaria a atitude mórmon oficial em todo o restante do século parece ter começado em 1867 ....

"A explicação para estas regras e a decisão divulgada em obedecer à Palavra de Sabedoria parece basear-se nas condições da economia mórmon ... era necessário que os Santos dos Últimos Dias desenvolvessem e mantivessem uma economia auto-suficiente em seu retiro em Rocky Mountain.... Não poderiam existir perdas de ativos líquidos em bens de consumo importados ....

"Os Santos que usavam seu dinheiro para comprar importados como Bull Durham, velas Battle-Axe, chá, café e produtos  ‘supérfluos’ similares (porque não eram produtivos) tinham uma atitude que se opunha aos interesses econômicos do território.  

"Diante desta situação, o Presidente Young passou a ser contrário ao gasto do dinheiro dos Santos com chá, café e tabaco importados. Era coerente com a economia da época que ele não tivesse grande objeção em relação a mascar tabaco e que o tabaco fosse cultivado localmente. Ele também foi coerente por ter desenvolvido com sucesso uma produção local de chá ‘Mormon’ para tomar o lugar do bem importado.” (Brigham Young University Studies, Winter 1959, pp.43-44). - grifo nosso.

Dr. Arrington cita Brigham Young dizendo:

“Não conheço nenhum clima e solo melhor do que este para o êxito da cultura do tabaco. Em vez de comprá-lo de um mercado externo e importá-lo por mais de mil milhas, por que não produzi-lo em nosso próprio país ou viver sem ele? ...

"O chá tem uma grande demanda em Utah, e qualquer coisa com esse nome vende facilmente a um preço extravagante ....  

"O chá pode ser produzido no Território, em quantidades suficientes para o consumo doméstico, e se nós mesmos o produzirmos, saberemos que temos um artigo puro. Se nós não o cultivarmos, eu sugiro que vivamos sem ele.” (Ibid., p.45).

Em seus sermões, Brigham Young ocasionalmente discutira a idéia sobre os mórmons produzirem seu próprio chá, café, tabaco e uísque:

“Você sabe que todos nós professamos acreditar na 'Palavra de Sabedoria'. Tem havido uma grande discussão sobre isso .... 

"Nós, como Santos dos Últimos Dias, nos importamos pouco com o tabaco: mas como 'mórmons', nós o usamos em grande quantidade ....  

"Os comerciantes ambulantes passam a vendem toneladas de tabaco, além do que é vendido aqui regularmente. Eu diria que 60.000 dólares por ano é a menor estimativa que eu faria sobre essas vendas. O tabaco pode ser produzido aqui, assim como ele pode ser produzido em qualquer outro lugar. Ele requer atenção e cuidado. Se formos usá-lo, vamos produzi-lo aqui.  

"Eu recomendo que alguns produzam tabaco .... façam uma  produção de tabaco e pararemos de enviar dinheiro para fora do território por este artigo ....  

"Nós gastamos anualmente apenas US$ 60.000 para quebrar a 'Palavra de Sabedoria', e podemos guardar esse dinheiro e ainda quebrá-la, se nós formos quebrá-la.” (Journal of Discourses, vol. 9, p.35). – grifo nosso.

“É verdade que nós não produzimos o nosso próprio tabaco: podemos fazê-lo se quisermos. Não queremos produzir o nosso chá, mas podemos fazê-lo se quisermos, pois para produzir o chá, aqui é um país tão bom quanto a China. E os grãos de café podem ser plantados a uma curta distância de nós, ao sul.... Podemos sustentar-nos, e para os chamados luxos, como chá, café, tabaco e uísque, nós podemos produzi-los ou viver sem eles.” (Journal of Discourses, vol. 11, pp.113-14).

Brigham Young também recomendou que os mórmons fizessem vinho. Angus M. Woodbury, declarou:

"Uma circular foi enviada por Brigham Young e George A. Smith, com várias ordens para as estacas, propondo políticas de operações. Resumindo, ele sugeriu que fossem feitas frutas em conserva ou secas adequadamente para qualquer mercado; que o vinho fosse feito em alguns lugares, sob a direção de especialistas, para exportação;..." (The Mormon United Order in Utah , p.9).

Leonard J. Arrington nos informa que Brigham Young quis que mais vinho fosse vendido aos gentios:

“As tentativas dos Santos dos Últimos Dias, no sul de Utah e em outros lugares, para fazer o vinho são ilustrativos da filosofia dominante da auto-suficiência econômica. Uma função dessas empresas, é claro, era o de fornecer o vinho para o sacramento da Ceia do Senhor ....  

"O vinho foi usado no sacramento da igreja até 1897. A função mais importante da vinificação, no entanto, era fornecer renda aos pobres pioneiros em Dixie, Utah. A intenção era vender a maior parte do vinho em comunidades de mineração no sul de Utah e Nevada. Brigham Young instruiu o seguinte:

" ‘Em primeiro lugar, pressione levemente para fazer o vinho branco. Então, faça uma grande pressão para fazer o vinho tinto. Depois, coloque este vinho em barris, e se ouvirem o meu conselho, este vinho não será bebido aqui, mas será exportado e, assim, aumentará suas economias.’

"Mais vinho foi consumido nos assentamentos do que os oficiais da Igreja mórmon esperavam. No entanto, o empreendimento foi interrompido antes de 1900.” (Brigham Young University Studies, Winter 1959, pp.4647).

Em seu livro Desert Saints (Chicago: University of Chicago Press, 1966), Nels Anderson discute os problemas resultantes da participação da igreja na produção de vinho, e do pagamento do dízimo com o próprio vinho fabricado pelos mórmons:

“A produção de vinho foi outro empreendimento mórmon que veio com a mesma finalidade do algodão, do ferro, e da seda. O escritório de dízimo de St. George relatou em março de 1887, um suprimento de 6.610 litros de vinho, no valor de 50 centavos por galão .... Este escritório recebeu vinho de muitos graus. Este problema foi resolvido através da criação de normas. O escritório do dízimo emitiu estas instruções em 20 de setembro de 1879:

" ‘A fim de obter um grau mais uniforme do vinho do que
somos capazes apenas misturando os dízimos de pequenas prensagens das mãos de diversos produtores, sugere-se que aqueles que têm apenas pequenas quantidades de uvas, entreguem seus dízimos em uvas neste escritório ....’

"Assim, a Igreja viu-se como única produtora de vinho na área Dixie .... Porque os escritórios de dízimo produziam a maior quantidade de vinho do mercado, e ela estava em uma posição para ditar os preços."

"Os lucros da Igreja são evidenciados em uma carta enviada pelo escritório de dízimo de St. George em 12 de agosto de 1880. Esta carta era uma cobrança aos gestores responsáveis pela construção do Templo de Manti, a quem tinha sido enviada uma grande quantidade de vinho - 4 milhões de barris, ou 158 galões.  

"O vinho não foi vendido, mas o crédito de dízimo foi solicitado como se segue: $ 187,50 pelo vinho; $ 20,00 pelos barris; para transportar o vinho para Manti $ 16,00; total $ 233,50. Isto foi dado como pagamento aos construtores do templo.

"Em 1889, Edward H. Snow, secretário do escritório de dízimo de St. George, escreveu ao bispo em Salt Lake a respeito do vinho:

'As nossas vendas durante o ano não equivalem à metade do que somos obrigados a produzir com as uvas que são trazidas ...'

" 'Nós fizemos, apenas neste escritório, mais de 600 galões este ano. Nós não podemos recusar a uva ou o vinho, e não vejo maneira de nos livrarmos dele.'

"Posteriormente, o escritório do dízimo enviou homens com cargas de vinho para os assentamentos do norte, onde trocaram a riqueza líquida de Dixie por trigo e de farinha ou levaram-no para os campos de minas ....

"Os irmãos de Dixie não seguiram o conselho de Brigham Young. Bebiam tanto de vinho que, em 1890, a embriaguez era uma preocupação para os líderes da igreja. O escritório do dízimo havia parado de aceitar vinho como dízimo e abandonado as suas próprias prensas.” (pp.373-74). - grifo nosso.

Uma vez que o escritório do dízimo de St. George, como uma medida prática, havia inicialmente se unido aos agricultores para a vinificação, as autoridades da igreja ficaram muito embaraçadas em fazerem uma campanha contra os bebedores de vinho. Por volta de 1887, o escritório do dízimo interrompeu a fabricação de vinho, e fez o que pôde para se livrar dos mais de seis mil galões que possuia.

Sob o ângulo moral, os líderes da Igreja foram forçados a reconhecer que seu povo não poderia ser fabricantes de bebidas alcoólicas sem serem também bebedores. Havia muitos bebedores de vinho e muito poucos bebedores moderados entre eles.” (p.436)


VINHO E VISÕES


Texto traduzido e adaptado de  Changing World of Mormonism, chapter 18


Um crítico certa vez alegou que as testemunhas do Livro de Mórmon estavam bêbadas no momento em que receberam a visão sobre as placas.  

Apesar de nenhuma evidência ter sido encontrada para apoiar essa acusação, há provas que mostram que o vinho era usado excessivamente no Templo de Kirtland, a ponto de todos os mórmons afirmarem receber revelações importantes. William Harris fez este relatório em 1841:

“À noite, eles se encontraram para o endowment. O jejum foi quebrado então comendo um pão leve de trigo e bebendo tanto vinho quanto eles achavam ser adequado.  

"Smith sabia muito bem como infundir o espírito que eles esperavam receber, então ele incentivou os irmãos a beberem livremente, dizendo-lhes que o vinho fora consagrado, e não os tornaria bêbados ... eles começaram a profetizar, pronunciando bênçãos sobre seus amigos, e maldições sobre seus inimigos. Se eu fosse tão infeliz a ponto de ir para as regiões dos condenados, eu nunca esperaria ouvir uma linguagem tão terrível, ou mais, tornando-se um fosso infernal, do que foi proferido naquela noite.” (Mormonism Portrayed, pp.31-32)

Charles L. Walker, um mórmon fiel, registrou o seguinte em seu diário:

“Domingo, 21 de novembro,1880 .... Irmão Milo Andress ... Falou de bênçãos e poder de Deus manifestados no Templo de Kirtland. Disse que uma vez perguntou ao Profeta [por que] ele (Milo) não sentia aquele poder que foi falado como se fosse o poder que se sentiu no dia de Pentecostes? ...

"quando nós estávamos em jejum por 24 horas e participamos da ceia do Senhor, ou seja, um pedaço de pão do tamanho de dois punhos e metade de uma garrafa de vinho no templo, eu estava lá e vi o Espírito Santo descer sobre as cabeças dos presentes como línguas repartidas de fogo.” ("Diary of Charles L. Walker," 1855-1902, excerpts typed, 1969, p.35).

A declaração do apóstolo mórmon George A. Smith também nos leva a acreditar que o vinho era usado em excesso:

"... após as pessoas jejuarem o dia todo, eles sairam e conseguiram vinho e pão .... comeram e beberam .... alguns dos Alto Conselho de Missouri entraram e, como o justo Noé fez quando acordou do seu vinho, começaram a amaldiçoar os seus inimigos.” (Journal of Discourses, vol. 2, p.216).

Em um comunicado datado de 27 de fevereiro de 1885, a Sra. Alfred Morley cobra:

"Tenho ouvido muitos mórmons que assistiram à dedicação, ou endowment do Templo, dizerem que muitos ficaram bêbados .... Os líderes mórmons se levantavam para profetizar e estavam tão bêbados que disseram que não podiam fazê-lo, e exigiam outra bebida. Mais de um barril de bebida alcoólica foi usado na dedicação." (Naked Truths About Mormonism, Oakland, Calif., April, 1888, p.2) .

Isaac Aldrich disse que seu irmão 

"Hazen Aldrich, que foi presidente dos Setenta, me disse que quando o templo foi dedicado, um barril de vinho foi usado e que eles tiveram uma brincadeira de bêbados." (Ibid., p.3).

Stephen H. Hart disse que um mórmon chamado McWhithey lhe disse que

"eles passaram o vinho em jarros várias vezes para o público, e cada pessoa bebeu tanto quanto quis em copos. Ele disse que a bebida foi misturada, e ele acreditava que os líderes mórmons pretendiam deixar os irmãos sob a influência da bebida mista, para que eles acreditassem que eram coisas do Senhor .... Quando a bebida foi repassada, o Sr. McWhithey lhes disse que já tinha tido endowment o suficiente ... " (Ibid., p.3).

David Whitmer, uma das três testemunhas do Livro de Mórmon, chamou o endowment de "um conto de fadas fraudulenta" e disse que "não houve visitação" (The Des Moines Daily News, 16 de outubro de 1886).

William E. McLellin, que serviu como apóstolo da Igreja mórmon, comentou:

"Quanto ao endowment em Kirtland, afirmo positivamente, não era de Deus. Não só eu não recebi o endowment, mas nenhum outro homem dentre os quinhentos que estavam presentes - exceto se estivessem com vinho." (True Latter-Day Saints' Herald, XIX, 437, as cited in Hearts Made Glad, p.137).

O fato de que os mórmons jejuassem por certo tempo e depois bebessem uma quantidade excessiva de vinho, provavelmente levou muitos a amaldiçoarem os seus inimigos e a acreditarem que tinham tido visões.

LaMar Petersen detalhou os problemas relacionados com o Templo de Kirtland e da Palavra de Sabedoria, em seu livro, Hearts Made GladThe Charges of Intemperance Against Joseph Smith the Mormon Prophet.

HIPOCRISIA

Texto traduzido e adaptado de Changing World of Mormonism, chapter 18

Orson Pratt, uma vez brincou: 

"Não me admira que o mundo diz que o Santos dos Últimos Dias não acreditam nas suas próprias revelações. Por quê? Porque não praticam-nas" (Journal of Discourses, vol. 17, p.104).

Nós mostramos que Joseph Smith, o fundador da Igreja Mórmon, não guardava a Palavra de Sabedoria (veja AQUI). Ainda, de acordo com Joseph Fielding Smith:

"... Joseph Smith, que presidiu, proferiu a sua decisão da seguinte forma: ‘Nenhum membro oficial desta Igreja é digno de possuir um cargo depois de ter a palavra da sabedoria ensinada corretamente, e ele, o membro oficial, deixar de cumpri-la ou obedecê-la.’ Esta decisão foi confirmada por votos unanimes."(Essentials in Church History, p.169).

É certamente absurdo que Joseph Smith pudesse quebrar a Palavra de Sabedoria e ainda manter sua posição como presidente da igreja. 

O que faz disto especialmente constrangedor é que, naquela época, quando um membro da igreja não respeitava a Palavra de Sabedoria, por vezes isso era usado contra ele. Leonard J. Arrington, afirmou:

"Além disso, quando o conselho em Far West julgou um alto membro da Igreja (David Whitmer), a primeira das cinco acusações contra foi que ele não guardou a Palavra de Sabedoria." (Brigham Young University Studies, Winter 1959, p.40).

Como já foi mostrado, quando Almon W. Babbitt foi acusado de não respeitar a Palavra de Sabedoria, sua única defesa foi que ele "tinha tomado a liberdade de quebrar a Palavra de Sabedoria, a partir do exemplo do Presidente Joseph Smith Júnior e outros." (veja AQUI).

Mostramos também que após a morte de Joseph Smith, Brigham Young e outros líderes da Igreja não respeitaram a Palavra de Sabedoria.

Heber C. Kimball, que foi membro da Primeira Presidência, afirmou certa vez que "Os Santos virtuosos ... não venderão uísque, e estabelecerão destilarias" (Journal of Discourses, vol. 2, p.161).

Esta afirmação é muito estranha quando sabemos que Joseph Smith vendia uísque em Nauvoo, e que Brigham Young construiu uma destilaria e vendia bebidas alcoólicas em Utah.  Mesmo os donos mórmons do Zions Cooperative Mercantile Institution (agora conhecida como ZCMI) venderam os itens proibidos na Palavra de Sabedoria. 

 Em 7 de outubro de 1873, George A. Smith, membro da Primeira Presidência, admitiu: "Estamos fazendo um grande negócio com chá, café e tabaco na loja da cooperativa" (Journal of Discourses, vol. 16, p. 238).

Em 1908, o Salt Lake Tribune acusou os líderes mórmons de tentarem monopolizar o negócio de bebidas em Utah:

"... o sacerdócio mórmon ... resistiu ao máximo o estabelecimento de casas de bebidas alcoólicas de gentios por um bom tempo, não porque eram casas de bebidas, mas porque os gentios estavam entrando no comércio .... 

"Este esforço feroz para manter o comércio de bebidas como um monopólio da igreja estava completamente de acordo com o atual estado das coisas aqui, onde a igreja está presidindo o maior negócio de bebidas do Estado, através da sua loja ZCMI e também através do grande negócio de bebidas feito pelo apóstolo Smoot em sua loja em Provo." (Salt Lake Tribune, 14 de julho de 1908). - grifo nosso.

Embora os mórmons façam atualmente abstinência do tabaco e bebidas alcoólicas, pouco é dito sobre a Palavra de Sabedoria advertindo contra o uso de carnes, exceto "em tempos de inverno, ou de frio ou fome", assim quanto ao que hoje chamaríamos de uma dieta não-balanceada. 

Com exceção de chá e café, "bebidas quentes" são usadas livremente.

IR PARA SUMÁRIO

3 comentários:

  1. Sobre items ignorados nos dias de hoje, gostaria de adicionar que ja observei muitos ignorarem a quantidade de cafeina existente nos chocolates, coca/pepsi-cola, e o guarana, com concentracoes e quantidade de cafeina igual ou ate maior do que uma xicara de cafe. Lembro que TODOS os items acima em excesso sao prejudiciais. E, critico tambem, a atitude de alguns em demonizar a outra pessoa por tomar uma xicara de cafe, enquanto nao acham nada errado tomar chocolate pela manha,comer chocolate e beber guarana durante o dia todo. Adivinhe quem ingeriu mais cafeina no fim do dia? Ja foi mostrado cientificamente (ver proximo artigo - a Palavra de Sabedoria 3) que os items acima (com excessao do tabaco) em PEQUENA quantidade podem trazer certos beneficios a saude humana. Entao, o que e' mais prejudicial? A xicara de cafe ou a atitude soberba de julgar e condenar o proximo como pecador, esquecendo-se de nossos proprios habitos alimentares?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente, JM.

    E não é raro vermos os mórmons, mesmo em Salt lake, entupindo-se de lanches fast-food, cheios de gordura, batatas-fritas em porções gigantescas e muito bacon....

    E dizem que uma xícara de café faz mal????

    ResponderExcluir
  3. Depois disso tudo que eu li quarta-feira na hora do "café da manhã" vou beber café depois de um ano.
    Para os mórmons antes me ccriticarem pelo menos eu vou tomar de graça.
    Já a Igreja Mórmon com Brigham Young preferiam gastar 60.000 dólares "pecando" do que ajudar alguma entidade beneficiente.

    E sobre essa história: "Os irmãos de Dixie não seguiram o conselho de Brigham Young. Bebiam tanto de vinho que, em 1890, a embriaguez era uma preocupação para os líderes da igreja. O escritório do dízimo havia parado de aceitar vinho como dízimo e abandonado as suas próprias prensas.” (pp.373-74). - grifo nosso.

    Ri muito.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.